SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE
PANDEMIA(Cores,
emoções e sensações nas obras de Gustavo Rosa) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:7º Período:29/03 a 16/04/2021 Aulas:04
|
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos
das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão,
espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS
VINDAS! Levantamento de conhecimento Prévio: Professor
este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem
trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam
do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles
tem desse momento de estudos remoto! Dinâmica: Apresentação de memes - Atividade em anexo OBSERVAÇÃO: PROFESSOR FAÇA A ADAPTAÇÃO DA
DINÂMICA PARA O FORMATO ONLINE Sugestões
de Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw Após
passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações
dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou
escrito. 2ª AULA: RELEMBRANDO
CORES No grupo das cores quentes está
o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são
aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração. Enquanto no
grupo das cores frias está o azul, violeta e verde. As cores
frias passam a ideia de calma, tranquilidade e esperança As cores neutras são formadas pelo branco,
preto e os diferentes tons de cinza. Elas são caracterizadas por apresentar
pouco reflexo, energia e baixa intensidade. Cores Frias
Cores Quentes 1ª Desenhe em seu caderno e em seguida
pinte com as cores quentes e frias: 2ª Responda o que faz você sentir...e
em seguida classifique as cores em quentes, frias e neutras
3ª Quais as emoções as cores quentes,
frias e neutras transmitem? 4ª Quais são as cores? Ø Quentes- Ø Frias- Ø Neutras- 3ª AULA: MONOCROMIA Monocromia
é a radiação produzida por apenas uma cor. O termo "monocromático"
não é empregado para o preto ou o branco. É conseguida por harmonia e tem
apenas uma cor e seus tons diferentes. Monocromia é o contrário de policromia.
Monocromia
1-Qual a sua cor favorita? 2-Em quais cores o
monocromático não é empregado? 3-Qual a sua preferência em
relação às tonalidades das cores? 4-Você acha que as cores
podem influenciar a sua decisão na compra de um objeto? 5-Qual o significado do nome? Ø Monocromia- 6-Pinte com a variação tonal
das nuances e matizes de uma determinada cor do mais claro para o mais
escuro. MONOCROMIA-VARIAÇÃO
TONAL DO AZUL
MONOCROMIA- VARIAÇÃO
TONAL DO VERDE MONOCROMIA- VARIAÇÃO
TONAL DO VERMELHO MONOCROMIA- VARIAÇÃO TONAL DO ROXO MONOCROMIA-
VRIAÇÃO TONAL DO AMARELO 4ª AULA: POLICROMIA Policromia
é o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores. Nesse
sentido é mais que uma cor, ou seja, não é um estado de monocromia. 1-
Preencha cada
quadro com uma cor diferente da outra. Use preferencialmente cores bem
contrastantes uma das outras. Crie 3 tabelas de cores diferentes
POLICROMIA 2-
Faça dois desenhos pinte um com cores quentes e o outro com cores frias Cores quentes Cores frias 5ª AULA: ARTISTA
GUSTAVO ROSA Pintor, desenhista, gravador e artista
plástico. Gustavo Machado Rosa foi
um artista autodidata, nasceu em 20 de dezembro de 1946, na cidade de São
Paulo, iniciou sua experiência com a pintura na infância, conseguiu
enxergar com sensibilidade o irreverente, o humor, o delicado, o grotesco e o
belo, trasnpondo-os com traços definidos, singelos, diretos e claros. Suas
obras são brasileiras e universais, contam a realidade irônica e poeticamente
ao mesmo tempo. Viveu seus últimos 14 anos
lutando bravamente contra um câncer no pâncreas e faleceu em 12 de Novembro
de 2013. 1-
Descreva quais
emoções você sentiu ao ver as obras do artista Gustavo Rosa? 2-
O que o artista
Gustavo Rosa conseguia enxergar nas artes? 3-
Quais cores
estão presentes nas obras, elas fazem parte das cores quentes? 4-
Escolha uma
dessas obras e faça uma releitura transferindo emoções que você está sentindo 5-
Se você fosse o
Gustavo Rosa quais as emoções estariam presentes nas suas obras? 6-
Em que ano
Gustavo Rosa ganhou uma medalha de ouro, qual o nome do festival que ele
participou? Quais sentimentos você acha que ele sentiu ao receber essa
medalha? 7-
Explique com
suas palavras por que as imagens das obras de Gustavo Rosa não necessitam de
legendas? 8-
Faça a releitura
da obra de Gustavo Rosa e em seguida use as cores do círculo das emoções que
se encontra na atividade número 2 da 2ª aula. 6ª AULA: Cores ·
Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo escreva as
emoções que as cores transmitem. ·
Saõ cores quentes? ·
São cores frias? ·
São cores neutras? 1-
Vamos criar? Se eu pegar um pouco de cola e misturar o açafrão
que cor terei? Se eu pegar um pouco de cola e misturar o corante
que cor terei? Se eu pegar um pouco de cola e misturar o café
que cor terei? ANEXO: MEMES O MEME DA
MINHA QUARENTENA ACESSADOS EM 26/03/2021 https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t O
Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da
minha vida; de quem me recearei? (
Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário