6º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Unidade Temática: Estudando as formas geométricas com Romero Britto

Objeto do conhecimento:  Formas geométricas e Romero Britto.

Objetivo geral: Conhecer e definir as formas geométricas através das obras do artista

Ano:                          Período: 30/06 e 07/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES 

(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades.

 

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). Processos de criação.

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 

  1. (3) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.
  2. (4) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
  3. (6) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das

locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da

produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores para esse primeiro momento seria importante que a aula fosse ao vivo para que o aluno sinta uma segurança maior ao assistir a aula, mas se não conseguir faça uma gravação e passe para os alunos e explique que qualquer duvida pergunte no meio de comunicação do grupo formado pela escola (WhatsApp, goolgle class e meet)

 

1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música ou um vídeo para  recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, meet e outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

2ºmomento

 

OBS: Professor faça um comentário breve sobre o artista Romero Britto (anexo) e as formas geométricas que ele usa em suas obras.

. Questionar: 

  • Vocês já ouviram falar sobre o artista Romero Britto?
  • Quais são as cores que ele utiliza para pintar?
  • Vocês conhecem algumas de suas obras?
  • Quais as formas geométricas encontramos nos trabalhos dele?

 

3ºmomento

 

. Apresentar um vídeo,  um slid  para os alunos: Romero Britto ( anexo na sequência dos dias 18/06 e 25/06/2020)                                            

 

https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ

 

. Após a leitura explicar o texto e questionar aos alunos: 

. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. 

. Apresentar o slide (anexo) e fazer as devidas explicações 

. Pedir para resolver a atividade (anexo) e ver o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ

 

2ª aula

1º momento

. Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM)

https://pt.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/caderno-5-geometria-parte-1-40809717

2ºmomento

. - Quem viu o vídeo?

- O que aprendeu que ainda não sabia? 

- O que achou interessante no vídeo?

. Fazer as explicações necessárias 

. Averiguar se há dúvidas

 

3º momento

Apresentar o texto  “HISTÓRIA DO TANGRAM”- (anexo) e fazer as devidas explicações e focando as figuras geométricas

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; 

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros: 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

https://pt.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/caderno-5-geometria-parte-1-40809717

Acessado em: 24/06/2020

AGORA É A SUA VEZ, TRANSCREVAS AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM PAPEIS COLORIDOS, JORNAIS OU QUALQUER PAPEL QUE TENHA EM CASA E CRIE FIGURAS E UMA PEQUENA ESTÓRIA COM ELAS. BOA DIVERSÃO.

2ª ATIVIDADE: TRANSCREVA AS IMAGENS ABAIXO NO SEU CADERNO, RECORTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS AO LADO E MONTE-AS NOS DESENHOS.

 

https://www.espacoeducar-colorir.com.br/2019/01/atividades-recorte-e-colagem-com.html

ACESSADO: 24/06/2020

 

OBS: FALTA COLOCAR O CABEÇALHO

 

ATIVIDADE PARA OS ALUNOS SEM ACESSO A INTERNET

  1. Recorte e cole as formas geométricas na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário