8ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:O Grande Teatro do Mundo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Teatro

Ano: 8º                                                   Período: 13/10 a 30/10/2020                                         Aulas: 06

HABILIDADES

 

 

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de

diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e

organização da atuação profissional em teatro.

 

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no

espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

 

(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos

cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

 

(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento

teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

 

(EF69AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e

desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

 

(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira

imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

 

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos

ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e

adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espect.

 

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

 

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas

linguagens artísticas.

 

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,

problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte,

artesanato, folclore, design etc.).

 

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas

diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias,

de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às

diferentes linguagens artísticas.

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,

apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo,

ético e responsável.

 

 

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

1ª Aula

 

1ª Etapa: Apresentação do desafio: Quem sabe canta, quem não sabe dança.

Professor deverá explicar como acontecerá o projeto detalhadamente e com calma, tentando gerar no aluno, vontade e desejo para a participação, falando das etapas e premiações.

 

METODOLOGIA DO PROJETO

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

     I.        Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

    II.        Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

  III.        A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

  IV.        O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

   V.        O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

  VI.        Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.        O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.        O período para a realização da etapa escolar será 01/10 a 30/10/2020

  IX.        O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

   X.        Os professores de Arte deverão encaminhar em 02 a 06/11/2020 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

  XI.        Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII.        Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a etapa final onde os alunos serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação e em seguida será divulgado os vencedores.

 

2ª Etapa: Peça aos alunos que leiam o texto com bastante atenção, em seguida responder as questões a baixo:

 

Origem do teatro

 

Até agora aprendemos qual o conceito de arte, suas diferentes funções e vimos a origem das manifestações artísticas, a arte pré-histórica.
Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundia do Teatro, então, vamos aproveitar  pra conhecermos um pouco sobre a  
origem do teatro e seus elementos.

Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.

Quando pensamos nisso logo vem a mente o teatro, não é mesmo? 

Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.

(Cena do espetáculo Ópera do Malandro, baseado na obra de Chico Buarque - obra do PAS.)

 

Teatro na escola
O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical.  Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.

 

Surgimento o teatro

O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.  

Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.  

Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi. 

Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.

Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!

 

Saiba mais:  Postagem sobre Teatro Grego e  Apresentação sobre Teatro Grego

 

 

Elementos da linguagem teatral

 Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:

Personagem (ator)

Espaço (lugar) 

Público (platéia)

Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!

Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral

São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

Os profissionais das artes cênicas

 

Existe um responsável por cada um desses elementos. 

O que eles fazem?

 

DRAMATURGO:  é quem escreve a peça, o autor.

DIRETOR:  responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.

COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.

ATORES:  encenam, interpretam os personagens.

BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias

ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.

MÚSICOS: responsáveis pela música.

SONOPLASTA: responsável pelos sons.

CENÓGRAFO:  cria o cenário e os objetos da cena.

FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem

MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.

 

Para entendermos melhor o assunto, estou disponibilizando a apresentação que passei em sala com

 10 perguntas respondidas sobre a Origem do Teatro:

 

 Atividade

 

1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais?

2. Aonde começou o teatro?

3. O que é um  ditirambo?

4. Como era o teatro antes do ditirambo?

5. Quem foi o primeiro ator?

6. Como foi o desenvolvimento do teatro ocidental?

7.Qual a origem da palavra drama?

8. O que é gênero dramático?

9. Qual o objetivo da tragédia?

10. Qual a diferença entre comédia e tragédia?

 

http://www.falandodeartes.com.br/2015/03/origem-do-teatro.html(acessado em 08/10/2020)

 

 

 

 

 

2ª Aula

 

 

2ª Etapa: Peça aos alunos para fazer a leitura do livro didático nas páginas: 62, 63, 64 e 66 em seguida responder as atividades abaixo:

 

 

 

 

 

 

Cena do espetáculo Enquanto Chão, A Próxima Companhia. São Paulo(SP)2018acesso em 08/10/2020

 

Atividade

 

1 – Responda:

a) Como você definiria o significado do termo meio ambiente?

b) O que você entendeu por modo de produção? E por capitalismo?

c) Você acha que é possível intervir no problema ambiental por meio da arte?

d) O que dramaturgia?

e) Fale sobre a intervenção artística ECO.

f)Fale sobre o espetáculo Enquanto Chão de A Próxima Companhia. Como foi construída essa peça? Do que fala esse espetáculo?

 

Marque a resposta correta:

1. Dramaturgia é?

a (  ) Um convite aos expectadores.

b (  ) Grande parte do mundo globalizado.

c (  ) Técnica específica para escrita de uma peça de teatro.

 

2. Companhia teatral que desenvolveu a peça Sociedade Mortuária.

a (  ) A próxima Companhia 

b (  ) Companhia do Latão

c (  ) Solange Dias

 

3. Qual é a proposta do teatro épico?

a (  ) Debater a vida das zonas rurais.

b (  ) Promover o olhar crítico do espectador.

c (  ) Narrativa sobre a memória da comunidade.

 

4. Os protagonistas no teatro épico são?

a (  ) Trabalhadores e pessoas do povo

b (  ) A elite da sociedade

c (  ) Atores famosos

 

3ª Aula

 

3ª Etapa: Após a leitura dos textos da página68 do livro didático, copiar e responder as atividades 1,2 e 3 da página 69, no caderno:

 

 

 

:

 

 

 

Atividade

 

 

 

 

4ª Aula

 

 

4ª Etapa: Após a leitura do texto da página71 do livro didático, copiar e responder as atividades no caderno;

 

Atividade

 

1 - Qual o modo de produção que domina o mundo?

2 - Com a Revolução Industrial, ocorre a ascensão da burguesia. Como o teatro expressou as suas ideias nesse momento histórico?

3 - Primavera dos Povos é o nome que se dá a uma série de movimentos revolucionários de cunho liberal que ocorreram por toda a Europa durante o ano de 1848. Qual foi a atitude dos artistas?

Cenografia de Erwin Piscator para peça Hoppla.

4 - Onde surgiu o teatro épico? Como são os personagens desse tipo de teatro?

5 - Qual foi o encenador a colocar nos palcos peças assumidamente épicas? Quais tipos de projeções usadas nesse tipo de teatro?

 

 

 

5ª Aula

5ª Etapa: Ler o texto, após a leitura copiar e responder no caderno as atividades:

As desigualdades sociais no Brasil: o teatro usado como metodologia de ensino

Fabiane Ripplinger e NadialineZambot

Bolsistas PIBID

 

As desigualdades sociais acontecem em todos os países, entretanto com diferentes proporções, sendo ela mais expressiva em países em desenvolvimento. Entre as causas das desigualdades sociais estão a má distribuição de renda e recursos, a falta de investimentos na saúde e na educação, poucas oportunidades de trabalho, corrupção, entre outras causas.

 

Mas a social não é a única desigualdade existente no Brasil. Podemos citar outros tipos de desigualdades que advém da desigualdade social (ou contribuem para ela) como étnicas, raciais, culturais, regionais, de gênero no trabalho, econômicas, educacionais, entre outras. Entre os mais afetados pelos vários tipos de desigualdade estão as crianças e jovens, que se encontram despreparados para enfrentar o mercado de trabalho, não continuam os estudos e ficam sujeitos a marginalidade/criminalidade, ao mundo do crime e das drogas. A pobreza, fome, desnutrição, mortalidade infantil, favelização, desemprego, violência, entre outros estão entre as consequências dos diversos tipos de desigualdades.

 

http://pibidgeouffs.blogspot.com/2015/09/as-desigualdades-sociais-no-brasil-o.htmlacessado em 07/10/2020

 

 

Atividade - 1

 

1 - Quais são as causas das desigualdades sociais? 

2 - Quais outros tipos de desigualdades que advém da desigualdade social?

3 - Quem são os mais afetados pelos vários tipos de desigualdade? Por quê?

 

 

 

 

 

Atividade - 2

Após a leitura dos textos das páginas 74 e 75 do livro didático, copiar e responder as atividades abaixo:

 

Sugestão de vídeo:

http://pibidgeouffs.blogspot.com/2015/09/as-desigualdades-sociais-no-brasil-o.htmlacessado em 08/10/2020

Após socialização pedir aos alunos que façam uma apresentação usando: cartazes, teatro, texto ou poesia, (cada grupo pôde escolher com o que gostaria de trabalhar) mostrando como veêm as desigualdades, que são explícitas atualmente.

Sugestão de filme:

Como auxílio no entendimento do conteúdo indicar para os alunos o filme “Escritores da liberdade” para que os alunos observem as desigualdades existentes baseados em uma história real porém não brasileira.

https://youtu.be/35P8iVBLDzI acessado em 08/10/2020

 

 

6ª Aula

 

6ª Etapa: Peça aos alunos consulte as páginas 76 e 77 do seu livro didático e responda as atividades abaixo:

Atividade

 

1 - Defina:

a) Teatro documentário;

b) Enredo;

c) Ação dramática;

d) Ação épica;

e) Diálogo;

f) Rubrica.

 

2 - Existe uma forma correta e pronta para desenvolver uma dramaturgia? Por que?

3 - Como é organizado um enredo?

4 - O que representa a ação épica?

 

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596092?fbclid=IwAR1vz-gijoYCn8k6zYDXtaJHEIpMLlhddZmkLWFuBr4XfML1ssHy3-ovvwA 8ºano acessado em 06/10/2020

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;      (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário