SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2021

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Tema: “As diversas facetas do consumo” / Luz e som

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:

Elementos da Linguagem, Materialidades, Processo de Criação e Contextos e Práticas.

Unidade Temática: Artes Visuais       Ano:          Período: 02/08/2021 a 14/08/2021     Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2.  Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3.  Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Sugestões de Atividades

 

1º Momento

Informações para os alunos:

 

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

 

1ª Aula– Relembre o consumo e o consumismo

 

1ª Etapa:

 

Para entender o mundo da arte e também o consumo, indicamos a visualização do vídeo abaixo: 

No primeiro momento, retomar o debate sobre o consumismo. Explorar o que os alunos recordam sobre o tema.

Em seguida assistir ao vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=_3Pr98elSU8 último acesso:29/07/2021

Abrir um diálogo com as seguintes questões:

1.    O que mais te chamou atenção nesse vídeo?

2.    Hoje, após esse vídeo, mudou sua concepção sobre consumismo?

3.    E você, como responderia a primeira pergunta do vídeo: “Você é mesmo capaz de consumir menos por um mundo melhor?”

Alex Gross

A vida moderna e orientada para o consumo ganha uma ótima crítica no trabalho do artista plástico Alex Gross. Nas pinturas surreais e recheadas de referências da cultura pop e da publicidade, podemos enxergar como realmente nos comportamos.

Escancarar a influência que a publicidade e produtos têm sobre nosso comportamento cotidiano é o tema do trabalho do americano Alex Gross.

Com imagens que representam globalização, consumo, padrões estéticos e o caos urbano, podemos reconhecer da pior e mais colorida maneira possível nossa própria história, política e costumes.

Em sua obra, a passagem do tempo é edulcorada e os sorrisos são vitrificados, para espelhar os próprios espectadores.

 

Observe algumas obras do artista e veja um pouco sobre o trabalho dele

    

 

       

   

2ª Etapa: Peça para que confeccione um painel com as marcas de embalagens que eles encontrarem em sua casa.

Atividade

Modo de fazer:

·         Em uma cartolina/ folha de caderno escreva o título “As marcas e o consumismo”.

·         Separe em duas colunas, de um lado marcas que você considere essencial na sua casa. Na outra, marcas de produtos, slogan famosos que represente bem a ideia do consumismo (algo não tão essencial)

·         Exemplos:

    

 

2ª Aula

 

1ª Etapa: Indicamos a leitura atenciosa das páginas 98 e 99 do livro didático.

 

Apresente o trabalho de Luiz Sacilotto através das suas obras, e dos seus estudos das cores e suas relações.

 

Quem foi ele?

 

         Com forte personalidade artística, Luiz Sacilotto transitou entre diferentes campos, o que comprova sua versatilidade. Assim, atuou como pintor, desenhista e escultor, destacando-se sempre por seu trabalho de elevada qualidade e visão.

 

Muito longe da obviedade, Luiz Sacilotto chamou a atenção pela originalidade de suas obras. Seus trabalhos exploraram diversas facetas, mas nenhum o rotulou, já que o artista vivenciou diferentes períodos, movendo-se entre o figurativismo, o abstracionismo até chegar, por fim, à arte concreta.

 

       O artista, definido por Waldemar Cordeiro como "a viga mestra da arte concreta", explora em suas obras o princípio de equivalência entre figura e fundo, a igualdade de medida entre cheios e vazios e as contraposições entre positivo e negativo. Utiliza, como matéria-prima e suporte para os trabalhos, materiais não-convencionais, como esmalte, madeira compensada, chapas de cimento-amianto (nome popular do fibrocimento), alumínio, latão e ferro. A partir de 1954, Sacilotto começa a dar às pinturas, relevos e esculturas o título de Concreção e as numera pelo ano e sequência de execução.

 

Suas Obras:

 

   

 

2ª Etapa:

 

Nesta seção, o texto da página 99 aborda as experiências do artista Josef Albers, ele desenvolveu uma série de pinturas que aplica uma cor suporte, e depois outra cor que também é cercada por uma terceira cor.

 

Apresente um pouco da biografia:  

 

Josef Albers

 

Iniciou sua formação na Escola de Belas Artes de Berlim, onde estudou entre 1913 e 1915. Logo em seguida passou a atuar como professor no ensino primário (1915-1919), sem, no entanto, abandonar seus estudos artísticos: frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Essen, entre 1916 e 1919, e a Academia de Munique no período de 1919 a 1920. Especializou-se inicialmente na pintura em vidro, dedicando-se à técnica do vitral. 

 

Suas obras

 

Atividade

 

1.    Qual a característica da obra do artista Luiz Sacilotto?

2.    Quais as matérias primas que ele utiliza na construção de suas obras?

3.    Qual o artista que além de trabalhar com vidros, também trabalha como professor? Explique a sua importância para arte:

Josef Albers atuou não apenas como pintor, mas também como fotógrafo, tipógrafo, designer de móveis e objetos, além de prestar consultoria para projetos arquitetônicos no que se refere ao uso do vidro. Por ocasião do fechamento da Bauhaus pelo regime nazista em 1933, Josef Albers emigrou para os Estados Unidos onde sua carreira como professor e artista ganhou enorme projeção. Naturalizado americano, trabalha em importantes instituições de ensino do país, vindo a influenciar toda uma geração de jovens artistas em formação no período do pós-guerra.

4.    É hora de recriar a obra! A seguir, veja alguns exemplos que podem ser reproduzidos em seu caderno, como uma forma de entender o processo de criação do artista Josef Albers.

 

·         Em casa, faça uma busca por amostra de cores. Recorte amostras de papel  de embalagens, revistas, tecidos, plásticos ... A medida desse recorte deve ser aproximadamente 4 cm x 4cm.

·         Reúna o maior número de amostras de cores que conseguir e cole-as em uma folha de papel. Estabeleça algum tipo de relação entre elas, como: cores claras, escuras, de mesmo tom.

 

3ª Aula

 

 

 1ª Etapa: O poder da cor páginas 102 e 103 do livro didático

 

Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VABe70txddk sobre curiosidades da cor preta em seguida, faça as seguintes considerações: 

·         Você costuma usar a cor preta?

·         O que significa a palavra preta?

·         Como podemos obter essa cor?

2ª Etapa:

Peça aos alunos para fazer a leitura da página 103 do livro didático, e responda as questões da página.

 

 

 

Curiosidades: Essa escultura do artista Anish Kapoor foi coberta por doze camadas de tinta amarela. Só quando o observador se aproxima da escultura consegue perceber que se trata de um buraco na parede. O que parecia sólido é na verdade um vazio.

 

Atividade

4ª Aula

 

1ª Etapa: Características das cores Página 105 do livro didático

 

Ø  A luz do Sol contém todas as cores. Conforme horário do dia ou época do ano, ela pode ser percebida de modo diferente. No entardecer, percebe-se uma luz avermelhada e, em uma manhã de inverno, ela parece azulada. Essas variações também acontecem com a luz artificial.

 

Ø  Cores são nossas percepções da luz refletindo sobre diferentes materiais. Quando vemos um objeto amarelo isso significa que, entre todas as cores que a luz branca carrega, é aquele tom de amarelo que aquele objeto reflete de volta, enquanto as outras cores são absorvidas.

 2ª Etapa: Arte em círculos

Vamos conhecer um pouco sobre o universo de Kandinsky e o seu trabalho com círculo, e as cores.

Vida e obra:

Wassily Kandinsky (1866-1944) foi um artista russo de destaque no início do século XX.

Considerado pioneiro no movimento abstracionista, o pintor trouxe inovação para o universo das artes, sendo um nome indispensável no modernismo europeu. Além de artista, Kandinsky foi também teórico e professor de artes, trazendo contribuições importantes sobre a teoria das cores, as relações sinestésicas entre música e artes plásticas e sobre composições não-figurativas.

 

Pintando Círculos

O círculo é a forma da perfeição,

 que se fecha em si mesmo.

"Círculos" - Wassily Kandinsky

Artista Plástico russo (1866-1944)

 

"Estudo de Cores, Quadrados e Círculos Concêntricos" - Wassily Kandinsky

 

Atividade

 

·         Quadrados com Círculos Concêntricos é uma pintura a óleo sobre tela do artista russo Wassily Kandinsky. O círculo, elemento chave para Kandinsky surge, nessa obra, como expoente máximo, em um ambiente cósmico e harmonioso. A escolha da obra se deve ao fato de ser feita em círculos de tamanhos distintos sobre quadrados. Logo, trabalhamos ambas as figuras geométricas, tamanhos e cores com suas misturas.

 

            

Material necessário:

 

Ø  Papel celofane de 4 cores, ou papel ofício colorido

Ø  Tesoura, cola branca (bastão ou tubo)

Ø  Régua

 

 

Modo de fazer:

 

1)    Corte oito quadrados (dois de cada cor). Depois oito círculos grandes e oito pequenos.

2)    Posicione-os na folha de papel ofício antes de colar, e veja a forma como devem ficar.

3)    Resultado final: é interessante fazer com que as cores fiquem intercaladas.

 

 

 

Referências acessadas em 29/07/2021

https://laart.art.br/blog/luiz-sacilotto/

https://www.batepapocomnetuno.com/post/um-peixe-vermelho-em-um-oceano-azul-engana-muita-gente

https://deniseludwig.blogspot.com/2015/10/pinturas-com-formas-geometricas.html

RECURSOS: ( X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( X ) Vídeo; (  ) Computador;

(  ) Jogos; ( X ) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (X  ) 

(  ) Seminários; ( X ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;      (X) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

 

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