PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação
do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO PEDAGÓGICO
- 2022
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
ARTICULADOR: Valdirene
Soares de Almeida Pires
DATA: 19/07/2022
HORÁRIO: 8:00h às
11:30h (matutino)
13:30
às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento:
Acolhida/Oração (05min)
2º Momento:
Motivação (15min)
Leitura coletiva e
apresentação do Cordel “O Consumo e o Consumismo”, para introdução ao tema
Inter curricular que será trabalhado nas próximas sequências didáticas.
Cada professor fará
a leitura de uma estrofe do cordel “O Consumo e o Consumismo” em seguida
discutiremos e faremos observações sobre as diversas abordagens dessa temática.
O consumo e consumismo humano.
O consumo é coisa boa;
Tendo aquilo que precisa;
Falta carne e feijão;
A mulher vem e avisa;
Você vai ao mercadinho;
E logo agente ameniza.
Já o consumismo humano;
É coisa triste de se ver;
São conselhos dos famosos;
Que aparecem na TV;
Mostrando produtos de marca;
Dizendo que leite de vaca;
É bom para o cabelo crescer.
Papai dizia uma coisa;
Que guardo como lembrança;
Só vou usar roupa nova;
Depois que encher a pança;
Não quero relógio e anel;
Só vou colocar o chapéu;
Onde o meu braço alcança.
O Consumismo causa morte;
Que não tem explicação;
Pode se torna uma doença;
Ou um ato de compulsão;
Não pegue isso como postura;
Deixe esse tipo de fartura;
para ajudar um irmão.
a Revolução Industrial;
foi a causa mais freqüente;
deixando a alienação;
cada vez ser mais valente;
supérfluos se multiplicando;
e mundo se agonizando;
com a perca do meio ambiente.
Muitos já não reciclam;
Pois tem o prazer de comprar;
Perderam a consciência;
E a fome de preservar;
Já não tem mais o capricho;
E os resíduos do lixo;
Deixam em qualquer lugar.
Aqui vai um conselho;
De muita fé e esperança;
Gaste só o necessário;
E não receba cobrança;
Escute o estou falando;
Melhor que roupa mofando!
É dinheiro na poupança.
Fim...
Fonte:https://www.recantodasletras.com.br/cordel/335034
3º Momento:
Contextualização sobre as Faces do Consumo (1:00h)
Trabalhar o
vídeo “A História das Coisas” disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=3lxdBt-KeJU , em
seguida fazer uma conversa sobre o que foi apresentado acrescentado pelo texto
da apostila “As faces do Consumo”.
As faces do consumo
Os últimos dias
rolou na internet o caso de uma consumidora que comprou de um site chinês e
recebeu com a mercadoria o bilhete “Help me I slave” – “me ajude, sou escravo”.
Sabemos das condições de trabalho pelo mundo, mas corta o coração ver uma coisa
dessas. E como não sentir culpa por comprar um produto barato, sabendo que
alguém está sendo explorado através do nosso ato? O consumo aparece como vilão
sendo o combustível de relações desumanas de trabalho.
O acesso à
informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo, aquelas que
preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões relacionadas ao
processo de produção das mercadorias que consumimos são expostas gerando culpa e
sensação de impotência. Quem não se sentiu perturbado ao assistir o vídeo “A
História das Coisas”?
O vídeo retrata
toda a nossa cadeia de consumo alertando para os rumos que a sociedade se
encaminha. Mas este alerta não pode ser considerado apocalíptico, é um desafio
para a mudança de atitude e comportamento de cada um nas relações de consumo e
de vida como um todo.
O consumo tem dois
lados, ao mesmo tempo que o sistema de produção acarreta em danos ambientais e
sociais, vivemos em uma economia que depende dele, está enraizado na nossa
cultura e relações sociais. Aprendemos que é necessário e é bom comprar, traz
satisfação suprindo nossos mais variados desejos. E sim, vamos continuar comprando,
mas por que não com uma atitude um pouco mais crítica em relação às marcas e
empresas? O mesmo acesso à informação que nos expõem aos problemas relativos ao
consumo, nos expõem a informações sobre as instituições, sobre as marcas e sua
conduta. Também nos dá acesso a pessoas e grupos que buscam amenizar essas
questões com vistas a uma sociedade sustentável.
Por que não fazer
uso da conectividade que temos à disposição para colaborar com um mundo melhor?
Vi uma reportagem há uns dias atrás sobre alemães que criaram um site de troca,
para as pessoas doarem artigos que não usam mais para aqueles que estejam
precisando destes itens. Um bom exemplo para encontrarmos formas de
reutilização das coisas em um mundo onde tudo é muito descartável, substituível
e pouco reaproveitável.
Fica a proposta de
reflexão sobre nossas atitudes e sobre como podemos nos engajar em causas,
grupos, conversas que busquem alternativas para os danos que estamos causando
para as pessoas e para o ambiente, para que possamos consumir e descartar de
forma consciente!
Fonte:
https://www.ideiademarketing.com.br/2014/10/30/as-faces-do-consumo/
Após essa etapa,
apresentar o título do tema Inter curricular e os objetos de conhecimentos que
serão trabalhados dentro dele em cada ano.
4º Momento:
Intervalo para o Lanche
5º Momento:
Sistematização e Conclusão das Sequências Didáticas
Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema,
objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a
apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologias, em seguida
cada grupo irá pontuar aspectos selecionados sobre a sequência do grupo oposto,
a partir do preenchimento da tabela Playlist da Sequência Didática, atribuindo
conceitos e sugestões a tópicos, como, é fiel ao direcionamento? o que está
proposto cabe no espaço de aulas sugeridas? o tempo de cada etapa condiz com o
que está sendo proposto? A metodologia favorece o desenvolvimento das
habilidades? Os objetivos específicos estão de acordo as habilidades? Os
objetivos específicos estão de acordo com a metodologia? A sequência faz uso de
metodologias ativas?
O espaço fica aberto para as apresentações do que fora colocado pelos
grupos e as possíveis intervenções sugeridas.
.
6º Momento: Projeto Meio Ambiente
Considerações sobre como será conduzido após adiada a culminância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário