9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Consciência Negra “Ancestralidade Preta; Diversidade,
Saberes e Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e
Protagonismo Afrobrasileiro” (Máscaras
Africana) |
Objeto do
conhecimento: Matrizes Estéticas
e Culturais, Contextos e Práticas,Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano:7º Período:24/10 a 08/11/2024 Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.). (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar
sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e
identitário. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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1ªAula 1º
Momento: PROJETO
CONSCIÊNCIA NEGRA 1ª Momento:
Apresentação do projeto: Professor deverá explicar como acontecerá o projeto
detalhadamente e com calma, tentando gerar no aluno, vontade e desejo para a
participação, falando das etapas e oficinas que serão realizadas no decorrer
das aulas. 2ª Momento: O
professor dará as informações a respeito a um dos trabalhos que serão
realizados pelos alunos do 7º ano, com a participação dos familiares, colegas
de sala. 3ºMomento: Influência
da cultura africana no Brasil Professor
essa aula visa que os alunos pensem na valorização da cultura afro-brasileira
e promover uma reflexão sobre um imenso universo a ser descoberto,
resinificado e reapropriado pelos alunos no dia a dia, para além da sala de
aula, elucidando questões como a escravidão, as influências africanas na
constituição do povo brasileiro e o respeito às diferenças. https://www.google.com.br/urlbrasilescola.uol.com.br/cultura-africana.Acessado
em 11/10/2024 Faça
os seguintes levantamentos prévios? >O
que sabem sobre a escravidão? >
Se vocês vivessem no tempo da escravidão o que fariam? >
O que vocês já ouviram falar sobre a África? >
Qual manifestação cultural africana você já vivenciou no seu dia a dia? >Como
você vivenciou essa manifestação? O que achou dela? >
Em sua opinião, qual é o significado da expressão afro-brasileira? 4ª Momento: O
professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos os slides
e atividade proposta (segue em anexo).
Logo após peça aos alunos que façam a atividade de releitura
da arte africana (segue em anexo).
2ª Aula 1ª Momento: Máscaras africanas Nesta
aula os alunos deverão identificar a função das máscaras na cultura africana;
e os diferentes modos de construção das máscaras africanas; Professor a aula terá início com uma roda de
conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e
motivar o grupo o professor apresentará texto e imagens de diferentes tipos,
formas e estilos de máscaras africanas. Apresente o texto a seguir: A
máscara é a forma mais conhecida da arte africana e constitui um processo de
formação muito apreciado por essa cultura. Em geral a máscara tem um papel
sagrado em sua representação. Elas podem ser criadas para garantir boas
colheitas, para identificar famílias, para cerimônias de iniciação masculina
e feminina, para casamentos, nascimentos e funerais. A
linguagem da arte das máscaras só poderá ser analisada em seu caráter
universal se estivermos atentos para conhecer o contexto histórico e sociocultural
no qual cada obra de arte foi realizada. Para os
africanos, uma máscara protege quem a carrega. Ela se destina a captar a
força vital de um ser humano ou de um animal. Essa energia capitada na
máscara é controlada e, posteriormente redistribuída em benefício da
coletividade. http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/http://3.bp.blogspot.com/11/10/2024 No
momento da apresentação das imagens sugere-se que o professor faça alguns
questionamentos que orientem o olhar do estudante para a leitura das imagens
através de perguntas como: Ø Todas
as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade Ø Quais
os materiais que fazem as máscaras? Ø Que
cores estão mais presentes? 2ª Momento: Mão na
massa O professor propõe
neste momento a construção de um tipo de máscara. Para
construir a máscara serão necessários os seguintes materiais: 1- Tesoura 2- Cola 3- Revistas
velhas ou jornais 4- Bexiga
ou embalagens plásticas 5- Tinta
guache 6- Pincel Sugere-se que o
professor encaminhe os seguintes passos, ou vídeo a seguir https://youtu.be/cRC002AHJ1g acessado em
11/10/2024: Passo
a passo: 1-
Corte
os jornais em pedacinhos quadrados. 2-
Deixe
os recortes de lado e prepare a bexiga, o ideal é enchê-la de ar até que ela
fique no tamanho aproximado do rosto de quem irá utilizá-la. 3-
Com a
bexiga pronta, inicie a parte de colagem: com um pincel, passe cola em apenas
um dos lados da bexiga em seguida os quadradinhos de jornais ou revistas
devem ser colados (repetir era operação três vezes para formar camadas. 4-
Depois
que o jornal estiver seco, estoure a bexiga. 5-
Corte
as sobras de jornal ao redor da máscara para dar acabamento 6-
Recorte
o lugar dos olhos e da boca 7-
Comece
a fazer a pintura 8-
Primeiro
passe guache branco para servir de base para a máscara 9-
Desenhe
com lápis as figuras que você deseja pintar. 10- Depois pinte como você quiser. https://www.criandocomapego.com/como-fazer-uma-mascara-africana/Acessado em 11/10/2024 Obs: Sugestão de
atividades em anexo
3ª Aula 1ªMomento: Racismo
no Brasil Professor nesta etapa os alunos devem desenvolver em um
pensamento reflexivo, que vai leva-las a ver o diferencial de respeitar o
outro. Tem como objetivo conhecer e valorizar as origens dos negros que vivem
no Brasil, ampliando os conhecimentos sobre a cultura africana para saber que
muito dos nossos costumes vieram dos negros, desenvolvendo atitudes de
respeito pela diferença. Apresente aos alunos os slides Racismo no Brasil (segue
em anexo). Sugere-se que sejam feitos os seguintes
questionamentos: Ø O que você entende por racismo? Ø Como o racismo pode afetar a vida de uma pessoa? Ø O que deve fazer uma pessoa que for vítima do racismo Ø O racismo é crime? Ø Como acabar com o racismo? 2ª
Momento: A valorização do ser negro e negra no Brasil Nesta etapa propõe-se valorizar a
identidade negra e combater as ações de discriminação e preconceito. Professor após os levantamentos
prévios feitos aos alunos sugere-se a leitura do poema, seguido de alguns
questionamentos: SER NEGRO
3ºMomento: Questionamentos: Ø Para você ser negro é? O que o
título desse poema lhe sugere? Ø “Sentir-se negro num país
miscigenado”. Que sentido esse trecho do poema tem para você? Ø Em sua opinião o povo brasileiro
demonstra atitudes de respeito em relação aos afro-brasileiros? Ø A diferença entre os povos pode
levar à discriminação? Justifique sua resposta: Ø Por outro lado as diferenças podem
enriquecer as relações entre as pessoas? Como? Ø Quais são os principais problemas
enfrentados pela população negra no Brasil? Ø Qual é a sua reação, atitude ao
ouvir apelidos depreciativos ou brincadeiras, piadas em relação às pessoas de
origem africana e afro-brasileira? Ø Leia a seguinte expressão “ A alma
não tem cor, ela é colorida sim ela é multicor” O que você acha que essas
expressões querem dizer? Ø Há igualdade de oportunidades e de
tratamento entre negros e brancos no Brasil? Justifique sua resposta: Ø Como você age em relação ao jeito de
ser e de comportar do outro? Costuma respeitar o outro apesar das diferenças?
4ª Aula 1ª Momento: Aceite
o diferente Professor
o objetivo da aula consiste em promover a reflexão sobre as construções
sociais, políticas, históricas, e culturais sobre os sentidos atribuídos ao
ser negro. Romper com formas de preconceito racial no ambiente escolar.
Fomentar o exercício da alteridade e da diversidade entre educandos (as), professores
(as) e funcionários (as) das escolas. Nesta
aula iremos trabalhar um tema que está muito na atualidade: preconceito e
racismo. Sugere-se
assistir o curta metragem “Vista Minha Pele” em
seguida propõe-se uma atividade de interpretação. Sinopse:
Uma divertida paródia da realidade brasileira, que serve de material básico
para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história
invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Acesse juntamente com
os alunos: https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCMacessado
em 11/10/2024. 2ºMomento:
Sugestão
de atividade de interpretação 1) Que parte do filme mais incomodou você?
Justifique sua escolha: 2) Justifique o título do curta, relacionando-o ao
seu conteúdo: 3) O que o filme denúncia? Qual o seu objetivo? Você
acha que esse objetivo foi cumprido? Justifique sua resposta: 4) Qual a primeira surpresa apresentada no curta? O
que isso provoca? 5) O que é "caminhar com os pés no chão"?
Note que essa expressão foi bastante explorada no curta. A solução seria
mesmo está? Por quê? 6) De que parte do curta você mais gostou? Explique
sua escolha: 7) O Brasil está mudando com relação ao RACISMO? Se
sim, para melhor ou para pior? Posicione-se sobre esse assunto, argumente, da
melhor maneira possível, o seu ponto de vista: 8)
Até que ponto a realização de um sonho interfere na questão das desigualdades
sociais, principalmente na racial? Explique seu raciocínio: 9) Na sua
opinião, quais seriam as principais soluções para o problema do preconceito
racial em nosso país? Por onde começar? 10) Que mensagem o curta lhe transmitiu? ANEXOS: Fonte de Pesquisa: Fábio M.
Júnior- Apostila Pintart |
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RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( x ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; (x ) Textos Informativos;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:(
) Prova; (x ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
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