SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE |
|
Tema:
Diálogo com o Passado |
Unidade Temática: Artes Visuais |
Objetos de
Conhecimento: Contextos e Práticas |
|
Ano:
9º Período: 03
a 14/08 Nº de Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes
visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR08) Diferenciar as
categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre
outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes
visuais. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais –
especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a
identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas,
reelaborando- -as nas criações em Arte. 9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1ª Etapa: .Fazer um levantamento prévio do conteúdo trabalhado. .Introdução do conteúdo (Diálogo com o Passado) .O que é cultura para você? .Por quais atividades culturais você se interessa? .Você se sente motivado a produzir trabalhos artísticos
quando vai a shows, teatros e exposições? .A definição de cultura é amplamente debatida em diversos
meios e pode ser formulada de muitas maneiras. .Uma definição contemporânea que pode ser compartilhada
com a turma afirma que a cultura é um conjunto de traços
distintivos,espirituais e materiais,intelectuais e afetivos,que caracterizam uma
sociedade ou um grupo social, ,além das artes,literatura,modos de
vida,sistemas de valores e crenças e tradições. .A antropofagia e o tropicalismo são apresentadas como
movimentos que lidaram com a relação entre a cultura dos povos colonizados e
que associaram a suas produções elementos das culturas indígenas,africanas e
europeias,entre outros. 2ª Etapa: APRENDER COM OS SENTIDOS .Nesta
atividade, os alunos vão fazer uma prática de autoconhecimento, basta seguir
a sugestão de encaminhamento na página 63 do livro didático. O
que se busca é proporcionar ao aluno a experiência de concentrar-se em si
mesmo, do ponto de vista físico e de sua identidade. .Refletir
sobre o próprio nome é fundamental, pois pode trazer à tona relações com
histórias, mitos e crenças da comunidade de origem,e com a própria
ancestralidade. .No
final socialize com os alunos
AULA 02 3ª
Etapa:COMEÇANDO POR VOCÊ .Nesta
seção, a turma poderá desenvolver uma conversa sobre memória, aprendizado e o
conceito de diálogo através do tempo. .Aproveite
as imagens e as questões propostas para discutir a forma de expressão das
crianças e dos adolescentes. .As
crianças pequenas costumam fazer desenhos de si mesmas e, muitas vezes,criam
histórias sobre As
imagens, elaborando personagens imaginários para si mesmas. .Oriente
aos alunos a procurar trabalhos diferentes por meio dos quais possam
estabelecer comparações. Ressalte
que não precisa ser um retrato, pode ser qualquer outro desenho. Peça
que falem aos colegas em que momento e situação os desenhos foram feitos e
expliquem os mo- tivos
que os levaram a escolher esses desenhos. .Para
encerrar,reforce que o processo de operar significados simbólicos através do
tempo faz parte da cultura humana. .Peça
aos alunos que façam as questões da página 65 e a disponível no slide.
AULA 03 4ª
Etapa: Levantando
conhecimentos prévios através das questões da aula anterior. .A ARTE E A
HISTÓRIA Em primeiro momento deixe que os alunos observem
livremente as imagens que compõe a seção, com oportunidade de deter-se
naquelas que mais chamam a atenção. .Procurem ajudá-los a construir relações de sentidos
articulando as imagens e o tema do capítulo. A seguir, você pode pedir a um
aluno que escolha um exemplo da seção para ler em voz alta e socializar com a
turma. .Relembrando a obra de Tarsila do Amaral (Abaporu). Site:ttps://www.youtube.com/watch?v=l1EOuXAr2H8 Acessado em 30/07/2020(áudio descrisção). .Que elementos na pintura de Tarsila Amaral remetem à cultura
brasileira? .Qual o nome do marido de Tarsila que recebeu a obra de
arte Abaporu? .Qual o significado da palavra Abaporu? .Como se chama o movimento artístico? .Em que que ano Tarsila pintou a tela do Abaporu?
AULA 04 . Observem a foto da página 67: .Que elementos dessa gravura remetem à Europa do século
XVI? De que forma a obra está relacionada ao “Manifesto Antropófago”? Aprofundando o conhecimento visite o site: Acessado em 30/07/020 https://www.brasilianaiconografica.art.br/artigos/20225/theodore-de-bry-e-as-primeiras-imagens-do-brasil .Peça aos alunos que façam um
resumo relatando o que entendeu sobre a obra de Theodore de Bry, e o que mais
chamou a atenção.
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
(X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 19, 23, 25, 26, 31 e 32) ( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário