7ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA(Cores, emoções e sensações nas obras de Gustavo Rosa)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano:7º                   Período:29/03 a 16/04/2021         Aulas:04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

 

Levantamento de conhecimento Prévio:

 

Professor este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles tem desse momento de estudos remoto!

Dinâmica:

 

Apresentação de memes - Atividade em anexo

OBSERVAÇÃO: PROFESSOR FAÇA A ADAPTAÇÃO DA DINÂMICA PARA O FORMATO ONLINE

 

 

Sugestões de Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY

https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw

 

Após passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou escrito.

 

2ª AULA: RELEMBRANDO CORES

No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração. Enquanto no grupo das cores frias está o azul, violeta e verde. As cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade e esperança

As cores neutras são formadas pelo branco, preto e os diferentes tons de cinza. Elas são caracterizadas por apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade.

 

 

Cores Frias                                                                                                                        Cores Quentes

1ª Desenhe em seu caderno e em seguida pinte com as cores quentes e frias:

 

2ª Responda o que faz você sentir...e em seguida classifique as cores em quentes, frias e neutras

 

                         

 

 

3ª Quais as emoções as cores quentes, frias e neutras transmitem?

4ª Quais são as cores?

Ø  Quentes-

Ø  Frias-

Ø  Neutras-

3ª AULA: MONOCROMIA

Monocromia é a radiação produzida por apenas uma cor. O termo "monocromático" não é empregado para o preto ou o branco. É conseguida por harmonia e tem apenas uma cor e seus tons diferentes. Monocromia é o contrário de policromia.

 

                                         

                      Monocromia                                                                  

1-Qual a sua cor favorita?

2-Em quais cores o monocromático não é empregado?

3-Qual a sua preferência em relação às tonalidades das cores?

4-Você acha que as cores podem influenciar a sua decisão na compra de um objeto?

5-Qual o significado do nome?

Ø  Monocromia-

6-Pinte com a variação tonal das nuances e matizes de uma determinada cor do mais claro para o mais escuro.

                      MONOCROMIA-VARIAÇÃO TONAL DO AZUL

         

                           MONOCROMIA- VARIAÇÃO TONAL DO VERDE

       

 

                           MONOCROMIA- VARIAÇÃO TONAL DO VERMELHO

       

                                       MONOCROMIA- VARIAÇÃO TONAL DO ROXO

       

                                     MONOCROMIA- VRIAÇÃO TONAL DO AMARELO

         

4ª AULA: POLICROMIA

Policromia é o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores. Nesse sentido é mais que uma cor, ou seja, não é um estado de monocromia.

               

 

1-    Preencha cada quadro com uma cor diferente da outra. Use preferencialmente cores bem contrastantes uma das outras. Crie 3 tabelas de cores diferentes

                    

                        POLICROMIA

          

         

  

       

2-     Faça dois desenhos pinte um com cores quentes e o outro com cores frias

 

               

                        Cores quentes                                                                  Cores frias

 

5ª AULA: ARTISTA GUSTAVO ROSA

 

Pintor, desenhista, gravador e artista plástico.

Gustavo Machado Rosa foi um artista autodidata, nasceu em 20 de dezembro de 1946, na cidade de São Paulo, iniciou sua experiência com a pintura na infância, conseguiu enxergar com sensibilidade o irreverente, o humor, o delicado, o grotesco e o belo, trasnpondo-os com traços definidos, singelos, diretos e claros. Suas obras são brasileiras e universais, contam a realidade irônica e poeticamente ao mesmo tempo. 
O seu universo plástico apresenta semântica própria. Seu humor não é prosaico e anedótico. Ele emprega a substância do traço, da forma e da cor. Suas imagens não necessitam de legendas significam a postura do artista diante da vida, uma maneira de ver, de aprender e de apreciar a existência humana. O humor da pintura de Gustavo Rosa é reflexo da liberdade de viver e criar do artista, que acredita ser a imaginação mais poderosa que o ser humano. Em 1966 teve sua primeira experiência ao participar de uma exposição coletiva na FAAP. Em 1968 ganhou prêmio “medalha de ouro” (pintura) e viagem à  Europa no “Primeiro Festival de Artes Interclubes”, em São Paulo. Gustavo Rosa lançou os livros "Pintando Um Mundo Melhor com Gustavo Rosa", "Gustavo Rosa", "Sem Raça, Com Graça" e ilustrou "A Melhor Seleção do Mundo".

Viveu seus últimos 14 anos lutando bravamente contra um câncer no pâncreas e faleceu em 12 de Novembro de 2013.

   

1-    Descreva quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Gustavo Rosa?

2-    O que o artista Gustavo Rosa conseguia enxergar nas artes?

3-    Quais cores estão presentes nas obras, elas fazem parte das cores quentes?

4-    Escolha uma dessas obras e faça uma releitura transferindo emoções que você está sentindo

5-    Se você fosse o Gustavo Rosa quais as emoções estariam presentes nas suas obras?

6-    Em que ano Gustavo Rosa ganhou uma medalha de ouro, qual o nome do festival que ele participou? Quais sentimentos você acha que ele sentiu ao receber essa medalha?

7-    Explique com suas palavras por que as imagens das obras de Gustavo Rosa não necessitam de legendas?

8-    Faça a releitura da obra de Gustavo Rosa e em seguida use as cores do círculo das emoções que se encontra na atividade número 2 da 2ª aula.

6ª AULA: Cores

·         Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo escreva as emoções que as cores transmitem.

·         Saõ cores quentes?

·         São cores frias?

·         São cores neutras?

1-    Vamos criar?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei?

ANEXO: MEMES

                                O MEME DA MINHA QUARENTENA

ACESSADOS EM 26/03/2021

https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved

https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 ) 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário