SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - ARTE |
|
Tema: “As diversas facetas do consumo”
(Som e Luz) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo
|
Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criações e Contextos
e Práticas. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
8º Período: 05/07/2021 a 17/07/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas
das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes
estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes
contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário,
a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF15AR13) Identificar e apreciar
criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e
analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de
circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR16) Analisar criticamente, por meio
da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção
e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da
vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
Sugestões de Atividades 1º Momento Informações para os alunos: Boas-vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas
(local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de
tirar dúvidas sobre a aula) 1º AULA - CONVERSA DE ARTISTA 1ª
Etapa
Para entender o
mundo da arte e também o consumo, indicamos a leitura atenciosa dos textos
abaixo: Peça aos alunos que leiam o texto de Carlos Cruz-Diez
páginas 91,92 e 93 e em seguida, apresentar os artistas (CARLOS CRUZ-DIEZ E
HERMETO PASCOAL), mostrando os tipos de trabalhos que cada um utiliza. HERMETO PASCOAL (1936-)
– é muito conhecido no mundo todo por sua curiosidade em relação aos sons e o
uso de instrumentos não convencionais... (Livro: Mosaico/Arte – 8ºAno –
pág.91) CONHEÇA ALGUNS OBJETOS QUE O ARTISTA USA PARA A CONSTRUÇÃO
DOS INTRUMENTOS 2ª
Etapa Apresentar o vídeo CARLOS
CRUZ-DIEZ Carlos
Cruz-Diez, Induction chromatique, 39 (indução cromática 39), 1971 http://zona-arquitectura.blogspot.com/2015/08/carlos-cruz-diez-arte.html Leiam o texto da página 92 e fiquem sabendo sobre o
artista. 1 – Sugestão de Vídeo: Hermeto
Pascoal e o uso de instrumentos não convencionaishttps://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww Acessado em 20/06/2021 Ao término
das apresentações sobre os artistas, aplique a atividade a seguir. Peça aos
alunos que copiem e respondam as questões no caderno. Páginas 91, 92 e 93 Atividade 1 Onde e quando nasceu Hermeto Pascoal? 2 Quais os sons deixavam Hermeto fascinado? 3 Quando criança, do que Hermeto gostava de brincar? 4 Quais materiais ele usa para fabricar instrumentos musicais? Pesquise e responda as questões abaixo. a) O que é um
instrumento não convencional? b) Como foi a
formação musical de Hermeto Pascoal? c) Qual a importância de Hermeto Pascoal para a música brasileira? 2ª AULA: 1ª Etapa: É hora de inserir o consumo nas nossas aulas, reflita sobre isso com os
alunos. Arte e Consumo: uma
relação que ultrapassa as técnicas
Durante séculos o universo das artes sofreu grandes transformações e
influências. Desde a.C. vivemos a arte na Grécia e na Roma Antiga, com
histórias mitológicas e as esculturas da forma humana que até hoje
influenciam as formas de arte. No século passado surgiram diversos movimentos
artísticos que de certa forma inovaram os traços que já existiam criando
assim novas técnicas.
Um dos movimentos mais importantes e influentes do século XX foi a
Pop Arte. Evidenciando o novo tipo de vida pós-guerra, com sua liberdade,
esportividade, ascensão da mulher, liberdade de locomoção e o ponto que
ascende até hoje: os sonhos e fantasias de acesso social ao consumo. A Pop Arte surge entre 1930 e
1950 como um movimento em prol de uma arte mais próxima da sociedade, uma
reaproximação da arte ao consumo. E hoje o designer é um agente aproximador,
fazendo arte para ser consumida. Nesse momento a obra de arte integra o
cotidiano da sociedade na forma de consumo. Um exemplo disso são as sopas
Campbell’s, produzidas por Andy Warhol em 1962. O artista Andy Warhol, e a sua obra: o desing na obra
ao lado. Essa nova fase passa a ser
considerada modernidade dos excessos, o que gerou desinformação nos
indivíduos, como concluiu Jean Baudrillard um sociólogo francês. A teoria de
consumo, construída por ele, consiste em analisar a relação do ser humano com
o consumo, especificando essa relação como coisificação do mundo, onde a vida do indivíduo
passa a girar entorno dos objetos. E esse é o momento em que a arte se aproxima
da sociedade como um todo, o que antes do movimento pop arte não acontecia,
hoje, as obras de arte já integram o nosso dia-a-dia. Atividade 1. A O que é o movimento Pop Arte? 2. Você considera o consumo de arte importante para a sociedade? 3. Quando se fala em arte podemos dizer, que consumi-la é algo acessível
para todos? 4. Analisando as imagens acima, e os aspectos críticos da Pop Arte, é
correto afirmar que as imagens fazem uma crítica aos smartphones? 2ª Etapa: Nesta
seção, o texto aborda as experiências de dois artistas europeus que trouxeram
novas formas de pensar e trabalhar a cor: Claude Monet e Paul Klee. Os
expressionistas procuravam representar os efeitos da cor predominante da luz
solar em suas pinturas para saber mais leia as páginas 94,95 do livro
didático. Peça
aos alunos para estarem destacando dois artistas europeus que trouxeram novas
formas de pensar e trabalhar com a cor nas suas obras. E os demais artistas
que fizeram parte desse movimento.
Impressionismo O
impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que
surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco
inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet
chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
Impressionismo Arte É uma
arte urbana porque descobre a qualidade paisagista da cidade, ao mesmo tempo,
regressa à pintura dos campos.
O que os Impressionistas Rejeitavam Os
Impressionistas rejeitavam a composição equilibrada, figuras idealizadas e o
claro-escuro do Renascimento. Procuravam registrar em suas telas as
alterações que a luz solar provocava nas cores da natureza e representar
sensações imediatas por meio da cor e da luz.
Principal Objetivo dos Impressionistas
O principal objetivo dos impressionistas era apresentar uma impressão
registrada pelos artistas num vislumbre breve, ou seja, o uso que eles faziam
da luz e da cor em suas obras faziam com que as mesmas parecessem uma
fotografia instantânea da natureza.
Diante desse movimento, o público e a crítica ainda eram fiéis aos princípios
acadêmicos da pintura (pinturas renascentistas) e reagiram muito mal ao
Impressionismo. O primeiro contato que o público teve com a arte
impressionista foi numa exposição realizada em Paris, em abril de 1874
Surgimento do Movimento Impressionista
O Impressionismo foi idealizado em reuniões feitas com seus principais
pintores no estúdio fotográfico de Nadar, em Paris.
Artistas Impressionistas e suas Características ÉEdouard Manet (1832-1883) -
Considerado o pai da
arte moderna; -
Influenciou um grupo de
jovens pintores que mais tarde vieram a ser reconhecidos como impressionistas; -
Abandonou o método
acadêmico e por isso considerado o pai da arte moderna. -
OBRAS:
"Almoço na Relva", "Na Praia" entre outras. C Claude Monet (1840-1926) -
Pintou vários motivos em
diversas horas do dia; -
Utilizava tons solares e
cores primárias puras; -
Foi artistas comercial e
caricaturista. -
OBRAS: "Mulher com
sombrinha virada para a esquerda", "Jardim em Flores" entre
outras. P 2º Etapa: Pierre-Auguste
Renoir (1841-1919 -
Gostava de pintar
crianças, flores, cafésoçaite, nus femininos; -
Suas pinceladas eram
rápidas quando iniciante e mais tarde seu estilo tornou-se a ser clássico; -
Suas pinturas eram
alegres e bonitas; -
Gostava do vermelho e
detestava o preto, usando o azul em seu lugar. -
OBRAS: "Le Moulin
de laGalete", "O Balanço", "Moças no Piano" entre
outras. -
E Edgar Degas (1834-1917) -
ParaDegas a arte não era
um esporte e por isso não gostava de pintar ao ar livre; -
Preferia retratar
figuras humanas como, lavadeiras, bailarinas e corridas de cavalo; -
Usava tom pastel-suave
para obter vibração; -
Suas composições eram
desequilibradas com figuras amontoadas na beira da tela. -
OBRAS: "A Aula de
Dança", "Cavalo de corridas diante das tribunas" entre outras. 3ª Etapa: É hora de verificar se o aluno construiu algum conhecimento. Indicamos a
construção de um slide com as obras que estão sendo citadas Atividade 1. Por que o Impressionismo é considerado o movimento que marcou uma
revolução artística? 2. A arte impressionista é uma arte urbana ou uma arte campestre?
Explique sua resposta. 3. O que era rejeitado pelos impressionistas numa pintura? 4. O que os artistas impressionistas procuravam de diferente para criar
obras diferenciadas e originais? 5. Explique o principal objetivo dos impressionistas. 6. Como foi a reação do público, num primeiro, ao conhecer as obras
impressionistas? 7. Como surgiu o Movimento Impressionista? 8. Cite uma característica para cada um dos principais artistas
impressionistas relacionados abaixo b) b) Claude Monet c)Edgar Degas d) Pierre-Auguste Renoir a) Édouard
Manet 3ª Aula 1ª Etapa: Paisagem sonora páginas 96 e 97 Paisagem
sonora é um conceito com origem na palavra inglesa soundscape, que remete à
observação do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta
pelos diferentes sons que compõem um determinado ambiente e podem ser sons
produzidos pela natureza, pelo corpo humano ou por objetos diversos. Ou seja,
apesar de nem todos os sons serem musicais, é possível aguçar a sensibilidade
e os sentidos da audição, perceber e reconhecer através dos ¨timbres¨, os
diversos lugares ou certas situações Somente pela
sonoridade apresentada. Acesse o link
abaixo e assista ao vídeo sobre paisagem sonora. Fique atento para
compreender o que é falado. Acessehttps://www.youtube.com/watch?v=QhsWEIsmkeY&feature=emb_titleSite acessado em 30/06/2021 Após assistir ao vídeo, feche os olhos e relembre
quais são os ambientes em que você costuma estar. Sem olhar nenhuma imagem, apenas pense e se
lembre dos sons de alguns dos instrumentos musicais que normalmente estão
presentes nos seguintes estilos musicais, indicados abaixo: Conseguiu? Se precisar, convide alguém para
colaborar com você >Agora, registre, escrevendo, colando imagens
ou pintando em seu caderno, os nomes ou as figuras dos instrumentos que você
pensa fazer parte destes estilos musicais e, portanto, sabe que os sons se
encaixariam muito bem nesta paisagem sonora que lhe veio à mente.
⦁ Qual é a
paisagem sonora do dia? 2ª Etapa: Peça aos
alunos para fazer a leitura das páginas 98 e 99 do livro didático e responder
as questões da página 99 Acesse o link abaixo e assista
ao vídeo que mostra a criação de uma paisagem sonora. Fique atento e observe
se os sons emitidos correspondem aos sons desejados. AcesseLink:https://www.youtube.com/watch?v=1MeYDA8Eepk&feature=youtu.beacessado em 30/07/2021 ·
Destaque o que você achou do vídeo? Faça uma pesquisa sobre: ·
Luiz Sacilotto ·
Josef Albers a)
– Por
que o som pode ser agradável para uns e desagradável para outros? b)
–
Quem criou o conceito de paisagem sonora? c)
- Como você imagina que os sons dos ambientes
podem ser modificados pelo impacto da ação humana? d)
–
Defina Som: e)
–
Quais são as características dos sons? Defina: > Altura; > Duração; >Intensidade; >Timbre. 4ª Aula 1ª Etapa: Análise
de obras que falam sobre o consumismo. Indicamos aos professores, que
reflitam junto com os alunos a relação da música com o consumo. A música Geração Coca-Cola foi uma
das primeiras músicas gravadas pelo grupo Legião urbana — a canção fala sobre
a geração de jovens que viviam nas cidades na década de 70, que cresceram
durante o regime militar e vivenciaram o início da era da globalização. “Quando nascemos fomos programados Por
causa da
composição de Renato Russo, os jovens daquela época ficaram de fato
conhecidos como a geração Coca-Cola. Em 2013, aconteceram manifestações
contra a corrupção, e os jovens foram as ruas, reivindicando diversas coisas,
naquele momento alguns seguravam cartazes com dizeres “Geração Coca-Cola” Imagem: Homem segura cartaz em manifestação
realizada em 2013. Para entender a
música do grupo Legião Urbana primeiro, é preciso entender o contexto
mundial: a globalização estava crescendo e o contato entre culturas de
diferentes países estava se tornando cada vez mais forte. Desde o início,
esse contato sempre esteve muito ligado ao consumo, tanto de produções culturais, quanto
de filmes e de músicas e também de bens materiais: roupas, carros, e até
alimentos. 2ª Etapa: Veja a
letra completa da música com o seguinte vídeo https://www.youtube.com/watch?v=J36akRNt-J8 Atividade 1.
A música Geração
Coca-Cola, traz diversos temas trazidos da época em que foi escrita.
Depois de analisa-la, é possível dizer que ela traz o consumismo em sua
letra? Cite o trecho: 2.
Pesquise:
Qual a diferença entre consumo e consumismo? 3. Analisando a geração atual, é possível dizer que há
excessos de consumo? Explique o porquê 4. Reproduza no seu caderno o desenho abaixo, que
contém traços da Pop Art: |
|
RECURSOS:
(x
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( x ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( ) Trabalho; (x ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x ) Apresentação oral;
( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( )
Relatórios; ( x ) Atividade
escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: |
|
Referências: http://nexjor.com.br/2011/12/arte-e-consumo-uma-relacao-que-ultrapassa-as-tecnicas/ https://www.letras.mus.br/blog/geracao-coca-cola-analise/ Acessados em
30/06/2021 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário