3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º E 9ºANO/2022

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Inter Curricular:  A escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

Subtema: A escola me conduz ao conhecimento sobre as expressões e registos da arte rupestre pelo mundo (Pré-história/Arte Rupestre/Expressões e Registros pelo Mundo)

Objeto do conhecimento:    Contextos e práticas/ Matrizes Estéticas e culturais/ Materialidades/ Processos de criação

Unidade Temática: Artes Visuais    Ano: 8ºe 9º        Período:11/04/2022 a 22/04/2022         Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR34) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorização da arte. (arte, artesanato, folclore, design etc).

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF15AR30BA) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais presentes nas primeiras formas de arte dos diferentes povos brasileiros das culturas locais, regionais e nacionais

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

·         Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

·         Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias w diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

-Professor segue em anexo o slide: A História da Arte

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ª AULA: A INFLUÊNCIA DA PRÉ-HISTÓRIA NA ARTE

 

1º Momento:  Levantamento prévio sobre o que eles imaginam ser a pré-história.

a)      A arte rupestre compreende como o primeiro passo da arte. Em que período surgiu esta arte?

b)     Pensando um pouco sobre o surgimento das cores, vocês acreditam que a chamada arte rupestre possa fazer parte deste processo?

c)      Como você faria caso se visse obrigado a viver em uma caverna após tantas descobertas feitas no século em que você vive?

 

2º Momento: Inicie uma conversa com a turma sobre o tema pré-história e questione se eles conhecem representações artísticas da época. Em seguida, apresente para eles o conteúdo.

 

A PRÉ-HISTÓRIA

 

Período que vai do aparecimento do homem, até a invenção da escrita chama-se PRÉ-HISTÓRIA. Esta fase dividiu-se em três períodos:

Paleolítico, neolítico e idade dos metais.

Paleolítico:

No período paleolítico o homem é nômade, confecciona seus instrumentos com pedra e argila; vivem da caça e pesca. Pintam nas paredes das cavernas animais e o próprio homem em atitudes de caça. Este tipo de pintura chama-se ARTE RUPRESTRE.

As pinturas rupestres foram pinturas e desenhos realizados por pessoas da pré-história, nas cavernas e em rochas. Essas pinturas foram produzidas utilizando-se materiais vindos de plantas e de sangue de animais, ou mesmo dos dois.

Os registros:

As pinturas rupestres tinham um objetivo registrar grandes acontecimentos como uma caçada, uma reunião. Representavam uma forma de registro e de memória.

 

Materiais:

Como tinta usa o carvão, seiva da árvore, terra, sangue e excremento de animais.

Neolítico:

 O homem cultiva a terra e cria animais. Instala-se em lugares fixos; constroem cabanas para viver e também monumentos e tumbas.

Os registros:

Esses monumentos são chamados de DOLMENS, MENIRES e CROMELEQUES.

 

DOLMENS: são duas pedras verticais que sustentam uma terceira colocada horizontalmente são os túmulos;     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MENIRES: são pedras erguidas verticalmente, são estátuas de divindade;

                                                      

 

 

  CROMELEQUES: são pedras erguidas verticalmente dispostas em círculos, são observatórios astronômicos para estudo do sol.

 

 

 

3ºMomento: Atividade de Compreensão

1. Responda em seu caderno.

 

d)    O que é Arte Rupestre?

e)    Como você faria para explicar a arte rupestre a um colega? Escreva com suas palavras

f)     Como se divide a PRÉ - HISTÓRIA?

g)    Fale sobre o PERÍODO NEOLÍTICO.

h)    Como o homem da pré-história conseguia as tintas?

i)     Descreva as esculturas chamadas dolmens:

j)     Descreva as esculturas chamadas cromeleques:

k)     Qual era o tema preferido das pinturas representadas durante o período paleolítico?

 

2- Agora que você conheceu um pouco da pré-história, VAMOS fabricar algumas tintas caseiras?

Separe alguns ingredientes e mão na massa. Abaixo tem uma receita bem legal.

 

A tinta que vem da natureza

O pó de café resulta na cor marrom. Do urucum vem a cor laranja. Do açafrão, a amarela... O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural.

 

VEJA A SEGUIR UMA DAS RECEITAS

Material necessário

- 100 mililitros de cola branca
- 25 gramas de cada um dos pigmentos naturais: açafrão, terra, pó de café e urucum
- 100 mililitros de água
- 4 potes plásticos
- 4 recipientes
- 1 colher

Como fazer

1 - JUNTANDO OS INGREDIENTES

 

 Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. 

2 - PRONTO PARA USAR

Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva.

CORES MAIS VIVAS - Para fugir dos tons terrosos próprios dos pigmentos naturais, use corantes alimentícios. Esses ingredientes são vendidos em lojas que comercializam materiais para fabricação de chocolate.

Depois que você produziu a(s) sua(s) tinta(s), use sua criatividade faça desenhos com as tintas que você produziu de acordo com o que você leu no texto acima. Capriche.

 

2ª Aula: COMO ARTE ESTA PRESENTE NAS DESCOBERTAS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS?

 

1ºMomento: trabalhar a importância da arte, fazendo uso de algumas estratégias de leitura;

 

Professor, sabe-se que a origem do universo pode ter várias interpretações que são pessoais dentro da crença de cada grupo social. Porém, é hora de entender um pouco mais sobre a arte dentro do campo da arqueologia. Para isso, faça uso de algumas estratégias de leitura, bem como a intertextualidade presente na aula a seguir:

 

Para essa aula vamos assistir a um pequeno trecho do filme “Os Croods”. Explique aos alunos que a história contada faz parte da pré-história, em um período onde tivemos grandes descobertas.

https://www.youtube.com/watch?v=vTrhTby-EdI – O primeiro contato dos croods com o fogo

 

Após assistir ao vídeo, responda as questões propostas.

l)     Qual a descoberta foi feita pela família Crood?

R: A descoberta do fogo

m)  Qual o período da Pré-história está sendo abordado no vídeo?

R: Paleolítico

2º Momento: Apresente aos alunos o que são os sítios arqueológicos, e como eles são considerados museus naturais da arte.

Sítios Arqueológicos

Inúmeras formas de arte rupestre foram preservadas ao longo dos séculos em locais específicos. Esses locais de preservação do patrimônio artístico pré-histórico são chamados de sítios arqueológicos.

Estes sítios são lugares de exploração de vestígio da presença humana, seus traços e possíveis fósseis.

Como são feitas as descobertas?

Para determinar o tempo das peças, pinturas ou fósseis usam os Carbono- 14 ou luminescência para se ter uma aproximação das datas em que eles existiram.

1-    Pesquise no dicionário os sítios arqueológicos abaixo:

a)    Sítio Arqueológico Pedra Pintada

b)    Pompéia, Itália

 

3ºMomento: Sugerir a leitura do texto “Principais Sítios Arqueológicos do Brasil”

Onde estão as pinturas rupestres encontradas no Brasil?

 

Localizado no Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara é a área com maior conjunto de sítios arqueológicos das Américas - são 130 mil hectares e mais de mil sítios, repleto de painéis de pinturas e gravuras rupestres. Sua importância história foi reconhecida pela Unesco em 1991, ano em que o parque passou a fazer parte da Lista do Patrimônio Mundial. Um dos sítios arqueológicos mais famosos do local é o Sítio Arqueológico Boqueirão da Pedra Furada. Nas paredes abrigadas, é possível ver dezenas de pinturas rupestres, datadas até 40 mil anos, um dos mais antigas do Brasil. 

 

Responda de acordo ao texto:

 

a)    Localizado no Piauí, o _____________Serra da ______________é a área com maior conjunto de __________arqueológicos das Américas - são _________-hectares e mais de mil sítios, repleto de painéis de pinturas e gravuras rupestres. Sua importância história foi reconhecida pela __________em 1991, ano em que o ____________passou a fazer parte da Lista do __________-Mundial. Um dos sítios _____________mais famosos do local é o Sítio Arqueológico Boqueirão da ___________Furada. Nas paredes_________, é possível __-dezenas de _________rupestres, datadas até 40 mil anos, um dos mais antigas do_____________. 

 

 

 

 

Atividade Prática

b)    Agora que você entendeu um pouco mais sobre os sítios arqueológicos, é hora de experimentar viver o trabalho de um arqueólogo. Complete os desenhos abaixo, de acordo com a sua interpretação das imagens.

 

 

 

 

 


 

c)    Você conseguiu descobrir novos desenhos da arte rupestre. Escreva em seu caderno

o que “evoluiu” (mudou/transformou) ao longo dos anos, desde esse período até os dias atuais quando falamos na questão da Arte, em especial quando se trata do desenho e da pintura?

 

 

3ª Aula: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da aula anterior.

1ºMomento: Pedir aos alunos que leiam o texto “A Arte Rupestre”

 

 

2ºMomento: Aprofundando no tema

Após a leitura do texto responda o caça palavras com as palavras grifadas no texto.

                    CAÇA PALAVRAS                                                            CAÇA PALAVRAS

Ø  Após os alunos terem achado as palavras, peça para pesquisarem no dicionário as palavras.

 

4ª Aula:

1ºMomento: Faça a leitura compartilhada do texto

Outras expressões artísticas da Arte rupestre

                        Além de designar a arte de pintar sobre as superfícies da pedra, a expressão “arte rupestre” também é utilizada para descrever a prática que os povos antigos tinham de entalhar a rocha e empilhar pedras para formar grandes desenhos no chão.

                        Petróglifos são rochas gravadas com representações simbólicas, geralmente associadas, que registram fatos e mitos, podendo ser gravados em rochas internas ou externas. No Brasil, é famosa a Pedra do Ingá, na Paraíba.

                        Geoglifos são grandes figuras feitas no chão (geralmente com mais de quatro metros de extensão), em morros ou regiões planas. Sua construção pode se dar pela disposição organizada de sedimentos (como pedras, cascalho ou terra), criando um desenho em relevo positivo ou pela retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo. Geralmente só podem ser vistos de longe, principalmente do alto. Foram encontrados geoglifos em Nazca (Peru), no Brasil, nos Estados Unidos, Austrália, Bolívia, Chile e Reino Unido.

Ilha de Páscoa

   

Pedra do Ingá 

Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no município de Ingá, no interior da Paraíba. Além de ser um dos mais belos, pode até ser nomeado intrigante e interessante. Constitui-se de uma formação rochosa em gnaisse.

    Trata-se de um conjunto de pedras, em que há inscrições, cujas traduções são desconhecidas. Têm sido apontadas diversas origens, e há muitos que defendem que a Pedra do Ingá tenha origem fenícia.

     Nessas pedras, estão esculpidas várias figuras, representando animais, frutas, humanos, constelações e até a  Via Láctea.

2ºMomento: Verificando a aprendizagem

ATIVIDADE

a)    Além de designar a arte de pintar sobre as superfícies da pedra, a expressão “arte rupestre” também é utilizada para descrever a prática que os povos antigos tinham de entalhar a rocha e empilhar pedras para formar grandes desenhos no chão. Descreva sobre as duas principais expressões artísticas da Arte Rupestre utilizada na pré-história:

1-    Petróglifos.

2-    Geoglifos

 

b)    Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no município de Ingá, no interior da Paraíba, Brasil. Trata-se de um conjunto de pedras, nessas pedras, estão esculpidas várias figuras. Quais figuras são possíveis identificar na Pedra do Ingá?

Ø  Após sua resposta, crie 3 frases com as palavras:

Ingá-

Pedra-

c)    Pinte de amarelo no texto 4 substantivos próprios e de verde 4 substantivos comuns

d)    Faça a produção de um desenho de sua escolha que seja uma das artes rupestre que podemos visualizar hoje em dia nas fontes de pesquisas, como livros e internet.

 

e)    A arte rupestre é aquela desenvolvida pelos povos primitivos nas paredes das cavernas, descreve como era a vida desses povos, como eles sobreviviam e as atividades praticadas por esses povos era mais prejudicial ao meio ambiente ou as atividades que desenvolvemos hoje em dia é mais prejudicial ao meio ambiente? Por que?

As atividades desenvolvidas pelos povos primitivos eram mais sustentáveis do que muitas atividades desenvolvidas nos dias atuais. Por que os povos primitivos somente colhiam o que a natureza produzia não desmatando para produzir nada.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA:

Planos de aula : https://novaescola.org.br/conteudo/5554/arte-rupestre--as-diferentes-marcas-deixadas-pelo-homem-pre-historico

Sítio arqueológico: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/tag/sitios-arqueologicos/

https://www.melhorescola.com.br/artigos/sitios-arqueologicos-no-brasil-conheca-a-riqueza-historica-presentes-nesses-locais

 

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referências:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário