SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: “As diversas facetas do consumo”( O
Corpo nas Artes Visuais) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo
|
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação e
Contextos e Práticas. |
Unidade Temática: O Corpo Nas Artes Visuais Ano:6º Período: 05/07/2021 a 17/07/2021 Aulas:
04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR01)
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas
manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance
etc). (EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou
interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso
de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF69AR07)
Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios
imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF15AR07)
Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias,
ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.). |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas
e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1º AULA: O CORPO NAS ARTES VISUAIS 1º Etapa PROFESSOR COMO ESTAMOS NO MÊS DO CONSUMO
E O CORPO NAS ARTES VISUAIS, IREMOS TRABALHAR ESSES TEMAS NAS PRÓXIMAS AULAS. VAMOS COMEÇAR A NOSSA AULA DE HOJE
FALANDO SOBRE O CONSUMISMO. Peça aos alunos para acessarem o link: https://getsnap.link/QoGp3BQFffm ‘A diferença entre consumo e consumismo”, após a apresentação
do vídeo façam com eles alguns questionamentos e apliquem uma das atividades
em anexo. (SUGESTÕES DE TEXTOS E ATIVIDADES EM
ANEXO) COMEÇANDO POR VOCÊ 2º MOMENTO: Professor faça
leitura compartilhada do texto abaixo que é o mesmo do livro: Faça os
comentários necessários e escute a opinião dos alunos sobre o tema: Texto da
página 22 Ao longo do tempo as pessoas sempre se interessaram por retratar
figuras humanas. Os objetivos eram
variados: contar histórias ,atribuir significados mágicos e religiosos ou
mesmo investigas o funcionamento do corpo. O corpo humano é fonte de inspiração para pinturas, fotogáfias,
filmes, esculturas ,grafites e muitas outras formas de arte. As figuras
humanas criadas pelos artistas podem ser por exemplo,retrato de pessoas ou
personagens inspiradas em textos literários .Podem ainda representar deuses
ou um valor abstrato ,como amor ou a liberdade.
A figura humana também é constante em produtos culturais ,como
peças publicitárias ou jogos eletrônicos. São comuns atualmente os
personagens virtuais ,chamados de avatares,que podem nos representar em um jogo ou redes sociais Faça
com os alunos atividade da página 22 Reflita
sobre estas questões e compartilhe com os colegas e o professor suas
respostas 1) Você
já usou avatares? Você se identifica com algum deles? 2) Os
avatares têm alguma influência em sua vida? 3) Você
sabe quem são os criadores desses personagens? 2ª AULA Como
vemos nosso corpo Pág 23 Professor
faça a leitura da pág 23 com seus alunos debatendo o tema. Um momento
importante para falar sobre aceitação. Agora responda
esses questionamentos: 1)
Ao
ver esse escultura, o que passsa por sua cabeça? 2)
Como
você acha que ela foi feita? 3)
Como
você se relaciona com seu corpo? 4)
Esta
imagem tem relação com as fotos de modelos famosas dos dias atuais? 3ª AULA 1ª Etapa: Para está aula vamos trabalhar o conteúdo do livros das páginas
24 à 29.
Então faça uma leituta compartilhada com seus
alunos, explanando o tema, esclarendo as dúvidas que forem surgindo. 2ª Etapa: Após socialização do conteúdo vamos fazer atividade.
1- Porque
um artista se interessaria por fazer a
escultura de um adolescente execultando uma ação tão banal? 2- Qual
o significado da palavra dissecarar? 3- Como
são as imagens que médicos , fisioterapeutas e cientistas usam atualmente
para investigar o interior do corpo humano? Continuando 1- Di
Cavalcanti foi um dos organizadores da semana da arte moderna, observe a obra os pescadores feita por ele em 1951 e diga, que partes do
corpo dos personagens aparecem em destaque? 2- Que
tons predominam na imagem? 3- Como
o artista usou a luz e as sombras na obra? 4- Que
impressão esse uso provoca em você? 3º Etapa Professor
importante destacar o reconhecimento do Artista Di Cavalcante. Então vamos
relatar aos alunos sua importância na arte. 4ª AULA
FALANDO SOBRE ERNESTO NETO
Em seu trabalho, Ernesto Neto
imagina espaços tridimensionais que podem ser percorridos pelo espectador .
Essa proposta teve início com o interesse do artista pelo corpo, e a pele,as
formas orgânicas e os espaços
acolhedores. Leia uma declaração do artista
sobrecomo ele concebeu a obra Nave
Deusa: {...}Então
eu decidi fazer a minha própria arquitetura, na qual eu poderia expor minhas
peças, e assim a idéia de Naves surgiu , como a realização de um continuum da escultura para o espaço da galeria. Existem
muitas analogias diferentes para esta escultura-arquitetura que eu chamo de
Naves, que vem da idéia de uma nave espacial.Eu sinto meu corpo como uma nave
espacial e na verdade uma nave espacial é um tipo de arquitetura ou prótese
,como uma extensão do nosso
corpo,um espaço que proporciona um
sentimento de autossuficiência em relação
a um exterior hostil .Evoca fases primárias de nossa existência ,o
estágio de um feto no útero,essa ‘mágica ou milagrosa realidade que todos nós
já experimentamos ao sermos trazidos á vida{...}
NETO,Ernesto.In MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO,exposição
Dengo:catálogo,São Paulo,2010.p.45 Fon 1) Observe a fotografia e converse com os colegas. Como essa obra
pode se relacionar com o que diz o artista? 2) Se achar pertinente oriente os alunos a pesquisar na internet
outros trabalhos de Ernesto Neto e reserve um tempo para os mesmos
apresentarem. |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
SUGESTÕES DE VÍDEOS E ATIVIDADES SOBRE CONSUMISMO
https://getsnap.link/hVgwMvHcpNB
http://nexjor.com.br/2011/12/arte-e-consumo-uma-relacao-que-ultrapassa-as-tecnicas/
https://images.app.goo.gl/L3beX9AbNmTRmW69A
1ª Atividades sobre o consumo:
Leia as informações sobre consumo e consumismo:
Ø Consumo é quando a gente
compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na
quantidade necessária.
Ø Consumismo é
quando nós exageramos no consumo, comprando tudo que queremos sem realmente
precisar e sem pensar antes de comprar.
A publicidade
colabora muito para o consumismo, principalmente entre as crianças.
https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/29/06/2021
Atividade 1 Com base nas informações acima e em seus
conhecimentos sobre o assunto, responda:
a) O
que é consumo?
b) Por
que precisamos consumir?
c) Temos
a necessidade de estar sempre consumindo?
d)
Quais as consequências do consumo exagerado?
e) O
que pode ser feito para conscientizar as pessoas sobre esse exagero?
a) O
que você acha que o menino está vendo na TV?
b) As
propagandas estão falando sobre quais produtos?
c)
Pela expressão do menino, você considera que qual poderá ser a reação dele
quando seus pais ou responsáveis chegarem em casa?
d) E
você, que tipo de propagandas te atrai na televisão?
Você considera que tudo o que vê e gosta é
necessário para seu consumo? Justifique.
Atividade 2 –
Nessa atividade você vai precisar da ajuda de sua família.
· Olhe em suas coisas e enumere
pelo menos 03 (três) objetos (brinquedos, roupas) que você não utilizou neste
ultimo ano, ou seja, de julho do ano passado até hoje, e que está guardado.
Depois,
responda:
a) Por
que esses objetos ficaram tanto tempo guardados?
b)
Esses objetos ficaram durante um tempo sem uso, será que eles são tão importantes
assim?
c) Já que você não está usando, poderia
doá-los?
2ª SUGESTÃO:
Atividade
1- Comercial de televisão
Para introdução do estudo deste tema, sugerimos o vídeo Comercial
Petrobras Sonho de Consumo. Duração 31seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZvhTLiTPyCY. Acesso em
20/06/2021.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no
computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem
inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos
tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o
vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.
Após projetar o vídeo, em sequência, o professor deverá pedir aos alunos
que escrevam as impressões que tiveram aos assisti-los além de responderem a
algumas questões como as sugeridas a seguir.
Questões para
discussão
- Quais
são os sonhos de consumo destacados no comercial?
- Por
que temos sonhos de consumo?
- Qual
é o seu sonho de consumo?
- Como
você lida com o consumo e os sonhos de consumo?
Atividade 2- Discussão
do vídeo
A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as
questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de
três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los
para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas
respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma.
Imagem disponível em: http://www.iedasampaio.com.br/wp-content/uploads/2014/05/consumismo.jpg. Acesso em
04/08/2014.
Atividade 3- Analisando
o consumo
O professor deverá aplicar aos
alunos, as seguintes instruções para que façam registros em seus cadernos. Os
registros são pessoais e deverão ser realizados individualmente.
- Faça
uma lista do que você consome em seu dia a dia.
- Desta
lista, enumere os itens que são essenciais a qualquer indivíduo. Dê um
título a esta lista.
- Enumere
quais itens são indispensáveis para você. Dê um título a esta lista.
- Liste
os itens que, para você, tanto faz consumir ou não. Dê um título a esta
lista.
- Enumere
os itens que você consome, mas podem ser dispensados. Dê um título a esta
lista.
- Enumere
os itens sem os quais não consegue ficar, independentemente de serem,
indispensáveis ou não. Dê um título a esta lista.
- Liste
os títulos das listas que você fez nos itens anteriores e faça um círculo
somente naquela que você não pode abrir mão.
Terminados os registros. Cada aluno deverá socializar aos demais os seus
registros e discutir com o grupo as suas impressões pessoais. Os alunos deverão
fazer agrupamentos, construindo novas listas. Deverão acertar entre si os
títulos destas novas listas, se houverem divergências. Estas listas deverão ser
digitadas, salvas nos computadores dos alunos e enviadas ao professor,
por e-mail, para avaliação.
Questões
para discussão em grupos
·
Por que consumimos?
·
Qual é a sua relação com o consumo?
·
Você se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?
·
O que diferencia o consumo do consumismo?
·
Em quais aspectos você se considera consumista?
·
Qual é a relação entre consumo e meio ambiente?
·
Quais fatores você leva em conta ao comprar determinado produto ou
serviço?
·
Consumimos por necessidade e por desejo. Mas, por trás desse ato
que faz a economia girar, há o consumo de recursos naturais e geração de lixo
em proporções cada vez maiores.
Estamos vivendo um momento histórico caracterizado pelo aumento desenfreado do
consumo, o que provoca impactos ambientais alarmantes. O ato de consumir
precisa ser repensado e se tornar mais responsável e menos impactante
ambientalmente.
Mas, o que está por trás do ato de consumir, além das questões ambientais? O
ato de consumir está ligado apenas a desejos e necessidades, ou comprar é algo
que causa sensações mais complexas e determina modelos sociaL.
3ª SUGESTÃO:
Leia
o texto sobre Consumo Consciente:
Atividade
Agora responda de acordo com o texto.
a) Qual
é o assunto tratado no poema que você leu? _________________________
b) Considerando-se
o assunto do texto, pode-se afirmar que ele tem como assunto:
· Incentivar o consumo
consciente
· Incentivar o consumismo
· Alertar para o desperdício
c) O
texto dá algumas dicas de como consumir de modo consciente. Escreva a dica dada
para cada caso abaixo:
· Antes
de comprar:
· Dar preferência:
· Evitar:
d)Por
que o texto aconselha que se evitem produtos descartáveis? Converse com sua
família e registre sua conclusão no caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário