10ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema:
Itamaraju em Foco/ História da música
contemporânea e moderna/Musicoterapia/Calouro do Bil Temas Contemporâneos/ Integradores:Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento:
Contextos
e Práticas,Materialidades,Matrizes Estéticas e Culturais Cidade, Cultura e Práticas Culturais |
Unidade Temática :Música
e Artes Integradas Ano:
9º Período:04/10 a 30/10/2021
Aulas:8 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR09)
esquisar a analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação
da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Elementos da linguagem. (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17)
Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais
de circulação da música e do conhecimento musical. (EF09AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música
popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço,
de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. (EF69AR20)
Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
tombre, melodia, ritmo, etc), por meio de recursos tecnológicos (games,
plataformas digitais, jogos), canções e praticas de composição, criação,
execução e apreciação da música. (EF15AR97BA) Identificar e apreciar criti -
camente diversas formas e gêneros de ex - pressão musical, reconhecendo os
estilos musicais brasileiros, tais como: músicas afri - canas, congo, reggae,
hip hop, forró, MPB, samba, gospel, músicas indígenas, sertane - jo, entre
outros, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos
contextos de circulação, em especial o con - texto urbano (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Alguns cuidados
que devemos ter na aula: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas presenciais e hibrida - Uso obrigatório de mascaras - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas. - Socialização entre professores e alunos -Todas as Atividades deverão
ser registradas no caderno pelos alunos -Em anexo o gabarito PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos
alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno
gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo,
desde que não faça apologia à droga, sexo e violência. O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá
as seguintes etapas:
I.
Todos os alunos e alunas do Ensino
Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar; II.
Cada ano/série competirá somente
entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto,
alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante; III.
A classificação dar-se-á da seguinte
forma: ü A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de
uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as
melhores indicadas pelos professores do componente curricular; ü A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de
cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a)
gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode,
forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e
não em locais públicos; VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome
do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com
a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa
escolar será 09/10 a 23/10/2021 IX.
O aluno (a) poderá ser
desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento; X.
Os professores de Arte deverão
encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram
selecionados; XI Os vídeos e fotos dos
campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes
sociais. XII No dia 30/10/2021 será
para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora
e em seguida será divulgado os vencedores. 1º Aula Levantamento
dos conhecimentos prévios Você gosta de música? Você já estudou algo sobre música? Você sabe o que é musicoterapia MUSICOTERAPIA O que é Musicoterapia
Musicoterapia, como o nome já
diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica
que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões
e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos. A música faz com que sintamos
emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes
e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo
e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem
trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas. São feitas sessões com o
paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta.
Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de
acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando
as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas
vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A musicoterapia é feita com a
execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai
acompanhando e participando ativamente. Os benefícios são comprovados
pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são
observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor
desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo
em expressar suas emoções com mais facilidade. Os benefícios da musicoterapia
O ato de ouvir música e/ou
tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de
pacientes portadores de doença arterial coronária. Ajudam em transtornos
neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedade, depressão e de isolamento. A musicoterapia tem efeitos
surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a
música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam
as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento. Pacientes com Mal de
Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são
beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes
tenham certa ativação neural. Na vida social, a
musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo
a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e
culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse
e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia,
motivação e determinação. Procure se informar mais
sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece
a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe
dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma
qualidade de vida melhor. Procure um profissional de
saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento
adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em
tudo. Professor se possível leve um som para
a sala de aula,faça um momento de relaxamento de descontração com os
alunos ou peça aos alunos para acessar o link Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na música Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ Atividade sobre o que
Aprendeu 1)
Defina
o que é musicoterapia: 2)
Quais
os benefícios que a música pode trazer para o ouvinte? 3)
Como
é feita a musicoterapia? 4)
Quais
os benefícios da musicoterapia? 5)
Como
a musicoterapia pode ajudar a melhorar a vida social de quem utiliza o
tratamento? 2º Aula HISTÓRIA DA MÚSICA A História da música é muito antiga, visto que desde os
primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade. Lembre-se, portanto, que
a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o
ritmo, a melodia, a voz. Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os
séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje
no Ocidente. Música na Pré-História
A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas
das formas de manifestação cultural mais antigas. Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos
começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da
natureza. Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação
entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do
coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que
seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos
pés batendo no chão, da própria voz, entre outros. Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte
propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagra A Evolução da Música - Música no
Egito
No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente,
configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que
essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que
outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o
mundo. A música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em
torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados
eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara - que é um instrumento
de cordas derivado da lira. Música na Mesopotâmia
Na região da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre e
Eufrates, habitavam os povos sumérios, assírios e babilônios. Foram
encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região onde os sumérios viviam e
estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos. Também foram descobertas
cítaras que pertenceram ao povo assírio. Música na China e na
Índia
Na Ásia - em torno de 3.000 a.C. - a atividade musical
prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela também estava fortemente
relacionada à espiritualidade. O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema
musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica. Já na Índia, em 800 a.C., o método musical era o de
"ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e
semitons. Música na Grécia e em
Roma
Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga
funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que
a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que
significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que guiavam e
inspiravam as ciências e as artes. É importante ressaltar que Pitágoras, grande filósofo grego,
foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música,
descobrindo as notas e os intervalos musicais. Sabe-se que na Roma Antiga, muitas manifestações artísticas
foram heranças da cultura grega, como a pintura e a escultura. Supõe-se,
dessa forma, que o mesmo ocorreu com a música. Entretanto, diferente dos
gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e cotidiana. Atividade sobre o que você aprendeu 1. Marque
V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação
falsa tornando-as verdadeiras. a) ( ) A história da música é recente e
produz diversas formas de sonoridade. b) ( ) A
música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo,
a melodia, a voz. c)
( ) A
música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e
reacender emoções. d) (
) Nem todos os elementos são
importantes na música. e)
( ) Pitagóras, grande filósofo
grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a
música, descobrindo as notas e os intervalos musicais. 2. Qual a importância da música no Egito
antigo? 3. Tanto na China quanto na Índia, a música
estava fortemente ligada a espiritualidade. Que instrumento ou método era
mais utilizado por cada um? 4. A palavra "música" provém do
termo grego mousikē, que significa "a arte das
musas".Quem eram essas musas? 3º Aula
CONTINUAÇÃO
HISTÓRIA DA MÚSICA - Música na Idade Média
Durante a Idade Média a Igreja Católica esteve bastante
presente na sociedade europeia e ditava a conduta moral, social, política e
artística. Naquela época, a música teve uma presença marcante nos cultos
católicos. O Papa Gregório I - século VI - classificou e compilou as regras
para o canto que deveria ser entoado nas cerimônias da Igreja e intitulou-o
como canto gregoriano. Outra expressão musical do período que merece destaque são as
chamadas Cantigas de
Santa Maria, que agregam 427 composições produzidas em
galego-português e divididas em quatro manuscritos. Uma importante compositora medieval foi Hidelgard Von Bingen,
também conhecida como Sibila do Reino. Música
no Renascimento
Já na época renascentista - que compreende o século XIV até o
século XVI - a cultura sofreu transformações e os interesses estavam voltados
para a razão, a ciência e o conhecimento do próprio ser humano. Tais preocupações se refletiram também na música, que
apresentava características mais universais e buscava se distanciar dos
costumes da Igreja. Uma característica
significativa da música nesse período foi a polifonia,
que compreende a combinação simultânea de quatro ou mais sons. Podemos citar como um grande compositor da Renascença Thomas
Weelkes. Música
no Barroco
A partir do século XVII, o movimento barroco promove
mudanças marcantes no cenário musical. Foi um período bastante fértil e importante para a música
ocidental e apresentava novos contornos tonais, com a utilização do modo
jônico (modo “maior”) e modo eólio (modo “menor”). O surgimento das óperas e das orquestras de câmaras também
acontece nessa fase, assim como o virtuosismo dos músicos ao tocar os
instrumentos. Os maiores representantes da música barroca foram Antonio
Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, entre outros. Música
no Classicismo
No Classicismo, que corresponde ao período em torno de 1750 e
1830, a música adquire objetividade, equilíbrio e clareza formal, conceitos
já utilizados na Grécia Antiga. Nessa época, a música instrumental e as orquestras ganham
ainda mais destaque. O piano toma o lugar do cravo e novas estruturas
musicais são criadas, como a sonata, a sinfonia, o concerto e o quarteto de
cordas. Os artistas que se sobressaíram são Haydn, Mozart e Beethoven. Música
no Romantismo
No século XIX, o movimento cultural que surgiu na Europa foi o
Romantismo. A música predominante tinha como qualidades a liberdade e a
fluidez, e primava também pela intensidade e vigor emocional. Esse período musical é inaugurado pelo compositor alemão
Beethoven - com a Sinfonia
nº 3 - e passa por nomes como Chopin, Schumann e sua esposa
Clara Shumann, Wagner, Verdi, Tchaikovsky, R. Strauss, entre outros. Música
no Século XX
No século XX, a música ganha nova roupagem e uma grande
transformação ocorre com o surgimento do rádio. Novas tecnologias
e suportes para a gravação e divulgação musical ajudam a popularizar essa
linguagem artística e projetar cantores e compositores, já que eles não dependiam
somente dos concertos musicais. Com uma cartela de opções mais variadas, o público começa a ter
contato com outros tipos de música. É importante também destacar a presença da música atonal - ou seja, que não possui um centro
tonal nem uma tonalidade preponderante. Há também a dodecafônica, que trata as doze notas da escala cromática como equivalentes. Alguns artistas também passam a incorporar novos elementos em suas
produções, como instrumentos até então pouco explorados e objetos sonoros. Um exemplo é o multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal, que
tira sons tanto de flautas e pianos como de objetos do cotidiano como
chaleiras, pentes, copos d'água e brocas de dentistas. A compositora Adriana
Calcanhoto também possui um projeto de música infantil que faz uso de
diversos brinquedos para produzir suas composições. Podemos citar como grandes nomes da música do século XX o brasileiro
Heitor Villa-Lobos, o russo Igor Stravinsky, o nigeriano Fela Kuti, a
pianista carioca Chiquinha Gonzaga, o norte-americano Louis Armstrong, a
francesa Lili Boulanger, o argentino Astor Piazzolla, e muitos outros. Atividades sobre o que você aprendeu ATIVIDADES 1.
Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª (a)
Igreja Católica (b)
Papa Gregório I (c)
Hidelgard Von Bingen (d)
Época renascentista (e)
Polifonia (f)
Thomas Weelkes. (g)
Música no Romantismo (h)
Hermeto Pascoal (i)
Música no Século XX ( ) Grande compositor da Renascença. ( ) Tira
sons tanto de flautas e pianos como de objetos do cotidiano como chaleiras,
pentes, copos d'água e brocas de dentistas. ( ) Bastante presente na sociedade europeia
e ditava a conduta moral, social, política e artística. ( ) Tinha como qualidades a liberdade e a
fluidez, e primava também pela intensidade e vigor emocional. ( ) Compreende a combinação simultânea de
quatro ou mais sons. ( ) Classificou e compilou as regras para o
canto que deveria ser entoado nas cerimônias da Igreja e intitulou-o como
canto gregoriano. ( ) A cultura sofreu transformações e os
interesses estavam voltados para a razão, a ciência e o conhecimento do
próprio ser humano. ( ) A música ganha nova roupagem e uma
grande transformação ocorre com o surgimento do rádio. ( )
Foi uma importante compositora medieval , também conhecida como Sibila
do Reino. 2.
No período chamado de Barroco, houve o surgimento das óperas e das
orquestras de câmaras. Quais eram os maiores representantes da música barroca
nessa época? 3.
No Classicismo, que corresponde ao período em torno de 1750 e 1830, a
música adquire objetividade, equilíbrio e clareza formal. Quais os artistas
que se sobressaíram nesse período? 4.
No século XX, novas tecnologias e suportes para a gravação e divulgação
musical ajudam a popularizar essa linguagem artística e projetar cantores e
compositores. Cite alguns dos grandes nomes da música do século XX. 4º Aula
MÚSICA MODERNA A
música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria
das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o estilo
romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos descrevessem a
música do século XX como “Antirromântica". Técnicas de composição da Música
Moderna/Impressionismo > originando-se
na França, a música
impressionista era caracterizada por sugestão e atmosfera; > surgiu de uma reação aos
excessos da Era Romântica; > o Impressionismo musical
está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno; > faz mais uso
de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala
hexafônica; > utiliza o efeito de planar sobre
uma frase melódica. Técnicas de composição da Música
Moderna/Expressionismo • a música expressionista caracteriza-se
pela emotividade intensa, dissonâncias extremas, melodias ásperas e angulosas; • compositor deposita em sua música seus sentimentos
mais profundos, extremos e desesperados, dando à obra um caráter exagerado. Técnicas de composição da Música
Moderna/Dodecafonismo ·
Arnold
Schoenberg e seus alunos, Alban Berg e Anton Werber, passaram a compor obras
conhecidas como dodecafônicas. ·
Esse método de
composição sugere a utilização das doze notas do sistema musical, de uma
maneira organizada de tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a
execução de todos os outros onze sons. Exemplificando... A
nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É
notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical. Técnicas de composição da Música Moderna/Atonalismo ·
Total ausência
de uma nota central, que pode causar um certo sentimento de “confusão” e
“aleatoriedade” nas primeiras audições de músicas atonais. ·
É considerado
por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a
música uma “liberdade” jamais experimentada antes. ·
Não existe
algo como um acorde maior ou menor, e tampouco escalas ou modos como dórico,
frígio etc. Atividade sobre o que você aprendeu 1) Quais
as características da música moderna no geral? 2) O
que é Atonalismo? 3) Como
é o método de composição da música dodecafônica? 4) O
que caracteriza a música expressionista? 5) Cite
todas as características da música moderna impressionista? 6) Bandas
que utilizam este tipo de música misturam diversos gêneros opostos,
como música eletrônica e música clássica. a)
Experimenta b) Impressionista c) Expressionista d) Aleatória
7) É considerado por alguns críticos como o tonalismo
levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais
experimentada antes. a.
Impressionismo b.
Expressionismo c. Atonalismo d.
Dodecafonismo 5º Aula
Uma viagem ao passado: Calouro do Bil O
famoso Calouro do Bil teve início em Itamaraju na década de 1973 até a década
de 80 e era organizado por um senhor conhecido pelo nome de “Bil Tosto” e
apoiado pela gestão municipal daquela época, que patrocinava os prêmios para
os calouros vencedores. O
show de calouros, além de ser um atrativo para a população da cidade,
revelava talentos da terra, entre eles estavam Roque Azevedo, professor,
Marivaldo (irmão de Abel), Rubens da Cruz, Itazon, Abel professor e Gérson
“Bronzeado” (taxista, locutor e radialista), conhecido na cidade como “Negão
do Táxi” e que levou o prêmio de Primeiro lugar, pelo menos cinco vezes, com
as músicas “Ouro de Tolo” de Raul Seixas e “Oração de um Jovem Triste” de
Antônio Marcos! Sendo essa última, uma recordação afetiva, pois foi quando
iniciou o namoro com o grande amor da sua vida, a senhora Adilza e, juntos
vivem até hoje esse grande amor. Esses
calouros ficaram tão conhecidos que chegaram a se deslocar para disputas em
outras cidades como Eunápolis e Medeiros Neto. O Show acontecia normalmente
em praça pública, mas também em outros ambientes como o Colégio Polivalente e
no Cine Orion. Esse evento trazia alegria e diversão a princípio, todos os
domingos, depois passou a ser mensalmente e posteriormente nas festividades
tradicionais da cidade, como as Festas Juninas, Festas de Setembro e
Aniversário da Cidade. Infelizmente,
com a morte do locutor e apresentador Bil, o show acabou. Mas, ainda na
esperança de reavivar o evento, o Sr. Gérson, com o seu dom de locutor e
apresentador, tentou dá continuidade realizando ainda quatro shows de
calouros na praça, agora com o nome “Bronzeado Show” , mas, por falta de
apoio e incentivo do poder público,
não foi adiante, deixando
apenas um legado de boas lembranças e saudades. Fonte:
Relato do Senhor Gérson Cristóvão dos Santos, popular “Negão do Táxi” Texto
escrito pela professora Núbia Matos. QUESTIONAMENTOS: . Você já ouviu falar de
show de calouros? Sabe o que significa isso? . De acordo o texto, como
era conhecido o show de calouros em Itamaraju? . Em que locais da cidade
costumava acontecer o evento? . Conhece ou já ouviu falar
em algum dos calouros citados no texto? . Pergunte a um familiar
mais velho se ele se lembra desse evento na nossa cidade. Depois, conte ao
professor e aos colegas o que você descobriu. . Acha que se esse evento
voltasse a acontecer na cidade seria uma coisa boa para a população
itamarajuense? Por quê? Professor uma
sugestão aqui é levar a música para os alunos ouvirem em sala de aula. Um dos calouros foi
bem-sucedido ao cantar a música “Ouro
de Tolo” de Raul Seixas. Conhece essa música? Que tal, pesquisar a letra
e ouvir a melodia. Escreva aqui a emoção que a canção despertou em você. Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=wWYVuhgG3Ss LETRA DA MÚSICA
OURO DE TOLO Eu devia estar contente Ah! Mas que sujeito chato sou eu 6º Aula Gênero Musical Brasileiro
Professor apresente a música - Não Deixe o Samba Morrer - Alcione
https://www.youtube.com/watch?v=DwsKhZLj01M&list=OLAK5uy_muiY_J4oVFxjcPX4ZSdKQxeQjRoR5vDN4&index=7
acessado em 29/09/2021 Em seguida faça as perguntas de conhecimentos prévio aos
alunos: 1- Gostaram
de ouvir o samba cantado pela cantora Alcione? 2- Vocês
já ouviram alguns sambas? Quais 3- Você
gosta de samba? Professor faça a explanação dos seguintes conteúdos:
1- Pensar com a História – Samba Urbano,
página 53 2- Hora da Troca – Coleções; páginas 54 e 55; 3- Debate – Proibição ou preservação,
páginas 56 e 57. Em seguida peçam aos alunos para responderem
a atividade em anexo. ATIVIDADE DE ARTE 9º
ANO VAMOS RESPONDER
AS QUESTÕES A SEGUIR CONSULTANDO O NOSSO LIVRO NAS SEGUINTES PÁGINAS: 53 A 57 1.Onde surgiu o samba urbano, e em que século? 2. Quais os instrumentos do samba? 3. Quem foi Mário de Andrade para a cultura brasileira? 4. Quais os instrumentos de percussão que fazem parte do
acervo que abriga as coleções de melodia? 5. A prática da capoeira foi proibida em locais públicos, quando isso aconteceu? E
quando terminou essa proibição e por quem? 7º Aula Música Contemporânea (Por
volta do século XX e XXI) Literalmente, a
música contemporânea é qualquer música atual. Tecnicamente, são as
músicas dos séculos XX e XXI feitas após os movimentos impressionista e
regionalista. Pode-se dizer
,ainda, que músicas contemporâneas são aquelas cujo compositor se encontra
ainda vivo na época do locutor. Entre os vários tipos de músicas
contemporâneas, destacam-se... Música Eletrônica Criada na
Alemanha, na década de 1950, foi responsável pela geração de novos e curiosos
sons, que são incorporados à música. Música eletrônica
é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e
instrumentos eletrônicos ou através de outros objetos como sintetizadores e
gravadores digitais. Música Aleatória O termo foi inventado pelo
compositor francês Pierre Boulez. O compositor
propõe alguns elementos rítmicos, harmônicos e melódicos, e o intérprete que
cria sua própria interpretação. Não existem duas
execuções iguais da mesma composição aleatória, e era a distinção um dos
principais objetivos de Boulez. Em alguns casos,
só precisa obedecer à ideia geral que inspirará a música, como um sentimento
ou um acontecimento histórico. A Música Contemporânea valoriza
especialmente a inovação e a criatividade VOCÊ SABIA? Algumas esculturas constituídas por 1000 tubos que,
quando percorridos pelo vento, emitem sons semelhantes aos de flautas ou aos
dos órgãos de tubos que existem em igrejas e catedrais. Esta árvore metálica
produz sons que variam com a intensidade e a direção do vento, fazendo com
que a escultura produza MÚSICA ALEATÓRIA. Na Música Contemporânea podemos citar a
escola Música de Vanguarda, que compreende... ü MÚSICA EXPERIMENTAL Normalmente as
bandas experimentais misturam diversos gêneros opostos, como música
eletrônica e música clássica. Além de
instrumentos musicais, a música experimental também pode utilizar-se de sons
de objetos e efeitos diversos, experimentando os sons como o próprio nome
diz. Na Música
Contemporânea, também podemos citar as Tendências Neoclássicas e Neorromânticas
(chamadas "conservadoras"), representadas por compositores
como Arvo Part e Krzysztof Penderecki. Essas tendências
representam uma reação ao experimentalismo, voltando a adotar a linguagem
tonal. Atividade sobre o que você aprendeu 1)
O que são
músicas contemporâneas? E quais suas características? 2)
Quais
os tipos de músicas contemporâneas? 3)
O que é
uma música experimental? 4)
O que é
música eletrônica? 5)
Complete
as frases abaixo de acordo com o texto a)
Além de instrumentos musicais, a música experimental
também pode utilizar-se de ______ de _________ e ________________,
experimentando os sons como o próprio nome diz. b)
Em alguns casos, só precisa obedecer à ideia geral
que ______________ a ____________, como um ________________ ou um
acontecimento histórico. c)
Música eletrônica é toda música que é criada ou
modificada através do uso de ________________ e instrumentos _________________
ou através de outros objetos como sintetizadores e gravadores digitais. 6)
Qual o
significado das palavras: a) Tendências b) Experimentalismo c) Tonal d) Contemporânea 8º Aula MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL • No Brasil, Renato
Russo é considerado um dos mais importantes cantores e compositores da música
contemporânea. • Villa-Lobos
compôs obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora
elementos das canções folclóricas, populares e indígenas. • Almeida Prado, um
dos primeiros compositores brasileiros a enveredar pelas trilhas da então
“música de vanguarda”. Um
pouquinho da vida de Renato Russo Renato Russo, nome
artístico de Renato Manfredini Júnior OMC (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996), foi um cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro,
célebre por ter sido líder, vocalista e fundador
da banda de rock Legião Urbana.[1][2] Antes de fundar a
banda, Renato integrou o grupo musical Aborto
Elétrico, do qual saiu devido aos constantes desentendimentos
com o baterista Fê Lemos.[3] Adotou o sobrenome
artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell, ao
suíço Jean-Jacques
Rousseau e ao francês Henri Rousseau.[4][5][6] Renato morreu devido as complicações
causadas pelo HIV em
11 de outubro de 1996, na época com 36 anos, faltando apenas 1 dia para o aniversário
da banda.[7] Amigos do cantor
afirmam que ele contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conheceu
em Nova Iorque,
portador da doença, em 1989.[7] Como integrante da
Legião Urbana, Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao
vivo, alguns lançados postumamente e diversos contos.
Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana
Calcanhotto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu
a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música
Brasileira, em que Renato Russo ocupa o 25° lugar.[8] Atividade sobro o que você aprendeu 1.Você viu um pouquinho de um grande artista
brasileiro: Renato Russo. Vamos agora escrever um pouquinho sobre ele com
base no texto. a) Nome
verdadeiro: b) Nome
artístico: c) Motivo
do nome artístico: d) Motivo
de ter se tornado célebre: e) Nome
da banda em que foi o fundador: f) Grupo
que fez parte antes de fundar a banda: g) Motivo
de ter saído do grupo: h) Data
da morte: i) Causas
da morte: j) Lugar
que ocupou na revista Rolling Stone, no ano de 2018 que promoveu a Lista dos
Cem Maiores Artistas da Música Brasileira: 2. Sugestão de atividade para casa: Faça a
pesquisa da biografia de Almeida Prado: Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo acessado em 29/09/2021 http://pt.wikipedia.org/wiki/Defini%C3%A7%C3%B5es_de_m%C3%BAsica acessado em 29/09/2021 http://titifreak.blogspot.com/2009/11/exposicao-de-dentro-para-fora-de-fora.html
acessado 29/09/2021 https://www.youtube.com/watch?v=NlgJGjaGVCo&ab_channel=omriferradurabreda: acessado em 29/092021 https://www.sescsp.org.br/programacao/3066_COLECOES ACESSADO: 29/09/2021 https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/ acessado em 29/09/2021 |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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