1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º E 9ºANO/2022

 

1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: A importância da escola como lugar de acolhimento, conhecimento e afetividade

( A importância da arte na minha vida)

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação

Unidade Temática: Artes Visuais/ Artes Integradas

Ano: 8ºano e 9ºano                         Período: 07/03 a 18/03/2022                          Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais, valorizando o patrimônio artístico e cultural do lugar onde vive, da sua região e nacionalidade.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

Boas-vindas.

 

1ª Aula: Apresentação do professor, do componente curricular e dos alunos

 

1º Momento: O professor irá preparar todo o material para aplicar à dinâmica: Árvore das emoções.

Peça aos alunos para escolherem os emojis que mais gostaram e que desenhe e pinte para completar na árvore.

 

Professor este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam do ano de 2022, quais esperanças eles trazem consigo, e quais eles tem desse momento de volta as aulas!

Dinâmica:

O objetivo da dinâmica é desenvolver um momento de escuta entre os participantes, o professor deve garantir que todos tenham o direito de expressar seus sentimentos logo após o descritivo.

 

 

 

2º Momento: Professor após o momento de escuta, peça aos alunos que respondam:

 

Ø  Sentimentos que eu quero adquirir

Ø  Sentimentos que eu quero cultivar

Ø  Sentimentos que eu quero desapegar

Ø  Sentimentos que quero transmitir ao próximo.

Ø  Peça aos alunos para fazerem um pequeno texto falando o por que do emoji escolhido.

 

                                  

                                          

                                                    

2ª AULA

1º Momento:

Motivando: roda de conversa

Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre sua escola (nome, localidade, espaços físicos e outras curiosidades).

Para isso, prepare uma caixa com imagem dos espaços frequentados pelos alunos em fichas, cada um deverá pegar uma imagem e tentar descobrir o nome ou a localidade do espaço. Promova um momento de descontração com a turma.

Depois, apresente e cante a música: “Amigo e Companheiro” da Turma do Balão Mágico

 

                                     

  

                    

Fonte: Sítio: “Letras.mus.br. Amigo e Companheiro Turma Balão Mágico”. Disponível em: http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75262/.  (Neste sítio você encontrará a letra e vídeo da música Amigo e Companheiro.).Acessado em 04/03/2022

Em seguida, questione-os sobre a música cantada com a turma.

  • Qual o assunto principal da música?
  • Quando você entra de férias, sente saudade da escola e dos amigos?
  • Qual a atividade você mais sente saudade quando fica sem ir à escola?
  • Qual o nome do amigo que você mais gosta?
  • Qual a brincadeira você gosta de realizar com seus amigos na hora do recreio?
  • Comente com os colegas e professores como é para você a volta às aulas?

2º Momento

CONHECENDO OS ESPAÇOS DA ESCOLA

Professor, organize os alunos em pequenos grupos e solicite que com a sua presença explorem os espaços da escola, conhecendo e observando os objetos, materiais e pessoas que trabalham neles. É importante conversar com os alunos sobre o que deverão observar, a maneira de se locomover, sem atrapalhar o fluxo e as aulas dos outros colegas de classe.

Cabe a você professor de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, celular, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar. Explore com os alunos os espaços físicos e a função que cada funcionário desempenha. Os alunos poderão registrar

os espaços físicos da sua escola com desenhos.

Peça aos alunos para fazerem um painel com os seus desenhos para serem divulgados nos corredores da escola.

                                                          

Converse com seus familiares sobre como era a escola que eles estudavam na época deles, seu espaço físico, materiais e professores. Descreva em um pequeno texto relatando as curiosidades que você descobriu sobre a escola de antigamente no tempo de seus pais/avós e até bisavós.

 

3ª AULA:

1º Momento: Professor faça a correção da atividade de casa e em seguida peça para os alunos observarem as imagens.

                              

  Fonte: SECCO, Lucélia. Coleção Aprender a aprender: História Ensino Fundamental. São Paulo: PD, 2012, p.106.

Posteriormente, levante os questionamentos:

  • Todas as escolas são iguais?
  • Quais as diferenças entre as escolas?
  • Por que as escolas são diferentes?
  • Além da sala de aula, em quais outros lugares as pessoas aprendem?
  • Observando as fotografias qual dessas escolas você gostaria de estudar? Por quê?

Professor, é importante que o aluno perceba que as escolas não são todas iguais e que o aprendizado ocorre de várias formas. Existem diferenças na estrutura física das escolas.

Organize os alunos em grupos e solicite que fotografem ou desenhem os espaços que são utilizados por eles dentro da escola. Durante uma semana os alunos deverão registrar em uma ficha: o horário, o nome e o local que aprenderam coisas novas.

Peça aos alunos para fazerem os registros na ficha,,coloque no mural da sala de aula para apreciação de todos. Veja a sugestão abaixo:

 

Nome:________________________________________________________ Turma:______

Professor, prepare um momento para socialização das produções dos alunos no final da semana. Peça que formem um círculo e apresentem suas observações. Após as apresentações monte um painel com as produções apresentadas.

Para esta atividade de observação dos lugares não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: DESCOBRINDO OS DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM.

 

4ª AULA:

1º Momento:

A ESCOLA E SUAS NORMAS

Professor, além do espaço físico é fundamental discutir com os alunos sobre as regras de convivência dentro da escola. Disponibilize um texto informativo do sítio Smarkids “Gente Boa Cidadania na Escola”.

 

 

 

Fonte: Sítio: Canal Kids. Gente cidadania na Escola”. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm>. (Neste sítio você encontrará texto informativo sobre a cidadania dentro da escola.). Acesso em: 04/03/2022

Posteriormente, questione-os:

  • Quais as regras citadas no texto?
  • Vocês conhecem as regras da sua escola?
  • Para vocês qual é a regra de convivência dentro da escola considerada mais importante?
  • Quais as regras vocês acham que poderiam ser modificadas?
  • Você e seus colegas ajudam a cuidar da escola? Como?
  • Que regras vocês criariam para a escola

2º Momento:

Professor, converse com a turma que, para convivermos com as pessoas nos diversos lugares que frequentamos, deve-se respeitar algumas regras. Para ilustrar esse momento providencie aos alunos as imagens abaixo, seja em projeção utilizando Data Show ou em cartazes e peça que realizem as leituras de cada espaço da escola e suas regras.

 

Observação: As imagens ampliadas serão disponibilizadas em anexo

Professor, como forma de registro solicite aos alunos que conversem sobre as regras da sua escola, pois podem existir outras regras que servem para organizar o espaço da sua escola ou facilitar o convívio entre as pessoas. Escreva uma delas em seu caderno. Quando todos terminarem é hora de socializar as regras de convivência para toda a turma.

Em seguida, prepare um cartaz e faça as anotações das regras criadas pelos alunos, auxilie-os a relacionarem e a descreverem essas regras. Depois, em grupos, peça para ilustrarem cada regra.

 Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração.

Proponha um momento para socialização dos desenhos e juntamente com a turma montem um cartaz para ser fixado no mural da sala de aula.

 

5ª AULA:

1º Momento: Relato de uma artista- POR MARIANE MICHELS | OUT 2, 2020 | PARA INSPIRAR

Você sabe qual a importância da arte na sua vida?

    

 

                                            A importância da arte na sua vida

                                                                           

Você sabe qual a importância da arte na sua vida? Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo:

·         é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos;

·         nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.

Por isso é tão particular e subjetiva. E por esse motivo é tão importante e nos faz tão bem!

O artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não veem, ele cria o que está além do nosso cotidiano, torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro…

     

                Mas qual a sua verdadeira importância?

A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade Eu, por muito tempo ficava me perguntando porque gostava de azul, porque gostava de algo e não de outro. E uma coisa que aprendi nessa caminhada é que não existe uma lógica. Não necessariamente é preciso um porquê. O que é preciso é sentir! E se deixar livre de pré-conceitos que silenciam nossos sentimentos. Quero inspirar você a se sentir livre para escolher a arte que tocar seu coração!

 

Professor explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e aplique a atividade

Responda:

·         O que é arte para você?

·         Você acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia?

·         Para você o que é preciso para uma pessoa ser um artista?

·         Por que o mundo precisa de arte?

·         Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?

·         Qual o sentimento você tem quando está na aula de arte?

·         Você gosta de estudar sobre arte? Como você gostaria de estudar esse componente?

Pesquise e copie no caderno o significado de algumas palavras que estão no texto.

a-    Criatividade:

b-    Extremamente:

c-    Lógica:

d-    Subsídios:

e-    Racionalidade:

 

 

 

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

                                                                                                           Tiago 1:12

 

 

 

 

Fonte de Pesquisa:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula

https://educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/12/PORTUGUES

<http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm

SECCO, Lucélia. Coleção Aprender a aprender: História Ensino Fundamental

http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75262/

https://www.google.com/search?q=emojis+para+colorir

https://www.quatroladosquadros.com.br/importancia-da-arte

 

 

                                                                      ANEXO:

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário