5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Tema: Sustentabilidade no seu sentindo mais
significativo: “Amor a vida por todas as formas de vida e para a vida.”(Do lixo ao luxo) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Processos de criação,
Elementos da Linguagem, Materialidade |
Unidade
Temática: Artes Visuais Ano: 8º e 9º Período: 02/06 a 15/06/2022 Aulas:04
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HABILIDADES |
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(EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos, de modo individual, coletivo ou colaborativo, fazendo
uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e
digitais. (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05)
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR87BA)
perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de
investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata,
cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço,
etc. (EF15AR90BA)
Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo
uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais
e não convencionais |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª
Aula: Dengue, Zika e Chikungunya 1º
Momento: Levantando conhecimentos prévios 1- Você ou alguém da sua
família já teve Dengue, Zika ou Chikungunya? 2- Quais foram os sintomas
que sentiram? Professor apresente
o texto aos alunos e aplique as questões:
Aedes aegypti 2º Momento: Verificando a aprendizagem Responda as questões: 1- Qual o título do texto? 2- Qual o principal tema abordado? 3- O mosquito transmissor da dengue,
zika, chicungunya é: a-
( ) Mosquito palha b- (
) Anepheles c- (
) Aedes aegypti d- ( ) Tigre asiático 4-
Como se desenvolve o
mosquito Aedes aegypti 5-
Como combater o mosquito
causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela 6-
Faça um pequeno texto
ensinando como podemos evitar o vírus da febre zika. ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 3º Momento: 2ª Aula: Do Lixo ao Luxo – Arte Ambiental 1ºMomento: Nesta etapa do trabalho é
necessário explicar aos estudantes algumas características do estudo da arte
correlacionado com o meio ambiente. Levantando conhecimentos prévios:
Você vai imaginar o planeta, interpretá-lo e refletir sobre como a
sustentabilidade está inserida na arte. Arte Ambiental A arte ambiental abrange uma perspectiva
histórica da natureza junto a outra mais moderna ligada à ética e ao
ativismo ecologista. Esse novo enfoque artístico surgiu no final dos
anos 60 e, ao contrário dos clássicos, não se limita à representação de uma
paisagem ou em incluir o meio ambiente em suas criações, pois vai além disso:
converte o meio ambiente na própria obra visando conscientizar sobre
os danos que o homem causa ao planeta e chamar para a ação. A poluição de ar e dos
oceanos, o aquecimento global, o desmatamento ou as
consequências do consumo massivo para o meio ambiente são algumas das ameaças
que a arte ambiental contemporânea denuncia através da fotografia, da
pintura, do teatro, da dança e da escultura, entre outras vertentes. A
ecoarte utiliza materiais naturais sustentáveis, tais como terra, pedra,
folhas ou ramos para suas criações. Os principais objetivos da arte
ambiental são:
2º Momento: Leia o texto abaixo em sala de aula e em
seguida faça algumas perguntas. Tem
gente que enxerga arte onde o outro só consegue ver lixo. Muito se fala sobre
a sustentabilidade, mas você já imaginou a possibilidade de reconhecer a arte
neste espaço? É
impressionante a capacidade de transformar materiais que iriam para o lixo em
arte. Artistas como Vik Muniz, Gordon Matta- Clark entre outros, fazem obras
de arte cujo tema é conhecido como “lixo em luxo”. Eles são importantes para
nos mostrar como as artes plásticas podem estar aliados cada vez mais à
criação sustentável e a reutilização de materiais para obras de arte. O
processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também ressignifica
o olhar das pessoas e contribui para diminuição significativamente a
quantidade lixo. Autor: Ana Carla Alves Santos 1.
Você
costuma separar o seu lixo doméstico? 2.
Em sua
casa, tem algum objeto reciclado? 3.
O que
você acha da coleta de lixo em sua cidade? 4.
Que tipo
de lixo é mais produzido na escola? 5.
O que
podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem
produzir lixo? AS OBRAS A SEGUIR FAZEM PARTE DO TRABALHO
DE DIVERSOS ARTISTAS. GORDON MATTA-CLARCK Gordon
Matta-Clark foi um dos principais artistas da vanguarda de Nova York na
década de 1970. Seu trabalho, como muitos de seus contemporâneos,
foi feito em grande parte fora dos limites dos museus e galerias. Eram
intervenções na paisagem urbana e performances que foram gravadas e
fotografadas. Tendo como eixo a des-humanização do mundo moderno, o artista
fazia intervenções em construções escolhidas fazendo cortes, criando
aberturas e buracos em construções. O artista utilizou a sucata e chamou atenção para
a questão do lixo em obras como essa ANTOINE
REPESSÉ O
fotográfo francês Antoine Repessé deixou de descartar lixo por quatro anos e
faz uma série de fotografias com os resíduos que produziu durante quatro anos
guardando. O objetivo final era fotografar toda essa absurda quantidade de lixo
para alertar a população sobre este crescente problema global. Vik Muniz é
um artista plástico reconhecido mundialmente por criar obras com materiais
que comumente vão para o lixo. 1)
Dos
trabalhos que você viu, qual achou mais interessante? Por quê? 2)
Quais
dos trabalhos você associa à reciclagem, ao reuso e a redução de consumo?
Explique como você chegou a esta conclusão 3)
Que
materiais foram usados nos trabalhos apresentados? 4)
Agora
é a sua vez. Crie um lindo trabalho usando materiais reciclados. Esse
trabalho será exposto na sua escola. CAPRICHE! 3ª AULA 1º Momento: Proponha a leitura do poema visual de Augusto de Campos,
pergunte se alguém tem alguma hipótese sobre o que este poema representa. Ao
olhar de longe vemos a palavra lixo, mas ao nos aproximarmos é possível ver
que a palavra luxo foi usada na construção das letras do poema. Depois de ouvir algumas proposições, escreva no quadro a
frase: “O lixo é um luxo” ou “O luxo é um lixo”? Ou
ainda “o lixo que há dentro do luxo,
o luxo que há dentro do lixo”. A representação visual do poema “Lixo” é o diálogo entre duas
palavras “lixo” e ”luxo”. O poema serve como crítica social em relação à
valorização que se faz das pessoas, mas aqui usaremos para tratar dos
resíduos tecnológicos, do consumo ao descarte. 2º MOMENTO Deixe que os alunos
respondam à questão, contando suas experiências a respeito. Pergunte: O
que acontece com os aparelhos eletroeletrônicos que não servem mais? Onde você os descarta? Lembrar que em muitos
lugares vemos o tema abordado com o título de lixo eletrônico, mas a
expressão correta a ser usada é resíduo eletrônico ou resíduo tecnológico. Todos os equipamentos
que utilizamos no cotidiano acabam compondo a montanha de resíduos tecnológicos
que temos espalhados pelo mundo e o consumismo é um dos fatores que nos levam
ao cenário ambiental atual. Brasil é grande produtor
de resíduos eletrônicos (https://bit.ly/2HzdUmm). Descarte dos resíduos
eletrônicos (https://bit.ly/2xRSf9w). Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm Mão na massa
Proponha
que confeccionem uma plaquinha para compor o cenário, com uma frase que
funcione como um apelo para uma possível campanha de coleta de resíduos
eletrônicos ou que sinalize o local que colete. 4ª
AULA – JARDIM DO FUTURO 1º Momento: Identifique,
junto com a turma, onde existem postos de coleta de resíduos eletrônicos na
cidade e como se faz para encaminhar um destes resíduos para lá, proponha que
a turma faça a divulgação destes locais. Vale
também pensar numa parceria entre um destes locais e a escola, nascendo assim
uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos. Pense na
divulgação da campanha e escolha uma data ou semana para receber os
aparelhos. Os
vasos, as peças soltas e os fios espalhados servirão como estratégias de
mobilizar a comunidade escolar. Proponha que confeccionem uma plaquinha para
compor o cenário, com uma frase que funcione como um apelo para uma possível
campanha de coleta de resíduos eletrônicos ou que sinalize o local que
colete. 2º
Momento: ATIVIDADE EM GRUPOS Com base
na leitura do poema visual Lixo?Luxo e da visualização de imagens
de obras de arte feitas com o descarte (Vik Muniz), construir, em grupos
de quatro ou cinco alunos, um “jardim do futuro” compondo plantas com sucata
tecnológica, com uma plaquinha escrito algo como: É esse tipo de paisagem que você quer? Então mude seus hábitos,
reduzindo a produção de resíduos tecnológicos, reutilizando ou reciclando!. Este
jardim traria uma mensagem que impacta os espectadores… Seria interessante
que esta exposição fosse permanente, demonstrando preocupação com este
problema. O local
escolhido deve ser numa área coberta para evitar que haja acúmulo de água
parada nas peças utilizadas. **É
importante lembrar que devemos ter cuidado ao desmontar alguns equipamentos,
como televisores e computadores com tela de tubo, eles podem ser perigosos,
aconselha-se a não mexer neles. Caso a escola não tenha resíduos
tecnológicos à disposição, uma alternativa é produzir, em duplas, uma série
de fôlderes de conscientização sobre a necessidade do envolvimento da
população a fim de minimizar o problema. Este
material poderá ser exposto no mural de destaque da escola ou fazer parte de
uma campanha de conscientização. 3º
Momento – Professor peça a alguns alunos que façam
a leitura do texto. Retomar as aprendizagens desta aula, conversando sobre o
que marcou ou chamou a atenção dos alunos. Você sabia: 4ºMomento: ATIVIDADE Solicite
que os alunos entrevistem seus familiares (pais, tios, avós etc.) e vizinhos,
para verificar como eles descartam as pilhas e baterias que não servem mais. Distribua
cópias das perguntas abaixo e solicite que o aluno faça a entrevista com pelo
menos cinco adultos. ACESSADOS
EM 29/05/2022 https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56016 O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem
temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? ( Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
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