3ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA |
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Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por
todas as formas de vida e para a vida!” (A Roupa e a Arte) Temas Contemporâneos/Integradores:
Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo |
Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e
Contextos e Práticas. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 6º Período: 13/04 a 28/04/2023 Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF15AR01)
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas
manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance
etc). (EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso
de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF69AR07)
Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas , repertórios
imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF15AR07)
Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias,
instituições, artistas, artesãos, curadores etc.). |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA Levantamento de conhecimento prévio Ø Por
que você acha que existe uma data (05 de Junho) para que o mundo todo reflita
sobre o meio ambiente? Ø Você
já usou algum acessório sustentável? O que pensa sobre isso? 1º Momento:
Muitos artistas se inspiraram no meio Ambiente em suas produções artísticas,
vejamos alguns exemplos: O MEIO
AMBIENTE É TEMA DE VARIAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. A cuca Tarsila do
Amaral Gustavo Rosa Portinari Silvio Álvares Nice Avanza Vik Muniz 2º Momento: Agora é a sua vez de criar Faça uma releitura da obra que você mais gostou usando material
reciclável 3º Momento: •
Professor, peça aos alunos para acessar o
vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RpBgtcL_PIE •
• Após
assistirem o vídeo converse com os alunos sobre a letra e o meio ambiente e
em seguida peça aos alunos
para responder as questões: Com a versão correta da música, tente
cantar com os alunos! Turma da Mônica - A
Mágoa do Chico Bento: •
•
Os Bichos lá do Sertão •
Fonte: https://www.ouvirmusica.com.br/turma-da-monica/1000314/ Reflexão e
interpretação de texto a- Vamos descobrir os erros que o Chico Bento cometeu ao escrever a
música? Reescreva no seu caderno de forma correta. b- Qual o título da música? c- A música “Os bichos lá do Sertão” descreve uma situação bem
recorrente nos dias atuais. O que é abordado na música? d- Qual o motivo da mágoa de Chico Bento? e- No trecho “se fica dessa maneira, muitas coisas vão mudar’; O
que ele quis dizer nessa frase? 2ª AULA: A ROUPA
E A ARTE 1º Momento: Professor
explique o capítulo 3 do livro didático Mosaico 6ºano, página 60 (A ROUPA E A
ARTE), Neste capítulo os alunos vão
refletir sobre a percepção dos significados das vestimentas no cotidiano. A maneira como as pessoas se vestem é uma forma de
expressão, um modo de exteriorizar a identidade. As roupas e adereços
exprimem um padrão, ideias, comportamentos ou sentimentos. Determinadas peças
de vestuários ou acessórios podem relacionar um indivíduo a uma classe social
ou a um grupo cultural. Aprofundando
no tema Ø
Já usou a
roupa de alguém? Como você se sentiu? Ø
Qual é o
seu estilo de vestir? Ø
Você tem
alguma roupa guardada de recordação da sua infância? Ø
Em sua
opinião as pessoas escolhem o que vestir ou a moda é uma imposição? Ø
As pessoas
se vestem de modo parecido ou fazem escolhas muito diferentes entre si? Por
que? Ø
Você se
veste como gosta, como pode ou como os outros querem? 2º Momento- Começando por você página 62 do livro didático Mosaico 6ºano. Professor neste capítulo, roupas e
acessórios são compreendidos em seus aspectos sociais, tecnológicos e
culturais e apresentados como portadores de mensagens e conhecimentos. Então
é um bom momento para fazer os alunos refletirem sobre a roupa como uma forma
de linguagem e, portanto, como uma construção humana, histórica, social,
cultural e estética de natureza dinâmica, relacionando esta prática as outras
dimensões da vida. Faça leitura e
explanação do conteúdo da página 62 e após atividade da mesma. Ø Como você se veste no dia a dia? É para uma
festa? Ø Rasgar peças jeans e bordar sobre elas já
foi uma forma de deixar uma marca pessoal sobre a roupa que se veste. Hoje em
dia, há calças que já são fabricadas com rasgos, desfiadas e bordadas. O que
isso revela sobre a moda? Ø Você costuma dar um toque pessoal á suas
roupas? Como? 3ª AULA 1º Momento: Histórias do vestuário e da moda páginas 63 a 69 do livro didático
Mosaico Esta seção apresenta exemplos de trabalhos
com vestuário produzidos em diferentes épocas e contextos culturais, afim de
que o aluno explore e análise criticamente a relação desses objetos com
diversas identidades. Eles vão pesquisar distintas matrizes éticas e
culturais, especialmente as brasileiras, sua tradição e manifestações
contemporâneas, identificando diferentes estilos visuais e
contextualizando-os no tempo e no espaço. Ordene as sílabas formando palavras. ga – ri – a – dro -
_______________________ la – dor – vra
- ____________________________ bra – que – do - ________________________
tra – es – da -
______________________________ sor – pro – fes - ________________________
gri – pa- do - _______________________________ za – re – cla - __________________________ as
– prin – ce - _____________________________ 2º Momento: Professor faça a
leitura do texto ( Moda) Moda é a
tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém
do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido
influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se
integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e
facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear. Para criar
estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o cimento,
a textura e a harmonia. A moda é abordada como
um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos,
hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são
elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem
definidos. A moda é um sistema que
acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no
dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a
moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de
um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada
dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas,
com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda
proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. “Ela é
abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração
aos que a seguem.” 3º Momento: Após a socialização de texto responda as seguintes
questões: Ø O que você entende por moda? Ø Diferencia a moda do estilismo? Ø Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco
elementos básicos. Quais são eles? Ø A forma com que as pessoas se vestem define sua posição
econômica e o seu caráter? Justifique sua resposta. Ø Para você se vestir bem é usar roupas de grandes marcas e
grifes famosas? Expresse aqui sua opinião. Ø Em sua opinião existe a roupa certa para cada ocasião? Ø Atualmente as pessoas vivem em função de um padrão de
beleza e moda imposto pela sociedade, visto que muitas vezes esses indivíduos
acabam deixando seu estilo próprio e viram escravos da grande indústria da
moda. Você concorda com isso? Por quê? 4ª AULA 1ºMomento: Professor assista ao vídeo: Brincadeira das Letras (Roupa no Varal)
https://www.youtube.com/watch?v=INvPdXf9APY , e aplique a
atividade. Fica a critério do
professor criar as letras para formação de palavras e frases. Exemplo abaixo
2º Momento: A r(e)volução da moda: A moda
geralmente diz respeito a estilos que são populares em diferentes momentos
históricos. Por isso, ela está em constante transformação, podendo trazer de
volta tendências antigas ou criar peças totalmente novas de acordo com as
demandas da época. Professor
acesse o link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=9DlVNz35H6c&feature=youtu.be acesso
em 06/04/2023 Converse com os alunos sobre a função
dos estilistas para a evolução da moda. Mostre imagens de roupas
para as crianças observarem, conhecerem trajes de outras épocas. Converse com os alunos sobre o
processo de criação de um traje. Como será que as pessoas criam roupas. Explique
para eles o que é um croqui Um croqui (palavra
francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou
traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um
desenho de moda ou um esboço qualquer. " http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/moda.html?m=1 acesso em 06/04/2023 Mostre para eles alguns croquis, depois
sugira a brincadeira de estilista.
Agora é sua vez. Professor incentive aos alunos para produzirem seus figurinos: CROQUI "Um croquis (palavra
francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou
traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um
desenho de moda ou um esboço qualquer. " 3º Momento: MOMENTO
CRIAÇÃO PROFESSOR PASSE O VÍDEO PARA OS ALUNOS SOBRE A
CUSTOMIZAÇÃO E EM SEGUIDA APLIQUE A ATIVIDADE. VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=5COq1phmvBI Acesso
em 06/04/2023 Pedir
aos alunos que apresentem suas criações no final da aula. Professor
construa um painel com material reciclável com os alunos, segue exemplo http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/moda.html?m=1 acesso em 06/04/2023 https://br.pinterest.com/pin/248964685643266949/
acessado 06/04/2023 https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A
Mosaico
6ºano acessado em 06/04/2023 https://croquiandomoda.blogspot.com/2016/03/desenho-de-moda-dicas-para-iniciantes.html
Acessado 06/04/2023 https://br.pinterest.com/pin/248964685643266949/
acessado 06/04/2023 |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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