SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E
CULTURA
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS
|
PAUTA
DA ARTICULAÇÃO DE ARTE
24
DE OUTRUBRO
|
1º
MOMENTO: ORAÇÃO
2º
MOMENTO: BOAS VINDAS, AVISOS E A DISTRIBUIÇÃO DE PIRULITOS.
3º
MOMENTO: DINÂMICA DO PIRULITO
bjetivo: Desenvolver
o espírito de equipe, mostrar a importância de um ajudar o outro seja no
ambiente de trabalho ou no dia a dia, na vida pessoal, como utilizar a
criatividade para resolver problemas que envolvam o trabalho em grupo.
Número de participantes e tempo estimado: de 4 a 40 participantes, 50 minutos.
Material: pirulitos
com embalagem suficiente para todos os participantes.
Como fazer: O
coordenador da brincadeira com o pirulito deverá reunir todos os participantes
formando um círculo.
Em seguida
distribui um pirulito para cada participante, o pirulito a ser utilizado deve
estar na embalagem original. Orienta que cada um segure o pirulito com a mão
direita e aguarde até que todos tenham recebido.
Assim que todos
tiverem recebido o coordenador da atividade do pirulito dará o seguinte
comando:
"A partir
de agora ninguém mais pode sair do lugar e deverão seguir minhas instruções.
Segurem o pirulito com a mão direita. A mão esquerda deve ser colocada para
trás e não pode ser utilizada em nenhum momento, estiquem o braço direito para
frente, a partir de agora ninguém poderá dobrar o braço, o único movimento que
podem fazer é para a direita ou para a esquerda, quem dobrar o braço será
retirado da brincadeira". O coordenador verifica o grupo e pergunta se
alguém tem alguma dúvida, todos devem estar no mesmo lugar, segurando o
pirulito com a mão direita e braço estendido para frente e a mão esquerda
dobrada para trás sem poder ser usada.
(O coordenador
continua...) Agora quero que todos desembrulhem o pirulito que está segurando
na mão direita e comecem a chupar. Neste momento se instala a confusão,
dependendo da idade dos participantes, pois esta atividade do pirulito pode ser
feita em vários grupos, crianças, jovens, grupos de trabalho e até com idosos.
O primeiro
desafio é remover a embalagem do pirulito, no entanto como não podem dobrar o
braço, cada um deverá chupar o pirulito do colega do lado, isso deixa a
brincadeira do pirulito muito divertida e através de uma linguagem metafórica
passa a mensagem de que em determinadas circunstancias da vida é necessário
pedirmos ajuda ao próximo para conseguirmos realizar uma tarefa.
Tão logo todos
estejam chupando o pirulito o coordenador da dinâmica poderá solicitar que cada
um fique a vontade para degustar seu pirulito e em seguida inicia a leitura do
seguinte texto:
A Força do
Professor
Um guerreiro sem espada
sem faca, foice ou facão
armado só de amor
segurando um giz na mão
o livro é seu escudo
que lhe protege de tudo
que possa lhe causar dor
por isso eu tenho dito
Tenho fé e acredito
na força do professor.
Ah... se um dia governantes
prestassem mais atenção
nos verdadeiros heróis
que constroem a nação
ah... se fizessem justiça
sem corpo mole ou preguiça
lhe dando o real valor
eu daria um grande grito
Tenho fé e acredito
na força do professor.
Porém não sinta vergonha
não se sinta derrotado
se o nosso pais vai mal
você não é o culpado
Nas potências mundiais
são sempre heróis nacionais
e por aqui sem valor
mesmo triste e muito aflito
Tenho fé e acredito
na força do professor.
Um arquiteto de sonhos
Engenheiro do futuro
Um motorista da vida
dirigindo no escuro
Um plantador de esperança
plantando em cada criança
um adulto sonhador
e esse cordel foi escrito
por que ainda acredito
na força do professor.
Um guerreiro sem espada
sem faca, foice ou facão
armado só de amor
segurando um giz na mão
o livro é seu escudo
que lhe protege de tudo
que possa lhe causar dor
por isso eu tenho dito
Tenho fé e acredito
na força do professor.
Ah... se um dia governantes
prestassem mais atenção
nos verdadeiros heróis
que constroem a nação
ah... se fizessem justiça
sem corpo mole ou preguiça
lhe dando o real valor
eu daria um grande grito
Tenho fé e acredito
na força do professor.
Porém não sinta vergonha
não se sinta derrotado
se o nosso pais vai mal
você não é o culpado
Nas potências mundiais
são sempre heróis nacionais
e por aqui sem valor
mesmo triste e muito aflito
Tenho fé e acredito
na força do professor.
Um arquiteto de sonhos
Engenheiro do futuro
Um motorista da vida
dirigindo no escuro
Um plantador de esperança
plantando em cada criança
um adulto sonhador
e esse cordel foi escrito
por que ainda acredito
na força do professor.
4º
MOMENTO:
Socialização da
dinâmica e do texto.
5º
MOMENTO:
PLANEJAMENTO QUINZENAL
6º
MOMENTO:
CONFRATERNIZAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário