PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA
QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA
ITAMARAJU, BAHIA
2020
1º DESAFIO “QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE
DANÇA”
“A música é o instrumento educacional
mais potente do que qualquer outro”.[1]
INTRODUÇÃO
O
sistema de educação pública é um segmento situado no campo da complexidade e prescinde
do contexto social, local, econômico e político dos agentes envolvidos –
discentes, docentes e outros profissionais da educação – para que tenha o poder
de exercer sua função: formar cognitiva e emocionalmente os educandos para o
exercício de sua cidadania, reconhecendo que são seres compostos de direitos e
deveres. No entanto, para que a escola pública tenha a capacidade de se tornar
um elemento de cidadania, de minimização dos efeitos da desigualdade social e
promova a justiça social de forma gratuita e equânime para todos, faz-se
necessário que os responsáveis pela promoção da educação estejam atentos às
mudanças que ocorrem no contexto local e no entorno.
Nesse momento, as escolas enfrentam
uma situação singular, na qual todos os agentes envolvidos nesse processo
tiveram que se reinventar para atenuar os prejuízos causados pelo afastamento
social em função da pandemia de coronavírus. Essa situação incomum, que impele
o processo educativo através dos meios midiáticos precisa tornar-se envolvente
e produtiva para os estudantes e, por essa razão os professores responsáveis
pelo componente curricular Arte desenvolveram o projeto “Quem sabe canta, quem
não sabe dança”, no qual o estudante gravará um vídeo cantando ou dançando uma
música que ficará a seu critério, seguindo as orientações que posteriormente
serão discriminadas aqui. A música como elemento artístico será trabalhada como
subsídio para o desenvolvimento da linguagem oral e corporal do estudante, bem
como para demonstração de suas emoções, porque
a música, tem o poder de acalmar e
disciplinar uma criança, portanto facilita a aprendizagem, seja ela formal ou
no âmbito familiar. Ela é um dos estímulos mais potentes para os circuitos do
cérebro, além de ajudar no raciocínio lógico matemático, contribui para a
compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação. Atua nos dois
hemisférios do cérebro. O direito que é criativo e intuitivo e o esquerdo que é
lógico e sequencial.[2]
Partindo dessa premissa,
compreende-se que a música, resguardadas as suas especificidades pode ser uma
ferramenta muito eficaz no processo de educação pelo seu poder de estimular o
cérebro e contribuir para o desenvolvimento no que se refere ao aspecto
cognitivo e emocional.
JUSTIFICATIVA
Em
tempos de quarentena por motivo da pandemia do novo corona vírus, os
professores de todo o Brasil se depararam com uma situação atípica e tiveram
que repensar sua prática pedagógica para atender a demanda de um contexto que
impossibilita a aula presencial. Diante dessa realidade, os professores de
todos os componentes curriculares têm utilizado o ambiente virtual para a
proposição de aulas, com a finalidade de amenizar os efeitos da pandemia no
processo ensino-aprendizagem.
Entretanto,
o distanciamento e a impessoalidade do ambiente virtual tendem a dificultar o
entendimento dos conteúdos programáticos por parte do corpo discente. Diante do
exposto, os professores do Componente Curricular Arte, pensaram na elaboração
de um projeto intitulado “Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o
aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e
ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
ü A
elaboração do projeto “Quem sabe canta,
quem não sabe dança” objetiva tornar mais dinâmicas as aulas de Arte e
promover uma relação mais interativa entre docentes e discentes.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Propiciar
a pesquisa sobre diversificados estilos musicais;
ü Estimular
o raciocínio e a atenção em relação ao texto escrito (música);
ü Proporcionar
o desenvolvimento da linguagem corporal através da dança;
ü Desenvolver
a percepção auditiva, corporal e memória musical;
ü Conhecer,
apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações
musicais apresentadas pelos discentes;
ü Criar
oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo o estresse
desse momento tão conturbado;
ü Promover
a análise das letras das músicas para que interpretem e cheguem a conclusão
sobre a temática e mensagem apresentadas pelas mesmas, desconsiderando as que
promovem apologia a droga, sexo e violência;
ü Reconhecer
a música como um texto que pode ser lido e interpretado.
METODOLOGIA
O
desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as
seguintes etapas:
I.
Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental
Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;
II.
Cada ano/série competirá somente entre si, ou
seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do
sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;
III.
A classificação dar-se-á da seguinte forma:
ü A
primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão
julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas
pelos professores do componente curricular;
ü A
segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada
unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.
IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um
vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba,
gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)
V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e não em
locais públicos;
VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno
(a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;
VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa
do uniforme da escola, no momento da gravação;
VIII.
O período para a realização da etapa escolar
será 01 de Outubro a 27 de Outubro
IX.
O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não
seguir as descrições deste regulamento;
X.
Os professores de Arte deverão encaminhar em 28
a 30/10/2020 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;
XI.
Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º
lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.
XII.
Na semana de 02 a 06/11/2020 será para a etapa
final onde os alunos serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação.
XIII.
Na semana de 09 a 13/11/2020 será divulgado os
vencedores
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto “Quem sabe
canta, quem não sabe dança” permeará toda sua execução, tendo em vista que, se
fará presente em todas as suas etapas e mensurará todos os envolvidos. Os
critérios de avaliação para os estudantes serão:
ü Interação
no processo de divulgação do projeto, no sentido de compreender todas as etapas
e sanar todas as dúvidas;
ü Contribuir
no esclarecimento para os estudantes que dispuserem de menos acesso aos meios
tecnológicos;
ü Envolvimento
na realização do projeto;
ü Envio
do vídeo na data pré-estabelecida pela escola;
ü Respeito
aos critérios e orientações determinados pela metodologia do projeto;
ü Zelo e
capricho na gravação e edição do vídeo;
Ao
final da execução do desafio em 30 de Outubro, todos os atores envolvidos
participarão de uma avaliação para mensurarem o desenvolvimento e a eficácia do
trabalho no processo educativo, sinalizando seus aspectos positivos e negativos
e será realizada uma autoavaliação para que cada um possa identificar a sua
participação e contribuição no desenvolvimento desse projeto. Espera-se que
esse planejamento coletivo promova a interação e a aprendizagem dos estudantes,
tornando as aulas de Arte mais prazerosa e significativa através dos recursos
possíveis nesse momento de afastamento social e que todos os estudantes sejam
contemplados.
ARTICULADORA
DE ARTE
Valdirene Soares de Almeida Pires
REFERÊNCIAS
https://oportaln10.com.br/qual-a-importancia-da-musica-na-vida-da-crianca-e-que-efeito-faz-para-o-bebe-24721/
http://www.vidamaterna.com/a-importancia-da-musica-na-educacao-das-criancas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário