SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
7º |
Professores (as) de
Arte: Ana Lúcia Dias Leite, Beatriz Santana Alves, Claúdia
Alves dos Reis, Danilo Ribeiro Cunha, Jocinéia Braz de Araújo Mello, Marcela
Nascimento da Gama, Marizete da Silva Santos, Niciara Soares Mota, Nildo Celio
Almeida da Conceição, Renata de Souza Silva, Sirléia Costa de Brito, Solúvia de
Oliveira Cézar dos Santos, Susana Lúcia Ferreira Britto.
Articuladora: Valdirene Soares de Almeida Pires
ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens COMPONENTE
CURRICULAR: Arte |
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PROFESSOR(A):
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TURNO: |
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O Componente Curricular de Arte contribui, para a
interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, propicia a troca
entre culturas, favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças, o
respeito, o diálogo intercultural, importantes para o exercício da cidadania.
De acordo a (BNCC) este componente está centrado em cinco Unidades Temáticas:
Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas. Essas linguagens
articulam saberem referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as
práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre
formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as
subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de
aprendizagem em Arte. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule
seis dimensões do conhecimento (criação, crítica, estesia, expressão,
fruição, reflexão, que de forma indissociável e simultânea, caracterizam a
singularidade da experiência artística). Tais dimensões perpassam os
conhecimentos em todas as unidades temáticas. Não existe nenhuma hierarquia
entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no
campo pedagógico. A referência a essas dimensões busca facilitar o processo
de ensino e aprendizagem em Arte, integrando os conhecimentos do componente
curricular. Assim, é importante que o componente curricular Arte leve em
conta o diálogo entre essas linguagens, o diálogo com a literatura, além de
possibilitar o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas,
tais como as artes circenses, o cinema e a performance. Atividades que
facilitem um trânsito criativo, fluido e desfragmentado entre as linguagens
artísticas construindo uma rede de interlocução, inclusive, com a literatura
e com outros componentes curriculares. Em síntese, o componente Arte no
Ensino Fundamental articula manifestações culturais de tempos e espaços
diversos, incluindo o entorno artístico dos alunos e as produções artísticas
e culturais que lhes são contemporâneas. No que diz respeito ao currículo
local, foram realizadas discussões com todos os profissionais do Ensino
Fundamental da rede municipal de ensino para complementação e adequação dos
objetos de conhecimento de acordo a realidade do município, conforme tabela
abaixo. O Componente Curricular de Arte, está constituído por quatro
linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Sendo trabalhadas de forma
interdisciplinar, levando em consideração as especificidades dos grupos em
seus diversos contextos, tempos e territorialidades, abordados por uma unidade
do conhecimento denominada Artes Integradas. Vejamos sobre as linguagens: As
Artes Visuais são consideradas como um conjunto de manifestações, produzidas
nos diversos tempos históricos e contextos sociais tendo a expressão visual
como fonte principal de comunicação. O trabalho com Artes Visuais possibilita aos estudantes
explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer
outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar
os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de
produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. (BAHIA, 2019,
p. 245). Vale salientar, que a área das Artes Visuais consta um repertório
gigantesco, que vai desde a pintura e escultura, até vídeo, animações,
colagens, arte urbana, instalações artísticas, performances, arte corporal,
apresentações de rua, histórias em quadrinhos, artes decorativas, arte
multimídia, design gráfico, de produtor e de moda, entre outros “[...] que
gere a necessidade de saber ver e perceber”. (BRASIL 1998, p. 63). A Dança é
vista como uma expressão corporal que faz parte de toda a atividade humana,
sendo ela essencial para o desenvolvimento integral e integrado, ao
movimentar-se a criança e o jovem constrói sua autonomia. A Dança constitui-se
como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a
articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados
no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da
dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e
significando relações entre corporeidade e produção estética. (BAHIA, 2019,
p. 245). É pertinente frisar, que a dança propicia o entendimento de como o
corpo funciona, como se movimenta, trabalha a motricidade, cognição e a
afetividade, estabelecendo a interação e o fortalecimento das relações
sociais. Assim “ [...] a dança é forma de conhecimento que envolve a
intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação [...]. ”
(BRASIL, 1998, p. 74). 379 A Música faz parte de toda forma de expressão
artística que se materializa por meio dos sons, que ganham formas, sentidos e
significados no âmbito da sensibilidade subjetiva das interações sociais,
como resultado de saberes e valores diversos, estabelecidos no domínio de
cada cultura. Neste contexto, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular,
a Música proporciona: A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais
passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de
materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura
musical dos alunos. Esse processo lhes possibilita vivenciara música
interrelacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais
para sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade. (BRASIL, 2017,
p. 196). É notório que a Música contribui para o desenvolvimento crítico dos
educandos, vivenciar a música, o sentir, expressar e pensar a realidade
sonora, as constantes mudanças levam os jovens a identificar as diversas linguagens
e sonoridades expressas, contribuindo para o desenvolvimento das competências
artísticas. Nisto, “[...] o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a
fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o
poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano”. (BRASIL, 1998,
p. 80). O Teatro é a área da linguagem que possibilita a intensa troca de
experiências entre os alunos, amplia a capacidade de dialogar, de
compartilhar ideias, atitudes e sentimentos, estabelecendo a relação coletiva
dos indivíduos. Nesse contexto: O Teatro instaura a experiência artística
multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o
corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de
si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de
criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por
intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizadas
pela interação entre atuantes e espectadores. (BAHIA, 2019, p. 246). Em
síntese, o componente Arte no Ensino Fundamental articula manifestações
culturais de tempos e espaços diversos, incluindo o entorno artístico dos
alunos e as produções artísticas e culturais que lhes são contemporâneas. Do
ponto de vista histórico, social e político, propicia a eles o entendimento
dos costumes e dos valores constituintes das culturas, manifestados em seus
processos e produtos artísticos, o que contribui para sua formação integral O planejamento anual foi elaborado sob
as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento Curricular
Referencial da Bahia(DCRB) e nos documentos orientadores do munícipio de
Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju
(DCRMI). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
organizou o Componente Curricular de Arte, em uma área denominada Área das
Linguagens. Foi estruturado em cinco Unidades Temáticas comuns ao longo de
todo o Ensino Fundamental, porém com progressão nas Habilidades propostas
para cada Ano/Série.
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os
objetivos de Arte no ensino fundamental são concebidos para que o aluno
desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como
indivíduo e como cidadão. Proporcionando o desenvolvimento do pensamento
artístico e da percepção estética caracterizando um modo próprio de ordenar a dar sentido a experiência humana, desenvolvendo com o educando, a sensibilidade, a
percepção e a imaginação no domínio do conhecimento artístico, necessário
para compreender a Arte como meio de humanização da realidade. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e
resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base
em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender
ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. 10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido que os educadores
ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes
domínios que são entendidos como
cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco,
persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros:
iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO
COMPONENTE CURRICULAR ARTE PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as
competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Arte deve garantir aos alunos o
desenvolvimento de algumas competências específicas: 1-Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. 2.
Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas
integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias
de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições
particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas
articulações. 3.
Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente
aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade
brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as
nas criações em Arte. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 6.
Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de
forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte
na sociedade. 7.
Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas,
tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e
apresentações artísticas. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. 9.
Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo. |
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METODOLOGIAS ·
Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou atividades
práticas; ·
Apresentação
de aulas com ferramentas digitais ( projetor, televisão, celular, etc...) ·
Vídeo
aula ·
Filmes ·
Leitura
e interpretação de textos; ·
Leituras
compartilhadas ·
Conversa informal; ·
Aula
expositiva utilizando o livro didático; ·
Atividades de desenho, pintura,
recorte e colagem ·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos. ·
Visitas a espaços culturais. ·
Atividades
de pesquisa e construção; ·
Utilizar
desafios, jogos, atividades lúdicas, que ajudam o aluno a pensar, a relacionar
ideias e a realizar descobertas. As metodologias também devem vir
acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos
professores de arte deve ser visto como um recurso, mas não o único, muitos
professores sustentam a base do seu trabalho apenas no livro didático, mas
este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar o
livro didático para complementar os debates. É necessário buscar outros
recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, tv,
data show, câmera. Os recursos audiovisuais que dá suporte, a pratica
educativa, chamando atenção do aluno para o tema. Ao planejar a aula o
professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como filme, painel,
revistas, slides e o material confeccionado para despertar no estudante o
desejo de construir na aula prática, com o objetivo do aluno assimilar de
melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim
seu conhecimento. |
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7º ANO |
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE TEMÁTICA: Artes Visuais/Artes Integradas |
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TEMA INTER CURRICULAR |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
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“Valores em Pauta: Aprendizagem
Significativas e Inovadoras em sala de aula” 01/03
a 07/04/2023 |
Ø Saúde na Escola Ø
Educação
em Direitos Humanos |
Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem,
Processos de Criação (Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano
Martins) Contextos
e Práticas, Sistema de Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de
Criação. (A arte na pré-história Brasileira) |
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HABILIDADES
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF1505AR06) consiste em: Comparar o uso de
diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os
significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. (EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas
de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso
sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e
não convencionais (EF69AR118BA) Analisar os elementos
constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a
cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções
artísticas.
UNIDADE TEMÁTICA: Artes Visuais/ Teatro |
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TEMA INTER CURRICULAR
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TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
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Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida
e para a vida!”(10/04 a 26/05/2023).
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Ø
Ciência
e Tecnologia Ø
Cidadania
e Civismo Ø
Meio
Ambiente Ø
Educação
Ambiental
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Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidade, Processos
de Criação. (Intervenção
Urbana)
Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação (Acessórios Teatrais) Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e
Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem (A Arte da Fotografia/ História do Cinema)
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HABILIDADES (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes
contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário,
a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver processos de criação
em Artes Visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo
individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e
recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do
sistema das Artes Visuais (museus, galerias, instituições, artistas,
artesãos, curadores etc.). (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32)
Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre
diversas linguagens
artísticas. (EF15AR18)
Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro
presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias
dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de
simbolizar e o repertório ficcional. (EF69AR19).
Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais
(variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de
personagens e narrativas etc.). (EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e
espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro
contemporâneo. (EF69AR24)
Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros
de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais
(ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento
etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais,
instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR05P6) Experimentar diferentes formas
de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.),
explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística. (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais
(multimídia, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo,
fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável.
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II TRIMESTE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Dança, Artes Visuais,Teatro |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
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As
diversas facetas do Consumo (12/06 a 04/08/2023).
Leitura
e escrita ( 07/08 a 01/09/2023). |
Educação
Financeira para o Consumo Ø Educação Fiscal Educação
em Direitos Humanos Ø Ciência e Tecnologia |
* Contextos
e Praticas, Elementos da Linguagem ( Mosaico, mandala, ponto, linha, curva, pontilhismo) * Contextos
e práticas; Matrizes estéticas e culturais. (Pina
Bausch) *Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidade, Processos de Criação, Matrizes
Culturais e Estéticas (História da Dança - Em cada lugar, uma dança- Região Nordeste.
Promoção da cultura da paz,
cidadania e direitos humanos.
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HABILIDADES (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes
formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e
apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento
dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em
sua história tradicional e contemporânea. (EF69AR11) Experimentar e analisar os
fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que,
combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. (EF69AR12) Investigar e experimentar
procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a
construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em
dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando
estereótipos e preconceitos (EF15AR08)Experimentar e apreciar formas
distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos,
cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o
repertório corporal. (EF15AR11) Criar e improvisar movimentos
dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os
aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do
movimento, com base nos códigos de dança. (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios
e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical. (EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de
músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o
desenvolvimento de formas e gêneros musicais. (EF69AR19) Identificar e analisar
diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de
modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos
da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as
diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF15AR50BA) Conscientizar-se da função
dinâmica do corpo, do gesto e do movimento como uma manifestação pessoal e
cultural, promovendo o autoconhecimento. (EF15AR64BA) Vivenciar, contextualizar e
executar a ginga e os golpes de defesa e ataque da capoeira a partir de
dinâmicas em grupos, reconhecendo a capoeira como um processo artístico de
dança, e não de violência. (EF15AR72BA) Vivenciar práticas de dança e
atividades rítmicas expressivas na escola, na comunidade e em espaços
culturais. (EF15AR73BA) Apreciar, analisar e relatar as
apresentações de dança e de atividades rítmico-expressivas ocorridas na
escola, na comunidade e em espaços culturais.
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III TRIMESTRE |
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UNIDADE (S) TEMÁTICA(S): Música, Artes Visuais,
Artes Integrada, Teatro
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO
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Leitura,
escrita (04/09 A 30/09/2023. |
Ø
Educação
na Escola Ø
Cidadania
e Civismo Ø
Ciência
e Tecnologia |
*Contextos
e práticas; Elementos da linguagem; Materialidades; Processos de criação. (Música e paisagens: interações) “Como a
música interage com a paisagem? *Contextos
e práticas; Elementos da linguagem; Notação e registro musical. Paisagem
sonora mundial. (Murray Schafer) História da música
Cantores da Terra
Prevenção
ao uso de álcool, tabaco, crack e outras droga |
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Territorialidade
(02/10 a 24/11/2023) |
Ø
Economia
(Educação Fiscal) Ø
Ciência
e Tecnologia Ø
Saúde
na Escola Ø
Cidadania
e Civismo
|
Contextos e Práticas, Elementos da linguagem,
Materialidades, Processos de Criação, Arte e Tecnologia, Cidade, Cultura e Práticas
Culturais (Itamaraju
Ontem e Hoje) Contextos
e Práticas; Materialidades; Processos de Criação; Sistemas da Linguagem; O Ser Humano e Seu Abrigo Outubro Rosa |
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( 27/11 a 08/12/2023). |
Ø
Educação
para as Relações Étnico-raciais Ø Educação para a Diversidade |
Contextos
e Práticas, Processos de Criação, Patrimônio Cultural, Arte e Tecnologia. (Arte Conectando Povos ) Contexto
e Práticas Processo
de Criação Matrizes
Estéticas e Culturais Consciência Negra – Máscaras Africana) |
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HABILIDADES (EF69AR01) Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capa- cidade de simbolizar e o repertòrio
imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as
linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema,
animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos
diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo
uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e
digitais. (EF69AR08)
Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer,
entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das
artes visuais. (EF69AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como ele- mentos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. (EF69AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do
movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios
próprios. (EF69AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança
de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no
tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
musical. (EF69AR20) Explorar
e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre,
melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas
digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução
e apreciação musicais. (EF69AR21) Explorar
e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação,
execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos
musicais diversos. (EF69AR22)
Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical
tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea),
bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual. (EF69AR23)
Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas
sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos
acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando
ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa. (EF15AR13) Identificar e
apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical,
reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos
contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos
constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.),
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musical. (EF15AR109BA) Explorar as propriedades do som
que influenciam as dimensões emocionais e espirituais. (EF15AR17) Explorar e analisar,
criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da
música e do conhecimento musical. (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões
artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira
cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos
educandos dentro e fora da escola. (EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos
de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento
de formas e gêneros musicais. (EF69AR07IT) Proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos socioculturais
identitários, o negro e suas diversidades e expressões artísticas,
valorizando a cultura Afro, a Consciência Negra, produzir espaços para
apreciação das produções artísticas no ambiente escolar. (EF69AR34) Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial
a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório
relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos
temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR33) ) Analisar aspectos históricos,
sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas
eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato,
folclore, design etc.). |
OBJETIVOS,
FUDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS
A
concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de
notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante.
Avaliação
da Aprendizagem |
A avaliação da aprendizagem
permeia todo o caminho pedagógico de apreensão dos novos conhecimentos,
tomando como referência a prática social do estudante, devendo ser
compreendida em três dimensões: avaliação inicial, avaliação processual e
avaliação de resultado. |
Avaliação
Inicial |
A avaliação inicial fornece
informações aos professores sobre o desempenho dos estudantes que com base
nesse diagnóstico, terão subsídios suficientes para intervir e tomar decisões
no que se refere ao planejamento pedagógico, pois, segundo Luckesi (2003), o
ato de avaliar implica em dois processos articulados e indissociáveis:
diagnosticar e decidir. |
Avaliação
Processual |
A avaliação processual é
formativa, possibilita ao/à professor/a acompanhamento dos avanços e das
dificuldades dos estudantes ao longo do processo. Nessa dimensão, a avaliação
permite que as intervenções pedagógicas sejam promovidas no tempo em que as
dificuldades ocorrem e, por isso, evita resultados indesejados. |
·
Avaliação de Resultado |
Finalmente, o/a professor/a
realiza sua avaliação a partir do trabalho desenvolvido com os estudantes e
estes avaliarão em que medida o objeto do conhecimento teórico se
transformará em ação após ser trabalhado. Este é o momento da prática social
final, ou seja, é o momento da avaliação na prática, em consonância com a
síntese do método didático. Nesse sentido, a prática social final se efetiva
quando há mudança de comportamento do estudante, ou seja, quando o mesmo se
posiciona diante das problemáticas cotidianas, intervindo positivamente na
solução destas (GASPARIN, 2007). |
Critérios
de Avaliação |
Os critérios de avaliação são
estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem
desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, propostos
para cada área de conhecimento, assim como as aprendizagens esperadas
constantes das matrizes de cada componente curricular. Nessa premissa, definir critérios
significa ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. |
MARANHÃO.
Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno de
Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.
A avaliação acontece no processo diário de ensino e
aprendizagem. Cada atividade, pesquisa, apresentações realizadas pelos alunos
tem como objetivo especifico a aquisição de determinado conhecimento
adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:
•Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos,
expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da
língua.
•Auto avaliação.
•Todos os indicadores apresentados no dispositivo de
avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita,
resolução de exercícios, fichas de trabalhos (individuais e em grupo).
•Comportamento – (participação, assiduidade,
reponsabilidade, organização, etc.).
Exemplos de Auto
avaliação:
AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR |
1.
Procuro dar assistência individual aos alunos, atendendo às suas
dificuldades? Como? 2.
Quais os aspectos atitudinais trabalhados nesse período? Como o grupo se
encontra quanto a esses objetivos? 3.
Quais assuntos foram objetos de conhecimento nesse período? Como o grupo se
encontra frente a eles? 4.
O que deve ser melhorado no componente curricular? 5.
Quais aspectos avalio como dificuldades da minha ação pedagógica? 6.
De que maneira conduzo a aula na educação online? 7.
Delego atribuições aos meus alunos para que busquem o conhecimento por si interações
em minhas aulas? São dominadas por poucos? Minhas aulas são realmente
interativas? 8.
Sinto-me à vontade quando meus alunos discordam do meu ponto de vista? Como
próprios? É rotina incorporar tarefa s e
exercícios colaborativos em minhas aulas? 9.
Como me sentiria se um aluno sugerisse algo que ele descobriu em seu processo
de aprendizagem? 10. Qual é a minha
definição de aprendizagem? Que resultados espero de uma aula online? |
AUTOAVALIAÇÃO
DO ALUNO |
1.
Minhas contribuições foram significativas? 2.
Compartilhei com os colegas e professor o que aprendi? 3.
Senti-me à vontade para expressar abertamente os meus problemas e minhas preocupações
no grupo? 4. Fiz comentários substanciais sobre o
trabalho de outros participantes? 5.
O trabalho em grupo contribuiu para os meus objetivos de aprendizagem e para
os do componente curricular? 6.
O que foi mais útil e menos útil para mim no processo de aprendizagem? 7.
Alcancei meus objetivos de aprendizagem no estudo? Se não os alcancei, quais
foram os obstáculos? 8.
O que aprendi sobre meu processo de aprendizagem com este objeto de
conhecimento/conteúdo? 9.
O que aprendi nesta aula terá aplicação em outras áreas da minha vida? Onde
aplicarei este conhecimento? 10. Como foi minha participação
na aula? Estou satisfeito com o nível e com a qualidade de minha
participação? |
Adaptado e retirado
de: Ferramentas de
Avaliação na Educação Online Luís Paulo Leopoldo Mercado Programa de
Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas - Brasil lpmercado@oi.com.br
Referências:
Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de
Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).
BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidades em dança: parâmetros para uma
história contemporânea. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2008
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio
ambiente: ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
GIL, José. O movimento total: corpo e dança. Lisboa: Relógio
D’Água Editores, 2001.
file:///C:/Users/User/Downloads/SE%20LIGA%20NA%20ARTE%206%C2%B0%20ANO.pdf (Editora Moderna- Se Liga na Arte)7ºano
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