SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE
PANDEMIA (No Ritmo da Dança Região Nordeste) |
Objeto
do conhecimento: Contextos e
práticas, Elementos da linguagem,
Processos de criação |
Unidade Temática: Dança Ano:
7º Período:19/04 a 23/04/2021 Aulas:02 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas
e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado,
abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua
história tradicional e contemporânea. (EF69AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. (EF69AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento
como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança
de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha
sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição
cênica e apresentação coreográfica. (EF69AR15) Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando estereótipos e preconceitos. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas,
sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de
exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª Aula: DANÇAS REGIÃO NORDESTE 1º Momento: Conhecimento de levantamento prévio Ø Você
conhece quais são as danças da região Nordeste? Ø Qual
a que você mais gosta? Danças da região Nordeste
A região nordeste recebe uma grande carga
de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e
comuns desta região são: o Axé, a dança de
terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São
Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê
e o famoso frevo que possui. As
danças são um traço importante da cultura do Nordeste, mas quais são os
ritmos musicais dessa região? Frevo - Surgido em Pernambuco no fim
do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito
executado durante o carnaval, eram comuns
conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus
blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu grupo. O frevo é uma
criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval para
proporcionar mais animação nos folguedos. Com o decorrer do tempo, o frevo
ganhou características próprias. Da junção da
capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo foi utilizada
inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a
luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que
faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra
grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado
no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da
vontade de independência e da luta na dança do frevo. A dança
do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando
passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o
percurso. O frevo possui mais de 120 passos catalogados. Os instrumentos musicais mais
utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba. A primeira gravação com o nome do gênero foi o Frevo
Pernambucano (Luperce Miranda/Oswaldo Santiago) lançada
por Francisco Alves no final de 1930. São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de
rua. 2º Momento: ATIVIDADE: 1-
Em qual cidade surgiu o
frevo, em que século? 2-
Qual o significado da
palavra frevo? 3-
Quais instrumentos
musicais são utilizados no frevo? 4-
Fale como nasceu o frevo? 5-
Descreva quais sentimentos
você sente ao observar as imagens acima? 6-
Pesquise sobre os três
tipos de frevo 7-
O que é e a que festejo
popular está associado o frevo? 8-
Inicialmente como era
utilizada a dança do frevo? 9-
Para que servia os
porretes e os cabos de velhos guarda-chuvas? Que sentimento essa passagem no
texto te traz? 10- Pesquise quais as características do frevo? 2ª Aula 1º Momento:
MARACATU O maracatu é uma típica manifestação do
folclore brasileiro. A dança de origem africana
surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país.
Durante todo o ano, acontecem apresentações da dança nas
cidades, sobretudo, em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”. Existem dois
tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação,
e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural. De âmbito cultural, esta manifestação da música
folclórica afro-brasileira, surgiu no século XVIII e se deu através da
mistura das culturas portuguesa, indígena e africana. A orquestra de
percussão acompanha um cortejo real e os integrantes da dança representam
personagens históricos como Reis,Embaixadores xistem, Rainhas dois tipos
de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação,
e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural. São
danças elaboradas; junção de dança e música; figurinos coloridos e
extravagantes; mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. As
roupas dos participantes do maracatu são muito coloridas, bordadas com
vidrilhos e lantejoulas e miçangas. Os
lanceiros vestem armação de madeira adornada por um manto, meias, portam uma
lança coberta de fitas suas cabeças um lenço com chapéu. Maracatu é
uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana
afro-brasileira. ... A parte falada foi sendo eliminada lentamente,
resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei
Congo. É um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo
religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco. Existem dois tipos,
conforme o "baque" ou batida: Maracatu Nação
(Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto). Históricos
apontam que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, a
partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.
Ela se origina da instituição dos Reis Negros, já conhecida nos países da
França e Espanha, no século XV e em Portugal, no século XVI. Ampliando o conhecimento segue a sugestão de
vídeo: Maracatu de Baque: https://www.youtube.com/watch?v=PEsG45YRYwY&list=TLPQMTUwNDIwMjGZ3Q2SwikN1w&index=2 2º
Momento: 1ª
ATIVIDADE 1-
Quais foram os fatores que influenciaram o surgimento
do maracatu? 2-
Em qual região a dança maracatu está
localizada? 3-
Quais são os benefícios que a dança traz para
a vida das pessoas? 4-
Qual é a origem do maracatu? 5-
Você gosta de dançar? Quando você dança qual
o tipo de emoção que você sente? 6-
Quais são os tipos de maracatu? 7-
Como são as roupas dos participantes do
maracatu? 8-
Qual a importância do maracatu para a cultura
brasileira? 9-
Pesquise qual o significado da palavra
maracatu? 2ª ATIVIDADE: Faça uma releitura das vestes
do maracatu,
Fonte de Pesquisa: Acessados em 15/04/2021 Maracatu https://www.google.com/search?q=maracatu&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=maracatu&aqs=c https://www.google.com/search?q=desenho+da+roupa+do+maracatu+para+colorir&tbm= Maracatu de Baque: https://www.youtube.com/watch?v=PEsG45YRYwY&list=TLPQMTUwNDIwMjGZ3Q2SwikN1w&index=2 |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (x ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
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