3ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8ºANO E 9ºANO

 

                                        3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema: Juntos Pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal (Do lixo ao luxo)

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Saúde na Escola

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Processos de Criação, Elementos da Linguagem, Materialidade  

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano: 8º e 9º                   Período: 01/04 a 12/04/2024         Aulas:05

HABILIDADES

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo ou colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR87BA) perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ª Aula:

 

1º Momento: Levantando conhecimentos prévios

 

Professor apresente o texto aos alunos e aplique as questões:

 

A arte ambiental, também conhecida como ecoarte ou arte ecológica, é uma expressão artística que utiliza materiais naturais, orgânicos ou reciclados, além do próprio ambiente, para abordar questões ambientais como poluição, desmatamento e mudanças climáticas. Sua importância na luta contra a poluição ambiental é notável: além de conscientizar o público sobre os impactos da poluição, as obras de arte ambiental também promovem advocacia e ativismo, transformam espaços degradados, estimulam a criatividade e inovação, e resgatam tradições culturais ligadas à natureza. Em essência, a arte ambiental não só oferece uma plataforma para expressão criativa, mas também desempenha um papel fundamental na conscientização e transformação necessárias para promover um futuro mais sustentável para o nosso planeta.

 

2º Momento: Verificando a aprendizagem

 

1.      O que é arte ambiental e como ela é diferente da arte tradicional?

2.      Quais materiais orgânicos, naturais e recicláveis você usaria em uma obra de arte ambiental? Explique sua ideia.

3.      Por que a arte ambiental é importante na luta contra a poluição?

4.      Além de conscientizar, quais outros benefícios a arte ambiental pode trazer para o meio ambiente e para as comunidades locais?

 

3º Momento: Sugestão de atividade prática.

Produza vasos de papel reciclado com a turma seguindo o passo-a-passo:

Assista ao vídeo para aprender melhor.

https://youtu.be/A3VZDyQQAss?si=RbCOcuuTaLyqeGQO

 

Materiais: Papel reciclado, bexiga, cola branca.

1.      Comece rasgando o papel em pedaços de aproximadamente 5cm.

2.      Dilua a cola com um pouco de água para facilitar o uso.

3.      Aplique uma camada de cola sobre a bexiga cheia, em seguida aplique uma camada de papel até cobrir completamente a superfície da bexiga. Repita esse processo ao menos três veze para conseguir uma camada mais grossa nas paredes do vaso.

4.      Cole uma camada extra de papel em um dos lados da bexiga para que sirva de apoio e dê equilíbrio ao vaso.

5.      Após secar completamente estoure e retire a bexiga, recorte um furo para que seja a boca do vaso.

6.      Faça acabamentos com cola e papel e decore como preferir.

 

             

 

1ª Aula: Arte e Meio Ambiente (OBS: Somente para o 9ºano)

 

1º Momento:

Inicie a aula, com a leitura do texto da página 182 do livro didático do 9° ano de forma compartilhada com a turma. Prossiga sugerindo que observem os elementos da imagem. Destaque as esculturas de baleias e o fato de estarem envolvidas em resíduos sólidos em frente ao Parlamento Húngaro, uma instituição política. E que sensações tiveram ao observar a instalação do Proteja o Oceano, do Greenpeace.

 

Pergunte se, ao observar a imagem, os estudantes a associam à ideia de consciência ambiental.

Promova uma discussão em sala de aula. Façam perguntas abertas para incentivar os estudantes a compartilhar suas ideias e opiniões.

 

Sugestões:

·         A importância da arte para o meio ambiente?

·         Como a arte pode ser usada para aumentar a conscientização sobre questões ambientais?

·         De que maneira a arte pode inspirar ações para conservação do meio ambiente?

 

2°Momento:

Apresentar, por meio de uma dinâmica envolvendo desenho, o que já se conhece sobre os grandes problemas ambientais, bem como possíveis soluções para essas questões (Página 183 do livro didático)

Para dar início a essas inquietações, a turma vai realizar uma dinâmica envolvendo alguns dos principais problemas ambientais.

Como fazer

      

 

representado no desenho. Se acertar, o grupo ganha um ponto e deverá, rapidamente, apresentar uma ação cotidiana que minimize esse problema. Se errar, a chance de resposta passa para o grupo que propôs o problema.

4-Ganhará o ponto o grupo que conseguir finalizar a etapa, propondo solução para o problema apresentado.

5-Cabe ao professor o papel de mediador, ao avaliar se as ações sugeridas para minimizar os efeitos dos problemas citados são adequadas.

6-O jogo retoma seguindo as mesmas etapas, até que o professor termine de colocar em pauta todos os temas sugeridos.

7-Ganha o grupo que fizer mais pontos.

8-Ao final, conversem sobre como foi realizar esse jogo e sobre aquilo que a turma já sabia a respeito dos problemas ambientais que surgiram na dinâmica.

 

 

2ª Aula: Arte Ambiental

1º Momento: Leia o texto abaixo em sala de aula e em seguida faça algumas perguntas.

 

      Tem gente que enxerga arte onde o outro só consegue ver lixo. Muito se fala sobre a sustentabilidade, mas você já imaginou a possibilidade de reconhecer a arte neste espaço?

       É impressionante a capacidade de transformar materiais que iriam para o lixo em arte. Artistas como Vik Muniz, Gordon Matta- Clark entre outros, fazem obras de arte cujo tema é conhecido como “lixo em luxo”. Eles são importantes para nos mostrar como as artes plásticas podem estar aliados cada vez mais à criação sustentável e a reutilização de materiais para obras de arte.

       O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também ressignifica o olhar das pessoas e contribui para diminuição significativamente a quantidade lixo.

 

Autor: Ana Carla Alves Santos

 

1.      Você costuma separar o seu lixo doméstico?

2.      Em sua casa, tem algum objeto reciclado?

3.      O que você acha da coleta de lixo em sua cidade?

4.      Que tipo de lixo é mais produzido na escola?

5.      O que podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem produzir lixo?

 

2ºMomento: AS OBRAS A SEGUIR FAZEM PARTE DO TRABALHO DE DIVERSOS ARTISTAS.

 

GORDON MATTA-CLARCK

  Gordon Matta-Clark foi um dos principais artistas da vanguarda de Nova York na década de 1970.

Seu trabalho, como muitos de seus contemporâneos, foi feito em grande parte fora dos limites dos museus e galerias. Eram intervenções na paisagem urbana e performances que foram gravadas e fotografadas. Tendo como eixo a des-humanização do mundo moderno, o artista fazia intervenções em construções escolhidas fazendo cortes, criando aberturas e buracos em construções.

O artista utilizou a sucata e chamou atenção para a questão do lixo em obras como essa.

 

                                                 

 

Antoine Repessé

O fotográfo francês Antoine Repessé deixou de descartar lixo por quatro anos e faz uma série de fotografias com os resíduos que produziu durante quatro anos guardando. O objetivo final era fotografar toda essa absurda quantidade de lixo para alertar a população sobre este crescente problema global.

                                                 

Vik Muniz é um artista plástico reconhecido mundialmente por criar obras com materiais que comumente vão para o lixo

                                            

3ºMomento: Atividade

1)             Dos trabalhos que você viu, qual achou mais interessante? Por quê?

2)             Quais dos trabalhos você associa à reciclagem, ao reuso e a redução de consumo? Explique como você chegou a esta conclusão

3)             Que materiais foram usados nos trabalhos apresentados?

4)             Agora é a sua vez. Crie um lindo trabalho usando materiais reciclados. Esse trabalho será exposto na sua escola. CAPRICHE!

 

3ª Aula

1º Momento:

Proponha a leitura do poema visual de Augusto de Campos, pergunte se alguém tem alguma hipótese sobre o que este poema representa. Ao olhar de longe vemos a palavra lixo, mas ao nos aproximarmos é possível ver que a palavra luxo foi usada na construção das letras do poema.

 

Depois de ouvir algumas proposições, escreva no quadro a frase: “O lixo é um luxo” ou “O luxo é um lixo”? Ou ainda “o lixo que há dentro do luxo, o luxo que há dentro do lixo”.

 

A representação visual do poema “Lixo” é o diálogo entre duas palavras “lixo” e ”luxo”. O poema serve como crítica social em relação à valorização que se faz das pessoas, mas aqui usaremos para tratar dos resíduos tecnológicos, do consumo ao descarte.

O documentário Lixo extraordinário (trechos ou vídeo completo), que mostra o trabalho de VicK Muniz com as pessoas que trabalhavam num aterro sanitário, pode gerar muitas discussões produtivas acerca do tema.

 

2º Momento: Atividade

1. Quem é Vik Muniz?

2. Quais são as características das suas obras?

3. Vik Muniz é conhecido por abordar em suas obras de arte assuntos de qual

natureza?

4. Descreva o trabalho de Vick Muniz no “Documentário Lixo Extraordinário”.

6. Faça uma colagem, utilizando materiais inusitados, produzindo um desenho com o tema sustentabilidade

 

4ª Aula – JARDIM DO FUTURO

1ºMomento:

                                    

 Conversar sobre a logística reversa ou desfábrica, como tem sido chamada, pois trata-se de o produto eletrônico fazer o caminho inverso: depois de ter sido usado e descartado, o aparelho segue para ser desmontado e suas peças separadas e encaminhadas para a reciclagem. Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm.

 

Identifique, junto com a turma, onde existem postos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade e como se faz para encaminhar um destes resíduos para lá, proponha que a turma faça a divulgação destes locais.

Vale também pensar numa parceria entre um destes locais e a escola, nascendo assim uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos.

Pense na divulgação da campanha e escolha uma data ou semana para receber os aparelhos.

 

Os vasos, as peças soltas e os fios espalhados servirão como estratégias de mobilizar a comunidade escolar. Proponha que confeccionem uma plaquinha para compor o cenário, com uma frase que funcione como um apelo para uma possível campanha de coleta de resíduos eletrônicos ou que sinalize o local que colete.

 

2º Momento:

 

ATIVIDADE EM GRUPOS

Com base na leitura do poema visual Lixo?Luxo e da visualização de imagens de obras de arte feitas com o descarte (Vik Muniz), construir, em grupos de quatro ou cinco estudantes, um “jardim do futuro” compondo plantas com  sucata tecnológica, com uma plaquinha escrito algo como: É esse tipo de paisagem que você quer?

 

 Então mude seus hábitos, reduzindo a produção de resíduos tecnológicos, reutilizando ou reciclando!.

Este jardim traria uma mensagem que impacta os espectadores… Seria interessante que esta exposição fosse permanente, demonstrando preocupação com este problema.

O local escolhido deve ser numa área coberta para evitar que haja acúmulo de água parada nas peças utilizadas.

 

**É importante lembrar que devemos ter cuidado ao desmontar alguns equipamentos, como televisores e computadores com tela de tubo, eles podem ser perigosos, aconselha-se a não mexer neles.

 

Caso a escola não tenha resíduos tecnológicos à disposição, uma alternativa é produzir, em duplas, uma série de fôlderes de conscientização sobre a necessidade do envolvimento da população a fim de minimizar o problema.

Este material poderá ser exposto no mural de destaque da escola ou fazer parte de uma campanha de conscientização.

    

 

3º Momento Professor peça a alguns alunos que façam a leitura do texto. Retomar as aprendizagens desta aula, conversando sobre o que marcou ou chamou a atenção dos estudantes.

                         

Você sabia:

                                          

4ºMomento:

ATIVIDADE

Solicite que os alunos entrevistem seus familiares (pais, tios, avós etc.) e vizinhos, para verificar como eles descartam as pilhas e baterias que não servem mais.

Distribua cópias das perguntas abaixo e solicite que o aluno faça a entrevista com pelo menos cinco adultos.

 

 

5ªAula

 

1ºMomento: Consumo na Arte (Somente para o 9ºano)

                       

Imagine como seria coletar embalagens de produtos que você consumisse por 15 anos. Isso se tornou um dos métodos de criação para a artista brasileira Jac Leirner (1961-), visto na série Funções de uma variável, composta de sacolas de museus e livrarias que, unidas uma a uma, transformam-se em uma grande obra instalativa. (página 203 do livro didático Superação-Arte do 9° ano)

 

·         Faça uma colagem, utilizando materiais inusitados, produzindo um desenho com o tema sustentabilidade

1ºMomento:  OBS: Somente para o 8ºano

Arte com materiais reutilizados (atividades das páginas 34 e 35 do livro didático (Superação-Arte 8° ano)

A arte reciclada busca transformar materiais reaproveitáveis, como papel, papelão, madeira, vidro, plásticos, metais ou borracha, em obras de arte e objetos com valor cultural, social e artístico. Veja na imagem um exemplo de uma escultura em Taiwantaiuã.

  

                                      

Agora é hora de você criar uma escultura com reaproveitamento de materiais. Observe os materiais disponíveis em sua moradia ou na escola. Colete e organize o material e, com a orientação do professor, em sala de aula, construa um trabalho tridimensional. Para a atividade, observe as orientações.

 

Material

Objetos que possam ser reutilizados: caixinhas de papelão, caixinhas de fósforo vazias, caixas de ovos, caixas de leite e embalagens de iogurte limpas e secas, colheres descartáveis, palitos de sorvete de madeira, tampinhas de garrafa PET, garrafas PET, restos de papéis coloridos etc.

·         Cola.

·         Tesoura de pontas arredondadas.

·         Tinta guache de várias cores.

·         Pincel chato.

·         Copo com água e pano para limpeza do pincel.

 

 

 

ACESSADOS EM 19/03/2024

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-espetaculo-de-cores-4o-ano/https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/05/poema-de-que-cor-e-luciana-de-almeida.html

https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved

https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56016

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/ciencias/residuos-tecnologicos-do-luxo-ao-lixo/1993

 Sequência construída pelos professores:

Jocinéia, Susana, Danillo, Araci, Solúvia

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 )  

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Nenhum comentário:

Postar um comentário