1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: A
importância da escola como lugar de acolhimento, conhecimento e afetividade ( A
importância da arte na minha vida) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas,
Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação |
Unidade
Temática: Artes Visuais/ Artes Integradas Ano: 8ºano
e 9ºano Período: 07/03 a
18/03/2022 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar
e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas,
em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR118BA) Analisar os
elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de
ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes
produções artísticas. (EF15AR90BA) Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais (EF15AR24) Caracterizar e
experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de
diferentes matrizes estéticas e culturais, valorizando o patrimônio artístico
e cultural do lugar onde vive, da sua região e nacionalidade. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Explorar, conhecer,
fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do
seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais
brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para
reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a
diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender as
relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas,
científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções,
intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos Boas-vindas. 1ª Aula: Apresentação
do professor, do componente curricular e dos alunos 1º Momento: O
professor irá preparar todo o material para aplicar à dinâmica: Árvore das
emoções. Peça aos alunos para
escolherem os emojis que mais gostaram e que desenhe e pinte para completar
na árvore. Professor este momento ideal para fazer uma motivação nos
alunos, os professores devem trazer um momento divertido e agradável,
perguntando o que os alunos esperam do ano de 2022, quais esperanças eles trazem
consigo, e quais eles tem desse momento de volta as aulas! Dinâmica: O objetivo da dinâmica é desenvolver um momento de escuta entre
os participantes, o professor deve garantir que todos tenham o direito de
expressar seus sentimentos logo após o descritivo. 2º Momento: Professor após o momento de
escuta, peça aos alunos que respondam: Ø Sentimentos que eu quero
adquirir Ø Sentimentos que eu quero
cultivar Ø Sentimentos que eu quero
desapegar Ø
Sentimentos que quero transmitir ao próximo. Ø
Peça
aos alunos para fazerem um pequeno texto falando o por que do emoji
escolhido.
2ª AULA 1º Momento: Motivando: roda
de conversa Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma
roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre sua escola (nome, localidade,
espaços físicos e outras curiosidades). Para isso, prepare uma caixa com imagem dos espaços frequentados pelos
alunos em fichas, cada um deverá pegar uma imagem e tentar descobrir o nome
ou a localidade do espaço. Promova um momento de descontração com a turma. Depois, apresente e cante a música: “Amigo e Companheiro” da Turma do
Balão Mágico Fonte: Sítio: “Letras.mus.br. Amigo e Companheiro Turma Balão
Mágico”. Disponível em: http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75262/. (Neste sítio você encontrará a
letra e vídeo da música Amigo e Companheiro.).Acessado em 04/03/2022 Em seguida, questione-os sobre a música
cantada com a turma.
2º Momento CONHECENDO OS ESPAÇOS DA ESCOLA Professor, organize os alunos em pequenos grupos e solicite que com a
sua presença explorem os espaços da escola, conhecendo e observando os
objetos, materiais e pessoas que trabalham neles. É importante conversar com
os alunos sobre o que deverão observar, a maneira de se locomover, sem
atrapalhar o fluxo e as aulas dos outros colegas de classe. Cabe a você professor de acordo com a sua realidade, utilizar os
recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica,
celular, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para
ser divulgado para toda a comunidade escolar. Explore com os alunos os
espaços físicos e a função que cada funcionário desempenha. Os alunos poderão
registrar os
espaços físicos da sua escola com desenhos. Peça aos alunos para
fazerem um painel com os seus desenhos para serem divulgados nos corredores da escola.
Converse com seus familiares sobre como
era a escola que eles estudavam na época deles, seu espaço físico, materiais
e professores. Descreva em um pequeno texto relatando as curiosidades que
você descobriu sobre a escola de antigamente no tempo de seus pais/avós e até
bisavós. 3ª
AULA: 1º
Momento: Professor faça a correção da atividade de casa e em seguida peça
para os alunos observarem as imagens. Fonte: SECCO, Lucélia. Coleção
Aprender a aprender: História Ensino Fundamental. São Paulo: PD, 2012,
p.106. Posteriormente, levante os questionamentos:
Professor, é importante que o aluno perceba que as escolas não são
todas iguais e que o aprendizado ocorre de várias formas. Existem diferenças
na estrutura física das escolas. Organize os alunos em grupos e solicite que fotografem ou desenhem os
espaços que são utilizados por eles dentro da escola. Durante uma semana os
alunos deverão registrar em uma ficha: o horário, o nome e o local que
aprenderam coisas novas. Peça aos alunos para fazerem os registros na ficha,,coloque no mural
da sala de aula para apreciação de todos. Veja a sugestão abaixo: Nome:________________________________________________________
Turma:______ Professor,
prepare um momento para socialização das produções dos alunos no final da
semana. Peça que formem um círculo e apresentem suas observações. Após as
apresentações monte um painel com as produções apresentadas. Para
esta atividade de observação dos lugares não se esqueça de criar um título para a sua
ilustração. Você poderá sugerir: DESCOBRINDO OS
DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. 4ª AULA: 1º Momento: A ESCOLA E SUAS
NORMAS Professor, além do espaço físico é fundamental discutir com os alunos
sobre as regras de convivência dentro da escola. Disponibilize um texto
informativo do sítio Smarkids “Gente Boa Cidadania na Escola”. Fonte: Sítio: Canal Kids. Gente cidadania na Escola”. Disponível em:
<http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm>. (Neste
sítio você encontrará texto informativo sobre a cidadania dentro da escola.).
Acesso em: 04/03/2022 Posteriormente, questione-os:
2º Momento: Professor, converse com a
turma que, para convivermos com as pessoas nos diversos lugares que
frequentamos, deve-se respeitar algumas regras. Para ilustrar esse momento
providencie aos alunos as imagens abaixo, seja em projeção utilizando Data
Show ou em cartazes e peça que realizem as leituras de cada espaço da escola
e suas regras. Observação: As imagens ampliadas serão disponibilizadas em
anexo Professor, como forma de
registro solicite aos alunos que conversem sobre as regras da sua escola,
pois podem existir outras regras que servem para organizar o espaço da sua
escola ou facilitar o convívio entre as pessoas. Escreva uma delas em seu caderno.
Quando todos terminarem é hora de socializar as regras de convivência para
toda a turma. Em seguida, prepare um
cartaz e faça as anotações das regras criadas pelos alunos, auxilie-os a
relacionarem e a descreverem essas regras. Depois, em grupos, peça para
ilustrarem cada regra. Não se esqueça de criar um título para
a sua ilustração. Proponha um momento para
socialização dos desenhos e juntamente com a turma montem um cartaz para ser
fixado no mural da sala de aula. 5ª AULA: 1º Momento: Relato de uma artista- POR MARIANE
MICHELS | OUT 2, 2020 | PARA INSPIRAR Você sabe qual a importância da arte na sua vida?
A importância da arte na sua vida Você sabe qual a importância da
arte na sua vida? Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: ·
é um meio de comunicação entre as pessoas e os
povos; ·
nos dá subsídios para compreender melhor a vida e
nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção. Por isso é tão particular e
subjetiva. E por esse motivo é tão importante e nos faz tão bem! O artista consegue ver aquilo que
as outras pessoas não veem, ele cria o que está além do nosso cotidiano,
torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma
visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão,
seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro… Mas qual a sua verdadeira
importância? A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido,
afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa
história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso
crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento
de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a
nossa criatividade Eu, por muito tempo ficava me perguntando porque gostava
de azul, porque gostava de algo e não de outro. E uma coisa que aprendi nessa
caminhada é que não existe uma lógica. Não necessariamente é preciso um
porquê. O que é preciso é sentir! E se deixar livre de pré-conceitos que
silenciam nossos sentimentos. Quero inspirar você a se sentir livre para
escolher a arte que tocar seu coração! Professor
explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do estudo de arte e em
seguida faça o levantamento
de conhecimento prévio e aplique a atividade Responda: ·
O que
é arte para você? ·
Você
acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia? ·
Para
você o que é preciso para uma pessoa ser um artista? ·
Por
que o mundo precisa de arte? ·
Como
conseguimos ver as transformações do mundo através da arte? ·
Qual o
sentimento você tem quando está na aula de arte? ·
Você
gosta de estudar sobre arte? Como você gostaria de estudar esse componente? Pesquise e copie no caderno o significado de algumas
palavras que estão no texto. a-
Criatividade: b-
Extremamente: c-
Lógica: d-
Subsídios: e-
Racionalidade: Feliz é aquele que nas aflições continua
fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a
vida que Deus promete aos que o amam.
Tiago 1:12 Fonte de Pesquisa:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula https://educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/12/PORTUGUES <http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm SECCO, Lucélia. Coleção
Aprender a aprender: História Ensino Fundamental : http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75262/ https://www.google.com/search?q=emojis+para+colorir https://www.quatroladosquadros.com.br/importancia-da-arte |
ANEXO: |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário