SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2021

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: As diversas facetas do consumo (Dialogo com o Passado)

 

 

Objeto do conhecimento: Contextos e Praticas/Elementos da Linguagem/Materialidade/Sistema de Linguagem.

Matrizes Estéticas e Culturais/ Patrimônio Cultural e Tecnologia

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas  Ano:   Período:02/08/2021 a 14/08/2021  Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 (EF69AR02)  Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. elementos da linguagem

(EF69AR04)  Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance etc).

(EF69AR06) processo de criação: buscar a fala na BNCC

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

(EF69AR31)  relacionar as praticas artisticas a diferentes dimensoes da vida social cultural politica historia hustirica economica estetica e etica​

(EF69AR33)   Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folcloredesign etc.).

(EF69AR34)  Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 1ª AULA

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios através das questões da aula anterior.

Ø  Você sabe que período da História do Brasil o Tropicalismo aconteceu?

Ø  Por que os movimentos sociais e culturas eram limitados na década de 1960?

Ø  Você acredita que através da arte podemos transformar uma sociedade?

Leia o texto que se encontra nas páginas 72 e 73 do livro didático e responda as questões abaixo.

1.            O Brasil fervilhava culturalmente no final de 1960. O que estava acontecendo nesse período?

2.            No cinema, o que estava acontecendo nesse período de mudanças no Brasil?

3.            Cineastas como o baiano Glauber Rocha viam no cinema uma ferramenta de transformação social. Em que eles acreditavam?

4.            Na música, qual era a proposta do tropicalismo?

5.            Nas artes visuais, no Rio de Janeiro surgiram as primeiras experiências de arte sensorial e ambiental, que tinha como objetivo ultrapassar os limites da tela que era vista apenas como objeto a ser contemplado. Nesse sentido, a instalação de Tropicália, do artista Hélio Oiticica, é um exemplo de arte ambiental. Para apreciá-la, o que o espectador tinha que fazer?

6. Em 1968, o governo militar fechou o Congresso Nacional e decretou o fim das liberdades civis, com isso, o movimento tropicalista e o cenário cultural perderam força. O que aconteceu com muitos artistas nessa época?

AULA 02

 

Primeiro momento

Apresente o tema à turma – Diálogo com o Passado– VISÕES DA HISTÓRIA, páginas 76 e 77 do livro didático, destacando os artistas que retrataram a 1ª missa no Brasil.

·         Peça aos alunos que façam a Atividade da página 77 do livro didático.

 

Segundo momento

Diálogo com o Passado - OUVIR A HISTÓRIA, páginas 78 e 79. Destacando a importância do Hino do Senhor do Bonfim na História da Bahia.

Peça aos alunos que façam as questões da página 7 do livro didático

AULA 03

 

Apresente o tema à turma – Diálogo com o Passado – INSTALAÇÃO, páginas 80 e 82 do livro didático.

 

ALBUM DE MEMÓRIAS

Propomos esta aula no intuito de oferecer ao aluno subsídios para resgatar fatos e vivências pessoais e pesquisar informações relevantes sobre seus ascendentes, a fim de compreender sua história e compartilhá-la com seus colegas.

Abordar sobre a memória é fundamental, principalmente quando as lembranças são compreendidas como fonte de informação sobre a vida das pessoas no presente e no passado. Trabalhar com o tema da memória familiar em sala de aula é usar uma ferramenta de grande utilidade, pois envolve o saber prévio dos alunos e envolve o grupo familiar no processo educacional, além de valorizar a família das crianças. Com isso, a criança compreende e toma posse de sua própria história.

 

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer-se como membro de sua família;

- Compreender sua importância dentro da sua família;

- Pesquisar informações e fotos sobre seus ascendentes;

- Entender que as famílias têm uma história e que essa pode ser reconstruída por meio de documentos, relatos, objetos, entre outros;

- Resgatar fatos e vivências pessoais e compartilhá-las com os colegas;

- Demonstrar sua capacidade expressiva, criativa e estética na confecção de álbum de fotografia que guarda memória de sua família;

 

Conversa Prévia:

Você gosta de tirar fotos?

Tem um álbum de quando você era bebê?

Na sua casa existem muitas fotografias? São mais antigas ou atuais? Estão impressas ou em arquivos digitais?

 

Atenção professor: Explique sobre a valorização do resgate da memória familiar e como isso pode contribuir para a aproximação da família

 

 

 

Sugestão de Atividade avaliativa para ser construída em casa e apresentada na próxima aula.

    

 

O álbum de memórias é formado por páginas que reúnem imagens, recortes e muita criatividade.

Selecione as fotos que deseja para montar suas memórias. Não deixem de colocar fotos dos seus pais, irmãos, avós, bisavós, tios, primos e suas claro!

Ao lado da foto ou abaixo dela, deve conter uma descrição daquele momento (quando, onde e qual a importância).

SEGUE ABAIXO ALGUNS MODELOS DE CAPA DE ÁLBUM, MAS SINTA-SE A VONTADE PARA PESQUISAR OUTRAS E DEIXEM SUA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE FLUIREM. AGUARDO LINDOS TRABALHOS!!

 

 

AULA 04

Primeiro momento:

Abra um momento para os alunos apresentarem seus álbuns de memória.

Segundo momento: Vamos trabalhar as diversas facetas de consumo.

DIVERSAS FACETAS DO CONSUMO

Uma compra por impulso é a concretização de uma decisão não planejada de comprar um produto ou serviço. Aquele que tende a fazer tais compras é chamado de comprador impulsivo.

Nesse sentido, comerciantes e varejistas tendem a explorar esses impulsos que estão ligados à necessidade básica de gratificação instantânea.

Por exemplo, um comprador em um supermercado pode não estar especificamente comprando lanches. Contudo, doces, balas e chocolates são exibidos com destaque nos corredores do caixa. Justamente para estimular compradores impulsivos – e/ou seus filhos – a comprar o que eles poderiam não ter considerado em outro momento.

Impedir a compra por impulso envolve técnicas como definir orçamentos antes de fazer compras e esperar um tempo antes que a compra seja feita.

Todos nós queremos experimentar o prazer de comprar. No entanto, quando começamos a sentir prazer como resultado desse sentimento de propriedade, é mais provável que compremos esses produtos para que possamos continuar a desfrutar desse prazer.

Tipos de consumo

O consumo em si pode ser dividido em alguns sub-tópicos, que se identificam com o seu padrão de consumo.

  • Compras rotineiras: Produtos comprados com certa periodicidade e nas quais os consumidores não gastam tanto tempo para a tomada de decisão. São os itens de mercado, por exemplo;
  • Compras com valor limitado: aquisições realizadas com menos frequência, que envolvem valores mais altos e que podem resultar em prejuízo caso a decisão seja ruim. Exemplos: celulares e bens duráveis;
  • Compras de alto valor: são mercadorias com alto valor agregado, como casas, carros, etc. Nesses casos, todas as informações serão avaliadas racionalmente, mas é esperado que fatores psicológicos influenciem na compra;
  • Compra impulsiva: o tipo de ato consumista. Não são compras planejadas e podem ser desde itens baratos, como um chocolate, até mercadorias mais caras.

Excesso de consumo na adolescência

Os adolescentes são um público muito visado por certas marcas. Essa parcela do mercado consumidor é uma fonte de dinheiro para diversas empresas. Os veículos de comunicação usam a principal característica do adolescente (necessidade de aceitação) para explorarem a vontade de consumo na adolescência.

Portanto, é necessário que os pais não cedam às vontades de consumo dos filhos. O consumo na adolescência é algo que deve ser analisado, pois pode se tornar um problema para a família.

 

 

Muitos adolescentes acham que para se auto afirmarem precisam da roupa da marca X, do celular Y e, normalmente, essas marcas são mais caras do que de lojas de departamento.

Não à toa é comum ver pais que acabam gastando mais do que podem apenas para satisfazerem os prazeres dos filhos. O maior problema de satisfazer a vontade do adolescente é que esse prazer é momentâneo. Em alguns dias, algo novo será lançado e esse adolescente vai querer consumir novamente.

Outros grandes incentivadores do consumo adolescente são os meios de comunicação. Eles ditam tendências e os adolescentes querem segui-las.

E o Meio Ambiente, como fica?

As relações de consumo na sociedade chamam a atenção também pelos problemas ambientais que vem gerando no planeta. O consumo excessivo leva ao acúmulo de objetos e ao excesso de lixo.

A “Obsolescência Programada”, nome atribuído ao tempo de “vida” dos objetos de consumo, tem sido planejada por especialistas com o intuito de limitar o tempo de uso dos objetos de consumo.

Isso leva as pessoas a trocarem constantemente seus objetos “velhos” por um mais atualizado, o que causa uma grande produção de lixo no planeta.

Atividade

1.    Você compra produtos sem ligar para o meio ambiente e para a sociedade?

2.    Você compra apenas o que necessita?

3.    Você compra produtos por conta das propagandas?

4.    Reserve um momento para olhar em sua casa e você provavelmente encontrará muitos produtos que nunca usa. Escreva aqui algumas dessas coisas.

5.    Nossa cultura de consumo nos permite sucumbir à tentação e comprar algo sem considerar as consequências da compra. Isso é uma coisa ruim? Justifique sua opinião.

6.    De acordo o texto, quais os tipos de consumo?

7.    Por que os adolescentes são um público muito visado por certas marcas?

8.    Qual deve ser a atitude dos pais diante do desejo de consumo dos filhos?

9.    Que problemas podem trazer ao meio ambiente o ato do consumismo?

 

 

Referencias bibliográficas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49152 acessado em 27/07/2021

https://www.idinheiro.com.br/consumismo-como-evitar/ acessado em 27/07/2021

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=151#v%C3%ADdeos Acessado em 27/07/2021

 

 

RECURSOS:(X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;  ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário