4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 9ºANO 2023

 

 

4º SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:”Valores em pauta: Aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula”

Tema Intercurricular:  Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida( Cenário)

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de criação e Arte e Tecnologia.

Unidade Temática: Teatro         Ano:                Período: 03/05 a 13/05/2023                        Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF15AR106BA) Aplicar, experimentar, articular e formular os diferentes elementos constitutivos do teatro, relacionando-os com suas utilizações e funções no cotidiano.

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.  

(EF69AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1-Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

2-Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

3-Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

4-Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno

social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos

tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes

contextos e dialogar com as diversidades.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª Aula

1º Momento:

Levantando Conhecimentos Prévios

 

1)      Você gosta de teatro?

2)      Já assistiu uma apresentação?

3)      A imagem assim te lembra algo?

4)      No teatro as comédias estão sempre presentes: Por que você acha que a comédia é importante nas apresentações teatrais?

O espaço cênico é o lugar ocupado pelos atores durante a representação diante do público. Ao longo do tempo, a forma desse espaço foi variando, apesar de seu aspecto básico permanecer retangular ou circular. O circo é o espaço cênico mais simples e corresponde à origem do teatro. Ao redor desse círculo, construíram-se teatros imensos de pedra, nos quais milhares de espectadores ocupavam filas de assentos escalonados (arquibancadas), como na antiga Grécia.                       

A outra forma básica de espaço cênico é a retangular ou frontal. Ela surge ao se levantar um tablado ou plataforma de madeira de forma retangular, no qual os artistas sobem para serem vistos pelo público durante a representação. O público, nesse caso, coloca-se na frente do palco. Atualmente, muitos teatros e cinemas têm essa forma. Os teatros construídos no século XX tentaram combinar o espaço cênico circular e retangular aproveitando as vantagens de cada um deles.

 

2º Momento:

ATIVIDADE SOBRE O TEMA

 

1)    O que é espaço cênico?

2)    Onde se faz teatro?

3)    Quais são as formas de espaço cênico?

4)    Onde eram feitas as apresentações de teatro na Idade Média?

5)     Porque era de suma importância a utilização da carroça naquela época medieval

6)    Qual é a tarefa primordial do cenário?

3º Momento:                              Para quem se faz teatro?

Por gosto, por diversão ou por prazer. Vimos que, na origem do teatro, a diversão estava ligada à expressão dos sentimentos mágicos e religiosos. No Brasil, no período colonial, os missionários católicos tentavam transmitir sua doutrina às pessoas simples ou aos indígenas por meio de peças de teatro.

O teatro foi o meio mais utilizado para atingir os objetivos dos Jesuítas, que eram moralizar os costumes dos brancos e catequizar os índios, combatendo, assim, a antropofagia, o politeísmo e a união sem o casamento legal.” Cláudia Artes, Literatura e Cultura. Na Idade Média, as peças teatrais costumavam ser apresentadas no pátio das igrejas e dos mosteiros. De forma semelhante, em outros momentos da História, as pessoas fizeram teatro para criticar os costumes da sociedade do seu tempo, o que provocou, muitas vezes, a proibição de representações de peças de alguns autores. O teatro também costuma ser utilizado em quase todos os países, para ensinar, de forma divertida, a literatura e a história de um povo às crianças e aos jovens. Da mesma forma, o teatro pode servir para ajudar as pessoas a expressarem sua preocupação perante os outros e a resolverem dificuldades, por exemplo, a perda da timidez. Entre o final do século XVI e o princípio do XVII, na época de Shakespeare, os teatros ingleses, que estavam situados nos arredores das cidades, tinham uma plataforma que saía do palco e que era rodeada pelo público.

2ªAula

1º Momento: Retomando a aula anterior

                                                        Para quem se faz teatro?

O teatro é feito para agradar aos mais diferentes tipos de público, crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Essas pessoas são o elemento fundamental para que o teatro exista.

Os atores sabem que, sem o público, seu trabalho não tem sentido, por isso esforçam-se todos os dias para melhorar o seu desempenho e, com sua interpretação, atrair o espectador.

2º Momento                                                 Atividade sobre o tema

1)      Após estudar o tema responda para quem se faz teatro?

teatro é feito para agradar aos mais diferentes tipos de público, crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Essas pessoas são o elemento fundamental para que o teatro exista.

.

2)      Como o teatro pode ajudar os jesuítas?

O teatro foi o meio mais utilizado para atingir os objetivos dos Jesuítas, que eram moralizar os costumes dos brancos e catequizar os índios, combatendo, assim, a antropofagia, o politeísmo e a união sem o casamento legal

3)      No Brasil no período colonial como era utilizado o teatro?

No Brasil, no período colonial, os missionários católicos tentavam transmitir sua doutrina às pessoas simples ou aos indígenas por meio de peças de teatro.

3ºMomento: Como o nosso tema intercurricular é sobre a sustentabilidade, que tal apoiar esta causa de uma forma criativa? Então, mãos a obra! Antes, sonda a turma com a seguinte pergunta

Ø  Quais são suas práticas no seu dia a dia para proteger o meio ambiente?

Professor esse é um bom momento para já instigar o aluno para a construção do cenário, podendo falar dos vários tipos de cenário e introduzir uma pesquisa, para que o aluno, já comece a pesquisar sobre o cenário e consequentemente já despertar a curiosidade para a construção. Que será a construção de uma maquete de cenário.

Professor nesse momento explique o aluno tudo sobre a construção da maquete, desde os materiais a serem utilizado até o prazo para a entrega.

Sugestão para quem quiser desenvolver a maquete apresentada no vídeo

TUTORIAL DE COMO FAZER A MAQUETE DO CENÁRIO

Sugestão no vídeo:

https://www.google.com/search?q=constru%C3%A7%C3%A3o+maquete+cenario&rlz=1C1GCEA

Alguns exemplos:

 

3ª Aula

1º Momento: Assista ao espetáculo: Os saltimbancos, do grupo Odeon Companhia Teatral.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0

Canta as suas angústias e decidem se reunir para que tivessem a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas. Os protagonistas envolvidos são um burro, um cachorro, uma galinha e uma gata. Cada um reclama da exploração que sofria e contam com suas diferenças para se tornarem livres. A história desses animais tem uma relação muito importante com o contexto histórico vivido no Brasil daquela época. Ao falar sobre união, exploração e justiça, os animais que figuram essa fábula davam voz a uma série de questões políticas que marcavam o regime militar brasileiro. Não tendo liberdade para abertamente se opor ao governo da época, era comum que os artistas utilizassem de elementos e recursos estéticos que de forma indireta expressassem as suas opiniões.

2º Momento: Atividade

Descreva com as suas palavras os seguintes elementos:

a)      Como eram os personagens e como os figurinos e maquiagens ajudaram você a reconhecê-los?

b)      Qual era a história contada?

c)      Qual era o cenário?

d)      Com as suas palavras quais são os elementos principais para que exista o TEATRO?

4ª Aula

1º Momento:

   

2º Momento:

3. Sobre a luz, o som e o movimento cênico assinale a alternativa FALSA:

a) São diferentes figuras utilizadas na montagem teatral.

b) São diferentes elementos utilizados na montagem teatral.

c) São elementos que auxiliam o trabalho do ator.

d) São elementos que contribuem para a cena.

4. Qual o objetivo de um espetáculo teatral?

____________________________________________________________________________

5. Os elementos sonoros ajudam a envolver o público durante um espetáculo. Quando uma trilha

sonora é feita exclusivamente para uma determinada peça teatral, como ela é chamada?

a) Compilação.

b) Gravada.

c) Ao vivo.

d) Original.

6. A expressão: “O corpo fala” significa que

a) a verdade sempre deve ser dita.

b) a roupa que vestimos traduz o nosso caráter.

c) o corpo expressa sentimentos e emoções.

d) um corpo saudável é muito mais expressivo.

7. Assinale a afirmativa FALSA sobre a luz no teatro:

a) A luz é criada pelo iluminador.

b) A luz é um elemento importante em uma peça.

c) A luz ajuda a dar ritmo ao espetáculo.

d) A luz é um elemento sonoro importante.

8. Os elementos luz, som e movimentos cênicos devem estar em harmonia durante uma encenação. Como o diretor pode alcançar isso?

a) Não se envolvendo com o trabalho dos profissionais da luz, do som, nem do movimento.

b) Trabalhando junto com os profissionais envolvidos com a luz, o som e o movimento.

c) Contratando técnicos que não se envolvam criativamente com o espetáculo.

d) Contratando um só profissional para cuidar dos três elementos citados.

9. Assinale a opção FALSA:

a) O som, a luz e o movimento cênico são diferentes elementos que fazem parte de uma peça.

b) O som dialoga com o texto teatral, auxiliando na interpretação da cena.

c) A luz marca o espaço da cena. Ela pode indicar apenas a passagem do tempo.

d) Há diferentes profissionais que podem fazer parte da equipe de uma produção.

10. Retire do texto uma palavra que significa:

a) Dirigente: _____________________________

b) Show: ________________________________

c) Plateia: ______________________________

d) Inédita: _______________________________

e) Drama: _______________________________

f) Canções: ______________________________

g) Magnitude: ____________________________

Fonte de pesquisa:

http://www.educacional.com.bracesso em 19/04/2023

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0>. Acesso em 29/04/ 2023.

Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/historia/os-saltimbancos.htm>. Acesso em 29/04/2023.

https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0

Acesse mais em: tudosaladeaula.com

https://youtu.be/gETxOdb65bY acesso em 19/04/2023

http://historiadasartesvisuais.blogspot.com.br/2011/09/historia-do-teatro-no-mundo.html

PÚBLICO NADA CONVENCIONAL EM APRESENTAÇÃO NO GRAN TEATRO LICEU DE BARCELONA - Bing vídeo  acesso em 19/04/2023                              

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas:   

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (x ) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Slides; (  ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

   

 

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