4º SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:”Valores em pauta: Aprendizagens significativas e
inovadoras em sala de aula” Tema Intercurricular: Sustentabilidade no sentido mais
significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida( Cenário) |
Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e
Tecnologia, Meio Ambiente Objeto
do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de criação e
Arte e Tecnologia. |
Unidade
Temática: Teatro Ano: 9º Período: 03/05 a 13/05/2023 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF15AR106BA) Aplicar,
experimentar, articular e formular os diferentes elementos constitutivos do
teatro, relacionando-os com suas utilizações e funções no cotidiano.
(EF69AR25)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. (EF69AR28)
Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e
desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1-Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 2-Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas,
científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções,
intervenções e apresentações artísticas. 3-Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho
coletivo e colaborativo nas artes. 4-Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social,
dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas
sociedades, em distintos tempos
e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico,
social e sensível a diferentes contextos
e dialogar com as diversidades. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento
e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as
características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª Aula 1º Momento: Levantando Conhecimentos
Prévios 1)
Você gosta de teatro? 2)
Já assistiu uma apresentação? 3)
A imagem assim te lembra algo? 4)
No teatro as comédias estão sempre presentes: Por que você acha
que a comédia é importante nas apresentações teatrais? O espaço cênico
é o lugar ocupado pelos atores durante a representação diante do público. Ao
longo do tempo, a forma desse espaço foi variando, apesar de seu aspecto
básico permanecer retangular ou circular. O circo é o espaço cênico mais
simples e corresponde à origem do teatro. Ao redor desse círculo,
construíram-se teatros imensos de pedra, nos quais milhares de espectadores
ocupavam filas de assentos escalonados (arquibancadas), como na antiga
Grécia. A outra forma básica de espaço cênico é a retangular ou frontal.
Ela surge ao se levantar um tablado ou plataforma de madeira de forma
retangular, no qual os artistas sobem para serem vistos pelo público durante
a representação. O público, nesse caso, coloca-se na frente do palco.
Atualmente, muitos teatros e cinemas têm essa forma. Os teatros construídos
no século XX tentaram combinar o espaço cênico circular e retangular
aproveitando as vantagens de cada um deles. 2º Momento: ATIVIDADE SOBRE O TEMA 1)
O que é espaço cênico? 2)
Onde se faz teatro? 3)
Quais são as formas de
espaço cênico? 4)
Onde eram feitas as
apresentações de teatro na Idade Média? 5)
Porque era de suma importância a utilização
da carroça naquela época medieval 6)
Qual é a tarefa primordial
do cenário? 3º Momento: Para quem se faz
teatro? Por gosto,
por diversão ou por prazer. Vimos que, na origem do teatro, a diversão estava
ligada à expressão dos sentimentos mágicos e religiosos. No Brasil, no
período colonial, os missionários católicos tentavam transmitir sua doutrina
às pessoas simples ou aos indígenas por meio de peças de teatro. O teatro foi o meio mais utilizado para
atingir os objetivos dos Jesuítas, que eram moralizar os costumes dos brancos
e catequizar os índios, combatendo, assim, a antropofagia, o politeísmo e a
união sem o casamento legal.” Cláudia Artes,
Literatura e Cultura. Na Idade Média, as peças
teatrais costumavam ser apresentadas no pátio das igrejas e dos mosteiros. De
forma semelhante, em outros momentos da História, as pessoas fizeram teatro
para criticar os costumes da sociedade do seu tempo, o que provocou, muitas
vezes, a proibição de representações de peças de alguns autores. O teatro também costuma ser utilizado em quase todos os países,
para ensinar, de forma divertida, a literatura e a história de um povo às
crianças e aos jovens. Da mesma forma, o teatro pode servir para ajudar as
pessoas a expressarem sua preocupação perante os outros e a resolverem
dificuldades, por exemplo, a perda da timidez. Entre o final do século XVI e o princípio do XVII, na época de
Shakespeare, os teatros ingleses, que estavam situados nos arredores das
cidades, tinham uma plataforma que saía do palco e que era rodeada pelo
público. 2ªAula 1º Momento: Retomando a aula anterior
Para quem se faz teatro? O teatro é
feito para agradar aos mais diferentes tipos de público, crianças,
adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Essas pessoas são
o elemento fundamental para que o teatro exista. Os atores
sabem que, sem o público, seu trabalho não tem sentido, por isso esforçam-se
todos os dias para melhorar o seu desempenho e, com sua interpretação, atrair
o espectador. 2º Momento Atividade
sobre o tema 1) Após estudar o tema responda para quem se faz teatro? O teatro é
feito para agradar aos mais diferentes tipos de público, crianças,
adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Essas pessoas são
o elemento fundamental para que o teatro exista. . 2) Como o teatro pode ajudar os jesuítas? O teatro foi o meio mais utilizado para
atingir os objetivos dos Jesuítas, que eram moralizar os costumes dos brancos
e catequizar os índios, combatendo, assim, a antropofagia, o politeísmo e a
união sem o casamento legal 3) No Brasil no período colonial como era utilizado o teatro? No Brasil, no período colonial, os missionários católicos tentavam
transmitir sua doutrina às pessoas simples ou aos indígenas por meio de peças
de teatro. 3ºMomento: Como o nosso tema intercurricular é sobre a
sustentabilidade, que tal apoiar esta causa de uma forma criativa? Então,
mãos a obra! Antes, sonda a turma com a seguinte pergunta Ø Quais são suas práticas
no seu dia a dia para proteger o meio ambiente? Professor esse é um bom momento para
já instigar o aluno para a construção do cenário, podendo falar dos vários
tipos de cenário e introduzir uma pesquisa, para que o aluno, já comece a
pesquisar sobre o cenário e consequentemente já despertar a curiosidade para
a construção. Que será a construção de uma maquete de cenário. Professor nesse momento explique o
aluno tudo sobre a construção da maquete, desde os materiais a serem
utilizado até o prazo para a entrega. Sugestão para quem quiser desenvolver
a maquete apresentada no vídeo TUTORIAL DE COMO FAZER A MAQUETE DO CENÁRIO Sugestão
no vídeo: https://www.google.com/search?q=constru%C3%A7%C3%A3o+maquete+cenario&rlz=1C1GCEA Alguns exemplos: 3ª Aula 1º Momento: Assista ao espetáculo: Os saltimbancos, do grupo Odeon
Companhia Teatral. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0 Canta as
suas angústias e decidem se reunir para que tivessem a oportunidade de mudar
o rumo de suas vidas. Os protagonistas envolvidos são um burro, um cachorro,
uma galinha e uma gata. Cada um reclama da exploração que sofria e contam com
suas diferenças para se tornarem livres. A história desses animais tem uma
relação muito importante com o contexto histórico vivido no Brasil daquela época.
Ao falar sobre união, exploração e justiça, os animais que figuram essa fábula
davam voz a uma série de questões políticas que marcavam o regime militar
brasileiro. Não tendo liberdade para abertamente se opor ao governo da época,
era comum que os artistas utilizassem de elementos e recursos estéticos que
de forma indireta expressassem as suas opiniões. 2º Momento: Atividade Descreva
com as suas palavras os seguintes elementos: a) Como eram os personagens e como os figurinos e maquiagens
ajudaram você a reconhecê-los? b) Qual era a história contada? c) Qual era o cenário? d) Com as suas palavras quais são os elementos principais para que
exista o TEATRO? 4ª Aula 1º Momento: 2º
Momento: 3. Sobre a luz, o som e o movimento cênico assinale a
alternativa FALSA: a) São
diferentes figuras utilizadas na montagem teatral. b) São
diferentes elementos utilizados na montagem teatral. c) São
elementos que auxiliam o trabalho do ator. d) São
elementos que contribuem para a cena. 4. Qual o objetivo de um espetáculo teatral? ____________________________________________________________________________ 5. Os elementos sonoros ajudam a
envolver o público durante um espetáculo. Quando uma trilha sonora é feita exclusivamente
para uma determinada peça teatral, como ela é chamada? a)
Compilação. b)
Gravada. c) Ao
vivo. d)
Original. 6. A expressão: “O corpo fala”
significa que a) a
verdade sempre deve ser dita. b) a
roupa que vestimos traduz o nosso caráter. c) o
corpo expressa sentimentos e emoções. d) um
corpo saudável é muito mais expressivo. 7. Assinale a afirmativa FALSA
sobre a luz no teatro: a) A luz
é criada pelo iluminador. b) A luz
é um elemento importante em uma peça. c) A luz
ajuda a dar ritmo ao espetáculo. d) A luz
é um elemento sonoro importante. 8. Os elementos luz, som e movimentos cênicos devem estar em
harmonia durante uma encenação. Como o diretor pode alcançar isso? a) Não se
envolvendo com o trabalho dos profissionais da luz, do som, nem do movimento. b)
Trabalhando junto com os profissionais envolvidos com a luz, o som e o
movimento. c)
Contratando técnicos que não se envolvam criativamente com o espetáculo. d)
Contratando um só profissional para cuidar dos três elementos citados. 9. Assinale a opção FALSA: a) O som, a
luz e o movimento cênico são diferentes elementos que fazem parte de uma peça. b) O som
dialoga com o texto teatral, auxiliando na interpretação da cena. c) A luz
marca o espaço da cena. Ela pode indicar apenas a passagem do tempo. d) Há
diferentes profissionais que podem fazer parte da equipe de uma produção. 10. Retire do texto uma palavra que significa: a)
Dirigente: _____________________________ b) Show:
________________________________ c) Plateia:
______________________________ d) Inédita:
_______________________________ e) Drama:
_______________________________ f) Canções:
______________________________ g)
Magnitude: ____________________________ Fonte
de pesquisa: http://www.educacional.com.bracesso em 19/04/2023 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0>.
Acesso em 29/04/ 2023. Disponível em:
<https://escolakids.uol.com.br/historia/os-saltimbancos.htm>. Acesso em
29/04/2023. https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0 Acesse mais em: tudosaladeaula.com https://youtu.be/gETxOdb65bY acesso
em 19/04/2023 http://historiadasartesvisuais.blogspot.com.br/2011/09/historia-do-teatro-no-mundo.html PÚBLICO NADA CONVENCIONAL EM APRESENTAÇÃO NO GRAN TEATRO LICEU DE
BARCELONA - Bing vídeo acesso em 19/04/2023 |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (x ) Observação do
desempenho do grupo; ( x ) Slides; ( )
Debate;( ) Relatórios; ( x )
Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário