8ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Leitura e Escrita Itamaraju
em Foco/ História do Cinema Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem,Processos
de Criação,Contextos e Práticas, Cidade,
Cultura e Práticas Culturais |
Unidade Temática: Artes Visuais/ Artes Integradas Ano:
6º e 7º Período: 03/10 a 31/10/2021
Aulas:8 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR03) ) Reconhecer
e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes
visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e
nacionais. (EF15AR05) Experimentar
a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo,
explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos
temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural,
material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira,
incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes
épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às
diferentes linguagens artísticas. (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais
(multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo,
fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. (EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e
gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções
da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida
cotidiana (EF15AR14)
Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura,
intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras,
canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação
musical. (EF15AR109BA)
Explorar as propriedades do som que influenciam as dimensões emocionais e
espirituais. (EF15AR17)
Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre
outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais
convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo,
percebendo-se em espaço e tempo musical e corporal (EF69AR06IT) Conhecer,
valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas
culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural,
favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos
dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1ª AULA: Nesse primeiro momento é importante relembrar a história da cidade,
trazendo um pouco do contexto histórico em que a cidade foi se desenvolvendo.
1º Momento: Levantamento dos
conhecimentos prévios
Ø Você
conhece sua ciadade? Ø Você
sabe o por que do nome Itamaraju? Ø Você
gosta de morar em Itamaraju? Por que?
Você
sabia que Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do
"Monte Pascoal", primeira porção continental brasileira avistado
por Pedro Álvares Cabral? 2ºMomento: Aspectos Históricos de Itamaraju
• “Itamaraju” é uma palavra oriunda da língua tupi, vocábulo tupi que significa ″rio das
pedras″ ou ″pedra das árvores do Jucuruçu″. O nome de Itamaraju foi criado
pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos da
região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da
palavra formada pela junção das seguintes sílabas: Ita, que na linguagem indígena
significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da cidade “Pedra do Monte Pescoço”; mara, significando uma região
montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e de matas representadas
por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio Jucuruçu; ju, primeira sílaba do rio que
corta inteiramente o município Jucuruçu. • Em 1860, a região passou a atrair diversos
exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada pelo acesso
do Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros para pequenas
embarcações. Por volta de 1895, a atual cidade de Itamaraju nascia de um
povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e
Damião. Durante a Guerra
do Paraguai, ali
se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de
Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 05 de outubro) com menos de
150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipas, cobertas
com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro.
3ºMomento: ATIVIDADE
1)
Qual
o significado do nome Itamaraju? 2)
Qual
foi o primeiro nome da cidade de Itamaraju? 3)
Por
que do nome Dois Irmãos? 4)
Em
1860 o que foi atraído para Itamaraju? 5)
Para casa: Escolha um local
de Itamaraju que você conhece e gosta para representar em desenho na fita
abaixo. Em seguida faça a montagem. Siga as instruções: Ø Faça os desenhos e pinte na faixa Ø Recorte os pontilhados do quadrado; Ø Passe a faixa desenhada e apresente um
pequeno filme do que você fez para sua professora ou alguém da família. OBS: Tamanho real em anexo 01
2ªAULA: ESTUDANDO
SOBRE O HINO 1º
Momento
Professor faça uma leitura sobre: Hino
- qual a importância do hino para a cidade? Hino Nacional Brasileiro é um símbolo brasileiro que representa a
pátria e seu povo que construiu sua identidade nacional e que procura a
valorização de sua cultura, história e sociedade até hoje. É uma poesia
parnasiana que utiliza símbolos sagrados para remeter a ideia de solenidade e
patriotismo no país.
O que representa o hino de uma cidade? O hino, ao ser entoado, (re)conta uma história ou
(re)transmite uma mensagem que faz lembrar porque se está na comunidade,
assim como indica o que se deve desejar ser e o que tem valor, entre outras
possibilidades. O que é um hino e qual sua
finalidade? Hino é uma composição musical. ' pode ser de espírito religioso,
escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a
Deus. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos
(Hino nacional), desportivos e outros. O que chamamos de hino? Significado de Hino Porque as cidades tem hino? Então, em busca da satisfação de tal sensação, as sociedades antigas e
modernas criaram e recriaram símbolos: bandeiras, selos, brasões e escudos -
estampam a identidade de um povo - mas com todo o respeito às sociedades e
aos referidos símbolos, o símbolo maior de um povo e de uma cidade é
o seu hino.
2ºMomento: Professor peça para os alunos pesquisarem a letra do
hino de Itamaraju
3ª AULA: 1º Momento:Professor faça o
levantamento de conhecimentos prévios da aula anterior e em seguida peça para
eles acessarem o site abaixo e ouça com eles o Hino de Itamaraju. Site:
https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos Hino
De Itamaraju Paraíso de amor e beleza
|
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
ANEXO 01:
ANEXO 02:
Nenhum comentário:
Postar um comentário