SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 04/10 A 30/10/2021

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em Foco/ História da música contemporânea e moderna/Musicoterapia/Calouro do Bil

Temas Contemporâneos/ Integradores:Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,Materialidades,Matrizes Estéticas e Culturais   Cidade, Cultura e Práticas Culturais 

 

Unidade Temática :Música e Artes Integradas     Ano:     Período:04/10  a 30/10/2021   Aulas:8                              

HABILIDADES

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR09) esquisar a analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Elementos da linguagem.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, tombre, melodia, ritmo, etc), por meio de recursos tecnológicos (games, plataformas digitais, jogos), canções e praticas de composição, criação, execução e apreciação da música.

(EF15AR97BA) Identificar e apreciar criti - camente diversas formas e gêneros de ex - pressão musical, reconhecendo os estilos musicais brasileiros, tais como: músicas afri - canas, congo, reggae, hip hop, forró, MPB, samba, gospel, músicas indígenas, sertane - jo, entre outros, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial o con - texto urbano

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Alguns cuidados que devemos ter na aula:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas presenciais e hibrida

- Uso obrigatório de mascaras  

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas.

- Socialização entre professores e alunos

-Todas as Atividades deverão ser registradas no caderno pelos alunos

-Em anexo o gabarito

 

                    

 

 

PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA

O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

        I.            Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

      II.            Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

   III.            A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

   IV.            O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

     V.            O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

   VI.            Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.            O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.            O período para a realização da etapa escolar será 09/10 a 23/10/2021

   IX.            O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

     X.            Os professores de Arte deverão encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XI      Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    No dia 30/10/2021 será para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os vencedores.

 

1º Aula  

Levantamento dos conhecimentos prévios

Você gosta de música?

Você já estudou algo sobre música?

Você sabe o que é musicoterapia

 

 

MUSICOTERAPIA

O que é Musicoterapia

Musicoterapia, como o nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos.

A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.

São feitas sessões com o paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as técnicas juntos, de forma ativa ou  passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta.

A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente.

Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade.

Os benefícios da musicoterapia

O ato de ouvir música e/ou tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de pacientes portadores de doença arterial coronária.

Ajudam em transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedadedepressão e de isolamento.

A musicoterapia tem efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.

Pacientes com Mal de Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes tenham certa ativação neural.

Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.

Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma qualidade de vida melhor.

Procure um profissional de saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em tudo.

 

Professor se possível leve um som para  a sala de aula,faça um momento de relaxamento de descontração com os alunos ou peça aos alunos para acessar o link

Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na música

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ

 

Atividade sobre o que Aprendeu

 

1)    Defina o que é musicoterapia:

2)    Quais os benefícios que a música pode trazer para o ouvinte?

3)    Como é feita a musicoterapia?

4)    Quais os benefícios da musicoterapia?

5)    Como a musicoterapia pode ajudar a melhorar a vida social de quem utiliza o tratamento?

 

 

2º Aula

HISTÓRIA DA MÚSICA

 

A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade.

Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.
Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje no Ocidente.

Música na Pré-História

A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas.

Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.

Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagra

A Evolução da Música - Música no Egito

 

No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo.

A música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira.

Música na Mesopotâmia

Na região da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, habitavam os povos sumérios, assírios e babilônios. Foram encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região onde os sumérios viviam e estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos. Também foram descobertas cítaras que pertenceram ao povo assírio.

Música na China e na Índia

Na Ásia - em torno de 3.000 a.C. - a atividade musical prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela também estava fortemente relacionada à espiritualidade.

O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica.

Já na Índia, em 800 a.C., o método musical era o de "ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e semitons.

Música na Grécia e em Roma

Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as artes.

É importante ressaltar que Pitágoras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

Sabe-se que na Roma Antiga, muitas manifestações artísticas foram heranças da cultura grega, como a pintura e a escultura. Supõe-se, dessa forma, que o mesmo ocorreu com a música. Entretanto, diferente dos gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e cotidiana.

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1.    Marque V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação falsa tornando-as verdadeiras.

a)    (     ) A história da música é recente e produz diversas formas de sonoridade.

b)      (    )  A música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.

c)    (    ) A música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

d)      (     ) Nem todos os  elementos são importantes na música.

e)    (     ) Pitagóras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

 

2.      Qual a importância da música no Egito antigo?

3.      Tanto na China quanto na Índia, a música estava fortemente ligada a espiritualidade. Que instrumento ou método era mais utilizado por cada um?

4.      A palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas".Quem eram essas musas?

 

3º Aula

 CONTINUAÇÃO HISTÓRIA DA MÚSICA - Música na Idade Média

                 

                                                  

Durante a Idade Média a Igreja Católica esteve bastante presente na sociedade europeia e ditava a conduta moral, social, política e artística.

Naquela época, a música teve uma presença marcante nos cultos católicos. O Papa Gregório I - século VI - classificou e compilou as regras para o canto que deveria ser entoado nas cerimônias da Igreja e intitulou-o como canto gregoriano.

Outra expressão musical do período que merece destaque são as chamadas Cantigas de Santa Maria, que agregam 427 composições produzidas em galego-português e divididas em quatro manuscritos.

Uma importante compositora medieval foi Hidelgard Von Bingen, também conhecida como Sibila do Reino.

Música no Renascimento

Já na época renascentista - que compreende o século XIV até o século XVI - a cultura sofreu transformações e os interesses estavam voltados para a razão, a ciência e o conhecimento do próprio ser humano.

Tais preocupações se refletiram também na música, que apresentava características mais universais e buscava se distanciar dos costumes da Igreja.

Uma característica significativa da música nesse período foi a polifonia, que compreende a combinação simultânea de quatro ou mais sons.

Podemos citar como um grande compositor da Renascença Thomas Weelkes.

Música no Barroco

A partir do século XVII, o movimento barroco promove mudanças marcantes no cenário musical.

Foi um período bastante fértil e importante para a música ocidental e apresentava novos contornos tonais, com a utilização do modo jônico (modo “maior”) e modo eólio (modo “menor”).

O surgimento das óperas e das orquestras de câmaras também acontece nessa fase, assim como o virtuosismo dos músicos ao tocar os instrumentos. Os maiores representantes da música barroca foram Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, entre outros.

Música no Classicismo

No Classicismo, que corresponde ao período em torno de 1750 e 1830, a música adquire objetividade, equilíbrio e clareza formal, conceitos já utilizados na Grécia Antiga.

Nessa época, a música instrumental e as orquestras ganham ainda mais destaque. O piano toma o lugar do cravo e novas estruturas musicais são criadas, como a sonata, a sinfonia, o concerto e o quarteto de cordas.

Os artistas que se sobressaíram são Haydn, Mozart e Beethoven.

Música no Romantismo

No século XIX, o movimento cultural que surgiu na Europa foi o Romantismo. A música predominante tinha como qualidades a liberdade e a fluidez, e primava também pela intensidade e vigor emocional.

Esse período musical é inaugurado pelo compositor alemão Beethoven - com a Sinfonia nº 3 - e passa por nomes como Chopin, Schumann e sua esposa Clara Shumann, Wagner, Verdi, Tchaikovsky, R. Strauss, entre outros.

Música no Século XX

No século XX, a música ganha nova roupagem e uma grande transformação ocorre com o surgimento do rádio.

Novas tecnologias e suportes para a gravação e divulgação musical ajudam a popularizar essa linguagem artística e projetar cantores e compositores, já que eles não dependiam somente dos concertos musicais.

Com uma cartela de opções mais variadas, o público começa a ter contato com outros tipos de música.

É importante também destacar a presença da música atonal - ou seja, que não possui um centro tonal nem uma tonalidade preponderante. Há também a dodecafônica, que trata as doze notas da escala cromática como equivalentes.

Alguns artistas também passam a incorporar novos elementos em suas produções, como instrumentos até então pouco explorados e objetos sonoros.

Um exemplo é o multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal, que tira sons tanto de flautas e pianos como de objetos do cotidiano como chaleiras, pentes, copos d'água e brocas de dentistas. A compositora Adriana Calcanhoto também possui um projeto de música infantil que faz uso de diversos brinquedos para produzir suas composições.

Podemos citar como grandes nomes da música do século XX o brasileiro Heitor Villa-Lobos, o russo Igor Stravinsky, o nigeriano Fela Kuti, a pianista carioca Chiquinha Gonzaga, o norte-americano Louis Armstrong, a francesa Lili Boulanger, o argentino Astor Piazzolla, e muitos outros.

 

Atividades sobre o que você aprendeu

ATIVIDADES

 

1.      Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª

(a)    Igreja Católica

(b)   Papa Gregório I

(c)    Hidelgard Von Bingen

(d)   Época renascentista

(e)   Polifonia

(f)     Thomas Weelkes.

(g)    Música no Romantismo

(h)   Hermeto Pascoal

(i)      Música no Século XX

(    ) Grande compositor da Renascença.

(    ) Tira sons tanto de flautas e pianos como de objetos do cotidiano como chaleiras, pentes, copos d'água e brocas de dentistas.

(    ) Bastante presente na sociedade europeia e ditava a conduta moral, social, política e artística.

(    ) Tinha como qualidades a liberdade e a fluidez, e primava também pela intensidade e vigor emocional.

(    ) Compreende a combinação simultânea de quatro ou mais sons.

(    ) Classificou e compilou as regras para o canto que deveria ser entoado nas cerimônias da Igreja e intitulou-o como canto gregoriano.

(    ) A cultura sofreu transformações e os interesses estavam voltados para a razão, a ciência e o conhecimento do próprio ser humano.

(    ) A música ganha nova roupagem e uma grande transformação ocorre com o surgimento do rádio.

(    )  Foi uma importante compositora medieval , também conhecida como Sibila do Reino.

 

2.      No período chamado de Barroco, houve o surgimento das óperas e das orquestras de câmaras. Quais eram os maiores representantes da música barroca nessa época?

3.      No Classicismo, que corresponde ao período em torno de 1750 e 1830, a música adquire objetividade, equilíbrio e clareza formal. Quais os artistas que se sobressaíram nesse período?

4.      No século XX, novas tecnologias e suportes para a gravação e divulgação musical ajudam a popularizar essa linguagem artística e projetar cantores e compositores. Cite alguns dos grandes nomes da música do século XX.

 

4º Aula

MÚSICA MODERNA

A música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o estilo romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos descrevessem a música do século XX como “Antirromântica".

 

Técnicas de composição da Música Moderna/Impressionismo

> originando-se na França,  a música impressionista era caracterizada por sugestão e atmosfera;

> surgiu de uma reação aos excessos da Era Romântica;

> o Impressionismo musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno;

> faz mais uso de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala hexafônica;

> utiliza o efeito de planar sobre uma frase melódica.

Técnicas de composição da Música Moderna/Expressionismo

      a música expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias extremas, melodias ásperas e angulosas;

      compositor deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e desesperados, dando à obra um caráter exagerado.

 

Técnicas de composição da Música Moderna/Dodecafonismo

 

·         Arnold Schoenberg e seus alunos, Alban Berg e Anton Werber, passaram a compor obras conhecidas como dodecafônicas.

·         Esse método de composição sugere a utilização das doze notas do sistema musical, de uma maneira organizada de tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a execução de todos os outros onze sons.

Exemplificando...

A nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical.

Técnicas de composição da Música Moderna/Atonalismo

·         Total ausência de uma nota central, que pode causar um certo sentimento de “confusão” e “aleatoriedade” nas primeiras audições de músicas atonais.

·         É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

·         Não existe algo como um acorde maior ou menor, e tampouco escalas ou modos como dórico, frígio etc.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1)    Quais as características da música moderna no geral?

2)    O que é Atonalismo?

3)    Como é o método de composição da música dodecafônica?

4)    O que caracteriza a música expressionista?

5)    Cite todas as características da música moderna impressionista?

6)     Bandas que utilizam este tipo de música misturam diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica.

a)    Experimenta

b)    Impressionista

c)    Expressionista

d)    Aleatória

 

7)    É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

a. Impressionismo

b. Expressionismo

c. Atonalismo

d. Dodecafonismo

 

5º Aula

Uma viagem ao passado: Calouro do Bil

                

O famoso Calouro do Bil teve início em Itamaraju na década de 1973 até a década de 80 e era organizado por um senhor conhecido pelo nome de “Bil Tosto” e apoiado pela gestão municipal daquela época, que patrocinava os prêmios para os calouros vencedores.

O show de calouros, além de ser um atrativo para a população da cidade, revelava talentos da terra, entre eles estavam Roque Azevedo, professor, Marivaldo (irmão de Abel), Rubens da Cruz, Itazon, Abel professor e Gérson “Bronzeado” (taxista, locutor e radialista), conhecido na cidade como “Negão do Táxi” e que levou o prêmio de Primeiro lugar, pelo menos cinco vezes, com as músicas “Ouro de Tolo” de Raul Seixas e “Oração de um Jovem Triste” de Antônio Marcos! Sendo essa última, uma recordação afetiva, pois foi quando iniciou o namoro com o grande amor da sua vida, a senhora Adilza e, juntos vivem até hoje esse grande amor.

Esses calouros ficaram tão conhecidos que chegaram a se deslocar para disputas em outras cidades como Eunápolis e Medeiros Neto. O Show acontecia normalmente em praça pública, mas também em outros ambientes como o Colégio Polivalente e no Cine Orion. Esse evento trazia alegria e diversão a princípio, todos os domingos, depois passou a ser mensalmente e posteriormente nas festividades tradicionais da cidade, como as Festas Juninas, Festas de Setembro e Aniversário da Cidade.

Infelizmente, com a morte do locutor e apresentador Bil, o show acabou. Mas, ainda na esperança de reavivar o evento, o Sr. Gérson, com o seu dom de locutor e apresentador, tentou dá continuidade realizando ainda quatro shows de calouros na praça, agora com o nome “Bronzeado Show” , mas, por falta de apoio e incentivo do poder público,  não foi  adiante, deixando apenas um legado de boas lembranças e saudades.

 

Fonte: Relato do Senhor Gérson Cristóvão dos Santos, popular “Negão do Táxi”

Texto escrito pela professora Núbia Matos.

 

QUESTIONAMENTOS:

. Você já ouviu falar de show de calouros? Sabe o que significa isso?

. De acordo o texto, como era conhecido o show de calouros em Itamaraju?

. Em que locais da cidade costumava acontecer o evento?

. Conhece ou já ouviu falar em algum dos calouros citados no texto?

. Pergunte a um familiar mais velho se ele se lembra desse evento na nossa cidade. Depois, conte ao professor e aos colegas o que você descobriu.

. Acha que se esse evento voltasse a acontecer na cidade seria uma coisa boa para a população itamarajuense? Por quê?

Professor uma sugestão aqui é levar a música para os alunos ouvirem em sala de aula.

Um dos calouros foi bem-sucedido ao cantar a música “Ouro de Tolo” de Raul Seixas. Conhece essa música? Que tal, pesquisar a letra e ouvir a melodia. Escreva aqui a emoção que a canção despertou em você.

Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=wWYVuhgG3Ss

 

LETRA DA MÚSICA OURO DE TOLO

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros por mês

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar um Corcel 73

Eu devia estar alegre e satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa

Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa

Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado

Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto: E daí?
Eu tenho uma porção de coisas grandes
Pra conquistar, e eu não posso ficar aí parado

Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Pra ir com a família ao Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos

Ah! Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco praia, carro, jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco

É você olhar no espelho
Se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
Que só usa dez por cento de sua
Cabeça animal
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
Que está contribuindo com sua parte
Para nosso belo quadro social

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador

 

 

6º Aula                                  Gênero Musical Brasileiro

                                

Professor apresente a música -  Não Deixe o Samba Morrer -  Alcione

 

https://www.youtube.com/watch?v=DwsKhZLj01M&list=OLAK5uy_muiY_J4oVFxjcPX4ZSdKQxeQjRoR5vDN4&index=7 acessado em 29/09/2021

Em seguida faça as perguntas de conhecimentos prévio aos alunos:

1-    Gostaram de ouvir o samba cantado pela cantora Alcione?

2-    Vocês já ouviram alguns sambas? Quais

3-    Você gosta de samba?

 

Professor faça a explanação dos seguintes conteúdos:

 

1-    Pensar com a História – Samba Urbano, página 53

2-    Hora da Troca – Coleções;  páginas 54 e 55;

3-    Debate – Proibição ou preservação, páginas 56 e 57.

  Em seguida peçam aos alunos para responderem  a atividade em anexo.

 

ATIVIDADE DE ARTE 9º ANO

 

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR CONSULTANDO O NOSSO LIVRO NAS SEGUINTES PÁGINAS: 53 A 57

1.Onde surgiu o samba urbano, e em que século?

2. Quais os instrumentos do samba?

3. Quem foi Mário de Andrade para a cultura brasileira?

4. Quais os instrumentos de percussão que fazem parte do acervo que abriga as coleções de melodia?

5. A prática da capoeira foi proibida em  locais públicos, quando isso aconteceu? E quando terminou essa proibição e por quem?

 

 

7º Aula  

Música Contemporânea (Por volta do século XX e XXI)

      

 

Literalmente, a música contemporânea é qualquer música atual. Tecnicamente, são as músicas dos séculos XX e XXI feitas após os movimentos impressionista e regionalista.

Pode-se dizer ,ainda, que músicas contemporâneas são aquelas cujo compositor se encontra ainda vivo na época do locutor.

 

Entre os vários tipos de músicas contemporâneas, destacam-se...

 

Música Eletrônica

Criada na Alemanha, na década de 1950, foi responsável pela geração de novos e curiosos sons, que são incorporados à música.

Música eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos ou através de outros objetos como sintetizadores e gravadores digitais.

 

Música Aleatória

O termo foi inventado pelo compositor francês Pierre Boulez.

 

O compositor propõe alguns elementos rítmicos, harmônicos e melódicos, e o intérprete que cria sua própria interpretação.

Não existem duas execuções iguais da mesma composição aleatória, e era a distinção um dos principais objetivos de Boulez.

Em alguns casos, só precisa obedecer à ideia geral que inspirará a música, como um sentimento ou um acontecimento histórico.

 

 

A Música Contemporânea valoriza especialmente a inovação e a criatividade

 

VOCÊ SABIA?

Algumas  esculturas constituídas por 1000 tubos que, quando percorridos pelo vento, emitem sons semelhantes aos de flautas ou aos dos órgãos de tubos que existem em igrejas e catedrais. Esta árvore metálica produz sons que variam com a intensidade e a direção do vento, fazendo com que a escultura produza MÚSICA ALEATÓRIA.

 

Na Música Contemporânea podemos citar a escola  Música de Vanguarda, que compreende...

ü  MÚSICA EXPERIMENTAL

Normalmente as bandas experimentais misturam diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica. 

Além de instrumentos musicais, a música experimental também pode utilizar-se de sons de objetos e efeitos diversos, experimentando os sons como o próprio nome diz.

 Na Música Contemporânea, também podemos citar as Tendências Neoclássicas e Neorromânticas (chamadas "conservadoras"), representadas por compositores como Arvo Part e Krzysztof Penderecki. Essas tendências representam uma reação ao experimentalismo, voltando a adotar a linguagem tonal.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1)    O que são músicas contemporâneas? E quais suas características?

2)    Quais os tipos de músicas contemporâneas?

3)    O que é uma música experimental?

4)    O que é música eletrônica?

5)    Complete as frases abaixo de acordo com o texto

a)    Além de instrumentos musicais, a música experimental também pode utilizar-se de ______ de _________ e ________________, experimentando os sons como o próprio nome diz.

b)   Em alguns casos, só precisa obedecer à ideia geral que ______________ a ____________, como um ________________ ou um acontecimento histórico.

c)    Música eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de ________________ e instrumentos _________________ ou através de outros objetos como sintetizadores e gravadores digitais.

 

6)    Qual o significado das palavras:

 

a)    Tendências

b)    Experimentalismo

c)    Tonal

d)    Contemporânea

 

 

8º Aula  

 

 

MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL

 

 

      No Brasil, Renato Russo é considerado um dos mais importantes cantores e compositores da música contemporânea.

      Villa-Lobos compôs obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.

      Almeida Prado, um dos primeiros compositores brasileiros a enveredar pelas trilhas da então “música de vanguarda”.

 

 

 

Um pouquinho da vida de Renato Russo

Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior OMC (Rio de Janeiro27 de março de 1960 — Rio de Janeiro11 de outubro de 1996), foi um cantorcompositorprodutor e multi-instrumentista brasileiro, célebre por ter sido lídervocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana.[1][2] Antes de fundar a banda, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido aos constantes desentendimentos com o baterista Fê Lemos.[3] Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell, ao suíço Jean-Jacques Rousseau e ao francês Henri Rousseau.[4][5][6]

Renato morreu devido as complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos, faltando apenas 1 dia para o aniversário da banda.[7] Amigos do cantor afirmam que ele contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conheceu em Nova Iorque, portador da doença, em 1989.[7] Como integrante da Legião Urbana, Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente e diversos contos. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert ViannaAdriana CalcanhottoCássia EllerPaulo RicardoErasmo CarlosLeila PinheiroBiquini Cavadão14 Bis e Plebe Rude.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, em que Renato Russo ocupa o 25° lugar.[8]

 

 

Atividade sobro o que você aprendeu

1.Você viu um pouquinho de um grande artista brasileiro: Renato Russo. Vamos agora escrever um pouquinho sobre ele com base no texto.

 

a)        Nome verdadeiro:

b)        Nome artístico:

c)         Motivo do nome artístico:

d)        Motivo de ter se tornado célebre:

e)        Nome da banda em que foi o fundador:

f)         Grupo que fez parte antes de fundar a banda:

g)        Motivo de ter saído do grupo:

h)        Data da morte:

i)          Causas da morte:

j)          Lugar que ocupou na revista Rolling Stone, no ano de 2018 que promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira:

2. Sugestão de atividade para casa: Faça a pesquisa da biografia de Almeida Prado:

 

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo acessado em 29/09/2021

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Defini%C3%A7%C3%B5es_de_m%C3%BAsica acessado em 29/09/2021

 

http://titifreak.blogspot.com/2009/11/exposicao-de-dentro-para-fora-de-fora.html acessado 29/09/2021

https://www.youtube.com/watch?v=NlgJGjaGVCo&ab_channel=omriferradurabreda: acessado em 29/092021

https://www.sescsp.org.br/programacao/3066_COLECOES ACESSADO: 29/09/2021

https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/ acessado em 29/09/2021

https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/26/pioneirismo-na-difusao-da-musica-contemporanea-brasileira-e-lembrado-no acessado em 29/09/2021

 

 

 

 

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário