6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente (Desenho
e composição nas artes) |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Diversidade cultural |
Unidade
Temática: Contexto e práticas Ano:
8º Período: 31/07 a 21/08/2024 Aulas: 06 |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 2.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 3.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 2. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 3.
Desenvolvimento
de um estilo pessoal e voz artística. 4. Uso do desenho como meio de expressão de
ideias, emoções e narrativas. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
Aula 1
e 2: Desenho e composição nas artes |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas/ Processo de criação |
Metodologia: Abordagem Construtivista,
Aprendizagem Ativa. Integração de Multimodalidades. Aprendizagem Ativa, Trabalho
Colaborativo. |
Habilidade: (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas
quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais
(cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de
textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Apresentar o tema “Desenho e Composição nas
Artes” para a turma. Iniciar a aula com uma pergunta aberta: “O que
vocês sabem sobre desenho e composição nas artes?”. Discutir brevemente as respostas dos estudantes,
incentivando a participação e a troca de ideias sobre o que é desenho e como
a composição é usada nas artes visuais. 2º
Momento: Apresentar
a imagem da página 126 do livro didático "Superação" para a turma. Realizar uma análise detalhada da imagem,
destacando os elementos de desenho e composição presentes. Discutir
com os estudantes como a composição é utilizada para criar efeitos visuais e
expressivos na arte representada. 3ºMomento: Realizar a atividade prática das páginas 126 e
127 do livro didático. Os estudantes irão criar suas próprias
composições artísticas, aplicando os conceitos discutidos e analisados. Incentivar
os estudantes a explorar diferentes técnicas e estilos de desenho e
composição em seus trabalhos. |
Aula 3: Desenho, linha e formas
– páginas 128 e 129 |
Objeto de conhecimento Contextos e práticas |
Metodologia: Abordagem Construtivista, Integração
de Multimodalidades. Atividades de Compreensão Trabalho Colaborativo, Reflexão
Crítica. |
Habilidade: (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance, etc.). (EF69AR06)
Desenvolver os processos de criação em artes
visuais, com base em temas e interesse artísticos, de modo individual,
coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos
convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR07) Dialogar com
princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e
processos de criação nas suas produções visuais. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Realizar a leitura das páginas 128 e 129 do livro
didático "Superação" do 8º ano, que abordam os conceitos de desenho,
linha e formas. Durante
a leitura, o professor pode destacar pontos-chave e fazer perguntas para garantir
a compreensão dos estudantes. 2º Momento: Realizar as atividades 4 e 5 da página 128 do
livro didático. Ø Atividade 4: Análise de exemplos de uso de
linha e forma em diferentes desenhos. Ø Atividade 5: Identificação e descrição de linhas e formas em
obras apresentadas. 3º Momento: Realizar a atividade prática da página 129 do
livro didático, que pode envolver a criação de um desenho próprio utilizando
linhas e formas específicas. Os
estudantes deverão aplicar os conceitos discutidos nas atividades anteriores
para criar composições artísticas. |
Aula 4 e 5: Desenho artístico e esboço |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas,
processos de criação |
Metodologia:
Ø Abordagem Construtivista, Integração
de Multimodalidades. Ø Aprendizagem Ativa Ø
Trabalho
Colaborativo, Reflexão Crítica. |
Habilidade:
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance, etc.). (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e
recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
Desenvolvimento: 1º Momento: O
professor apresentará imagens e exemplos de desenhos artísticos e esboços,
abordando as características e técnicas envolvidas. Realizar
a leitura das páginas 130 a 132 do livro didático "Superação",
discutindo as principais técnicas de desenho e esboço mencionadas. Analisar os esboços apresentados nas páginas do
livro, destacando os elementos de desenho artístico e como são utilizados. 2º Momento: Realizar
as atividades propostas na página 131 do livro didático, que podem envolver a
prática de técnicas de esboço e desenho artístico. Os estudantes trabalharão em exercícios que
aplicam as técnicas discutidas, como a criação de esboços a partir de
referências e a aplicação de diferentes estilos de desenho. 3º Momento: Após a
realização das atividades práticas, os estudantes discutirão em grupos as técnicas
utilizadas e os resultados obtidos. Realizar
as atividades das páginas 132 e 133 do livro didático, que podem envolver o
aprimoramento dos esboços criados e a aplicação de técnicas adicionais para
refinar os desenhos. Os estudantes terão a oportunidade de revisar e
aprimorar seus trabalhos com base no feedback recebido e nas discussões em
grupo. |
Aula 6 : Composição, cor e
movimento |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia: Abordagem Construtivista, Integração
de Multimodalidades. Aprendizagem Ativa. Trabalho Colaborativo, Reflexão
Crítica. |
Habilidade: (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das
artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão,
espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,
proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas
produções visuais. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: O professor apresentará imagens e exemplos relacionados aos conceitos
de composição, cor e movimento. Realizar a
leitura das páginas 138 e 139 do livro didático "Superação",
discutindo como esses conceitos são aplicados em diferentes obras de arte. Envolver os estudantes em uma discussão sobre
como a composição, a cor e o movimento afetam a percepção e a expressividade
das obras. 2º Momento: Realizar as atividades propostas na página 139 do
livro didático, que podem incluir a análise de obras de arte com foco na
composição, cor e movimento. Os
estudantes serão divididos em grupos para discutir e identificar como esses
elementos são utilizados nas obras analisadas. 3ºMomento: Após a discussão, os estudantes criarão suas
próprias obras de arte aplicando os conceitos de composição, cor e movimento
discutidos nas páginas 138 e 139. Os
estudantes apresentarão suas criações para a turma, explicando como
utilizaram a composição, cor e movimento em seus trabalhos. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário