2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7ºANO/2022

 

                           1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE 2022

Tema: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO: LUGAR DE ACOLHIMENTO, CONHECIMENTO E AFETIVIDADE(Cores, emoções e sensações nas obras de Gustavo Rosa)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano:7º                   Período:28/03 a 08/04/2022         Aulas:04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR85BA) Analisar, classificar, debater, distinguir e elaborar elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.), das obras estudadas, de objetos culturais e de imagens do cotidiano escolar e das Artes Urbanas.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais

(EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

  -Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª AULA: Levantando conhecimentos prévio:

. Quais são as cores primárias?

. Qual cor é a sua preferida?

 

Significado das Cores primárias

O que são Cores primárias:

Cores primárias são as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. As cores primárias são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano).

A partir das cores primárias é possível fazer todas as outras cores, com exceção do branco que não é uma cor verdadeira. A mistura de cores primárias gera as cores secundárias: verde, laranja e roxo.

Por fim, ainda temos as cores terciárias, que são formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.

Core primárias

Existem apenas três cores verdadeiras, o vermelho, o amarelo e o azul. São consideradas primárias pois não é possível fazê-las a partir da mistura de outras cores.

Saiba mais sobre o significado das cores.

Cores primárias e cores secundárias

As cores primárias podem ser misturadas em pares para formar as cores secundárias, que são o verde o laranja e o roxo.

Saiba mais sobre cores secundárias.

Cores terciárias

As cores terciárias são formadas a partir da combinação de uma cor primária com uma cor secundária, que resultam nas cores: vermelho-arroxeado, vermelho alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul arroxeado.

Saiba mais sobre cores terciárias.

Cores primárias da luz

Ao contrário das cores primárias dos pigmentos, as cores primárias da luz (sistema aditivo) são o vermelho, o verde e o azul.

Este conjunto de cores é comumente conhecido por RGB (RedGreen Blue) e, quando combinadas, são capazes de produzir a sensação visual de outras cores.

 

Atividade

De que cor é?

 

Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Quantas cores você viu? Amarelo, alaranjado, verde, azul, anil...
Tudo nesse mundo tem cor!
A gema do ovo da ema é amarela como o sol no céu.


A pena da cauda do pavão é da cor de cada momento:
VERMELHA, quando está com raiva;
AZUL, quando está contente; AMARELA, quando está cansada;
VIOLETA, quando está por um triz. MULTICOLORIDA, quando está feliz!


(Luciana de Almeida)

Entendendo o poema:
01 – Estudando o texto:
    a) - Título:

De que cor é?


    b) - Autora:

Luciana de Almeida.


    c) - A autora diz que cada momento tem a sua cor. Por quê?

Porque são diferente a cada momento da vida.

02 – De que cor você pintaria:
   a) - a saudade?
   b) - a dor?
   c) - o amor?
   d) - a tristeza?
   e) - a preguiça?

(Resposta pessoal do aluno).

03 – Forme frases com as palavras:
    a) - céu:


    b) - amarelo:

O amarelo do girassol é lindo.


    c) - contente:

Pedrinho está contente com a nota da prova.


    d) - cansada:

A mamãe está cansada de tanto trabalho.

 

4-Faça um desenho bem criativo usando as cores primárias

 

2ª AULA: RELEMBRANDO CORES

No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração. Enquanto no grupo das cores frias está o azul, violeta e verde. As cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade e esperança

As cores neutras são formadas pelo branco, preto e os diferentes tons de cinza. Elas são caracterizadas por apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade.

 

 

Cores Frias                                                                                                                        Cores Quentes

1ª Desenhe em seu caderno e em seguida pinte com as cores quentes e frias:

 

 Responda o que faz você sentir...e em seguida classifique as cores em quentes, frias e neutras

 

                        

 

3ªComplete com a letra que está faltando:

Ø  PRI___ÁRIA                         

Ø  A____OR

Ø  ___RISTEZA

Ø  CANSA__O

Ø  SE__UNDÁRIA

Ø  N__UTRA

4ª Quais emoções as cores quentes, frias e neutras transmitem?

5ª Quais são as cores?

Ø  Quentes-

Ø  Frias-

Ø  Neutras-

 

3ª AULA: 

MONOCROMIA

É a radiação produzida por apenas uma cor. O termo "monocromático" não é empregado para o preto ou o branco. É conseguida por harmonia e tem apenas uma cor e seus tons diferentes. Monocromia é o contrário de policromia.

                                        

                      Monocromia                                                                  

 POLICROMIA

É o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores. Nesse sentido é mais que uma cor, ou seja, não é um estado de monocromia.

             

1° Momento                                                                                      

1-Qual a sua cor favorita?

3-Qual a sua preferência em relação às tonalidades das cores?

4-Você acha que as cores podem influenciar a sua decisão na compra de um objeto? Qual o significado do nome?

5- Qual a diferença da cor monocromia e policromia?

 

2°momento

O espetáculo de cores

    O filhote de lebre Fox ficou observando o campo, chateado, porque era o aniversario da mamãe, e ele não tinha achado um presente para ela. Ele queria dar alguma coisa vermelha, mas uma flor de papoula murchava muito rápido, da mesma forma que uma graminha verde não era um presente interessante para sua mãe.

    – Vou dar algo amarelo! – Disse Fox para si mesmo. – Ah, um girassol! Mas, oh! É pesado para um filhote carregar!

    De repente, o céu escureceu, e caiu uma chuvarada pelo campo…

    – Que bonito! – Fox se encantou, o sol voltou, e um arco-íris apareceu no céu. – Vou rápido chamar a mamãe!

    Ela ficou feliz com o presente vindo do céu.

    Tem todas as cores que você gosta mamãe! – disse Fox, muito orgulhoso. – Verde, vermelho, amarelo, laranja, violeta, anil e azul!

    A mamãe lebre ficou muito feliz com o lindo presente que seu filhote escolheu para ela.

Questões:

 

 

1) Qual é o título do texto?
2) Quem é Fox?
3) Por que Fox estava chateado?
4) Por que Fox não quis dar de presente para mamãe uma flor de papoula ou uma graminha verde?
5) Por que o Fox desistiu de dar um girassol de presente para mamãe?
6) Com o que Fox se encantou depois da chuva?
7) Ao ver o arco-íris o que o Fox fez?
8) O que ele perguntou para a mamãe?
9) Quais as cores do arco-íris?

 

4ª AULA: ARTISTA GUSTAVO ROSA

Pintor, desenhista, gravador e artista plástico.

Gustavo Machado Rosa foi um artista autodidata, nasceu em 20 de dezembro de 1946, na cidade de São Paulo, iniciou sua experiência com a pintura na infância, conseguiu enxergar com sensibilidade o irreverente, o humor, o delicado, o grotesco e o belo, transpondo-os com traços definidos, singelos, diretos e claros. Suas obras são brasileiras e universais, contam a realidade irônica e poeticamente ao mesmo tempo. 
O seu universo plástico apresenta semântica própria. Seu humor não é prosaico e anedótico. Ele emprega a substância do traço, da forma e da cor. Suas imagens não necessitam de legendas significam a postura do artista diante da vida, uma maneira de ver, de aprender e de apreciar a existência humana. O humor da pintura de Gustavo Rosa é reflexo da liberdade de viver e criar do artista, que acredita ser a imaginação mais poderosa que o ser humano. Em 1966 teve sua primeira experiência ao participar de uma exposição coletiva na FAAP. Em 1968 ganhou prêmio “medalha de ouro” (pintura) e viagem à  Europa no “Primeiro Festival de Artes Interclubes”, em São Paulo. Gustavo Rosa lançou os livros "Pintando Um Mundo Melhor com Gustavo Rosa", "Gustavo Rosa", "Sem Raça, Com Graça" e ilustrou "A Melhor Seleção do Mundo".

Viveu seus últimos 14 anos lutando bravamente contra um câncer no pâncreas e faleceu em 12 de Novembro de 2013.

   

1-    Descreva quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Gustavo Rosa?

2-    O que o artista Gustavo Rosa conseguia enxergar nas artes?

3-    Quais cores estão presentes nas obras, elas fazem parte das cores quentes?

4-    Escolha uma dessas obras e faça uma releitura transferindo emoções que você está sentindo

5-    Se você fosse o Gustavo Rosa quais as emoções estariam presentes nas suas obras?

6-    Em que ano Gustavo Rosa ganhou uma medalha de ouro, qual o nome do festival que ele participou? Quais sentimentos você acha que ele sentiu ao receber essa medalha?

7-    Explique com suas palavras por que as imagens das obras de Gustavo Rosa não necessitam de legendas?

8-    Faça a releitura da obra de Gustavo Rosa e em seguida use as cores do círculo das emoções que se encontra na atividade número 2 da 2ª aula.

Pesquise em um dicionário o significado de:

Ø  Autodidata

Ø  Delicado

Ø  Experiência

Ø  Prosaico

Ø  Anedótico

Ø  Sensibilidade

Ø  Irreverente

ACESSADOS EM 22/03/2022

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-espetaculo-de-cores-4o-ano/https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/05/poema-de-que-cor-e-luciana-de-almeida.html

https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved

https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 ) 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário