9ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA(Misturando as cores com as minhas emoções nas obras de Gildásio Jardim)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano: 9º                   Período:29/03 a 16/04/2021         Aulas:04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

 

Levantamento de conhecimento Prévio:

 

Professor este momento ideal para fazer uma motivação nos alunos, os professores devem trazer um momento divertido e agradável, perguntando o que os alunos esperam do ano de 2021, quais esperanças eles trazem consigo, e quais esperanças eles tem desse momento de estudos remoto!

Dinâmica:

 

Apresentação de memes - Atividade em anexo

OBSERVAÇÃO: PROFESSOR FAÇA A ADAPTAÇÃO DA DINÂMICA PARA O FORMATO ONLINE

 

 

Sugestões de Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY

https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw

 

Após passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou escrito.

 

2ª AULA: RELEMBRANDO SIGNIFICADOS DAS CORES

As cores dizem muito sobre nós e sobre as nossas vidas, portanto a escolha das cores nos ambientes onde vivemos e das roupas que vestimos, podem nos auxiliar a encontrar aquilo que procuramos. Seja um estímulo específico, ou mesmo para trazer tranqüilidade no dia a dia. Abaixo segue o significado das principais cores presentes no nosso cotidiano.

VERDE: A cor ver traduz o amor verdadeiro que possuímos em nosso coração. Aquele amor despretensioso, que nada cobra, é o verdadeiro amor! Aquele sentimento leve que desperta em nós quando vemos o sorriso de uma criança, o pôr do sol no verão ou mesmo uma florzinha que nasce no meio do asfalto. É uma cor que acalma, tranqüiliza e traz paz ao coração.

AMARELO: Esta cor vibrante representa do sol que vive em nós, representa o nosso poder pessoal e a forma como o colocamos. Caso não estejamos conseguindo nos impor e deixando que as outras pessoas decidam por nós, esta é uma ótima cor para usar!

LARANJA: O laranja simboliza a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e situações e com nós mesmos, além disso, também está relacionada com os nossos desejos mais íntimos. Caso estejamos precisando equilibrar a nossa forma de nos relacionar, esta cor auxilia de forma muito efetiva.

VERMELHO: Esta cor também proporciona uma maior aceleração de pensamentos caso estejamos precisando nos mexer mais! Portanto, é necessário um certo cuidado na utilização desta cor, para que nosso campo mental não fique ainda mais acelerado.

AZUL CLARO: Esta cor simboliza a forma como nos comunicamos, se conseguimos verdadeiramente expressar de forma clara nossos pensamentos. É também associada a realização de nossos planos, aqueles que ficam por vezes estacionados e não colocados em prática. Sendo assim, esta cor é também muito boa para utilizar nos dias de apresentação de trabalho ou palestras.

VIOLETA: A cor violeta está vinculada a espiritualidade, independentemente da religião que se segue. Esta cor representa a nossa ligação com a divindade, com tudo aquilo que representa Deus na nossa vida. Usar a cor violeta é muito interessante caso precisemos renovar a nossa fé, bem como pedir proteção espiritual.

AZUL ÍNDIGO: Esta cor está associada aos nossos pensamentos. Usar ou mesmo meditar na cor índigo, estimula a clareza e equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e tranqüilidade tão importantes nessa vida tão corrida que levamos.

EXEMPLO: 1- Desenhe e pinte um quadro desse em seu caderno.

2-      Descreva alguma coisa que faça você sentir cada emoção abaixo:                  

    

3-      Qual cor de acordo ao texto está associada aos nossos pensamentos e que estimula a clareza e equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e tranquilidade?

4-      Se acordo ao texto descreva:

A-      Verde-

B-      Violeta-

C-      Vermelho-

 

3ª AULA: CORES E SENSAÇÕES

1-      Preencha as lacunas com os sentimentos referentes.

 

2-      Desenhe a emoção que você mais gosta no rosto e em seguida pinte:

 

                                              

3-      Pesquise o significado de algumas palavras que estão no texto:

 

A-      Tranquilidade:

B-      Relacionar:

C-      Espiritualidade:

D-      Vibrante:

E-      Serenidade:

F-       Despretensioso:

 

4ª AULA: O CÍRCULO CROMÁTICO

Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Outras combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações, comparações

Veja como é fácil combinar as cores no círculo cromático:

É bem simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e escolha a próxima cor, pule outras três cores e terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e vermelho alaranjado.

Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho (primária) e o verde (secundária)

Classificação das cores que compõem o círculo cromático:

·         Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.

·         Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta.

·         Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado.

Obs: Peça aos alunos que assistam o Vídeo

Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8

 

APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS QUESTÕES:

1-      Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo cromático.

2-      Quais são as cores complementares? Por que são chamadas desse nome?

3-      Como podemos obter a tríade?

4-      Faça um círculo cromático usando o passo a passo:

a-    Com o compasso faça um círculo e divida em quatro partes.

b-    Divida cada quadrante em mais duas partes.

c-    Com o compasso faça mais um círculo

 

 

 

 

 

 

 

                                                              

5ªAULA: GILDÁSIO JARDIM

 

Vivia cercado pelo homem do campo: agricultores, vaqueiros e peões permearam a sua infância. 

Desde muito novo já desenhava, desenvolvendo os primeiros traços de maneira autodidata. Ele considera que sua primeira grande tela foram as estradas de terra, que depois da chuva eram riscadas pelo menino cheio de imaginação. 

Mudou-se para Padre Paraíso aos 9 anos, onde mora até hoje. Aos 13, começou a trabalhar em um bar. Nos dias de menor movimento, Gildásio mergulhava de cabeça nas histórias de livros. Foram aproximadamente 110 obras lidas, ele diz, orgulhoso. 

Mesmo devorando tantos livros, sua fome por arte e conhecimento não estava saciada. É nesse momento que o desenho toma força. O jovem começou a fazer experimentações com pintura. Alguém lhe falou que tela seria um tecido esticado em quatro pedaços de madeira. Foi então que Gildásio pensou: “se eu consigo construir meus carrinhos, eu consigo fazer uma tela dessa”. E assim o jovem construiu sua própria tela, bem como suas tintas (uma vez que não tinha dinheiro para comprar os materiais). 

O que começou como brincadeira acabou se tornando a principal característica de suas obras: anos mais tarde, Gilsásio passou a fazer suas telas com chita, enriquecendo a poesia do seu trabalho com as mais belas cores das estampas dos tecidos. 

*Texto de Camila Magalhães, do livro Sabença.

 

1-     Nas obras o autor relata as vestes de chita que é uma lembrança das roupas que os homens e mulheres do campo usavam. Descreva uma veste da sua infância que você usava e se sentia bem.

2-    Cada cor inspira uma emoção, então observe as obras acima e marque quais emoções você está sentindo

1-Raiva                      2-Entediado              3-Confiante               4-Ansioso              5-Feliz           

6-Chocado            7-Maravilhado             8-Inspirado             9-Amor         10-Medo        11-Triste

3-    Gildásio Jardim tinha uma necessidade de expressar o que ele via e sentia, o que você tem vontade de expressar?

4-    Pegue pedaços de tecidos e crie sua arte transferindo emoções que você está sentindo.

5-    Conte como foi o início da carreira de Gildásio Jardim.

6-    Qual o nome da cidade que Gildásio nasceu, você acha que ele foi feliz lá?

7     Pinte a releitura da obra de Gildásio Jardim com as cores que inspira alegria.

 

 

 

6ª AULA: GILDÁSIO JARDIM

 

1-    Peça aos alunos para assistir o vídeo - pintura em tecido estampado / Gildásio Jardim - painting patterned fabric

Gildásio Jardim fazendo uma tela e pintando:

https://www.youtube.com/watch?v=z1Kywij7SoQ

2-    RESPONDA AS QUESTÕES:

A-   Em quais momentos você gosta de pintar?

B-   Qual o nome da tela que Gildásio Jardim considera sua 1ª grande tela?

C-   Gildásio Jardim gostava de lê, quantas obras ele leu? O que você acha, isso ajudou nas criações de suas obras?

D-   Quais cores de chita que você conhece, você acha bonita?

 

 

 

 

3-    Crie um tecido (Chita) bem bonito e em seguida pinte com as cores que remete emoção, frescor e harmonia.

 

 

ANEXO: MEMES

 

                                     O MEME DA MINHA QUARENTENA

 

 

 

Acessados em 27/03/2021

https://www.google.com/search?q=roda+das+emo%C3%A7%C3%B5es+para+colorir&tbm=i

file:///C:/Users/User/Downloads/APOSTILA%20-%20ARTES%20VISUAIS.pdf

file:///C:/Users/User/Downloads/Pintart%20-%208%20Exerc%C3%ADcios%20Pr%C3%A1ticos%20para%20sua%20Sala%20de%20Aula!.pdf

https://www.google.com/search?q=desenho+de+um+quadrado&hl=pt-BR&authuser=0&rlz

 

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 )  

 

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário