4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8ºANO

4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! (Fotografia, Expressões Artísticas em Defesa da Vida Animal)

Temas Contemporâneos/ Integradores:  Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas, Materialidades Elementos da linguagem, Processos de Criação

 

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas     Ano: 8º      Período:22/04 a 10/04/2024   Aulas: 6

HABILIDADES

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

 (EF69AR056) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1°Aula

1ºMomento: Fotografia e sua Origem

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         Você tem o costume de tirar selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas?

·          Qual aplicativo que você mais gosta de usar, para edição?

·          Você sabe o que é revelar fotos? Possui fotos impressas em sua casa?

2ª Momento: Faça a leitura compartilhada com os alunos, de maneira que seja trabalhada a oralidade e a interpretação textual.

 

O QUE É FOTOGRAFIA?

 

• Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

 

• Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno

 

ORIGEM DA FOTOGRAFIA

 

A origem etimológica de “fotografia” vem do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz) e "graphein" (escrever, gravar).

 

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam da antiguidade.

Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção da fotografia.

 

                          

                                                           Ilustração do século XIX mostra pessoa usando uma câmera escura. Foto: domínio público

Foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a contribuir com esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

COMO SURGIU A IMAGEM COLORIDA

 

·  As imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

 • A primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

 

          

        William Talbot

 

• William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

 

3ºMomento: Atividade

 

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?

2) Cite 3 utilidades da fotografia.

3) Como surgiram as imagens coloridas?

4) Qual o nome do brasileiro que desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a ser reconhecido?

5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:

·         A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?

·         Narre a situação em que ela foi tirada, o que você acha que estava acontecendo?

·         Analisando o foco que o artista deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?

 

 

2° Aula

1ºMomento:                                TIPOS DE FOTOGRAFIA

                     

Faça a leitura compartilhada com os alunos e em seguida peça para que expliquem as principais diferenças encontradas entre um e outro tipo.

Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma fotografia artística (acessado em 16/04/2024).

·         Fotografia jornalística ou documental – Ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes às mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.

·          Fotografia de moda – Servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.

·          Fotografia publicitária ou de objeto – É a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço.

·         Fotografia artística ou Fine Art – É o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as coleções de imagens que se relacionam entre si. Contam uma história.

·         Fotografias privados ou pessoais – Retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.

·         Fotografia de paisagens – É comparada à pintura de paisagens, retrata lugares.

·         Fotografia de vida selvagem – Retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.

 

2ºMomento:       Atividade

1.      O que é a fotografia Fine Art?

2.      Qual a diferença entre a fotografia de paisagens e a fotografia de vida selvagem?

3.      Qual o objetivo da fotografia de moda?

4.      Pesquise: Quem é o fotografo Vik Muniz?

5.      De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?

6.      Você será o artista: Crie três fotografias com perspectiva

7.      Exemplos:

                     

                

3° Aula

1ºMomento: Professor, peça aos estudantes para abrir o livro nas páginas 38 e 39 do livro didático Superação ( Animais e Instalação) e em seguida pedir para responder as questões.

Uma obra que mantém três urubus vivos dentro de um viveiro no vão central do prédio da Bienal.

Idealizada pelo artista plástico paulistano Nuno Ramos, a instalação batizada de "Bandeira branca" é composta por três grandes esculturas em formas geométricas, que lembram grandes túmulos. As peças são cercadas por uma tela de proteção que acompanha, de alto a baixo, a rampa e as curvas do prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

 

2ºMomento: 

Aplicar atividades sobre o tema da página 39 do livro didático (8º ano-Superação)

 

4ªAula

1ºMomento:

                                  

1 – Responda as questões a seguir:

a) O que você vê?

b) Quem aparece em destaque na fotografia?

c) Analise a expressão fisionômica da mulher. O que ela demonstra sentir?

d) A mão no rosto parece dar suporte para o rosto ou para suas emoções? Como você interpreta o gesto nesse contexto?

e) Por que a mãe não abraça seus filhos que parecem tristes? Quantas crianças você vê?

f) Observe as crianças em pé, ao lado da mãe. Na sua opinião, estão confortando a mãe, buscando o conforto dela, ou nenhuma dessas alternativas? Explique:

g) Que impressão causa o fato de não vermos os rostos dos meninos em pé?

OBS: Para melhor compreensão desta fotografia, podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histórico, contexto de produção, intenção do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais compreensões terão da imagem. A fotografia registra momentos, situações que ficaram congeladas. Porém, não se trata da imagem estática; é dinâmica, viva, é o retrato histórico de acontecimentos, que para buscarmos significado, além da cuidadosa observação podemos pesquisar a seu respeito.

 

Leia mais! Disponível em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpAcessado em 17/04/2024

 

2ºMomento: Crie frases com as palavras:

a)      Fotografia-

b)      Acontecimento-

c)      Congelados-

d)      Mãe-

e)      Expressão-

f)       Interpreta-

g)      Intenção-

h)      Dinâmica-

 

5°Aula

1ºMomento: Fotografia e Colagem

 

COMO SURGIU A ARTE DE CORTAR E COLAR – E POR QUE ELA SE ENCAIXA TÃO BEM COM A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

O que você pensa quando escuta a palavra “colagem”? É provável que você imagine tiras de jornais ou fotos remontados para criar uma nova imagem. Algumas colagens são obras de arte, penduradas em museus e galerias, outras são muito usadas em cartões de aniversário e só chegam às portas da geladeira. É uma forma de arte que percorreu um longo caminho e foi popularizada ao longo dos anos.

O SURGIMENTO DA COLAGEM

A colagem – como o nome sugere – tem suas raízes na França, onde foi pioneira pelos artistas modernistas Georges Braque e Pablo Picasso, por volta de 1911. É um pouco injusto creditar os dois como inventores da técnica, já que exemplos anteriores de colagens remontam à Inglaterra vitoriana – mas os dois certamente foram um dos principais precursores da colagem. O que é isso, exatamente? O Museu de Arte Moderna define uma colagem como uma “técnica e obra de arte resultante na qual fragmentos de papel e outros materiais são dispostos e colados a uma superfície de suporte”.

2ºMomento:  Agora é a sua vez:

Após mostrar alguns exemplos em imagens de colagens para a turma, distribua ou peça para a turma providenciar livros velhos, revistas, jornais, fotografia, cola, tesoura e outros tipos de materiais para que a turma crie suas próprias colagens com figuras de animais.

6ª Aula

1ºMomento: Professor, explique para os estudantes a importância da preservação dos animais em extinção, e como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para conscientização e defesa da vida animal.

Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da Terra. Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado.

Em qual ou quais regiões do Brasil existem mais animais ameaçados de extinção?

Bahia, Minas Gerais e São Paulo são os três estados com mais espécies em risco, somando 700 variedades ameaçadas. A plataforma classifica como ameaçados de extinção os animais em situação “Vulnerável”, “Em Perigo” ou “Criticamente Em Perigo”.Pela ação humana.

                                                 Os 10 animais em extinção no Brasil

   

  

 

·         Ararajuba

·         Ariranha

·         Baleia-franca austral

·         Boto cor-de-rosa

·         Cervo do Pantanal

·         Cuxiú-preto

·         Macaco-aranha-de-cara-preta

·         Lobo-guará

·         Mico-leão-dourado

·         Onça-pintada

2ºMomento: Professor, peça aos estudantes que formem grupos e em seguida escolha os animais para fazer a dobradura. Siga o passo a passo

Observação:

Ø  Professor, avalie a participação dos estudantes na escrita, a criatividade na criação da obra artística e a capacidade de reflexão e discussão sobre o tema proposto.

Segue em anexo os moldes dos animais

 

Fontes: Acessadas em 18/04/2024

http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/8-ano-e-b-fotografia-c-exercicio.html?m=1 https://www.santos.sp.gov.br › download

https://www.youtube.com/watch?v=rFauPZ_HFBU

Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan

Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin

Doppus memberes- Atividades para recorte e colagem ( Espaço Crescer)

https://www.google.com/search?q=lista+de+animais+em+extin%C3%A7%C3%A3o+no+brasil

RECURSOS:( ) Livro didático; ( x ) Data show; ( x  ) Jornal; ( x ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;    ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário