1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:A Tecnologia e as
Competência Socioemocionais: Reflexões Necessárias Tema Intercurricular: Valores em Pauta:
Aprendizagens Significativas e Inovadoras em Sala de Aula (Psicologia das cores nas obras de
Ivan Cruz) |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,
Elementos da Linguagem, Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes Visuais/Artes
Integradas Ano: 8º e 9º Período:01/02 A 17/03/2023 Aulas:05 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA 1º Momento:
ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS! -
Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos Professor, após a apresentação faça a dinâmica com os alunos Dinâmica: Recebendo Elogios Depois de terminada essa brincadeira, peça a turma para fazer um
cartaz com as anotações e colar na sala. Professor explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do
estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e aplique a atividade ·
O que
é Arte para você? ·
Você
gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente? 2º Momento: Professor apresente o
texto aos alunos “O que é
Arte?” O que é Arte? O ser humano, ao
longo de sua história, criou formas diversas de pensar e viver a vida. Esse
conjunto de concepções faz parte da nossa experiência de vida e determina, em
parte, nossa maneira de ver o mundo e de agir nele. Cada grupo social
estabelece modos de viver diferentes - ideias, normas, costumes, objetos, alimentos,
linguagens e outras manifestações marcam a diversidade de cada povo. Chamamos
essas características e costumes de cultura. Dentro dos hábitos culturais,
estão as manifestações criativas e expressivas que chamamos de Arte, que é
uma das formas pelas quais o ser humano comunica suas ideias e sentimentos.
Existem muitas maneiras diferentes de se expressar artisticamente, são o que
chamamos de linguagens artísticas - música, dança, teatro, pintura,
fotografia, artesanato, circo, cinema, escultura, poesia e muitas outras. Ao
longo das aulas, conheceremos um pouco mais sobre esse assunto. Talvez você
ainda não tenha se dado conta, mas você está cercado de arte e,
provavelmente, já se expressou artisticamente alguma vez. Pense nas
linguagens artísticas citadas anteriormente. Certamente você já teve
experiência com alguma dessas formas de fazer arte. Questões: Vamos descobrir
as relações que você, seus familiares e sua comunidade têm com a arte? Responda ao
questionário abaixo e, nas questões em que se faça necessário, converse com
seus parentes e vizinhos sobre
os temas das perguntas. a - Qual é a
forma de fazer arte que se faz mais presente em sua vida? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b - As pessoas do
lugar onde você vive produzem algum tipo de arte? Qual ou quais são eles? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ c - Você acha
que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ d – Qual o
sentimento que você tem quando está na aula de arte? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ e – Como
conseguimos ver as transformações do mundo através da arte? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ f - Você gosta de estudar sobre arte? Como você gostaria de
estudar esse componente? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________g
-Para você o que é preciso para uma pessoa ser um artista? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Pesquise e copie no caderno o significado de algumas
palavras que estão no texto. a-
Expressou b-
Costumes c-
Concepções d-
Hábitos e-
Expressivas 2ª AULA 1º Momento: RELEMBRANDO
CORES O QUE
SÃO CORES PSICOLOGICAS? A psicologia das cores estuda o
significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser humano. 1 – Cor amarela: significado Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. ela é
comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns
estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas
como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo.
2 – Cor vermelha: significado Na psicologia das cores., a cor vermelha é uma de maiores destaques.
Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva.
Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a
fome.
3 – Significado da cor verde É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade
e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à
saúde.
4 – Significado da cor rosa O rosa claro transmite a tranquilidade e a inocência, portanto
remete à infância. Já o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução.
5 – Significado da cor laranja O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o
amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e
estimula a criatividade. No entanto, como é uma cor secundária, ela é menos
impactante que as primárias.
6 – Significado da cor azul O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade.
Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder, esta
cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e
confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.
7 – Significado da cor roxa A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a
antiguidade. Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam
utilizar vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e
respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.
Sensações promovidas pela cor azul: Natureza, rústico, aromas, conforto e
elegância 9 – Significado da cor preta É a mais elegante das cores! Por isso, remete à sofistificação,
modernidade e luxo. ela pode ser vinculada também a situações de medo ou
curiosidade.
sofisticação e mistério 2º Momento: 1- Quais sensações são promovidas pelas cores? A- Rosa: B- Preto: C- Verde: D- Amarelo: E- Azul: 2- Qual o significado das cores? A- Roxo: B- Branco: C- Vermelho: D- Laranja: 3- Pesquise o significado de algumas palavras que
estão no texto. A- Confiança: B- Tranquilidade: C- Sofisticação: D- Extroversão: E- Criatividade: F- Extravagância: 4-
Desenhe
e pinte um quadro desse em seu caderno.( Para Casa) 3ª AULA 1º Momento: O CÍRCULO CROMÁTICO O Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três
primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é
utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é um guia rápida com a
qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as
meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a
mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os
detalhes. Outras
combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações,
comparações Veja como é fácil combinar as cores
no círculo cromático: É bem
simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e
escolha a próxima cor, pule outras três cores e
terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade
são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e
vermelho alaranjado. Assim,
a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores
complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho
(primária) e o verde (secundária) Classificação das cores que compõem
o círculo cromático: ·
Cores primárias: azul, vermelho e amarelo. ·
Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta. ·
Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado,
Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado. 2º Momento: Obs: Peça aos alunos
que assistam o Vídeo Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8 APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS
QUESTÕES: 1-
Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo
cromático. 2-
Quais são as cores complementares? 3-
Como podemos obter a tríade? 4-
Faça um círculo cromático usando o passo a passo: a-Com
o compasso faça um círculo e divida em quatro partes. b-Divida
cada quadrante em mais duas partes. c-Com
o compasso faça mais um círculo 4ª AULA 1º Momento: IVAN CRUZ Ivan Cruz e suas obras retratando a infância Arte-educadora
e artista visual Ivan
Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de
criança. Suas
obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso,
encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância. O
artista e suas pinturas-Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e
teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito
em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986
passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio. Seu
objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para
algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de
Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa
época, as pinturas exibiam temas variados. A
temática lúdica-Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz
realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria
para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade,
o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu
país. Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes
brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele
próprio tinha em seus tempos de criança. Nas obras as crianças aparecem pulando
corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e
realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o
desenvolvimento e interação social. Sua produção
chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse
em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras. As obras procuram também estimular as
crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada
vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação
desenvolvida entre elas e a tecnologia O artista optou por retratar as
figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa
possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma
face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra. Ivan relata que, às vezes, as pessoas
conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja
estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as
memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra. 2º
Momento: 1-
Responda: A- Por
que o autor fez essas pinturas? B- Cite
quais emoções você sente ao observar as obras de Ivan Cruz? C- Em
quais momentos você gosta de pintar? D- Quais
brincadeiras você gosta? escolha uma e faça um desenho com muito capricho! 2-
Pesquise com seus familiares a respeito das brincadeiras que
eles faziam quando eram crianças e em seguida fazer um relatório para ser
socializado em sala de aula. Após a
pesquisa executar brincadeiras infantis da época dos seus pais e registrar
através de vídeos e fotos. 5ª AULA 1º Momento: IVAN CRUZ As brincadeiras
sempre estiveram presentes na vida cotidiana do ser humano como criança. É
importante ressaltar que brincar é fundamental para o processo de
desenvolvimento infantil e também na sua aprendizagem. Através da
brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, a afetividade e, lidar
com suas frustrações. Segundo Ivan Cruz
“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto quando criança que não
brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. 2º Momento: 1-Peça aos
alunos que assista o vídeo de Ivan Cruz Ivan Cruz
– vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s5HrZ-LneCE
(Ivan Cruz – Brincadeiras de crianças) 1- Releitura-
Crie uma obra com recortes de meninos e meninas brincando ou siga a
orientação do vídeo e em seguida cole em uma folha de papel ofício criando um
cenário. Observe o exemplo:(Segue
em anexo o molde) ANEXO: Acessados em 20/02/2023 https://www.google.com/search?q=circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjehe2h5dHvAh https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/ http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com/2012/01/ https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm O Senhor é a
minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida;
de quem me recearei? ( Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (x ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário