Sequência didática 14/06 a 09/07/2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:   Contextos e práticas/ Matrizes Estéticas e culturais/ Materialidades/ Processos de criação- Pré- História: Arte Rupestre/ Expressões e Registros - Pintura Rupestre pelo Mundo

 

Unidade Temática: Artes Visuais    Ano:  9º        Período:    14/06/2021 a 03/07/2021         Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR104BA) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, através da prática do desenho, grafite, pintura, colagem, histórias em quadrinhos, dobradura, gravura, escultura, fotografia e vídeo.

(EF69AR106BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário

(EF15AR244BA) Experimentar diferentes for - mas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF69AR108BA) Desenvolver processos de criação em artes visuais que mobilize diálogos entre o passado e o presente, entre diferentes culturas e entre diferentes linguagens.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR34) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorização da arte. (arte, artesanato, folclore, desgn etc).

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

·         Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

·         Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias w diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (35 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª Aula: A PRÉ-HISTÓRIA

 

A PRÉ-HISTÓRIA

Período que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita chama-se PRÉ-HISTÓRIA. Esta fase dividiu-se em três períodos:

Paleolítico, neolítico, idade dos metais.

No período paleolítico o homem é nômade, confecciona seus instrumentos com pedra e argila; vivem da caça e pesca. Pintam nas paredes das cavernas animais e o próprio homem em atitudes de caça. Este tipo de pintura chama-se ARTE RUPRESTRE.

As pinturas rupestres foram pinturas e desenhos realizados por pessoas da pré-história, nas cavernas e em rochas. Essas pinturas foram produzidas utilizando-se materiais vindos de plantas e de sangue de animais, ou mesmo dos dois. As pinturas rupestres tinham um objetivo registrar grandes acontecimentos como uma caçada, uma reunião. Representavam uma forma de registro e de memória.

Como tinta usa o carvão, seiva da árvore, terra, sangue e excremento de animais.

No período NEOLÍTICO o homem cultiva a terra e cria animais. Instala-se em lugares fixos; constroem cabanas para viver e também monumentos e tumbas. Esses monumentos são os DOLMENS, MENIRES e CROMELEQUES.

DOLMENS: são duas pedras verticais que sustentam uma terceira colocada horizontalmente são os túmulos;

MENIRES: são pedras erguidas verticalmente, são estátuas de divindade;

CROMLEQUES: são pedras erguidas verticalmente dispostas em círculos, são observatórios astronômicos para estudo do sol.

As esculturas eram feitas de osso, madeira, pedra e argila. O tema preferido era a mulher. Eles davam todo realce ao corpo: o ventre, os seios e as nádegas que são exageradamente volumosas. Confeccionavam também vasos, panelas e recipientes para guardar água e alimentos.

Na Idade dos Metais o homem trabalha com o ferro e cobre. Depois aprendeu a misturar o cobre com o estanho obtendo o bronze.

 

ATIVIDADE

1. Responda em seu caderno.

 

a-    O que é Arte?

b-   Como a arte se apresenta?

c-    Como se chama o período que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita?

d-    Como se divide a PRÉ - HISTÓRIA?

e-    Fale sobre o PERÍODO NEOLÍTICO.

f-      O que é a arte rupestre?

g-   Como o homem da pré-história conseguia as tintas?

h-   Como vive o homem no período neolítico?

i-      O que são dolmens?

j-      O que são os cromleques?

k-     O que são os menires?

l-      Qual era o tema preferido dos escultores e que partes eles?

 

 

2- Agora que você conheceu um pouco da pré-história, VAMOS fabricar algumas tintas caseiras?

Separe alguns ingredientes e mão na massa. Abaixo tem uma receita bem legal.

 

A tinta que vem da natureza

O pó de café resulta na cor marrom. Do urucum vem a cor laranja. Do açafrão, a amarela... O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural.

 

VEJA A SEGUIR UMA DAS RECEITAS

Material necessário

- 100 mililitros de cola branca
- 25 gramas de cada um dos pigmentos naturais: açafrão, terra, pó de café e urucum
- 100 mililitros de água
- 4 potes plásticos
- 4 recipientes
- 1 colher

Como fazer

1 - JUNTANDO OS INGREDIENTES

 

 Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. 

2 - PRONTO PARA USAR

 

Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva.

CORES MAIS VIVAS - Para fugir dos tons terrosos próprios dos pigmentos naturais, use corantes alimentícios. Esses ingredientes são vendidos em lojas que comercializam materiais para fabricação de chocolate.

Depois que você produziu a(s) sua(s) tinta(s), use sua criatividade faça desenhos com as tintas que você produziu de acordo com o que você leu no texto acima. Capriche.

 

 

2ª Aula:

Para essa aula vamos assistir ao vídeo sobre a arte na pré-história e após fazer a atividade que se pede. 

https://www.youtube.com/watch?v=b4wk-zLKPUU acesso em 09/06/2021

 

Após assistir ao vídeo, responda as questões propostas.

1.    Qual a primeira grande divisão histórica?

 

2.    Quais os períodos da Pré-história abordados no vídeo?

 

3.    De acordo a explicação, o que separa a História da Pré-história?

 

4.    Como eram feitos os registros históricos antes de haver a escrita?

 

5.    Existem vários Sítios arqueológicos pelo mundo. Aqui no Brasil, o vídeo menciona um desses Sítios. Qual o nome e em que estado brasileiro se localiza?

 

6.    Em Altamira, na Espanha a caverna arqueológica foi descoberta por uma menina. Já aqui no Brasil, a descoberta foi feita por:

(a) um homem

(b) uma mulher

(c) um menino

7.    Como se conseguia as cores para as pinturas rupestres?

 

8.    Segundo o que mostra no vídeo, o que representava a fertilidade feminina?

 

9.    Agora é o seu conhecimento: o que “evoluiu” (mudou/transformou) ao longo dos anos, desde esse período até os dias atuais quando falamos na questão da Arte, em especial quando se trata do desenho e da pintura?

GABARITO:

1.    Pré-história e História

2.    Paleolítico, Neolítico, Idade dos Metais

3.    A Escrita

4.    Pinturas, esculturas e arquiteturas

5.    Serra da Capivara, no Piauí

6.    Letra b

7.    Por meio do sangue, excremento humano, gordura de animais mortos, plantas e oxido de ferro obtido do pó das rochas

8.    O tamanho do quadril, quanto maior, mais fértil.

9.    Pessoal.

 

3ª Aula:

Arte rupestre/expressões e registro – pintura rupestre

“Arte rupestre", "pintura rupestre" ou ainda "gravura rupestre" são termos dados às mais antigas representações pictóricas conhecidas do homem. As mais antigas são datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.), gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos.

O termo “rupestre” é de origem romana e refere-se às expressões artísticas que têm a pedra como principal suporte artístico, sejam pinturas, grafismos obtidos pela gravação nas pedras (petroglifos) ou outras utilizações artísticas visuais sobre esses elementos (geoglifos).

 

 

Técnicas, Materiais e Formas

                      As mais antigas pinturas em cavernas conhecidas possuem seus significados desconhecidos, mas, provavelmente, tinham uma função religiosa ou mágica.  Os artistas optavam por representar o mundo que viam ao seu redor e frequentemente retratavam animais, às vezes formas quase humanas e, em alguns casos, sinais abstratos que talvez tivessem um significado espiritual.

                        Esses artistas primitivos utilizavam os recursos que estavam à mão, geralmente terras coloridas chamadas de ocre, carvão, sangue como pigmento e gordura animal, sangue e determinadas seivas vegetais como aglutinantes. Para pintar, utilizavam pincéis de pelos de animais, penas, dedos e também a técnica do negativo com as mãos

 

Formas

            A arte rupestre apresenta-se com as mais diversas formas, obedecendo a uma classificação específica criada pelos arqueólogos para determinar as possíveis utilizações dos desenhos e imagens dentro de um possível código artístico visual da linguagem.

            Dessa forma temos:

         - Abstratos: São desenhos sem uma geometria clara. Podem estar sozinhos ou formando conjuntos. Provavelmente representam deuses, espíritos ou constelações;

         - Geométricos: Desenhos que têm uma geometria clara. Covinhas, cruzes, suásticas, círculos, quadros xadrezados, sóis etc. Eram utilizados para marcar territórios, uso em cerimônias religiosas.

         - Figurativos ou representativos: Simbolizam figuras, quer humanas (pegadas de pés) quer de animais (leões, girafas etc.). Boa sorte para a caça, procura da fertilidade feminina.

         - Objetos: Representavam objetos: flechas, carros, barcos. Serviam como “lembretes” aos deuses para uma boa caça ou colheita.

 

        

    

Sítios Arqueológicos

            Inúmeras formas de arte rupestre foram preservadas ao longo dos séculos em locais específicos. Esses locais de preservação do patrimônio artístico pré-histórico são chamados de sítios arqueológicos. Os mais importantes sítios arqueológicos do mundo são:

      Arte rupestre de Val Camonica, Itália;

      Lascaux, França;

      La Marche, perto de Lussac-les-Chateaux, França;

      Chauvet-Pont-d’Arc, perto de Vallon-Pont-d'Arc, França;

      Caverna de Altamira, perto de Santillana del Mal, Cantábria, Espanha;

      Caverna de Cosquer, com uma área ao nível do mar perto de Marselha, França;

      Font de Gaume, no vale de Dordogne, França;

      Caverna de Pech Merle, França;

      Tassili N’Ajjer, na Argélia;

      São Raimundo Nonato, no Brasil.

 

 

Galerias de arte rupestre no Brasil e no mundo

Ø  Austrália

      

Ø  África

   

Ø  Ásia

     

 

 

 

Ø  Brasil

     

Ø  Europa

    

Ø  Estados Unidos

     

 

 

ATIVIDADE

ATIVIDADE

1)     Quais termos dados às mais antigas representações pictóricas conhecidas do homem?

2)     Qual o significado do termo “RUPESTRE”?

3)     Quais os significados da Arte Rupestre?

4)     Qual o período em que as primeiras pinturas rupestres são datadas?

5)     Os artistas primitivos utilizavam os recursos que estavam à mão. Quais os materiais utilizados para realizarem as suas obras de arte como:

a)    Pinturas

b)    Gravuras

c)    Esculturas

d)    Arquitetura

 

6)     Inúmeras formas de arte rupestre foram preservadas ao longo dos séculos em locais específicos. Esses locais de preservação do patrimônio artístico pré-histórico são chamados de Sítios Arqueológicos. Faça uma pesquisa sobre os seguintes Sítios Arqueológicos:

a)    Arte Rupestre de Val Camonica, Itália.

b)    Caverna de Altamira, perto de Santillana del Mal, Cantábria, Espanha

c)    Caverna de Pech Merle, França.

d)    São Raimundo Nonato, Píaui, Brasil.

 

4ª Aula:

 

Outras expressões artísticas da Arte rupestre

                        Além de designar a arte de pintar sobre as superfícies da pedra, a expressão “arte rupestre” também é utilizada para descrever a prática que os povos antigos tinham de entalhar a rocha e empilhar pedras para formar grandes desenhos no chão.

                        Petroglifos são rochas gravadas com representações simbólicas, geralmente associadas, que registram fatos e mitos, podendo ser gravados em rochas internas ou externas. No Brasil, é famosa a Pedra do Ingá, na Paraíba.

                        Geoglifos são grandes figuras feitas no chão (geralmente com mais de quatro metros de extensão), em morros ou regiões planas. Sua construção pode se dar pela disposição organizada de sedimentos (como pedras, cascalho ou terra), criando um desenho em relevo positivo ou pela retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo. Geralmente só podem ser vistos de longe, principalmente do alto. Foram encontrados geoglifos em Nazca (Peru), no Brasil, nos Estados Unidos, Austrália, Bolívia, Chile e Reino Unido.

Ilha de Páscoa

   

Pedra do Ingá 

Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no município de Ingá, no interior da Paraíba. Além de ser um dos mais belos, pode até ser nomeado intrigante e interessante. Constitui-se de uma formação rochosa em gnaisse.

    Trata-se de um conjunto de pedras, em que há inscrições, cujas traduções são desconhecidas. Têm sido apontadas diversas origens, e há muitos que defendem que a Pedra do Ingá tenha origem fenícia.

     Nessas pedras, estão esculpidas várias figuras, representando animais, frutas, humanos, constelações e até a  Via Láctea.

 

ATIVIDADE

1)    Além de designar a arte de pintar sobre as superfícies da pedra, a expressão “arte rupestre” também é utilizada para descrever a prática que os povos antigos tinham de entalhar a rocha e empilhar pedras para formar grandes desenhos no chão. Descreva sobre as duas principais expressões artísticas da Arte Rupestre utilizada na pré-história:

a)   Petroglifos.

b)   Geoglifos

 

2)    Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no município de Ingá, no interior da Paraíba, Brasil. Trata-se de um conjunto de pedras, nessas pedras, estão esculpidas várias figuras. Quais figuras são possíveis identificar na Pedra de Ingá?

 

3)    Faça a produção de um desenho de sua escolha que seja uma das artes rupestre que podemos visualizar hoje em dia nas fontes de pesquisas, como livros e internet.

 

4)    A arte rupestre é aquela desenvolvida pelos povos primitivos nas paredes das cavernas, descreve como era a vida desses povos, como eles sobreviviam e as atividades praticadas por esses povos era mais prejudicial ao meio ambiente ou as atividades que desenvolvemos hoje em dia é mais prejudicial ao meio ambiente? Por que?

As atividades desenvolvidas pelos povos primitivos eram mais sustentáveis do que muitas atividades desenvolvidas nos dias atuais. Por que os povos primitivos somente colhiam o que a natureza produzia não desmatando para produzir nada.

 

5)    Como a arte pode nos ajudar a preservação do meio ambiente?

Como já estudamos nas aulas anteriores as manifestações artísticas são capazes de fazer mobilizações em grande escala. Iniciando com uma arte em um outdoor ou até movimentações teatrais, músicas ou filmes que façam as pessoas refletirem sobre a preservação para melhor condição de nossas vidas e de vidas futuras.

 

6)    Você sabe o que é sustentabilidade?

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

 

7)    Produza um Outdoor com uma campanha de preservação ambiental, seu Outdoor, deverá conter um desenho do tema proposto e uma frase. Use sua criatividade, faça algo que chame a atenção do seu leitor. Como o exemplo a seguir:

https://www.google.com/search?q=sustentabilidade&rlz=1C1OKWM_pt-BRBR889BR889&oq=sustent&aqs=chrome.0.0i433j69i57j0i131i433j0i433j0i131i433j0i433l2j0i175i199j0i433l2.2815j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8   acesso em 10/06/2021

 

https://metaedesign.com.br/project/outdoor-dia-do-meio-ambiente/  acesso em 10/06/2021

 

https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/ acesso em 10/06/2021

 

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referências:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário