SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 03/11 A 30/11/2021

 

11ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema::Conciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”. (Bonecas Abayomi)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento:Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas     Ano: 6º   Período: 03/11 a 30/11/2021     Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulários e repertório relativos ás diferentes linguagens artísticas.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

-Professor segue em anexo o slide

 

                                                                 1ª Aula

 

1ª Etapa: Professor peça a turma para acessar o link abaixo para conhecer a História da Abayomi.

 

https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w        -     História da Abayomi

 

 

Boneca feita pelas mães africanas de pedaços das suas roupas para acalentar as crianças durante viagens da África para o Brasil.

 

O professor irá começar a aula com o seguinte questionamento:

Ø  Você já viu falar dessa boneca?

Ø  Você sabe o significado dela?

Ø  Com quais materiais elas são feitas?

Ø  Você gostaria de ter uma boneca dessa?

Em seguida em conjunto leia um pouco da estória dessa boneca e sua importância.

  Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são chamadas de Abayomi.

  As Abayomi são pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. 

  A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural dos negros africanos para o Brasil. 

  A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria.

 

Lindo né? Portanto muitas abayomis para você!

 

http://blogjackiegeo.blogspot.com/2014/10/abayomi-historia-das-criancas-nos.html -  ACESSADO 26/10/20201

 

2ª Etapa

 

ATIVIDADE

.1- QUAL O OBJETIVO DA BONECA ABAYOMI?

2 - QUANDO SURGIU A BONECA ABAYOMI?

3 - COMO É FEITA A BONECA ABAYOMI?

4 - QUAIS AS EMOÇÕES A BONECA ABAYOMI TRABALHAVA NAS FAMÍLIAS ESCRAVIZADAS?

 

VAMOS APRENDER A FAZER ESSA BONECA? Obs: Para próxima aula.

Professor peça aos alunos para irem juntando os seguintes materiais: (tesoura, retalhos, sacolas plásticas pretas), diga a eles que irão usar na próxima aula.

3ª Etapa

Professor agora é o momento prático da nossa aula. Vamos estimular os nossos alunos, a produzirem desenhos com carinho e dedicação:

Coloque algumas sugestões dos desenhos abaixo para estimular os alunos, mas deixando que os mesmos possam escolher além desses desenhos!

 

 

https://imagensemoldes.com.br/desenhos-para-colorir-sobre-consciencia-negra-5/ Acessado 27/10/2021

 

                                                                   2ª Aula

1ª Etapa:

CONVIDO VOCÊ A ASSISTIR AO VÍDEO: Abayomi – significado e o passo a passo da boneca.

Como Fazer Boneca Abayomi

                    https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc

 

http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/capao-redondo/biblioteca/oficina-de-b onecabayomi- Acessado em: 27/10/2021

                                                                        3ª Aula

 

1ª Etapa: Dando continuidade ao projeto, vamos falar um pouquinho de História de Zumbi para nossos alunos:

Professor pode iniciar esse momento com os conhecimentos prévio. Fazendo os seguintes questionamentos para os mesmos.

1)    Você sabe quem foi Zumbi dos Palmares?

2)    Sabe por que o dia da Consciência Negra é comemorado em 20/11?

3)    Por que Zumbi dos Palmares ficou conhecido em todo o território brasileiro?

 

Após esses questionamentos, professor faça a leitura compartilhada com os alunos explicando a história de Zumbi dos Palmares para os mesmos e em seguida aplicar a atividade.

 

2ª Etapa

       

 

3ª Etapa: Realização de Atividade

 

 

GABARITO

 

 

                                                                    4ª Aula

 

1ª Etapa: Vamos falar um pouquinho sobre o racismo e preconceito no Brasil:

Professor faça os seguintes questionamentos aos alunos:

 

1)    Você sabe o que é racismo?

2)    Você acredita que existe racismo no Brasil?

3)    Você se considera racista?

4)    Você já presenciou alguma atitude de preconceito?

 

 

2ª Etapa: Após esses questionamentos, faça a leitura do texto com os alunos.

Existe preconceito no Brasil?

  “Existe preconceito no Brasil?”, essa é umas questões que vêm à nossa mente quando nos lembramos do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Vamos falar mais desse assunto? Continue acompanhando o texto!

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

ATIVIDADE – Copie e responda no seu caderno as perguntas abaixo:

 

                                                                        5ª Aula

1ª etapa (continuação)  Professor faça a leitura do Poema “Sou Negro”

Sou Negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh'alma recebeu o batismo dos tambores atabaques, gonguês e agogôs.

Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.

Depois meu avô brigou como um danado nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso

Mesmo vovó não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou

Na minh'alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação…

Solano Trindade (Recife, 1908 – Rio de Janeiro, 1974), ator dos livros “Poemas de uma vida simples” (1944), ”Seis tempos de poesia” (1958) e “Cantares do meu povo” (1961).

Atividade:

1) O que era usado pelos negros como defesa e proteção?

2) Quem foi Pai João? Por que ele é usado no poema como um não exemplo?

3) Além da capoeira, que outros elementos da cultura africana encontram-se presentes no poema?

4) quem foi Zumbi dos Palmares? Por que ele é citado no poema?

Pesquise o significado de:

Ø  Humilde

Ø  Malês

Ø  Loanda

Ø  Atabaques

Ø  Maracatu

Ø  Libertação

Ø  Destacou

                                                                    6ª Aula

1ª Etapa: Professor apresente a turma artista George Lilanga, lendo o texto:

  George Lilanga nasceu em 1934 na Tanzânia. Acabou por tornar-se um dos maiores representantes da Arte Contemporânea em África. O artista participou num número impressionante de exposições por toda a Europa, Japão e Estados Unidos e nas suas obras levou sempre bem vincada a vivacidade das pinturas Swahili.

Atividade:

Atividade

Fonte de Pesquisa: ApostilaPrintart – Fábio M.Júnior

 

                                                                               7ª Aula

Professor peça aos alunos acessarem o link:

CONSCIÊNCIA NEGRA - LOOKS ÉTNICOS AFRICANOS

 

https://www.youtube.com/watch?v=81wpTkHooo4

Peça a turma para escolher duas imagens das siluetas abaixo e desenhar no caderno. Em seguida usar e abusar da criatividade criando lindas vestes e paisagens conforme no vídeo.

Mão na massa. CAPRICHE!

 

            

 

                                                         8ª Aula – Revisando

1ª Etapa: Professor peça aos alunos para copiar e responder as questões no caderno.

CONSCIÊNCIA NEGRA

 1. Ao lado temos uma imagem publicitária. Este tipo de imagem é usado para:

 

(    ) chamar a atenção de possíveis compradores ou clientes.

(    ) embelezar um ambiente.

 

2. Qual é a cor predominante na imagem?

3. Qual a mensagem utilizada na imagem?

2ª Etapa:

Conhecendo a história do Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?

  Inicie este momento perguntando aos alunos se eles sabem qual é a data em que se comemora o Dia da Consciência Negra e por que se comemora este dia.

   Após ouvir as opiniões dos alunos, a fim de conhecer a História do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares, distribua uma cópia de parte do texto “História do Dia Nacional da Consciência Negra”, para ser lido e debatido por toda a turma, contando ainda com a mediação do professor de História.

História do Dia Nacional da Consciência Negra
  A data de 20 de novembro foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, para a comemoração do Dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

  A homenagem a Zumbi foi mais do que justa. Ele é um personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

 

https://atividadespedagogicas.net/2018/04/interpretacao-de-texto-sobre-a-consciencia-negra.html acessado28/10/2021

 

3ª Etapa: Mão na massa

Professor apresente a turma algumas imagens de negras com seus diferentes penteados e cabelos.

 

 

Peça a turma para escolher  uma das imagens e desenhar  no seu caderno. E usar e abusar da criatividade usando materiais que tenham em casa. Sugestão de alguns materiais - (papel colorido, pedaços de pano, macarrão, feijão etc)

 

 

Fontes: https://atividadespedagogicas.net/2018/04/interpretacao-de-texto-sobre-a-consciencia-negra.html acessado28/10/2021

https://www.youtube.com/watch?v=81wpTkHooo4

https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc

https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; (x ) Trabalho; (x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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