7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE |
|
Tema: “As diversas facetas do consumo” / Luz e som Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo
|
Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processo de Criação e Contextos
e Práticas. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 8º Período: 02/08/2021 a 14/08/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas
formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as
funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles
da vida cotidiana. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das
artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações,
vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos
etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação
musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação,
relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Sugestões de Atividades 1º Momento Informações para os alunos: -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas
(local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de
tirar dúvidas sobre a aula) 1ª Aula– Relembre o
consumo e o consumismo 1ª Etapa: Para entender o mundo da arte e também o consumo, indicamos a
visualização do vídeo abaixo: No primeiro momento, retomar o debate
sobre o consumismo. Explorar o que os alunos recordam sobre o tema. Em seguida assistir ao
vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=_3Pr98elSU8 último acesso:29/07/2021 Abrir um diálogo com as
seguintes questões: 1.
O que mais te chamou
atenção nesse vídeo? 2.
Hoje, após esse
vídeo, mudou sua concepção sobre consumismo? 3.
E você, como
responderia a primeira pergunta do vídeo: “Você é mesmo capaz de consumir
menos por um mundo melhor?” Alex Gross A vida moderna e
orientada para o consumo ganha uma ótima crítica no trabalho do artista
plástico Alex Gross. Nas pinturas surreais e recheadas de referências da
cultura pop e da publicidade, podemos enxergar como realmente nos
comportamos. Escancarar
a influência que a publicidade e produtos têm sobre nosso comportamento
cotidiano é o tema do trabalho do americano Alex Gross. Com
imagens que representam globalização, consumo, padrões estéticos e o caos
urbano, podemos reconhecer da pior e mais colorida maneira possível nossa própria
história, política e costumes. Em
sua obra, a passagem do tempo é edulcorada e os sorrisos são
vitrificados, para espelhar os próprios espectadores. Observe
algumas obras do artista e veja um pouco sobre o trabalho dele 2ª Etapa: Peça para que confeccione um painel com as marcas
de embalagens que eles encontrarem em sua casa. Atividade Modo de fazer: ·
Em uma cartolina/ folha de caderno escreva o
título “As marcas e o consumismo”. ·
Separe em duas colunas, de um lado marcas que você
considere essencial na sua casa. Na outra, marcas de produtos, slogan famosos
que represente bem a ideia do consumismo (algo não tão essencial) ·
Exemplos: 2ª Aula 1ª Etapa: Indicamos a leitura atenciosa das páginas 98 e 99 do livro didático. Apresente o trabalho de Luiz Sacilotto
através das suas obras, e dos seus estudos das cores e suas relações. Quem
foi ele?
Com forte personalidade artística, Luiz Sacilotto transitou entre
diferentes campos, o que comprova sua versatilidade. Assim, atuou como
pintor, desenhista e escultor, destacando-se sempre por seu trabalho de
elevada qualidade e visão. Muito longe da obviedade, Luiz Sacilotto
chamou a atenção pela originalidade de suas obras. Seus trabalhos exploraram
diversas facetas, mas nenhum o rotulou, já que o artista vivenciou diferentes
períodos, movendo-se entre o figurativismo, o abstracionismo até chegar, por
fim, à arte concreta.
O artista, definido por Waldemar Cordeiro como "a viga mestra da
arte concreta", explora em suas obras o princípio de equivalência entre
figura e fundo, a igualdade de medida entre cheios e vazios e as
contraposições entre positivo e negativo. Utiliza, como matéria-prima e suporte
para os trabalhos, materiais não-convencionais, como esmalte, madeira
compensada, chapas de cimento-amianto (nome popular do fibrocimento),
alumínio, latão e ferro. A partir de 1954, Sacilotto começa a dar às
pinturas, relevos e esculturas o título de Concreção e as numera pelo ano e sequência
de execução. Suas Obras: 2ª Etapa: Nesta
seção, o texto da página 99 aborda as experiências do artista Josef Albers,
ele desenvolveu uma série de pinturas que aplica uma cor suporte, e depois
outra cor que também é cercada por uma terceira cor. Apresente um pouco da biografia: Josef Albers Iniciou
sua formação na Escola de Belas Artes de Berlim, onde estudou entre 1913 e
1915. Logo em seguida passou a atuar como professor no ensino primário
(1915-1919), sem, no entanto, abandonar seus estudos artísticos: frequentou a
Escola de Artes e Ofícios de Essen, entre 1916 e 1919, e a Academia de
Munique no período de 1919 a 1920. Especializou-se inicialmente na pintura em
vidro, dedicando-se à técnica do vitral. Suas obras Atividade 1. Qual
a característica da obra do artista Luiz Sacilotto? 2. Quais
as matérias primas que ele utiliza na construção de suas obras? 3. Qual
o artista que além de trabalhar com vidros, também trabalha como professor?
Explique a sua importância para arte: Josef
Albers atuou não apenas como pintor, mas também como fotógrafo, tipógrafo,
designer de móveis e objetos, além de prestar consultoria para projetos
arquitetônicos no que se refere ao uso do vidro. Por ocasião do fechamento da
Bauhaus pelo regime nazista em 1933, Josef Albers emigrou para os Estados
Unidos onde sua carreira como professor e artista ganhou enorme projeção.
Naturalizado americano, trabalha em importantes instituições de ensino do
país, vindo a influenciar toda uma geração de jovens artistas em formação no
período do pós-guerra. 4. É
hora de recriar a obra! A seguir, veja alguns exemplos que podem ser
reproduzidos em seu caderno, como uma forma de entender o processo de criação
do artista Josef Albers. ·
Em casa, faça uma busca por amostra de
cores. Recorte amostras de papel de
embalagens, revistas, tecidos, plásticos ... A medida desse recorte deve ser
aproximadamente 4 cm x 4cm. ·
Reúna o maior número de amostras de
cores que conseguir e cole-as em uma folha de papel. Estabeleça algum tipo de
relação entre elas, como: cores claras, escuras, de mesmo tom. 3ª Aula 1ª
Etapa: O poder
da cor páginas 102 e 103 do livro didático Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VABe70txddk sobre curiosidades
da cor preta em seguida, faça as seguintes considerações: ·
Você costuma usar a cor preta? ·
O que significa a palavra preta? ·
Como podemos obter essa cor? 2ª
Etapa: Peça aos alunos para fazer a leitura da página 103
do livro didático, e responda as questões da página. Curiosidades:
Essa escultura do artista Anish
Kapoor foi coberta por doze camadas de tinta amarela. Só
quando o observador se aproxima da escultura consegue perceber que se trata
de um buraco na parede. O que parecia sólido é na verdade um vazio. Atividade 4ª Aula 1ª
Etapa: Características das
cores
Página 105 do livro
didático Ø
A
luz do Sol contém todas as cores. Conforme horário do dia ou época do ano,
ela pode ser percebida de modo diferente. No entardecer, percebe-se uma luz
avermelhada e, em uma manhã de inverno, ela parece azulada. Essas variações
também acontecem com a luz artificial. Ø Cores são nossas percepções da luz refletindo
sobre diferentes materiais. Quando vemos um objeto amarelo isso significa
que, entre todas as cores que a luz branca carrega, é aquele tom de amarelo
que aquele objeto reflete de volta, enquanto as outras cores são absorvidas. 2ª
Etapa: Arte
em círculos Vamos conhecer um pouco sobre o universo de Kandinsky e o
seu trabalho com círculo, e as cores. Vida e obra: Wassily
Kandinsky (1866-1944) foi um artista russo de destaque no início do século
XX. Considerado
pioneiro no movimento abstracionista, o pintor trouxe inovação para o
universo das artes, sendo um nome indispensável no modernismo europeu. Além
de artista, Kandinsky foi também teórico e professor de artes, trazendo
contribuições importantes sobre a teoria das cores, as relações sinestésicas
entre música e artes plásticas e sobre composições não-figurativas. Pintando Círculos que se fecha em si mesmo. "Círculos"
- Wassily Kandinsky Artista
Plástico russo (1866-1944) "Estudo de Cores, Quadrados e Círculos Concêntricos" -
Wassily Kandinsky Atividade ·
Quadrados com Círculos Concêntricos é
uma pintura a óleo sobre tela do artista russo Wassily Kandinsky. O círculo,
elemento chave para Kandinsky surge, nessa obra, como expoente máximo, em um
ambiente cósmico e harmonioso. A escolha da obra se deve ao fato de ser feita
em círculos de tamanhos distintos sobre quadrados. Logo, trabalhamos ambas as
figuras geométricas, tamanhos e cores com suas misturas. Material necessário: Ø Papel celofane de 4
cores, ou papel ofício colorido Ø Tesoura, cola branca
(bastão ou tubo) Ø Régua Modo de fazer: 1)
Corte oito quadrados (dois de cada cor).
Depois oito círculos grandes e oito pequenos. 2)
Posicione-os na folha de papel ofício antes de colar, e
veja a forma como devem ficar. 3)
Resultado final: é interessante fazer com que as cores
fiquem intercaladas. Referências
acessadas em 29/07/2021 https://laart.art.br/blog/luiz-sacilotto/ https://www.batepapocomnetuno.com/post/um-peixe-vermelho-em-um-oceano-azul-engana-muita-gente https://deniseludwig.blogspot.com/2015/10/pinturas-com-formas-geometricas.html |
RECURSOS: ( X ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( X ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; ( X ) Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (X ) ( ) Seminários; ( X ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; ( x ) Avaliação
da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário