SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: : AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE
PANDEMIA(Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: ARTES VISUAIS Ano: 6º Período:29/03 a 16/04/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. (EF69AR04) Analisar
os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção,
cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR04) Analisar
os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção,
cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
5. Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. 4. Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8. Desenvolver a
autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas
artes. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e
internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões
de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS
VINDAS! Levantamento de conhecimento Prévio: Professor
este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem
trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam
do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles
tem desse momento de estudos remoto! Dinâmica: Apresentação de memes - Atividade em anexo OBSERVAÇÃO: PROFESSOR FAÇA A ADAPTAÇÃO DA DINÂMICA PARA O FORMATO
ONLINE Sugestões
de Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw Após
passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações
dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou
escrito. 2ª AULA: Relembrando
Cores CORES QUARTENÁRIAS ·
Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas
emoções: ·
Vermelho- Amor, paixão, energia, violência. ·
Azul- ·
Verde- ·
Amarelo- ·
Laranja- ·
Rosa- ·
Cinza- ·
Branco- ·
Roxo- ·
Citrino- B-Desenhe o que está sentindo e escreva o motivo: 3ª AULA: LUCIANO MARTINS Luciano Martins (Porto Alegre, 5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se
tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis,
porém lúdicos. É um dos artistas
mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra
trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para
estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária. Criador de um
manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas
que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam
suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços
tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou
mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza
um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que
as crianças também se apaixonem pela arte. Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e
começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer
dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do
bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em
outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na
empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de
arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]
As cores nos causam sensações e
podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor. Agora é a sua vez: ·
Luciano
gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava de criar
histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das
3 obras acima. ·
Em
quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe
transmite? ·
Quais
as organizações que o artista Luciano Martins está a frente? ·
Quantas
exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou? ·
Luciano
Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as
crianças se apaixonem pela arte, você também é apaixonado pela arte? ·
Cite
algumas obras de Luciano Martins 4ª AULA: LUCIANO MARTINS ·
Peça aos alunos
para assistir o vídeo -
Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017
Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA ·
Ao
assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção? ·
O que
ele falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira
de Luciano Martins. ·
Você
gosta de apreciar artes desse tipo? ·
Descreva
quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz. ·
Quais
animais estão presentes nas obras de Luciano Martins? ·
Escolha
uma das obras do artista Luciano Martins, desenhe e pinte usando as cores que
você gosta. CAPRICHE! 5ª AULA: Cores 1-
Desenhe e pinte a parte do
desenho que está em branco por uma cor que te faz sentir alegre e a outra
parte por uma cor terciária. 2-
Vamos ajudar um amigo a organizar as suas emoções, perguntando o que
faz ele sentir? Em seguida desenhe e pinte o pote
com a cor referente as palavras 6ª AULA: MISTURANDO
AS CORES 1- Peça aos alunos para assistir o
Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias) Video das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k ·
QUAL É
A COR? ·
Com esse experimento quais foram as cores encontradas? ·
Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo? Escreva os
nomes das cores nas bexigas e em seguida escreva as emoções que as cores
transmitem. ·
Saõ cores primárias? ·
São cores secundárias? ·
São cores terciárias? 2-
Vamos
criar? Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei? Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei? Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei? ANEXO: MEMES
O MEME DA MINHA QUARENTENA Referências acessadas em 24/03/2021 https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi- https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias& https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA O
Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da
minha vida; de quem me recearei? (
Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário