SEQUÊNCIA DIDÁTICA 20/09/2021 A 01/10/2021

 

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em Foco - Setembro Amarelo/ Itamaraju ontem e hoje)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem, Cidade, Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas   Ano:  Período:20/09 a 01/10/2021  Aulas:4

HABILIDADES

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.roduzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo,ético e responsável.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.  

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 

1ªAULA: ITAMARAJU

 

                   

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

-Os seus pais nasceram em Itamaraju?

-Você já teve interesse de pesquisar sobre sua cidade?

-Você conhece essa cidade na fotografia? Quais mudanças ocorreram nesse lugar?

 

                                                          HISTÓRIA DE ITAMARAJU

  Em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município de Prado. Itamaraju é um pedaço destas terras que no passado pertenceu a Prado, através da Lei Estadual n.º 1.509 de 5 de outubro de 1961, foi obtida a emancipação política, passando o município a chamar-se “Itamaraju”. A emancipação política administrativa foi idealizada por José Gomes de Almeida e Antônio Fontes Mascarenhas.

  Em 1860, a região, habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada o acesso pelo Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros em linha reta se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas embarcações.

  Por volta de 1895, a atual cidade de Itamaraju nascia de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 5 de outubro) com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro.

  Embora fizesse parte do município de Prado, existia uma sociedade particular que o administrava e cobrava aforamento aos seus habitantes. Fazia parte dessa sociedade Virgulino Pereira, Cândido Nascimento, José Guilherme da Rosa, Nestor Camão e outros, quase todos falecidos.

  A vila de Escondido que se tornaria Itamaraju mais tarde, se impulsionou com a febre do comércio de jacarandá, alto preço do cacau, onde surgiram novas fazendas, não só de cacau, tendo Arthur Fontes Mascarenhas como o maior incentivador, como também as fazendas de pecuária e muitos emigrantes, destacando-se a família Barros (Demétrio, Ruy e Ailton) e outros, que muito contribuíram para o desenvolvimento e aspecto urbano da vila.

 O então prefeito José Gomes de Almeida foi a alavanca propulsora desse desenvolvimento, construindo o campo de pouso para pequenos aviões (atual Praça 2 de julho), abertura de estradas para os povoados do Farol (Pirajá), Futuca (Pirají), Arraial do Almeida (São Paulinho), além dos melhoramentos na estrada Guarany-Rio Chay e Prado-Itamaraju, com os desvios das ladeiras da Atividade para o Tururim e do Ribeirão para mais acima, assim como limpeza periódica do Rio Jucuruçu e a construção de um mercado na atual Rua 5 de Outubro.

  Essa série de progresso, trouxe ainda na administração do prefeito José Almeida a ideia da emancipação do Escondido, surgindo, portanto, o município de Itamaraju.

  O nome Itamaraju foi poeticamente ciado pelo pioneiro do cacau, senhor Moisés dos Santos Almeida, a partir dos termos indígenas dos Tupis:

ITA – Pedra (Pedra do Monte Pascoal)

MARA – Matas

JU – Primeira sílaba do nome do Rio Jucuruçu

 

ATIVIDADE

1) Responda:

a) Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju?

b) Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido?

c) O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju?

 

 

1)    Observe as imagens:

 

https://i.pinimg.com/736x/de/0c/91/de0c91c3b78ceecebbb64a2cbb4a1c3b.jpg  

      https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/04/b2-1.jpg

(Acervo: Valdeci Rosa de Almeida)

A)   Descreva detalhadamente o que você ver nas imagens.

B)   Qual a emoção que cada figura pode transmitir?

C)   Nas figuras acima vimos o rio Jucuruçu, em diferentes épocas. Por que o rio está diferente nas duas imagens? O que pode ter ocorrido?

D)   Qual a importância da construção da ponte para o município?

  Professor, converse com os alunos sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo, sobre as belezas, os pontos turísticos e os monumentos construídos, na atividade 3 explique aos alunos que em cada foto pesquisada deverá falar sobre os acontecimentos da época, cada localidade pode trabalhar também sua realidade como os rios citados no texto dentre outros.

2)    Faça um desenho que melhor representa na sua opinião a Cidade de Itamaraju, usando tinta ou lápis de cor (use sua criatividade).

3)    Pesquisar fotos de Itamaraju e fazer uma interpretação cronológica de cada imagem. Das praças, igrejas, padarias...

 

2ª AULA

ITAMARAJU/ BRASÃO

 Itamaraju é um município do estado da Bahia, no Brasil. Com 2.580 km² de área, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 64 486[2] habitantes. A cidade já teve forte influência econômica na região por causa do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e 1990[carece de fontes].

 Emancipou-se em 5 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui o quarto maior centro comercial do extremo sul do Estado, com um comércio forte e sólido de paiol (palha), e tem o que há de melhor em piaba, um povo amigo e hospitaleiro. Promove até os anos atuais a maior festa regional de São João, mantendo a sua tradição junina de origem.

Seu principal ponto turístico é o Monte do Pescoço, que é exposto até na bandeira do município. Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do "Monte Pascoal", primeira porção continental brasileira avistado por Pedro Álvares Cabral.[6] Itamaraju faz partes das famosas "Serras Baixas" descritas na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, por ocasião do descobrimento do Brasil. Era aqui o campo de caça dos índios encontrados por Cabral. Apesar de não ser muito divulgado, o município também faz parte da Costa das Baleias e tem, como datas festivas importantes, as festas juninas, a festa de Cosme e Damião, cavalgadas etc. Esses eventos são responsáveis pela geração de emprego e renda nos períodos festivos.

Atividade

 

 

1-Faça a releitura da bandeira de Itamaraju.

2- Pesquise o significado do brasão da bandeira de Itamaraju

 

 

 

3ª AULA

    

 

Artista da Nossa Cidade

BRUNO CALIMAN

 

 Itamaraju: Assim como Lulu Santos, Renato Russo e Caetano Veloso, Roberto Carlos, Bruno Caliman está entre os maiores compositores nos rankings nacionais. Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno nasceu em Itamaraju, cidade que, tanto comemora como prestigia e homenageia o talento e sucesso de suas composições, na festa de São João.

 Autor de grandes sucessos da música brasileira, como Locutor, Seu polícia, 24 Horas, Já não sei mais nada, Fiorino, Te Esperando, Escreve aí, Gaveta, Sogrão Caprichou, Poeira da Lua, Camaro Amarelo, Domingo de manhã, entre outras, interpretadas por artistas conhecidos mundialmente: Bruno e Marrone, Luan Santana, Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba , Lucas Lucco, Munhoz e Mariano, Jorge e Mateus, entre outros.

 Bruno Caliman nasceu em Itamaraju no dia 15 de outubro de 1976. Morou em Teixeira de Freitas, atualmente em Vila Velha e com muito trabalho em São Paulo. Começou a sua carreira musical bem jovem, aos 16 anos, quando, de forma descontraída, entrou para uma banda formada por amigos de escola, a Panela Puc em Itamaraju, estilo Mamonas Assassinas. Anos depois, Bruno passou a criar jingles publicitários, e também tocava em barzinhos.  Passou por muitas dificuldades, mas seu talento e composições que ficam na mente, marcaram seu nome em 09 de dez hits sertanejos mais tocados em 2013, além de músicas mais tocadas anualmente na história do sertanejo, gênero musical escolhido pelo artista.

 Entre os ídolos que inspiram o artista, Raul Seixas, Bob Dylan, Milton Nascimento e Renato Teixeira, suas composições expressam o cotidiano em letras românticas. Essa mistura até criou um termo no meio sertanejo, o "Calimanismo" que, segundo o próprio Caliman, é "falar de amor sem usar o verbo amar". Como exemplo, a canção "Domingo de Manhã", quando Marcos e Belutti cantam que eles poderiam estar "no espaço em um módulo lunar", mas preferem ouvir a voz de sono da amada no domingo de manhã.

 Um dos maiores compositores do Brasil, Bruno Caliman, é homenageado no São João de Itamaraju

O São João de Itamaraju homenageou este artista, fruto da terra e que também participou da festa, reencontrando grandes amigos, como Michel Teló, Tato e toda a turma da banda Falamansa.

 

 Em entrevista exclusiva para o Vida Diária, Caliman expressa a sua felicidade em representar Itamaraju, ser homenageado e relembrar momentos vividos na cidade: “É um marco em minha vida. Queremos sempre fazer bonito para a cidade da gente, ser bem recebido e valorizar. Eu defendo essa terra com unhas e dentes, falo do significado do nome, do que representa para mim. Teixeira de Freitas também, onde tive meus filhos”.

 Ao falar dos trabalhos em andamento, destaca 03 músicas no novo DVD de Zezé di Camargo e Luciano, nova música do Luan Santana, nova música do Lucas Lucco, música interpretada por Lucy Alves que estará na trilha sonora da novela Força do querer, e “mais um monte de coisas legais”, finaliza Bruno.

 Por Vida Diária: Andressa Lima e Mírian Ferreira.

http://vidadiaria.com.br/index.php/cidades/839-exclusivo-um-dos-maiores-compositores-do-brasil-bruno-caliman-o-homenageado-do-sao-joao-de-itamaraju

 

Atividade

1- Como Caliman expressou a sua felicidade em representar Itamaraju?

2- Quando e onde nasceu Bruno Caliman?

3- Qual música abriu as portas do sucesso para Bruno?

4- Como Bruno define o estilo calimanismo?

5- Quando ele começou a compor?

6- Cite 3 sucessos escritos por ele?

7- Quais artistas brasileiros já gravaram suas músicas?

8- Cite uma música escrita por ele que você mais gosta.

 

 

4ª AULA

SETEMBRO AMARELO

  Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil.

  Se outubro é o mês pela prevenção do câncer de mama, representado pela cor rosa, e novembro é pela prevenção de doenças masculinas, com a cor azul, Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.

  O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

  O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Todos acreditam que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas. É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Atividades:

1.    Qual o objetivo da Campanha Setembro Amarelo?

2.    Qual o significado das cores azul, rosa e amarelo de acordo com o texto?

3.    Quem são as seis a dez pessoas impactadas com o suicídio?

4.    Comente sobre os dados estatísticos no segundo parágrafo.

5.    O que afirma a OMS sobre o suicídio no Brasil? Comente.

6.    Por que as pessoas têm tabu sobre o suicídio?

7.    Você concorda com o slogan desta campanha?

8.    Faça um comentário crítico sobre o valor desta campanha em nossa cidade.

 

Fontes acessadas em 14/09/2021

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Caliman

https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Itamaraju

http://vidadiaria.com.br/index.php/cidades/839-exclusivo-um-dos-maiores-compositores-do-brasil-bruno-caliman-o-homenageado-do-sao-joao-de-itamaraju

Acervo: Valdeci Rosa de Almeida

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário