8ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA(Psicologia das cores nas obras de Ivan Cruz)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano: 8º                   Período:29/03 a 16/04/2021         Aulas:04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

 

Levantamento de conhecimento Prévio:

 

Professor este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles tem desse momento de estudos remoto!

Dinâmica:

 

Apresentação de memes - Atividade em anexo

OBSERVAÇÃO: PROFESSOR FAÇA A ADAPTAÇÃO DA DINÂMICA PARA O FORMATO ONLINE

 

 

Sugestões de Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY

https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw

 

Após passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou escrito.

 

2ª AULA: RELEMBRANDO CORES

O QUE SÃO CORES PSICOLOGICAS?

 A psicologia das cores estuda o significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser humano.

1 – Cor amarela: significado

Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. ela é comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo.

  • Sensações causadas pelo amarelo: Advertência, alegria, juventude, fome e calor.

2 – Cor vermelha: significado

Na psicologia das cores., a cor vermelha é uma de maiores destaques. Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a fome.

  • Sensações causadas pelo vermelho: Extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade

3 – Significado da cor verde

É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à saúde.

  • Sensações promovidas pelo verde:Riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança

4 – Significado da cor rosa

O rosa claro  transmite a tranquilidade e a inocência, portanto remete à infância. Já o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução.

  • Sensações promovidas pelo rosa: Tranquilidade, maciez, infância, paixão e inocência.

5 – Significado da cor laranja

O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e  estimula a criatividade. No entanto, como é uma cor secundária, ela é menos impactante que as primárias.

  • Sensações promovidas pelo laranja: Estimulante, entretenimento, alegria, confiança e sabedoria

6 – Significado da cor  azul

O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder. esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.

  • Sensações promovidas pela cor azul: Confiança, força, poder, tranquilidade e frio

7 – Significado da cor roxa

A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a antiguidade. Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam utilizar vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.

  • Sensações promovidas pela cor roxa : Calma, extravagância, luxo, poder e sabedoria

Sensações promovidas pela cor azul: Natureza, rústico, aromas, conforto e elegância

9 – Significado da cor preta

É a mais elegante das cores! Por isso, remete à sofistificação, modernidade e luxo. ela pode ser vinculada também a situações de medo ou curiosidade.

  • Sensações promovidas pela cor preta: Mal, elegância, credibilidade,

sofisticação e mistério

1-    Quais sensações são promovidas pelas cores?

A-   Rosa:

B-   Preto:

C-   Verde:

D-   Amarelo:

E-   Azul:

 

2-    Qual o significado das cores?

A-   Roxo:

B-   Branco:

C-   Vermelho:

D-   Laranja:

 

 

3-    Pesquise o significado de algumas palavras que estão no texto.

 

A-   Confiança:

B-   Tranquilidade:

C-   Sofisticação:

D-   Extroversão:

E-   Criatividade:

F-    Extravagância:

3ª AULA: CONTINUAÇÃO (PSICOLOGIA DAS CORES)

1-      Descreva alguma coisa que faça você sentir cada emoção abaixo:                  

    

2-      Desenhe a emoção que você mais gosta no rosto e em seguida pinte:

 

                                              

 

 

3-      Desenhe e pinte os balões de acordo as cores que estão marcados e em seguida escreva dentro o significado de cada cor:

 

 

                      

4ª AULA: O CÍRCULO CROMÁTICO

Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Outras combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações, comparações

Veja como é fácil combinar as cores no círculo cromático:

É bem simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e escolha a próxima cor, pule outras três cores e terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e vermelho alaranjado.

Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho (primária) e o verde (secundária)

Classificação das cores que compõem o círculo cromático:

·         Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.

·         Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta.

·         Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado.

Obs: Peça aos alunos que assistam o Vídeo

Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8

 

 

APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS QUESTÕES:

1-      Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo cromático.

2-      Quais são as cores complementares?

3-      Como podemos obter a tríade?

4-      Faça um círculo cromático usando o passo a passo:

a-Com o compasso faça um círculo e divida em quatro partes.

b-Divida cada quadrante em mais duas partes.

c-Com o compasso faça mais um círculo

                                                                   

5ª AULA: IVAN CRUZ

Ivan Cruz e suas obras retratando a infância 

Arte-educadora e artista visual

Ivan Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de criança.

Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância.

O artista e suas pinturas-Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986 passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio.

Seu objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa época, as pinturas exibiam temas variados.

A temática lúdica-Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade, o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país. Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus tempos de criança.

Nas obras as crianças aparecem pulando corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o desenvolvimento e interação social. Sua produção chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras.

As obras procuram também estimular as crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação desenvolvida entre elas e a tecnologia

O artista optou por retratar as figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra.

Ivan relata que, às vezes, as pessoas conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra.

1-    Responda:

A-    Por que o autor fez essas pinturas?

B-    Cite quais emoções você sente ao observar as obras de Ivan Cruz?

C-   Em quais momentos você gosta de pintar?

D-   Quais brincadeiras você gosta? escolha uma e faça um desenho com muito capricho!

 

2-    Pesquise com seus familiares a respeito das brincadeiras que eles faziam quando eram crianças e em seguida fazer um relatório para ser socializado em sala de aula.  Após a pesquisa executar brincadeiras infantis da época dos seus pais e registrar através de vídeos e fotos.

6ª AULA: IVAN CRUZ

As brincadeiras sempre estiveram presentes na vida cotidiana do ser humano como criança. É importante ressaltar que brincar é fundamental para o processo de desenvolvimento infantil e também na sua aprendizagem.

Através da brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, a afetividade e, lidar com suas frustrações.

Segundo Ivan Cruz “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto quando criança que não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

 

1-Peça aos alunos que assista o vídeo de Ivan Cruz

Ivan Cruz – vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s5HrZ-LneCE (Ivan Cruz – Brincadeiras de crianças)

1-      Releitura- Crie uma obra com recortes de meninos e meninas brincando ou siga a orientação do vídeo e em seguida cole em uma folha de papel ofício criando um cenário.

 

 

Observe o exemplo:

 

 

 

    

 

ANEXO: MEMES

 

                                      O MEME DA MINHA QUARENTENA

 

 

 

Acessados em 27/03/2021

https://www.google.com/search?q=circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjehe2h5dHvAh

https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/

http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com/2012/01/

https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 )

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (x ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário