4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema. Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: ”Amor a vida,
por todas as formas de vida e para a vida!” (História da Fotografia) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e
Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
7º Período: 02/05 a 14/05/2022
Aulas: 05 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e
regionais) de produção artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||
1ª
Aula 1º Momento: Ø Levantamento dos conhecimentos prévios. Ø Você sabe para que serve uma fotografia? Ø Você
conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica? Professor:
Dite ou transcreva o texto sobre Fotografia e em seguida passe no quadro as
questões. FOTOGRAFIA A palavra fotografia vem do grego e
significa "desenhos de luz". Foram assim chamadas porque para se
conseguir as imagens utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um
rolo de filme para fotos e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a
luz. As fotografias não servem apenas para fazer retratos pessoais, também
encontramos em jornais e revistas para informar, em livros como ilustração, e
muitas são artes. Embora as fotografias pareçam semelhantes à realidade,
nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a pessoa que faz fotografia
possa se expressar de várias maneiras, utilizando diferentes recursos. O
primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai ser fotografado, ou
seja, o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa que tira a
fotografia presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa imagem é o
que sua câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das coisas
fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em
fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem
ou só parte dela. 2ºMomento
ATIVIDADE 1) Qual a origem e o que significa
a palavra fotografia? 2) Cite 3 utilidades da fotografia. 3) Para que serve o enquadramento
na fotografia? 4) Como podemos intervir no tamanho
do objeto fotografado? 5) Sabemos que a fotografia como
arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos
diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede: 1) A fotografia acima foi tirada durante a Guerra
do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite? 2) Narre a situação em que ela foi tirada, o que
você acha que estava acontecendo? 3) Analisando o foco que o artista deu a foto o
que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu? Para Casa Professor assista ao vídeo Câmara escura com
lente - https://www.youtube.com/watch?v=yZlt8VgjKdc
Divida a turma em grupos e distribua a lista dos
materiais que foram usados para a construção da câmara escura e peça aos
alunos que levem os materiais para a próxima aula. 2ª Aula 1º Momento – Façam a socialização prévia sobre fotografia. Com alguns questionamentos: ·
Qual a parte do texto
Fotografia você gostou? ·
Você concorda que a
fotografia é um documento? Sim ou Não? Justifique Professor faça cópias do texto e divida a
turma em grupos e em seguida peça aos alunos que leiam e façam a
socialização. COMO FOI INVENTADA A FOTOGRAFIA- 1ª parte Fotografia
é
uma arte praticada por todo mundo, hoje é acessível a todos graças à
popularização dos dispositivos digitais, mas você conhece a história da
fotografia? Antes de ser como conhecemos
hoje, ela passou por diversas descobertas e transformações. No passado o
fotógrafo utilizava uma câmara escura.
A câmara escura nada mais é que um compartimento com o interior revestido
de preto, com um pequeno buraco, onde a luz entrará em linha reta e formará a
imagem invertida na parede oposta de onde ela está apontada. Fonte: https://www.superprof.com.br/blo g/nascimento-da-oitava-arte/ acessado:28/05/2022 Professor
peça aos alunos que acessem o link sobre Câmara escura com
lente - https://www.youtube.com/watch?v=yZlt8VgjKdc
Em
seguida socializem e ajude aos alunos a construírem a câmara escura. Fonte: https://www.superprof.com.br/blo g/nascimento-da-oitava-arte/ acessado:02/05/2022 3ª AULA 1º Momento – Faça um levantamento prévio sobre: como foi
inventada a fotografia(roda de conversa). Em seguida apresente a turma a 2ª parte - COMO FOI
INVENTADA A FOTOGRAFIA- FIRSTUP CONSULTANTS 5 A primeira fotografia foi tirada pelo
inventor Joseph Niepce no ano de 1825 e mostra uma visão simples de uma
janela em uma cidade francesa. Essa foto em si não é reconhecida por suas
qualidades estéticas: é especialmente a inovação que a tornou uma referência
para fotógrafos especialistas. Ao
longo dos anos, outros inventores deram suas contribuições para o
aperfeiçoamento da fotografia. No inicio do século 20 os artistas não
estavam prontos para aceitar a fotografia como uma arte reconhecida. Foi
preciso esperar pela Exposição Universal de Paris de 1859 para que as fotos e
as artes clássicas (escultura, pintura, gravura, fotografia de palco paris)
ficassem expostas ao lado das demais. Durante
a Primeira Guerra Mundial, a fotografia e a tecnologia em geral se tornaram
importantes para registrar os passos da humanidade. Durante
a primeira metade do século XX, os fotógrafos registraram os primeiros trens,
a construção de indústrias e fábricas, o desenvolvimento de centros urbanos
ou a utilização de carros na classe trabalhadora. Por
fim, a foto colorida começou a se tornar popular durante a década de 1930. Antes da invenção da fotografia, a pintura e
o desenho eram responsáveis por registrar momentos históricos. Como você pode
ver, artistas no passado utilizavam a câmera escura para ajudar em suas obras
de arte, atualmente o artista plástico também utiliza a fotografia para criar
suas obras artísticas. Legal não é? 2º Momento – ATIVIDADE 1. DITADO COLETIVO – professor oriente os
alunos da seguinte forma: a) O aluno irá copiar a primeira palavra e em
seguida passe o caderno para o colega ao lado que irá escrever a próxima
palavra e assim sucessivamente. Em seguida peça para escrever no quadro a
palavra que o colega ao lado escreveu. Palavras que serão ditadas: a) fotografia b) inventores c) francesa d) Paris e) década d) fábricas e)
pintura f) artista g) registro h) desenho i) históricos j) câmara 2.
Observe o passo a passo como desenhar uma máquina fotográfica. Em seguida
reproduza a sua máquina. https://br.pinterest.com/Amarrral/desenhos-de-m%C3%A1quinas-
Acessado:02/05/2022 4ª AULA 1º
Momento- Faça o levantamento prévio e
em seguida apresente o texto a seguir: A
EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA
ANALÓGICA Se você não conhece muito sobre o processo da
fotografia analógica, abaixo segue o trecho de um texto que retirei do blog
Emania onde explicam como funciona direitinho este tipo de fotografia. “O filme que é colocado no compartimento da
câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar
as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes
geralmente vêm com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um
laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos
necessários). O resultado das câmeras analógicas demora
mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem
durar meses para serem usados completamente, inclusive. ” VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA: Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia
pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors,
sem ficar com a imagem cheia de pixels.
FOTOGRAFIA DIGITAL Este tipo de
fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não
possui uma câmera digital. COMO
FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL O
funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um
sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código
eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória. Hoje em dia os celulares possuem câmeras de excelente qualidade o que
facilita o registro e armazenamento de diversas imagens. 2º Momento - Agora mãos na massa!!! 01 – Você tem o
hábito de fotografar? E o que você mais gosta de registrar? 02 – Você conhece, já
viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica? 03 – Solicite para um
responsável as fotografias antigas da sua família. Compare com as fotografias
de sua família hoje em dia. Anote as diferenças que você encontra. Lembre-se,
a fotografia registra o momento/época, um tempo, uma ocasião etc. Preste
atenção em tudo: roupas, cortes de cabelo, o que é antigo, o que não se usa
mais, etc.! Depois anote as suas descobertas. 04-Tire fotos com o
seu celular, teste posições diferentes, lugares diferentes abuse da sua
imaginação. Depois vamos compartilhar!!! Envie as fotos para o
professor por e-mail ou pelo whatsapp. Observe a fotografia
atentamente: 1 –
Responda as questões a seguir: a) O que você vê? __________________________________________________________________________ b) Quem aparece em destaque na fotografia? ___________________________________________________________________________ c) Analise a expressão fisionômica da
mulher. O que ela demonstra sentir? ___________________________________________________________________________ d) A mão no rosto parece dar suporte para o
rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto? ___________________________________________________________________________ e) Por que a mãe não abraça seus filhos que
parecem tristes? Quantas crianças você vê? __________________________________________________________________________ f) Observe as crianças em pé, ao lado da
mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou
nenhuma dessas alternativas? Explique: ___________________________________________________________________________ g) Que impressão causa o fato de não vermos
os rostos dos meninos em pé? Para melhor compreensão desta fotografia,
podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de
produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais
compreensão teremos da imagem. A fotografia registra momentos, situações que
ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva,
é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além
da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito. Leia
mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado
em28/05/2022 5ª Aula 1ºMomento Faça um levantamento
prévio e em seguida monte com a turma um painel de fotografias, ou seja, das
fotos que os alunos tiraram na 4ª aula. SUGESTÕES Atualmente,
com os celulares e smartphones, as fotografias chegam a outras pessoas
praticamente em tempo real, pois podem ser postadas em redes sociais no
momento imediato ao que foram tiradas. Explorando
a linguagem artística Os
smartphones permitem que as fotos sejam compartilhadas rapidamente Vamos
destacar três elementos da linguagem visual importantes para a fotografia: a
cor (policromia e monocromia), a luz e a textura. POLICROMIA:
Harmonia
conseguida por meio do uso de várias cores. MONOCROMIA:
Utilização
de apenas uma cor e suas nuances numa composição LUZ:
Jogo
de claro e escuro ( luz e sombra) na imagem. Fotografia que explora o
jogo de luz e sombra Textura:
Na
fotografia, está presente nas imagens em duas dimensões ( altura e largura,
sem profundidade); por isso, só é possível ter controle sobre uma textura
aparente. Experimentação
prática: Respondas as perguntas a seguir: 1-
Para
que os fotógrafos tiram fotos? 2-
O
que é essencial para se fotografar? 6.
Observe a seguinte imagem: Flores
plantadas em granadas, lançadas por soldados israelenses contra palestinos,
na Vila de Bilin, na Cisjordânia. O
jardim fotografado é uma homenagem a Bassem, um morador da vila de Bilin
morto no local, durante um confronto entre soldados israelenses e palestinos.
Na vila, uma mulher acumulou as granadas e criou um jardim para homenagear
civis mortos. 7.
Por que as bombas e as flores misturadas em um local marcado por um evento
trágico? 8.
Como a fotografia permite que saibamos mais sobre o conflito entre Israel e
Palestina? 9.
Você também pode ser um fotógrafo: Fontes:
https://www.superprof.com.br/blo g/nascimento-da-oitava-arte/ acessado:28/05/2022 http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/7-ano-e-b-fotografia-exercicio.htmlhttps://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/ Leia
mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpg
> |
||||
RECURSOS:(x)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( x ) Outros: |
||||
AVALIAÇÃO:(
+) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) ( ) Seminários; (+ ) Apresentação
oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário