8ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO E 9ºANO 2023

 

8ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Leitura e Escrita/ Itamaraju em Foco/ História da música contemporânea e moderna/Musicoterapia/ Calouro do Bil

Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Materialidades, Matrizes Estéticas e Culturais   Cidade, Cultura e Práticas Culturais 

 

Unidade Temática: Música e Artes Integradas   Ano: 8º e     Período: 09/10/23  a  03/11/2023     Aulas:08                                  

HABILIDADES

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

( (EF69AR09) esquisar a analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Elementos da linguagem.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, tombre, melodia, ritmo, etc), por meio de recursos tecnológicos (games, plataformas digitais, jogos), canções e praticas de composição, criação, execução e apreciação da música.

(EF15AR97BA) Identificar e apreciar criti - camente diversas formas e gêneros de ex - pressão musical, reconhecendo os estilos musicais brasileiros, tais como: músicas afri - canas, congo, reggae, hip hop, forró, MPB, samba, gospel, músicas indígenas, sertane - jo, entre outros, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial o con - texto urbano

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula:

1º Momento: Itamaraju em foco

Neste momento é hora de relembrar a história de Itamaraju. Apresente aos alunos fotos que representem um pouco da formação da nossa cidade. 

           

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

1. Ao observar essa fotografia, quais as principais mudanças que você consegue perceber?

2. Você sabe de que se trata essa fotografia?

3. Você conhece sua cidade? Onde esta localizado a Lagoa do Jacaré na cidade?

4. Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 

 

2º Momento:                                                     ITAMARAJU

 Em 1860 antes antigas aldeias de índios pataxós, atraíram diversos exploradores para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos.

 Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população, estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de estradas no qual deram o nome de BR101. A cidade prosperou. Em 1961, foi elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de Itamaraju.

Seu nome se deu a língua tupi-guarani, povos descendentes de índios e negros.

3º Momento:                                                Agora é a sua vez!

1)    Responda de acordo com o texto?

a)  Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju?

b)  Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido?

c)  Quando ocorreu a emancipação política de Itamaraju?

2)    O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju?

3)    Quais os pontos de sua cidade que você destacaria?

4)     Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 

5)    Podemos ter múltiplos olhares a partir da cidade? Você já parou para olhar algum tipo de arte ou manifestação artística de sua cidade? Descreva o que você viu?

6)    Você conhece algum patrimônio histórico da sua cidade? Pesquise sobre algum patrimônio histórico de nossa cidade e reproduza em forma de desenho. Caprichem.

2ª Aula

1ºMomento:

Uma viagem ao passado: Calouro do Bil

                

O famoso Calouro do Bil teve início em Itamaraju na década de 1973 até a década de 80 e era organizado por um senhor conhecido pelo nome de “Bil Tosto” e apoiado pela gestão municipal daquela época, que patrocinava os prêmios para os calouros vencedores.

O show de calouros, além de ser um atrativo para a população da cidade, revelava talentos da terra, entre eles estavam Roque Azevedo, professor, Marivaldo (irmão de Abel), Rubens da Cruz, Itazon, Abel professor e Gérson “Bronzeado” (taxista, locutor e radialista), conhecido na cidade como “Negão do Táxi” e que levou o prêmio de Primeiro lugar, pelo menos cinco vezes, com as músicas “Ouro de Tolo” de Raul Seixas e “Oração de um Jovem Triste” de Antônio Marcos! Sendo essa última, uma recordação afetiva, pois foi quando iniciou o namoro com o grande amor da sua vida, a senhora Adilza e, juntos vivem até hoje esse grande amor.

Esses calouros ficaram tão conhecidos que chegaram a se deslocar para disputas em outras cidades como Eunápolis e Medeiros Neto. O Show acontecia normalmente em praça pública, mas também em outros ambientes como o Colégio Polivalente e no Cine Orion. Esse evento trazia alegria e diversão a princípio, todos os domingos, depois passou a ser mensalmente e posteriormente nas festividades tradicionais da cidade, como as Festas Juninas, Festas de Setembro e Aniversário da Cidade.

Infelizmente, com a morte do locutor e apresentador Bil, o show acabou. Mas, ainda na esperança de reavivar o evento, o Sr. Gérson, com o seu dom de locutor e apresentador, tentou dá continuidade realizando ainda quatro shows de calouros na praça, agora com o nome “Bronzeado Show” , mas, por falta de apoio e incentivo do poder público,  não foi  adiante, deixando apenas um legado de boas lembranças e saudades.

Fonte: Relato do Senhor Gérson Cristóvão dos Santos, popular “Negão do Táxi”

Texto escrito pela professora Núbia Matos.

2ºMomento:                            QUESTIONAMENTOS:

. Você já ouviu falar de show de calouros? Sabe o que significa isso?

. De acordo o texto, como era conhecido o show de calouros em Itamaraju?

. Em que locais da cidade costumava acontecer o evento?

. Conhece ou já ouviu falar em algum dos calouros citados no texto?

. Pergunte a um familiar mais velho se ele se lembra desse evento na nossa cidade. Depois, conte ao professor e aos colegas o que você descobriu.

. Acha que se esse evento voltasse a acontecer na cidade seria uma coisa boa para a população itamarajuense? Por quê?

Professor uma sugestão aqui é levar a música para os alunos ouvirem em sala de aula.

Um dos calouros foi bem-sucedido ao cantar a música “Ouro de Tolo” de Raul Seixas. Conhece essa música? Que tal, pesquisar a letra e ouvir a melodia. Escreva aqui a emoção que a canção despertou em você.

Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=wWYVuhgG3Ss

3ª Aula

1ºMomento: Levantamento dos conhecimentos prévios, feito através de algumas perguntas direcionadas aos alunos;   

 

 

·         Você costuma ouvir músicas? De quais tipos?

·         O Tik Tok é um aplicativo que costuma trabalhar com vários tipos de áudios, aponte quais músicas você passou escutar depois de ter visto nesse aplivativo?

·         Você sabe o que é uma Trend?

 

2ºMomento: É hora de introduzir o assunto da música, através de um aplicativo que eles costumam utilizar com frequência: O tik tok. Incentive-os a produzir conteúdo que possam ser avaliados dentro do tema trabalhado.

 

O mercado da música e o Tik Tok.

        No ano de 2021, o TikTok (aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos) tornou-se um fenômeno entre jovens e adolescentes e foi o aplicativo mais baixado do ano com cerca de 656 milhões de downloads no mundo inteiro.

        A febre de vídeos curtos e dancinhas viciantes é o novo modismo deste século, sendo o principal entretenimento de crianças, jovens e adultos. É notável como este novo aplicativo se tornou rapidamente uma das principais mídias sociais e uma das mais rápidas maneiras de divulgar artistas e músicas. Antes, o principal objetivo de um artista ao lançar um álbum ou música nova era vender um determinado número de álbuns. Hoje em dia, estar entre as 50 músicas mais ouvidas do Spotify ou no Hot 100 da Billboard é o mais novo desafio para os grandes artistas.

Mas e as dancinhas?

        A taxa de engajamento do TikTok chega a ser 18% maior comparado a outras redes sociais, sendo quase 5 vezes maior do que o segundo colocado. 

       Os “Challenges” e as “Trends”, como são chamados respectivamente desafios e tendências, são novas maneiras que não somente o criador, mas também o seu público, podem interagir e participar dos conteúdos publicados. Ao criar uma dancinha de 15 segundos, com movimentos básicos e em frente a uma câmera, um inocente vídeo pode se tornar “viral” em um curto período de tempo, alcançando pessoas que consomem ou não o seu conteúdo, atitude bem diferente de publicar uma postagem que só irá alcançar e impactar apenas um nicho específico de pessoas.

       Dentre esses e outros exemplos, o TikTok e suas danças contribuem de maneira significante com o engajamento, download e streaming de músicas lançadas recentemente, sendo uma grande oportunidade para artistas pouco conhecidos terem suas músicas escutadas no país inteiro.

Atividade de Fixação

 

1.    O que significa serviço de streaming?

2.    Quais as características que definem a “dancinha de tik tok”?

3.    Defina quais os motivos que fazem o aplicativo ser uma forma de divulgação?

4.    Cite 03 músicas que viralizou no Tik Tok:

 

      ___________________________

 

      ____________________________

 

      ____________________________

 

4ª Aula:

1ºMomento: Neste momento é trabalhado a questão da música como alternativa de terapia ocupacional, e para isso é importante que seja utilizada músicas específicas neste trabalho. Você pode pedir para que os alunos levem almofadas e aproveitem um momento de distração.

 

                                                                MUSICOTERAPIA

                              

O que é Musicoterapia

          Musicoterapia, como o nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos.

         A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.

        São feitas sessões com o paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente.

       Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade.

Os benefícios da musicoterapia

       O ato de ouvir música e/ou tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de pacientes portadores de doença arterial coronária. Ajudam em transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedadedepressão e de isolamento. e de isolamento.

       A musicoterapia tem efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.

Pacientes com Mal de Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes tenham certa ativação neural.

       Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.

Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma qualidade de vida melhor.

Procure um profissional de saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em tudo.

 

Professor se possível leve um som para a sala de aula, faça um momento de relaxamento de descontração com os alunos ou peça aos alunos para acessar o link

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ.Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na música

2ºMomento:

Atividade sobre o que Aprendeu

1)    Defina o que é musicoterapia:

2)    Quais os benefícios que a música pode trazer para o ouvinte?

3)    Como é feita a musicoterapia?

4)    Quais os benefícios da musicoterapia?

5)    Como a musicoterapia pode ajudar a melhorar a vida social de quem utiliza o tratamento?

 

5ª Aula:

1ºMomento:

HISTÓRIA DA MÚSICA

 

A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade.

Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.
Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje no Ocidente.

Música na Pré-História

A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas.

Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.

Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagra

A Evolução da Música - Música no Egito

 

No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo.

A música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira.

Música na Mesopotâmia

Na região da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, habitavam os povos sumérios, assírios e babilônios. Foram encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região onde os sumérios viviam e estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos. Também foram descobertas cítaras que pertenceram ao povo assírio.

Música na China e na Índia

Na Ásia - em torno de 3.000 a.C. - a atividade musical prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela também estava fortemente relacionada à espiritualidade.

O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica.

Já na Índia, em 800 a.C., o método musical era o de "ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e semitons.

Música na Grécia e em Roma

Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as artes.

É importante ressaltar que Pitágoras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

Sabe-se que na Roma Antiga, muitas manifestações artísticas foram heranças da cultura grega, como a pintura e a escultura. Supõe-se, dessa forma, que o mesmo ocorreu com a música. Entretanto, diferente dos gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e cotidiana.

2ºMomento                               Atividade sobre o que você aprendeu

 

1.    Marque V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação falsa tornando-as verdadeiras.

a)    (     ) A história da música é recente e produz diversas formas de sonoridade.

b)      (    )  A música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.

c)    (    ) A música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

d)      (     ) Nem todos os  elementos são importantes na música.

e)    (   ) Pitagóras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

 

2.      Qual a importância da música no Egito antigo?

3.      Tanto na China quanto na Índia, a música estava fortemente ligada a espiritualidade. Que instrumento ou método era mais utilizado por cada um?

4.      A palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas".Quem eram essas musas?

 

6ª Aula

1ºMomento:

 CONTINUAÇÃO HISTÓRIA DA MÚSICA - Música na Mesopotâmia

 

        Na Suméria, a música era tão importante que os músicos dos povos conquistados eram poupados da morte e de outros castigos e levados para as cidades para que ensinassem sua arte ao povo. Foi ainda nessa cultura que a primeira orquestra foi formada. Uma orquestra composta por 150 componentes entre instrumentistas e cantores, segundo fontes documentais.

       Os sumérios, deixaram numerosos documentos que mostravam como a música eram importantes para eles. Documentos em forma de pinturas, esculturas, baixo-relevo e em textos literários. Os músicos tinham o maior prestígio nessa sociedade e eram reverenciados como sábios.

       

2ºMomento:                                                         Atividade

 

1.    A  Mesopatâmia é um dos berços da música, e nos ajuda entender a origem dessa arte. Copie no caderno o mapa mental e em seguida utilize o lápis de cor para fazer desenhos que represente esta cultura.

                                        

7ª Aula

1ºMomento:

MÚSICA MODERNA

A música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o estilo romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos descrevessem a música do século XX como “Antirromântica".

 

Técnicas de composição da Música Moderna/Impressionismo

> originando-se na França,  a música impressionista era caracterizada por sugestão e atmosfera;

> surgiu de uma reação aos excessos da Era Romântica;

> o Impressionismo musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno;

> faz mais uso de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala hexafônica;

> utiliza o efeito de planar sobre uma frase melódica.

Técnicas de composição da Música Moderna/Expressionismo

      a música expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias extremas, melodias ásperas e angulosas;

      compositor deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e desesperados, dando à obra um caráter exagerado.

 

Técnicas de composição da Música Moderna/Dodecafonismo

 

·         Arnold Schoenberg e seus alunos, Alban Berg e Anton Werber, passaram a compor obras conhecidas como dodecafônicas.

·         Esse método de composição sugere a utilização das doze notas do sistema musical, de uma maneira organizada de tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a execução de todos os outros onze sons.

Exemplificando...

A nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical.

Técnicas de composição da Música Moderna/Atonalismo

·         Total ausência de uma nota central, que pode causar um certo sentimento de “confusão” e “aleatoriedade” nas primeiras audições de músicas atonais.

·         É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

·         Não existe algo como um acorde maior ou menor, e tampouco escalas ou modos como dórico, frígio etc.

 

2ºMomento:                   Atividade sobre o que você aprendeu

 

1)    Quais as características da música moderna no geral?

2)    O que é Atonalismo?

3)    Como é o método de composição da música dodecafônica?

4)    O que caracteriza a música expressionista?

5)    Cite todas as características da música moderna impressionista?

6)     Bandas que utilizam este tipo de música misturam diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica.

a)    Experimenta

b)    Impressionista

c)    Expressionista

d)    Aleatória

 

7)    É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

a. Impressionismo

b. Expressionismo

c. Atonalismo

d. Dodecafonismo

 

Fonte: Relato do Senhor Gérson Cristóvão dos Santos, popular “Negão do Táxi”

Texto escrito pela professora Núbia Matos.

3ºMomento:                            QUESTIONAMENTOS:

. Você já ouviu falar de show de calouros? Sabe o que significa isso?

. De acordo o texto, como era conhecido o show de calouros em Itamaraju?

. Em que locais da cidade costumava acontecer o evento?

. Conhece ou já ouviu falar em algum dos calouros citados no texto?

. Pergunte a um familiar mais velho se ele se lembra desse evento na nossa cidade. Depois, conte ao professor e aos colegas o que você descobriu.

. Acha que se esse evento voltasse a acontecer na cidade seria uma coisa boa para a população itamarajuense? Por quê?

Professor uma sugestão aqui é levar a música para os alunos ouvirem em sala de aula.

Um dos calouros foi bem-sucedido ao cantar a música “Ouro de Tolo” de Raul Seixas. Conhece essa música? Que tal, pesquisar a letra e ouvir a melodia. Escreva aqui a emoção que a canção despertou em você.

Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=wWYVuhgG3Ss

LETRA DA MÚSICA OURO DE TOLO

 


8º Aula

1ºMomento:                                 Gênero Musical Brasileiro

                                

Professor apresente a música -  Não Deixe o Samba Morrer -  Alcione

 

https://www.youtube.com/watch?v=DwsKhZLj01M&list=OLAK5uy_muiY_J4oVFxjcPX4ZSdKQxeQjRoR5vDN4&index=7 acessado em 02/10/2023

2ºMomento:  Em seguida faça as perguntas de conhecimentos prévio aos alunos:

1-    Gostaram de ouvir o samba cantado pela cantora Alcione?

2-    Vocês já ouviram alguns sambas? Quais

3-    Você gosta de samba?

 

Professor faça a explanação dos seguintes conteúdos: (Livro didático: Mosaico)

 

1-    Pensar com a História – Samba Urbano, página 53

2-    Hora da Troca – Coleções;  páginas 54 e 55;

3-    Debate – Proibição ou preservação, páginas 56 e 57.

  Em seguida peçam aos alunos para responderem  a atividade em anexo.

 

3ºMomento:                   ATIVIDADE DE ARTE

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR CONSULTANDO O NOSSO LIVRO NAS SEGUINTES PÁGINAS: 53 A 57 (MOSAICO)

1.Onde surgiu o samba urbano, e em que século?

2. Quais os instrumentos do samba?

3. Quem foi Mário de Andrade para a cultura brasileira?

4. Quais os instrumentos de percussão que fazem parte do acervo que abriga as coleções de melodia?

5. A prática da capoeira foi proibida em locais públicos, quando isso aconteceu? E quando terminou essa proibição e por quem?

 

 

4ºMomento: Professor, o objetivo desta aula é despertar nos alunos as habilidades de edição de vídeo. Peça para que façam um vídeo durante a semana, do dia a dia na escola utilizando somente fotos. E em seguida peça para que eles adicionem uma música contemporânea ao fundo, enquanto é reproduzido as fotos.

 

Música Contemporânea (Por volta do século XX e XXI)

 

      Entre os vários tipos de músicas contemporâneas destacam-se 03 tipos: 

Música Eletrônica: Criada na Alemanha, na década de 1950, foi responsável pela geração de novos e curiosos sons, que são incorporados à música. Música eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos ou através de outros objetos como sintetizadores e gravadores digitais.

 

Música Aleatória: O termo foi inventado pelo compositor francês Pierre Boulez.

O compositor propõe alguns elementos rítmicos, harmônicos e melódicos, e o intérprete que cria sua própria interpretação. Não existem duas execuções iguais da mesma composição aleatória, e era a distinção um dos principais objetivos de Boulez.

Em alguns casos, só precisa obedecer à ideia geral que inspirará a música, como um sentimento ou um acontecimento histórico.

Indie Folk: Indie folk é um gênero musical que surgiu na década de 1990 por cantores e compositores de indie rock que possuíam fortes influências do folk em sua música. Musicalmente, o indie folk combina as melodias de guitarra acústica do folk tradicional com uma instrumentação contemporânea.

 

Atividade Prática

 

5ºMomento:

 

·         Agora que você já conhece alguns estilos musicais contemporâneos, é hora de reproduzi-lo em uma atividade prática.

·         Baixe um aplicativo de edição de vídeo: Tik Tok, Inshot, entre outros.

·         E produza um vídeo que contenha o seguinte: fotos do seu dia a dia na escola, onde o fundo musical seja o de uma música contemporânea, podendo ser brasileira ou não. Você pode contar uma história através das fotos que fizer do seu dia a dia como estudante.

 

 

Fontes:Acessados em 02/10/2023

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Defini%C3%A7%C3%B5es_de_m%C3%BAsica

 

http://titifreak.blogspot.com/2009/11/exposicao-de-dentro-para-fora-de-fora.html

https://www.youtube.com/watch?v=NlgJGjaGVCo&ab_channel=omriferradurabreda:

https://www.sescsp.org.br/programacao/3066_COLECOES 

https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/

https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/26/pioneirismo-na-difusao-da-musica-contemporanea-brasileira-e-lembrado-no

https://www.ppucdb.com.br/?p=18092 - A influência do Tik Tok

http://freitasarte.blogspot.com/2013/11/a-musica-e-as-primeiras-civilizacoes-i.html

https://www.google.com/search?q=letra+de+raul+seixas+ouro+de+tolo&sca_esv=

ACERVO DA PROFESSORA: VALDECI ROSA DE ALMEIDA

 

 

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

ANEXO:

 

GABARITO (Atividade da 5ªaula)

1.    F,V,V,F,V

2.    No Egito Antigo, a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso.

3.    O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica.

Já na Índia, o método musical era o de "ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e semitons.

4.    As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as artes.

Resposta da atividade da 7ª aula

                 6)

e)    Experimenta

                7)

c. Atonalismo

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário