SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2021

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: As Diversas Facetas do Consumo (A Arte da Fotografia)

Objeto do Conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas    Ano: 8º      Período: 30/08 a 10/09/2021    Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

 (EF69AR056) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

 

1ª Aula

1ª Etapa:

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         Você tem o costume de tirar selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas?

·          Qual App que você mais gosta de usar, para edição?

·          Você sabe o que é revelar fotos? Possui fotos impressas em sua casa?

2ª Etapa: Faça a leitura compartilhada com os alunos, de maneira que seja trabalhada a oralidade e a interpretação textual.

 

O QUE É FOTOGRAFIA?

 

 

• Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia.

 

• Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

 

• Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno

 

ORIGEM DA FOTOGRAFIA

 

• As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

 

 • Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

• Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

 

 • No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

COMO SURGIU A IMAGEM COLORIDA

·  As imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

 

 • A primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

 

                            

        William Talbot

 

• William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

 

Atividade de Arte

 

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?

2) Cite 3 utilidades da fotografia.

3)Como surgiram as imagens coloridas?

4) Qual o nome do brasileiro que desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a ser reconhecido?

5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:

·         A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?

·         Narre a situação em que ela foi tirada, o que você acha que estava acontecendo?

·         Analisando o foco que o artista deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?

 

2ª Aula

 

1ª etapa: É hora de entender um pouco mais sobre o percurso da arte de fotografar. Assista ao vídeo, e em seguida verifique como essa arte foi se modificando ao longo do tempo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=UYcuW92tQv0A evolução da selfie com a professora Mônica

acessado em 24/08/2021

 

SELFIES E RECURSOS DIGITAIS NA FOTOGRAFIA

 

·  Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.

• Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.

 

PRIMEIROS AUTORRETRATOS

 

       Antes da popularização da fotografia na segunda metade do século XIX, artistas eram contratados para retratar reis ou pessoas influentes na sociedade. Os modelos tinham que ficar imóveis durante horas, para que o artista pintasse essas obras. Buscando expressar seus sentimentos e mostrar

características de sua sociedade e de sua época, muitos artistas usaram como tema central retratar a

si mesmo.

         A artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) dedicou-se, ao longo de sua vida, a pintura de autorretratos. Frida tinha uma feição única e peculiar, diferente da mulher comum. Suas fartas e unidas sobrancelhas negras, nunca a impediu de demonstrar em seus autorretratos a sua feminilidade, assim como o buço que ela também não escondia e sempre a acompanhou.

 

Autorretrato com Bonito Papagaio e Borboleta. Frida Kahlo. 1941

 

        Com os avanços das técnicas da fotografia, os álbuns de família tornaram-se um hábito da classe média no século XX. Após a invenção das câmeras digitais e, com o acesso de um número cada vez maior de pessoas aos celulares que incluem esse recurso, a imagem fotográfica se tornou instantânea e acessível a muitos.

         Hoje, graças à tecnologia, muitas pessoas podem fazer e divulgar as chamadas selfies, e através do compartilhamento instantâneo de suas aventuras cotidianas, geraram um novo sentido para o

autorretrato.

ATIVIDADE

 

1.      Pesquisar sobre a artista Frida Kahlo (no seu livro didático, outros livros ou busque na Internet), e fazer um pequeno texto manuscrito (com caneta) com aspectos importantes de sua vida e obras.

2.      Em outra folha, observe com atenção um autorretrato de Frida Kahlo, e faça sua releitura. Desenhe primeiramente, um retângulo e desenhe com lápis. Depois, contorne o desenho com caneta esferográfica, apague tudo o que estiver a lápis, e, aí sim, pode colorir.

3.      Agora é a sua vez de fazer seu autorretrato. Desenhe um retângulo numa folha, e olhando-se no espelho ou uma self no celular, desenhe a lápis como você se vê. Pode usar a imaginação para preencher o fundo, criar detalhes com os quais se identifique. Depois, contorne o desenho com caneta esferográfica, apague tudo o que estiver a lápis, e pode colorir.

 

 

3ª Aula:  

 

1ª Etapa: Indicamos que ao realizar essa atividade, a ferramenta Padlet https://padlet.com/auth/login?referrer=https%3A%2F%2Fpadlet.com%2Fdashboard para que os alunos possam postar seus clicks em um mural online. Do contrário, será preciso utilizar materiais e métodos que sejam feitos manualmente. Assim, você pode adaptar a atividade para que os alunos façam em casa sem o uso da internet.

Exemplo de como deve ficar:

 

 

O que há de belo escondido na rotina do isolamento social?

 

 

Objetivo

Como Fazer?

·   Inspirar o reconhecimento de quem sou, do modo como me relaciono no “isolamento social” e como acesso o “belo”, a fim de materializá-lo em uma fotografia e impactar o meio no qual estamos inseridos;

·   Exercitar a imaginação e a criatividade para reelaborar o agora;

·   Criar e compartilha as experiências que vão do mundo particular ao coletivo; produzir e apreciar o próprio mundo e o mundo do outro, por meio das fotografias e assim atuar na construção de novos discursos e significados;

·   Utilizar as tecnologias digitais para compartilhar como estou na pandemia;

1.        Para a fotografia digital: tenha em mãos o aparelho de celular;

2.        Você pode editar a fotografia com alguns aplicativos, que irão te auxiliar na finalização da fotografia;

3.        Na hora de montar a galeria virtual, utilizamos a plataforma Padlet, como suporte e recurso para criação da exposição “Que há de belo escondido na rotina do isolamento social”;

Materiais Necessários:

·         Celular;

·         Internet;

·         Aplicativo para edição de foto:

·         Ferramenta Padlet (para postar as imagens)

Resultado

Por fim, você deverá registrar no seu caderno a data da fotografia, e a descrição de como fez para tirar a foto em questão, bem como a intenção ao registrá-la.

 

4ª aula:

 

1ª Etapa: Faça a leitura compartilhada com os alunos, em seguida peçam para que expliquem as principais diferenças encontradas entre um e outro tipo.

Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma fotografia artística( acessado em 25/08/2021)

 

TIPOS DE FOTOGRAFIA

 

·         Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.

·          Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.

·          Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço.

·         Fotografia artística ou Fine Art – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as coleções de imagens que ser relacionam entre si. Contam uma história  

   

 

·         Fotografias privados ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.

·         Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares.

·         Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.

 

Atividade

1.      O que é a fotografia Fine Art?

2.      Qual a diferença entre a fotografia de paisagens e a fotografia de vida selvagem?

3.      Qual o objetivo da fotografia de moda?

4.      Pesquise: Quem é o fotografo Vik Muniz?

5.      De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?

6.     Você será o artista: CRIE TRÊS FOTOGRAFIAS COM PERSPECTIVA

Exemplos:

Fontes: Acessadas em 25/08/2021

http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/8-ano-e-b-fotografia-c-exercicio.html?m=1 ROTEIRO DE ATIVIDADES RETRATO E AUTORRETRATO ...  https://www.santos.sp.gov.br › download https://www.youtube.com/watch?v=rFauPZ_HFBU

Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan

Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;    ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário