2ª COLETÂNEA DE REVISÃO DE ARTE 16/08 A 26/08/2021

 

                                 Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

                                   Secretaria Municipal de Educação

                                                             Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

 

 

2ª COLETÂNEA DE REVISÃO

8º ANO

2021

 

 

 

 

 

 

TEMAS: Danças e Músicas Regionais / Luz e som

PERÍODO:  16/08/21  A   26/08/2021

1ª Aula

Características do som ( página 107 do livro didático Mosaico)

            O som é uma vibração que se propaga no ar, nos líquidos e nos sólidos, em forma de ondas. Os ouvidos captam essa vibração, e o cérebro a transforma em informação e reação. Os sons, têm quatro características principais:

 

·         Altura: É a característica que determina se um som é grave, ou agudo. Essa carcaterística é definida pela quantidade de vibrações por segundo que o som produz (frequência. Quanto maior o número de vibrações, mais agudo será o som. Quanto menor esse número, mais grave será o som.

·         Duração: é o tempo de vibração de um som. Por exemplo, uma nota tocada no piano pode ter um som longo ou breve, dependendo do tempo que o pianista mantém a tecla pressionada. Da mesma forma, o som de uma goteira é uma sucessão de sons breves, descontínuos.

·         Intensidade: É a quantidade de energia usada para produzir um som, interpretada pelo ouvido humano como volume. Quanto mais força um pianista usa para tocar uma nota, maior sensação de volume produzida por ela.

·         Timbre: É a identidade do som, a característica que nos permite identificar a voz de uma pessoa ou o som de um instrumento musical. Ao dizemos que um som é aveludado estridente ou abafado estamos descrevendo seu timbre.

 

Como os sons são produzidos?

Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra.
Cada instrumento possui uma característica diferente, por isso são tocados de formas diferentes. Os instrumentos podem ser dedilhados, percutidos, sacudidos, soprados. Ou produzidos por interferência eletrônica.

 

 

                                                                Atividade:

 

1)      Marque a alternativa correta a respeito das características das ondas sonoras.

 

a) Quanto menor for a densidade de um meio, maior será a velocidade do som, por isso as ondas sonoras propagam-se com maior velocidade no ar do que na água.

b) A altura é a qualidade do som relacionada à energia emitida pela fonte sonora.

c) Podemos diferenciar os sons de instrumentos musicais distintos, porque cada um produz som em uma frequência característica.

d) O aparelho auditivo humano é capaz de captar apenas um intervalo específico de frequências sonoras.

e) Um som alto significa um som de alto volume

Resposta 1: Letra D. O ouvido humano somente pode perceber frequências sonoras compreendidas entre 16 Hz e 20 kHz.

2)      Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças

 

a) É o timbre, apenas.

b) É a altura, apenas.

c) São a intensidade e o timbre, apenas.

d) São a altura e a intensidade, apenas.

e) São a altura, a intensidade e o timbre.

Resposta 2: Letra E. Quanto à altura, o som emitido pelas crianças é mais agudo que aquele emitido pelos adultos. Ao gritar, as crianças certamente produziram sons mais intensos. O formato das ondas produzidas por uma criança é diferente daquele produzido por um adulto, logo, pode-se entender que os timbres são distintos.

3)      Os sons podem variar de acordo com as diversas características. Marque as 4 principais carcaterísticas dos sons:

(     )    Velocidade de propagação

(      ) Eco

(      ) Intensidade

(       ) Altura

(       ) Timbre

(      ) Ondas

2ª Aula:

Faça a leitura das páginas 84,86,87 do livro didático Mosaico, e responda as questões a seguir:

 

Atividade

1.    Leia o texto das páginas 84, 86 e 87 do livro didático Mosaico e responda as questões abaixo. O que foi o regime nazista? E o que aconteceu com a escola de Arquitetura e Artes Aplicadas nesse período?

2.    A obra Light-Space Modular foi um dos primeiros objetos chamados de cinético. O que isso significa? 

3.    Na obra de Carlos Cruz-Díez, como se dá a mistura óptica das cores?

4.    O que era o Pindorama e quem o desenvolveu?

3ª Aula

A seguir, vamos conhecer um pouco sobre o Axé, ritmo popular da música Baiana.

Os nomes do axé

Algumas canções que nasceram junto com a criação do ritmo são vistas como verdadeiros marcos na história do axé. Uma das mais relevantes é “Fricote”, escrita por Paulinho Camafeu e interpretada por Luiz Caldas. Não demorou muito para que a canção caísse no gosto do Brasil, alavancando a carreira do artista, que na época era líder da banda Acordes Verdes, que tinha Carlinhos Brown na percussão.

Além de Caldas, outros nomes também pegaram carona no ritmo, emplacando grandes sucessos: Sarajane (“Abre a rodinha”), Gerômino (“Eu sou negão”), Banda Reflexus (“Madagascar”), Cid Guerreiro, Banda Mel, Olodum, Chiclete com Banana, Araketu, Banda Eva, Timbalada, Asa de Águia e Babado Novo, para citar algumas.

Na década de 1990, o ritmo se reinventou, ganhando novas caras. Foi quando apareceu Netinho, Ricardo Chaves e Daniela Mercury. Outros nomes também despontaram nas paradas de sucesso, muitos deles em bandas, depois em carreira solo, a exemplo de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Márcia Freire e Margareth Menezes.

Nessa mesma época, bandas que carregaram o samba de roda baiano começaram a ser influenciadas pelo ritmo, apresentando para o grande público “É o Tchan” e “Terra Samba”, que acabaram virando os percussores da terceira onda da música baiana.

A influência do axé no carnaval

Sob a batuta dos músicos Dodô e Osmar, na década de 1950, uma nova invenção ganhou as ruas de Salvador, puxando verdadeiras multidões. Um Ford 1929 serviu de palco para que os músicos levassem a música ao público. Nascia o trio elétrico que trazia o frevo pernambucano em guitarras elétricas. Com o passar dos anos, o carnaval com esse novo formato foi ganhando corpo, ganhando destaque no país e no mundo.

Não demorou muito para que essa invenção fosse, definitivamente, incorporada no carnaval baiano. Foi aí que surgiram os blocos, seguido dos blocos afro. Assim, hoje, o carnaval baiano é um produto de muitas interferências, sobretudo do axé music, que passou a figurar como identidade musical.

 

Assista ao vídeo abaixo: https://youtu.be/kiz5mFkOqn0 com a música “Tamo Junto (não desista)” dos artistas Carlinhos Brown e Lexa.(Acessado em 13/08/2021)

“Tamo Junto (não desista)”

Mais, cara, mais, cara (Oh, oh)
Mais, cara, cara, mais, cara, cara
Mais, cara, mais, cara, cara

Não abandone o seu futuro (Oh)
Dê duro, lute por ele (Você não 'tá sozinho)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá (Você não 'tá sozinho)

Não abandone você mesmo
Recarregue pra recomeçar (Você não 'tá sozinho, você não 'tá sozinho)
Agora 'tá difícil, irmão, aprender com a escola de mão
Mas vai passar, mas vai passar
Quem não parar, vai chegar lá

Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação

Se não dá pra ir pra escola agora
Não deixe a escola ficar longe de você
Ligue, clique, se conecte
Não desista do direito, seu direito de aprender

Ruxell no beat

O mundo parou, parou
Mas ninguém vai te parar, parar
'Tá chato, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)
'Tá dureza, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)
Mas uma certeza tenho, tenho
Quem não parar, vai chegar lá, meu bem
Meu bem

Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação
Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação

Não abandone o seu futuro
Dê duro, lute por ele (Resista, resista)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá (Resista)

Não abandone você mesmo
Recarregue pra recomeçar, ah, ah
Agora 'tá difícil, irmão, aprender com a escola de mão
Mas vai passar, vai passar
Quem não parar, vai chegar lá

 

Atividade

01) Justifique o título dado à canção acima:

02) Quem é o interlocutor? Que palavra traz essa informação? 

03) Transcreva da canção uma passagem que faz menção à pandemia: 

04) De acordo com a letra da música, qual a importância do estudo na vida das pessoas? O que você pensa a respeito disso?

05) Que sentimento a música despertou em você? Justifique sua resposta: 

06) A canção motivou você a prosseguir mesmo diante das dificuldades do ensino remoto? Por quê? 

07) Indiscutivelmente, o saber adquirido na escola pode transformar a sociedade. Você concorda com essa afirmação? Justifique:

08) Elabore cinco frases motivadoras relacionadas ao ensino remoto, a exemplo de "Não desista do seu futuro": ​

4ª Aula: Vida e Obra de Hermeto Pascoal

Atividade Prática

1.    Produção de instrumento

Vimos que o artista Hermeto Pascoal tem o costume de fabricar instrumentos musicais com materiais inusitados trazidos de ambientes diversos, a fim de buscar novas sonoridades.

Produza um instrumento conforme os exemplos abaixo:

·         Mini tambor

·         Chocalho com missangas/ grãos

 

 

 

 

·         Bateria de lata

FONTES DE PESQUISA: Acessados em 12/08/2021

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-as-ondas-sonoras.htm#questao-1 

https://brainly.com.br/tarefa/34489615

https://www.estudopratico.com.br/a-origem-do-axe-music-genero-musical-brasileiro/

Livro didático Mosaico 8ºano

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