SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Sustentabilidade no
sentido mais significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para
vida Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto
do conhecimento: Contextos e práticas/ Matrizes Estéticas e culturais/
Materialidades/ Processos de criação- Pré- História: Arte Rupestre/
Expressões e Registros - Pintura Rupestre pelo Mundo |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 9º Período: 14/06/2021
a 03/07/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR104BA) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, através da prática
do desenho, grafite, pintura, colagem, histórias em quadrinhos, dobradura,
gravura, escultura, fotografia e vídeo. (EF69AR106BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos
estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário (EF15AR244BA) Experimentar diferentes for - mas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso
sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e
não convencionais. (EF69AR108BA) Desenvolver processos de criação em
artes visuais que mobilize diálogos entre o passado e o presente, entre
diferentes culturas e entre diferentes linguagens. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR34) Analisar aspectos históricos, sociais
e políticos da produção artística, problematizando as narrativas
eurocêntricas e as diversas categorização da arte. (arte, artesanato,
folclore, desgn etc). (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas as
diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Pesquisar
e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas
manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –,
sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações
em Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e
criação artística. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Desenvolver
a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas
artes. ·
Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias w diferentes visões de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||
Informações para
os alunos -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (35 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão ser registradas no
caderno pelos alunos 1ª Aula: A PRÉ-HISTÓRIA A PRÉ-HISTÓRIA Período
que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita chama-se
PRÉ-HISTÓRIA. Esta fase dividiu-se em três períodos: Paleolítico, neolítico, idade dos metais. No
período paleolítico o homem é
nômade, confecciona seus instrumentos com pedra e argila; vivem da caça e
pesca. Pintam nas paredes das cavernas animais e o próprio homem em atitudes
de caça. Este tipo de pintura chama-se ARTE RUPRESTRE. As
pinturas rupestres foram pinturas e desenhos realizados por pessoas da
pré-história, nas cavernas e em rochas. Essas pinturas foram produzidas
utilizando-se materiais vindos de plantas e de sangue de animais, ou mesmo
dos dois. As pinturas rupestres tinham um objetivo registrar grandes
acontecimentos como uma caçada, uma reunião. Representavam uma forma de
registro e de memória. Como
tinta usa o carvão, seiva da árvore, terra, sangue e excremento de animais. No
período NEOLÍTICO o homem cultiva
a terra e cria animais. Instala-se em lugares fixos; constroem cabanas para
viver e também monumentos e tumbas. Esses monumentos são os DOLMENS, MENIRES
e CROMELEQUES. DOLMENS:
são duas pedras verticais que sustentam uma terceira colocada horizontalmente
são os túmulos; MENIRES:
são pedras erguidas verticalmente, são estátuas de divindade; CROMLEQUES:
são pedras erguidas verticalmente dispostas em círculos, são observatórios
astronômicos para estudo do sol. As
esculturas eram feitas de osso, madeira, pedra e argila. O tema preferido era
a mulher. Eles davam todo realce ao corpo: o ventre, os seios e as nádegas que
são exageradamente volumosas. Confeccionavam também vasos, panelas e
recipientes para guardar água e alimentos. Na
Idade dos Metais o homem trabalha com o ferro e cobre. Depois aprendeu a
misturar o cobre com o estanho obtendo o bronze. ATIVIDADE 1. Responda em seu
caderno. a-
O que é Arte? b-
Como a arte se apresenta? c- Como se chama o
período que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita? d- Como se divide a PRÉ - HISTÓRIA? e- Fale sobre o PERÍODO
NEOLÍTICO. f- O que é a arte rupestre? g- Como o homem da
pré-história conseguia as tintas? h- Como vive o homem no
período neolítico? i- O que são dolmens? j- O que são os cromleques? k- O que são os menires? l- Qual era o tema preferido dos escultores e
que partes eles? 2- Agora que você conheceu
um pouco da pré-história, VAMOS fabricar algumas tintas caseiras? Separe alguns
ingredientes e mão na massa. Abaixo tem uma receita bem legal. A tinta que vem da natureza O pó de café resulta na cor marrom. Do urucum vem a cor
laranja. Do açafrão, a amarela... O processo de produção de tinta artesanal é
simples e divertido: basta misturar água e cola branca a um ingrediente
natural. VEJA A SEGUIR UMA DAS RECEITAS Material necessário - 100 mililitros de cola branca Como fazer 1 - JUNTANDO OS INGREDIENTES
Misture tudo com a colher e coloque em um potinho
para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência
em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à
chuva. CORES MAIS VIVAS - Para fugir dos tons terrosos próprios dos pigmentos naturais,
use corantes alimentícios. Esses ingredientes são vendidos em lojas que
comercializam materiais para fabricação de chocolate. Depois que você produziu
a(s) sua(s) tinta(s), use sua criatividade faça desenhos com as tintas que
você produziu de acordo com o que você leu no texto acima. Capriche. 2ª
Aula: Para
essa aula vamos assistir ao vídeo sobre
a arte na pré-história e após fazer a atividade que se pede. https://www.youtube.com/watch?v=b4wk-zLKPUU acesso em 09/06/2021 Após assistir ao vídeo, responda as questões propostas. 1. Qual
a primeira grande divisão histórica? 2. Quais
os períodos da Pré-história abordados no vídeo? 3. De
acordo a explicação, o que separa a História da Pré-história? 4. Como
eram feitos os registros históricos antes de haver a escrita? 5. Existem
vários Sítios arqueológicos pelo mundo. Aqui no Brasil, o vídeo menciona um
desses Sítios. Qual o nome e em que estado brasileiro se localiza? 6. Em
Altamira, na Espanha a caverna arqueológica foi descoberta por uma menina. Já
aqui no Brasil, a descoberta foi feita por: (a) um homem (b) uma mulher (c) um menino 7. Como
se conseguia as cores para as pinturas rupestres? 8. Segundo
o que mostra no vídeo, o que representava a fertilidade feminina? 9. Agora é o seu conhecimento: o que “evoluiu” (mudou/transformou)
ao longo dos anos, desde esse período até os dias atuais quando falamos na
questão da Arte, em especial quando se trata do desenho e da pintura? GABARITO: 1. Pré-história e História 2. Paleolítico, Neolítico, Idade dos Metais 3. A Escrita 4. Pinturas, esculturas e arquiteturas 5. Serra da Capivara, no Piauí 6. Letra b 7. Por meio do sangue, excremento humano, gordura de animais mortos,
plantas e oxido de ferro obtido do pó das rochas 8. O tamanho do quadril, quanto maior, mais fértil. 9. Pessoal. 3ª
Aula: Arte rupestre/expressões e registro – pintura
rupestre “Arte
rupestre", "pintura rupestre" ou ainda "gravura
rupestre" são termos dados às mais antigas representações pictóricas
conhecidas do homem. As mais antigas são datadas do período Paleolítico
Superior (40.000 a.C.), gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e
tetos rochosos. O termo
“rupestre” é de origem romana e refere-se às expressões artísticas que têm a
pedra como principal suporte artístico, sejam pinturas, grafismos obtidos
pela gravação nas pedras (petroglifos) ou outras utilizações artísticas
visuais sobre esses elementos (geoglifos). Técnicas, Materiais
e Formas As mais antigas pinturas em
cavernas conhecidas possuem seus significados desconhecidos, mas,
provavelmente, tinham uma função religiosa ou mágica. Os artistas optavam por representar o mundo
que viam ao seu redor e frequentemente retratavam animais, às vezes formas
quase humanas e, em alguns casos, sinais abstratos que talvez tivessem um
significado espiritual. Esses
artistas primitivos utilizavam os recursos que estavam à mão, geralmente
terras coloridas chamadas de ocre, carvão, sangue como pigmento e gordura
animal, sangue e determinadas seivas vegetais como aglutinantes. Para pintar,
utilizavam pincéis de pelos de animais, penas, dedos e também a técnica do
negativo com as mãos Formas A arte rupestre apresenta-se com as mais diversas
formas, obedecendo a uma classificação específica criada pelos arqueólogos
para determinar as possíveis utilizações dos desenhos e imagens dentro de um
possível código artístico visual da linguagem. Dessa forma temos: - Abstratos: São desenhos sem
uma geometria clara. Podem estar sozinhos ou formando conjuntos.
Provavelmente representam deuses, espíritos ou constelações; - Geométricos: Desenhos que têm uma geometria
clara. Covinhas, cruzes, suásticas, círculos, quadros
xadrezados, sóis etc. Eram utilizados para marcar territórios, uso
em cerimônias religiosas. - Figurativos ou representativos: Simbolizam
figuras, quer humanas (pegadas de pés) quer de animais (leões, girafas etc.).
Boa sorte para a caça, procura da fertilidade feminina. - Objetos: Representavam objetos: flechas,
carros, barcos. Serviam como “lembretes” aos deuses para uma boa caça
ou colheita. Sítios Arqueológicos Inúmeras formas de arte rupestre foram
preservadas ao longo dos séculos em locais específicos. Esses locais de
preservação do patrimônio artístico pré-histórico são chamados de sítios
arqueológicos. Os mais importantes sítios arqueológicos do mundo são: •
Arte rupestre de Val Camonica, Itália; •
Lascaux,
França; •
La Marche, perto de
Lussac-les-Chateaux, França; •
Chauvet-Pont-d’Arc, perto de
Vallon-Pont-d'Arc, França; •
Caverna de Altamira, perto
de Santillana del Mal, Cantábria, Espanha; •
Caverna de Cosquer, com uma
área ao nível do mar perto de Marselha, França; •
Font de Gaume, no vale de
Dordogne, França; •
Caverna de Pech Merle,
França; •
Tassili N’Ajjer, na Argélia; •
São Raimundo Nonato, no
Brasil. Galerias de arte rupestre no Brasil e no mundo Ø Austrália Ø África Ø Ásia Ø Brasil Ø Europa Ø Estados Unidos ATIVIDADE ATIVIDADE
1) Quais termos dados às mais antigas representações pictóricas conhecidas
do homem? 2) Qual
o significado do termo “RUPESTRE”? 3) Quais
os significados da Arte Rupestre? 4) Qual
o período em que as primeiras pinturas rupestres são datadas? 5) Os artistas
primitivos utilizavam os recursos que estavam à mão. Quais os materiais
utilizados para realizarem as suas obras de arte como: a)
Pinturas b)
Gravuras c)
Esculturas d)
Arquitetura 6) a)
Arte Rupestre de Val Camonica, Itália. b)
Caverna de Altamira, perto
de Santillana del Mal, Cantábria, Espanha c)
Caverna de Pech Merle,
França. d)
São Raimundo Nonato, Píaui,
Brasil. 4ª
Aula: Outras expressões artísticas da Arte rupestre Além de
designar a arte de pintar sobre as superfícies da pedra, a expressão “arte
rupestre” também é utilizada para descrever a prática que os povos antigos
tinham de entalhar a rocha e empilhar pedras para formar grandes desenhos no
chão. Petroglifos
são rochas gravadas com representações simbólicas, geralmente associadas, que
registram fatos e mitos, podendo ser gravados em rochas internas ou externas.
No Brasil, é famosa a Pedra do Ingá, na Paraíba. Ilha de Páscoa Pedra do Ingá A Pedra do Ingá é atualmente um
dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no
município de Ingá, no interior da Paraíba. Além de ser um dos mais belos,
pode até ser nomeado intrigante e interessante. Constitui-se de uma formação
rochosa em gnaisse. Trata-se de um conjunto de
pedras, em que há inscrições, cujas traduções são desconhecidas. Têm sido
apontadas diversas origens, e há muitos que defendem que a Pedra do Ingá
tenha origem fenícia. Nessas pedras, estão
esculpidas várias figuras, representando animais, frutas, humanos,
constelações e até a Via Láctea. ATIVIDADE 1)
Além de designar a arte de pintar sobre
as superfícies da pedra, a expressão “arte rupestre” também é utilizada para
descrever a prática que os povos antigos tinham de entalhar a rocha e
empilhar pedras para formar grandes desenhos no chão. Descreva sobre as duas
principais expressões artísticas da Arte Rupestre
utilizada na pré-história: a) Petroglifos. b) Geoglifos 2) A Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos
mais significativos do mundo, situada no município de Ingá, no interior da
Paraíba, Brasil. Trata-se de um conjunto de pedras, nessas pedras, estão
esculpidas várias figuras. Quais figuras são possíveis identificar
na Pedra de Ingá? 3) Faça a produção de um desenho de sua escolha que seja uma das artes
rupestre que podemos visualizar hoje em dia nas fontes de pesquisas, como
livros e internet. 4)
A arte rupestre é aquela desenvolvida
pelos povos primitivos nas paredes das cavernas, descreve como era a vida
desses povos, como eles sobreviviam e as atividades praticadas por esses
povos era mais prejudicial ao meio ambiente ou as atividades que
desenvolvemos hoje em dia é mais prejudicial ao meio ambiente? Por que? As atividades
desenvolvidas pelos povos primitivos eram mais sustentáveis do que muitas
atividades desenvolvidas nos dias atuais. Por que os povos primitivos somente
colhiam o que a natureza produzia não desmatando para produzir nada. 5) Como
a arte pode nos ajudar a preservação do meio ambiente? Como já estudamos nas aulas
anteriores as manifestações artísticas são capazes de fazer mobilizações em
grande escala. Iniciando com uma arte em um outdoor ou até movimentações
teatrais, músicas ou filmes que façam as pessoas refletirem sobre a
preservação para melhor condição de nossas vidas e de vidas futuras. 6) Você
sabe o que é sustentabilidade? É o desenvolvimento
que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão
Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas
para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento
econômico e a conservação ambiental. 7)
Produza
um Outdoor com uma campanha de preservação ambiental, seu Outdoor, deverá
conter um desenho do tema proposto e uma frase. Use sua criatividade, faça
algo que chame a atenção do seu leitor. Como o exemplo a seguir: https://metaedesign.com.br/project/outdoor-dia-do-meio-ambiente/
acesso em 10/06/2021 https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/ acesso em 10/06/2021 |
||
|
||
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
||
Referências: |
||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário