4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: ”Amor a vida, por
todas as formas de vida e para a vida!”.(Simetria /Assimetria, História do Retrato e Fotografia) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da
Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e
Sistema de Linguagem. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 6º Período: 09/05/2022 a 14/05/2022 Aulas: 05 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu
contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional,
cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o
repertório imagético. (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em
artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo
individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e
recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes
visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço,
movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás
diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética. (EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades
que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação de matéria
(materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc e meios,
tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.) (EF15AR06BA) Dialogar sobre a sua criação e as dos
colegas, para alcançar sentidos plurais. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso
sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e
não convencionais. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.). (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias
e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em
áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação
artística. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo
uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais
e não convencionais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||
1º AULA 1º Momento: Professor apresente um cartão confecçionado aos alunos e em seguida
monte com eles o cartão sugerido, seguindo o passo a passo. Cartão dia das mães O legal é que você pode decorar eles do
jeito que preferir e adaptar com outros materiais que você já tem em casa, Então solta sua criatividade e vêm
customizar seu cartão para o Dia das Mães que além de
economizar, vai ficar super bonito e sua mãe vai adorar, ainda mais sabendo
que foi você quem fez. E aí, bora criar? Sugestão: Apresente o vídeo https://www.partedomeuar.com.br/2019/05/5-cartoes-criativos-e-faceis-do-dia-das.html?m=1
• Cartolina ou papel de gramatura
180g/m² • Molde • Lápis • Régua • Tesoura • Papel colorset ou cartolina • Cola branca ou cola de silicone fria • Papel laminado (pode ser outro tipo de
papel) • Marcador para escrever a mensagem (pode ser
marcador de tecido, canetinha, lápis de cor, caneta, etc.) • Fita de cetim • Lacinho Molde ampliado segue em anexo: Após confeccionar o
cartão,escrever a mensagem que desejar. https://www.partedomeuar.com.br/2019/05/5-cartoes-criativos-e-faceis-do-dia-das.html?m=1 Acessado dia 01/04/2022 2ª AULA - SIMETRIA
1º MOMENTO Peça aos alunos que assistam ao vídeo: Simetria e Assimetria -
Parte I
https://www.youtube.com/watch?v=d_9rSbG3oNs&ab_channel=SMP O ASSUNTO É… SIMETRIA A simetria
é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas
as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está
presente em toda a parte e é a responsável por proporcionar harmonia a uma
imagem. O eixo de
simetria é uma linha (imaginária) que divide as formas em metades iguais. Na
simetria real ou bilateral as duas metades são exatamente iguais. Na
simetria radial todas as retas passam por um centro ou se irradiam do cento
para fora, por exemplo: as rodas de bicicleta e a estrela-do-mar. 2º MOMENTO Nos assimétrico os lados não possuem eixo central, portanto um lado
não é igual ao outro. ATIVIDADE 1.
COLOCANDO
EM PRÁTICA: Observe ao seu redor
e encontre formas que sejam simétricas (por exemplo: uma janela ou uma
cadeira). Faça uma lista com o nome desses objetos ou desenhe-os em uma folha
de seu caderno. OUTRAS
FORMAS Que tal
agora fazer uso da simetria criando um “monstrinho” com seu nome? Acompanhe o
passo a passo: 1. pegue
uma folha de papel e dobre ao meio. Escreva seu nome em letra manuscrita com
a dobra da folha para baixo. Você pode pedir ajuda a um adulto para fazer
esse tipo de letra, caso tenha
dificuldade. Observe o exemplo do nome “Diogo”: 2. FAÇA UM CONTORNO EM
VOLTA DAS LETRAS: 3. RECORTE EM CIMA DO
CONTORNO, MANTENDO A PARTE DOBRADA PARA BAIXO: 4. ABRA A FOLHA DE PAPEL E
OBSERVE O FORMATO QUE FICOU. A PARTIR DA FORMA RECORTADA, CRIE UM DESENHO
(SIMÉTRICO), UM “MONSTRINHO” OU O QUE SUA IMAGINAÇÃO PERMITIR, APROVEITANDO
AS CURVAS: 3º AULA RETRATO E
AUTORRETRATO – 1ª PARTE 1º
MOMENTO: Peça aos alunos para assistirem ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pt62o0foJLE&ab_channel=ProfessoraMonique O roteiro
de estudo apresenta uma trilha que será percorrida progressivamente pelo
estudante com tarefas a serem realizadas. 1ª trilha Agora, com base no vídeo que você assistiu copie e responda as
questões abaixo no caderno: 1-Qual a diferença entre o retrato e o autorretrato? 2-Qual retrato citado no vídeo foi feito por Leonardo da Vinci? 3-Cite os nomes dos artistas que fizeram seu autorretrato usando
tinta óleo. 4-O artista Vick Muniz fez o seu autorretrato usando uma técnica
diferente, qual técnica ele usou? 2º MOMENTO Iniciaremos nossa 2ª trilha com
o Quintal Musical – RETRATO,
vamos ouvir com atenção!!! https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/roteiro-de-estudo/retrato-e-autorretrato-1o-ano-02-54011
(acessadoem25/08/2021) MÃO NA MASSA: Agora que Ludovico fez o retrato de sua amiga Doroteia,
chegou nossa hora de escolher uma pessoa (pai, mãe, tia, irmão, irmã, vô, vó,
amigos ou quem você desejar) e mãos à obra para mais um desenho!! Não esqueça
de identificar a pessoa do seu retrato. AUTORRETRATO – 2ª PARTE Iniciaremos
nossa 3ª trilha com o Quintal Musical- AUTORRETRATO vamos ouvir com atenção e cantar
esse refrão!!!!! https://www.youtube.com/watch?v=HboOL-3B_y0&ab_channel=QuintaldaCultura Em uma
folha A4 ou no caderno, iremos responder a pergunta: DE QUE JEITO EU ME VEJO? a) Para começar, vamos observar
nosso rosto em um espelho, também podemos fazer essa observação com uma
fotografia atual sua. b) Agora prestaremos atenção na
forma e cor das seguintes formas do nosso corpo: TESTA ORELHAS NARIZ OLHOS BOCHECHAS BOCA DENTES QUEIXO CABELOS c) Copie as palavras acima e em
seguida forme frases. Olhos atentos, agora iremos
desenhar o nosso rosto!!!! NO CADERNO DE DESENHO OU NUMA FOLHA A4 4ª
AULA 1ºMOMENTO QUE TAL CONHECERMOS SOBRE: História da Fotografia - Introdução Levantamento dos conhecimentos prévios d)
Você gosta de fotografar? e)
Você sabe fazer self? f)
Você sabe o que é autorretrato? g)
Você tem fotografias de quando era bebê? - Assista
aos vídeos: https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/
acessado em 26/04/2022 2º
Momento: Apresente aos alunos o texto sobre: HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele
passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na
escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo
pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir
as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais
fácil de ver e lembrar Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum
ou porta-retratos. É o que vamos ficar sabendo através da história da
fotografia. História da Fotografia A invenção da máquina fotográfica e fotografia não é mérito de uma
única pessoa, mas sim de uma série de descobertas e invenções atribuídas a
várias pessoas. A câmera escura foi a primeira invenção
significativa anterior à máquina fotográfica. Ela tem como princípio básico a
passagem de luz através de um pequeno orifício. A primeira imagem registrada
foi mérito do francês Niépce que utilizou o betume branco, tipo de derivado
do petróleo, como forma de registro. Ele chamou esse processo de heliografia. Depois disso, os aperfeiçoamentos nos processos não demoraram: surgiu
o daguerreótipo , processo mais perfeito para
fotografar que já existiu, mas não conseguia fazer cópias, por isso o físico
inglês William Talbot já tratou de desenvolver o processo negativo/positivo ,
que é usado ainda hoje; em seguida surgiram os filmes ,
que precisavam ser revelados até surgirem as máquinas fotográficas
digitais , que dispensam qualquer um desses recursos. Atividade 1. Por quem foi
retratado a primeira fotografia? 2. O que foi a
câmera escura? 3. Separe as silabas
das palavras: Negativo___________________________________ Positivo ______________________________________________ Invenção _____________________________________________ Máquina ______________________________________________ Digitais _______________________________________________ Retratos _______________________________________________ Computador ______________________________________________ Câmera_____ ____________________________________________ 4. Desenha e pinte a
câmera fotográfica abaixo (Molde em anexo) 5ª
AULA 1º
Momento Levantamento
dos conhecimentos prévios - Você gostou de estudar sobre Fotografia? - Qual ou quais partes do texto (História da Fotografia),
você gostou? Professor
peça aos alunos que copiem o texto: O fotógrafo
Um jovem
coala trabalhava como fotógrafo independente. Ele gostava muito do que
fazia, mas como ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua
família. Por isso, pensava até em mudar de profissão. Procurou
emprego em um escritório de contabilidade e trabalhou com muito afinco.
Depois de alguns anos, já havia conseguido reunir algumas economias. — Com esse
dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio de fotografia, que me dê o
suficiente para viver! — pensava ele, contente pelo esforço realizado. O coala
voltou a exercer a sua vocação, e desta vez não teve dificuldades
financeiras, pois seu estúdio estava funcionando melhor do que ele próprio
havia imaginado. Quem sabe
sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado. Relembrando o texto: Questão 1 – Segundo o narrador da história, o jovem
coala “pensava até em mudar de profissão”, porque: (
) “trabalhava como fotógrafo independente”. (
) “gostava muito do que fazia”. (
) “ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.” Questão 2 – Na parte “— Com esse dinheiro, já posso
montar um pequeno estúdio de fotografia […]”, o travessão: (
) anuncia a fala do jovem coala. (
) marca o começo da fala do jovem coala. (
) sinaliza uma pausa na fala do jovem coala. Questão 3 – Releia este fragmento do texto: “Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo
realizado.” Com suas palavras explique o que ele quer dizer com esse
fragmento de texto? Professor, no período da atividade
tome a leitura do texto: “O Fotógrafo”, registre quais as dificuldades que o
aluno apresentar. AULA - Extra (Sábado) Atividades Agora aprendemos mais sobre
Retrato e Autorretrato, iremos contar as experiências vividas nessa viagem!!! Quais são os momentos mais
importantes da vida de uma pessoa? Os momentos mais importantes da nossa vida
são aqueles que não saem da nossa memória. Já pensou se a vida fosse cheia de
“mesmices”, e todos os dias fossem iguais? MÃO NA MASSA:(Molde em anexo) Registre no filme (folha
extra), quais foram os momentos mais inesquecíveis da sua vida e encaixe os
desenhos na câmera, assim como o modelo. Recorte e encaixe as imagens
que você produziu, sobre os momentos felizes e importantes da sua vida, na
câmera de fotos abaixo.
Muita criatividade e até o
próximo roteiro!!! https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3 https://www.claudiotebaldi.com.br/blog/os-tipos-de-fotografia-mais-praticados-no-mercado acessado em
26/04/2022 https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-fotografo-5o-ano/ acessado em 26/04/2022 https://www.liveworksheets.com/rr2046995st
acessado em 27/04/2022 ANEXOS Fontes: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-fotografo-5o-ano/ acessado em 26/04/2022 hthttps://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3 https://www.claudiotebaldi.com.br/blog/os-tipos-de-fotografia-mais-praticados-no-mercado acessado em
26/04/2022 tphttps://www.youtube.com/watch?v=4cSMG5XAq7c&ab_channel=Ecopixbrasil
Acessado em 25/08/2021 https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/
acessado em 26/04/2022 |
||||||||||
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
||||||||||
Referências: |
||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário