2ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8ºANO E 9ºANO

 

                                        2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema Intercurricular: Saúde Ambiental 

Subtema: Cidadania e Arte (Combate ao Aedes Aegypti)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Processos de Criação, Elementos da Linguagem, Materialidade  

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano: 8º e 9º             Período: 11/03 a 22/03/2024         Aulas:04

HABILIDADES

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo ou colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR87BA) perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ª Aula:

1ºMomento:

 Arte e conscientização no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Levantando Conhecimentos Prévios:

1-    Você ou alguém da sua família já teve Dengue, Zika ou Chikungunya?

2-    Quais foram os sintomas que sentiram?

Professor apresente o texto aos alunos e aplique as questões:

 

                                                    A DENGUE

 

     A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Ela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus. No Brasil, o vírus da dengue é transmitido pela fêmea do mosquito e pode ocasionar tanto a manifestação clássica da doença quanto à forma considerada hemorrágica. A dengue é uma das doenças mais comuns transmitidas por mosquitos no mundo.

     A dengue é caracterizada por sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea e vômito. Em casos mais graves, ela pode levar a complicações na vítima, como hemorragia e até provocar a morte. A prevenção desta doença envolve a eliminação de locais onde o mosquito pode se reproduzir, como água parada em vasos, pneus, garrafas e recipientes de plástico. É importante também usar repelente de insetos e roupas de proteção em áreas onde o mosquito é comum.   Caso você suspeite que está com dengue, é importante procurar um médico imediatamente. Não há tratamento específico, entretanto, os sintomas podem ser aliviados com repouso, hidratação adequada e medicamentos para aliviar a dor. Lembre-se sempre de tomar medidas preventivas para evitar a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos. Além disso, ajude a conscientizar outras pessoas sobre a importância da prevenção e dos cuidados adequados de saúde para manter sua comunidade saudável e segura.

 

2ºMomento: Observe a imagem

    

1. Baseado na leitura do texto, na imagem anterior e nos seus conhecimentos sobre o assunto, identifique corretamente o item que apresenta as medidas preventivas para evitar a proliferação da Dengue.

a) Não desperdiçar água enchendo vasos, pneus, garrafas e recipientes de plástico.

b) Não utilizar água na lavagem de garrafas e recipientes de plástico.

c) Não colocar areia para eliminar a água parada em vasos, pneus e garrafas.

d) Não deixar acumular água em vasos, pneus, garrafas e recipientes de plástico.

 

2. Para que o mosquito Aedes Aegypti consiga se reproduzir, ele necessita de locais específicos com condições favoráveis. Diante disso, marque o item que apresenta um local mais ideal para sua propagação.

 

a) Numa caixa d’água tampada.

b) No quintal limpo em céu aberto.

c) No pneu jogado com água parada.

d) Em ambientes fechados.


3. Quais são os sintomas que caracterizam a contaminação pela dengue?

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4. No combate à dengue, ser um pouco de Cascão não faz mal, “não gostar de água”, no caso, parada. Na tirinha abaixo, de Mauricio de Sousa, há uma contextualização sobre a dengue, neste sentido, qual é a sua finalidade?

 

     

 

a) informar.

b) conscientizar.

c) anunciar.

d) criticar.

5. O card abaixo, apresenta algumas medidas preventivas contra a dengue. Através do comportamento do garoto, que outras atitudes/ações você já realizou na sua casa que também podem ajudar no combate à dengue?

 

                     

 

 

3ºMomento:

   

 

 

 

 

2ªAula:

1º Momento: Dengue, Zika e Chikungunya

                                                   Aedes aegypti

 Dengue, Zika e Chikungunya são as arboviroses mais comuns, são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado

Quais as diferenças entre as doenças?

As três doenças são muito parecidas e podem ser confundidas, entretanto, existem diferenças no quadro clínico que podem ajudar na distinção.

Dengue: o primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos:

Chikungunya: também de início súbito de febre, que pode ser alta, porém menor que no caso de Dengue, dor muscular e nas articulações (estas são mais exuberantes que em Dengue e Zika), dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika: tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

2ºMomento: Responda as questões:

1-Qual o título do texto?

2-Qual o principal tema abordado?

3-O mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunya é:

           a-(     ) Mosquito palha

           b-(     ) Anepheles

           c-(     ) Aedes aegypti

           d-(    ) Tigre asiático

 

4-Crie frases com as palavras tiradas do texto:

 

a)    Súbito-

b)    Ausência-

c)    Secreção-

d)    Erupção-

e)    Conjuntivite-

f)     Sinais-

g)    Sintomas-

h)    Prostração-

3ªAula

1ºMomento:

Atenção professor, esta aula é específica para o 8º ano.

Produção de cartazes de conscientização sobre a dengue. Auxiliar a turma utilizando o modelo a seguir ou até mesmo usar a criatividade.

3ª Aula:

1ºMomento: Atenção professor, esta aula é específica para o 9º ano.

Campanha de conscientização:

Os alunos irão pesquisar sobre a DENGUE e em seguida separar imagens e textos para a confecção de um jornal

Utilizar modelo em anexo

O professor, auxiliará os estudantes com a impressão e montagem (colagem) do jornal para exposição na escola.

 

Modelo:

4ª Aula:

1ºMomento: Professor, peça para os alunos assistirem ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8_K26btEgKY

Ciclo de vida do mosquito 'Aedes aegypti'

                

 

2°Momento

Produção em sala de aula do ciclo do mosquito com papel e alfinete (tachinha).

Auxiliar os alunos com moldes e montagem seguindo modelo anexado. Peça-os para colorir.

 

 

3ºMomento: Escreva a resposta em uma ficha de papel e cole no verso do circulo

 

1-APÓS A FÊMEA PICAR UMA PESSOA INFECTADA, ELA DEPOSITA SEUS OVOS EM RECIPIENTES COM ÁGUA PARADA, COMO PNEUS, VASOS DE PLANTAS, CAIXAS D'ÁGUA E GARRAFAS. OS OVOS SÃO RESISTENTES E PODEM SOBREVIVER POR MESES ATÉ ENCONTRAREM CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA ECLODIR.

2-QUANDO OS OVOS ENTRAM EM CONTATO COM A ÁGUA, ELES ECLODEM E DÃO ORIGEM ÀS LARVAS. AS LARVAS SE DESENVOLVEM NA ÁGUA, SE ALIMENTANDO DE MICRO ORGANISMOS PRESENTES NO AMBIENTE. ELAS PASSAM POR VÁRIOS ESTÁGIOS DE CRESCIMENTO, ATÉ SE TORNAR EM PUPAS.

3-AS PUPAS SÃO ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO ENTRE AS LARVAS E OS MOSQUITOS ADULTOS.DURANTE ESSE ESTÁGIO, ELAS NÃO SE ALIMENTAM,MAS SÃO CAPAZES DE MOVER LIVREMENTE NA ÁGUA, APÓS ALGUNS DIAS, AS PUPAS SE TRANSFORMAM EM MOSQUITO ADULTO.

4- OS MOSQUITOS ADULTOS EMERGEM DA ÁGUA E VOAM EM BUSCA DE ALIMENTO, PREFERENCIALMENTE SANGUE HUMANO SOMENTE AS FÊMEAS SE ALIMENTAM DE SANGUE, NECESSITANDO DELE PARA AMADURECER SEUS OVOS. A PÓS SE ALI MENTAREM, AS FÊMEAS PROCURAM POR LOCAIS ADEQUADOS PARA DEPOSITAR SEUS OVOS E RENICIAR O CICLO.

 

FONTES:

CARTAZ JORNAL DENGUE.pdf

CARTAZ PAINEL DENGUE 1.pdf

 KIT PROFESOR APRENDENDO SOBRE A DENGUE -REUC.pdf  CICLO DO MOSQUITO

 KIT PROFESOR APRENDENDO SOBRE A DENGUE - CARTAZ A4.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=8_K26btEgKY

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

ANEXO: Atividade Complementar

 

Texto disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/chuvas-de-verao-e-ideal-para-a-proliferacao-da-dengue/ acessado: 25/05/2022

 

A professora deve pedir para cada aluno ler uma parte do texto e, após a leitura, pedir que façam a atividade relacionada.

Fica a critério do professor fazer a atividade coletivamente ou dar um tempo para que os alunos tentem fazer sozinhos, deixando somente a correção para ser feita de forma coletiva.

 

Ao concluírem a atividade acima, a professora ainda deve ressaltar que muitos focos de proliferação da doença são encontrados em ambientes domésticos, portanto, cabe a cada um fazer a sua parte para conter essa doença.

Nesse momento, abrir um debate entre a turma perguntando:

  • Como cada um pode fazer a sua parte?
  • O que pode ser feito quando você já fez a sua parte e seu vizinho não?
  • E em casa com piscinas, o que pode ser feito?
  • O que você faria se morasse ao lado de um terreno baldio onde junta lixo e água parada? Que medidas podem ser tomadas nesse caso?
  • O problema estará totalmente resolvido se cada um cuidar bem da sua casa? Por quê?
  • Que outros tipos de lugar também precisam de cuidados?
  • A escola pode ser foco de proliferação do mosquito? Por que?

Após todos falarem, a professora com a ajuda dos alunos, pode fazer um registro coletivo de tudo que foi dito.

Ex:

   A dengue é uma doença que pode ser evitada se cada um fizer a sua parte. É importante não deixar que a água acumule em recipientes como vasos, pratos, caixas  d’água destampadas, garrafas e pneus.

  Caso haja na casa dos vizinhos objetos com água parada, nós devemos conversar com ele e alertá-lo sobre os perigos da dengue. Em casas que têm piscinas, essas devem ficar cobertas e a água deve ser sempre tratada com cloro. No caso de um terreno baldio, pode-se entrar em contato com o dono do terreno, pedindo que ele providencie a limpeza do lugar.

  Não basta cada um cuidar só da sua casa, mas também cuidar do ambiente em que estuda e trabalha como escolas, hospitais, fábricas e empresas, pois esses locais  podem ser focos para proliferação do mosquito transmissor da dengue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor imprima ou transcreva o texto abaixo para a turma e em seguida aplique as atividades

 

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