3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Tema
Intercurricular: Sustentabilidade
no seu sentindo mais significativo: “Amor a vida por todas as formas de vida e para a vida.”(Do lixo ao luxo) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Processos de criação,
Elementos da Linguagem, Materialidade |
Unidade
Temática: Artes Visuais Ano: 8º e 9º Período: 13/04 a 28/04/2023 Aulas:04
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HABILIDADES |
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(EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos, de modo individual, coletivo ou colaborativo, fazendo
uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e
digitais. (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05)
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR87BA)
perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de
investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata,
cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço,
etc. (EF15AR90BA)
Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula: Do Lixo ao Luxo 1ºMomento: Levantando conhecimento Prévio É
necessário explicar aos estudantes algumas características do estudo da arte
correlacionado com o meio ambiente. Levantando conhecimentos prévios: Você vai imaginar o planeta,
interpretá-lo e refletir sobre como a sustentabilidade está inserida na arte.
Ø Você sabe qual
foi a origem da arte ambiental? Em um contexto
contemporâneo, o movimento que junta arte e meio ambiente,
a chamada arte ambiental, surgiu a partir da turbulência política
e social dos anos 1960 e início dos anos 70. Ø Podemos trabalhar
a arte ambiental na escola? Quanto à arte
ambiental, ela é um caminho para apresentar ao aluno os tópicos
referentes à natureza, à interação do homem com o meio ambiente,
aos problemas decorrentes da exploração dos recursos naturais, bem como às
formas de protegê-los e recuperá-los. 2ºMomento:
Arte Ambiental Artistas
do meio ambiente, uma tendência sustentável A
arte e o meio ambiente apelam à razão e aos sentimentos. O que ocorre quando
são misturados? A resposta está na arte ambiental, um movimento praticado por
artistas de diferentes áreas que converte a natureza em sua inspiração — ou
matéria prima — para nos transmitir sua beleza e incentivar sua preservação. A arte ambiental abrange uma perspectiva
histórica da natureza junto a outra mais moderna ligada à ética e ao
ativismo ecologista. Esse novo enfoque artístico surgiu no final dos
anos 60 e, ao contrário dos clássicos, não se limita à representação de uma
paisagem ou em incluir o meio ambiente em suas criações, pois vai além disso:
converte o meio ambiente na própria obra visando conscientizar sobre
os danos que o homem causa ao planeta e chamar para a ação. A poluição
de ar e dos oceanos, o aquecimento
global, o desmatamento ou as consequências do consumo massivo
para o meio ambiente são algumas das ameaças que a arte ambiental
contemporânea denuncia através da fotografia, da pintura, do teatro, da dança
e da escultura, entre outras vertentes. A ecoarte utiliza materiais
naturais sustentáveis, tais como terra, pedra, folhas ou ramos para suas
criações. A arte ambiental nos leva a refletir
sobre as consequências de nossos atos sobre o planeta. As maravilhas naturais
do planeta nos inspiraram durante milênios permitindo que nos expressemos
além das palavras. Desde as pinturas rupestres do período Paleolítico até as
fotografias digitais mais impactantes do reino animal. No entanto, a crise
ambiental de nossos dias impulsionou uma nova corrente artística que não se
limita a capturar e representar a natureza como em épocas passadas, mas
procura convertê-la em sua própria obra. Os principais objetivos da arte
ambiental são:
3ºMomento: Atividades 1) O que a arte ambiental contemporânea
denuncia através da fotografia, da pintura, do teatro, da dança e da
escultura? 2)
Escreva em seu caderno quais os materiais a ecoarte utiliza. 3)
Quais os principais objetivos da Arte Ambiental? 4)
Escreva uma das principais características da Arte ambiental. 5)
Faça um desenho para conscientizar as pessoas sobre o a importância da
preservação do Meio Ambiente. OBS: Professor, use
os desenhos que os alunos fizeram para construir um painel no pátio da escola 2ª Aula: 1ºMomento: Leia o texto abaixo em sala de aula e em seguida faça
algumas perguntas. Tem gente que enxerga arte onde o outro
só consegue ver lixo. Muito se fala sobre a sustentabilidade, mas você já
imaginou a possibilidade de reconhecer a arte neste espaço? É impressionante a capacidade de
transformar materiais que iriam para o lixo em arte. Artistas como Vik Muniz,
Gordon Matta- Clark entre outros, fazem obras de arte cujo tema é conhecido
como “lixo em luxo”. Eles são importantes para nos mostrar como as artes
plásticas podem estar aliados cada vez mais à criação sustentável e a
reutilização de materiais para obras de arte. O processo de reciclagem, além de
preservar o meio ambiente também ressignifica o olhar das pessoas e contribui
para diminuição significativamente a quantidade do lixo. Autor: Ana Carla Alves Santos 1.
Você
costuma separar o seu lixo doméstico? 2.
Em
sua casa, tem algum objeto reciclado? 3.
O
que você acha da coleta de lixo em sua cidade? 4.
Que
tipo de lixo é mais produzido na escola? 5.
O
que podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem
produzir lixo? 2ºMomento: “A MÃO QUE DESTROI É A MESMA MÃO QUE RECONSTROI” 3ª Aula: 1ºMomento: AS OBRAS A
SEGUIR FAZEM PARTE DO TRABALHO DE DIVERSOS ARTISTAS. GORDON MATTA-CLARCK Gordon Matta-Clark nasceu em
Nova York em 1943. Morreu em Nova York, Estados Unidos, em 1978. Formado em
arquitetura pela Cornell University, Matta-Clark foi um dos principais
artistas da vanguarda de Nova York na década de 1970. Seu trabalho, como muitos de seus contemporâneos,
foi feito em grande parte fora dos limites dos museus e galerias. Eram
intervenções na paisagem urbana e performances que foram gravadas e
fotografadas. Tendo como eixo a des-humanização do mundo moderno, o artista
fazia intervenções em construções escolhidas fazendo cortes, criando
aberturas e buracos em construções. Em 1971 criou a performance e instalação Garbage
Wall, que teve grande repercussão. “Numa tentativa de construir uma moradia
melhor que as “casas” de papelão usadas pelos indigentes que moravam
sob a ponte do Brooklyn, em Nova York, criou uma parede sólida com refugos de
fabricação industrial que encontrou por ali mesmo e que, a seu ver, poderiam
ser reciclados.” Matta-Clark
gostava de invadir prédios condenados e imprimir a sua marca
através de intervenções, fotos e performances. Em uma de suas obras mais
famosas (que pode ser vista no MAM) chamada Splitting (1974) o
artista se apropriou de uma casa num suburbio pobre de New Jersey e a dividiu
no meio…e depois tirou fotos da intervenção. O artista utilizou a sucata e chamou atenção para a questão do lixo em
obras . ANTOINE REPESSÉ O
fotográfo francês Antoine Repessé deixou de descartar lixo por quatro anos e
faz uma série de fotografias com os resíduos que produziu durante quatro anos
guardando. O objetivo
final era fotografar toda essa absurda quantidade de lixo para alertar
a população sobre este crescente problema global.
Vik Muniz Atualmente,
Vik Muniz é conhecido mundialmente por suas obras inusitadas onde utiliza técnicas e materiais como alimentos,
algodão, materiais recicláveis, cabelo, arame, serradura, pó, terra, dentre
outros. Realiza,
desde 1988, séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação
de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação. Vik
Muniz Link: tps://www.google.com/search?q=lixo+extraordinário+vik+muniz+trailer+oficial+dublado 2ºMomento: Atividade 1)
Dos
trabalhos que você viu, qual achou mais interessante? Por quê? 2)
Quais
dos trabalhos você associa à reciclagem, ao reuso e a redução de consumo?
Explique como você chegou a esta conclusão 3)
Que
materiais foram usados no trabalho apresentado por Gordon Matta Clarck? 4)
Você considerou o
trabalho de Vik Muniz uma arte? 5)
Qual o nome do
artista que deixou de descartar lixo por quatro anos? 6)
Arte
e lixo combinam? 7)
Você
compraria uma obra de arte feito de lixo? 8)
No
lixo pode conter cultura? 9)
Qual
é a relação de Vik Muniz com o filme Lixo Extraordinário? Indicado ao
Oscar de melhor documentário em 2011, o filme retrata dois anos do
trabalho do artista plástico Vik Muniz no então maior aterro sanitário do
mundo, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 10)
Agora
é a sua vez. Crie um lindo trabalho usando materiais reciclados. Esse
trabalho será exposto na sua escola. CAPRICHE! 4ª AULA 1º Momento: Proponha a leitura
do poema visual de Augusto de Campos, pergunte se alguém tem alguma hipótese
sobre o que este poema representa. Ao olhar de longe vemos a palavra lixo,
mas ao nos aproximarmos é possível ver que a palavra luxo foi usada na construção
das letras do poema. Depois de ouvir
algumas proposições, escreva no quadro a frase: “O lixo é um luxo” ou “O luxo é um lixo”? Ou ainda “o lixo que há dentro do luxo, o luxo que há dentro do lixo”. A representação
visual do poema “Lixo” é o diálogo entre duas palavras “lixo” e ”luxo”. O
poema serve como crítica social em relação à valorização que se faz das
pessoas, mas aqui usaremos para tratar dos resíduos tecnológicos, do consumo
ao descarte. 1.Agora é a sua
vez! Peça para os
alunos criar o poema usando as palavras ao contrário 2º Momento: Deixe que os alunos respondam à questão, contando suas
experiências a respeito. Pergunte: O que acontece com os
aparelhos eletroeletrônicos que não servem mais? Onde você os descarta? Lembrar que em muitos lugares vemos o tema abordado com
o título de lixo eletrônico, mas a expressão correta a ser usada é resíduo
eletrônico ou resíduo tecnológico. Todos os equipamentos que utilizamos no cotidiano
acabam compondo a montanha de resíduos tecnológicos que temos espalhados pelo
mundo e o consumismo é um dos fatores que nos levam ao cenário ambiental
atual. Brasil é grande produtor de resíduos eletrônicos (https://bit.ly/2HzdUmm). Descarte dos resíduos eletrônicos (https://bit.ly/2xRSf9w). Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm Mão na massa
Proponha que confeccionem uma plaquinha para
compor o cenário, com uma frase que funcione como um apelo para uma possível
campanha de coleta de resíduos eletrônicos ou que sinalize o local que
colete. 3º Momento: JARDIM DO FUTURO Identifique, junto com a turma, onde
existem postos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade e como se faz para
encaminhar um destes resíduos para lá, proponha que a turma faça a divulgação
destes locais. Vale também pensar numa parceria entre
um destes locais e a escola, nascendo assim uma campanha de coleta de
resíduos eletrônicos. Pense na divulgação da campanha e
escolha uma data ou semana para receber os aparelhos. Os vasos, as peças soltas e os fios
espalhados servirão como estratégias de mobilizar a comunidade escolar.
Proponha que confeccionem uma plaquinha para compor o cenário, com uma frase
que funcione como um apelo para uma possível campanha de coleta de resíduos eletrônicos
ou que sinalize o local que colete. ATIVIDADE
EM GRUPOS Com base na leitura do poema visual
Lixo e Luxo e da visualização de imagens de obras de arte feitas com o
descarte (Vik Muniz), construir, em
grupos de quatro ou cinco alunos, um “jardim do futuro” compondo plantas com
sucata tecnológica, com uma plaquinha escrito algo como: É esse tipo de paisagem
que você quer? Então mude seus hábitos, reduzindo a produção de
resíduos tecnológicos, reutilizando ou reciclando!. Este jardim traria uma mensagem que
impacta os espectadores… Seria interessante que esta exposição fosse
permanente, demonstrando preocupação com este problema. O local escolhido deve ser numa área
coberta para evitar que haja acúmulo de água parada nas peças utilizadas. **É importante lembrar que devemos ter
cuidado ao desmontar alguns equipamentos, como televisores e computadores com
tela de tubo, eles podem ser perigosos, aconselha-se a não mexer neles. Caso
a escola não tenha resíduos tecnológicos à disposição, uma alternativa é
produzir, em duplas, uma série de fôlderes
de conscientização sobre a necessidade do envolvimento da população a fim de
minimizar o problema. Este material poderá ser exposto no
mural de destaque da escola ou fazer parte de uma campanha de
conscientização.
4ºMomento: Atividade Solicite que os alunos entrevistem seus familiares
(pais, tios, avós etc.) e vizinhos, para verificar como eles descartam as
pilhas e baterias que não servem mais. Distribua cópias das perguntas abaixo e solicite que o
aluno faça a entrevista com pelo menos cinco adultos. ACESSADOS
EM 07/04/2023 https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56016 O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem
temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? ( Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
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