SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Unidade Temática: Estudando
as formas geométricas com Romero Britto |
Objeto do conhecimento: Formas geométricas e Romero Britto. |
Objetivo
geral: Conhecer e definir as formas geométricas através das obras do artista |
|
Ano: 6º
Período:
30/06 e 07/07/2020
Nº
de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das
artes visuais tradicionais e contemporânea, em obras de artistas brasileiros
e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais
(ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento etc.) na
apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). Processos de
criação. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos
digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas
e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais
às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores para esse primeiro
momento seria importante que a aula fosse ao vivo para que o aluno sinta uma
segurança maior ao assistir a aula, mas se não conseguir faça uma gravação e
passe para os alunos e explique que qualquer duvida pergunte no meio de
comunicação do grupo formado pela escola (WhatsApp, goolgle class e meet) 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música ou um vídeo para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap,
zoom, meet e outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula) 2ºmomento OBS: Professor faça um comentário breve sobre o artista Romero Britto
(anexo) e as formas geométricas que ele usa em suas obras. . Questionar:
3ºmomento . Apresentar um vídeo, um slid para os alunos: Romero
Britto ( anexo na sequência dos dias 18/06 e
25/06/2020) https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ . Após a leitura
explicar o texto e questionar aos alunos: . Explorar o tema
com outras questões, que julgar necessário. . Apresentar o slide (anexo) e fazer as devidas
explicações . Pedir para resolver a atividade (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ 2ª aula 1º momento . Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas. Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM) https://pt.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/caderno-5-geometria-parte-1-40809717 2ºmomento . - Quem viu o vídeo? - O que aprendeu que ainda não sabia? - O que achou interessante no vídeo? . Fazer as explicações necessárias . Averiguar se há dúvidas 3º momento Apresentar o texto “HISTÓRIA DO TANGRAM”- (anexo) e fazer as
devidas explicações e focando as figuras geométricas |
RECURSOS: ( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
https://pt.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/caderno-5-geometria-parte-1-40809717
Acessado
em: 24/06/2020
AGORA É A SUA VEZ, TRANSCREVAS AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM PAPEIS
COLORIDOS, JORNAIS OU QUALQUER PAPEL QUE TENHA EM CASA E CRIE FIGURAS E UMA
PEQUENA ESTÓRIA COM ELAS. BOA DIVERSÃO.
2ª ATIVIDADE: TRANSCREVA AS IMAGENS ABAIXO NO SEU CADERNO,
RECORTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS AO LADO E MONTE-AS NOS DESENHOS.
https://www.espacoeducar-colorir.com.br/2019/01/atividades-recorte-e-colagem-com.html
ACESSADO: 24/06/2020
OBS:
FALTA COLOCAR O CABEÇALHO
ATIVIDADE PARA OS ALUNOS SEM ACESSO A INTERNET
- Recorte e cole as formas geométricas na imagem
abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário