3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
|
|
Tema: Juntos Pelo
Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal (Do lixo ao luxo) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Saúde na Escola |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Processos de Criação,
Elementos da Linguagem, Materialidade |
Unidade
Temática: Artes Visuais Ano: 8º e 9º Período: 01/04 a 12/04/2024 Aulas:05 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos, de modo individual, coletivo ou colaborativo, fazendo
uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e
digitais. (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05)
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR87BA)
perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de
investigação e manipulação da matéria (materiais: tinta, argila, sucata,
cola, materiais naturais, etc. e meios: tela, papel, tecido, madeira, aço,
etc. (EF15AR90BA)
Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula: 1º Momento: Levantando
conhecimentos prévios Professor apresente o texto aos alunos e aplique as questões: A arte ambiental, também conhecida como ecoarte ou arte
ecológica, é uma expressão artística que utiliza materiais naturais,
orgânicos ou reciclados, além do próprio ambiente, para abordar questões
ambientais como poluição, desmatamento e mudanças climáticas. Sua importância
na luta contra a poluição ambiental é notável: além de conscientizar o
público sobre os impactos da poluição, as obras de arte ambiental também
promovem advocacia e ativismo, transformam espaços degradados, estimulam a
criatividade e inovação, e resgatam tradições culturais ligadas à natureza.
Em essência, a arte ambiental não só oferece uma plataforma para expressão
criativa, mas também desempenha um papel fundamental na conscientização e
transformação necessárias para promover um futuro mais sustentável para o
nosso planeta. 2º Momento:
Verificando a aprendizagem 1. O que é arte ambiental e como ela é diferente
da arte tradicional? 2. Quais
materiais orgânicos, naturais e recicláveis você usaria em uma obra de arte
ambiental? Explique sua ideia. 3. Por que a arte ambiental é importante na luta
contra a poluição? 4. Além de conscientizar, quais outros
benefícios a arte ambiental pode trazer para o meio ambiente e para as
comunidades locais? 3º Momento: Sugestão de atividade
prática. Produza vasos de papel reciclado com a turma seguindo o
passo-a-passo: Assista ao vídeo para aprender melhor. https://youtu.be/A3VZDyQQAss?si=RbCOcuuTaLyqeGQO Materiais: Papel reciclado, bexiga, cola branca. 1. Comece rasgando o papel em pedaços de aproximadamente 5cm. 2. Dilua a cola com um pouco de água para facilitar o uso. 3. Aplique uma camada de cola sobre a bexiga cheia, em seguida
aplique uma camada de papel até cobrir completamente a superfície da bexiga.
Repita esse processo ao menos três veze para conseguir uma camada mais grossa
nas paredes do vaso. 4. Cole uma camada extra de papel em um dos lados da bexiga para
que sirva de apoio e dê equilíbrio ao vaso. 5. Após secar completamente estoure e retire a bexiga, recorte um
furo para que seja a boca do vaso. 6. Faça acabamentos com cola e papel e decore como preferir. 1ª Aula: Arte e Meio Ambiente (OBS: Somente para o 9ºano) 1º Momento: Inicie a aula, com a leitura
do texto da página 182 do livro didático do 9° ano de forma compartilhada com
a turma. Prossiga sugerindo que observem os elementos da imagem. Destaque as
esculturas de baleias
e o fato de estarem envolvidas em resíduos sólidos em frente ao Parlamento
Húngaro, uma instituição política. E que sensações tiveram ao observar a
instalação do Proteja o Oceano, do Greenpeace. Pergunte se, ao observar a imagem, os estudantes a associam à
ideia de consciência ambiental. Promova uma discussão em sala de aula. Façam perguntas abertas
para incentivar os estudantes a compartilhar suas ideias e opiniões. Sugestões: ·
A importância da arte para o meio ambiente? ·
Como a arte pode ser usada para aumentar a conscientização sobre
questões ambientais? ·
De que maneira a arte pode inspirar ações para conservação do
meio ambiente? 2°Momento: Apresentar,
por meio de uma dinâmica envolvendo desenho, o que já se conhece sobre os
grandes problemas ambientais, bem como possíveis soluções para essas questões
(Página 183 do livro didático) Para
dar início a essas inquietações, a turma vai realizar uma dinâmica envolvendo
alguns dos principais problemas ambientais. Como
fazer representado no desenho. Se acertar, o
grupo ganha um ponto e deverá, rapidamente, apresentar uma ação cotidiana que
minimize esse problema. Se errar, a chance de resposta passa para o grupo que
propôs o problema. 4-Ganhará
o ponto o grupo que conseguir finalizar a etapa, propondo solução para o
problema apresentado. 5-Cabe
ao professor o papel de mediador, ao avaliar se as ações sugeridas para
minimizar os efeitos dos problemas citados são adequadas. 6-O
jogo retoma seguindo as mesmas etapas, até que o professor termine de colocar
em pauta todos os temas sugeridos. 7-Ganha
o grupo que fizer mais pontos. 8-Ao
final, conversem sobre como foi realizar esse jogo e sobre aquilo que a turma
já sabia a respeito dos problemas ambientais que surgiram na dinâmica. 2ª Aula: Arte Ambiental 1º Momento: Leia o texto abaixo em sala de aula e em seguida faça algumas
perguntas. Tem gente que enxerga arte onde o outro
só consegue ver lixo. Muito se fala sobre a sustentabilidade, mas você já
imaginou a possibilidade de reconhecer a arte neste espaço? É impressionante a capacidade de
transformar materiais que iriam para o lixo em arte. Artistas como Vik Muniz,
Gordon Matta- Clark entre outros, fazem obras de arte cujo tema é conhecido
como “lixo em luxo”. Eles são importantes para nos mostrar como as artes
plásticas podem estar aliados cada vez mais à criação sustentável e a
reutilização de materiais para obras de arte. O processo de reciclagem, além de
preservar o meio ambiente também ressignifica o olhar das pessoas e contribui
para diminuição significativamente a quantidade lixo. Autor: Ana Carla Alves Santos 1.
Você
costuma separar o seu lixo doméstico? 2.
Em
sua casa, tem algum objeto reciclado? 3.
O
que você acha da coleta de lixo em sua cidade? 4.
Que
tipo de lixo é mais produzido na escola? 5.
O
que podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem
produzir lixo? 2ºMomento: AS OBRAS A SEGUIR FAZEM PARTE DO TRABALHO DE DIVERSOS ARTISTAS. GORDON MATTA-CLARCK Gordon
Matta-Clark foi um dos principais artistas da vanguarda de Nova York na
década de 1970. Seu trabalho, como muitos de seus contemporâneos,
foi feito em grande parte fora dos limites dos museus e galerias. Eram
intervenções na paisagem urbana e performances que foram gravadas e
fotografadas. Tendo como eixo a des-humanização do mundo moderno, o artista
fazia intervenções em construções escolhidas fazendo cortes, criando
aberturas e buracos em construções. O artista utilizou a sucata e chamou atenção para
a questão do lixo em obras como essa.
Antoine
Repessé O
fotográfo francês Antoine Repessé deixou de descartar lixo por quatro anos e
faz uma série de fotografias com os resíduos que produziu durante quatro anos
guardando. O objetivo
final era fotografar toda essa absurda quantidade de lixo para alertar
a população sobre este crescente problema global.
Vik Muniz é um artista plástico reconhecido mundialmente
por criar obras com materiais que comumente vão para o lixo 3ºMomento: Atividade 1)
Dos
trabalhos que você viu, qual achou mais interessante? Por quê? 2)
Quais
dos trabalhos você associa à reciclagem, ao reuso e a redução de consumo?
Explique como você chegou a esta conclusão 3)
Que
materiais foram usados nos trabalhos apresentados? 4)
Agora
é a sua vez. Crie um lindo trabalho usando materiais reciclados. Esse
trabalho será exposto na sua escola. CAPRICHE! 3ª Aula 1º Momento: Proponha a leitura
do poema visual de Augusto de Campos, pergunte se alguém tem alguma hipótese
sobre o que este poema representa. Ao olhar de longe vemos a palavra lixo,
mas ao nos aproximarmos é possível ver que a palavra luxo foi usada na construção
das letras do poema. Depois de ouvir
algumas proposições, escreva no quadro a frase: “O lixo é um luxo” ou “O luxo é um lixo”? Ou ainda “o lixo que há dentro do luxo, o luxo que há dentro do lixo”. A representação
visual do poema “Lixo” é o diálogo entre duas palavras “lixo” e ”luxo”. O
poema serve como crítica social em relação à valorização que se faz das
pessoas, mas aqui usaremos para tratar dos resíduos tecnológicos, do consumo
ao descarte. O documentário
Lixo extraordinário (trechos ou vídeo completo), que mostra o trabalho de
VicK Muniz com as pessoas que trabalhavam num aterro sanitário, pode gerar
muitas discussões produtivas acerca do tema. 2º Momento: Atividade 1. Quem é Vik
Muniz? 2. Quais são as características
das suas obras? 3. Vik Muniz é
conhecido por abordar em suas obras de arte assuntos de qual natureza? 4. Descreva o
trabalho de Vick Muniz no “Documentário Lixo Extraordinário”. 6. Faça uma
colagem, utilizando materiais inusitados, produzindo um desenho com o tema
sustentabilidade 4ª Aula – JARDIM DO FUTURO 1ºMomento: Conversar
sobre a logística reversa ou desfábrica, como tem sido chamada, pois trata-se
de o produto eletrônico fazer o caminho inverso: depois de ter sido usado e
descartado, o aparelho segue para ser desmontado e suas peças separadas e
encaminhadas para a reciclagem. Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm. Identifique, junto com a turma, onde
existem postos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade e como se faz para
encaminhar um destes resíduos para lá, proponha que a turma faça a divulgação
destes locais. Vale também pensar numa parceria entre
um destes locais e a escola, nascendo assim uma campanha de coleta de
resíduos eletrônicos. Pense na divulgação da campanha e
escolha uma data ou semana para receber os aparelhos. Os vasos, as peças soltas e os fios
espalhados servirão como estratégias de mobilizar a comunidade escolar.
Proponha que confeccionem uma plaquinha para compor o cenário, com uma frase
que funcione como um apelo para uma possível campanha de coleta de resíduos
eletrônicos ou que sinalize o local que colete. 2º Momento: ATIVIDADE
EM GRUPOS Com base na leitura do poema visual
Lixo?Luxo e da visualização de imagens de obras de arte feitas com o
descarte (Vik Muniz), construir, em grupos
de quatro ou cinco estudantes, um “jardim do futuro” compondo plantas com sucata tecnológica, com uma plaquinha
escrito algo como: É esse tipo de paisagem que você quer? Então mude seus hábitos, reduzindo a produção de
resíduos tecnológicos, reutilizando ou reciclando!. Este jardim traria uma mensagem que
impacta os espectadores… Seria interessante que esta exposição fosse
permanente, demonstrando preocupação com este problema. O local escolhido deve ser numa área
coberta para evitar que haja acúmulo de água parada nas peças utilizadas. **É importante lembrar que devemos ter
cuidado ao desmontar alguns equipamentos, como televisores e computadores com
tela de tubo, eles podem ser perigosos, aconselha-se a não mexer neles. Caso
a escola não tenha resíduos tecnológicos à disposição, uma alternativa é
produzir, em duplas, uma série de fôlderes
de conscientização sobre a necessidade do envolvimento da população a fim de
minimizar o problema. Este material poderá ser exposto no
mural de destaque da escola ou fazer parte de uma campanha de
conscientização. 3º Momento – Professor peça a alguns alunos que façam a leitura do texto. Retomar as
aprendizagens desta aula, conversando sobre o que marcou ou chamou a atenção
dos estudantes. Você sabia: 4ºMomento: ATIVIDADE Solicite que os alunos entrevistem seus familiares
(pais, tios, avós etc.) e vizinhos, para verificar como eles descartam as
pilhas e baterias que não servem mais. Distribua cópias das perguntas abaixo e solicite que o
aluno faça a entrevista com pelo menos cinco adultos. 5ªAula 1ºMomento: Consumo na Arte (Somente para o 9ºano) Imagine como seria coletar embalagens
de produtos que você consumisse por 15 anos. Isso se tornou um dos métodos de
criação para a artista brasileira Jac Leirner (1961-), visto na série Funções
de uma variável, composta de sacolas de museus e livrarias que, unidas uma a
uma, transformam-se em uma grande obra instalativa. (página 203 do livro
didático Superação-Arte do 9° ano) ·
Faça
uma colagem, utilizando materiais inusitados, produzindo um desenho com o
tema sustentabilidade 1ºMomento:
OBS: Somente para o 8ºano Arte com materiais reutilizados (atividades das páginas
34 e 35 do livro didático (Superação-Arte 8° ano) A arte reciclada busca transformar
materiais reaproveitáveis, como papel, papelão, madeira, vidro, plásticos,
metais ou borracha, em obras de arte e objetos com valor cultural, social e
artístico. Veja na imagem um exemplo de uma escultura em Taiwantaiuã.
Agora é hora de você criar uma
escultura com reaproveitamento de materiais. Observe os materiais disponíveis
em sua moradia ou na escola. Colete e organize o material e, com a orientação
do professor, em sala de aula, construa um trabalho tridimensional. Para a
atividade, observe as orientações. Material Objetos que possam ser reutilizados:
caixinhas de papelão, caixinhas de fósforo vazias, caixas de ovos, caixas de
leite e embalagens de iogurte limpas e secas, colheres descartáveis, palitos
de sorvete de madeira, tampinhas de garrafa PET, garrafas PET, restos de
papéis coloridos etc. ·
Cola. ·
Tesoura de pontas arredondadas. ·
Tinta guache de várias cores. ·
Pincel chato. ·
Copo com água e pano para limpeza do pincel. ACESSADOS
EM 19/03/2024 https://www.google.com/search?q=cores+quentes+e+frias+atividades&tbm=isch&ved https://www.google.com/search?q=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&oq=as+cores+e+as+emo%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome..69i57j0i22i30l2j69i60.11626j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 https://www.google.com/search?q=Atividades+sobre+monocromia+e+policromia&t http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56016 Sequência
construída pelos professores: Jocinéia, Susana, Danillo, Araci, Solúvia O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem
temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? ( Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário