1ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE 2022 |
|
Tema: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO: LUGAR DE
ACOLHIMENTO, CONHECIMENTO E AFETIVIDADE(Cores, emoções e sensações nas
obras de Gustavo Rosa) |
Objeto do conhecimento:
Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade
Temática: Artes Visuais Ano:7º Período:28/03 a 08/04/2022 Aulas:04
|
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais
e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a
ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e
cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05)
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR85BA)
Analisar, classificar, debater, distinguir e elaborar elementos constitutivos
das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.), das
obras estudadas, de objetos culturais e de imagens do cotidiano escolar e das
Artes Urbanas. (EF15AR06)
Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais (EF69AR118BA)
Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e
sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na
apreciação de diferentes produções artísticas. (EF15AR87BA)
Perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de
investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata,
cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço,
etc. (EF15AR90BA)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: Levantando conhecimentos prévio: . Quais são
as cores primárias? . Qual cor
é a sua preferida? Significado das Cores
primárias O que são
Cores primárias: Cores
primárias são as cores puras,
ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. As
cores primárias são: o amarelo,
o vermelho (magenta) e
o azul (ciano). A partir
das cores primárias é possível fazer todas as outras cores, com exceção do
branco que não é uma cor verdadeira. A mistura de cores primárias gera as
cores secundárias: verde, laranja e roxo. Por fim,
ainda temos as cores terciárias, que são formadas pela mistura de uma cor
primária com uma cor secundária. Core primárias Existem
apenas três cores verdadeiras, o vermelho, o amarelo e o azul. São
consideradas primárias pois não é possível fazê-las a partir da mistura de
outras cores. Saiba mais sobre o significado das
cores. Cores primárias e cores secundárias As cores
primárias podem ser misturadas em pares para formar as cores secundárias, que
são o verde o laranja e o roxo. Saiba mais
sobre cores secundárias. Cores terciárias As cores
terciárias são formadas a partir da combinação de uma cor primária com uma cor
secundária, que resultam nas cores: vermelho-arroxeado, vermelho alaranjado,
amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul arroxeado. Saiba mais
sobre cores terciárias. Cores
primárias da luz Ao
contrário das cores primárias dos pigmentos, as cores primárias da luz
(sistema aditivo) são o vermelho,
o verde e o azul. Este
conjunto de cores é comumente conhecido por RGB (Red, Green e Blue)
e, quando combinadas, são capazes de produzir a sensação visual de outras
cores. Atividade De que cor é? Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Entendendo o poema: De que cor é?
Luciana de Almeida.
Porque são diferente a cada momento da vida. (Resposta pessoal do aluno).
O amarelo do girassol é lindo.
Pedrinho está contente com a nota da prova.
A mamãe está cansada de tanto trabalho. 4-Faça um desenho bem criativo usando as cores primárias 2ª AULA:
RELEMBRANDO CORES No
grupo das cores quentes está
o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor,
alegria e descontração. Enquanto no grupo das cores frias está o azul, violeta e verde. As cores frias passam a ideia de
calma, tranquilidade e esperança As cores neutras são formadas pelo
branco, preto e os diferentes tons de cinza. Elas são caracterizadas por
apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade. Cores Frias
Cores Quentes 1ª
Desenhe em seu caderno e em seguida pinte com as cores quentes e frias: 2ª
Responda o que faz você sentir...e em
seguida classifique as cores em quentes, frias e neutras 3ªComplete
com a letra que está faltando: Ø PRI___ÁRIA Ø A____OR Ø ___RISTEZA Ø CANSA__O Ø SE__UNDÁRIA Ø N__UTRA 4ª
Quais emoções as cores quentes, frias e neutras transmitem? 5ª
Quais são as cores? Ø Quentes- Ø Frias- Ø Neutras- 3ª AULA: MONOCROMIA É
a radiação produzida por apenas uma cor. O termo "monocromático"
não é empregado para o preto ou o branco. É conseguida por harmonia e tem
apenas uma cor e seus tons diferentes. Monocromia é o contrário de
policromia. Monocromia
POLICROMIA É
o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores. Nesse sentido
é mais que uma cor, ou seja, não é um estado de monocromia. 1° Momento
1-Qual
a sua cor favorita? 3-Qual
a sua preferência em relação às tonalidades das cores? 4-Você
acha que as cores podem influenciar a sua decisão na compra de um objeto?
Qual o significado do nome? 5- Qual a diferença da cor monocromia e policromia? 2°momento O espetáculo de
cores
O filhote de lebre Fox ficou observando o campo, chateado, porque
era o aniversario da mamãe, e ele não tinha achado um presente para ela. Ele
queria dar alguma coisa vermelha, mas uma flor de papoula murchava muito
rápido, da mesma forma que uma graminha verde não era um presente
interessante para sua mãe.
– Vou dar algo amarelo! – Disse Fox para si mesmo. – Ah, um girassol!
Mas, oh! É pesado para um filhote carregar!
De repente, o céu escureceu, e caiu uma chuvarada pelo campo…
– Que bonito! – Fox se encantou, o sol voltou, e um arco-íris apareceu
no céu. – Vou rápido chamar a mamãe!
Ela ficou feliz com o presente vindo do céu.
Tem todas as cores que você gosta mamãe! – disse Fox, muito orgulhoso.
– Verde, vermelho, amarelo, laranja, violeta, anil e azul!
A mamãe lebre ficou muito feliz com o lindo presente que seu filhote
escolheu para ela. Questões: 1)
Qual é o título do texto? 4ª AULA: ARTISTA
GUSTAVO ROSA Pintor, desenhista, gravador e artista
plástico. Gustavo Machado Rosa foi
um artista autodidata, nasceu em 20 de dezembro de 1946, na cidade de São
Paulo, iniciou sua experiência com a pintura na infância, conseguiu
enxergar com sensibilidade o irreverente, o humor, o delicado, o grotesco e o
belo, transpondo-os com traços definidos, singelos, diretos e claros. Suas
obras são brasileiras e universais, contam a realidade irônica e poeticamente
ao mesmo tempo. Viveu seus últimos 14 anos
lutando bravamente contra um câncer no pâncreas e faleceu em 12 de Novembro
de 2013. 1-
Descreva quais
emoções você sentiu ao ver as obras do artista Gustavo Rosa? 2-
O que o artista
Gustavo Rosa conseguia enxergar nas artes? 3-
Quais cores
estão presentes nas obras, elas fazem parte das cores quentes? 4-
Escolha uma
dessas obras e faça uma releitura transferindo emoções que você está sentindo 5-
Se você fosse o
Gustavo Rosa quais as emoções estariam presentes nas suas obras? 6-
Em que ano
Gustavo Rosa ganhou uma medalha de ouro, qual o nome do festival que ele
participou? Quais sentimentos você acha que ele sentiu ao receber essa
medalha? 7-
Explique com
suas palavras por que as imagens das obras de Gustavo Rosa não necessitam de
legendas? 8-
Faça a releitura
da obra de Gustavo Rosa e em seguida use as cores do círculo das emoções que
se encontra na atividade número 2 da 2ª aula. Pesquise em um dicionário o significado
de: Ø Autodidata Ø Delicado Ø Experiência Ø Prosaico Ø Anedótico Ø Sensibilidade Ø Irreverente ACESSADOS
EM 22/03/2022 https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem
temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? ( Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário