8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: As Diversas Facetas do Consumo (A Arte da Fotografia) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,
Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem |
Unidade
Temática:Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 9º Período:30/08 a 11/09/2021 Aulas:4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.). (EF69AR05P6) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção
artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações entre arte, mídia,
mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ª
AULA Ø Levantando conhecimentos
prévios. ·
Você
tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou
câmeras fotográficas? ·
O que você fotografa? Pessoas, animais,
paisagens ou objetos? ·
Você tem o costume de imprimir fotos? Possui
fotos impressas em sua casa? FOTOGRAFIA O QUE É
FOTOGRAFIA? • Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há
fotografia. • Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas
apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito
além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo
olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento,
analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. • Uma fotografia boa é aquela em que se consegue
expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é
preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento
oportuno. ORIGEM
DA FOTOGRAFIA: ·
As primeiras experiências fotográficas
de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do
século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se
projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar. • Em 1525, já se dominava a técnica de
escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo
Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando
expostos à luz do Sol. • Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm
Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar
enegrecimento de sais expostos à ação da luz. • No ano de 1725, foi a vez do cientista
alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa
superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805)
realizou no início do século XIX experimentos semelhantes. É a
primeira vez que uma imagem estável é obtida. • Pelos anos de 1820, quando o físico
francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas,
utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a
solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e
insolúvel assim que exposto à luz. • Assim, depois de expor a placa de metal,
havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja
exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes. ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU Atividades relacionadas aos slides 1 a 6 1. De
acordo com o texto, será que fotografar é apenas apertar o botão da máquina
fotográfica? Explique. 2. O
que seria uma “fotografia boa”? 3. De
acordo a origem da fotografia, ENUMERE a segunda coluna de acordo com a
primeira. (a) Alhaken
de Basora (b) Ângelo
Sala (c) Carl
Wilhelm Scheele (d) Johann
Henrich Schulze (e) Thomas
Wedgwood ( ) demonstrou o enegrecimento de sais
expostos à ação da luz. ( ) sabia que
alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol. ( ) percebeu a
natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada
pela luz solar. ( ) projetou
uma imagem durável numa superfície. ( ) realizou no início do século XIX
experimentos semelhantes ao do cientista alemão Johann Henrich. AULA 02
Daguerreótipo •
Esse tipo de foto precisava ficar exposta a, pelo menos, 8 horas em luz solar
para ser revelada. Isso foi desenvolvido pouco tempo depois por Daguerre, que
criou o “daguerreotipia” que diminuía todo esse tempo de horas para minutos
apenas. • Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-1851),
desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu
nome, o “daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes. •
Patenteou o seu projeto e depois disso foi cada vez mais utilizado. O
daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a
gravava sobre o vidro. •
O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a
popularização do aparelho. Como surgiu a imagem
colorida • Até
o momento acima, as imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os
estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida. •
Essa primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot
utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para
produzir imagens positivas. •
William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu
inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo
desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse
projeto que se chamava Photographie. O surgimento da Fotografia
para o mercado. •
A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing,
onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não
precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para
retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era
antigamente. •
George Eastman criou os rolos substituíveis (os famosos “filmes”) e a Kodak
aproveitou para promover a introdução da sua câmera da época (chamada de
“caixão”) assim vendendo todo o conjunto e a visão para o público. A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA ANALÓGICA •
“O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que
passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois
que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses),
o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em
casa (se houver os equipamentos necessários). O resultado das câmeras
analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais.
Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.”
VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA • Qualidade da imagem. Este tipo de
fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de
Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels. FOTOGRAFIA DIGITAL • Este tipo de fotografia é o mais utilizado
atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital. COMO
FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL •
O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um
sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código
eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória. VANTAGENS
DA FOTOGRAFIA DIGITAL •
As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do
visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da
transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas
diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de
memória dispensando a intermediação do computador. Atividade
sobre o que você aprendeu 1. O
que é um daguerreótipo? 2. Qual
era o único problema do daguerreótipo e por quê? 3. Escreva
V ou F para as informações abaixo. a) ( )
A primeira imagem colorida foi
apresentada em 1861 por William Talbot b) ( ) William Talbot foi reconhecido assim
que apresentou sua descoberta sobre a fotografia com cor. c) ( ) Aqui no Brasil, Fernando Pessoa
melhorou o projeto de William Talbot conseguindo desenvolver negativos das
fotografias. d) ( ) A Kodak foi a primeira empresa a fazer
o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma
novidade para o público. e) ( ) Na fotografia analógica, o filme que é
colocado no compartimento da câmera que vai receber a luz que passa pela
lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. 4. Responda: a) Quais
as vantagens da fotografia analógica? b) A
fotografia digital é a mais utilizada atualmente. Quais são as vantagens
desse tipo de fotografia? c) Existem
outros tipos de fotografias existentes atualmente. Escreva aqui quais são. 5. Observe
a imagem e responda as questões abaixo: AULA 03 TIPOS DE FOTOGRAFIA •
Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento
histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de
fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles
eventos que alguns preferiam esquecer. •
Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e
os modelos. • Fotografia publicitária ou de objeto – é a
fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou
serviço. •
Fotografia artística – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de
fotografia o mais importante são as cores e as formas. •
Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das
pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também
estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista. Selfies e recursos digitais
na Fotografia •
Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a
Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais. •
Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização
dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus
recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas
qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para
registrar suas imagens e compartilhar com amigos. Foram inventados “álbuns
digitais” onde foram criados: •
Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na
internet para quem quiser ver e contratar seus serviços; •
Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu
celular, câmera ou computador, você pode utilizar a transferência dos seus
arquivos para as nuvens ou drives; •
Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais
para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos. •
Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o
banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos
para quem quiser comprar sem precisar sair de casa. Atividade
sobre o que você aprendeu: 1.
Escreva na frente de cada informação a
qual tipo de álbum digital ela pertence: a)
É o banco de imagens pela internet, onde
o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar
sair de casa. _______________________________ b)
Transferência dos seus arquivos para as
nuvens ou drives. __________________________ c)
Lugares que os fotógrafos deixam suas
imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus
serviços._________________________ d)
Utilizam plataformas digitais para
promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos.
_____________________________________________ 2.
Escreva nos parênteses as siglas de
acordo com as informações sobre cada artista brasileiro. SS
( para Sebastião Salgado) VM (para
Vik Muniz) CM (para Cristiano
Mascaro) a) ( ) é um dos mais importantes fotógrafos
da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há
mais de duas décadas. b) ( ) é conhecido por usar materiais
inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. c) ( ) Inicia a carreira fotográfica em 1968,
quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja. d) ( ) Considerado atualmente um dos mestres
da fotografia documental contemporânea . e) ( ) seus trabalhos possuem temas diversos
como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas
sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora. f) ( )
começou a desenvolver trabalhos que faziam uso da percepção e representação
de imagens usando diferentes técnicas, a partir de materiais como o açúcar,
chocolate, catchup, gel para cabelo e lixo. 3.
Você conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional? 4.
Pesquise um fotografo de sua cidade; fale sobre seu trabalho no mundo da
fotografia local. 5. De que forma você
tem acesso ao universo fotográfico? 6. Por meio de
filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e
intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais? 7. Como você costuma
armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais? 8. Qual conteúdo de
uma mensagem fotográfica? 9. O que a fotografia
transmite? 10. Busque nos
acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama atenção,
analise e registra a história que sua fotografia tem para contar, tire uma
foto juntos (foto/história) Professor nesse momento reforça o
trabalho ALBUM DE MEMÓRIAS que já foi passado na sequência anterior. AULA 04 Alguns Artistas Brasileiros Sebastião Salgado/ Vik Muniz / Cristiano
Mascaro Sebastião Salgado • As fotografias documentais
de Sebastião Salgado são a representatividade de realidades distintas, marcam
uma época ou momentos singulares, retratando realidades por ele vivenciadas. • Estas imagens podem
sensibilizar o observador, aguçando sua reflexão critica, já que as mesmas
fazem abordagens de temas que afetam as pessoas de modo geral. • Considerado atualmente um
dos mestres da fotografia documental contemporânea, seus trabalhos possuem
temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano,
lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora. Vik
Muniz Cristiano Mascaro •
É um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua
arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre
seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São
Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira
fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da
revista Veja. •
Ele acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra
que por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e,
por outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os
espaços urbanos em que vivem e que frequentam. Atividade
sobre o que você aprendeu: Agora é a sua vez de colocar
a mão na massa. 1.
2.
Pesquise a vida profissional de um
fotografo de sua cidade, fale sobre seu trabalho no mundo das fotografias.
Acrescente na sua pesquisa, algumas fotografias que esse profissional
considere importante para seu trabalho. Fontes: Acessadas em
25/08/2021 Apostila:
Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin |
RECURSOS:(X
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; (
) Jogos; (X) Textos Informativos;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Gabarito
da 1ª aula
1. Não. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é
o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador.
2. Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as
emoções e detalhes presentes em um momento.
3. C,B,A,D,E
Gabarito
da 2ª aula
1. O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem
através da lente e a gravava sobre o vidro
2. O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou
a popularização do aparelho.
3. V, F, F,V,V
4. a) Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser
impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoor.
b) As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente
através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da
transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente
c) Fotografia jornalística ou documental, fotografia de moda,
fotografia publicitária ou de objeto, fotografia artística, fotografias
privadas ou pessoais, fotografia de paisagens e fotografia de vida selvagem.
Gabarito
da 3ª aula
1. a) Vendas de fotografias pela internet
b) armazenamentos em nuvens ou
drives
c) portfólios
d) álbuns fotográficos digitais
2. a) CM
b) VM
c) CM
Nenhum comentário:
Postar um comentário