9ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Tema: Diálogo com o Passado

Unidade Temática: Artes Visuais

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

Ano: 9º                          Período: 03 a 14/08                                Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

 

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                                                    AULA 01

1ª Etapa:

.Fazer um levantamento prévio do conteúdo trabalhado.

.Introdução do conteúdo (Diálogo com o Passado)

.O que é cultura para você?

.Por quais atividades culturais você se interessa?

.Você se sente motivado a produzir trabalhos artísticos quando vai a shows, teatros e exposições?

.A definição de cultura é amplamente debatida em diversos meios e pode ser formulada de muitas maneiras.

.Uma definição contemporânea que pode ser compartilhada com a turma afirma que a cultura é um conjunto de traços distintivos,espirituais e materiais,intelectuais e afetivos,que caracterizam uma sociedade ou um grupo social, ,além das artes,literatura,modos de vida,sistemas de valores e crenças e tradições.

.A antropofagia e o tropicalismo são apresentadas como movimentos que lidaram com a relação entre a cultura dos povos colonizados e que associaram a suas produções elementos das culturas indígenas,africanas e europeias,entre outros.

 

2ª Etapa: APRENDER COM OS SENTIDOS

.Nesta atividade, os alunos vão fazer uma prática de autoconhecimento, basta seguir a sugestão de encaminhamento na página 63 do livro didático.

O que se busca é proporcionar ao aluno a experiência de concentrar-se em si mesmo, do ponto de vista físico e de sua identidade.

.Refletir sobre o próprio nome é fundamental, pois pode trazer à tona relações com histórias, mitos e crenças da comunidade de origem,e com a própria ancestralidade.

.No final socialize com os alunos

 

                                                                          AULA 02

 

3ª Etapa:COMEÇANDO POR VOCÊ

.Nesta seção, a turma poderá desenvolver uma conversa sobre memória, aprendizado e o conceito de diálogo através do tempo.

.Aproveite as imagens e as questões propostas para discutir a forma de expressão das crianças e dos adolescentes.

.As crianças pequenas costumam fazer desenhos de si mesmas e, muitas vezes,criam histórias sobre

As imagens, elaborando personagens imaginários para si mesmas.

.Oriente aos alunos a procurar trabalhos diferentes por meio dos quais possam estabelecer comparações.

Ressalte que não precisa ser um retrato, pode ser qualquer outro desenho.

Peça que falem aos colegas em que momento e situação os desenhos foram feitos e expliquem os mo-

tivos que os levaram a escolher esses desenhos.

.Para encerrar,reforce que o processo de operar significados simbólicos através do tempo faz parte da cultura humana.

.Peça aos alunos que façam as questões da página 65 e a disponível no slide.

                                                                       

                                                                    

                                                                         AULA 03

4ª Etapa:

Levantando conhecimentos prévios através das questões da aula anterior.

.A ARTE E A HISTÓRIA

Em primeiro momento deixe que os alunos observem livremente as imagens que compõe a seção, com oportunidade de deter-se naquelas que mais chamam a atenção.

.Procurem ajudá-los a construir relações de sentidos articulando as imagens e o tema do capítulo. A seguir, você pode pedir a um aluno que escolha um exemplo da seção para ler em voz alta e socializar com a turma.

.Relembrando a obra de Tarsila do Amaral (Abaporu). Site:ttps://www.youtube.com/watch?v=l1EOuXAr2H8

Acessado em 30/07/2020(áudio descrisção).

.Que elementos na pintura de Tarsila Amaral remetem à cultura brasileira?

.Qual o nome do marido de Tarsila que recebeu a obra de arte Abaporu?

.Qual o significado da palavra Abaporu?

.Como se chama o movimento artístico?

.Em que que ano Tarsila pintou a tela do Abaporu?

 

 

                                                                         AULA 04

 

. Observem a foto da página 67:

.Que elementos dessa gravura remetem à Europa do século XVI? De que forma a obra está relacionada ao

“Manifesto Antropófago”?

Aprofundando o conhecimento visite o site:

Acessado em 30/07/020 https://www.brasilianaiconografica.art.br/artigos/20225/theodore-de-bry-e-as-primeiras-imagens-do-brasil

.Peça aos alunos que façam um resumo relatando o que entendeu sobre a obra de Theodore de Bry, e o que mais chamou a atenção.

   

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 23, 25, 26, 31 e 32) 

(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário