2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Tema Intercurricular: Saúde Ambiental Subtema: Cidadania e Arte (Combate ao Aedes Aegypti) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Processos de Criação,
Elementos da Linguagem, Materialidade |
Unidade
Temática: Artes Visuais Ano: 8º e 9º Período: 11/03 a 22/03/2024 Aulas:04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR06) Desenvolver
processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses
artísticos, de modo individual, coletivo ou colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05)
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR87BA)
perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de
investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata,
cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço,
etc. (EF15AR90BA)
Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula: 1ºMomento: Arte e conscientização no
combate ao mosquito transmissor da dengue. Levantando Conhecimentos Prévios: 1-
Você ou alguém da sua
família já teve Dengue, Zika ou Chikungunya? 2-
Quais foram os sintomas que
sentiram? Professor apresente o texto aos alunos e aplique as questões:
A DENGUE A dengue é uma
doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Ela é uma doença
infecciosa febril aguda causada por um vírus. No Brasil, o vírus da dengue é
transmitido pela fêmea do mosquito e pode ocasionar tanto a manifestação
clássica da doença quanto à forma considerada hemorrágica. A dengue é uma das
doenças mais comuns transmitidas por mosquitos no mundo.
A dengue é caracterizada por sintomas como febre alta, dor de cabeça,
dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea e vômito. Em
casos mais graves, ela pode levar a complicações na vítima, como hemorragia e
até provocar a morte. A prevenção desta doença envolve a eliminação de locais
onde o mosquito pode se reproduzir, como água parada em vasos, pneus,
garrafas e recipientes de plástico. É importante também usar repelente de
insetos e roupas de proteção em áreas onde o mosquito é comum. Caso você suspeite que está com
dengue, é importante procurar um médico imediatamente. Não há tratamento
específico, entretanto, os sintomas podem ser aliviados com repouso,
hidratação adequada e medicamentos para aliviar a dor. Lembre-se sempre de
tomar medidas preventivas para evitar a dengue e outras doenças transmitidas
por mosquitos. Além disso, ajude a conscientizar outras pessoas sobre a
importância da prevenção e dos cuidados adequados de saúde para manter sua
comunidade saudável e segura. 2ºMomento: Observe a imagem 1. Baseado na
leitura do texto, na imagem anterior e nos seus conhecimentos sobre o
assunto, identifique corretamente o item que apresenta as medidas preventivas
para evitar a proliferação da Dengue. a) Não
desperdiçar água enchendo vasos, pneus, garrafas e recipientes de plástico. b) Não utilizar
água na lavagem de garrafas e recipientes de plástico. c) Não colocar
areia para eliminar a água parada em vasos, pneus e garrafas. d) Não deixar
acumular água em vasos, pneus, garrafas e recipientes de plástico. 2. Para que o
mosquito Aedes Aegypti consiga se reproduzir, ele necessita de locais
específicos com condições favoráveis. Diante disso, marque o item que
apresenta um local mais ideal para sua propagação. a) Numa caixa
d’água tampada. b) No quintal
limpo em céu aberto. c) No pneu jogado
com água parada. d) Em ambientes
fechados.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. No combate à
dengue, ser um pouco de Cascão não faz mal, “não gostar de água”, no caso,
parada. Na tirinha abaixo, de Mauricio de Sousa, há uma contextualização
sobre a dengue, neste sentido, qual é a sua finalidade? a) informar. b) conscientizar. c) anunciar. d) criticar. 5. O card abaixo,
apresenta algumas medidas preventivas contra a dengue. Através do
comportamento do garoto, que outras atitudes/ações você já realizou na sua
casa que também podem ajudar no combate à dengue? 3ºMomento: 2ªAula: 1º Momento: Dengue, Zika e Chikungunya
Aedes aegypti Dengue,
Zika e Chikungunya são as arboviroses mais comuns, são doenças causadas por
vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Os vírus causadores dessas
doenças são transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado Quais as diferenças entre as doenças? As três doenças são muito parecidas e podem
ser confundidas, entretanto, existem diferenças no quadro clínico que podem
ajudar na distinção. Dengue: o primeiro sintoma da
Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente
dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e
articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no
corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos: Chikungunya: também
de início súbito de febre, que pode ser alta, porém menor que no caso de
Dengue, dor muscular e nas articulações (estas são mais exuberantes que em
Dengue e Zika), dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais
costumam durar de 3 a 10 dias. Zika: tem como principal
sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de
febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas
articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas
desaparecem após 3 a 7 dias. A Dengue e Chikungunya têm sintomas e
sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a
Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca
por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a
coceira no corpo. 2ºMomento:
Responda as questões: 1-Qual
o título do texto? 2-Qual o principal tema abordado? 3-O
mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunya é: a-(
) Mosquito palha b-( ) Anepheles c-( ) Aedes aegypti d-( ) Tigre asiático 4-Crie
frases com as palavras tiradas do texto: a)
Súbito- b)
Ausência- c)
Secreção- d)
Erupção- e)
Conjuntivite- f)
Sinais- g)
Sintomas- h)
Prostração- 3ªAula 1ºMomento: Atenção professor, esta aula é específica para o 8º
ano. Produção de cartazes de conscientização sobre a dengue. Auxiliar
a turma utilizando o modelo a seguir ou até mesmo usar a criatividade. 3ª Aula: 1ºMomento: Atenção professor, esta aula é específica para o
9º ano. Campanha de
conscientização: Os alunos irão pesquisar
sobre a DENGUE e em seguida separar imagens e textos para a confecção de um
jornal Utilizar modelo em anexo O professor, auxiliará os estudantes com a impressão e montagem
(colagem) do jornal para exposição na escola. Modelo: 4ª Aula: 1ºMomento: Professor,
peça para os alunos assistirem ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8_K26btEgKY Ciclo de vida do mosquito 'Aedes aegypti' 2°Momento Produção em sala de aula do ciclo do mosquito
com papel e alfinete (tachinha). Auxiliar os alunos com moldes e montagem
seguindo modelo anexado. Peça-os para colorir. 3ºMomento: Escreva a resposta em uma ficha de papel e cole no verso do
circulo 1-APÓS A FÊMEA PICAR
UMA PESSOA INFECTADA, ELA DEPOSITA SEUS OVOS EM RECIPIENTES COM ÁGUA PARADA,
COMO PNEUS, VASOS DE PLANTAS, CAIXAS D'ÁGUA E GARRAFAS. OS OVOS SÃO RESISTENTES
E PODEM SOBREVIVER POR MESES ATÉ ENCONTRAREM CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA
ECLODIR. 2-QUANDO
OS OVOS ENTRAM EM CONTATO COM A ÁGUA, ELES ECLODEM E DÃO ORIGEM ÀS LARVAS. AS
LARVAS SE DESENVOLVEM NA ÁGUA, SE ALIMENTANDO DE MICRO ORGANISMOS PRESENTES
NO AMBIENTE. ELAS PASSAM POR VÁRIOS ESTÁGIOS DE CRESCIMENTO, ATÉ SE TORNAR EM
PUPAS. 3-AS PUPAS
SÃO ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO ENTRE AS LARVAS E OS MOSQUITOS ADULTOS.DURANTE ESSE
ESTÁGIO, ELAS NÃO SE ALIMENTAM,MAS SÃO CAPAZES DE MOVER LIVREMENTE NA ÁGUA, APÓS
ALGUNS DIAS, AS PUPAS SE TRANSFORMAM EM MOSQUITO ADULTO. 4-
OS MOSQUITOS ADULTOS EMERGEM DA ÁGUA E VOAM EM BUSCA DE ALIMENTO,
PREFERENCIALMENTE SANGUE HUMANO SOMENTE AS FÊMEAS SE ALIMENTAM DE SANGUE,
NECESSITANDO DELE PARA AMADURECER SEUS OVOS. A PÓS SE ALI MENTAREM, AS FÊMEAS
PROCURAM POR LOCAIS ADEQUADOS PARA DEPOSITAR SEUS OVOS E RENICIAR O CICLO. FONTES: KIT
PROFESOR APRENDENDO SOBRE A DENGUE -REUC.pdf CICLO DO MOSQUITO KIT
PROFESOR APRENDENDO SOBRE A DENGUE - CARTAZ A4.pdf https://www.youtube.com/watch?v=8_K26btEgKY |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
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ANEXO:
Atividade Complementar
Texto
disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/chuvas-de-verao-e-ideal-para-a-proliferacao-da-dengue/
acessado: 25/05/2022
A
professora deve pedir para cada aluno ler uma parte do texto e, após a leitura,
pedir que façam a atividade relacionada.
Fica
a critério do professor fazer a atividade coletivamente ou dar um tempo para
que os alunos tentem fazer sozinhos, deixando somente a correção para ser feita
de forma coletiva.
Ao
concluírem a atividade acima, a professora ainda deve ressaltar que muitos
focos de proliferação da doença são encontrados em ambientes domésticos,
portanto, cabe a cada um fazer a sua parte para conter essa doença.
Nesse
momento, abrir um debate entre a turma perguntando:
- Como cada um pode fazer a sua parte?
- O que pode ser feito quando você já fez a sua parte e seu vizinho
não?
- E em casa com piscinas, o que pode ser feito?
- O que você faria se morasse ao lado de um terreno baldio onde junta
lixo e água parada? Que medidas podem ser tomadas nesse caso?
- O problema estará totalmente resolvido se cada um cuidar bem da sua
casa? Por quê?
- Que outros tipos de lugar também precisam de cuidados?
- A escola pode ser foco de proliferação do mosquito? Por que?
Após
todos falarem, a professora com a ajuda dos alunos, pode fazer um registro
coletivo de tudo que foi dito.
Ex:
A dengue é uma doença que pode ser
evitada se cada um fizer a sua parte. É importante não deixar que a água
acumule em recipientes como vasos, pratos, caixas d’água destampadas, garrafas e pneus.
Caso haja na casa dos vizinhos objetos com
água parada, nós devemos conversar com ele e alertá-lo sobre os perigos da
dengue. Em casas que têm piscinas, essas devem ficar cobertas e a água deve ser
sempre tratada com cloro. No caso de um terreno baldio, pode-se entrar em
contato com o dono do terreno, pedindo que ele providencie a limpeza do lugar.
Não basta cada um cuidar só da sua casa, mas
também cuidar do ambiente em que estuda e trabalha como escolas, hospitais,
fábricas e empresas, pois esses locais podem ser focos para
proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Professor
imprima ou transcreva o texto abaixo para a turma e em seguida aplique as
atividades
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