3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema Inter Curricular: A escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento Subtema: A escola me conduz
ao conhecimento sobre as expressões e registos da arte rupestre pelo mundo
(Pré-história/Arte Rupestre/Expressões e Registros pelo Mundo) |
Objeto
do conhecimento: Contextos e práticas/
Matrizes Estéticas e culturais/ Materialidades/ Processos de criação |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 8ºe 9º Período:11/04/2022 a 22/04/2022 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR34)
Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,
problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorização da
arte. (arte, artesanato, folclore, design etc). (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas as diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF15AR30BA)
Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e
culturais presentes nas primeiras formas de arte dos diferentes povos
brasileiros das culturas locais, regionais e nacionais (EF15AR06)
Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos
plurais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Pesquisar e conhecer distintas matrizes
estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas
culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte. Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Desenvolver a autonomia, a crítica, a
autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes. ·
Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias w diferentes visões de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Analisar
e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial,
com suas histórias e diferentes visões de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
-Professor segue em anexo o slide: A História da Arte
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
1ª
AULA: A INFLUÊNCIA DA
PRÉ-HISTÓRIA NA ARTE 1º
Momento: Levantamento prévio sobre o que eles imaginam ser a pré-história. a)
A arte rupestre compreende como o primeiro passo da arte. Em que
período surgiu esta arte? b)
Pensando um pouco sobre o surgimento das cores, vocês acreditam
que a chamada arte rupestre possa fazer parte deste processo? c)
Como você faria caso se visse obrigado a viver em uma caverna
após tantas descobertas feitas no século em que você vive? 2º Momento: Inicie uma conversa com a turma sobre
o tema pré-história e questione se eles conhecem representações artísticas da
época. Em seguida, apresente para eles o conteúdo. A PRÉ-HISTÓRIA Período
que vai do aparecimento do homem, até a invenção da escrita chama-se
PRÉ-HISTÓRIA. Esta fase dividiu-se em três períodos: Paleolítico,
neolítico e idade dos metais. Paleolítico: No
período paleolítico o homem é
nômade, confecciona seus instrumentos com pedra e argila; vivem da caça e
pesca. Pintam nas paredes das cavernas animais e o próprio homem em atitudes
de caça. Este tipo de pintura chama-se ARTE RUPRESTRE. As
pinturas rupestres foram pinturas e desenhos realizados por pessoas da
pré-história, nas cavernas e em rochas. Essas pinturas foram produzidas
utilizando-se materiais vindos de plantas e de sangue de animais, ou mesmo
dos dois. Os
registros: As
pinturas rupestres tinham um objetivo registrar grandes acontecimentos como
uma caçada, uma reunião. Representavam uma forma de registro e de memória. Materiais:
Como tinta usa o carvão, seiva da árvore, terra, sangue e
excremento de animais. Neolítico: O
homem cultiva a terra e cria animais. Instala-se em lugares fixos; constroem
cabanas para viver e também monumentos e tumbas. Os
registros: DOLMENS: são duas pedras
verticais que sustentam uma terceira colocada horizontalmente são os túmulos; MENIRES: são pedras erguidas verticalmente,
são estátuas de divindade;
3ºMomento:
Atividade de Compreensão 1. Responda em seu
caderno. d) O que é Arte Rupestre? e) Como você faria para explicar a arte rupestre a um colega? Escreva
com suas palavras f)
Como se divide a PRÉ - HISTÓRIA? g)
Fale sobre o PERÍODO NEOLÍTICO. h)
Como o homem da pré-história conseguia as tintas? i)
Descreva as esculturas chamadas dolmens: j)
k)
Qual era o tema preferido
das pinturas representadas durante o período paleolítico? 2- Agora que você
conheceu um pouco da pré-história, VAMOS fabricar algumas tintas caseiras? Separe alguns
ingredientes e mão na massa. Abaixo tem uma receita bem legal. A tinta
que vem da natureza O pó
de café resulta na cor marrom. Do urucum vem a cor laranja. Do açafrão, a
amarela... O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido:
basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural. VEJA A SEGUIR UMA DAS RECEITAS Material necessário - 100 mililitros de cola branca Como fazer 1 - JUNTANDO OS INGREDIENTES Em um recipiente, coloque 25
mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma
colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais
claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho
para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência
em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à
chuva. CORES MAIS VIVAS - Para fugir dos tons terrosos próprios dos pigmentos naturais,
use corantes alimentícios. Esses ingredientes são vendidos em lojas que
comercializam materiais para fabricação de chocolate. Depois que você produziu a(s) sua(s)
tinta(s), use sua criatividade faça desenhos com as tintas que você produziu
de acordo com o que você leu no texto acima. Capriche. 2ª Aula: COMO
ARTE ESTA PRESENTE NAS DESCOBERTAS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS? 1ºMomento: trabalhar a importância
da arte, fazendo uso de algumas estratégias de leitura; Professor, sabe-se que a origem do universo
pode ter várias interpretações que são pessoais dentro da crença de cada
grupo social. Porém, é hora de entender um pouco mais sobre a arte dentro do
campo da arqueologia. Para isso, faça uso de algumas estratégias de leitura,
bem como a intertextualidade presente na aula a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=vTrhTby-EdI – O
primeiro contato dos croods com o fogo Após assistir ao vídeo, responda as questões propostas. l) Qual
a descoberta foi feita pela família Crood? R: A descoberta do fogo m) Qual
o período da Pré-história está sendo abordado no vídeo? R: Paleolítico 2º
Momento: Apresente
aos alunos o que são os sítios arqueológicos, e como eles são considerados
museus naturais da arte. Sítios Arqueológicos Inúmeras formas de arte rupestre foram
preservadas ao longo dos séculos em locais específicos. Esses locais de
preservação do patrimônio artístico pré-histórico são chamados de sítios
arqueológicos. Estes sítios são lugares de exploração de
vestígio da presença humana, seus traços e possíveis fósseis. Como são feitas as
descobertas? Para determinar o tempo das peças, pinturas ou
fósseis usam os Carbono- 14 ou luminescência para se ter uma
aproximação das datas em que eles existiram. 1- Pesquise no dicionário os sítios arqueológicos abaixo: a)
Sítio
Arqueológico Pedra Pintada b) Pompéia, Itália 3ºMomento: Sugerir a leitura do
texto “Principais Sítios Arqueológicos do Brasil” Onde estão as pinturas rupestres encontradas no Brasil?
Localizado no Piauí, o Parque Nacional
Serra da Capivara é a área com maior conjunto de sítios arqueológicos das
Américas - são 130 mil hectares e mais de mil sítios, repleto de painéis
de pinturas e gravuras rupestres. Sua importância história foi reconhecida
pela Unesco em 1991, ano em que o parque passou a fazer parte da Lista do
Patrimônio Mundial. Um dos sítios arqueológicos mais famosos do local é o Sítio
Arqueológico Boqueirão da Pedra Furada. Nas paredes abrigadas, é possível
ver dezenas de pinturas rupestres, datadas até 40 mil anos, um dos mais
antigas do Brasil. Responda de acordo ao texto: a)
Localizado
no Piauí, o _____________Serra da ______________é a área com maior conjunto
de __________arqueológicos das Américas - são _________-hectares e mais de
mil sítios, repleto de painéis de pinturas e gravuras rupestres. Sua
importância história foi reconhecida pela __________em 1991, ano em que o ____________passou
a fazer parte da Lista do __________-Mundial. Um dos sítios _____________mais
famosos do local é o Sítio Arqueológico Boqueirão da ___________Furada.
Nas paredes_________, é possível __-dezenas de _________rupestres, datadas
até 40 mil anos, um dos mais antigas do_____________. Atividade
Prática b)
Agora que você entendeu um pouco mais
sobre os sítios arqueológicos, é hora de experimentar viver o trabalho de um
arqueólogo. Complete os desenhos abaixo, de acordo com a sua interpretação
das imagens. c) Você
conseguiu descobrir novos desenhos da arte rupestre. Escreva em seu caderno o que “evoluiu” (mudou/transformou) ao longo
dos anos, desde esse período até os dias atuais quando falamos na questão da
Arte, em especial quando se trata do desenho e da pintura? 3ª Aula:
Levantamento de
conhecimentos prévios a partir da aula anterior. 1ºMomento: Pedir aos alunos que
leiam o texto “A Arte Rupestre” 2ºMomento: Aprofundando no tema Após
a leitura do texto responda o caça palavras com as palavras grifadas no
texto. CAÇA PALAVRAS
CAÇA PALAVRAS Ø Após os
alunos terem achado as palavras, peça para pesquisarem no dicionário as
palavras. 4ª Aula: 1ºMomento:
Faça a leitura compartilhada do texto Outras expressões artísticas da Arte rupestre Além de
designar a arte de pintar sobre as superfícies da pedra, a expressão “arte
rupestre” também é utilizada para descrever a prática que os povos antigos
tinham de entalhar a rocha e empilhar pedras para formar grandes desenhos no
chão. Petróglifos
são rochas gravadas com representações simbólicas, geralmente associadas, que
registram fatos e mitos, podendo ser gravados em rochas internas ou externas.
No Brasil, é famosa a Pedra do Ingá, na Paraíba. Geoglifos
são grandes figuras feitas no chão (geralmente com mais de quatro metros de
extensão), em morros ou regiões planas. Sua construção pode se dar pela
disposição organizada de sedimentos (como pedras, cascalho ou terra), criando
um desenho em relevo positivo ou pela retirada de sedimentos superficiais de
modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo. Geralmente só
podem ser vistos de longe, principalmente do alto. Foram encontrados
geoglifos em Nazca (Peru), no Brasil, nos Estados Unidos, Austrália, Bolívia,
Chile e Reino Unido. Ilha de Páscoa Pedra do Ingá A Pedra do Ingá é atualmente um
dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no
município de Ingá, no interior da Paraíba. Além de ser um dos mais belos,
pode até ser nomeado intrigante e interessante. Constitui-se de uma formação
rochosa em gnaisse. Trata-se de um conjunto de
pedras, em que há inscrições, cujas traduções são desconhecidas. Têm sido
apontadas diversas origens, e há muitos que defendem que a Pedra do Ingá
tenha origem fenícia. Nessas pedras, estão
esculpidas várias figuras, representando animais, frutas, humanos,
constelações e até a Via Láctea. 2ºMomento:
Verificando
a aprendizagem ATIVIDADE a)
Além de designar a arte de pintar sobre
as superfícies da pedra, a expressão “arte rupestre” também é utilizada para
descrever a prática que os povos antigos tinham de entalhar a rocha e
empilhar pedras para formar grandes desenhos no chão. Descreva sobre as duas
principais expressões artísticas da Arte Rupestre
utilizada na pré-história: 1-
Petróglifos. 2- Geoglifos b) A Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos
arqueológicos mais significativos do mundo, situada no município de Ingá, no
interior da Paraíba, Brasil. Trata-se de um conjunto de pedras, nessas
pedras, estão esculpidas várias figuras. Quais figuras são possíveis
identificar na Pedra do Ingá? Ø Após sua resposta, crie 3 frases com as palavras: Ingá- Pedra- c) Pinte
de amarelo no texto 4 substantivos próprios e de verde 4 substantivos comuns d) Faça a produção de um desenho de sua escolha que seja uma das artes
rupestre que podemos visualizar hoje em dia nas fontes de pesquisas, como
livros e internet. e)
A arte rupestre é aquela desenvolvida
pelos povos primitivos nas paredes das cavernas, descreve como era a vida
desses povos, como eles sobreviviam e as atividades praticadas por esses
povos era mais prejudicial ao meio ambiente ou as atividades que
desenvolvemos hoje em dia é mais prejudicial ao meio ambiente? Por que? As atividades
desenvolvidas pelos povos primitivos eram mais sustentáveis do que muitas
atividades desenvolvidas nos dias atuais. Por que os povos primitivos somente
colhiam o que a natureza produzia não desmatando para produzir nada. |
|
BIBLIOGRAFIA:
Planos de aula : https://novaescola.org.br/conteudo/5554/arte-rupestre--as-diferentes-marcas-deixadas-pelo-homem-pre-historico
Sítio arqueológico: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/tag/sitios-arqueologicos/
https://www.melhorescola.com.br/artigos/sitios-arqueologicos-no-brasil-conheca-a-riqueza-historica-presentes-nesses-locais |
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Referências: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário