SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE
PANDEMIA(Psicologia
das cores nas obras de Ivan Cruz) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
8º Período:29/03 a 16/04/2021 Aulas:04
|
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS
VINDAS! Levantamento de conhecimento Prévio: Professor
este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem
trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam
do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles
tem desse momento de estudos remoto! Dinâmica: Apresentação de memes - Atividade em anexo OBSERVAÇÃO: PROFESSOR FAÇA A ADAPTAÇÃO DA
DINÂMICA PARA O FORMATO ONLINE Sugestões
de Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw Após
passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações
dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou
escrito. 2ª AULA: RELEMBRANDO CORES O QUE
SÃO CORES PSICOLOGICAS? A psicologia das cores estuda o
significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser humano. 1 – Cor amarela: significado Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. ela é
comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns
estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas
como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo.
2 – Cor vermelha: significado Na psicologia das cores., a cor vermelha é uma de maiores destaques.
Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva.
Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a
fome.
3 – Significado da cor verde É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade
e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à
saúde.
4 – Significado da cor rosa O rosa claro transmite a tranquilidade e a inocência, portanto
remete à infância. Já o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução.
5 – Significado da cor laranja O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o
amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e
estimula a criatividade. No entanto, como é uma cor secundária, ela é menos
impactante que as primárias.
6 – Significado da cor azul O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade.
Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder.
esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e
confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.
7 – Significado da cor roxa A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a antiguidade.
Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam utilizar
vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e
respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.
Sensações promovidas pela cor azul: Natureza, rústico, aromas, conforto e
elegância 9 – Significado da cor preta É a mais elegante das cores! Por isso, remete à sofistificação,
modernidade e luxo. ela pode ser vinculada também a situações de medo ou
curiosidade.
sofisticação e mistério 1- Quais sensações são promovidas pelas cores? A- Rosa: B- Preto: C- Verde: D- Amarelo: E- Azul: 2- Qual o significado das cores? A- Roxo: B- Branco: C- Vermelho: D- Laranja: 3- Pesquise o significado de algumas palavras que
estão no texto. A- Confiança: B- Tranquilidade: C- Sofisticação: D- Extroversão: E- Criatividade: F- Extravagância: 3ª AULA: CONTINUAÇÃO (PSICOLOGIA DAS CORES) 1-
Descreva alguma coisa que faça você sentir cada emoção abaixo: 2-
Desenhe a emoção que você mais gosta no rosto e em seguida pinte:
3-
Desenhe e pinte os balões de acordo as cores que estão marcados e em
seguida escreva dentro o significado de cada cor: 4ª AULA: O CÍRCULO CROMÁTICO O Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três
primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é
utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a
qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as
meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a
mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os
detalhes. Outras
combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações,
comparações Veja como é fácil combinar as cores
no círculo cromático: É bem
simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e
escolha a próxima cor, pule outras três cores e
terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade
são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e
vermelho alaranjado. Assim,
a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores
complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho
(primária) e o verde (secundária) Classificação das cores que compõem
o círculo cromático: ·
Cores primárias: azul, vermelho e amarelo. ·
Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta. ·
Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado,
Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado. Obs: Peça aos alunos
que assistam o Vídeo Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8 APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS
QUESTÕES: 1-
Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo
cromático. 2-
Quais são as cores complementares? 3-
Como podemos obter a tríade? 4-
Faça um círculo cromático usando o passo a passo: a-Com
o compasso faça um círculo e divida em quatro partes. b-Divida
cada quadrante em mais duas partes. c-Com
o compasso faça mais um círculo 5ª AULA: IVAN CRUZ Ivan Cruz e suas obras retratando a infância Arte-educadora
e artista visual Ivan
Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de
criança. Suas
obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso,
encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância. O
artista e suas pinturas-Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e
teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito
em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986
passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio. Seu
objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para
algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de
Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa
época, as pinturas exibiam temas variados. A
temática lúdica-Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz
realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria
para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade,
o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu
país. Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes
brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele
próprio tinha em seus tempos de criança. Nas obras as crianças aparecem pulando
corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e
realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o
desenvolvimento e interação social. Sua produção
chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse
em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras. As obras procuram também estimular as
crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada
vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação
desenvolvida entre elas e a tecnologia O artista optou por retratar as
figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa
possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma
face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra. Ivan relata que, às vezes, as pessoas
conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja
estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as
memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra. 1-
Responda: A- Por
que o autor fez essas pinturas? B- Cite
quais emoções você sente ao observar as obras de Ivan Cruz? C- Em
quais momentos você gosta de pintar? D- Quais
brincadeiras você gosta? escolha uma e faça um desenho com muito capricho! 2-
Pesquise com seus familiares a respeito das brincadeiras
que eles faziam quando eram crianças e em seguida fazer um relatório para ser
socializado em sala de aula. Após a
pesquisa executar brincadeiras infantis da época dos seus pais e registrar
através de vídeos e fotos. 6ª AULA: IVAN CRUZ As brincadeiras
sempre estiveram presentes na vida cotidiana do ser humano como criança. É
importante ressaltar que brincar é fundamental para o processo de
desenvolvimento infantil e também na sua aprendizagem. Através da
brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, a afetividade e, lidar
com suas frustrações. Segundo Ivan Cruz
“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto quando criança que não
brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. 1-Peça aos
alunos que assista o vídeo de Ivan Cruz Ivan Cruz
– vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s5HrZ-LneCE
(Ivan Cruz – Brincadeiras de crianças) 1-
Releitura- Crie uma obra com recortes de meninos e meninas brincando ou
siga a orientação do vídeo e em seguida cole em uma folha de papel ofício
criando um cenário. Observe o exemplo: ANEXO: MEMES O MEME DA MINHA QUARENTENA Acessados em 27/03/2021 https://www.google.com/search?q=circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjehe2h5dHvAh https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/ http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com/2012/01/ https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm O
Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da
minha vida; de quem me recearei? (
Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (x ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário