8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6º E 7ºANO 2022

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Leitura e Escrita Itamaraju em Foco/ História do Cinema

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas Culturais  

Unidade Temática: Artes Visuais/ Artes Integradas   Ano: 6º e 7º   Período: 03/10  a 31/10/2021   Aulas:8                              

HABILIDADES

(EF15AR03) ) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR23)  Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF15AR25)  Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF15AR109BA) Explorar as propriedades do som que influenciam as dimensões emocionais e espirituais.

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo, percebendo-se em espaço e tempo musical e corporal

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 1ª AULA: Nesse primeiro momento é importante relembrar a história da cidade, trazendo um pouco do contexto histórico em que a cidade foi se desenvolvendo.

1º Momento:

Levantamento dos conhecimentos prévios

 

Ø  Você conhece sua ciadade?

Ø  Você sabe o por que do nome Itamaraju?

Ø  Você gosta de morar em Itamaraju? Por que?

 

Você sabia que Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do "Monte Pascoal", primeira porção continental brasileira avistado por Pedro Álvares Cabral?

2ºMomento:

     Aspectos Históricos de Itamaraju

 

      Itamaraju” é uma palavra oriunda da língua tupi, vocábulo tupi que significa ″rio das pedras″ ou ″pedra das árvores do Jucuruçu″. O nome de Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das seguintes sílabas: Ita, que na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da cidade “Pedra do Monte Pescoço”; mara, significando uma região montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e de matas representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio Jucuruçu; ju, primeira sílaba do rio que corta inteiramente o município Jucuruçu.

      Em 1860, a região passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada pelo acesso do Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros para pequenas embarcações. Por volta de 1895, a atual cidade de Itamaraju nascia de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 05 de outubro) com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro.

 

 

3ºMomento:                                             ATIVIDADE

 

 

1)   Qual o significado do nome Itamaraju?

2)   Qual foi o primeiro nome da cidade de Itamaraju?

3)   Por que do nome Dois Irmãos?

4)   Em 1860 o que foi atraído para Itamaraju?

5)   Para casa: Escolha um local de Itamaraju que você conhece e gosta para representar em desenho na fita abaixo. Em seguida faça a montagem.

Siga as instruções:

Ø  Faça os desenhos e pinte na faixa

Ø  Recorte os pontilhados do quadrado;

Ø  Passe a faixa desenhada e apresente um pequeno filme do que você fez para sua professora ou alguém da família.

 

OBS: Tamanho real em anexo 01

 

 

2ªAULA: ESTUDANDO SOBRE O HINO

1º Momento  Professor faça uma leitura sobre:

Hino  - qual a importância do hino para a cidade?

Hino Nacional Brasileiro é um símbolo brasileiro que representa a pátria e seu povo que construiu sua identidade nacional e que procura a valorização de sua cultura, história e sociedade até hoje. É uma poesia parnasiana que utiliza símbolos sagrados para remeter a ideia de solenidade e patriotismo no país.

 

O que representa o hino de uma cidade?

hino, ao ser entoado, (re)conta uma história ou (re)transmite uma mensagem que faz lembrar porque se está na comunidade, assim como indica o que se deve desejar ser e o que tem valor, entre outras possibilidades.

O que é um hino e qual sua finalidade?

Hino é uma composição musical. ' pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a Deus. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos (Hino nacional), desportivos e outros.

O que chamamos de hino?

Significado de Hino
Cântico, poema de invocação ou adoração que se canta nas igrejas. Composição musical acompanhada de versos em louvor de algum herói, rei, partido, acontecimento ou nação: hino da Independência. [Figurado] Coro, canto; louvor.

Porque as cidades tem hino?

Então, em busca da satisfação de tal sensação, as sociedades antigas e modernas criaram e recriaram símbolos: bandeiras, selos, brasões e escudos - estampam a identidade de um povo - mas com todo o respeito às sociedades e aos referidos símbolos, o símbolo maior de um povo e de uma cidade é o seu hino.

 

2ºMomento: Professor peça para os alunos pesquisarem a letra do hino de Itamaraju

 

 

3ª AULA:

1º Momento:Professor faça o levantamento de conhecimentos prévios da aula anterior e em seguida peça para eles acessarem o site abaixo e ouça com eles o Hino de Itamaraju.

Site: https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos

                                                               Hino De Itamaraju

                                         

Paraíso de amor e beleza
Junto às margens do Jucuruçú,
És do Sul a formosa Princesa,
Ó cidade de Itamaraju:
Da Bahia heróica louçã,
És poema de graça gentil,
Terra Santa, feliz Canaã,
Esperança do nosso Brasil.

Estribilho

Terra querida,
Terra ideal,
És nossa vida,
Nosso fanal,
Nós te queremos (Bis)
Com todo fervor,
Berço de amor
Nossa terra Natal !

O penhor desta grande vitória
Saberemos, unidos guardar,
Entoando um hino de glória,
De estrofes, de graça sem par
Mostraremos que somos herdeiros
De um passado de mil tradições
Junto aos nossos irmãos brasileiros,
Resplandece entre outras nações
.

 

2º Momento:

AGORA VAMOS A ATIVIDADE:

1-COPIE E RESPONDAS AS QUESTÕES NO SEU CADERNO:

 

A) QUAL  A PARTE DO HINO QUE VOCÊ GOSTOU?

B)COPIE A LETRA DO HINO E CIRCULE  AS PALAVRAS QUE VOCÊ DESCONHECE.

C) COM A AJUDA DE UM DICIONÁRIO PROCURE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU.

 

2-Faça a ilustração do Hino de Itamaraju;

O professor pode optar por fazer um livrinho,ou somente no caderno de desenho.

 

 

4ª AULA:     

1º Momento:                                        HISTÓRIA DO CINEMA

 

 

Ø  Você já foi a um cinema?

Ø  Descreva o  que vc sabe sobre o cinema:

 

O cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas em praticamente todas as línguas. O cimena é  expressão de um povo imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto.

No inicio do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo e os atores dublavam o filme  por trás da tela.

Cinema é arte. Como toda a arte, ele está a frente do seu tempo. E os verdadeiros artitas constrõem sua própria arte. Ele está em constante transformação assim como o próprio homem. É o cinema se transformando e contando a história dessa transformação.

 

2º Momento                                        Atividade

 

1)    De acordo com o texto o que é cinema?

2)    Como eram os filmes no inicio do cinema?

 

Atividade prática: https://www.youtube.com/watch?v=kpjPo8zsmSo

Mostre o vídeo aos alunos e peça para produzirem  o flipbook!

Obs: Orientação para o professor levem um flipbook pronto para mostrar para os alunos.

 

VEJA O QUE É FLIP BOOK E APRENDA COMO CRIAR UM EM CASA!

 

Mesmo que você não saiba o que é um flip book, com certeza já deve ter visto um. Eles são aqueles livrinhos (no diminutivo mesmo, pois a maior parte deles são pequenos no formato!) que quando folheados rapidamente com o polegar criam um curto desenho animado.

Eles surgiram lá no século 19, entre a passagem da fotografia para o cinema, quando o inglês John Barnes Linnett patenteou sua invenção com o nome de Kineograph (“moving picture” ou imagem em movimento) e apesar de não ter um nome oficial em português, já ganhou muitas variações: livro animado, cinema de bolso, animação de bolso, cinema de polegar, entre outros. Eram feitos inicialmente com desenhos, mas logo passaram a usar também fotografias e depois surgiram máquinas que, usando manivelas, facilitavam a visualização das animações.

A vantagem aqui é que não precisa saber desenhar e os materiais são tão simples que todo mundo tem em casa! Ainda assim, o resultado é pura magia.

 

Você vai precisar de:

- Bloquinho tipo post-it ou caderno de anotações

- Canetinha escura ou um lápis bem forte

 

5ª e 6ª AULA

1º Momento:                                                     O CINEMA

                                                

Uma das tecnologias mais incríveis da nossa história é a possibilidade de deter imagens, diferente da fotografia que é apenas uma imagem, a filmagem consegue captar em média de 30 fotografias por segundo, e é isso que gera o movimento ao apreciarmos um vídeo. Quando você vê um filme de um cavalo correndo, por exemplo, na realidade é apresentação sucessiva de fotografias paradas. Elas se sucedem, uma à outra, tão rapidamente que os seus olhos não podem separar cada imagem da próxima, desta forma, o animal parece mover-se. Esse é o princípio básico do cinema e também das animações que estão nos sites, nas televisões e nas propagandas. Essa imagem-movimento só foi possível em 1889 com a invenção do cinetoscópio. A partir dessa criação, na década seguinte, ocorreu o desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje. Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière apresentaram o filme “A Chegada do Trem na Estação”. A primeira exibição foi tão impactante que os espectadores acreditaram que a locomotiva iria atropelá-los. Foi nessa época que nascia o cinema.

UM MUNDO EM PRETO E BRANCO

 

Em 1902 foi exibido o filme “ Viagem à lua”. Daí em diante, esse evento conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Os filmes eram produzidos em preto e branco e as falas dos atores diversas vezes foram colocadas em legendas para que o público compreendesse a história. Todavia, contra toda a tecnologia que se apresentou rapidamente, um dos maiores gênios do cinema jamais precisou de uma única palavra para se expressar: Charlie Chaplin. 

No início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo. Grandes orquestras acompanhavam as exibições. Em outros casos, atores dublavam o filme por trás da tela. Quando em 6 de outubro de 1927 foi exibido “ O cantor de jazz” o cinema jamais seria o mesmo. O som chegou definitivamente às telas e as estrelas do cinema mudo não resistiram a essa tecnologia. O público rendeu-se ao som e Hollywood tornou-se o maior centro de produção de filmes do mundo. Musicais invadiram as telas onde o som era a própria estrela. E em 1935 mais uma novidade: a cor. Agora o cinema já tinha som e cor, logo, não havia mais limites para a imaginação do cineasta.                                

O CINEMA NO MUNDO

 

O cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas em praticamente todas as línguas. Com maior ou menor grau de profissionalismo, o cinema é a expressão de um povo imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto.

 

O CINEMA NO BRASIL

 

A primeira exibição no Brasil aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Todos os filmes eram documentais. Mas o passo decisivo para o desenvolvimento do cinema nacional veio quando os imigrantes italianos chegaram a São Paulo. Eles acabariam tomando conta do mercado nos próximos 30 anos.

 

CONCLUSÃO

Cinema é Arte. Como toda a arte, ele está à frente de seu tempo. E os verdadeiros artistas contestam sua própria arte. Ela está em constante transformação assim como o próprio homem. E o cinema continuará se transformando e contando a história desta transformação.

 

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

 

 

2ºMomento:                      ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1. Sobre o cinema, assinale a alternativa FALSA.

a) O cinema é uma expressão artística e cultural de um povo.

b) A movimentação é o princípio básico do cinema.

c) O filme é uma sucessão de fotografias em movimentos. 

d) As animações também fazem parte da cultura cinematográfica. 

 

2. Como podemos definir a filmagem cinematográfica?

3. Qual foi a importante invenção que possibilitou o desenvolvimento do cinema no mundo? 4. Quais eram as características dos filmes logo no início do cinema?

5. A implementação de áudio nos filmes foi um desafio para os produtores do cinema, todavia, o mundo apreciou um grande artista na história do cinema que conseguiu interpretar narrativas sem a necessidade de falar uma palavra. Quem foi esse ator e compositor?

 

7ª AULA:   

1º Momento:

FILME: AGENTE 0 GATO

 

BAIXE O FILME NO YOU TUBE

 

https://www.youtube.com/watch?v=LPHrpZfNGbQ

 

2º Momento:

ATIVIDADE

 

1)    O que mais te chamou atenção no filme?

2)    Quem é o personagem principal do filme? E qual sua missão no filme?

3)    A quem a personagem princial se une para consegui sua missão?

4)    Quem é o vilão do filme?

5)    Fale sobre as características dos animais do filme:

6)    Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar?

7)     Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?

8)    Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?

9)    Responda a ficha técnica do filme:

Título do filme:_________________________________________________

Atores principais:_______________________________________________

Direção:_______________________Produção:_______________________

Ano:__________________________Duração:________________________

Temas abordados:

(  )Culturais                                  (  )Científicos                            (  )Políticos

(  )Religiosos                                (  )Psicólogicos                        

(  )Outros:__________________,__________________,________________

10) Gênero do filme:

(  )Histórico   (  )Comédia   (  )Ficção   (  )Romance   (  )Animação   (  )Documentário

(  )Drama      (  )Suspense  (  )Ação     (  )Outros

11) Relacione as contribuições do filme para sua vida:

 

                                                                  PINTURA

OBS: Professor deixe a pintura como tarefa para casa( Tamanho real em anexo 02 )

 

 

 

 

              

 

8ª AULA

 

1º Momento:                         MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA

INTEGRANTES DA PRODUÇÃO DE UM FILME:

1-DIRETOR: manda no filme junto com o produtor, toma decisões, dirigir os atores, definir iluminação, cenário, as posições das câmeras, roupas, etc.

2-DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Transformar o roteiro em imagens e cuidar da estética do filme. Definirá luzes, cores, enquadramentos e ângulos que irão compor a imagem.

3-PRODUTOR: garante que a produção de um filme aconteça, tem a obrigação de se preocupar com os gastos de uma produção, tem o poder de vetar ações do diretor. Produtor manda mais que o diretor. Quando um filme ganha um Oscar, quem recebe o prêmio é o produtor.

4-DIRETOR DE ARTE: Consepção visual do filme, coordena os cenógrafos, figurinistas, maquiadores e, principalmente a ambientação.

5-PRODUTOR EXECUTIVO: trabalho voltado para a área administrativa, é quem faz a captação dos recursos financeiros e os supervisiona, estabelece o orçamento. Ele é quem se esforça para que o dinheiro seja o bastante.

6-ROTEIRISTA: Escreve o roteiro ( a história do filme), tem  que descrever tudo com os maiores detalhes possíveis para o diretor conseguir transformar o texto em imagens fielmente ao que está escrito.

7-FOQUISTA: responsável por cuidar do foco e do zoom.

8-CONTINUÍSTA: Anotador. Cuida dos detalhes da cena e do personagem.

9-MAQUINISTA: È responsável pelas maquinarias do set de filmagem.

10-PRODUTOR DE ELENCO: fazer teste com os atores, para saber se ele é ou não apto para a produção. Cuida da parte contratual com os atores e seus agentes.

2º Momento:

RELACIONE O PAPEL DE CADA INTEGRANTE DE UM FILME:

(  ) Manda no filme                                                 (  ) Transforma o roteiro em imagens

(  ) Toma decisões                                                    (  ) Cuida da estética do filme

(  ) Define iluminação                                              (  ) Define luzes, cores

(  ) define cenário                                                     (  ) Define enquadramentos e ângulos

(  ) Dirigir os atores                                                  (  ) Garante a produção de um filme

(  ) Define as posições da câmeras                           (  ) Se preocupa com os gastos de uma produção

(  ) define roupas                                                      (  ) pode vetar ações do diretor

(  ) Manda mais que o diretor                                   (  ) Recebe os prêmios pelo filme

(  ) Coordena os cenógrafos                                      (  ) Coordena os figurinistas

(   ) Coordena os maquiadores                                         (   ) Coordena a ambientação

(   ) Área administrativa                                                   (   ) Captação dos recursos financeiros

(   ) Supervisiona e estabelece o orçamento                     (   ) Escreve o roteiro

(   ) Escreve a história do filme                                        (   ) Descrever tudo com os maiores detalhes possíveis

(   ) Cuida do foco                                                            (   ) Cuida do zoom

(   ) Anotador                                                                    (   ) Cuida dos detalhes da cena do personagem

(   ) Cuida das maquinarias do Set de filmagem              (   ) Cuida de fazer testes com os atores

(   ) Analisa se o ator é ou não apto para a produção       (   ) Cuida da parte contratual dos atores

 

 

 

https://www.tudosaladeaula.com/2021/04/atividade-de-arte-historia-do-cinema-6ao9ano.html?m=1 ACESSADO EM 20/09/2022

https://www.youtube.com/watch?v=LPHrpZfNGbQ ACESSADO EM 20/09/2022

http://semaita.blogspot.com/2013/04/o-municipio-de-itamaraju-ba-esta.html.

https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1787314/

https://www.youtube.com/watch?v=txbnvD3y6Mc&ab_channel=ECHinos

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

ANEXO 01:

 

ANEXO 02:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário