9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Itamaraju em Foco - Setembro Amarelo/ Itamaraju
ontem e hoje) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,
Processos de Criação, Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem, Cidade, Cultura e Práticas
Culturais |
Unidade
Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 7º Período:20/09 a 01/10/2021 Aulas:4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses
artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32)
Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre
diversas linguagens artísticas. (EF69AR34)
Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas
diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas,
africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de
vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões
artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira
cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos
educandos dentro e fora da escola.roduzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo,ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 7. Problematizar questões políticas, sociais,
econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios,
produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ªAULA: ITAMARAJU Ø Levantando conhecimentos
prévios. -Os seus pais nasceram em Itamaraju? -Você já teve interesse de pesquisar sobre sua cidade? -Você conhece essa cidade na fotografia? Quais mudanças
ocorreram nesse lugar?
HISTÓRIA
DE ITAMARAJU Em 22 de abril de 1500, a
frota portuguesa de Pedro
Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município de
Prado. Itamaraju é um pedaço destas terras que no passado pertenceu a Prado,
através da Lei Estadual n.º 1.509 de 5 de outubro de 1961, foi obtida a
emancipação política, passando o município a chamar-se “Itamaraju”. A
emancipação política administrativa foi idealizada por José Gomes de Almeida
e Antônio Fontes Mascarenhas. Em
1860, a região, habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos
exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada o acesso
pelo Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros em linha reta
se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas
embarcações. Por
volta de 1895, a atual cidade de Itamaraju nascia de um povoado denominado
Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. Durante a Guerra
do Paraguai,
ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o
topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 5 de outubro)
com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de
taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro. Embora
fizesse parte do município de Prado, existia uma sociedade particular que o
administrava e cobrava aforamento aos seus habitantes. Fazia parte dessa
sociedade Virgulino Pereira, Cândido Nascimento, José Guilherme da Rosa,
Nestor Camão e outros, quase todos falecidos. A
vila de Escondido que se tornaria Itamaraju mais tarde, se impulsionou com a
febre do comércio de jacarandá, alto preço do cacau, onde surgiram novas
fazendas, não só de cacau, tendo Arthur Fontes Mascarenhas como o maior
incentivador, como também as fazendas de pecuária e muitos emigrantes,
destacando-se a família Barros (Demétrio, Ruy e Ailton) e outros, que muito
contribuíram para o desenvolvimento e aspecto urbano da vila. O
então prefeito José Gomes de Almeida foi a alavanca propulsora desse
desenvolvimento, construindo o campo de pouso para pequenos aviões (atual
Praça 2 de julho), abertura de estradas para os povoados do Farol (Pirajá),
Futuca (Pirají), Arraial do Almeida (São Paulinho), além dos melhoramentos na
estrada Guarany-Rio Chay e Prado-Itamaraju, com os desvios das ladeiras da
Atividade para o Tururim e do Ribeirão para mais acima, assim como limpeza
periódica do Rio Jucuruçu e a construção de um mercado na atual Rua 5 de
Outubro. Essa
série de progresso, trouxe ainda na administração do prefeito José Almeida a
ideia da emancipação do Escondido, surgindo, portanto, o município de
Itamaraju. O
nome Itamaraju foi poeticamente ciado pelo pioneiro do cacau, senhor Moisés
dos Santos Almeida, a partir dos termos indígenas dos Tupis: ITA
– Pedra (Pedra do Monte Pascoal) MARA
– Matas JU
– Primeira sílaba do nome do Rio Jucuruçu ATIVIDADE 1)
Responda: a)
Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju? b)
Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido? c)
O que você sabe
sobre a cidade de Itamaraju? 1) Observe as imagens: https://i.pinimg.com/736x/de/0c/91/de0c91c3b78ceecebbb64a2cbb4a1c3b.jpg https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/04/b2-1.jpg (Acervo:
Valdeci Rosa de Almeida) A)
Descreva detalhadamente o que você ver nas imagens. B)
Qual a emoção que cada figura pode transmitir? C)
Nas figuras acima vimos o rio Jucuruçu, em diferentes épocas.
Por que o rio está diferente nas duas imagens? O que pode ter ocorrido? D)
Qual a importância da construção da ponte para o município? Professor,
converse com os alunos sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo,
sobre as belezas, os pontos turísticos e os monumentos construídos, na
atividade 3 explique aos alunos que em cada foto pesquisada deverá falar
sobre os acontecimentos da época, cada localidade pode trabalhar também sua
realidade como os rios citados no texto dentre outros. 2)
Faça um desenho que melhor representa na sua opinião a Cidade de
Itamaraju, usando tinta ou lápis de cor (use sua criatividade). 3)
Pesquisar fotos de Itamaraju e fazer uma interpretação
cronológica de cada imagem. Das praças, igrejas, padarias... 2ª AULA ITAMARAJU/ BRASÃO Itamaraju é um município do estado da Bahia,
no Brasil. Com 2.580 km² de área, sua população, conforme estimativas do IBGE
de 2019, era de 64 486[2] habitantes. A cidade já teve forte influência
econômica na região por causa do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e
1990[carece de fontes]. Emancipou-se em 5 de outubro de 1961,
desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui o quarto maior centro
comercial do extremo sul do Estado, com um comércio forte e sólido de paiol
(palha), e tem o que há de melhor em piaba, um povo amigo e hospitaleiro.
Promove até os anos atuais a maior festa regional de São João, mantendo a sua
tradição junina de origem. Seu
principal ponto turístico é o Monte do Pescoço, que é exposto até na bandeira
do município. Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do
"Monte Pascoal", primeira porção continental brasileira avistado
por Pedro Álvares Cabral.[6] Itamaraju faz partes das famosas "Serras
Baixas" descritas na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, por ocasião
do descobrimento do Brasil. Era aqui o campo de caça dos índios encontrados
por Cabral. Apesar de não ser muito divulgado, o município também faz parte
da Costa das Baleias e tem, como datas festivas importantes, as festas
juninas, a festa de Cosme e Damião, cavalgadas etc. Esses eventos são
responsáveis pela geração de emprego e renda nos períodos festivos. Atividade 1-Faça
a releitura da bandeira de Itamaraju. 2-
Pesquise o significado do brasão da bandeira de Itamaraju 3ª AULA Artista
da Nossa Cidade BRUNO
CALIMAN Itamaraju: Assim como Lulu Santos, Renato
Russo e Caetano Veloso, Roberto Carlos, Bruno Caliman está entre os maiores
compositores nos rankings nacionais. Filho de pai capixaba e mãe baiana,
Bruno nasceu em Itamaraju, cidade que, tanto comemora como prestigia e
homenageia o talento e sucesso de suas composições, na festa de São João. Autor de grandes sucessos da música
brasileira, como Locutor, Seu polícia, 24 Horas, Já não sei mais nada,
Fiorino, Te Esperando, Escreve aí, Gaveta, Sogrão Caprichou, Poeira da Lua,
Camaro Amarelo, Domingo de manhã, entre outras, interpretadas por artistas
conhecidos mundialmente: Bruno e Marrone, Luan Santana, Gusttavo Lima,
Fernando & Sorocaba , Lucas Lucco, Munhoz e Mariano, Jorge e Mateus,
entre outros. Bruno Caliman nasceu em Itamaraju no dia 15
de outubro de 1976. Morou em Teixeira de Freitas, atualmente em Vila Velha e
com muito trabalho em São Paulo. Começou a sua carreira musical bem jovem,
aos 16 anos, quando, de forma descontraída, entrou para uma banda formada por
amigos de escola, a Panela Puc em Itamaraju, estilo Mamonas Assassinas. Anos
depois, Bruno passou a criar jingles publicitários, e também tocava em
barzinhos. Passou por muitas dificuldades, mas seu talento e
composições que ficam na mente, marcaram seu nome em 09 de dez hits
sertanejos mais tocados em 2013, além de músicas mais tocadas anualmente na
história do sertanejo, gênero musical escolhido pelo artista. Entre os ídolos que inspiram o artista, Raul
Seixas, Bob Dylan, Milton Nascimento e Renato Teixeira, suas composições
expressam o cotidiano em letras românticas. Essa mistura até criou um termo
no meio sertanejo, o "Calimanismo" que, segundo o próprio Caliman,
é "falar de amor sem usar o verbo amar". Como exemplo, a canção
"Domingo de Manhã", quando Marcos e Belutti cantam que eles
poderiam estar "no espaço em um módulo lunar", mas preferem ouvir a
voz de sono da amada no domingo de manhã. Um dos
maiores compositores do Brasil, Bruno Caliman, é homenageado no São João de
Itamaraju O
São João de Itamaraju homenageou este artista, fruto da terra e que também
participou da festa, reencontrando grandes amigos, como Michel Teló, Tato e
toda a turma da banda Falamansa. Em entrevista exclusiva para o Vida Diária,
Caliman expressa a sua felicidade em representar Itamaraju, ser homenageado e
relembrar momentos vividos na cidade: “É um marco em minha vida. Queremos
sempre fazer bonito para a cidade da gente, ser bem recebido e valorizar. Eu
defendo essa terra com unhas e dentes, falo do significado do nome, do que
representa para mim. Teixeira de Freitas também, onde tive meus filhos”. Ao falar dos trabalhos em andamento, destaca
03 músicas no novo DVD de Zezé di Camargo e Luciano, nova música do Luan
Santana, nova música do Lucas Lucco, música interpretada por Lucy Alves que
estará na trilha sonora da novela Força do querer, e “mais um monte de coisas
legais”, finaliza Bruno. Por
Vida Diária: Andressa Lima e Mírian Ferreira. Atividade 1-
Como Caliman expressou a sua felicidade em representar Itamaraju? 2-
Quando e onde nasceu Bruno Caliman? 3-
Qual música abriu as portas do sucesso para Bruno? 4-
Como Bruno define o estilo calimanismo? 5-
Quando ele começou a compor? 6-
Cite 3 sucessos escritos por ele? 7-
Quais artistas brasileiros já gravaram suas músicas? 8-
Cite uma música escrita por ele que você mais gosta. 4ª AULA SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a
prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da
realidade do suicídio no Brasil. Se outubro é o mês pela prevenção do câncer
de mama, representado pela cor rosa, e novembro é pela prevenção de doenças
masculinas, com a cor azul, Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a
população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em
mais de 90% dos casos. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são
diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem
reparadas. O suicídio é considerado um problema de
saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45
segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria
vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde
(OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o
suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. O assunto que já foi um tabu muito maior,
ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e
busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Todos
acreditam que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por
situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do
momento em que as mesmas são identificadas. É por isso que “Falar é a melhor
solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização
acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10
situações de atos suicidas. Atividades: 1.
Qual o objetivo da Campanha Setembro
Amarelo? 2.
Qual o significado das cores azul, rosa
e amarelo de acordo com o texto? 3.
Quem são as seis a dez pessoas
impactadas com o suicídio? 4.
Comente sobre os dados estatísticos no
segundo parágrafo. 5.
O que afirma a OMS sobre o suicídio no
Brasil? Comente. 6.
Por que as pessoas têm tabu sobre o
suicídio? 7.
Você concorda com o slogan desta
campanha? 8.
Faça um comentário crítico sobre o valor
desta campanha em nossa cidade. Fontes acessadas em
14/09/2021 https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Caliman https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg https://pt.wikipedia.org/wiki/Itamaraju Acervo: Valdeci
Rosa de Almeida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário