4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO 2022

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: ”Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.(Simetria /Assimetria, História do Retrato e Fotografia)

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem.

Unidade Temática: Artes Visuais    Ano:  6º        Período: 09/05/2022 a 14/05/2022         Aulas: 05

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação de matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc e meios, tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.)

(EF15AR06BA) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 1º AULA

1º Momento: Professor apresente um cartão confecçionado aos alunos e em seguida monte com eles o cartão sugerido, seguindo o passo a passo.

 

Cartão dia das mães

 

O legal é que você pode decorar eles do jeito que preferir e adaptar com outros materiais que você já tem em casa,

Então solta sua criatividade e vêm customizar seu cartão para o Dia das Mães que além de economizar, vai ficar super bonito e sua mãe vai adorar, ainda mais sabendo que foi você quem fez.

  E aí, bora criar?

Sugestão: Apresente o vídeo https://www.partedomeuar.com.br/2019/05/5-cartoes-criativos-e-faceis-do-dia-das.html?m=1


 Material necessário Cartão metade coração:

 

 

• Cartolina ou papel de gramatura 180g/m²

• Molde

• Lápis

• Régua

• Tesoura

• Papel colorset ou cartolina

• Cola branca ou cola de silicone fria

• Papel laminado (pode ser outro tipo de papel)

• Marcador para escrever a mensagem (pode ser marcador de tecido, canetinha, lápis de cor, caneta, etc.)

• Fita de cetim

• Lacinho

Molde ampliado segue em anexo:

 

 

Após confeccionar o cartão,escrever a mensagem que desejar.

 

https://www.partedomeuar.com.br/2019/05/5-cartoes-criativos-e-faceis-do-dia-das.html?m=1  Acessado dia 01/04/2022

 

2ª AULA - SIMETRIA

1º MOMENTO

 Peça aos alunos que assistam ao vídeo:  Simetria e Assimetria - Parte I

https://www.youtube.com/watch?v=d_9rSbG3oNs&ab_channel=SMP

 

O ASSUNTO É…

SIMETRIA

A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está presente em toda a parte e é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem.

 

                                        

O eixo de simetria é uma linha (imaginária) que divide as formas em metades iguais.

Na simetria real ou bilateral as duas metades são exatamente iguais.

Na simetria radial todas as retas passam por um centro ou se irradiam do cento para fora, por exemplo: as rodas de bicicleta e a estrela-do-mar.

 

 

2º MOMENTO

            

 Nos assimétrico os lados não possuem eixo central, portanto um lado não é igual ao outro.

 

ATIVIDADE

 

1.       COLOCANDO EM PRÁTICA:

Observe ao seu redor e encontre formas que sejam simétricas (por exemplo: uma janela ou uma cadeira). Faça uma lista com o nome desses objetos ou desenhe-os em uma folha de seu

caderno.

 

OUTRAS FORMAS

 

Que tal agora fazer uso da simetria criando um “monstrinho” com seu nome? Acompanhe o passo a passo:

 

1. pegue uma folha de papel e dobre ao meio. Escreva seu nome em letra manuscrita com a dobra da folha para baixo. Você pode pedir ajuda a um adulto para fazer esse tipo de letra, caso

tenha dificuldade. Observe o exemplo do nome “Diogo”:

 

 

2. FAÇA UM CONTORNO EM VOLTA DAS LETRAS:

 

3. RECORTE EM CIMA DO CONTORNO, MANTENDO A PARTE DOBRADA PARA BAIXO:

 

4. ABRA A FOLHA DE PAPEL E OBSERVE O FORMATO QUE FICOU. A PARTIR DA FORMA RECORTADA, CRIE UM DESENHO (SIMÉTRICO), UM “MONSTRINHO” OU O QUE SUA IMAGINAÇÃO PERMITIR, APROVEITANDO AS CURVAS:

 

 

3º AULA

 

RETRATO E AUTORRETRATO – 1ª PARTE

 

1º MOMENTO: Peça aos alunos para assistirem ao vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=pt62o0foJLE&ab_channel=ProfessoraMonique

 

 O roteiro de estudo apresenta uma trilha que será percorrida progressivamente pelo estudante com tarefas a serem realizadas.

 

1ª trilha

 

 

Agora, com base no vídeo que você assistiu copie e responda as questões abaixo no caderno:

 

1-Qual a diferença entre o retrato e o autorretrato?

2-Qual retrato citado no vídeo foi feito por Leonardo da Vinci?

3-Cite os nomes dos artistas que fizeram seu autorretrato usando tinta óleo.

4-O artista Vick Muniz fez o seu autorretrato usando uma técnica diferente, qual técnica ele usou?

 

 

2º MOMENTO

Iniciaremos nossa 2ª trilha com o Quintal Musical – RETRATO, vamos ouvir com atenção!!!

 

https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/roteiro-de-estudo/retrato-e-autorretrato-1o-ano-02-54011 (acessadoem25/08/2021)

 

MÃO NA MASSA: Agora que Ludovico fez o retrato de sua amiga Doroteia, chegou nossa hora de escolher uma pessoa (pai, mãe, tia, irmão, irmã, vô, vó, amigos ou quem você desejar) e mãos à obra para mais um desenho!! Não esqueça de identificar a pessoa do seu retrato.

 

AUTORRETRATO  – 2ª PARTE

 

Iniciaremos nossa 3ª trilha com o Quintal Musical- AUTORRETRATO vamos ouvir com atenção e cantar esse refrão!!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=HboOL-3B_y0&ab_channel=QuintaldaCultura

Em uma folha A4 ou no caderno, iremos responder a pergunta: DE QUE JEITO EU ME VEJO?

a)    Para começar, vamos observar nosso rosto em um espelho, também podemos fazer essa observação com uma fotografia atual sua.

b)    Agora prestaremos atenção na forma e cor das seguintes formas do nosso corpo:

TESTA               ORELHAS             NARIZ            OLHOS            BOCHECHAS                    BOCA                        DENTES                         QUEIXO                 CABELOS

c)    Copie as palavras acima e em seguida forme frases.

Olhos atentos, agora iremos desenhar o nosso rosto!!!! NO CADERNO DE DESENHO OU NUMA FOLHA A4

 

4ª AULA

1ºMOMENTO

 

QUE TAL CONHECERMOS SOBRE: História da Fotografia - Introdução

Levantamento dos conhecimentos prévios

 

d)    Você gosta de fotografar?

e)    Você sabe fazer self?

f)     Você sabe o que é autorretrato?

g)    Você tem fotografias de quando era bebê?

 

 

- Assista aos  vídeos: SUGESTÕES https://www.youtube.com/watch?v=4cSMG5XAq7c&ab_channel=Ecopixbrasil Acessado em 25/08/2021

https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/  acessado em 26/04/2022

 

2º Momento: Apresente aos alunos o texto sobre:

 

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

 

 

É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais fácil de ver e lembrar

Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum ou porta-retratos. É o que vamos ficar sabendo através da história da fotografia.

História da Fotografia

A invenção da máquina fotográfica e fotografia não é mérito de uma única pessoa, mas sim de uma série de descobertas e invenções atribuídas a várias pessoas.

câmera escura foi a primeira invenção significativa anterior à máquina fotográfica. Ela tem como princípio básico a passagem de luz através de um pequeno orifício.

primeira imagem registrada foi mérito do francês Niépce que utilizou o betume branco, tipo de derivado do petróleo, como forma de registro. Ele chamou esse processo de heliografia.

Depois disso, os aperfeiçoamentos nos processos não demoraram: surgiu o daguerreótipo , processo mais perfeito para fotografar que já existiu, mas não conseguia fazer cópias, por isso o físico inglês William Talbot já tratou de desenvolver o processo negativo/positivo , que é usado ainda hoje; em seguida surgiram os filmes , que precisavam ser revelados até surgirem as máquinas fotográficas digitais , que dispensam qualquer um desses recursos.

 

Atividade

1.    Por quem foi retratado a primeira fotografia?

2.    O que foi a câmera escura?

 

3.    Separe as silabas das palavras: Negativo___________________________________

Positivo ______________________________________________

Invenção _____________________________________________

Máquina ______________________________________________

Digitais _______________________________________________

Retratos _______________________________________________

Computador ______________________________________________

Câmera_____ ____________________________________________

 

 

4.    Desenha e pinte a câmera fotográfica abaixo (Molde em anexo)

 

 

5ª AULA

1º Momento

Levantamento dos conhecimentos prévios

- Você gostou de estudar sobre Fotografia?

- Qual ou quais partes do texto (História da Fotografia), você gostou?

Professor peça aos alunos que copiem o texto:

O fotógrafo

    Um jovem coala trabalhava como fotógrafo independente.  Ele gostava muito do que fazia, mas como ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.  Por isso, pensava até em mudar de profissão.

    Procurou emprego em um escritório de contabilidade e trabalhou com muito afinco. Depois de alguns anos, já havia conseguido reunir algumas economias.

    — Com esse dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio de fotografia, que me dê o suficiente para viver! — pensava ele, contente pelo esforço realizado.

    O coala voltou a exercer a sua vocação, e desta vez não teve dificuldades financeiras, pois seu estúdio estava funcionando melhor do que ele próprio havia imaginado.

    Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado.

Relembrando o texto:

Questão 1 – Segundo o narrador da história, o jovem coala “pensava até em mudar de profissão”, porque:

(     ) “trabalhava como fotógrafo independente”.

(     ) “gostava muito do que fazia”.

(     ) “ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.”

 Questão 2 – Na parte “— Com esse dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio de fotografia […]”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do jovem coala.

(     ) marca o começo da fala do jovem coala.

(     ) sinaliza uma pausa na fala do jovem coala. 

Questão 3 – Releia este fragmento do texto:

 “Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado.”

 Com suas palavras explique o que ele quer dizer com esse fragmento de texto?

 

Professor, no período da atividade tome a leitura do texto: “O Fotógrafo”, registre quais as dificuldades que o aluno apresentar.

 

 AULA - Extra (Sábado)

Atividades

Agora aprendemos mais sobre Retrato e Autorretrato, iremos contar as experiências vividas nessa viagem!!!

Quais são os momentos mais importantes da vida de uma pessoa? Os momentos mais importantes da nossa vida são aqueles que não saem da nossa memória. Já pensou se a vida fosse cheia de “mesmices”, e todos os dias fossem iguais?

MÃO NA MASSA:(Molde em anexo)

 

Registre no filme (folha extra), quais foram os momentos mais inesquecíveis da sua vida e encaixe os desenhos na câmera, assim como o modelo.

Recorte e encaixe as imagens que você produziu, sobre os momentos felizes e importantes da sua vida, na câmera de fotos abaixo.

Nas linhas abaixo, escreva uma legenda para cada momento, contando o que representa cada um.

Momento 1:

Momento 2:

 

 

 

 

Momento 3:

 

 

Momento 4:

 

 

 

 

 

 

 

 

Muita criatividade e até o próximo roteiro!!!

https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3

https://www.claudiotebaldi.com.br/blog/os-tipos-de-fotografia-mais-praticados-no-mercado acessado em 26/04/2022

 

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-fotografo-5o-ano/ acessado em 26/04/2022

 

https://www.liveworksheets.com/rr2046995st acessado em 27/04/2022

 

ANEXOS

 

 

 

 

Fontes:

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-fotografo-5o-ano/ acessado em 26/04/2022

hthttps://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3

https://www.claudiotebaldi.com.br/blog/os-tipos-de-fotografia-mais-praticados-no-mercado acessado em 26/04/2022

tphttps://www.youtube.com/watch?v=4cSMG5XAq7c&ab_channel=Ecopixbrasil Acessado em 25/08/2021

https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/  acessado em 26/04/2022

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referências:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário