SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE
PANDEMIA(Misturando as
cores com as minhas emoções nas obras de Gildásio Jardim) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
9º Período:29/03 a 16/04/2021 Aulas:04
|
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS
VINDAS! Levantamento de conhecimento Prévio: Professor
este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem
trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam
do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles
tem desse momento de estudos remoto! Dinâmica: Apresentação de memes - Atividade em anexo OBSERVAÇÃO: PROFESSOR FAÇA A ADAPTAÇÃO DA
DINÂMICA PARA O FORMATO ONLINE Sugestões
de Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw Após
passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações
dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou
escrito. 2ª AULA: RELEMBRANDO SIGNIFICADOS DAS
CORES As cores dizem muito sobre nós e sobre as nossas vidas,
portanto a escolha das cores nos ambientes onde vivemos e das roupas que
vestimos, podem nos auxiliar a encontrar aquilo que procuramos. Seja um
estímulo específico, ou mesmo para trazer tranqüilidade no dia a dia. Abaixo
segue o significado das principais cores presentes no nosso cotidiano. VERDE: A cor ver traduz o amor verdadeiro que possuímos em
nosso coração. Aquele amor despretensioso, que nada cobra, é o verdadeiro
amor! Aquele sentimento leve que desperta em nós quando vemos o sorriso de
uma criança, o pôr do sol no verão ou mesmo uma florzinha que nasce no meio
do asfalto. É uma cor que acalma, tranqüiliza e traz paz ao coração. AMARELO: Esta cor vibrante representa do sol que vive em
nós, representa o nosso poder pessoal e a forma como o colocamos. Caso não
estejamos conseguindo nos impor e deixando que as outras pessoas decidam por
nós, esta é uma ótima cor para usar! LARANJA: O laranja simboliza a forma como nos relacionamos
com as outras pessoas e situações e com nós mesmos, além disso, também está
relacionada com os nossos desejos mais íntimos. Caso estejamos precisando
equilibrar a nossa forma de nos relacionar, esta cor auxilia de forma muito
efetiva. VERMELHO: Esta cor também proporciona uma maior aceleração
de pensamentos caso estejamos precisando nos mexer mais! Portanto, é
necessário um certo cuidado na utilização desta cor, para que nosso campo
mental não fique ainda mais acelerado. AZUL CLARO: Esta cor simboliza a forma como nos
comunicamos, se conseguimos verdadeiramente expressar de forma clara nossos
pensamentos. É também associada a realização de nossos planos, aqueles que
ficam por vezes estacionados e não colocados em prática. Sendo assim, esta
cor é também muito boa para utilizar nos dias de apresentação de trabalho ou palestras. VIOLETA: A cor violeta está vinculada a espiritualidade,
independentemente da religião que se segue. Esta cor representa a nossa
ligação com a divindade, com tudo aquilo que representa Deus na nossa vida.
Usar a cor violeta é muito interessante caso precisemos renovar a nossa fé,
bem como pedir proteção espiritual. AZUL ÍNDIGO: Esta cor está associada aos nossos
pensamentos. Usar ou mesmo meditar na cor índigo, estimula a clareza e
equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e tranqüilidade tão
importantes nessa vida tão corrida que levamos. EXEMPLO: 1- Desenhe e pinte um quadro desse em seu
caderno. 2-
Descreva alguma coisa que faça você sentir cada emoção abaixo: 3- Qual
cor de acordo ao texto está associada aos nossos pensamentos e que estimula a
clareza e equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e
tranquilidade? 4- Se
acordo ao texto descreva: A- Verde- B- Violeta- C- Vermelho- 3ª AULA: CORES E SENSAÇÕES 1- Preencha as lacunas com os sentimentos
referentes. 2-
Desenhe a emoção que você mais gosta no rosto e em seguida pinte:
3- Pesquise
o significado de algumas palavras que estão no texto: A- Tranquilidade: B- Relacionar: C- Espiritualidade: D- Vibrante: E- Serenidade: F- Despretensioso: 4ª AULA: O CÍRCULO CROMÁTICO O Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três
primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é
utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a
qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as
meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a
mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os
detalhes. Outras
combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações,
comparações Veja como é fácil combinar as cores
no círculo cromático: É bem
simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e
escolha a próxima cor, pule outras três cores e
terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade
são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e
vermelho alaranjado. Assim,
a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores
complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho
(primária) e o verde (secundária) Classificação das cores que compõem
o círculo cromático: ·
Cores primárias: azul, vermelho e amarelo. ·
Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta. ·
Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado,
Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado. Obs: Peça aos alunos que assistam o Vídeo Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8 APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS
QUESTÕES: 1-
Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo
cromático. 2-
Quais são as cores complementares? Por que são chamadas desse nome? 3-
Como podemos obter a tríade? 4-
Faça um círculo cromático usando o passo a passo: a-
Com o compasso faça um círculo e divida em quatro
partes. b-
Divida cada quadrante em mais duas partes. c-
Com o compasso faça mais um círculo 5ªAULA: GILDÁSIO JARDIM Vivia cercado pelo homem do campo: agricultores, vaqueiros e
peões permearam a sua infância. Desde muito novo já desenhava, desenvolvendo os primeiros
traços de maneira autodidata. Ele considera que sua primeira grande tela
foram as estradas de terra, que depois da chuva eram riscadas pelo menino
cheio de imaginação. Mudou-se para Padre Paraíso aos 9 anos, onde mora até hoje.
Aos 13, começou a trabalhar em um bar. Nos dias de menor movimento, Gildásio
mergulhava de cabeça nas histórias de livros. Foram aproximadamente 110 obras
lidas, ele diz, orgulhoso. Mesmo devorando tantos livros, sua fome por arte e
conhecimento não estava saciada. É nesse momento que o desenho toma força. O
jovem começou a fazer experimentações com pintura. Alguém lhe falou que tela
seria um tecido esticado em quatro pedaços de madeira. Foi então que Gildásio
pensou: “se eu consigo construir meus carrinhos, eu consigo fazer uma tela
dessa”. E assim o jovem construiu sua própria tela, bem como suas tintas (uma
vez que não tinha dinheiro para comprar os materiais). O que começou como brincadeira acabou se tornando a principal
característica de suas obras: anos mais tarde, Gilsásio passou a fazer suas
telas com chita, enriquecendo a poesia do seu trabalho com as mais belas
cores das estampas dos tecidos. *Texto de Camila Magalhães, do livro Sabença. 1-
Nas obras o autor relata as vestes de chita
que é uma lembrança das roupas que os homens e mulheres do campo usavam.
Descreva uma veste da sua infância que você usava e se sentia bem. 2-
Cada cor inspira uma emoção, então observe as
obras acima e marque quais emoções você está sentindo 1-Raiva
2-Entediado
3-Confiante 4-Ansioso 5-Feliz 6-Chocado 7-Maravilhado 8-Inspirado 9-Amor 10-Medo 11-Triste 3-
Gildásio Jardim tinha uma necessidade de
expressar o que ele via e sentia, o que você tem vontade de expressar? 4-
Pegue pedaços de tecidos e crie sua arte transferindo
emoções que você está sentindo. 5-
Conte como foi o início da carreira de Gildásio
Jardim. 6-
Qual o nome da cidade que Gildásio nasceu, você
acha que ele foi feliz lá? 7
Pinte a releitura da obra de Gildásio Jardim com
as cores que inspira alegria. 6ª AULA: GILDÁSIO JARDIM 1- Peça aos alunos para
assistir o vídeo - pintura em tecido estampado / Gildásio Jardim - painting patterned
fabric Gildásio Jardim fazendo uma
tela e pintando: https://www.youtube.com/watch?v=z1Kywij7SoQ 2- RESPONDA AS QUESTÕES: A- Em
quais momentos você gosta de pintar? B- Qual
o nome da tela que Gildásio Jardim considera sua 1ª grande tela? C- Gildásio
Jardim gostava de lê, quantas obras ele leu? O que você acha, isso ajudou nas
criações de suas obras? D- Quais
cores de chita que você conhece, você acha bonita? 3-
Crie um tecido (Chita) bem
bonito e em seguida pinte com as cores que remete emoção, frescor e harmonia. ANEXO: MEMES O MEME DA MINHA QUARENTENA Acessados em 27/03/2021 https://www.google.com/search?q=roda+das+emo%C3%A7%C3%B5es+para+colorir&tbm=i file:///C:/Users/User/Downloads/APOSTILA%20-%20ARTES%20VISUAIS.pdf https://www.google.com/search?q=desenho+de+um+quadrado&hl=pt-BR&authuser=0&rlz O
Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da
minha vida; de quem me recearei? (
Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário