SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 20/09 A 01/10/2021

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:Itamaraju em Foco (Setembro Amarelo/ História de Itamaraju

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais                        Ano:         Período: 20/09  a 01/10/2021        Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

 (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA Informações para os alunos:


Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

Professor apresentará o Tema: Itamaraju em Foco

 

1º Aula: SETEMBRO AMARELO AUTORRETRATO (REVISANDO)

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

 

 

 

ORIGEM

Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Segundo a Associação Catarinense de

Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no

funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora

O carro era um Mustang 68 hardtop, completamente restaurado pelo próprio Mike e pintado na cor amarelo brilhante. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon", em inglês.

 

DADOS SOBRE O SUICÍDIO

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia em média, causando mais mortes que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

O Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil habitantes:

No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

 

 

O Setembro Amarelo é uma campanha para a sociedade e por isso conta com a participação de todos.

Toda pessoa tem alguns fatores protetivos e alguns fatores de risco para o suicídio. Sendo assim, na prevenção ao suicídio, várias medidas podem ser tomadas para aumentar os fatores de proteção e diminuir os de risco.

Aumentar contato com familiares e amigos

Buscar e seguir tratamento adequado para doença mental

Envolvimento em atividades religiosas ou espirituais

Iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado para a pessoa, como trabalho voluntário e/ou hobbies

Reduzir ou evitar o uso de álcool e outras drogas.

 

É comum que em situações de crises, especialmente se a pessoa tem uma doença mental, surjam pensamentos de morte e mesmo de suicídio. No entanto, felizmente, a imensa maioria das pessoas que pensa em suicídio encontra melhores modos de lidar com os problemas e superá-los. Para isso, é essencial identificar o problema e buscar os diversos modos saudáveis e construtivos de enfrentá-lo.

 

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo

 

https://www.setembroamarelo.com/

 

 

1. O que é setembro amarelo?

 

2. Por que o mês de setembro foi escolhido para a campanha?

 

3. A ideia da campanha é promover.

 

4. Coloque (V) para as informações verdadeiras e (F) para as informações falsas:

a. ( ) No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens.

b. ( ) De acordo com números oficiais, 12 brasileiros tiram a própria vida por dia em média.

c. ( ) De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em sétimo dentre os países com maior número de suicídios.

d. ( ) O Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil habitantes.

c. ( ) A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

 

5. Qual estado brasileiro tem a maior taxa de suicídio?

 

6. Na prevenção ao suicídio, várias medidas podem ser tomadas para aumentar os fatores de proteção e diminuir os de risco. Cite duas medidas:

 

7. Mão na massa

Faça uma linda colagem igual a essa. Use e abuse dos materiais que você tenha em casa.

 

Após realizar a atividade, mande uma foto para nós pelo  zap. Não se esqueça de colocar seu nome, idade, escola e ano!

 

CAPRICHE!!!

 Aula - FOTOGRAFIA

 

Fotografia – Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos \ eletrônicos \ digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, cientificas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê o que acontece nos espaços urbanos. 

                   

 

História da fotografia A fotografia é uma das formas de comunicação mais apreciadas pela sociedade. Para alguns, até mesmo, ela é considerada como uma forma de arte e de expressão.

  O primeiro registro que se tem conhecimento na história da fotografia é de Joseph Nicéphore Niépce, francês que capturou a primeira imagem no ano de 1826. Além do francês Joseph Nicéphore Niépce, outros nomes foram fundamentais no começo da história da fotografia, como Louis Jacques Mandé Daguerre, Hércules Florence, George Eastman, William Fox Talbot e Boris Kossoy.

  Com o passar dos anos, no entanto, a essência da arte de fotografar não mudou muita coisa.

  Os pioneiros na fotografia sempre buscaram que esta fosse uma forma de expressão acessível para todos, por isso, no começo da atividade e das impressões das fotos, os profissionais da área buscavam por materiais que eram mais duráveis e que tinham um custo mais baixo, além de acelerar o processo de revelação da foto processos que aprimoraram esta prática desde o seu começo. No entanto, a sensibilidade do fotógrafo continua sendo o fator mais importante para que ele capture o momento perfeito e eternize em uma foto. Conheça abaixo a história da fotografia e mais algumas curiosidades desta atividade.

   A primeira foto colorida saiu em 1907, mas, especialistas dizem que até hoje a escala de tons preto e branco ainda possui uma qualidade muito maior. De volta aos dias de hoje, o advento da internet foi um grande facilitador para as fotos, principalmente para o seu fluxo e para a sua popularização, já que, hoje, qualquer pessoa com um celular ou máquina simples pode tirar uma foto. Porém, nem sempre com a mesma qualidade de um profissional, tanto técnica quanto em qualidade.

 

LEIA O TEXTO E REPONDA:

01. Qual o primeiro registro que se tem conhecimento na história da fotografia:

( ) Joseph Nicéphore Niépce. ( ) Louis Jacques Mandé Daguerre ( ) Hércules Florence ( ) Boris Kossoy.

 

02. O que é fotografia? _____________________________________________________________________________

 

03. Cite alguns nomes que foram fundamentais no começo da história da fotografia. _____________________________________________________________________________

 

04. Em que ano foi tirada a primeiro fotografia colorida: ( ) Joseph Nicéphore Niépce. ( ) Louis Jacques Mandé Daguerre ( ) Hércules Florence ( ) Boris KossoY.

 

05. Agora que você já estudou um pouco sobre a história da fotografia, com a permissão de seus pais pegue uma foto de sua família de antigamente (a mais antiga possível) e uma mais atual, tire uma foto das duas imagens, lado a lado e faça uma comparação escrevendo as principais diferenças ou semelhanças entre ambas. Veja:

Após realizar a atividade, mande uma foto para nós pelo  zap. Não se esqueça de colocar seu nome, idade, escola e ano!

 

 

Aula – CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA CIDADE

http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html. Acessado: 08/09/2021

 

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO MUNICIPIO:

O atual município de Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, Cosme e Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e atualmente conta com uma população estimada em cerca de 65 mil habitantes.

O primeiro prefeito de Itamaraju foi Bonifácio José Dantas, o famoso “Chapéu de Couro” e o atual é o médico Marcelo Angenica e tem como vice Dalvadísio Lima.

ATIVIDADE

 

 

FOTO TIRADA 29/08/2021

Com base na história sobre o Município de Itamaraju, complete as questões abaixo (NO CADERNO).   

1. Marque a alternativa correta.

a) O nome Itamaraju foi dado pelo pioneiro do cacau o senhor:

a (   ) Moisés Almeida    b (   ) Moisés Alcântara    c (   ) Moisés do Nascimento

b) Qual é o principal ponto turístico do nosso município?

a (   ) Monte Pascoal   b  (  ) Monte Pescoço  c (   ) Monte Baixo

c) O município faz parte da:

a (   ) Costa das Sereias    b (   ) Costa das Ostras   c  (   ) Costa das Baleias

d) O município nasceu de um povoado chamado:

a (   ) Dois filhos       b (   ) Dois irmãos    c (   ) Dois Primos

2. Responda:

a) Qual o significado do nome Itamaraju na língua Tupi?

b) Quais são as principais festividades do nosso município?

 

 

 

4ª Aula - ESTUDANDO SOBRE O HINO DE ITAMARAJU

1º MOMENTO

Professor faça uma leitura sobre:

Hino  - qual a importância do hino para a cidade?

Hino Nacional Brasileiro é um símbolo brasileiro que representa a pátria e seu povo que construiu sua identidade nacional e que procura a valorização de sua cultura, história e sociedade até hoje. É uma poesia parnasiana que utiliza símbolos sagrados para remeter a ideia de solenidade e patriotismo no país.

 

O que representa o hino de uma cidade?

hino, ao ser entoado, (re)conta uma história ou (re)transmite uma mensagem que faz lembrar porque se está na comunidade, assim como indica o que se deve desejar ser e o que tem valor, entre outras possibilidades.

 

O que é um hino e qual sua finalidade?

Hino é uma composição musical. ' pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a Deus. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos (Hino nacional), desportivos e outros.

O que chamamos de hino?

Significado de Hino

Cântico, poema de invocação ou adoração que se canta nas igrejas. Composição musical acompanhada de versos em louvor de algum herói, rei, partido, acontecimento ou nação: hino da Independência. [Figurado] Coro, canto; louvor.

 

Porque as cidades tem hino?

Então, em busca da satisfação de tal sensação, as sociedades antigas e modernas criaram e recriaram símbolos: bandeiras, selos, brasões e escudos - estampam a identidade de um povo - mas com todo o respeito às sociedades e aos referidos símbolos, o símbolo maior de um povo e de uma cidade é o seu hino.

 

 

Professor peça aos alunos para acessarem o site abaixo e ouça com eles o Hino de Itamaraju.

 

Hino de Itamaraju/ Ba

 

https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos

Hino

Paraíso de amor e beleza
Junto às margens do Jucuruçu,
És do Sul a formosa Princesa,
Ó cidade de Itamaraju
Da Bahia heroica louçã,
És poema de graça gentil,
Terra Santa, feliz Canaã,
Esperança do nosso Brasil.

 

Terra querida,
Terra ideal,
És nossa vida,
Nosso fanal,
Nós te queremos
Com todo fervor,
Berço de amor
Nossa terra Natal !


O penhor desta grande vitória
Saberemos, unidos guardar,
Entoando um hino de glória,
De estrofes, de graça sem par
Mostraremos que somos herdeiros
De um passado de mil tradições
Junto aos nossos irmãos brasileiros,

Resplandece entre outras nações.

                           

 

Letra por Geraldo Magela Cantalice
Melodia por João Cantalice da Trindade

 

https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1787314/

 

 

 

AGORA VAMOS A ATIVIDADE:

COPIE E RESPONDAS AS QUESTÕES NO SEU CADERNO:

 

A) QUAL  A PARTE DO HINO QUE VOCÊ GOSTOU?

B)COPIE A LETRA DO HINO E CIRCULE  AS PALAVRAS QUE VOCÊ DESCONHECE.

C) COM A AJUDA DE UM DICIONÁRIO PROCURE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU.

 

M

        

ÃO NA MASSA

1.    Faça a ilustração de Itamaraju. Capriche!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CANTA CANTA  MINHA GENTE,         DEIXA A TRISTEZA PRA LÁ.

CANTA FORTE,

                      CANTA ALTO,

          QUE A VIDA VAI MELHORAR!

VOCÊ GOSTA DE CANTAR?

ATENÇÃO ALUNOS ARTISTAS!!!

Peço que grave seu vídeo cantando o hino de  Itamaraju e envie para  o seu professor até o dia: ____/09/2021.

 

 

2º MOMENTO – CORDEL SOBRE O HINO DE ITAMARAJU

Cordel sobre o hino de Itamaraju

Para esta história contar

Nosso maravilhoso lugar

Amigo peço atenção

Uma canção gloriosa

Melódica maravilhosa

 

De outubro de sessenta e um

A abril de sessenta e três

Para o povo representar!

 

Trabalhou todo mês

Nosso primeiro prefeito

Veio gente de Caetité

Salvador e Caculé

 

Para habitar o Escondido

Outubro de sessenta e um

Que há pouco fora batizado

Com muita validez!

 

Foi do Prado desmembrado

Bonifácio convidou

Terra Santa dos dois meninos

Precisava de um belo hino

Para ficar organizado!

 

Na rua do maestro Carlos Gomes

Dois professores letrados

Residência do homem

Para dar conta do resultado

 

Músico de ouvido puro

Tinha sentido e precisão

A letra foi do professor Geraldo

Foi feito escrito e cantado!

 

Num tempo que musica

Eternizada nesta canção!

Fizeram sua história

Deixando sua memória

De tão bela melodia

 

Outro município quis fraudar

Para se beneficiar

Letra e melodia

 

Mas a verdade foi descoberta

Deus aje na hora certa

Ainda guarda na memória

Para o mistério desvendar!

 

Vivo pode falar

Seu Aloisio Azevedo Dantas

Santo e Harmonioso

Do hino maravilhoso

 

A data singular

A ditadura perseguiu

Também Bonifácio

Os professores compositores

Que só nos faz alegrar!

 

Teve momento de dores

Mas o hino permanece

Vivo nos engrandece

Lindo, vivo cheio de amores!

 

Poeta Cordelista - Prof.Armando Azevedo, natural de Itamaraju

Ano 2009 editora ixtlan

Autor da obra Itamaraju e o Monte pascoal!

 

ATIVIDADE:

a) Encontre as palavras que rimam no texto e escreva no seu caderno.

(RIMAS – são palavras que combinam)

 

b) Comecei a escrever um cordel “Hino de Itamaraju”, e preciso de sua ajuda pra terminar o texto com muita rima e alegria.

HINO DE ITAMARAJU

Estamos estudando                                                           _________________________

Sobre o hino da nossa  cidade                                          _________________________

Mesmo com pouca idade                                                   _________________________

Vem crescendo                                                                  _________________________

  

Junto as margens do rio Jucuruçu                                     ________________________

Nasceu Itamaraju                                                               ________________________

 Aluna Luiza Miranda Galli – 8º Ano/ Presidente Médici


Acessado: 08/09/2021

https://pt.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo

https://www.setembroamarelo.com/

http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html.

https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x ) Vídeo; (x ) Computador;  (  ) Jogos; (x) Textos Informativos;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO:  (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) , (  ) Seminários; (  )  Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;  ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1787314/

Nenhum comentário:

Postar um comentário