8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: As Diversas Facetas do Consumo (A
Arte da Fotografia) |
Objeto do Conhecimento:
Elementos
da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e
Sistema de Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 8º Período: 30/08 a 10/09/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR056) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção
artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações
entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e
problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||||||||||
1º
Momento: Informações para os alunos -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); 1ª Aula
1ª Etapa:
Ø Levantando conhecimentos
prévios. ·
Você
tem o costume de tirar selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular
ou câmeras fotográficas? ·
Qual App que você mais gosta de usar, para
edição? ·
Você sabe o que é revelar fotos? Possui
fotos impressas em sua casa? 2ª Etapa: Faça a leitura compartilhada com os alunos, de maneira
que seja trabalhada a oralidade e a interpretação textual. O QUE É FOTOGRAFIA? •
Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia. •
Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão
de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um
clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do
observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em
seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. •
Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e
detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo
observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno ORIGEM DA FOTOGRAFIA •
As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de
cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de
Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua
tenda trespassada pela luz solar. • Em 1525, já se dominava a técnica de
escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo
Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando
expostos à luz do Sol. •
Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a
corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais
expostos à ação da luz. • No ano de 1725, foi a vez do cientista
alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa
superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805)
realizou no início do século XIX experimentos semelhantes. COMO SURGIU A IMAGEM COLORIDA · As
imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas
pessoas, houve a primeira imagem colorida. • A primeira imagem com cor foi apresentada
em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e
outras folhas de papel para produzir imagens positivas. William Talbot •
William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu
inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo
desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse
projeto que se chamava Photographie. Atividade de
Arte
1) Qual a origem e o que significa
a palavra fotografia? 2) Cite 3 utilidades da fotografia. 3)Como surgiram as imagens
coloridas? 4) Qual o nome do brasileiro que
desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a ser reconhecido? 5) Sabemos que a fotografia como
arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos
diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede: ·
A fotografia acima foi tirada
durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela
transmite? ·
Narre a situação em que ela foi
tirada, o que você acha que estava acontecendo? ·
Analisando o foco que o artista deu
a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu? 2ª Aula 1ª etapa: É hora de
entender um pouco mais sobre o percurso da arte de fotografar. Assista ao
vídeo, e em seguida verifique como essa arte foi se modificando ao longo do
tempo. https://www.youtube.com/watch?v=UYcuW92tQv0 – A evolução da selfie com a professora Mônica acessado em 24/08/2021 SELFIES E RECURSOS
DIGITAIS NA FOTOGRAFIA · Hoje
existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie
que é vista, em maioria, nas redes sociais. •
Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização
dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus
recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas
qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para
registrar suas imagens e compartilhar com amigos. PRIMEIROS
AUTORRETRATOS Antes da popularização da fotografia na segunda metade do século XIX,
artistas eram contratados para retratar reis ou pessoas influentes na
sociedade. Os modelos tinham que ficar imóveis durante horas, para que o
artista pintasse essas obras. Buscando expressar seus sentimentos e mostrar características de sua sociedade e de sua época,
muitos artistas usaram como tema central retratar a si mesmo. A
artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) dedicou-se, ao longo de sua vida, a
pintura de autorretratos. Frida tinha uma feição única e peculiar, diferente
da mulher comum. Suas fartas e unidas sobrancelhas negras, nunca a impediu de
demonstrar em seus autorretratos a sua feminilidade, assim como o buço que
ela também não escondia e sempre a acompanhou. Autorretrato com Bonito
Papagaio e Borboleta. Frida Kahlo. 1941 Com os avanços das técnicas da fotografia, os álbuns de família
tornaram-se um hábito da classe média no século XX. Após a invenção das
câmeras digitais e, com o acesso de um número cada vez maior de pessoas aos
celulares que incluem esse recurso, a imagem fotográfica se tornou
instantânea e acessível a muitos.
Hoje, graças à tecnologia, muitas pessoas podem fazer e divulgar as
chamadas selfies, e através do compartilhamento instantâneo de suas aventuras
cotidianas, geraram um novo sentido para o autorretrato. ATIVIDADE 1.
Pesquisar sobre a artista Frida
Kahlo (no seu livro didático, outros livros ou busque na
Internet), e fazer um pequeno texto manuscrito (com caneta) com aspectos
importantes de sua vida e obras. 2.
Em outra folha, observe com atenção
um autorretrato de Frida Kahlo, e faça sua releitura.
Desenhe primeiramente, um retângulo e desenhe com lápis. Depois, contorne o
desenho com caneta esferográfica, apague tudo o que estiver a lápis, e, aí
sim, pode colorir. 3.
Agora é a sua vez de fazer seu
autorretrato. Desenhe um retângulo numa folha, e
olhando-se no espelho ou uma self no celular, desenhe a lápis como você se
vê. Pode usar a imaginação para preencher o fundo, criar detalhes com os
quais se identifique. Depois, contorne o desenho com caneta esferográfica,
apague tudo o que estiver a lápis, e pode colorir. 3ª Aula:
1ª Etapa:
Indicamos que ao realizar essa atividade, a ferramenta Padlet https://padlet.com/auth/login?referrer=https%3A%2F%2Fpadlet.com%2Fdashboard para que
os alunos possam postar seus clicks em um mural online. Do contrário, será
preciso utilizar materiais e métodos que sejam feitos manualmente. Assim,
você pode adaptar a atividade para que os alunos façam em casa sem o uso da
internet. Exemplo de como deve
ficar: O que há de belo
escondido na rotina do isolamento social?
4ª aula:
1ª
Etapa: Faça a leitura compartilhada com os alunos, em
seguida peçam para que expliquem as principais diferenças encontradas entre
um e outro tipo. Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma fotografia artística( acessado em 25/08/2021) TIPOS DE FOTOGRAFIA ·
Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou
registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças
climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava
para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer. ·
Fotografia de moda – servem para destacar as
roupas dos grandes estilistas e os modelos. ·
Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem
como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço. ·
Fotografia artística ou Fine Art
– é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais
importante são as coleções de imagens que ser relacionam entre si. Contam uma
história ·
Fotografias privados ou pessoais – retratam momentos
importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos,
formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na
carteira de motorista. ·
Fotografia de paisagens – é
comparada à pintura de paisagens, retrata lugares. ·
Fotografia de vida selvagem – retratam os animais
na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade
pelo meio ambiente. Atividade 1.
O que é a fotografia Fine Art? 2.
Qual a diferença entre a fotografia
de paisagens e a fotografia de vida selvagem? 3.
Qual o objetivo da fotografia de
moda? 4.
Pesquise: Quem é o fotografo Vik
Muniz? 5.
De que forma você tem acesso ao universo
fotográfico? 6.
Você será o artista: CRIE TRÊS
FOTOGRAFIAS COM PERSPECTIVA Exemplos:
Fontes: Acessadas em
25/08/2021 http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/8-ano-e-b-fotografia-c-exercicio.html?m=1
ROTEIRO DE ATIVIDADES RETRATO E AUTORRETRATO ... https://www.santos.sp.gov.br › download https://www.youtube.com/watch?v=rFauPZ_HFBU Apostila:
Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan Apostila: Praticar Arte –
volume 10 /Professor Fabrício Sechin |
||||||||||||
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( ) Outros: |
||||||||||||
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação
da participação; Outros: |
||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário