4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Intercurricular: Juntos pelo Planeta:
Sustentabilidade é o Novo Normal! (Fotografia, Expressões Artísticas em
Defesa da Vida Animal) Temas Contemporâneos/ Integradores: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia |
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas, Materialidades Elementos da
linguagem, Processos de Criação
|
Unidade Temática: Artes Visuais/Artes
Integradas Ano:
8º Período:22/04 a
10/04/2024 Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR056) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção
artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações
entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e
problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1°Aula
1ºMomento:
Fotografia e sua Origem
Ø Levantando conhecimentos prévios. ·
Você tem o costume de tirar
selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras
fotográficas? ·
Qual aplicativo que você mais gosta de usar,
para edição? ·
Você sabe o que é revelar fotos? Possui
fotos impressas em sua casa? 2ª Momento: Faça a leitura compartilhada
com os alunos, de maneira que seja trabalhada a oralidade e a interpretação
textual.
O QUE É FOTOGRAFIA? •
Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão
de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um
clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do
observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em
seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.
•
Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e
detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo
observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno
ORIGEM DA FOTOGRAFIA
A origem etimológica de “fotografia” vem
do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz)
e "graphein" (escrever, gravar).
As primeiras experiências
fotográficas de químicos e alquimistas datam da antiguidade. Na Grécia Antiga, foi
criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz
de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras
fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O
aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção
da fotografia.
Ilustração do século XIX mostra
pessoa usando uma câmera escura. Foto: domínio público Foi em meados do século
X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se
projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar. Em 1525, já se dominava
a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico
italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata
oxidavam quando expostos à luz do Sol. Por sua vez, o
farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a contribuir com
esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à
ação da luz. No ano de 1725, foi a
vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma
imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas
Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos
semelhantes. COMO SURGIU A IMAGEM COLORIDA
· As
imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas
pessoas, houve a primeira imagem colorida. • A primeira imagem com cor foi apresentada
em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e
outras folhas de papel para produzir imagens positivas.
William Talbot
•
William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu
inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo
desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse
projeto que se chamava Photographie.
3ºMomento:
Atividade
1) Qual a origem
e o que significa a palavra fotografia? 2) Cite 3
utilidades da fotografia. 3) Como surgiram
as imagens coloridas? 4) Qual o nome do
brasileiro que desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a ser
reconhecido? 5) Sabemos que a
fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa
e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se
pede: ·
A fotografia acima foi tirada
durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela
transmite? ·
Narre a situação em que ela foi
tirada, o que você acha que estava acontecendo? ·
Analisando o foco que o artista deu
a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?
2° Aula 1ºMomento: TIPOS
DE FOTOGRAFIA Faça a leitura compartilhada com os alunos
e em seguida peça para que expliquem as principais diferenças encontradas
entre um e outro tipo. Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma fotografia artística
(acessado em 16/04/2024). ·
Fotografia jornalística ou
documental – Ilustra ou registra algum momento histórico
ou notícia. Sendo de golpes às mudanças climáticas. Este tipo de fotografia
revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que
alguns preferiam esquecer. ·
Fotografia de moda – Servem para
destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos. ·
Fotografia publicitária ou de objeto
– É a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou
serviço. ·
Fotografia artística ou Fine Art
– É o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante
são as coleções de imagens que se relacionam entre si. Contam uma história. ·
Fotografias privados ou pessoais
– Retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos,
aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como
o RG, no passaporte e na carteira de motorista. ·
Fotografia de paisagens
– É comparada à pintura de paisagens, retrata lugares. ·
Fotografia de vida selvagem
– Retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração
e responsabilidade pelo meio ambiente.
2ºMomento: Atividade 1.
O que é a fotografia Fine Art? 2.
Qual a diferença entre a fotografia
de paisagens e a fotografia de vida selvagem? 3.
Qual o objetivo da fotografia de
moda? 4.
Pesquise: Quem é o fotografo Vik
Muniz? 5.
De que forma você tem acesso ao
universo fotográfico? 6.
Você será o artista: Crie três fotografias com perspectiva 7.
Exemplos: 3° Aula 1ºMomento: Professor, peça
aos estudantes para abrir o livro nas páginas 38 e 39 do livro didático
Superação ( Animais e Instalação) e em seguida pedir para responder as
questões. Uma obra que
mantém três urubus vivos dentro de um viveiro no vão central do prédio da
Bienal. Idealizada
pelo artista plástico paulistano Nuno Ramos, a instalação batizada de
"Bandeira branca" é composta por três grandes esculturas em formas
geométricas, que lembram grandes túmulos. As peças são cercadas por uma tela
de proteção que acompanha, de alto a baixo, a rampa e as curvas do prédio
projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
2ºMomento: Aplicar atividades sobre o tema da página 39 do livro didático
(8º ano-Superação)
4ªAula 1ºMomento: 1 – Responda as questões a seguir: a) O que você vê? b) Quem aparece em destaque na fotografia? c) Analise a expressão fisionômica da
mulher. O que ela demonstra sentir? d) A mão no rosto parece dar suporte para o
rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto? e) Por que a mãe não abraça seus filhos que
parecem tristes? Quantas crianças você vê? f) Observe as crianças em pé, ao lado da
mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou
nenhuma dessas alternativas? Explique: g) Que impressão causa o fato de não vermos
os rostos dos meninos em pé? OBS: Para melhor compreensão desta fotografia,
podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de
produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais
compreensões terão da imagem. A fotografia registra momentos, situações que
ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva,
é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além
da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito.
Leia mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado
em 17/04/2024
2ºMomento:
Crie frases com as palavras: a)
Fotografia- b)
Acontecimento- c)
Congelados- d)
Mãe- e)
Expressão- f)
Interpreta- g)
Intenção- h)
Dinâmica-
5°Aula 1ºMomento: Fotografia e Colagem
COMO SURGIU A ARTE DE CORTAR E COLAR
– E POR QUE ELA SE ENCAIXA TÃO BEM COM A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA O que
você pensa quando escuta a palavra “colagem”? É provável que você imagine
tiras de jornais ou fotos remontados para criar uma nova imagem. Algumas
colagens são obras de arte, penduradas em museus e galerias, outras são muito
usadas em cartões de aniversário e só chegam às portas da geladeira. É uma
forma de arte que percorreu um longo caminho e foi popularizada ao longo dos
anos. O SURGIMENTO DA COLAGEM A colagem
– como o nome sugere – tem suas raízes na França, onde foi pioneira pelos
artistas modernistas Georges Braque e Pablo Picasso, por volta de 1911. É um
pouco injusto creditar os dois como inventores da técnica, já que exemplos
anteriores de colagens remontam à Inglaterra vitoriana – mas os dois
certamente foram um dos principais precursores da colagem. O que é isso,
exatamente? O Museu de Arte Moderna define uma colagem como uma “técnica e
obra de arte resultante na qual fragmentos de papel e outros materiais são
dispostos e colados a uma superfície de suporte”. 2ºMomento: Agora é a sua vez: Após mostrar alguns exemplos em imagens de colagens para a
turma, distribua ou peça para a turma providenciar livros velhos, revistas,
jornais, fotografia, cola, tesoura e outros tipos de materiais para que a
turma crie suas próprias colagens com figuras de animais. 6ª Aula 1ºMomento: Professor, explique para os
estudantes a importância da preservação dos animais em extinção, e como a
arte pode ser uma ferramenta poderosa para conscientização e defesa da vida
animal. Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da Terra. Desmatamento, mudanças climáticas,
caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado
muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o
processo de extinção está sendo intensificado. Em qual ou quais
regiões do Brasil existem mais animais ameaçados de extinção? Bahia,
Minas Gerais e São Paulo são os três estados com mais espécies em risco, somando 700 variedades ameaçadas. A
plataforma classifica como ameaçados de extinção os animais em situação
“Vulnerável”, “Em Perigo” ou “Criticamente Em Perigo”.Pela ação humana.
Os 10 animais em extinção no Brasil
·
Ararajuba ·
Ariranha ·
Baleia-franca austral ·
Boto cor-de-rosa ·
Cervo do Pantanal ·
Cuxiú-preto ·
Macaco-aranha-de-cara-preta ·
Lobo-guará ·
Mico-leão-dourado ·
Onça-pintada 2ºMomento: Professor, peça aos estudantes que
formem grupos e em seguida escolha os animais para fazer a dobradura. Siga o
passo a passo Observação: Ø Professor,
avalie a participação dos estudantes na escrita, a criatividade na criação da
obra artística e a capacidade de reflexão e discussão sobre o tema proposto. Segue em anexo os moldes dos animais
Fontes: Acessadas
em 18/04/2024 http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/8-ano-e-b-fotografia-c-exercicio.html?m=1
https://www.santos.sp.gov.br ›
download https://www.youtube.com/watch?v=rFauPZ_HFBU Apostila:
Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan Apostila: Praticar Arte –
volume 10 /Professor Fabrício Sechin Doppus memberes- Atividades
para recorte e colagem ( Espaço Crescer) https://www.google.com/search?q=lista+de+animais+em+extin%C3%A7%C3%A3o+no+brasil |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( x ) Data show; ( x
) Jornal; ( x ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação
da participação; Outros:
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário