8ªSEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:
Leitura e Escrita/ Itamaraju em Foco/ História da
música contemporânea e moderna/Musicoterapia/ Calouro do Bil Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos
e Práticas, Materialidades, Matrizes Estéticas e Culturais Cidade, Cultura e Práticas Culturais |
Unidade Temática: Música
e Artes Integradas Ano: 8º e 9º Período: 09/10/23 a
03/11/2023 Aulas:08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (
(EF69AR09) esquisar a analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando
composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas. Elementos da linguagem. (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17)
Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais
de circulação da música e do conhecimento musical. (EF09AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música
popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço,
de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. (EF69AR20)
Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
tombre, melodia, ritmo, etc), por meio de recursos tecnológicos (games,
plataformas digitais, jogos), canções e praticas de composição, criação,
execução e apreciação da música. (EF15AR97BA) Identificar e apreciar criti -
camente diversas formas e gêneros de ex - pressão musical, reconhecendo os
estilos musicais brasileiros, tais como: músicas afri - canas, congo, reggae,
hip hop, forró, MPB, samba, gospel, músicas indígenas, sertane - jo, entre
outros, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos
contextos de circulação, em especial o con - texto urbano (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula: 1º Momento:
Itamaraju em foco Neste momento é
hora de relembrar a história de Itamaraju. Apresente aos alunos fotos que
representem um pouco da formação da nossa cidade.
Ø Levantando
conhecimentos prévios. 1.
Ao observar essa fotografia, quais as principais mudanças que você consegue
perceber? 2. Você sabe de que se trata essa fotografia? 3. Você conhece sua cidade? Onde esta localizado a Lagoa
do Jacaré na cidade? 4.
Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 2º
Momento: ITAMARAJU Em
1860 antes antigas aldeias de índios pataxós, atraíram diversos exploradores
para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por
volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos. Durante
a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a
localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal
fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população,
estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de
gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de
estradas no qual deram o nome de BR101. A cidade prosperou. Em
1961, foi elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de
Itamaraju. Seu nome se deu a língua tupi-guarani, povos
descendentes de índios e negros. 3º Momento: Agora é a sua vez! 1)
Responda de acordo com o texto? a)
Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju? b)
Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido? c)
Quando ocorreu a emancipação política de Itamaraju? 2)
O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju? 3)
Quais os pontos de sua
cidade que você destacaria? 4)
Existe em sua
cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 5)
Podemos ter múltiplos
olhares a partir da cidade? Você já parou para olhar algum tipo de arte ou
manifestação artística de sua cidade? Descreva o que você viu? 6)
Você conhece algum
patrimônio histórico da sua cidade? Pesquise sobre algum patrimônio histórico
de nossa cidade e reproduza em forma de desenho. Caprichem. 2ª Aula 1ºMomento: Uma
viagem ao passado: Calouro do Bil O
famoso Calouro do Bil teve início em Itamaraju na década de 1973 até a década
de 80 e era organizado por um senhor conhecido pelo nome de “Bil Tosto” e
apoiado pela gestão municipal daquela época, que patrocinava os prêmios para
os calouros vencedores. O
show de calouros, além de ser um atrativo para a população da cidade,
revelava talentos da terra, entre eles estavam Roque Azevedo, professor, Marivaldo
(irmão de Abel), Rubens da Cruz, Itazon, Abel professor e Gérson “Bronzeado”
(taxista, locutor e radialista), conhecido na cidade como “Negão do Táxi” e
que levou o prêmio de Primeiro lugar, pelo menos cinco vezes, com as músicas
“Ouro de Tolo” de Raul Seixas e “Oração de um Jovem Triste” de Antônio
Marcos! Sendo essa última, uma recordação afetiva, pois foi quando iniciou o
namoro com o grande amor da sua vida, a senhora Adilza e, juntos vivem até
hoje esse grande amor. Esses
calouros ficaram tão conhecidos que chegaram a se deslocar para disputas em
outras cidades como Eunápolis e Medeiros Neto. O Show acontecia normalmente
em praça pública, mas também em outros ambientes como o Colégio Polivalente e
no Cine Orion. Esse evento trazia alegria e diversão a princípio, todos os
domingos, depois passou a ser mensalmente e posteriormente nas festividades
tradicionais da cidade, como as Festas Juninas, Festas de Setembro e
Aniversário da Cidade. Infelizmente,
com a morte do locutor e apresentador Bil, o show acabou. Mas, ainda na
esperança de reavivar o evento, o Sr. Gérson, com o seu dom de locutor e
apresentador, tentou dá continuidade realizando ainda quatro shows de
calouros na praça, agora com o nome “Bronzeado Show” , mas, por falta de
apoio e incentivo do poder público,
não foi adiante, deixando
apenas um legado de boas lembranças e saudades. Fonte:
Relato do Senhor Gérson Cristóvão dos Santos, popular “Negão do Táxi” Texto
escrito pela professora Núbia Matos. 2ºMomento: QUESTIONAMENTOS: . Você já ouviu falar de
show de calouros? Sabe o que significa isso? . De acordo o texto, como
era conhecido o show de calouros em Itamaraju? . Em que locais da cidade
costumava acontecer o evento? . Conhece ou já ouviu falar
em algum dos calouros citados no texto? . Pergunte a um familiar
mais velho se ele se lembra desse evento na nossa cidade. Depois, conte ao
professor e aos colegas o que você descobriu. . Acha que se esse evento
voltasse a acontecer na cidade seria uma coisa boa para a população
itamarajuense? Por quê? Professor uma
sugestão aqui é levar a música para os alunos ouvirem em sala de aula. Um dos calouros foi
bem-sucedido ao cantar a música “Ouro
de Tolo” de Raul Seixas. Conhece essa música? Que tal, pesquisar a letra
e ouvir a melodia. Escreva aqui a emoção que a canção despertou em você. Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=wWYVuhgG3Ss 3ª Aula 1ºMomento: Levantamento dos conhecimentos
prévios, feito através de algumas perguntas direcionadas aos alunos; ·
Você costuma
ouvir músicas? De quais tipos? ·
O Tik Tok é um
aplicativo que costuma trabalhar com vários tipos de áudios, aponte quais
músicas você passou escutar depois de ter visto nesse aplivativo? ·
Você sabe o que
é uma Trend? 2ºMomento: É
hora de introduzir o assunto da música, através de um aplicativo que eles
costumam utilizar com frequência: O tik tok. Incentive-os a produzir conteúdo
que possam ser avaliados dentro do tema trabalhado. O mercado da música e o Tik Tok. No ano de
2021, o TikTok (aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos) tornou-se
um fenômeno entre jovens e adolescentes e foi o aplicativo mais baixado do
ano com cerca de 656 milhões de downloads no mundo inteiro.
A febre de vídeos curtos e dancinhas viciantes é o novo modismo deste
século, sendo o principal entretenimento de crianças, jovens e adultos. É
notável como este novo aplicativo se tornou rapidamente uma das principais
mídias sociais e uma das mais rápidas maneiras de divulgar artistas e
músicas. Antes, o principal objetivo de um artista ao lançar um álbum ou música
nova era vender um determinado número de álbuns. Hoje em dia, estar entre as
50 músicas mais ouvidas do Spotify ou no Hot 100 da Billboard é o mais novo
desafio para os grandes artistas. Mas e as dancinhas?
A taxa de engajamento do TikTok chega a ser 18% maior comparado a
outras redes sociais, sendo quase 5 vezes maior do que o segundo
colocado.
Os “Challenges” e as “Trends”, como são chamados respectivamente
desafios e tendências, são novas maneiras que não somente o criador, mas
também o seu público, podem interagir e participar dos conteúdos publicados.
Ao criar uma dancinha de 15 segundos, com movimentos básicos e em frente a
uma câmera, um inocente vídeo pode se tornar “viral” em um curto período de
tempo, alcançando pessoas que consomem ou não o seu conteúdo, atitude bem
diferente de publicar uma postagem que só irá alcançar e impactar apenas um
nicho específico de pessoas.
Dentre esses e outros exemplos, o TikTok e suas danças contribuem de
maneira significante com o engajamento, download e streaming de
músicas lançadas recentemente, sendo uma grande oportunidade para artistas
pouco conhecidos terem suas músicas escutadas no país inteiro. Atividade de
Fixação 1.
O que significa
serviço de streaming? 2.
Quais as
características que definem a “dancinha de tik tok”? 3.
Defina quais os
motivos que fazem o aplicativo ser uma forma de divulgação? 4.
Cite 03 músicas
que viralizou no Tik Tok: ___________________________ ____________________________ ____________________________ 4ª
Aula: 1ºMomento: Neste momento é trabalhado a questão da música como
alternativa de terapia ocupacional, e para isso é importante que seja
utilizada músicas específicas neste trabalho. Você pode pedir para que os
alunos levem almofadas e aproveitem um momento de distração.
MUSICOTERAPIA O que é Musicoterapia
Musicoterapia, como o nome já diz,
é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que
trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e
arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos. A música faz com que sintamos emoções
positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas
de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc.
Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem
trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a
memória e lembranças profundas. São feitas sessões com o paciente
ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se
trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo
com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as
técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai
percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A musicoterapia é feita com
a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai
acompanhando e participando ativamente. Os benefícios são comprovados pelos
estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados
um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas
sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas
emoções com mais facilidade. Os benefícios da musicoterapia
O ato de ouvir música e/ou tocar,
ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de
pacientes portadores de doença arterial coronária. Ajudam em transtornos
neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedade, depressão e de isolamento. e de isolamento. A musicoterapia tem efeitos
surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a
música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam
as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento. Pacientes com Mal de
Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são
beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes
tenham certa ativação neural. Na vida social, a
musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo
a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos,
biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão,
ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida
com mais energia, motivação e determinação. Procure se informar mais
sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece
a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe
dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma
qualidade de vida melhor. Procure um profissional de
saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento
adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em
tudo. Professor se possível leve
um som para a sala de aula, faça um momento de relaxamento de descontração
com os alunos ou peça aos alunos para acessar o link Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ.Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na
música 2ºMomento: Atividade sobre o que
Aprendeu 1) Defina o que é musicoterapia: 2) Quais os benefícios que a música
pode trazer para o ouvinte? 3) Como é feita a musicoterapia? 4) Quais os benefícios da
musicoterapia? 5) Como a musicoterapia pode ajudar a
melhorar a vida social de quem utiliza o tratamento? 5ª Aula: 1ºMomento: HISTÓRIA DA MÚSICA A História da música é muito antiga,
visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de
sonoridade. Lembre-se, portanto,
que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o
ritmo, a melodia, a voz. Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os
séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje
no Ocidente. Música na Pré-História
A humanidade possui uma relação longa com a
música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas. Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os
seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação
dos fenômenos da natureza. Os ruídos das ondas quebrando na praia, os
trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as
árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também
explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os
sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros. Nessa época, tais experimentações não eram
consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos
ritos sagra A Evolução da Música - Música no Egito
No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música
era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os
egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e
que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para
civilizar o mundo. A música era empregada de forma a complementar os
rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os
instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e
cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira. Música na Mesopotâmia
Na região da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre
e Eufrates, habitavam os povos sumérios, assírios e babilônios. Foram
encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região onde os sumérios viviam e
estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos. Também foram descobertas
cítaras que pertenceram ao povo assírio. Música na China e na
Índia
Na Ásia - em torno de 3.000 a.C. - a atividade musical
prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela também estava fortemente
relacionada à espiritualidade. O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema
musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica. Já na Índia, em 800 a.C., o método musical era o de
"ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e
semitons. Música na Grécia e em
Roma
Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga
funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que
a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que
significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que guiavam e
inspiravam as ciências e as artes. É importante ressaltar que Pitágoras, grande
filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática
e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais. Sabe-se que na Roma Antiga, muitas manifestações
artísticas foram heranças da cultura grega, como a pintura e a escultura.
Supõe-se, dessa forma, que o mesmo ocorreu com a música. Entretanto,
diferente dos gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e
cotidiana. 2ºMomento Atividade sobre o que você aprendeu 1. Marque
V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação
falsa tornando-as verdadeiras. a) ( ) A história da música é recente e
produz diversas formas de sonoridade. b) ( )
A música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons,
o ritmo, a melodia, a voz. c)
(
) A música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar
memórias e reacender emoções. d) ( ) Nem todos os elementos são importantes na música. e)
(
) Pitagóras, grande filósofo grego, foi o responsável por
estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os
intervalos musicais. 2. Qual
a importância da música no Egito antigo? 3. Tanto
na China quanto na Índia, a música estava fortemente ligada a
espiritualidade. Que instrumento ou método era mais utilizado por cada um? 4. A
palavra "música" provém do termo grego mousikē, que
significa "a arte das musas".Quem eram essas musas? 6ª Aula
1ºMomento:
CONTINUAÇÃO HISTÓRIA DA MÚSICA - Música na Mesopotâmia
Na Suméria, a música era tão importante que os músicos dos povos
conquistados eram poupados da morte e de outros castigos e levados para as
cidades para que ensinassem sua arte ao povo. Foi ainda nessa cultura que a
primeira orquestra foi formada. Uma orquestra composta por 150 componentes
entre instrumentistas e cantores, segundo fontes documentais.
Os sumérios, deixaram numerosos documentos que mostravam como a música
eram importantes para eles. Documentos em forma de pinturas, esculturas,
baixo-relevo e em textos literários. Os músicos tinham o maior prestígio
nessa sociedade e eram reverenciados como sábios.
2ºMomento: Atividade
1. A Mesopatâmia é um dos berços da música, e
nos ajuda entender a origem dessa arte. Copie no caderno o mapa mental e em
seguida utilize o lápis de cor para fazer desenhos que represente esta
cultura. 7ª Aula
1ºMomento: MÚSICA
MODERNA A
música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria
das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o estilo
romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos descrevessem a
música do século XX como “Antirromântica". Técnicas de composição da
Música Moderna/Impressionismo > originando-se
na França, a música
impressionista era caracterizada por sugestão e atmosfera; > surgiu de uma reação
aos excessos da Era Romântica; > o Impressionismo
musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno; > faz mais uso
de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala
hexafônica; > utiliza o efeito de planar sobre
uma frase melódica. Técnicas de composição da
Música Moderna/Expressionismo • a música
expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias
extremas, melodias ásperas e angulosas; • compositor
deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e
desesperados, dando à obra um caráter exagerado. Técnicas de composição da
Música Moderna/Dodecafonismo ·
Arnold Schoenberg e seus alunos, Alban
Berg e Anton Werber, passaram a compor obras conhecidas como dodecafônicas. ·
Esse método de composição sugere a
utilização das doze notas do sistema musical, de uma maneira organizada de
tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a execução de todos os
outros onze sons. Exemplificando... A
nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É
notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical. Técnicas de composição da
Música Moderna/Atonalismo ·
Total ausência de uma nota central, que
pode causar um certo sentimento de “confusão” e “aleatoriedade” nas primeiras
audições de músicas atonais. ·
É considerado por alguns críticos como o
tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais
experimentada antes. ·
Não existe algo como um acorde maior ou
menor, e tampouco escalas ou modos como dórico, frígio etc. 2ºMomento: Atividade sobre o que você
aprendeu 1)
Quais as características da música
moderna no geral? 2)
O que é Atonalismo? 3)
Como é o método de composição da música
dodecafônica? 4)
O que caracteriza a música
expressionista? 5)
Cite todas as características da música
moderna impressionista? 6)
Bandas
que utilizam este tipo de música misturam diversos gêneros opostos,
como música eletrônica e música clássica. a)
Experimenta b) Impressionista c) Expressionista d) Aleatória
7)
É considerado por alguns críticos como o
tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais
experimentada antes. a.
Impressionismo b.
Expressionismo c. Atonalismo d.
Dodecafonismo Fonte:
Relato do Senhor Gérson Cristóvão dos Santos, popular “Negão do Táxi” Texto
escrito pela professora Núbia Matos. 3ºMomento: QUESTIONAMENTOS: . Você já ouviu falar de
show de calouros? Sabe o que significa isso? . De acordo o texto, como
era conhecido o show de calouros em Itamaraju? . Em que locais da cidade
costumava acontecer o evento? . Conhece ou já ouviu falar
em algum dos calouros citados no texto? . Pergunte a um familiar
mais velho se ele se lembra desse evento na nossa cidade. Depois, conte ao
professor e aos colegas o que você descobriu. . Acha que se esse evento
voltasse a acontecer na cidade seria uma coisa boa para a população
itamarajuense? Por quê? Professor uma
sugestão aqui é levar a música para os alunos ouvirem em sala de aula. Um dos calouros foi
bem-sucedido ao cantar a música “Ouro
de Tolo” de Raul Seixas. Conhece essa música? Que tal, pesquisar a letra
e ouvir a melodia. Escreva aqui a emoção que a canção despertou em você. Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=wWYVuhgG3Ss LETRA DA MÚSICA OURO DE TOLO
1ºMomento: Gênero Musical Brasileiro Professor
apresente a música - Não Deixe o Samba Morrer
- Alcione
https://www.youtube.com/watch?v=DwsKhZLj01M&list=OLAK5uy_muiY_J4oVFxjcPX4ZSdKQxeQjRoR5vDN4&index=7
acessado em 02/10/2023 2ºMomento: Em seguida faça as perguntas de
conhecimentos prévio aos alunos: 1- Gostaram
de ouvir o samba cantado pela cantora Alcione? 2- Vocês
já ouviram alguns sambas? Quais 3- Você
gosta de samba? Professor faça a explanação dos seguintes
conteúdos: (Livro didático: Mosaico) 1- Pensar com a História – Samba Urbano,
página 53 2- Hora da Troca – Coleções; páginas 54 e 55; 3- Debate – Proibição ou preservação, páginas
56 e 57. Em
seguida peçam aos alunos para responderem
a atividade em anexo. 3ºMomento: ATIVIDADE DE ARTE VAMOS
RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR CONSULTANDO O NOSSO LIVRO NAS SEGUINTES
PÁGINAS: 53 A 57 (MOSAICO) 1.Onde surgiu o samba
urbano, e em que século? 2. Quais os instrumentos do
samba? 3. Quem foi Mário de Andrade
para a cultura brasileira? 4. Quais os instrumentos de
percussão que fazem parte do acervo que abriga as coleções de melodia? 5. A prática da capoeira foi
proibida em locais públicos, quando isso aconteceu? E quando terminou essa
proibição e por quem? 4ºMomento: Professor, o objetivo desta aula é despertar nos alunos as
habilidades de edição de vídeo. Peça para que façam um vídeo durante a
semana, do dia a dia na escola utilizando somente fotos. E em seguida peça
para que eles adicionem uma música contemporânea ao fundo, enquanto é
reproduzido as fotos. Música
Contemporânea (Por volta do século XX e XXI) Entre os vários tipos de músicas
contemporâneas destacam-se 03 tipos: Música Eletrônica: Criada na Alemanha, na década de
1950, foi responsável pela geração de novos e curiosos sons, que são
incorporados à música. Música eletrônica é toda música que é criada ou
modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos ou
através de outros objetos como sintetizadores e gravadores digitais. Música Aleatória: O termo foi inventado pelo compositor francês
Pierre Boulez. O compositor propõe alguns elementos rítmicos,
harmônicos e melódicos, e o intérprete que cria sua própria interpretação.
Não existem duas execuções iguais da mesma composição aleatória, e era a
distinção um dos principais objetivos de Boulez. Em alguns casos, só precisa obedecer à ideia
geral que inspirará a música, como um sentimento ou um acontecimento
histórico. Indie Folk: Indie folk é um gênero musical que surgiu na década de 1990 por
cantores e compositores de indie rock que possuíam fortes influências do folk
em sua música. Musicalmente, o indie folk combina as melodias de guitarra
acústica do folk tradicional com uma instrumentação contemporânea. Atividade Prática 5ºMomento: ·
Agora que
você já conhece alguns estilos musicais contemporâneos, é hora de
reproduzi-lo em uma atividade prática. ·
Baixe um
aplicativo de edição de vídeo: Tik Tok, Inshot, entre outros. ·
E produza
um vídeo que contenha o seguinte: fotos do seu dia a dia na escola, onde o
fundo musical seja o de uma música contemporânea, podendo ser brasileira ou
não. Você pode contar uma história através das fotos que fizer do seu dia a
dia como estudante. Fontes:Acessados em
02/10/2023 http://pt.wikipedia.org/wiki/Defini%C3%A7%C3%B5es_de_m%C3%BAsica http://titifreak.blogspot.com/2009/11/exposicao-de-dentro-para-fora-de-fora.html
https://www.youtube.com/watch?v=NlgJGjaGVCo&ab_channel=omriferradurabreda: https://www.sescsp.org.br/programacao/3066_COLECOES
https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/ https://www.ppucdb.com.br/?p=18092 - A
influência do Tik Tok http://freitasarte.blogspot.com/2013/11/a-musica-e-as-primeiras-civilizacoes-i.html https://www.google.com/search?q=letra+de+raul+seixas+ouro+de+tolo&sca_esv= ACERVO DA
PROFESSORA: VALDECI ROSA DE ALMEIDA |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
ANEXO:
GABARITO
(Atividade da 5ªaula)
1. F,V,V,F,V
2. No Egito Antigo, a música
era muito presente, configurando um importante elemento religioso.
3. O instrumento mais popular
entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de
cinco tons - pentatônica.
Já na Índia, o método musical era o de
"ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e
semitons.
4.
As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as
artes.
Resposta da atividade da 7ª aula
6)
e) Experimenta
7)
c.
Atonalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário