9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais”. (Bonecas Abayomi) Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo |
Objeto do conhecimento:Contextos e Práticas,
Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 6º
Período: 16/11 a 30/11/2022 Aulas:
05 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais
e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a
ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e
cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos
temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio
cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a
brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulários e repertório
relativos ás diferentes linguagens artísticas. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ª Aula 1ª Etapa: Professor
peça a turma para acessar o link abaixo para conhecer a História da Abayomi. https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w -
História da
Abayomi
Boneca feita pelas mães africanas de pedaços das suas
roupas para acalentar as crianças durante viagens da África para o
Brasil. O professor irá começar a aula com o seguinte
questionamento: Ø Você já viu falar dessa boneca? Ø Você sabe o significado dela? Ø Com quais materiais elas são feitas? Ø Você gostaria de ter uma boneca dessa? Em
seguida em conjunto leia um pouco da estória dessa boneca e sua importância.
Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos,
atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças
choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães
negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas
saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são
chamadas de Abayomi. As Abayomi são pequenas bonecas pretas,
feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças.
A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o
reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural
dos negros africanos para o Brasil. A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e
alegria. Lindo né? Portanto muitas abayomis para você! http://blogjackiegeo.blogspot.com/2014/10/abayomi-historia-das-criancas-nos.html
- ACESSADO 26/10/2022 2ª
Etapa ATIVIDADE .1- QUAL O
OBJETIVO DA BONECA ABAYOMI? 2 - QUANDO
SURGIU A BONECA ABAYOMI? 3 - COMO É
FEITA A BONECA ABAYOMI? 4 - QUAIS AS
EMOÇÕES A BONECA ABAYOMI TRABALHAVA NAS FAMÍLIAS ESCRAVIZADAS? VAMOS APRENDER
A FAZER ESSA BONECA? Obs: Para próxima aula. Professor peça aos alunos para
irem juntando os seguintes materiais: (tesoura, retalhos, sacolas plásticas
pretas), diga a eles que irão usar na próxima aula. 3ª
Etapa Professor agora é o
momento prático da nossa aula. Vamos estimular os nossos alunos, a produzirem
desenhos com carinho e dedicação: Coloque algumas
sugestões dos desenhos abaixo para estimular os alunos, mas deixando que os
mesmos possam escolher além desses desenhos! https://imagensemoldes.com.br/desenhos-para-colorir-sobre-consciencia-negra-5/
Acessado 03/11/2022 CONVIDO VOCÊ A
ASSISTIR AO VÍDEO: Abayomi – significado e o passo a passo da boneca. Como Fazer Boneca Abayomi
https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/capao-redondo/biblioteca/oficina-de-b
2ª Aula 1ª Etapa: Dando continuidade ao projeto, vamos falar um
pouquinho de História de Zumbi para nossos alunos: Professor
pode iniciar esse momento com os conhecimentos prévio. Fazendo os seguintes
questionamentos para os mesmos. 1)
Você sabe quem foi Zumbi dos Palmares? 2)
Sabe por que o dia da Consciência Negra é
comemorado em 20/11? 3)
Por que Zumbi dos Palmares ficou conhecido em
todo o território brasileiro? Após
esses questionamentos, professor faça a leitura compartilhada com os alunos
explicando a história de Zumbi dos Palmares para os mesmos e em seguida
aplicar a atividade. 2ª Etapa 3ª Etapa: Conhecendo a história do
Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares? Inicie este momento
perguntando aos alunos se eles sabem qual é a data em que se comemora o Dia
da Consciência Negra e por que se comemora este dia. Após ouvir as
opiniões dos alunos, a fim de conhecer a História do Dia da Consciência Negra
e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares,
distribua uma cópia de parte do texto “História do Dia Nacional da
Consciência Negra”, para ser lido e debatido por toda a turma, contando ainda
com a mediação do professor de História. História do Dia Nacional da Consciência Negra A homenagem a Zumbi
foi mais do que justa. Ele é um personagem histórico representou a luta do
negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em
combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma
resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção
da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura
e pela liberdade do seu povo. https://atividadespedagogicas.net/2018/04/interpretacao-de-texto-sobre-a-consciencia-negra.html
acessado03/11/2022 Atividade:
3ª Aula 1ª Etapa: Vamos falar um pouquinho sobre o racismo e
preconceito no Brasil: Professor faça os seguintes questionamentos aos
alunos: 1)
Você sabe o que
é racismo? 2)
Você acredita
que existe racismo no Brasil? 3)
Você se
considera racista? 4)
Você já
presenciou alguma atitude de preconceito? 2ª Etapa: Após esses
questionamentos, faça a leitura do texto com os alunos. Existe preconceito no Brasil?
“Existe preconceito no Brasil?”, essa é umas questões
que vêm à nossa mente quando nos lembramos do dia 20 de novembro, Dia da
Consciência Negra. Vamos falar mais desse assunto? Continue acompanhando o
texto! Como surgiu o Dia da
Consciência Negra?
4ªAula 1ª Etapa: Professor faça a leitura do
Poema “Sou Negro” Sou Negro Contaram-me que meus avós Depois meu avô brigou como um danado nas terras de Zumbi Mesmo vovó não foi de brincadeira Na minh'alma ficou Solano Trindade (Recife,
1908 – Rio de Janeiro, 1974), ator dos livros “Poemas de uma vida simples”
(1944), ”Seis tempos de poesia” (1958) e “Cantares do meu povo” (1961). Atividade: 1) O que era usado pelos negros como defesa e proteção? 2) Quem foi Pai João? Por que ele é usado no poema como
um não exemplo? 3) Além da capoeira, que outros elementos da cultura
africana encontram-se presentes no poema? 4) quem foi Zumbi dos Palmares? Por que ele é citado no
poema? Pesquise o significado de: Ø Humilde Ø Malês Ø Loanda Ø Atabaques Ø Maracatu Ø Libertação Ø Destacou 2ª Etapa: Mão na massa Professor
apresente a turma algumas imagens de negras com seus diferentes penteados e
cabelos. Peça a turma
para escolher uma das imagens e
desenhar no seu caderno. E usar e
abusar da criatividade usando materiais que tenham em casa. Sugestão de
alguns materiais - (papel colorido, pedaços de pano, macarrão, feijão etc) 5ª Aula DIA DA CONSCIÊNCIA
NEGRA Essa é uma data muito importante que instiga a
necessidade do respeito às etnias e o conhecimento histórico das situações em
que ocorreram preconceitos, perseguições e desrespeito à cultura afro no
Brasil e no mundo, cuja herança precisa ser mais valorizada e erradicada
qualquer tipo de discriminação ou desvalorização na construção da sociedade brasileira. Gilberto Passos
Gil Moreira nasceu em 26 de Junho de 1942 (idade 80 anos) em Salvador, Bahia. Mas logo
se mudou e passou a infância na pequena Ituaçu, cidade do interior baiano próxima da Serra
Geral. Gil nunca renegou sua negritude, pelo contrário, o músico sempre fez questão de
cantar suas raízes africanas, baianas e afro-brasileiras. Candomblé, cabelo
crespo, comidas e
costumes que dão identidade para os negros do Brasil estão e sempre fizeram parte das
composições do ex-ministro da cultura. A música é
entretenimento, mas também ato político e social. A obra de Gilberto é
arquivo importante e
fundamental para que os negros reconheçam sua história e tirem de uma vez a negritude do
armário. Em um momento onde o país de alguma forma procura discutir o racismo e homens
e mulheres negras afirmam cada vez mais sua cultura, pesquise sobre as seguintes
composições de Gilberto Gil: - Sarará Miolo - Ilê Ayê - Quilombo, o Eldorado Negro - A Mão da limpeza -Oração pela libertação da
África do Sul http://www.afreaka.com.br/notas/top-5-musicas-de-gilberto-gil-pra-tirar-negritude-armario/ https://www.youtube.com/watch?v=81wpTkHooo4 https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w |
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RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO:(
) Prova; (x ) Trabalho; (x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (x) Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
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