6ºANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: :  AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA(Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins)

Objeto do conhecimento:   Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: ARTES VISUAIS

Ano: 6º                                                       Período:29/03 a 16/04/2021           Aulas: 04 

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

 

Levantamento de conhecimento Prévio:

 

Professor este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles tem desse momento de estudos remoto!

Dinâmica:

 

Apresentação de memes - Atividade em anexo

OBSERVAÇÃO: PROFESSOR  FAÇA A ADAPTAÇÃO DA DINÂMICA PARA O FORMATO ONLINE

 

Sugestões de Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY

https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw

 

Após passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou escrito.

 

2ª AULA: Relembrando Cores

 

 

 

 

 

 

 

CORES QUARTENÁRIAS

 

·         Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas emoções:

·         Vermelho- Amor, paixão, energia, violência.

·         Azul-

·         Verde-

·         Amarelo-

·         Laranja-

·         Rosa-

·         Cinza-

·         Branco-

·         Roxo-

·         Citrino-

B-Desenhe o que está sentindo e escreva o motivo:

3ª AULA: LUCIANO MARTINS

Luciano Martins (Porto Alegre5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis, porém lúdicos.

É um dos artistas mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária.

Criador de um manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que as crianças também se apaixonem pela arte.

Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]

  • Releitura Frida Kahlo – 60cmx80cm  / Releitura Monalisa - 65cmx85cm / Minha Infância – 70cmx100cm
  • Minha Infância – 70cmx100cm
  • Gato Fatiado – 90cmx120cm
  • Além de várias outras releituras Luciano Martins é isso...dialoga com o universo infantil encantando crianças pela simplicidade de seu traço e riqueza de cores.

As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor.

Agora é a sua vez:

·         Luciano gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava de criar histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das 3 obras acima.

·         Em quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe transmite?

·         Quais as organizações que o artista Luciano Martins está a frente?

·         Quantas exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou?

·         Luciano Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as crianças se apaixonem pela arte, você também é apaixonado pela arte?

·         Cite algumas obras de Luciano Martins

4ª AULA: LUCIANO MARTINS

·         Peça aos alunos para assistir o vídeo - Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

 

·         Ao assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção?

·         O que ele falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira de Luciano Martins.

·         Você gosta de apreciar artes desse tipo?

·         Descreva quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz.

·         Quais animais estão presentes nas obras de Luciano Martins?

·         Escolha uma das obras do artista Luciano Martins, desenhe e pinte usando as cores que você gosta. CAPRICHE!

5ª AULA: Cores

1-    Desenhe e pinte a parte do desenho que está em branco por uma cor que te faz sentir alegre e a outra parte por uma cor terciária.

 

 

 

 

2-     Vamos ajudar um amigo a organizar as suas emoções, perguntando o que faz ele sentir?

Em seguida desenhe e pinte o pote com a cor referente as palavras

6ª AULA: MISTURANDO AS CORES

1-      Peça aos alunos para assistir o Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias)

Video das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k

 

·         QUAL É A COR?

 

·         Com esse experimento quais foram as cores encontradas?

 

·         Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo? Escreva os nomes das cores nas bexigas e em seguida escreva as emoções que as cores transmitem.

·         Saõ cores primárias?

·         São cores secundárias?

·         São cores terciárias?

2-    Vamos criar?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei?

ANEXO: MEMES

                           O MEME DA MINHA QUARENTENA

Referências acessadas em 24/03/2021

https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi-

https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA

https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias&

https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 )  

 

 

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário