Sequência Didática 05/07 A 17/07/2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: “As diversas facetas do

 consumo”( O Corpo nas Artes Visuais)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação e Contextos e Práticas.

Unidade Temática: O Corpo Nas Artes Visuais    Ano:       Período: 05/07/2021 a 17/07/2021       Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1º AULA: O CORPO NAS ARTES VISUAIS

1º Etapa

PROFESSOR COMO ESTAMOS NO MÊS DO CONSUMO E O CORPO NAS ARTES VISUAIS, IREMOS TRABALHAR ESSES TEMAS NAS PRÓXIMAS AULAS.

VAMOS COMEÇAR A NOSSA AULA DE HOJE FALANDO SOBRE O CONSUMISMO.

 

 

Peça aos alunos para acessarem o link: https://getsnap.link/QoGp3BQFffm ‘A diferença entre consumo e consumismo”, após a apresentação do vídeo façam com eles alguns questionamentos e apliquem uma das atividades em anexo.

 

 

 

 

(SUGESTÕES DE TEXTOS E ATIVIDADES EM ANEXO)

 

 

COMEÇANDO POR VOCÊ

 

2º MOMENTO: Professor faça leitura compartilhada do texto abaixo que é o mesmo do livro: Faça os comentários necessários e escute a opinião dos alunos sobre o tema:

Texto da página 22

Ao longo do tempo as pessoas sempre se interessaram por retratar figuras humanas. Os objetivos  eram variados: contar histórias ,atribuir significados mágicos e religiosos ou mesmo investigas o funcionamento do corpo.                                                                                                              

O corpo humano é fonte de inspiração para pinturas, fotogáfias, filmes, esculturas ,grafites e muitas outras formas de arte. As figuras humanas criadas pelos artistas podem ser por exemplo,retrato de pessoas ou personagens inspiradas em textos literários .Podem ainda representar deuses ou um valor abstrato ,como amor ou a liberdade.                                                                                                              

A figura humana também é constante em produtos culturais ,como peças publicitárias ou jogos eletrônicos. São comuns atualmente os personagens virtuais ,chamados de avatares,que podem  nos representar em um jogo ou redes sociais

  Faça com os alunos atividade da página 22

 

Reflita sobre estas questões e compartilhe com os colegas e o professor suas respostas

1)      Você já usou avatares? Você se identifica com algum deles?

2)      Os avatares têm alguma influência em sua vida?

3)      Você sabe quem são os criadores desses personagens?

 

2ª AULA

Como vemos nosso corpo Pág 23

Professor faça a leitura da pág 23 com seus alunos debatendo o tema. Um momento importante para falar sobre aceitação.

Agora responda esses questionamentos:

1)      Ao ver esse escultura, o que passsa por sua cabeça?

2)      Como você acha que ela foi feita?

3)      Como você se relaciona com seu corpo?

4)      Esta imagem tem relação com as fotos de modelos famosas dos dias atuais?

3ª AULA

1ª Etapa: Para está aula vamos trabalhar o conteúdo do livros das páginas 24 à 29.

Então faça uma leituta compartilhada com seus alunos, explanando o tema, esclarendo as dúvidas que forem surgindo.

2ª Etapa: Após socialização do conteúdo vamos fazer atividade.

1-      Porque um artista se interessaria por fazer  a escultura de um adolescente execultando uma ação tão banal?

2-      Qual o significado da palavra  dissecarar?

3-      Como são as imagens que médicos , fisioterapeutas e cientistas usam atualmente para investigar o interior do corpo humano?

Continuando

1-      Di Cavalcanti foi um dos organizadores da semana da arte moderna, observe a  obra os pescadores  feita por ele em 1951 e diga, que partes do corpo dos personagens aparecem em destaque?

2-      Que tons predominam na imagem?

3-      Como o artista usou a luz e as sombras na obra?

4-      Que impressão esse uso provoca em você?

3º Etapa

Professor importante destacar o reconhecimento do Artista Di Cavalcante. Então vamos relatar aos alunos sua importância na arte.

 

                                    

 

4ª AULA

 FALANDO SOBRE ERNESTO NETO

 

Em seu trabalho, Ernesto Neto imagina espaços tridimensionais que podem ser percorridos pelo espectador . Essa proposta teve início com o interesse do artista pelo corpo, e a pele,as formas orgânicas  e os espaços acolhedores.

 

Leia uma declaração do artista sobrecomo ele concebeu a obra  Nave Deusa:

 

{...}Então eu decidi fazer a minha própria arquitetura, na qual eu poderia expor minhas peças, e assim a idéia de Naves surgiu , como a realização  de um continuum da escultura  para o espaço da galeria.                                                                                                                              Existem muitas analogias diferentes para esta escultura-arquitetura que eu chamo de Naves, que vem da idéia de uma nave espacial.Eu sinto meu corpo como uma nave espacial e na verdade uma nave espacial é um tipo de arquitetura ou prótese ,como uma extensão  do nosso corpo,um  espaço que proporciona um sentimento de autossuficiência em relação  a um exterior hostil .Evoca fases primárias de nossa existência ,o estágio de um feto no útero,essa ‘mágica ou milagrosa realidade que todos nós já experimentamos ao sermos trazidos á vida{...}    

 

                                                                         NETO,Ernesto.In MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO,exposição Dengo:catálogo,São Paulo,2010.p.45                       

 

  Fon

1)    Observe a fotografia e converse com os colegas. Como essa obra pode se relacionar com o que diz o artista?

2)    Se achar pertinente oriente os alunos a pesquisar na internet outros trabalhos de Ernesto Neto e reserve um tempo para os mesmos apresentarem.

 

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A  6ºano

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

SUGESTÕES DE VÍDEOS E ATIVIDADES SOBRE CONSUMISMO

https://getsnap.link/hVgwMvHcpNB

http://nexjor.com.br/2011/12/arte-e-consumo-uma-relacao-que-ultrapassa-as-tecnicas/

https://images.app.goo.gl/L3beX9AbNmTRmW69A

 

1ª Atividades sobre o consumo:

Leia as informações sobre consumo e consumismo:

Ø    Consumo é quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na quantidade necessária.

Ø    Consumismo é quando nós exageramos no consumo, comprando tudo que queremos sem realmente precisar e sem pensar antes de comprar.

 

A publicidade colabora muito para o consumismo, principalmente entre as crianças.

 

https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/29/06/2021

 

Atividade 1  Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) O que é consumo?

b) Por que precisamos consumir?

c) Temos a necessidade de estar sempre consumindo?

d) Quais as consequências do consumo exagerado?

e) O que pode ser feito para conscientizar as pessoas sobre esse exagero?

 

 

a) O que você acha que o menino está vendo na TV?

b) As propagandas estão falando sobre quais produtos?

c) Pela expressão do menino, você considera que qual poderá ser a reação dele quando seus pais ou responsáveis chegarem em casa?

d) E você, que tipo de propagandas te atrai na televisão?

 Você considera que tudo o que vê e gosta é necessário para seu consumo? Justifique.

 

Atividade 2 – Nessa atividade você vai precisar da ajuda de sua família.

· Olhe em suas coisas e enumere pelo menos 03 (três) objetos (brinquedos, roupas) que você não utilizou neste ultimo ano, ou seja, de julho do ano passado até hoje, e que está guardado.

 

Depois, responda:

a) Por que esses objetos ficaram tanto tempo guardados?

 

b) Esses objetos ficaram durante um tempo sem uso, será que eles são tão importantes assim?

 

 c) Já que você não está usando, poderia doá-los?

 

2ª SUGESTÃO:

Atividade 1- Comercial de televisão

Para introdução do estudo deste tema, sugerimos o vídeo Comercial Petrobras Sonho de Consumo. Duração 31seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZvhTLiTPyCY. Acesso em 20/06/2021.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

Após projetar o vídeo, em sequência, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram aos assisti-los além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Quais são os sonhos de consumo destacados no comercial?
  • Por que temos sonhos de consumo?
  • Qual é o seu sonho de consumo?
  • Como você lida com o consumo e os sonhos de consumo?

Atividade 2- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma.

 

Imagem disponível em: http://www.iedasampaio.com.br/wp-content/uploads/2014/05/consumismo.jpg. Acesso em 04/08/2014.

Atividade 3- Analisando o consumo

O professor deverá aplicar  aos alunos, as seguintes instruções para que façam registros em seus cadernos. Os registros são pessoais e deverão ser realizados individualmente.

 

  1. Faça uma lista do que você consome em seu dia a dia.
  2. Desta lista, enumere os itens que são essenciais a qualquer indivíduo. Dê um título a esta lista.
  3. Enumere quais itens são indispensáveis para você. Dê um título a esta lista.
  4. Liste os itens que, para você, tanto faz consumir ou não. Dê um título a esta lista.
  5. Enumere os itens que você consome, mas podem ser dispensados. Dê um título a esta lista.
  6. Enumere os itens sem os quais não consegue ficar, independentemente de serem, indispensáveis ou não. Dê um título a esta lista.
  7. Liste os títulos das listas que você fez nos itens anteriores e faça um círculo somente naquela que você não pode abrir mão.

 

Terminados os registros. Cada aluno deverá socializar aos demais os seus registros e discutir com o grupo as suas impressões pessoais. Os alunos deverão fazer agrupamentos, construindo novas listas. Deverão acertar entre si os títulos destas novas listas, se houverem divergências. Estas listas deverão ser digitadas, salvas nos computadores dos alunos e enviadas ao professor, por e-mail, para avaliação.

Questões para discussão em grupos

·         Por que consumimos?

·         Qual é a sua relação com o consumo?

·         Você se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?

·         O que diferencia o consumo do consumismo?

·         Em quais aspectos você se considera consumista?

·         Qual é a relação entre consumo e meio ambiente?

·         Quais fatores você leva em conta ao comprar determinado produto ou serviço?

 

·         Consumimos por necessidade e por desejo. Mas, por trás desse ato que faz a economia girar, há o consumo de recursos naturais e geração de lixo em proporções cada vez maiores.

Estamos vivendo um momento histórico caracterizado pelo aumento desenfreado do consumo, o que provoca impactos ambientais alarmantes. O ato de consumir precisa ser repensado e se tornar mais responsável e menos impactante ambientalmente.

Mas, o que está por trás do ato de consumir, além das questões ambientais? O ato de consumir está ligado apenas a desejos e necessidades, ou comprar é algo que causa sensações mais complexas e determina modelos sociaL.

 

3ª SUGESTÃO:

Leia o texto sobre Consumo Consciente:

 Atividade

 Agora responda de acordo com o texto.

a) Qual é o assunto tratado no poema que você leu? _________________________

 

b) Considerando-se o assunto do texto, pode-se afirmar que ele tem como assunto:

· Incentivar o consumo consciente

· Incentivar o consumismo

· Alertar para o desperdício

 

c) O texto dá algumas dicas de como consumir de modo consciente. Escreva a dica dada para cada caso abaixo:

 · Antes de comprar:

· Dar preferência:

· Evitar:

d)Por que o texto aconselha que se evitem produtos descartáveis? Converse com sua família e registre sua conclusão no caderno.

                            

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário