11ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema::Conciência Negra -“Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais”. (Bonecas Abayomi) Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo |
Objeto do conhecimento:Contextos e Práticas,
Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 6º
Período: 03/11 a 30/11/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos
temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio
cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a
brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulários e repertório
relativos ás diferentes linguagens artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos (momentos
de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. -Professor segue em anexo o slide 1ª Aula 1ª Etapa: Professor
peça a turma para acessar o link abaixo para conhecer a História da Abayomi. https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w
- História da Abayomi
Boneca feita pelas mães africanas de pedaços das suas
roupas para acalentar as crianças durante viagens da África para o
Brasil. O professor irá começar a aula com o seguinte
questionamento: Ø Você já viu falar dessa boneca? Ø Você sabe o significado dela? Ø Com quais materiais elas são feitas? Ø Você gostaria de ter uma boneca dessa? Em
seguida em conjunto leia um pouco da estória dessa boneca e sua importância.
Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos,
atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças
choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães
negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas
saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são
chamadas de Abayomi. As Abayomi são pequenas bonecas pretas,
feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças.
A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o
reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural
dos negros africanos para o Brasil. A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e
alegria. Lindo né? Portanto muitas abayomis para você! http://blogjackiegeo.blogspot.com/2014/10/abayomi-historia-das-criancas-nos.html
- ACESSADO 26/10/20201 2ª
Etapa ATIVIDADE .1- QUAL O
OBJETIVO DA BONECA ABAYOMI? 2 - QUANDO
SURGIU A BONECA ABAYOMI? 3 - COMO É
FEITA A BONECA ABAYOMI? 4 - QUAIS AS
EMOÇÕES A BONECA ABAYOMI TRABALHAVA NAS FAMÍLIAS ESCRAVIZADAS? VAMOS APRENDER
A FAZER ESSA BONECA? Obs: Para próxima aula. Professor peça aos alunos para
irem juntando os seguintes materiais: (tesoura, retalhos, sacolas plásticas
pretas), diga a eles que irão usar na próxima aula. 3ª
Etapa Professor agora é o
momento prático da nossa aula. Vamos estimular os nossos alunos, a produzirem
desenhos com carinho e dedicação: Coloque algumas
sugestões dos desenhos abaixo para estimular os alunos, mas deixando que os
mesmos possam escolher além desses desenhos! https://imagensemoldes.com.br/desenhos-para-colorir-sobre-consciencia-negra-5/
Acessado 27/10/2021
2ª Aula 1ª Etapa: CONVIDO VOCÊ A
ASSISTIR AO VÍDEO: Abayomi – significado e o passo a passo da boneca. Como Fazer Boneca Abayomi
https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/capao-redondo/biblioteca/oficina-de-b
3ª
Aula 1ª Etapa: Dando continuidade ao projeto, vamos falar um
pouquinho de História de Zumbi para nossos alunos: Professor
pode iniciar esse momento com os conhecimentos prévio. Fazendo os seguintes
questionamentos para os mesmos. 1)
Você sabe quem foi Zumbi dos Palmares? 2)
Sabe por que o dia da Consciência Negra é
comemorado em 20/11? 3)
Por que Zumbi dos Palmares ficou conhecido em
todo o território brasileiro? Após
esses questionamentos, professor faça a leitura compartilhada com os alunos
explicando a história de Zumbi dos Palmares para os mesmos e em seguida
aplicar a atividade. 2ª Etapa 3ª Etapa: Realização de Atividade GABARITO
4ª Aula 1ª Etapa: Vamos falar um pouquinho sobre o racismo e
preconceito no Brasil: Professor faça os seguintes questionamentos aos
alunos: 1)
Você sabe o que
é racismo? 2)
Você acredita
que existe racismo no Brasil? 3)
Você se
considera racista? 4)
Você já
presenciou alguma atitude de preconceito? 2ª Etapa: Após esses
questionamentos, faça a leitura do texto com os alunos. Existe preconceito no Brasil?
“Existe preconceito no Brasil?”, essa é umas questões
que vêm à nossa mente quando nos lembramos do dia 20 de novembro, Dia da
Consciência Negra. Vamos falar mais desse assunto? Continue acompanhando o
texto! Como surgiu o Dia da
Consciência Negra?
ATIVIDADE – Copie e responda no seu caderno as
perguntas abaixo:
5ª Aula 1ª etapa (continuação) Professor faça a leitura do Poema “Sou
Negro” Sou Negro Contaram-me que meus avós Depois meu avô brigou como um danado nas terras de Zumbi Mesmo vovó não foi de brincadeira Na minh'alma ficou Solano Trindade (Recife,
1908 – Rio de Janeiro, 1974), ator dos livros “Poemas de uma vida simples”
(1944), ”Seis tempos de poesia” (1958) e “Cantares do meu povo” (1961). Atividade: 1) O que era usado pelos negros como defesa e proteção? 2) Quem foi Pai João? Por que ele é usado no poema como
um não exemplo? 3) Além da capoeira, que outros elementos da cultura
africana encontram-se presentes no poema? 4) quem foi Zumbi dos Palmares? Por que ele é citado no
poema? Pesquise o significado de: Ø Humilde Ø Malês Ø Loanda Ø Atabaques Ø Maracatu Ø Libertação Ø Destacou 6ª Aula 1ª Etapa: Professor apresente a turma artista George
Lilanga, lendo o texto: George Lilanga nasceu
em 1934 na Tanzânia. Acabou por tornar-se um dos maiores representantes da
Arte Contemporânea em África. O artista participou num número impressionante
de exposições por toda a Europa, Japão e Estados Unidos e nas suas obras
levou sempre bem vincada a vivacidade das pinturas Swahili. Atividade:
Atividade Fonte de Pesquisa: ApostilaPrintart – Fábio
M.Júnior
7ª Aula Professor peça aos alunos acessarem
o link: CONSCIÊNCIA NEGRA - LOOKS ÉTNICOS AFRICANOS
https://www.youtube.com/watch?v=81wpTkHooo4 Peça a turma para escolher duas imagens das siluetas abaixo e desenhar
no caderno. Em seguida usar e abusar da criatividade criando lindas vestes e
paisagens conforme no vídeo. Mão na massa. CAPRICHE!
8ª Aula – Revisando 1ª
Etapa: Professor peça aos alunos para copiar e
responder as questões no caderno. CONSCIÊNCIA NEGRA 1. Ao lado
temos uma imagem publicitária. Este tipo de imagem é usado para: ( )
chamar a atenção de possíveis compradores ou clientes. ( )
embelezar um ambiente. 2. Qual é a cor predominante na imagem? 3. Qual a mensagem utilizada na imagem? 2ª
Etapa: Conhecendo a história do
Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares? Inicie este momento
perguntando aos alunos se eles sabem qual é a data em que se comemora o Dia
da Consciência Negra e por que se comemora este dia. Após ouvir as
opiniões dos alunos, a fim de conhecer a História do Dia da Consciência Negra
e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares,
distribua uma cópia de parte do texto “História do Dia Nacional da
Consciência Negra”, para ser lido e debatido por toda a turma, contando ainda
com a mediação do professor de História. História do Dia Nacional da Consciência Negra A homenagem a Zumbi
foi mais do que justa. Ele é um personagem histórico representou a luta do
negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em
combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma
resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção
da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura
e pela liberdade do seu povo. https://atividadespedagogicas.net/2018/04/interpretacao-de-texto-sobre-a-consciencia-negra.html
acessado28/10/2021 3ª Etapa:
Mão na massa Professor
apresente a turma algumas imagens de negras com seus diferentes penteados e
cabelos. Peça a turma
para escolher uma das imagens e
desenhar no seu caderno. E usar e
abusar da criatividade usando materiais que tenham em casa. Sugestão de
alguns materiais - (papel colorido, pedaços de pano, macarrão, feijão etc) Fontes: https://atividadespedagogicas.net/2018/04/interpretacao-de-texto-sobre-a-consciencia-negra.html acessado28/10/2021 https://www.youtube.com/watch?v=81wpTkHooo4 |
||
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; (
) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( ) Outros: |
||
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (x ) Trabalho; (x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (x) Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário