3ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTE

Tema: Simetria, Cor e matiz (Cores complementares e Fauvismo)

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Arte e Tecnologia, Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integrada       Ano: 8º     Período: 21\05 a 06/06/2025    Aulas: 05

HABILIDADES

 

(EF69AR02 ) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA


 

1ª Aula:

1º Momento:                           SIMETRIA

                                                   

                        


Realize a leitura do texto da página 140 do livro didático de forma compartilhada com os estudantes, debatendo sobre a simetria presente nas manifestações artísticas e como ela proporciona a sensação de equilíbrio e harmonia ao espectador.

Analise as obras, perguntando como os estudantes identificam harmonia em a relação à simetria observada.

 

 

Observe as retas vertical e horizontal traçadas na obra do artista Robyn Parker para evidenciar que todas as partes da obra são exatamente iguais. A obra do artista paulista Luiz Sacilotto (1924-2003) apresenta simetria diagonal, ou seja, ao traçar uma reta diagonal em qualquer direção (da esquerda para a direita, e vice-versa), é possível observar que as duas partes são exatamente iguais.

2°Momento:  Atividades

      Em muitas manifestações artísticas, podemos observar a simetria. Nas atividades sugeridas, vamos desenvolver duas propostas de trabalho que envolverão simetria, proporção e equilíbrio na elaboração de composições artísticas. Página 141 do livro didático.

      Primeiro proponha aos estudantes que criem uma obra utilizando a simetria (desenho livre).

      Para a segunda proposta 'Recorte de papel com simetria', explique aos estudantes que vão construir uma forma simétrica, pois o papel está dobrado quatro vezes, fazendo com que seus quatro lados sejam iguais. Caso considere adequado, peça a eles que façam vários recortes. Depois de finalizados, os recortes podem ser expostos em sala de aula. Peça que comentem também suas experiências na criação das artes.

(Segue um modelo em anexo)

2ªAula

1ºMomento:

                                                                     Cor e matiz

      Inicie a aula solicitando aos estudantes que observem atentamente a obra de Picasso e identifiquem ao menos três tons de azul. A roupa da menina, a roupa da mulher e a parede ao fundo apresentam três tonalidades diferentes: um tom mais claro, outro médio e um tom mais escuro. Outras tonalidades podem ser encontradas nas sombras da parede e das roupas das personagens. Prossiga realizando a leitura do texto de forma compartilhada. Analise os diferentes tons de azul e convide os estudantes a observar o quadro de Picasso. Página 150 do livro didático.

Relembre com eles o que foi estudado sobre as cores frias e quentes, suas sensações e como se relacionam com a mensagem passada pela obra. Deixe que a turma debata livremente.

 

2º Momento: ATIVIDADE

 

                                                           Pintura monocromática

Assim como Picasso chegou a diferentes tonalidades de azul para utilizar em seus quadros, você vai investigar e criar diferentes tons com base nas misturas de uma cor com preto e branco e elaborar um desenho livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ªAula

1ºMomento:

                                           Cores complementares e Fauvismo

   Realize a leitura do texto de forma compartilhada, permitindo que os estudantes recorram novamente à ilustração do círculo cromático da página 148.

Peça aos estudantes que destaquem os elementos constitutivos da arte que mais chamam sua atenção e como eles se relacionam. Comente sobre o Fauvismo, movimento de um grupo de artistas do século XX que foi liderado pelo pintor francês Henri Matisse e que teve como ponto comum a investigação das múltiplas possibilidades de uso das cores.

Apesar de sua curta duração, o Fauvismo influenciou fortemente o desenvolvimento de outro importante movimento artístico, o Expressionismo. Surgido na Alemanha, esse movimento explorava a expressão da subjetividade, ou seja, das emoções do artista, por meio de cores fortes e figuras distorcidas. O Expressionismo esteve presente nas artes gráficas, na pintura, na escultura, na literatura, na arquitetura, no teatro, na música, no cinema e na dança. Página 152

Observação: Critérios de Avaliação (págs. 148 a 152

1. Compreensão dos conceitos de cores complementares, Fauvismo e Impressionismo.

2. Aplicação na prática artística.   3.Utiliza elementos estudados (como cores complementares e de forma criativa e adequada).

4. Participação e envolvimento.   5.Demonstra interesse e dedicação durante as atividades e discussões.

                               

2ºMomento:

 

O termo “Fauvismo” vem do francês, lê-se fovismo, e é inspirado na palavra “fauves” que significa feras. Este nome surgiu pela forma que as cores eram “jogadas” nos quadros, de forma violenta e até arbitrária. As pinturas não possuem um compromisso social político. Os artistas recusavam as regras tradicionais passando a usar a cor como fator primordial da pintura, para eles essas regras limitavam a criatividade dos artistas, e então utilizavam com grande ousadia cores violentas, evocando um mundo fantástico de emoção e cor. O Fauvismo foi um período muito curto, porém seu estilo permaneceu por algum tempo e revolucionou a arte com cores vibrantes, formas simples e linhas vigorosas.

Principais artistas: Henri Matisse; Paul Gauguin e Raoul Dufy.

 

3ºMomento:

 

ATIVIDADE:

Pintar o esboço da obra abaixo, “Gato com peixes vermelhos”.

A pintura não precisa seguir as cores usadas pelo artista, você pode pintar com as cores

de sua preferência! Porém, a pintura deve seguir o “estilo fovista”, então lembre-se de

caprichar na intensidade das cores!

Depois de pronto, recortar e colar no caderno.

Quem não puder imprimir, irá desenhar a obra (do seu jeito) e depois pintar.

       

__

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4ªAula

1ºMomento:    

                                               Cor e luz no Impressionismo

   Leitura do texto da página 154 de forma compartilhada com os estudantes, comentando que o Impressionismo influenciou significativamente a pintura no final do século XIX e no início do século XX. A partir dele, surgiram movimentos denominados neoimpressionistas e pós-impressionistas, que buscaram enquadrar os princípios ópticos do Impressionismo a uma base científica, como o Pontilhismo, e libertar a cor e a linha de suas funções puramente representativas, como o Fauvismo.  

 Em resumo:

Impressionismo: Movimento que busca representar a luz e a cor de forma imediata, com pinceladas soltas e cores misturadas na tela. 

Pontilhismo: Tecnica derivada do impressionismo que usa pontos de cores separadas para criar uma imagem, buscando uma mistura óptica nas cores para o observador.

Fauvismo: movimento que surge em reação ao impressionismo e ao pontilhismo, buscando expressar emoções e sensações por meio do uso intenso e não naturalista das cores. Utiliza cores puras e vibrantes, sem misturas, aplicadas de forma audaciosa na tela, buscando expressar a emoção e a intensidade das cores. 

 

2ºMomento: Atividade da página 154 do livro didático.

1  1. Sobre a obra Impressão: sol nascente, de Monet, leia a frase:

[...] As pinceladas curtas e leves dão à pintura uma aparência suave e borrada, como se os observadores estivessem vendo a cena através de uma nevoa matinal que paira sobre o mar. [...]

PANKHURST, Andypéncârst éndi; HAWKSLEYrócsli, Lucinda. Quando a arte é genial. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.página 47.

  2.Cite quais cores complementares foram utilizadas por Monet para compor a obra.

R:  Laranja em oposição ao azul.

3.Selecione uma das obras destacadas na página 155 e, no caderno, elabore uma frase descrevendo suas impressões visuais sobre ela. Para isso, pense principalmente nos efeitos relacionados aos usos da cor e da luz na obra. Resposta pessoal.

4.Convide a turma a compartilhar suas frases, debatendo, em seguida, as impressões da turma sobre elas.

5.Observe a técnica utilizada por Monet. Você percebe contornos bem definidos ou formas mais difusas? Explique como isso contribui para a sensação transmitida pela obra.

6.A obra de Monet faz parte do movimento impressionista. Pesquise e escreva duas características principais desse movimento artístico.

 7.Compare a obra de Monet com uma pintura de outro movimento artístico (como o realismo ou o renascimento). Quais são as principais diferenças na forma de representar a realidade?

8.Reflita: Qual emoção ou sensação a obra desperta em você? Justifique sua resposta com base nas cores, na luz e na atmosfera da pintura.

9.Imagine que você está dentro da cena retratada por Monet. Descreva, em poucas linhas, o que está vendo, sentindo e ouvindo nesse momento.

Observação: Critérios de avaliação

Ø  Clareza e coerência na definição da arte impressionista;

Ø  Identificação correta de ao menos 1 estilo da arte impressionista

Ø  Uso da linguagem apropriada;

Ø  Capacidade de observação e descrição da obra;

Ø  Interpretação pessoal coerente com os elementos da obra;

5ª.Aula: Clube de letramento Literário e corporeidade.

1º.Momento: Apresente aos estudantes a proposta de produção de um cartão postal de uns estudantes para outros da mesma escola, mesmo que sejam de turmas diferentes. Em seguida leia o poema:

2º.Momento: Monte com os estudantes cartões postais direcionados para pessoas da escolha deles seguindo o exemplo abaixo. Elabore uma maneira de entregar os cartões a seus destinatários dentro da escola.

Para tornar a aula mais interativa e afetiva, sugerimos ao professor a criação de uma atividade com o uso de cartões postais. Diferente de uma carta, o cartão postal é uma mensagem curta, escrita geralmente em uma imagem ou paisagem, que transmite um pensamento, um carinho ou uma lembrança de forma breve e significativa.

Como realizar a atividade: O professor poderá levar para a sala uma caixinha decorada, que será a "Caixinha de Cartões Postais". Os estudantes serão convidados a escrever cartões postais, podendo endereçá-los a colegas da mesma turma ou de outras turmas. A ideia é que eles expressem mensagens positivas, criativas, poéticas ou até mesmo educativas. Depois de escritos, os alunos irão depositar os cartões postais na caixinha. O professor será o responsável por recolher os cartões e fazer a entrega aos destinatários indicados, respeitando a escolha dos remetentes.

Essa atividade pode ser feita periodicamente ou em momentos especiais, como datas comemorativas, projetos escolares ou semanas temáticas. Além de trabalhar o gênero textual cartão postal, promove a empatia, o respeito e o vínculo entre os alunos.

ANEXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário