7ª Pauta de Articulação 2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE  ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Arte

ARTICULADOR: Valdirene Soares de Almeida Pires

DATA: 19/07/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração (05min)

2º Momento: Motivação (15min)

Leitura coletiva e apresentação do Cordel “O Consumo e o Consumismo”, para introdução ao tema Inter curricular que será trabalhado nas próximas sequências didáticas.

Cada professor fará a leitura de uma estrofe do cordel “O Consumo e o Consumismo” em seguida discutiremos e faremos observações sobre as diversas abordagens dessa temática.

O consumo e consumismo humano.

O consumo é coisa boa;

Tendo aquilo que precisa;

Falta carne e feijão;

A mulher vem e avisa;

Você vai ao mercadinho;

E logo agente ameniza.

Já o consumismo humano;

É coisa triste de se ver;

São conselhos dos famosos;

Que aparecem na TV;

Mostrando produtos de marca;

Dizendo que leite de vaca;

É bom para o cabelo crescer.

Papai dizia uma coisa;

Que guardo como lembrança;

Só vou usar roupa nova;

Depois que encher a pança;

Não quero relógio e anel;

Só vou colocar o chapéu;

Onde o meu braço alcança.

O Consumismo causa morte;

Que não tem explicação;

Pode se torna uma doença;

Ou um ato de compulsão;

Não pegue isso como postura;

Deixe esse tipo de fartura;

para ajudar um irmão.

a Revolução Industrial;

foi a causa mais freqüente;

deixando a alienação;

cada vez ser mais valente;

supérfluos se multiplicando;

e mundo se agonizando;

com a perca do meio ambiente.

Muitos já não reciclam;

Pois tem o prazer de comprar;

Perderam a consciência;

E a fome de preservar;

Já não tem mais o capricho;

E os resíduos do lixo;

Deixam em qualquer lugar.

Aqui vai um conselho;

De muita fé e esperança;

Gaste só o necessário;

E não receba cobrança;

Escute o estou falando;

Melhor que roupa mofando!

É dinheiro na poupança.

Fim...

 

                                            Fonte:https://www.recantodasletras.com.br/cordel/335034

3º Momento: Contextualização sobre as Faces do Consumo (1:00h)

Trabalhar o vídeo “A História das Coisas” disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=3lxdBt-KeJU      , em seguida fazer uma conversa sobre o que foi apresentado acrescentado pelo texto da apostila “As faces do Consumo”.

As faces do consumo

Os últimos dias rolou na internet o caso de uma consumidora que comprou de um site chinês e recebeu com a mercadoria o bilhete “Help me I slave” – “me ajude, sou escravo”. Sabemos das condições de trabalho pelo mundo, mas corta o coração ver uma coisa dessas. E como não sentir culpa por comprar um produto barato, sabendo que alguém está sendo explorado através do nosso ato? O consumo aparece como vilão sendo o combustível de relações desumanas de trabalho.

O acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo, aquelas que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumimos são expostas gerando culpa e sensação de impotência. Quem não se sentiu perturbado ao assistir o vídeo “A História das Coisas”?

O vídeo retrata toda a nossa cadeia de consumo alertando para os rumos que a sociedade se encaminha. Mas este alerta não pode ser considerado apocalíptico, é um desafio para a mudança de atitude e comportamento de cada um nas relações de consumo e de vida como um todo.

O consumo tem dois lados, ao mesmo tempo que o sistema de produção acarreta em danos ambientais e sociais, vivemos em uma economia que depende dele, está enraizado na nossa cultura e relações sociais. Aprendemos que é necessário e é bom comprar, traz satisfação suprindo nossos mais variados desejos. E sim, vamos continuar comprando, mas por que não com uma atitude um pouco mais crítica em relação às marcas e empresas? O mesmo acesso à informação que nos expõem aos problemas relativos ao consumo, nos expõem a informações sobre as instituições, sobre as marcas e sua conduta. Também nos dá acesso a pessoas e grupos que buscam amenizar essas questões com vistas a uma sociedade sustentável.

Por que não fazer uso da conectividade que temos à disposição para colaborar com um mundo melhor? Vi uma reportagem há uns dias atrás sobre alemães que criaram um site de troca, para as pessoas doarem artigos que não usam mais para aqueles que estejam precisando destes itens. Um bom exemplo para encontrarmos formas de reutilização das coisas em um mundo onde tudo é muito descartável, substituível e pouco reaproveitável.

Fica a proposta de reflexão sobre nossas atitudes e sobre como podemos nos engajar em causas, grupos, conversas que busquem alternativas para os danos que estamos causando para as pessoas e para o ambiente, para que possamos consumir e descartar de forma consciente!

Siga @ideiademkt

Fonte: https://www.ideiademarketing.com.br/2014/10/30/as-faces-do-consumo/

 

Após essa etapa, apresentar o título do tema Inter curricular e os objetos de conhecimentos que serão trabalhados dentro dele em cada ano.

4º Momento: Intervalo para o Lanche

5º Momento: Sistematização e Conclusão das Sequências Didáticas

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologias, em seguida cada grupo irá pontuar aspectos selecionados sobre a sequência do grupo oposto, a partir do preenchimento da tabela Playlist da Sequência Didática, atribuindo conceitos e sugestões a tópicos, como, é fiel ao direcionamento? o que está proposto cabe no espaço de aulas sugeridas? o tempo de cada etapa condiz com o que está sendo proposto? A metodologia favorece o desenvolvimento das habilidades? Os objetivos específicos estão de acordo as habilidades? Os objetivos específicos estão de acordo com a metodologia? A sequência faz uso de metodologias ativas?

O espaço fica aberto para as apresentações do que fora colocado pelos grupos e as possíveis intervenções sugeridas.

.

6º Momento: Projeto Meio Ambiente

Considerações sobre como será conduzido após adiada a culminância.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário