5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema
Intercurricular: Consumidor
consciente empreendedor eficiente A
expressão no teatro, no circo e na mímica |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Diversidade cultural |
Unidade
Temática: Teatro Ano: 6º Período:
08/07 a 19/07/2024
Aulas: 06 |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
A expressão no
teatro, no circo e na mímica
Aula 1- Expressão no teatro,
no circo e na mímica ( Aula trabalhada antes do recesso) |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia: Aula expositiva dialógica. Começar dizendo que o
teatro pode ser feito de diversas formas: com as mãos, com bonecos, com objetos,
com o corpo e também com as sombras. Pergunte quem já viu um, espetáculo de
sombra? E quem já brincou de contar histórias fazendo sombras. O foco da
conversa não é conceituar o que é o teatro de formas animadas, mas ampliar o campo de
percepção da turma para que associe esse tipo de expressividade com a
linguagem do teatro |
Habilidade: (EF69AR24) Reconhecer e apreciar
artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas,
investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro. |
Desenvolvimento: 1º momento, apresentar o tema teatro a turma
iniciando com as perguntas de sondagem 2º momento, realizar a leitura coletiva das
páginas 168,169,170,171 com a turma 3ª momento, realizar a atividade 1 e 2 página169 e 3 página 171 |
Aula 2 - Enredo e máscaras ( Aula
trabalhada antes do recesso) |
Objeto de conhecimento Contextos e práticas |
Metodologia: Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão
ler as informações trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus
pontos de vista de como podemos desenvolver a partir desses conhecimentos o
teatro de xilogravura |
Habilidade: (EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e
grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas,
investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro. (Teatro) (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. ( Arte Integrada) |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Organizar a sala em
circulo e realizar a leitura das páginas 172, 173, 174, 175 e 176 2ºMomento: Discutir com os estudantes
o que eles entenderam de como o teatro era feito, a criação dos personagens,
cenários e figurinos 3ºMomento: Apresentar a turma as
figuras do teatro e a técnica usada de criação dos personagens, o cenário e o
figurino 4º Momento: Os estudantes irão
desenvolver um enredo escrito para os personagens nomeando-os para ser
encenado no momento oportuno. |
Aula 3- Improvisação teatral |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia:
Gamificação, os jogos
teatrais permitem que os alunos experimentem formas de expressão que vão além
de decorar um texto ou fazer uma peça em data festiva. Cria-se um ambiente de
segurança em que são experimentados temas que partem dos interesses dos estudantes.
O grupo se torna propositivo e entende que o teatro é sobre falar algo que
queremos. |
Habilidade:
(EF69AR29)
Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico. (EF69AR30)
Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos
(música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário,
iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador |
Desenvolvimento: 1º Momento: O
professor organiza a sala em um circulo 2º Momento: O
professor explica a dinâmica da atividade: Um estudante sai da sala para, em
seguida, entrar e realizar alguma ação que demonstre que chegou de algum
lugar (tirar uma mochila das costas, uma gravata etc.). “Isso tudo realizado
sem os objetos reais, mas mostrando no corpo as sensações”. O grupo, então,
discute para chegar a um acordo sobre “de onde aquela pessoa veio”. “O jogo
lida com os saberes prévios dos estudantes, permite conhecer o repertório da
classe e prova que, com poucas ações, é possível demonstrarmos algo sem
estereótipos ou a verbalização”, ressalta. Indicado para crianças a partir
dos oito anos. 3º Momento: O
estudante expressar o que aprendeu com a aula |
Aula 4 – Aplicando o conhecimento teatral |
Objeto
de conhecimento: Elementos da linguagem |
Metodologia:
Exercícios
complementares com interpretação de texto, os estudantes irão criar autonomia
para realizar atividades de avaliação e posteriormente irão socializar os
resultados |
Habilidade:
(EF69AR25)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a
aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. |
Desenvolvimento: 1º Momento: A
turma organizada em filas será distribuída a atividade de leitura e
interpretação 2º Momento: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual 3º Momento: Será
realizada uma correção coletiva |
Aula 5 – A arte do palhaço / Página 177,178 e 179 |
Objeto
de conhecimento: Elementos da linguagem |
Metodologia:
Abordagem dinâmica com
atividades interativas e participativas para engajar os estudantes no tema
dos palhaços e do teatro. |
Habilidade:
(EF69AR25)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Apresentação
e exploração - Introdução ao tema: - Apresente a história e a importância
dos palhaços, destacando os diferentes tipos de palhaços (Augusto e Branco). - Utilize vídeos curtos e imagens para
ilustrar os exemplos. - Discussão inicial: - Organize uma roda de conversa onde os
estudantes compartilham suas experiências com palhaços e circos. - Pergunte: "Qual foi a experiência
mais memorável que você teve com um palhaço?" ou "O que você acha
que um palhaço faz?" 2º Momento: Atividade
de grupo e criação - Pesquisa e apresentação: - Divida a turma em pequenos grupos.
Cada grupo pesquisa sobre diferentes personagens da Commedia dell'Arte ou
diferentes tipos de palhaços. - Peça para cada grupo apresentar suas
descobertas de forma criativa, como uma pequena encenação ou um cartaz. - Criação de personagens: - Cada estudante cria seu próprio
personagem de palhaço, desenhando e escrevendo uma breve descrição sobre suas
características e personalidade. - Incentive os estudantes a serem
criativos, pensando em características únicas e divertidas. 3º Momento: Reflexão
e avaliação - Apresentação dos personagens: - Os estudantes apresentam seus
personagens para a turma, explicando suas características e a história por
trás deles. - Incentive a turma a fazer perguntas e
a dar feedback positivo sobre as criações dos colegas. - Reflexão sobre a aula: - Organize um momento de reflexão onde
os estudantes podem expressar o que aprenderam e como se sentiram durante as
atividades. - Utilize perguntas como: "O que
você mais gostou na aula de hoje?" ou "Qual foi a coisa mais
interessante que você aprendeu sobre os palhaços?" Recursos: -
Vídeos e imagens de performances de palhaços. -
Materiais de arte (papel, lápis de cor, canetinhas) para a criação dos
personagens. - Pesquisa
sobre a Commedia dell'Arte e personagens de palhaços. Essa abordagem mantém a estrutura de três
momentos, mas foca em atividades mais práticas e colaborativas, incentivando
a participação ativa dos estudantes e tornando a aprendizagem mais envolvente
e divertida. |
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Aula 6 – Palhaços no cinema mudo / Páginas 180,181
e 182 |
Objeto
de conhecimento: Patrimônio cultural / Processos de criação |
Metodologia:
· Leitura e
discussão em grupo · Pesquisa
e apresentação · Atividade
prática de mímica · Criação e reflexão |
Habilidade:
EF69AR34: Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas. EF69AR32: Analisar e explorar, em
projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens
artísticas. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Introdução e leitura
Compreender as características do cinema mudo e a
influência da palhaçaria nele.
2º Momento: Discussão e atividade prática
Explorar
a arte da mímica como forma de expressão artística e aplicar os conceitos
aprendidos.
3º Momento: Atividade de mímica e reflexão
Aplicar
os conceitos aprendidos e refletir sobre as habilidades desenvolvidas.
Materiais Necessários
Esta estrutura segue a ordem desejada, permitindo uma
abordagem equilibrada entre teoria e prática, e proporcionando que os
estudantes compreendam e apliquem os conceitos aprendidos de forma interativa
e colaborativa. |
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