5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 6ºANO

 

5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente

 A expressão no teatro, no circo e na mímica

Tema Contemporâneo Integrador:

Diversidade cultural

Unidade Temática: Teatro               Ano:     Período: 08/07 a 19/07/2024     Aulas: 06

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

                                A expressão no teatro, no circo e na mímica

 

Aula 1- Expressão no teatro, no circo e na mímica   ( Aula trabalhada antes do recesso)

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Aula expositiva dialógica. Começar dizendo que o teatro pode ser feito de diversas formas: com as mãos, com bonecos, com objetos, com o corpo e também com as sombras. Pergunte quem já viu um, espetáculo de sombra? E quem já brincou de contar histórias fazendo sombras. O foco da conversa não é conceituar o que é o teatro de formas animadas, mas ampliar o campo de percepção da turma para que associe esse tipo de expressividade com a linguagem do teatro

Habilidade:

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Desenvolvimento:

1º momento, apresentar o tema teatro a turma iniciando com as perguntas de sondagem

2º momento, realizar a leitura coletiva das páginas 168,169,170,171 com a turma

3ª momento, realizar a atividade 1 e 2 página169 e 3 página 171

 

Aula 2 - Enredo e máscaras           ( Aula trabalhada antes do recesso)

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus pontos de vista de como podemos desenvolver a partir desses conhecimentos o teatro de xilogravura

Habilidade:

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. (Teatro)

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. ( Arte Integrada)

Desenvolvimento:

1ºMomento: Organizar a sala em circulo e realizar a leitura das páginas 172, 173, 174, 175 e 176

2ºMomento: Discutir com os estudantes o que eles entenderam de como o teatro era feito, a criação dos personagens, cenários e figurinos

3ºMomento: Apresentar a turma as figuras do teatro e a técnica usada de criação dos personagens, o cenário e o figurino

4º Momento: Os estudantes irão desenvolver um enredo escrito para os personagens nomeando-os para ser encenado no momento oportuno.

 

 

Aula 3- Improvisação teatral

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Gamificação, os jogos teatrais permitem que os alunos experimentem formas de expressão que vão além de decorar um texto ou fazer uma peça em data festiva. Cria-se um ambiente de segurança em que são experimentados temas que partem dos interesses dos estudantes. O grupo se torna propositivo e entende que o teatro é sobre falar algo que queremos.

Habilidade:

(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos

ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos

e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador

Desenvolvimento:

1º Momento: O professor organiza a sala em um circulo

2º Momento: O professor explica a dinâmica da atividade: Um estudante sai da sala para, em seguida, entrar e realizar alguma ação que demonstre que chegou de algum lugar (tirar uma mochila das costas, uma gravata etc.). “Isso tudo realizado sem os objetos reais, mas mostrando no corpo as sensações”. O grupo, então, discute para chegar a um acordo sobre “de onde aquela pessoa veio”. “O jogo lida com os saberes prévios dos estudantes, permite conhecer o repertório da classe e prova que, com poucas ações, é possível demonstrarmos algo sem estereótipos ou a verbalização”, ressalta. Indicado para crianças a partir dos oito anos.

3º Momento: O estudante expressar o que aprendeu com a aula

 

 

 

 

Aula 4 – Aplicando o conhecimento teatral

Objeto de conhecimento:

Elementos da linguagem

Metodologia:

Exercícios complementares com interpretação de texto, os estudantes irão criar autonomia para realizar atividades de avaliação e posteriormente irão socializar os resultados

Habilidade:

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no

espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Desenvolvimento:

1º Momento: A turma organizada em filas será distribuída a atividade de leitura e interpretação

2º Momento: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual

3º Momento: Será realizada uma correção coletiva

 

 

 

Aula 5 – A arte do palhaço     / Página 177,178 e 179

Objeto de conhecimento:

Elementos da linguagem

Metodologia:

Abordagem dinâmica com atividades interativas e participativas para engajar os estudantes no tema dos palhaços e do teatro.

Habilidade:

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Desenvolvimento:

1º Momento: Apresentação e exploração

   - Introdução ao tema:

     - Apresente a história e a importância dos palhaços, destacando os diferentes tipos de palhaços (Augusto e Branco).

     - Utilize vídeos curtos e imagens para ilustrar os exemplos.

   - Discussão inicial:

     - Organize uma roda de conversa onde os estudantes compartilham suas experiências com palhaços e circos.

     - Pergunte: "Qual foi a experiência mais memorável que você teve com um palhaço?" ou "O que você acha que um palhaço faz?"

2º Momento: Atividade de grupo e criação

   - Pesquisa e apresentação:

     - Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo pesquisa sobre diferentes personagens da Commedia dell'Arte ou diferentes tipos de palhaços.

     - Peça para cada grupo apresentar suas descobertas de forma criativa, como uma pequena encenação ou um cartaz.

   - Criação de personagens:

     - Cada estudante cria seu próprio personagem de palhaço, desenhando e escrevendo uma breve descrição sobre suas características e personalidade.

     - Incentive os estudantes a serem criativos, pensando em características únicas e divertidas.

3º Momento: Reflexão e avaliação

   - Apresentação dos personagens:

     - Os estudantes apresentam seus personagens para a turma, explicando suas características e a história por trás deles.

     - Incentive a turma a fazer perguntas e a dar feedback positivo sobre as criações dos colegas.

   - Reflexão sobre a aula:

     - Organize um momento de reflexão onde os estudantes podem expressar o que aprenderam e como se sentiram durante as atividades.

     - Utilize perguntas como: "O que você mais gostou na aula de hoje?" ou "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu sobre os palhaços?"

Recursos:

- Vídeos e imagens de performances de palhaços.

- Materiais de arte (papel, lápis de cor, canetinhas) para a criação dos personagens.

- Pesquisa sobre a Commedia dell'Arte e personagens de palhaços.

 

Essa abordagem mantém a estrutura de três momentos, mas foca em atividades mais práticas e colaborativas, incentivando a participação ativa dos estudantes e tornando a aprendizagem mais envolvente e divertida.

 

 

 

Aula 6 – Palhaços no cinema mudo / Páginas 180,181 e 182

Objeto de conhecimento:

Patrimônio cultural / Processos de criação

Metodologia:

·  Leitura e discussão em grupo

·  Pesquisa e apresentação

·  Atividade prática de mímica

·  Criação e reflexão

 

Habilidade:

EF69AR34: Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas.

EF69AR32: Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Introdução e leitura

Compreender as características do cinema mudo e a influência da palhaçaria nele.

  • Discussão inicial
    • Perguntar aos estudantes se já viram filmes mudos ou filmes antigos de palhaços.
    • Abordar a função e a forma de atuação dos palhaços no cinema mudo.
  • Leitura do texto sobre cinema mudo
    • Leitura em voz alta do texto das páginas 180 e 181.
    • Comentários sobre as diferenças entre filmes mudos e os atuais.

 

2º Momento: Discussão e atividade prática

Explorar a arte da mímica como forma de expressão artística e aplicar os conceitos aprendidos.

  • Discussão em grupo:
    • Quais são as principais características do cinema mudo? (Texto na página 181)
    • Quais personagens do cinema mudo foram descritos? (Chaplin e Keaton)
    • Alguém já assistiu a alguns dos filmes deles ou de outros artistas do cinema mudo? Compartilhar experiências.
  • Atividade de pesquisa e apresentação:
    • Pesquisar um filme mudo.
    • Selecionar e compartilhar uma cena divertida ou impactante.

3º Momento: Atividade de mímica e reflexão

Aplicar os conceitos aprendidos e refletir sobre as habilidades desenvolvidas.

  • Introdução à mímica:
    • Leitura em voz alta do texto na página 182.
    • Breve discussão sobre a origem e a evolução da mímica.
  • Jogo de mímica:
    • Dividir a turma em dois grupos. Um grupo escolhe filmes, personagens ou situações e executa gestos e expressões, enquanto o outro grupo adivinha.
    • Explicar a importância da expressão corporal na mímica e como ela se relaciona com a pantomima.
  • Exercício de criação:
    • Cada grupo cria uma breve cena de mímica, integrando elementos do cinema mudo.
    • Gravar e compartilhar a performance em um espaço virtual (opcional).
  • Reflexão e encerramento:
    • Como a mímica e o cinema mudo ainda influenciam as artes visuais e performáticas atuais?
    • Qual foi a parte mais desafiadora e mais divertida da atividade?

Materiais Necessários

  • Projetor ou TV para exibir clipes de filmes mudos.
  • Acesso à internet para pesquisa de filmes.
  • Espaço para performances de mímica.

Esta estrutura segue a ordem desejada, permitindo uma abordagem equilibrada entre teoria e prática, e proporcionando que os estudantes compreendam e apliquem os conceitos aprendidos de forma interativa e colaborativa.

 

 

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