SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:O Grande Teatro do Mundo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Teatro Ano: 8º Período: 13/10 a 30/10/2020 Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR24) Reconhecer e
apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de
criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em
teatro. (EF69AR25) Identificar e
analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de
apreciação da estética teatral. (EF69AR26) Explorar diferentes
elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário,
iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. (EF69AR27) Pesquisar e criar
formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro
contemporâneo. (EF69AR28) Investigar e
experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e
colaborativo. (EF69AR29) Experimentar a
gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa
na improvisação teatral e no jogo cênico. (EF69AR30) Compor improvisações
e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos
etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços),
cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espect. (EF69AR31) Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética. (EF69AR32) Analisar e explorar,
em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR33) Analisar aspectos
históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e
as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF69AR34) Analisar e valorizar
o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo
suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a
construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF69AR35) Identificar e
manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético
e responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
|
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos. 1ª
Aula 1ª Etapa:
Apresentação do desafio: Quem sabe canta, quem não sabe dança. Professor deverá explicar como acontecerá o projeto
detalhadamente e com calma, tentando gerar no aluno, vontade e desejo para a
participação, falando das etapas e premiações. METODOLOGIA DO PROJETO O
desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as
seguintes etapas: I.
Todos os alunos e alunas do Ensino
Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar; II.
Cada ano/série competirá somente entre
si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos
do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante; III.
A classificação dar-se-á da seguinte
forma: ü A
primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão
julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores
indicadas pelos professores do componente curricular; ü A
segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada
unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a)
gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode,
forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e não
em locais públicos; VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome
do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com a
camisa do uniforme da escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa
escolar será 01/10 a 30/10/2020 IX.
O aluno (a) poderá ser desclassificado
caso não seguir as descrições deste regulamento; X.
Os professores de Arte deverão
encaminhar em 02 a 06/11/2020 à Articulação de área os vídeos que foram
selecionados; XI.
Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e
3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais. XII.
Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a
etapa final onde os alunos serão julgados pela comissão da Secretaria de
Eduçação e em seguida será divulgado os vencedores. 2ª Etapa: Peça aos
alunos que leiam o texto com bastante atenção, em seguida responder as
questões a baixo: Até agora aprendemos qual o
conceito de arte, suas diferentes funções e vimos a origem das manifestações
artísticas, a arte pré-histórica. Diferente das artes visuais,
nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da
apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador. Quando pensamos nisso logo vem a
mente o teatro, não é mesmo? Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes
relacionada com o teatro.
Teatro na escola Surgimento o teatro O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na
história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos,
contava histórias, e louvava seus deuses. Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu. Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os
animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar
deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa
caça para seus companheiros para contar a eles como foi. Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro,
chamado de Teatro Primitivo. Mas o teatro como
conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo
com os gregos! Saiba mais: Postagem sobre Teatro Grego e Apresentação sobre Teatro Grego Elementos da linguagem teatral Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos
básicos: Personagem (ator) Espaço (lugar) Público (platéia) Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro! Mas é claro que
existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos
de Sintaxe Teatral. São elementos que
deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante.
Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc. Os profissionais
das artes cênicas Existe um responsável
por cada um desses elementos. O que eles fazem? DRAMATURGO: é quem escreve a peça, o autor. DIRETOR: responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar
diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do
espetáculo. COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e
organiza a coreografia do espetáculo. ATORES: encenam, interpretam os personagens. BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo. MÚSICOS: responsáveis pela música. SONOPLASTA: responsável pelos sons. CENÓGRAFO: cria o cenário e os objetos da cena. FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores
para compor a imagem do personagem MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens. Para entendermos
melhor o assunto, estou disponibilizando a apresentação que passei em sala
com 10
perguntas respondidas sobre a Origem do Teatro: Atividade 1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais? 2. Aonde começou o teatro? 3. O que é um ditirambo? 4. Como era o teatro antes do ditirambo? 5. Quem foi o primeiro ator? 6. Como foi o desenvolvimento do teatro ocidental? 7.Qual a origem da palavra drama? 8. O que é gênero dramático? 9. Qual o objetivo da tragédia? 10. Qual a diferença entre comédia e tragédia? http://www.falandodeartes.com.br/2015/03/origem-do-teatro.html(acessado
em 08/10/2020) 2ª Aula 2ª
Etapa: Peça aos alunos para fazer a leitura do
livro didático nas páginas: 62, 63, 64 e 66 em seguida responder as
atividades abaixo: Cena
do espetáculo Enquanto Chão, A Próxima Companhia. São Paulo(SP)2018acesso em
08/10/2020 Atividade 1 – Responda: a) Como você definiria o significado do termo meio
ambiente? b) O que você entendeu por modo de produção? E por
capitalismo? c) Você acha que é possível intervir no problema
ambiental por meio da arte? d) O que dramaturgia? e) Fale sobre a intervenção artística ECO. f)Fale sobre o espetáculo Enquanto Chão de A Próxima
Companhia. Como foi construída essa peça? Do que fala esse espetáculo? Marque a resposta correta: 1. Dramaturgia é? a ( ) Um convite
aos expectadores. b ( ) Grande parte
do mundo globalizado. c ( ) Técnica
específica para escrita de uma peça de teatro. 2. Companhia teatral que desenvolveu a peça Sociedade
Mortuária. a ( ) A próxima
Companhia b ( ) Companhia do
Latão c ( ) Solange Dias 3. Qual é a proposta do teatro épico? a ( ) Debater a vida
das zonas rurais. b ( ) Promover o
olhar crítico do espectador. c ( ) Narrativa
sobre a memória da comunidade. 4. Os protagonistas no teatro épico são? a ( )
Trabalhadores e pessoas do povo b ( ) A elite da
sociedade c ( ) Atores
famosos 3ª Aula 3ª
Etapa: Após a leitura dos textos da página68 do livro
didático, copiar e responder as atividades 1,2 e 3 da página 69, no caderno: : Atividade 4ª Aula 4ª Etapa: Após a leitura do texto da página71 do
livro didático, copiar e responder as atividades no caderno; Atividade 1 - Qual o modo de produção que domina o mundo? 2 - Com a Revolução Industrial, ocorre a ascensão da
burguesia. Como o teatro expressou as suas ideias nesse momento histórico? 3
- Primavera dos Povos é o nome
que se dá a uma série de movimentos revolucionários de cunho liberal que
ocorreram por toda a Europa durante o ano de 1848. Qual foi a atitude
dos artistas? Cenografia de Erwin Piscator para peça
Hoppla. 4 - Onde surgiu o teatro
épico? Como são os personagens desse tipo de teatro? 5 - Qual foi o encenador a
colocar nos palcos peças assumidamente épicas? Quais tipos de projeções
usadas nesse tipo de teatro? 5ª Aula 5ª
Etapa: Ler o texto, após a leitura copiar e responder no caderno
as atividades: As desigualdades sociais no Brasil:
o teatro usado como metodologia de ensino Fabiane Ripplinger e NadialineZambot Bolsistas PIBID As desigualdades sociais acontecem em todos os
países, entretanto com diferentes proporções, sendo ela mais expressiva em
países em desenvolvimento. Entre as causas das desigualdades sociais estão a
má distribuição de renda e recursos, a falta de investimentos na saúde e na
educação, poucas oportunidades de trabalho, corrupção, entre outras causas. Mas a social não é a única desigualdade existente
no Brasil. Podemos citar outros tipos de desigualdades que advém da
desigualdade social (ou contribuem para ela) como étnicas, raciais,
culturais, regionais, de gênero no trabalho, econômicas, educacionais, entre
outras. Entre os mais afetados pelos vários tipos de desigualdade estão as
crianças e jovens, que se encontram despreparados para enfrentar o mercado de
trabalho, não continuam os estudos e ficam sujeitos a marginalidade/criminalidade,
ao mundo do crime e das drogas. A pobreza, fome, desnutrição, mortalidade
infantil, favelização, desemprego, violência, entre outros estão entre as
consequências dos diversos tipos de desigualdades. http://pibidgeouffs.blogspot.com/2015/09/as-desigualdades-sociais-no-brasil-o.htmlacessado em 07/10/2020 Atividade - 1 1 - Quais
são as causas das desigualdades sociais? 2 - Quais outros tipos de desigualdades que advém
da desigualdade social? 3 - Quem são os mais afetados pelos vários tipos
de desigualdade? Por quê? Atividade
- 2 Após a leitura dos textos das páginas 74 e 75 do livro
didático, copiar e responder as atividades abaixo: Sugestão de vídeo: http://pibidgeouffs.blogspot.com/2015/09/as-desigualdades-sociais-no-brasil-o.htmlacessado
em 08/10/2020 Após socialização pedir aos alunos que façam uma
apresentação usando: cartazes, teatro, texto ou poesia, (cada grupo pôde
escolher com o que gostaria de trabalhar) mostrando como veêm as
desigualdades, que são explícitas atualmente. Sugestão de filme: Como auxílio no entendimento do conteúdo indicar
para os alunos o filme “Escritores da liberdade” para que os
alunos observem as desigualdades existentes baseados em uma história real porém
não brasileira. https://youtu.be/35P8iVBLDzI acessado em 08/10/2020 6ª Aula 6ª
Etapa: Peça aos alunos consulte as páginas 76 e 77 do seu livro
didático e responda as atividades abaixo: Atividade 1 - Defina: a) Teatro documentário; b) Enredo; c) Ação dramática; d) Ação épica; e) Diálogo; f) Rubrica. 2 - Existe uma forma correta e pronta para desenvolver
uma dramaturgia? Por que? 3 - Como é organizado um enredo? 4 - O que representa a ação épica? https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596092?fbclid=IwAR1vz-gijoYCn8k6zYDXtaJHEIpMLlhddZmkLWFuBr4XfML1ssHy3-ovvwA
8ºano acessado em 06/10/2020 |
|
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário