5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º E 9ºANOS 2022

 

                                        5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema: Sustentabilidade no seu sentindo mais significativo: “Amor a vida por todas as formas de  vida e para a vida.”(Do lixo ao luxo)

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Processos de criação, Elementos da Linguagem, Materialidade  

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano: 8º e 9º                   Período: 02/06 a 15/06/2022         Aulas:04

HABILIDADES

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo ou colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR87BA) perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula: Dengue, Zika e Chikungunya

1º Momento: Levantando conhecimentos prévios

 

 

1-    Você ou alguém da sua família já teve Dengue, Zika ou Chikungunya?

2-    Quais foram os sintomas que sentiram?

Professor apresente o texto aos alunos e aplique as questões:

 

                                                   Aedes aegypti

 

 

2º Momento: Verificando a aprendizagem

 

Responda as questões:

 

1-    Qual o título do texto?

2-    Qual o principal tema abordado?

3-    O mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunya é:

a-    (    ) Mosquito palha

b-    (    ) Anepheles

c-    (    ) Aedes aegypti

d-    (   ) Tigre asiático

4-    Como se desenvolve o mosquito Aedes aegypti

5-    Como combater o mosquito causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

6-    Faça um pequeno texto ensinando como podemos evitar o vírus da febre zika.

____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

3º Momento:

 

 

2ª Aula: Do Lixo ao Luxo – Arte Ambiental

1ºMomento: Nesta etapa do trabalho é necessário explicar aos estudantes algumas características do estudo da arte correlacionado com o meio ambiente.

Levantando conhecimentos prévios: Você vai imaginar o planeta, interpretá-lo e refletir sobre como a sustentabilidade está inserida na arte.

 

Arte Ambiental

A arte ambiental abrange uma perspectiva histórica da natureza junto a outra mais moderna ligada à ética e ao ativismo ecologista. Esse novo enfoque artístico surgiu no final dos anos 60 e, ao contrário dos clássicos, não se limita à representação de uma paisagem ou em incluir o meio ambiente em suas criações, pois vai além disso: converte o meio ambiente na própria obra visando conscientizar sobre os danos que o homem causa ao planeta e chamar para a ação.

A poluição de ar e dos oceanos, o aquecimento global, o desmatamento ou as consequências do consumo massivo para o meio ambiente são algumas das ameaças que a arte ambiental contemporânea denuncia através da fotografia, da pintura, do teatro, da dança e da escultura, entre outras vertentes. A ecoarte utiliza materiais naturais sustentáveis, tais como terra, pedra, folhas ou ramos para suas criações.

Os principais objetivos da arte ambiental são:

  • Conscientizar dos perigos que espreitam o planeta e promover sua conservação.
  • Reforçar a comunicação e a participação cidadã na defesa da natureza.
  • Incentivar o compromisso político contra o aquecimento global e seus efeitos.

 

2º Momento: Leia o texto abaixo em sala de aula e em seguida faça algumas perguntas.

 

      Tem gente que enxerga arte onde o outro só consegue ver lixo. Muito se fala sobre a sustentabilidade, mas você já imaginou a possibilidade de reconhecer a arte neste espaço?

       É impressionante a capacidade de transformar materiais que iriam para o lixo em arte. Artistas como Vik Muniz, Gordon Matta- Clark entre outros, fazem obras de arte cujo tema é conhecido como “lixo em luxo”. Eles são importantes para nos mostrar como as artes plásticas podem estar aliados cada vez mais à criação sustentável e a reutilização de materiais para obras de arte.

       O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também ressignifica o olhar das pessoas e contribui para diminuição significativamente a quantidade lixo.

 

Autor: Ana Carla Alves Santos

 

1.    Você costuma separar o seu lixo doméstico?

2.    Em sua casa, tem algum objeto reciclado?

3.    O que você acha da coleta de lixo em sua cidade?

4.    Que tipo de lixo é mais produzido na escola?

5.    O que podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem produzir lixo?

 

AS OBRAS A SEGUIR FAZEM PARTE DO TRABALHO DE DIVERSOS ARTISTAS.

 

GORDON MATTA-CLARCK

  Gordon Matta-Clark foi um dos principais artistas da vanguarda de Nova York na década de 1970.

Seu trabalho, como muitos de seus contemporâneos, foi feito em grande parte fora dos limites dos museus e galerias. Eram intervenções na paisagem urbana e performances que foram gravadas e fotografadas. Tendo como eixo a des-humanização do mundo moderno, o artista fazia intervenções em construções escolhidas fazendo cortes, criando aberturas e buracos em construções.

O artista utilizou a sucata e chamou atenção para a questão do lixo em obras como essa

 

 

 

 

ANTOINE REPESSÉ

O fotográfo francês Antoine Repessé deixou de descartar lixo por quatro anos e faz uma série de fotografias com os resíduos que produziu durante quatro anos guardando. O objetivo final era fotografar toda essa absurda quantidade de lixo para alertar a população sobre este crescente problema global.

 

 

 

Vik Muniz é um artista plástico reconhecido mundialmente por criar obras com materiais que comumente vão para o lixo.

 

 

 

 

 

 

Atividade

1)             Dos trabalhos que você viu, qual achou mais interessante? Por quê?

2)             Quais dos trabalhos você associa à reciclagem, ao reuso e a redução de consumo? Explique como você chegou a esta conclusão

3)             Que materiais foram usados nos trabalhos apresentados?

4)             Agora é a sua vez. Crie um lindo trabalho usando materiais reciclados. Esse trabalho será exposto na sua escola. CAPRICHE!

 

 

3ª AULA

1º Momento:

Proponha a leitura do poema visual de Augusto de Campos, pergunte se alguém tem alguma hipótese sobre o que este poema representa. Ao olhar de longe vemos a palavra lixo, mas ao nos aproximarmos é possível ver que a palavra luxo foi usada na construção das letras do poema.

 

Depois de ouvir algumas proposições, escreva no quadro a frase: “O lixo é um luxo” ou “O luxo é um lixo”? Ou ainda “o lixo que há dentro do luxo, o luxo que há dentro do lixo”.

 

A representação visual do poema “Lixo” é o diálogo entre duas palavras “lixo” e ”luxo”. O poema serve como crítica social em relação à valorização que se faz das pessoas, mas aqui usaremos para tratar dos resíduos tecnológicos, do consumo ao descarte.

 

2º MOMENTO

 

Deixe que os  alunos   respondam à questão, contando suas experiências a respeito.

Pergunte: O que acontece com os aparelhos eletroeletrônicos que não servem mais?

Onde você os descarta?

 

Lembrar que em muitos lugares vemos o tema abordado com o título de lixo eletrônico, mas a expressão correta a ser usada é resíduo eletrônico ou resíduo tecnológico.

Todos os equipamentos que utilizamos no cotidiano acabam compondo a montanha de resíduos tecnológicos que temos espalhados pelo mundo e o consumismo é um dos fatores que nos levam ao cenário ambiental atual.

Brasil é grande produtor de resíduos eletrônicos (https://bit.ly/2HzdUmm).

Descarte dos resíduos eletrônicos (https://bit.ly/2xRSf9w).

Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm

 

Mão na massa

Proponha que confeccionem uma plaquinha para compor o cenário, com uma frase que funcione como um apelo para uma possível campanha de coleta de resíduos eletrônicos ou que sinalize o local que colete.

 

4ª AULA – JARDIM DO FUTURO

1º Momento:

   Conversar sobre a logística reversa ou desfábrica, como tem sido chamada, pois trata-se de o produto eletrônico fazer o caminho inverso: depois de ter sido usado e descartado, o aparelho segue para ser desmontado e suas peças separadas e encaminhadas para a reciclagem. Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm.

 

Identifique, junto com a turma, onde existem postos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade e como se faz para encaminhar um destes resíduos para lá, proponha que a turma faça a divulgação destes locais.

Vale também pensar numa parceria entre um destes locais e a escola, nascendo assim uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos.

Pense na divulgação da campanha e escolha uma data ou semana para receber os aparelhos.

 

Os vasos, as peças soltas e os fios espalhados servirão como estratégias de mobilizar a comunidade escolar. Proponha que confeccionem uma plaquinha para compor o cenário, com uma frase que funcione como um apelo para uma possível campanha de coleta de resíduos eletrônicos ou que sinalize o local que colete.

 

2º Momento:

 

ATIVIDADE EM GRUPOS

Com base na leitura do poema visual Lixo?Luxo e da visualização de imagens de obras de arte feitas com o descarte (Vik Muniz), construir, em grupos de quatro ou cinco alunos, um “jardim do futuro” compondo plantas com sucata tecnológica, com uma plaquinha escrito algo como: É esse tipo de paisagem que você quer?

 

 Então mude seus hábitos, reduzindo a produção de resíduos tecnológicos, reutilizando ou reciclando!.

Este jardim traria uma mensagem que impacta os espectadores… Seria interessante que esta exposição fosse permanente, demonstrando preocupação com este problema.

O local escolhido deve ser numa área coberta para evitar que haja acúmulo de água parada nas peças utilizadas.

 

**É importante lembrar que devemos ter cuidado ao desmontar alguns equipamentos, como televisores e computadores com tela de tubo, eles podem ser perigosos, aconselha-se a não mexer neles.

 

Caso a escola não tenha resíduos tecnológicos à disposição, uma alternativa é produzir, em duplas, uma série de fôlderes de conscientização sobre a necessidade do envolvimento da população a fim de minimizar o problema.

Este material poderá ser exposto no mural de destaque da escola ou fazer parte de uma campanha de conscientização.

 

 

3º Momento Professor peça a alguns alunos que façam a leitura do texto. Retomar as aprendizagens desta aula, conversando sobre o que marcou ou chamou a atenção dos alunos.

 

 

Você sabia:

4ºMomento:

ATIVIDADE

Solicite que os alunos entrevistem seus familiares (pais, tios, avós etc.) e vizinhos, para verificar como eles descartam as pilhas e baterias que não servem mais.

Distribua cópias das perguntas abaixo e solicite que o aluno faça a entrevista com pelo menos cinco adultos.

 

 

 

 

ACESSADOS EM 29/05/2022

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-espetaculo-de-cores-4o-ano/https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/05/poema-de-que-cor-e-luciana-de-almeida.html

https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved

https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56016

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/ciencias/residuos-tecnologicos-do-luxo-ao-lixo/1993

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 ) 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário