9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO 2022

 

9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”. (Bonecas Abayomi)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento:Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas     Ano: 6º   Período: 16/11 a 30/11/2022  Aulas: 05

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulários e repertório relativos ás diferentes linguagens artísticas.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

                                                                 1ª Aula

 

1ª Etapa: Professor peça a turma para acessar o link abaixo para conhecer a História da Abayomi.

 

https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w        -     História da Abayomi

 

 

Boneca feita pelas mães africanas de pedaços das suas roupas para acalentar as crianças durante viagens da África para o Brasil.

 

O professor irá começar a aula com o seguinte questionamento:

Ø  Você já viu falar dessa boneca?

Ø  Você sabe o significado dela?

Ø  Com quais materiais elas são feitas?

Ø  Você gostaria de ter uma boneca dessa?

Em seguida em conjunto leia um pouco da estória dessa boneca e sua importância.

  Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são chamadas de Abayomi.

  As Abayomi são pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. 

  A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural dos negros africanos para o Brasil. 

  A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria.

 

Lindo né? Portanto muitas abayomis para você!

 

http://blogjackiegeo.blogspot.com/2014/10/abayomi-historia-das-criancas-nos.html -  ACESSADO 26/10/2022

 

2ª Etapa

 

ATIVIDADE

.1- QUAL O OBJETIVO DA BONECA ABAYOMI?

2 - QUANDO SURGIU A BONECA ABAYOMI?

3 - COMO É FEITA A BONECA ABAYOMI?

4 - QUAIS AS EMOÇÕES A BONECA ABAYOMI TRABALHAVA NAS FAMÍLIAS ESCRAVIZADAS?

 

VAMOS APRENDER A FAZER ESSA BONECA? Obs: Para próxima aula.

Professor peça aos alunos para irem juntando os seguintes materiais: (tesoura, retalhos, sacolas plásticas pretas), diga a eles que irão usar na próxima aula.

3ª Etapa

Professor agora é o momento prático da nossa aula. Vamos estimular os nossos alunos, a produzirem desenhos com carinho e dedicação:

Coloque algumas sugestões dos desenhos abaixo para estimular os alunos, mas deixando que os mesmos possam escolher além desses desenhos!

 

 

https://imagensemoldes.com.br/desenhos-para-colorir-sobre-consciencia-negra-5/ Acessado 03/11/2022

 

                                                                  

CONVIDO VOCÊ A ASSISTIR AO VÍDEO: Abayomi – significado e o passo a passo da boneca.

Como Fazer Boneca Abayomi

                    https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc

 

http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/capao-redondo/biblioteca/oficina-de-b onecabayomi- Acessado em: 03/11/2022

                                                                        2ª Aula

 

1ª Etapa: Dando continuidade ao projeto, vamos falar um pouquinho de História de Zumbi para nossos alunos:

Professor pode iniciar esse momento com os conhecimentos prévio. Fazendo os seguintes questionamentos para os mesmos.

1)    Você sabe quem foi Zumbi dos Palmares?

2)    Sabe por que o dia da Consciência Negra é comemorado em 20/11?

3)    Por que Zumbi dos Palmares ficou conhecido em todo o território brasileiro?

 

Após esses questionamentos, professor faça a leitura compartilhada com os alunos explicando a história de Zumbi dos Palmares para os mesmos e em seguida aplicar a atividade.

 

2ª Etapa

       

 

 

3ª Etapa:

 

Conhecendo a história do Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?

  Inicie este momento perguntando aos alunos se eles sabem qual é a data em que se comemora o Dia da Consciência Negra e por que se comemora este dia.

   Após ouvir as opiniões dos alunos, a fim de conhecer a História do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares, distribua uma cópia de parte do texto “História do Dia Nacional da Consciência Negra”, para ser lido e debatido por toda a turma, contando ainda com a mediação do professor de História.

História do Dia Nacional da Consciência Negra
  A data de 20 de novembro foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, para a comemoração do Dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

  A homenagem a Zumbi foi mais do que justa. Ele é um personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

 

https://atividadespedagogicas.net/2018/04/interpretacao-de-texto-sobre-a-consciencia-negra.html acessado03/11/2022

 

Atividade:

 

 

 

 

                                                                    3ª Aula

 

1ª Etapa: Vamos falar um pouquinho sobre o racismo e preconceito no Brasil:

Professor faça os seguintes questionamentos aos alunos:

 

1)    Você sabe o que é racismo?

2)    Você acredita que existe racismo no Brasil?

3)    Você se considera racista?

4)    Você já presenciou alguma atitude de preconceito?

 

 

2ª Etapa: Após esses questionamentos, faça a leitura do texto com os alunos.

Existe preconceito no Brasil?

  “Existe preconceito no Brasil?”, essa é umas questões que vêm à nossa mente quando nos lembramos do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Vamos falar mais desse assunto? Continue acompanhando o texto!

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

 

                                                         4ªAula             

1ª Etapa: Professor faça a leitura do Poema “Sou Negro”

 SOU NEGRO

Sou Negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh'alma recebeu o batismo dos tambores atabaques, gonguês e agogôs.

Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.

Depois meu avô brigou como um danado nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso

Mesmo vovó não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou

Na minh'alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação…

Solano Trindade (Recife, 1908 – Rio de Janeiro, 1974), ator dos livros “Poemas de uma vida simples” (1944), ”Seis tempos de poesia” (1958) e “Cantares do meu povo” (1961).

Atividade:

1) O que era usado pelos negros como defesa e proteção?

2) Quem foi Pai João? Por que ele é usado no poema como um não exemplo?

3) Além da capoeira, que outros elementos da cultura africana encontram-se presentes no poema?

4) quem foi Zumbi dos Palmares? Por que ele é citado no poema?

Pesquise o significado de:

Ø  Humilde

Ø  Malês

Ø  Loanda

Ø  Atabaques

Ø  Maracatu

Ø  Libertação

Ø  Destacou

 

2ª Etapa: Mão na massa

Professor apresente a turma algumas imagens de negras com seus diferentes penteados e cabelos.

 

 

Peça a turma para escolher  uma das imagens e desenhar  no seu caderno. E usar e abusar da criatividade usando materiais que tenham em casa. Sugestão de alguns materiais - (papel colorido, pedaços de pano, macarrão, feijão etc)

 

 

                                                                               5ª Aula

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Essa é uma data muito importante que instiga a necessidade do respeito às etnias e o conhecimento histórico das situações em que ocorreram preconceitos, perseguições e desrespeito à cultura afro no Brasil e no mundo, cuja herança precisa ser mais valorizada e erradicada qualquer tipo de discriminação ou desvalorização na construção da sociedade brasileira.

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em 26 de Junho de 1942 (idade 80 anos) em Salvador,

Bahia. Mas logo se mudou e passou a infância na pequena Ituaçu, cidade do interior baiano

próxima da Serra Geral. Gil nunca renegou sua negritude, pelo contrário, o músico sempre fez

questão de cantar suas raízes africanas, baianas e afro-brasileiras. Candomblé, cabelo crespo,

comidas e costumes que dão identidade para os negros do Brasil estão e sempre fizeram

parte das composições do ex-ministro da cultura.

A música é entretenimento, mas também ato político e social. A obra de Gilberto é arquivo

importante e fundamental para que os negros reconheçam sua história e tirem de uma vez a

negritude do armário. Em um momento onde o país de alguma forma procura discutir o

racismo e homens e mulheres negras afirmam cada vez mais sua cultura, pesquise sobre as

seguintes composições de Gilberto Gil:

- Sarará Miolo

- Ilê Ayê

- Quilombo, o Eldorado Negro

- A Mão da limpeza

-Oração pela libertação da África do Sul

 

Fontes: https://atividadespedagogicas.net/2018/04/interpretacao-de-texto-sobre-a-consciencia-negra.html acessado25/11/2022

http://www.afreaka.com.br/notas/top-5-musicas-de-gilberto-gil-pra-tirar-negritude-armario/

https://www.youtube.com/watch?v=81wpTkHooo4

https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc

https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w

 

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; (x ) Trabalho; (x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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