7ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA (No Ritmo da Dança Região Nordeste)

Objeto do conhecimento:  Contextos e práticas, Elementos da linguagem, Processos de criação

Unidade Temática: Dança             Ano: 7º                   Período:19/04 a 23/04/2021         Aulas:02

HABILIDADES

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª Aula: DANÇAS REGIÃO NORDESTE

 

1º Momento: Conhecimento de levantamento prévio

 

Ø  Você conhece quais são as danças da região Nordeste?

Ø  Qual a que você mais gosta?

Danças da região Nordeste

região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui.

As danças são um traço importante da cultura do Nordeste, mas quais são os ritmos musicais dessa região?

Frevo - Surgido em Pernambuco no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu grupo. O frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval para proporcionar mais animação nos folguedos. Com o decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo foi utilizada inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo. A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso. O frevo possui mais de 120 passos catalogados. Os instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba. A primeira gravação com o nome do gênero foi o Frevo Pernambucano (Luperce Miranda/Oswaldo Santiago) lançada por Francisco Alves no final de 1930. São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua.

 

2º Momento: ATIVIDADE:

1-    Em qual cidade surgiu o frevo, em que século?

2-    Qual o significado da palavra frevo?

3-    Quais instrumentos musicais são utilizados no frevo?

4-    Fale como nasceu o frevo?

5-    Descreva quais sentimentos você sente ao observar as imagens acima?

6-    Pesquise sobre os três tipos de frevo

7-    O que é e a que festejo popular está associado o frevo?

8-    Inicialmente como era utilizada a dança do frevo?

9-    Para que servia os porretes e os cabos de velhos guarda-chuvas? Que sentimento essa passagem no texto te traz?

10-  Pesquise quais as características do frevo?

 

2ª Aula

1º Momento: MARACATU

maracatu é uma típica manifestação do folclore brasileiro. A dança de origem africana surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país. Durante todo o ano, acontecem apresentações da dança nas cidades, sobretudo, em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”.

Existem dois tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural. De âmbito cultural, esta manifestação da música folclórica afro-brasileira, surgiu no século XVIII e se deu através da mistura das culturas portuguesa, indígena e africana. A orquestra de percussão acompanha um cortejo real e os integrantes da dança representam personagens históricos como Reis,Embaixadores xistem, Rainhas dois tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural. São danças elaboradas; junção de dança e música; figurinos coloridos e extravagantes; mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. As roupas dos participantes do maracatu são muito coloridas, bordadas com vidrilhos e lantejoulas e miçangas. Os lanceiros vestem armação de madeira adornada por um manto, meias, portam uma lança coberta de fitas suas cabeças um lenço com chapéu. Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. ... A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo. É um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco. Existem dois tipos, conforme o "baque" ou batida: Maracatu Nação (Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto). Históricos apontam que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Ela se origina da instituição dos Reis Negros, já conhecida nos países da França e Espanha, no século XV e em Portugal, no século XVI.

    

 Ampliando o conhecimento segue a sugestão de vídeo:

Maracatu de Baque: https://www.youtube.com/watch?v=PEsG45YRYwY&list=TLPQMTUwNDIwMjGZ3Q2SwikN1w&index=2

 

2º Momento:

1ª ATIVIDADE

1-    Quais foram os fatores que influenciaram o surgimento do maracatu?

2-    Em qual região a dança maracatu está localizada?

3-    Quais são os benefícios que a dança traz para a vida das pessoas?

4-    Qual é a origem do maracatu?

5-    Você gosta de dançar? Quando você dança qual o tipo de emoção que você sente?

6-    Quais são os tipos de maracatu?

7-    Como são as roupas dos participantes do maracatu?

8-    Qual a importância do maracatu para a cultura brasileira?

9-     Pesquise qual o significado da palavra maracatu?

 2ª ATIVIDADE: Faça uma releitura das vestes do maracatu,

 

 

                       

Fonte de Pesquisa: Acessados em 15/04/2021

Maracatu https://www.google.com/search?q=maracatu&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=maracatu&aqs=c

https://www.google.com/search?q=desenho+da+roupa+do+maracatu+para+colorir&tbm=

Maracatu de Baque: https://www.youtube.com/watch?v=PEsG45YRYwY&list=TLPQMTUwNDIwMjGZ3Q2SwikN1w&index=2

 

 

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (x ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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