7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: As diversas facetas do consumo (Dialogo com o
Passado) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Praticas/Elementos da Linguagem/Materialidade/Sistema de
Linguagem. Matrizes
Estéticas e Culturais/ Patrimônio Cultural e Tecnologia |
Unidade Temática: Artes
Visuais/Artes Integradas Ano: 9º Período:02/08/2021 a
14/08/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. elementos da
linguagem (EF69AR04) Analisar os
elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor,
tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc) na apreciação de diferentes
produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão
cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance
etc). (EF69AR06) processo de criação: buscar a fala
na BNCC (EF69AR08) Diferenciar as categorias de
artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras,
estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. (EF69AR31) relacionar as
praticas artisticas a diferentes dimensoes da vida social cultural politica
historia hustirica economica estetica e etica (EF69AR33)
Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção
artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas
categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio
cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório
relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de
modo reflexivo, ético e responsável. (EF69AR01) Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. (EF69AR02) Pesquisar e
analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no
espaço. (EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR08) Diferenciar as categorias de
artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras,
estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ª
AULA Ø Levantando conhecimentos prévios
através das questões da aula anterior. Ø Você sabe que período da História do
Brasil o Tropicalismo aconteceu? Ø Por que os movimentos sociais e
culturas eram limitados na década de 1960? Ø Você acredita que através da arte podemos
transformar uma sociedade? Leia o texto que se encontra nas
páginas 72 e 73 do livro didático e responda as questões abaixo. 1.
O
Brasil fervilhava culturalmente no final de 1960. O que estava acontecendo
nesse período? 2.
No
cinema, o que estava acontecendo nesse período de mudanças no Brasil? 3.
Cineastas
como o baiano Glauber Rocha viam no cinema uma ferramenta de transformação
social. Em que eles acreditavam? 4.
Na
música, qual era a proposta do tropicalismo? 5.
Nas
artes visuais, no Rio de Janeiro surgiram as primeiras experiências de arte
sensorial e ambiental, que tinha como objetivo ultrapassar os limites da tela
que era vista apenas como objeto a ser contemplado. Nesse sentido, a
instalação de Tropicália, do artista Hélio Oiticica, é um exemplo de arte ambiental.
Para apreciá-la, o que o espectador tinha que fazer? 6. Em 1968, o
governo militar fechou o Congresso Nacional e decretou o fim das liberdades
civis, com isso, o movimento tropicalista e o cenário cultural perderam
força. O que aconteceu com muitos artistas nessa época? AULA 02 Primeiro momento Apresente o tema à turma –
Diálogo com o Passado– VISÕES DA HISTÓRIA, páginas 76 e 77 do livro didático, destacando os artistas que
retrataram a 1ª missa no Brasil. ·
Peça
aos alunos que façam a Atividade da página 77 do livro didático. Segundo momento Diálogo com o Passado - OUVIR A HISTÓRIA, páginas 78 e
79. Destacando a importância do Hino do Senhor do Bonfim na História da
Bahia. Peça aos alunos que façam as questões
da página 7 do livro didático AULA 03 Apresente o tema à turma –
Diálogo com o Passado – INSTALAÇÃO, páginas 80 e 82 do livro didático. ALBUM DE MEMÓRIAS Propomos
esta aula no intuito de oferecer ao aluno subsídios para resgatar fatos e
vivências pessoais e pesquisar informações relevantes sobre seus ascendentes,
a fim de compreender sua história e compartilhá-la com seus colegas. Abordar
sobre a memória é fundamental, principalmente quando as lembranças são
compreendidas como fonte de informação sobre a vida das pessoas no presente e
no passado. Trabalhar com o tema da memória familiar em sala de aula é usar
uma ferramenta de grande utilidade, pois envolve o saber prévio dos alunos e
envolve o grupo familiar no processo educacional, além de valorizar a família
das crianças. Com isso, a criança compreende e toma posse de sua própria
história. Dados da Aula O
que o aluno poderá aprender com esta aula -
Reconhecer-se como membro de sua família; -
Compreender sua importância dentro da sua família; -
Pesquisar informações e fotos sobre seus ascendentes; -
Entender que as famílias têm uma história e que essa pode ser reconstruída
por meio de documentos, relatos, objetos, entre outros; -
Resgatar fatos e vivências pessoais e compartilhá-las com os colegas; -
Demonstrar sua capacidade expressiva, criativa e estética na confecção de
álbum de fotografia que guarda memória de sua família; Conversa Prévia: Você
gosta de tirar fotos? Tem
um álbum de quando você era bebê? Na
sua casa existem muitas fotografias? São mais antigas ou atuais? Estão impressas
ou em arquivos digitais? Atenção professor: Explique sobre a valorização do resgate da memória
familiar e como isso pode contribuir para a aproximação da família Sugestão de Atividade
avaliativa para ser construída em casa e apresentada na próxima aula. O álbum
de memórias é formado por páginas que reúnem imagens, recortes e muita
criatividade. Selecione as fotos que deseja para montar suas
memórias. Não deixem de colocar fotos dos seus pais, irmãos, avós, bisavós,
tios, primos e suas claro! Ao lado da foto ou abaixo dela, deve conter uma
descrição daquele momento (quando, onde e qual a importância). SEGUE ABAIXO ALGUNS MODELOS
DE CAPA DE ÁLBUM, MAS SINTA-SE A VONTADE PARA PESQUISAR OUTRAS E DEIXEM SUA
IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE FLUIREM. AGUARDO LINDOS TRABALHOS!! AULA 04 Primeiro momento: Abra
um momento para os alunos apresentarem seus álbuns de memória. Segundo momento:
Vamos trabalhar as diversas facetas de consumo. DIVERSAS FACETAS DO CONSUMO Uma compra por impulso é a concretização
de uma decisão não planejada de comprar um produto ou serviço. Aquele que
tende a fazer tais compras é chamado de comprador impulsivo. Nesse sentido, comerciantes
e varejistas tendem a explorar esses impulsos que estão ligados à necessidade
básica de gratificação instantânea. Por exemplo, um comprador em
um supermercado pode não estar
especificamente comprando lanches. Contudo, doces, balas e chocolates são
exibidos com destaque nos corredores do caixa. Justamente para estimular
compradores impulsivos – e/ou seus filhos – a comprar o que eles poderiam não
ter considerado em outro momento. Impedir a compra por impulso
envolve técnicas como definir orçamentos antes de fazer compras e esperar um
tempo antes que a compra seja feita. Todos nós queremos
experimentar o prazer de comprar. No entanto, quando começamos a sentir
prazer como resultado desse sentimento de propriedade, é mais provável que
compremos esses produtos para que possamos continuar a desfrutar desse
prazer. Tipos de consumo O consumo em si pode ser
dividido em alguns sub-tópicos, que se identificam com o seu padrão de
consumo.
Excesso
de consumo na adolescência Os adolescentes são um
público muito visado por certas marcas. Essa parcela do mercado consumidor é
uma fonte de dinheiro para diversas empresas. Os veículos de comunicação usam
a principal característica do adolescente (necessidade de aceitação) para
explorarem a vontade de consumo na adolescência. Portanto, é necessário que
os pais não cedam às vontades de consumo dos filhos. O consumo na
adolescência é algo que deve ser analisado, pois pode se tornar um problema
para a família. Muitos adolescentes acham que para se auto afirmarem precisam da roupa
da marca X, do celular Y e, normalmente, essas marcas são mais caras do que
de lojas de departamento. Não à toa é comum ver pais que acabam gastando mais do que podem
apenas para satisfazerem os prazeres dos filhos. O maior problema de
satisfazer a vontade do adolescente é que esse prazer é momentâneo. Em alguns
dias, algo novo será lançado e esse adolescente vai querer consumir
novamente. Outros grandes incentivadores do consumo adolescente são os meios de
comunicação. Eles ditam tendências e os adolescentes querem segui-las. E
o Meio Ambiente, como fica? As
relações de consumo na sociedade chamam a atenção também pelos problemas
ambientais que vem gerando no planeta. O consumo excessivo leva ao acúmulo de
objetos e ao excesso de lixo. A
“Obsolescência Programada”, nome atribuído ao tempo de “vida” dos objetos de
consumo, tem sido planejada por especialistas com o intuito de limitar o
tempo de uso dos objetos de consumo. Isso
leva as pessoas a trocarem constantemente seus objetos “velhos” por um mais
atualizado, o que causa uma grande produção de lixo no planeta. Atividade 1. Você
compra produtos sem ligar para o meio ambiente e para a sociedade? 2. Você
compra apenas o que necessita? 3. Você
compra produtos por conta das propagandas? 4. Reserve
um momento para olhar em sua casa e você provavelmente encontrará muitos
produtos que nunca usa. Escreva aqui algumas dessas coisas. 5. Nossa
cultura de consumo nos permite sucumbir à tentação e comprar algo sem
considerar as consequências da compra. Isso é uma coisa ruim? Justifique sua
opinião. 6. De
acordo o texto, quais os tipos de consumo? 7. Por
que os adolescentes são um público muito visado por certas marcas? 8. Qual
deve ser a atitude dos pais diante do desejo de consumo dos filhos? 9. Que
problemas podem trazer ao meio ambiente o ato do consumismo? Referencias
bibliográficas. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49152
acessado em 27/07/2021 https://www.idinheiro.com.br/consumismo-como-evitar/
acessado em 27/07/2021 http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=151#v%C3%ADdeos Acessado em
27/07/2021 |
RECURSOS:(X
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; (
) Jogos; (X) Textos Informativos;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário