6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8ºANO

 

6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente (Desenho e composição nas artes)

Tema Contemporâneo Integrador:

 Diversidade cultural

Unidade Temática: Contexto e práticas     Ano:        Período: 31/07 a 21/08/2024        Aulas: 06

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

2. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

3. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

2. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

3. Desenvolvimento de um estilo pessoal e voz artística.

4. Uso do desenho como meio de expressão de ideias, emoções e narrativas.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

Aula 1 e 2: Desenho e composição nas artes

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas/ Processo de criação

Metodologia:

Abordagem Construtivista, Aprendizagem Ativa.

Integração de Multimodalidades.

Aprendizagem Ativa, Trabalho Colaborativo.

Habilidade:

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.                        

Desenvolvimento:

1º Momento: Apresentar o tema “Desenho e Composição nas Artes” para a turma.

Iniciar a aula com uma pergunta aberta: “O que vocês sabem sobre desenho e composição nas artes?”.

Discutir brevemente as respostas dos estudantes, incentivando a participação e a troca de ideias sobre o que é desenho e como a composição é usada nas artes visuais.

2º Momento: Apresentar a imagem da página 126 do livro didático "Superação" para a turma.

Realizar uma análise detalhada da imagem, destacando os elementos de desenho e composição presentes.

Discutir com os estudantes como a composição é utilizada para criar efeitos visuais e expressivos na arte representada.

3ºMomento: Realizar a atividade prática das páginas 126 e 127 do livro didático.

Os estudantes irão criar suas próprias composições artísticas, aplicando os conceitos discutidos e analisados.

Incentivar os estudantes a explorar diferentes técnicas e estilos de desenho e composição em seus trabalhos.

 

Aula 3: Desenho, linha e formas – páginas 128 e 129

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Abordagem Construtivista, Integração de Multimodalidades.

 Atividades de Compreensão

Trabalho Colaborativo, Reflexão Crítica.

Habilidade:

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.).

(EF69AR06) Desenvolver os processos de criação em artes visuais, com base em temas e interesse artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Realizar a leitura das páginas 128 e 129 do livro didático "Superação" do 8º ano, que abordam os conceitos de desenho, linha e formas.

Durante a leitura, o professor pode destacar pontos-chave e fazer perguntas para garantir a compreensão dos estudantes.

2º Momento: Realizar as atividades 4 e 5 da página 128 do livro didático.

Ø  Atividade 4: Análise de exemplos de uso de linha e forma em diferentes desenhos.

Ø  Atividade 5: Identificação e descrição de linhas e formas em obras apresentadas.

3º Momento: Realizar a atividade prática da página 129 do livro didático, que pode envolver a criação de um desenho próprio utilizando linhas e formas específicas.

Os estudantes deverão aplicar os conceitos discutidos nas atividades anteriores para criar composições artísticas.

 

Aula 4 e 5: Desenho artístico e esboço

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas, processos de criação

Metodologia:

Ø  Abordagem Construtivista, Integração de Multimodalidades.

Ø  Aprendizagem Ativa

Ø  Trabalho Colaborativo, Reflexão Crítica.

Habilidade:

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.).

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

 

Desenvolvimento:

1º Momento: O professor apresentará imagens e exemplos de desenhos artísticos e esboços, abordando as características e técnicas envolvidas.

Realizar a leitura das páginas 130 a 132 do livro didático "Superação", discutindo as principais técnicas de desenho e esboço mencionadas.

Analisar os esboços apresentados nas páginas do livro, destacando os elementos de desenho artístico e como são utilizados.

2º Momento: Realizar as atividades propostas na página 131 do livro didático, que podem envolver a prática de técnicas de esboço e desenho artístico.

Os estudantes trabalharão em exercícios que aplicam as técnicas discutidas, como a criação de esboços a partir de referências e a aplicação de diferentes estilos de desenho.

3º Momento: Após a realização das atividades práticas, os estudantes discutirão em grupos as técnicas utilizadas e os resultados obtidos.

Realizar as atividades das páginas 132 e 133 do livro didático, que podem envolver o aprimoramento dos esboços criados e a aplicação de técnicas adicionais para refinar os desenhos.

Os estudantes terão a oportunidade de revisar e aprimorar seus trabalhos com base no feedback recebido e nas discussões em grupo.

 

 

Aula 6 : Composição, cor e movimento

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Abordagem Construtivista, Integração de Multimodalidades.

Aprendizagem Ativa.

Trabalho Colaborativo, Reflexão Crítica.

Habilidade:

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Desenvolvimento:

1ºMomento: O professor apresentará imagens e exemplos relacionados aos conceitos de composição, cor e movimento.

 Realizar a leitura das páginas 138 e 139 do livro didático "Superação", discutindo como esses conceitos são aplicados em diferentes obras de arte.

Envolver os estudantes em uma discussão sobre como a composição, a cor e o movimento afetam a percepção e a expressividade das obras.

2º Momento: Realizar as atividades propostas na página 139 do livro didático, que podem incluir a análise de obras de arte com foco na composição, cor e movimento.

Os estudantes serão divididos em grupos para discutir e identificar como esses elementos são utilizados nas obras analisadas.

3ºMomento: Após a discussão, os estudantes criarão suas próprias obras de arte aplicando os conceitos de composição, cor e movimento discutidos nas páginas 138 e 139.

Os estudantes apresentarão suas criações para a turma, explicando como utilizaram a composição, cor e movimento em seus trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário