9ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:Itamaraju em Foco (Setembro Amarelo/ História de Itamaraju Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da
Linguagem, Materialidades,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas
Culturais |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 6º Período: 20/09 a 01/10/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES
|
|
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu
contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional,
cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o
repertório imagético. (EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance
etc). (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em
artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo
individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e
recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. (EF69AR07) Dialogar com princípios
conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de
criação nas suas produções visuais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do
sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas,
artesãos, curadores etc.). (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA Informações para os
alunos: |
Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos. Professor
apresentará o Tema: Itamaraju em Foco 1º Aula: SETEMBRO AMARELO AUTORRETRATO (REVISANDO)
Durante
o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por
exemplo, em 2015 foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso
Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros. A ideia é promover
eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando
a população sobre a importância de sua discussão. ORIGEM Setembro
Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho
Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Segundo
a Associação Catarinense de Psiquiatria,
a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou: funeral
cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem
enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo
afora ” O
carro era um Mustang 68 hardtop, completamente restaurado pelo próprio Mike e
pintado na cor amarelo brilhante. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme,
iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita
amarela", ou "yellow ribbon", em inglês. DADOS
SOBRE O SUICÍDIO No
Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência
tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32
brasileiros tiram a própria vida por dia em média, causando mais mortes que a
AIDS e a maioria dos tipos de câncer. De acordo com um relatório da
Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os
países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos,
Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. O
Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil
habitantes: No
mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e
a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem
prevenção em 90% dos casos. O
Setembro Amarelo é uma campanha para a sociedade e por isso conta com a participação
de todos. Toda
pessoa tem alguns fatores protetivos e alguns fatores de risco para o
suicídio. Sendo assim, na prevenção ao suicídio, várias medidas podem ser
tomadas para aumentar os fatores de proteção e diminuir os de risco. ✓ Aumentar contato com
familiares e amigos ✓ Buscar e seguir tratamento
adequado para doença mental ✓ Envolvimento em atividades
religiosas ou espirituais ✓ Iniciar atividades
prazerosas ou que tenham significado para a pessoa, como trabalho voluntário
e/ou hobbies ✓ Reduzir ou evitar o uso de
álcool e outras drogas. É
comum que em situações de crises, especialmente se a pessoa tem uma doença
mental, surjam pensamentos de morte e mesmo de suicídio. No entanto,
felizmente, a imensa maioria das pessoas que pensa em suicídio encontra
melhores modos de lidar com os problemas e superá-los. Para isso, é essencial
identificar o problema e buscar os diversos modos saudáveis e construtivos de
enfrentá-lo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo https://www.setembroamarelo.com/ 1. O que é setembro amarelo? 2. Por que o mês de setembro
foi escolhido para a campanha? 3. A ideia da campanha é
promover. 4. Coloque (V) para as
informações verdadeiras e (F) para as informações falsas: a. ( ) No Brasil, o suicídio é
considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito
entre jovens. b. ( ) De acordo com números
oficiais, 12 brasileiros tiram a própria vida por dia em média. c. ( )
De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o
Brasil está em sétimo dentre os países com maior número de suicídios. d. ( )
O Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil
habitantes. c. ( )
A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos. 5. Qual
estado brasileiro tem a maior taxa de suicídio? 6. Na
prevenção ao suicídio, várias medidas podem ser tomadas para aumentar os
fatores de proteção e diminuir os de risco. Cite duas medidas: 7. Mão na massa Faça uma linda colagem igual
a essa. Use e abuse dos materiais que você tenha em casa. Após
realizar a atividade, mande uma foto para nós pelo zap. Não se esqueça de colocar seu nome,
idade, escola e ano! CAPRICHE!!! 2ª Aula - FOTOGRAFIA Fotografia
–
Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais),
por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é
possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos \ eletrônicos \
digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o
artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar
relacionado a questões sociais, cientificas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o
artista registra exatamente o que vê o que acontece nos espaços urbanos. História
da fotografia A fotografia é uma das formas de comunicação mais apreciadas
pela sociedade. Para alguns, até mesmo, ela é considerada como uma forma de arte
e de expressão. O
primeiro registro que se tem conhecimento na história da fotografia é de
Joseph Nicéphore Niépce, francês que capturou a primeira imagem no ano de
1826. Além do francês Joseph Nicéphore Niépce, outros nomes foram fundamentais
no começo da história da fotografia, como Louis Jacques Mandé Daguerre,
Hércules Florence, George Eastman, William Fox Talbot e Boris Kossoy. Com o passar dos anos, no entanto, a
essência da arte de fotografar não mudou muita coisa. Os pioneiros na fotografia sempre buscaram
que esta fosse uma forma de expressão acessível para todos, por isso, no
começo da atividade e das impressões das fotos, os profissionais da área
buscavam por materiais que eram mais duráveis e que tinham um custo mais
baixo, além de acelerar o processo de revelação da foto processos que
aprimoraram esta prática desde o seu começo. No entanto, a sensibilidade do
fotógrafo continua sendo o fator mais importante para que ele capture o
momento perfeito e eternize em uma foto. Conheça abaixo a história da
fotografia e mais algumas curiosidades desta atividade. A
primeira foto colorida saiu em 1907, mas, especialistas dizem que até hoje a
escala de tons preto e branco ainda possui uma qualidade muito maior. De
volta aos dias de hoje, o advento da internet foi um grande facilitador para
as fotos, principalmente para o seu fluxo e para a sua popularização, já que,
hoje, qualquer pessoa com um celular ou máquina simples pode tirar uma foto.
Porém, nem sempre com a mesma qualidade de um profissional, tanto técnica
quanto em qualidade. LEIA
O TEXTO E REPONDA: 01.
Qual o primeiro registro que se tem conhecimento na história da fotografia: (
) Joseph Nicéphore Niépce. ( ) Louis Jacques Mandé Daguerre ( ) Hércules
Florence ( ) Boris Kossoy. 02.
O que é fotografia?
_____________________________________________________________________________
03.
Cite alguns nomes que foram fundamentais no começo da história da fotografia.
_____________________________________________________________________________
04.
Em que ano foi tirada a primeiro fotografia colorida: ( ) Joseph Nicéphore
Niépce. ( ) Louis Jacques Mandé Daguerre ( ) Hércules Florence ( ) Boris
KossoY. 05. Agora
que você já estudou um pouco sobre a história da fotografia, com a permissão
de seus pais pegue uma foto de sua família de antigamente (a mais antiga
possível) e uma mais atual, tire uma foto das duas imagens, lado a lado e
faça uma comparação escrevendo as principais diferenças ou semelhanças entre
ambas. Veja: Após realizar a
atividade, mande uma foto para nós pelo
zap. Não se esqueça de colocar seu nome, idade, escola e ano! 3ª Aula – CONHECENDO UM
POUCO DA NOSSA CIDADE http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html. Acessado: 08/09/2021 UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO MUNICIPIO: O atual município de
Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois
Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, Cosme e Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e
atualmente conta com uma população estimada em cerca de 65 mil habitantes. O primeiro prefeito de
Itamaraju foi Bonifácio José Dantas,
o famoso “Chapéu de Couro” e o atual é o médico Marcelo Angenica e tem como vice Dalvadísio
Lima. ATIVIDADE FOTO TIRADA 29/08/2021 Com base na história sobre o Município de Itamaraju, complete
as questões abaixo (NO CADERNO).
1. Marque
a alternativa correta. a) O nome Itamaraju foi dado pelo
pioneiro do cacau o senhor: a ( ) Moisés Almeida b (
) Moisés Alcântara c ( )
Moisés do Nascimento b) Qual é o principal ponto turístico
do nosso município? a ( )
Monte Pascoal b (
) Monte Pescoço c ( ) Monte Baixo c) O município faz parte da: a ( )
Costa das Sereias b ( ) Costa das Ostras c (
) Costa das Baleias d) O município nasceu de um povoado
chamado: a ( )
Dois filhos b ( )
Dois irmãos c ( )
Dois Primos 2. Responda: a) Qual o
significado do nome Itamaraju na língua Tupi? b) Quais
são as principais festividades do nosso município? 4ª Aula - ESTUDANDO
SOBRE O HINO DE ITAMARAJU 1º
MOMENTO Professor
faça uma leitura sobre: Hino
- qual a importância do hino para a cidade? Hino Nacional Brasileiro é um símbolo brasileiro que representa a
pátria e seu povo que construiu sua identidade nacional e que procura a
valorização de sua cultura, história e sociedade até hoje. É uma poesia
parnasiana que utiliza símbolos sagrados para remeter a ideia de solenidade e
patriotismo no país. O que representa o hino de uma cidade? O hino, ao ser entoado, (re)conta uma história ou
(re)transmite uma mensagem que faz lembrar porque se está na comunidade,
assim como indica o que se deve desejar ser e o que tem valor, entre outras
possibilidades. O que é um hino e qual sua
finalidade? Hino é uma composição musical. ' pode ser de espírito religioso, escrito
especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a Deus. Além
dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos
(Hino nacional), desportivos e outros. O que chamamos de hino? Significado
de Hino Porque as cidades tem hino? Então, em busca da satisfação de tal sensação, as sociedades antigas e
modernas criaram e recriaram símbolos: bandeiras, selos, brasões e escudos -
estampam a identidade de um povo - mas com todo o respeito às sociedades e
aos referidos símbolos, o símbolo maior de um povo e de uma cidade é
o seu hino. Professor peça aos alunos para acessarem o site abaixo e ouça com eles
o Hino de Itamaraju. Hino de Itamaraju/ Ba https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos Hino Paraíso de amor e
beleza Terra querida,
Letra por Geraldo Magela Cantalice https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1787314/ AGORA VAMOS A ATIVIDADE: COPIE E RESPONDAS AS
QUESTÕES NO SEU CADERNO: A) QUAL A PARTE DO HINO QUE VOCÊ GOSTOU? B)COPIE A LETRA DO HINO E
CIRCULE AS PALAVRAS QUE VOCÊ
DESCONHECE. C) COM A AJUDA DE UM
DICIONÁRIO PROCURE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU. M
1.
Faça a ilustração de Itamaraju.
Capriche! CANTA CANTA MINHA GENTE, DEIXA A TRISTEZA PRA LÁ. CANTA FORTE, CANTA ALTO, QUE A VIDA VAI MELHORAR! VOCÊ GOSTA DE CANTAR? ATENÇÃO ALUNOS ARTISTAS!!! Peço que grave seu vídeo cantando o hino
de Itamaraju e envie para o seu professor até o dia: ____/09/2021. 2º MOMENTO – CORDEL SOBRE O HINO DE ITAMARAJU Cordel sobre o hino de
Itamaraju Para
esta história contar Nosso
maravilhoso lugar Amigo
peço atenção Uma
canção gloriosa Melódica
maravilhosa De
outubro de sessenta e um A
abril de sessenta e três Para
o povo representar! Trabalhou
todo mês Nosso
primeiro prefeito Veio
gente de Caetité Salvador
e Caculé Para
habitar o Escondido Outubro
de sessenta e um Que
há pouco fora batizado Com
muita validez! Foi
do Prado desmembrado Bonifácio
convidou Terra
Santa dos dois meninos Precisava
de um belo hino Para
ficar organizado! Na
rua do maestro Carlos Gomes Dois
professores letrados Residência
do homem Para
dar conta do resultado Músico
de ouvido puro Tinha
sentido e precisão A
letra foi do professor Geraldo Foi
feito escrito e cantado! Num
tempo que musica Eternizada
nesta canção! Fizeram
sua história Deixando
sua memória De
tão bela melodia Outro
município quis fraudar Para
se beneficiar Letra
e melodia Mas
a verdade foi descoberta Deus
aje na hora certa Ainda
guarda na memória Para
o mistério desvendar! Vivo
pode falar Seu
Aloisio Azevedo Dantas Santo
e Harmonioso Do
hino maravilhoso A
data singular A
ditadura perseguiu Também
Bonifácio Os
professores compositores Que
só nos faz alegrar! Teve
momento de dores Mas
o hino permanece Vivo
nos engrandece Lindo,
vivo cheio de amores! Poeta
Cordelista - Prof.Armando Azevedo, natural de Itamaraju Ano 2009 editora ixtlan Autor da obra Itamaraju e o Monte pascoal! ATIVIDADE: a) Encontre as
palavras que rimam no texto e escreva no seu caderno. (RIMAS – são
palavras que combinam) b) Comecei
a escrever um cordel “Hino de Itamaraju”, e preciso de sua ajuda pra terminar
o texto com muita rima e alegria. HINO
DE ITAMARAJU Estamos
estudando
_________________________ Sobre
o hino da nossa cidade
_________________________ Mesmo
com pouca idade _________________________ Vem
crescendo _________________________ Junto
as margens do rio Jucuruçu ________________________ Nasceu
Itamaraju ________________________ Aluna Luiza
Miranda Galli – 8º Ano/ Presidente Médici |
Acessado: 08/09/2021
https://pt.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo
https://www.setembroamarelo.com/
http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html.
https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos
RECURSOS:( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; (x )
Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (
) Outros: AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
) , ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação
da participação; Outros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário