9ª PAUTA DE ARTICULAÇÃO

 PREFEITURA MUNICIPAL DE  ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

I ENCONTRO FORMACIONAL - 2022

                              

TEMAS: Identidade/ Autoconhecimento

Comunicação Não-violenta

 

COMPONENTE CURRICULAR: Arte

ARTICULADOR: Valdirene Soares de Almeida Pires

DATA: 03/08/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

 

OBJETIVOS:

v  Identificar as próprias características pessoais.

v  Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si próprio.

v  Reconhecer os próprios pensamentos e emoções, bem como os seus efeitos nos comportamentos, fazendo com que tenha uma avaliação mais precisa das suas forças e limitações.

v  Conhecer a linguagem da Comunicação Não Violenta (CNV), sua essência e as estratégias utilizadas para fortalecer as conexões humanas com base:

 na compaixão, promoção da empatia, construção de ambientes mais acolhedores, mediação e resolução pacífica de conflitos, abertura ao diálogo, redução de agressões (verbais e físicas), promover e manter relacionamentos saudáveis, fortalecimento de uma cultura baseada na parceria e trabalho em equipe;

 

PAUTA:

1º MOMENTO: Acolhida reflexiva com as pegadas...

Serão coladas algumas pegadas no caminho que os professores passarão. Em cada pegada haverá alguns questionamentos para reflexão (silenciosa) sobre o seu EU, sua identidade, sua relação consigo mesmo e com o outro. (Fundo musical)

 

2º MOMENTO: Leitura deleite com o texto de Mia Couto: Sapatos sujos. Apresentar o texto em slides, fazendo a leitura com pausas reflexivas com a participação da turma. Após a leitura, entregar para cada professor uma folha com desenhos de sapatos diferentes, solicitando que escrevam a resposta para a seguinte pergunta:

“Quais são os sapatos sujos que você deseja deixar na soleira da porta de sua vida?”

Quando todos concluírem a escrita, será realizada a socialização dos textos daqueles que se sentirem à vontade.

3º MOMENTO: Espelho, espelho meu... como eu me vejo?

Exibição do Vídeo da campanha publicitária “Dove”: Retrato Real da beleza (Disponível em: http://retratosdarealbeleza.dove.com.br/)

De acordo com o vídeo: Retrato da Real Beleza, você concorda que muitas vezes construímos uma imagem distorcida sobre nós mesmos? Por que você acha que isso acontece?

Após ouvir a opinião do grupo, pedir que fechem os olhos e  comecem a pensar na cor da sua pele, no seu cabelo, no seu corpo, no som/tom da sua voz,  em suas habilidades, pense também em suas atitudes com as pessoas que convivem com você. O que você faz para que elas te elogiem? Será que a imagem que você tem de você é a mesma que os outros têm? Quem é você? Como te chamam? Tem algum apelido carinhoso do qual gosta de ser chamado? O que você tem feito da sua vida? Como andam as suas relações consigo mesmo? Como anda a sua relação com os outros (sua família, colegas de trabalho, o pessoal da igreja)? Como anda a sua relação com Deus? Você tem cuidado de você? Como anda a sua saúde física, mental e espiritual? Quais as qualidades que aprecia nas pessoas?  Quais as qualidades das pessoas com quem você mantém amizade?  O que você faz que afasta ou aproxima as pessoas? Por quê?

Enquanto eles refletem, colocar sobre a carteira de cada participante, um cartão com as fotos deles e as seguintes perguntas:

Como você se vê? Qual o sentido que você tem dado para a sua vida? Como você se comunica com as pessoas?

Deixar um momento para eles relatarem.

v  Exibir o clipe da música legendada de Jason Mraz “93 Million Miles”.

v  Fechar esse momento com os cartões do semáforo.

4º MOMENTO: Intervalo para o lanche

5º MOMENTO: Exposição dialogada da temática “Comunicação não-violenta.

Bem, agora que olhamos um pouco para dentro de nós, ainda falando de como nos comunicamos com as pessoas, precisamos pensar na importância da comunicação, especialmente em nossa profissão, pois necessitamos de um relacionamento saudável com nossos alunos, não é mesmo? E isso depende diretamente da comunicação estabelecida entre nós. Infelizmente, no cenário atual da educação brasileira, são identificados inúmeros problemas de comunicação. Pensando nisso, o pesquisador Silvio de Melo Barros acreditando que a comunicação pode transformar o mundo, ministra oficinas regularmente, estuda o tema há mais de uma década e explica que a prática foca não no que as pessoas fazem, mas sim nos motivos que as levam a fazer aquilo. “Se você pergunta o que torna a vida das pessoas mais agradável, em geral elas vão responder que é amor, parceira, reconhecimento, segurança, pertencimento, etc., e nesses 'lugares’ não existe conflito. O conflito se dá nas estratégias que temos para alcançar isso. Tudo que fazemos é para atender a uma necessidade”, afirma.

Segundo ele, cada pessoa precisa ter um espaço para ser aceita sendo autêntica. As crianças e os adolescentes, por exemplo, são movidos por essas necessidades.

Nesse contexto, a busca por uma cultura de paz na escola se faz necessária. Um dos caminhos para isso é a Comunicação Não-Violenta (CNV). O conceito da CNV foi desenvolvido na década de 1960 pelo psicólogo norte-americano Marshall B. Rosenberg, autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e é considerada uma das formas mais eficientes de resolução de conflitos. “[Rosenberg] substitui nossos velhos padrões de defesa, recuo ou ataque diante de julgamentos e críticas. A partir de uma longa experiência prática como mediador de conflitos, ele chegou a quatro componentes básicos que guiam a CNV: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido”, diz um trecho do e-book Comunicação Não Violenta em Sala de Aula.

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Utilizar os slides para trabalhar a temática.

6º MOMENTO:  Encerramento com o texto “ANÚNCIO” de Olavo Bilac e a música “O mover do espírito” de Ludmila Ferber.

E agora, para finalizar, tem aqui nessa embalagem conselhos valiosíssimos para você ler todos os dias que se sentir desanimada. 

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