4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 7ºANO 2022

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema. Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: ”Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (História da Fotografia)

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem.

Unidade Temática: Artes Visuais       Ano: 7º                  Período: 02/05 a 14/05/2022              Aulas: 05

HABILIDADES

 

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF69AR05) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma crítica e problematizada a, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3.  Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula

 

1º Momento:

Ø  Levantamento dos conhecimentos prévios.

Ø   Você sabe para que serve uma fotografia?

Ø  Você conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica?

 

Professor: Dite ou transcreva o texto sobre Fotografia e em seguida passe no quadro as questões.  

 

FOTOGRAFIA

 A palavra fotografia vem do grego e significa "desenhos de luz". Foram assim chamadas porque para se conseguir as imagens utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um rolo de filme para fotos e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a luz. As fotografias não servem apenas para fazer retratos pessoais, também encontramos em jornais e revistas para informar, em livros como ilustração, e muitas são artes. Embora as fotografias pareçam semelhantes à realidade, nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a pessoa que faz fotografia possa se expressar de várias maneiras, utilizando diferentes recursos. O primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai ser fotografado, ou seja, o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa que tira a fotografia presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa imagem é o que sua câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das coisas fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem ou só parte dela.

 

2ºMomento

                                                                  ATIVIDADE

 

 

 

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?

2) Cite 3 utilidades da fotografia.

3) Para que serve o enquadramento na fotografia?

4) Como podemos intervir no tamanho do objeto fotografado?

5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:

 

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-menina-do-napalm-a-iconica-foto-que-revelou-o-horror-da-guerra-do-vietna.phtml(acesso em 28/05/2022)

 

1) A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?

2) Narre a situação em que ela foi tirada, o que você acha que estava acontecendo?

3) Analisando o foco que o artista deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?

 

Para Casa

Professor assista ao vídeo

Câmara escura com lente - https://www.youtube.com/watch?v=yZlt8VgjKdc

Divida a turma em grupos e distribua a lista dos materiais que foram usados para a construção da câmara escura e peça aos alunos que levem os materiais para a próxima aula.

 

2ª Aula

1º Momento – Façam a socialização prévia sobre fotografia.

 

Com alguns questionamentos:

·         Qual a parte do texto Fotografia você gostou?

·         Você concorda que a fotografia é um documento? Sim ou Não? Justifique

 

Professor faça cópias do texto e divida a turma em grupos e em seguida peça aos alunos que leiam e façam a socialização.

 

COMO FOI INVENTADA A FOTOGRAFIA- 1ª parte

 

Fotografia é uma arte praticada por todo mundo, hoje é acessível a todos graças à popularização dos dispositivos digitais, mas você conhece a história da fotografia?

Antes de ser como conhecemos hoje, ela passou por diversas descobertas e transformações. No passado o fotógrafo utilizava uma câmara escura. A câmara escura nada mais é que um compartimento com o interior revestido de preto, com um pequeno buraco, onde a luz entrará em linha reta e formará a imagem invertida na parede oposta de onde ela está apontada.

Fonte: https://www.superprof.com.br/blo g/nascimento-da-oitava-arte/ acessado:28/05/2022

 

2º Momento: Mão na massa

Professor peça aos alunos que acessem o link sobre Câmara escura com lente - https://www.youtube.com/watch?v=yZlt8VgjKdc

 

Em seguida socializem e ajude aos alunos a construírem a câmara escura.

 

Fonte: https://www.superprof.com.br/blo g/nascimento-da-oitava-arte/ acessado:02/05/2022

 

3ª AULA

1º Momento – Faça um levantamento prévio sobre: como foi inventada a fotografia(roda de conversa).

 

Em seguida apresente a turma a 2ª parte - COMO FOI INVENTADA A FOTOGRAFIA-

 

FIRSTUP CONSULTANTS

5

Você sabia que fotografia é uma invenção francesa?

 

A primeira fotografia foi tirada pelo inventor Joseph Niepce no ano de 1825 e mostra uma visão simples de uma janela em uma cidade francesa. Essa foto em si não é reconhecida por suas qualidades estéticas: é especialmente a inovação que a tornou uma referência para fotógrafos especialistas.

 Ao longo dos anos, outros inventores deram suas contribuições para o aperfeiçoamento da fotografia.

 

No inicio do século 20 os artistas não estavam prontos para aceitar a fotografia como uma arte reconhecida. Foi preciso esperar pela Exposição Universal de Paris de 1859 para que as fotos e as artes clássicas (escultura, pintura, gravura, fotografia de palco paris) ficassem expostas ao lado das demais.

 

Durante a Primeira Guerra Mundial, a fotografia e a tecnologia em geral se tornaram importantes para registrar os passos da humanidade.

 

Durante a primeira metade do século XX, os fotógrafos registraram os primeiros trens, a construção de indústrias e fábricas, o desenvolvimento de centros urbanos ou a utilização de carros na classe trabalhadora.

 

Por fim, a foto colorida começou a se tornar popular durante a década de 1930.

 

 Antes da invenção da fotografia, a pintura e o desenho eram responsáveis por registrar momentos históricos. Como você pode ver, artistas no passado utilizavam a câmera escura para ajudar em suas obras de arte, atualmente o artista plástico também utiliza a fotografia para criar suas obras artísticas. Legal não é?

 

2º Momento – ATIVIDADE

 

1. DITADO COLETIVO – professor oriente os alunos da seguinte forma:

 

a) O aluno irá copiar a primeira palavra e em seguida passe o caderno para o colega ao lado que irá escrever a próxima palavra e assim sucessivamente.

Em seguida peça para escrever no quadro a palavra que o colega ao lado escreveu.

 Palavras que serão ditadas:

 

a) fotografia             b) inventores      c) francesa       d) Paris        e) década          d) fábricas

 

e) pintura       f) artista       g) registro         h) desenho       i) históricos         j) câmara

 

2. Observe o passo a passo como desenhar uma máquina fotográfica. Em seguida reproduza a sua máquina.

 

4ª AULA

1º Momento- Faça o levantamento prévio e em seguida apresente o texto a seguir:

 

A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

 

 

FOTOGRAFIA ANALÓGICA

 

Se você não conhece muito sobre o processo da fotografia analógica, abaixo segue o trecho de um texto que retirei do blog Emania onde explicam como funciona direitinho este tipo de fotografia.

“O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vêm com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários).

O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive. ”

 

VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA:

Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels.

 

                                                              FOTOGRAFIA DIGITAL

Este tipo de fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital.

 

 

COMO FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL

 

 O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória.

Hoje em dia os celulares possuem câmeras de excelente qualidade o que facilita o registro e armazenamento de diversas imagens.

 

2º Momento - Agora mãos na massa!!!

 

01 – Você tem o hábito de fotografar? E o que você mais gosta de registrar?

 

02 – Você conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica?

 

03 – Solicite para um responsável as fotografias antigas da sua família. Compare com as fotografias de sua família hoje em dia. Anote as diferenças que você encontra. Lembre-se, a fotografia registra o momento/época, um tempo, uma ocasião etc. Preste atenção em tudo: roupas, cortes de cabelo, o que é antigo, o que não se usa mais, etc.! Depois anote as suas descobertas.

 

04-Tire fotos com o seu celular, teste posições diferentes, lugares diferentes abuse da sua imaginação.

 Depois vamos compartilhar!!!

Envie as fotos para o professor por e-mail ou pelo whatsapp.

 

Observe a fotografia atentamente:

 

                                     

 

1 – Responda as questões a seguir:

 

a) O que você vê?

__________________________________________________________________________

b) Quem aparece em destaque na fotografia?

___________________________________________________________________________

c) Analise a expressão fisionômica da mulher. O que ela demonstra sentir?

___________________________________________________________________________

d) A mão no rosto parece dar suporte para o rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto?

___________________________________________________________________________

e) Por que a mãe não abraça seus filhos que parecem tristes? Quantas crianças você vê?

__________________________________________________________________________

 

f) Observe as crianças em pé, ao lado da mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou nenhuma dessas alternativas? Explique:

___________________________________________________________________________

g) Que impressão causa o fato de não vermos os rostos dos meninos em pé?

 

Para melhor compreensão desta fotografia, podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais compreensão teremos da imagem. A fotografia registra momentos, situações que ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva, é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito.

 

Leia mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado em28/05/2022

 

5ª Aula

1ºMomento

 

Faça um levantamento prévio e em seguida monte com a turma um painel de fotografias, ou seja, das fotos que os alunos tiraram na 4ª aula.                                                           

 

SUGESTÕES    

       

Atualmente, com os celulares e smartphones, as fotografias chegam a outras pessoas praticamente em tempo real, pois podem ser postadas em redes sociais no momento imediato ao que foram tiradas.

Explorando a linguagem artística

Os smartphones permitem que as fotos sejam compartilhadas rapidamente

                                         

Vamos destacar três elementos da linguagem visual importantes para a fotografia: a cor (policromia e monocromia), a luz e a textura.

POLICROMIA: Harmonia conseguida por meio do uso de várias cores.

MONOCROMIA: Utilização de apenas uma cor e suas nuances numa composição

LUZ: Jogo de claro e escuro ( luz e sombra) na imagem.

 

                                        

Fotografia que explora o jogo de luz e sombra

Textura: Na fotografia, está presente nas imagens em duas dimensões ( altura e largura, sem profundidade); por isso, só é possível ter controle sobre uma textura aparente.

                   

                                                

 

Experimentação prática: Respondas as perguntas a seguir:

1-    Para que os fotógrafos tiram fotos?

2-    O que é essencial para se fotografar?

 

6. Observe a seguinte imagem:

 

                                            

Flores plantadas em granadas, lançadas por soldados israelenses contra palestinos, na Vila de Bilin, na Cisjordânia.

O jardim fotografado é uma homenagem a Bassem, um morador da vila de Bilin morto no local, durante um confronto entre soldados israelenses e palestinos. Na vila, uma mulher acumulou as granadas e criou um jardim para homenagear civis mortos.

7. Por que as bombas e as flores misturadas em um local marcado por um evento trágico?

8. Como a fotografia permite que saibamos mais sobre o conflito entre Israel e Palestina?

9. Você também pode ser um fotógrafo:

 

 

 

Fontes: https://www.superprof.com.br/blo g/nascimento-da-oitava-arte/ acessado:28/05/2022

http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/7-ano-e-b-fotografia-exercicio.htmlhttps://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/

Leia mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpg >

RECURSOS:(x) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( +) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) 

( ) Seminários; (+ ) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário