7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:
Tragédia e Comédia |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Teatro 9ºAno Período: 13/10/2020
a 31/10/2020 Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR024) Reconhecer e apreciar artistas e grupos
de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os
modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional em teatro. (EF69AR025)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. (EF69AR031)
Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR035)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos -Professor segue em anexo o slide 1º Aula: TEATRO 1ª Etapa:
Apresentação do projeto: Quem sabe canta, quem não sabe dança. O
professor deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem
não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma
música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo
e violência. O
desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as
seguintes etapas: METODOLOGIA
DO PROJETO O
desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as
seguintes etapas: I.
Todos os alunos e alunas do Ensino
Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar; II.
Cada ano/série competirá somente entre
si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos
do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante; III.
A classificação dar-se-á da seguinte
forma: ü A
primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma
comissão julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as
melhores indicadas pelos professores do componente curricular; ü A
segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada
unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a)
gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode,
forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e não
em locais públicos; VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome
do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com a
camisa do uniforme da escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa
escolar será em 01/10 a 30/10/2020 IX.
O aluno (a) poderá ser desclassificado
caso não seguir as descrições deste regulamento; X.
Os professores de Arte deverão
encaminhar em 02/10 a 06/11/2020 à
Articulação de área os vídeos que foram selecionados; XI.
Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e
3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais. XII
Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a etapa final onde os alunos
serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação e em seguida será
divulgado os vencedores. 2ª Etapa: Professor peça
aos alunos para seguirem as instruções de como fazer as máscaras de papel,
instruções em anexo. Professor
faça algumas máscaras e apresente a turma. Isso ajudará ao aluno a soltar a
sua criatividade Estimule
todos a fazer as máscaras e expor nos grupos do zap. Definição de Teatro Teatro 1.TEATRO lugar ou edifício destinado à apresentação de obras
dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos. 1. 2. POR METONÍMIA•TEATRO o ofício ou a arte teatral. Conceito de Teatro O que é Teatro: 2º Aula 1 Professor
nesse momento apresente aos alunos o objeto de conhecimento (TEATRO - Como, por
que, para quem e onde se faz teatro ).
Apresentação dos slides. Antes da
apresentação do slide converse com os alunos sobre o TEATRO fazendo os
seguintes questionamentos: ·
Você sabe o que é Teatro? ·
Na sua cidade tem algum teatro? ·
Você já assistiu a uma peça teatral? 1ª Etapa: Apresente o slide (enviado no grupo do whatsap - Artistas)
Agora é hora de deixar os alunos se expressarem, faça questionamentos
a respeito do slide, escute o que eles têm a dizer. 3ºAula 1ª Etapa: Começando por você (O
TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA) Boas vindas Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados
anteriormente Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para
fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 106 a 109 do livro didático e
em seguida socialize e aplique a atividade em anexo. 4º Aula 1ª Etapa: Começando por você (O
TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA - CONTINUAÇÃO) Boas vindas Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados
anteriormente Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para
fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 110 a 111 do livro didático e
em seguida socialize e aplique a atividade em anexo. 5ºAula 1ª Etapa: Começando por você (O
TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA - CONTINUAÇÃO) Boas vindas Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados
anteriormente Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para
fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 112 a 113 do livro didático e
em seguida socialize e aplique a atividade em anexo. 6ºAula 1ª Etapa – CONVERSA DE ARTISTA- GOTA
D’ÁGUA, UMA TRASGÉDIA DA VIDA BRASILEIRA. Professor faça a Leitura compartilhada e explanação do conteúdo.
Páginas 114 a 116 do livro
didático e em seguida socialize e aplique a atividade em anexo. 2ª Etapa Atividade
páginas 115 3ª ETAPA OU
7ª AULA ( EXTRA) – PENSAR COM A HISTÓRIA – (COMMEDIA DELL’ARTE) E HORA DA TROCA (HUMOR E IMRPOVISO) Professor faça a Leitura compartilhada e explanação do conteúdo.
Páginas 117 a 119 do livro didático e em seguida socialize e aplique a
atividade em anexo. |
RECURSOS:( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; () Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade escrita; ()
Avaliação da participação; Outros: |
|
ANEXOS:
Fazendo uma máscara de teatro
1.Recorte uma folha de
cartolina OU no papel que você tenha em formato de escudo. A partir dessas instruções será
possível fazer uma máscara como aquelas que costumam simbolizar o conceito de
teatro, de “comédia” e “tragédia”. Embora cada uma dessas máscaras apresente
uma expressão distinta, o formato geral dessas máscaras é o mesmo – o de um
escudo ou um brasão arredondado. Recorte a folha de cartolina nesse formato. O
melhor é usar boa parte da superfície do papel para que ela seja grande o
bastante e cubra o seu rosto.
2. Faça o buraco dos olhos no
formato de uma vírgula mais larga. Tanto a máscara da comédia, quanto a da
tragédia usam o mesmo formato para os olhos: uma vírgula arredondada ou metade
de uma lua crescente com um lado mais grosso e outro afinado. No entanto, de
acordo com a máscara que estiver fazendo, a da comédia ou do drama, a posição
dessas formas muda. Na máscara da comédia, a parte mais grossa da “vírgula”
deve estar voltada para a parte de fora. A ideia é imitar a feições alegres de
um rosto sorridente. Na máscara da tragédia, a parte mais grossa de vírgula
deve estar voltada para dentro, imitando a sobrancelha enrugada de um rosto
triste e desanimado.
· Em ambos os casos, recorte os olhos
dobrando a máscara de modo que você possa cortar os espaços a partir do centro,
sem ter que cortar pelo lado.
3. Recorte a boca com o formato de
uma jujuba. Assim como com os olhos, o formato da boca das máscaras da comédia
e da tragédia é o mesmo, o que muda é a sua posição. Na máscara da comédia,
desenhe um sorriso no formato de uma jujuba curvada para cima. Na máscara da
tragédia, vire a mesma jujuba de cabeça para baixo e terá um rosto triste.
· Mais uma vez, em ambos os casos,
dobre o papel e faça um pequeno corte no meio para que possa recortar a boca
sem ter que cortar pelo lado da máscara.
4. Cole um palito de picolé na máscara. As máscaras da tragédia e da
comédia costumam mantidas por uma varinha, com a qual o ator/a atriz pode
mantê-la sobre seu rosto. Você pode fazer algo semelhante com um palito de
picolé – basta colá-lo embaixo ou ao lado da máscara para ter como segurá-la.
· Caso não tenha picolés no congelador,
é possível encontrar palitinhos para vender em lojas de materiais para
artesanato. Ou você pode simplesmente usar um bastão de madeira ou, em última
instância, algum talher que não vá mais usar.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
·
PARA A
3ª AULA – PÁGINAS 106 A 109
·
PARA A
4ª AULA – PÁGINAS 110 A 111
·
PARA A
5ª AULA – PÁGINAS 112 A 113
·
PARA A
6ª AULA – PÁGINAS 114 A 116
ESCOLA:___________________________________________________
DATA;___/___/2020
NOME:
___________________________________________________ ANO: ____________
PROFESSORA:______________________________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR ARTE/ 3ª AULA
ATIVIDADE REMOTA
PÁGINAS 106 A 109
PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO CONSULTE
AS PÁGINAS DO LIVRO (106 A 109).
1. QUAL
A IMAGEM SE TORNOU UMA DAS IMAGENS MAIS COMUNS PARA SIMBOLIZAR A ARTE DO
TEATRO? A QUE ELA FAZ REFERÊNCIA?
2. VOCÊ
ACHA QUE O TEATRO PODE CUMPRIR UMA FUNÇÃO SOCIAL? QUAL SERIA ESSA FUNÇÃO?
3. COMO
NASCEU O TEATRO GREGO?
4. NO
QUE CONSISTIA A TRAGÉDIA ANTÍGONA?
GABARITO:
1. A IMAGEM QUE SE TRONOU UMAS DAS MAIS COMUNS QUE SIMBOLIZA A
ARTE DO TEATRO É DE DUAS MÁSCARAS COLOCADAS LADO A LADO (UMA ALEGRE, SORRINDO E
A OUTRA TRISTE, COM EXPRESSÃO DE DESESPERO).
ESSA IMAGEM FAZ REFERÊNCIA A ORIGEM DO TEATRO DE
MATRIZ EUROPÉIA, QUE SE INICIOU NA GRÉCIA ANTIGA, POR VOLTA DO SÉCULO V a. C.
2. RESPOSTA PESSOAL.
3. O TEATRO GREGO NASCEU DE RITUAIS FESTIVOS CHAMADOS DE
DIONÍSIAS OU DIONISÍCAS, EM HOMENAGEM A DIONÍSO O DEUS DO VINHO E FERTILIDADE.
4. ANTÍGONA É UMA DAS MAIS IMPORTANTESS PEÇAS DA TRAGÉDIA. ESSA
PEÇA CONTA A HISTÓRIA DA PROTAGONISTA ANTÍGONA, QUE, ÀS PORTAS DA CIDADE DE
TEBAS, VÊ SEUS DOIS IRMÃOS SE MATAREM EM UMA BATALHA: UM DEFENDENDO A CIDADE E
O OUTRO A ATACANDO.
ESCOLA:___________________________________________________
DATA;___/___/2020
NOME:
___________________________________________________ ANO: ____________
PROFESSORA:______________________________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR ARTE / 4ª AULA
ATIVIDADE REMOTA
PÁGINAS 110 E 111
LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES ABAIXO:
1. GOTA D’ÁGUA FOI ESCRITA EM 1975 E É
CONSIDERADO UM CLÁSSICO DA DRAMATURGIA NACIONAL. ESSA PEÇA FOI:
MARQUE A OPÇÃO CORRETA.
A)
CRIADA
POR CHICO BUARQUE E PAULO PONTEA, TRATANDO-SE DE UMA ADAPTAÇÃO DE LADEIA,
TRAGÉDIA DE EURÍPEDES DO SÉCULO V a. C.
B)
CRIADA
POR CHICO BUARQUE E VINÍCIUS DE MORAES, ADAPTADA DE UMA TRAGÉDIA DE EURÍPEDES
DE SÉCULO V a. C. CHAMADA MEDEIA.
C)
DE
CHICO BUARQUE E PAULO PONTES, TRATANDO-SE DE UMA ADAPTAÇÃO DE MEDEIA, TRAGÉDIA
DE EURÍPEDES DO SÉCULO V a. C.
2. ONDE SE PASSA A PEÇA GOTA D’ÁGUA?
COMO FOI ESCRITA ESSA PEÇA?
3. O QUE OCORREU QUANDO ESTREOU A PEÇA
GORA D’ÁGUA?
ESCOLA:___________________________________________________
DATA;___/___/2020
NOME:
___________________________________________________ ANO: ____________
PROFESSORA:______________________________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR ARTE / 5ª AULA
ATIVIDADE REMOTA
PÁGINAS 112 E 113
LEIA COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
1. QUANDO E PORQUEM FOI ESCRITA A
COMÉDIA GREGA “AS AVES”?
2. POR QUEM FOI DIRIGIDA A PEÇA “AS
AVES”?
3. A QUE AS COMÉDIAS FAZIAM REFERÊNCIAS?
4. O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “FUMAÇA
DOS SACRIFÍCIOS”, UTILIZADA NA COMÉDIA “AS AVES”?
ESCOLA:___________________________________________________
DATA;___/___/2020
NOME:
___________________________________________________ ANO: ____________
PROFESSORA:______________________________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR ARTE / 6ª AULA
ATIVIDADE REMOTA
PÁGINAS 114 E 116
LEIA COPIE E
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO:
1.
O
ESPETÁCULO INSPIRADO NA TRADIÇÃO DOS PALHAÇOS POPULARES É:
A)
PERRENGUE
DA LUA;
B)
PERRENGUE
DA LONA PRETA;
C)
PERRENGUE
DA LONA AZUL.
2.
O
ESPETÁCULO PERRENGUE DA LONA PRETA É UMA DRAMATURGIA COLETIVA DE:
A)
TRUPE
DA LONA PRETA, FORMADA EM 2005;
B)
TRUPE
DA LONA PRETA, FORMADA EM 2007;
C)
TRUPE
DA LONA PRETA, FORMADA EM 2008.
3.
VÁRIAS
EXPRESSÕES INFORMAIS (GÍRIAS) FORAM UTILIZADAS NA PEÇA PERRENGUE DA LONA PRETA.
QUAIS SÃO ELAS EO QUE SIGINIFICAM?
4.
DANDO
CONTINUIDADE A ATIVIDADE, COPIE AS QUESTÕES DA PÁGINA 115 E RESPONDA NO SEU
CADERNO.
SLIDE
Arte Ensino Fundamental, 9°
Ano
TEATRO
Como, por que, para quem e onde se
faz teatro
O
surgimento do teatro
Segundo os estudiosos, os seres
humanos tinham necessidade de representar, para expressar suas alegrias,
tristezas e dúvidas, comunicando-se com os outros e com os deuses, em rituais e
celebrações. http://historiadasartesvisuais.blogspot.com.br/2011/09/historia-do-teatro-no-mundo.html
. Nessas ocasiões
(como ocorre ainda hoje em algumas tribos indígenas), era comum as pessoas
representarem os animais e seus movimentos, imitarem os fenômenos da natureza,
como os sons do trovão, narrarem as dificuldades sofridas em uma viagem,
lembrarem seus antepassados, para ensinar aos jovens. As palavras e os gestos
das representações eram aprendidos e memorizados. Assim, era possível preservá-los uma vez que eles desconheciam a
escrita.
Imagem: Pedro Aguiar
/ Tupinambá índios (Brasil), gravura do século 16. / public domain
Mas a origem do teatro está na Grécia antiga. Organizavam-se
festivais para celebrar a fertilidade da Terra na primavera e os participantes
vestiam peles de animais, dançavam e entoavam cânticos repetidos pelos demais.
Foi lá que surgiu o teatro tal como o conhecemos hoje: representações com
diferentes histórias escritas por autores, nas quais atores interpretam
diferentes papéis diante de um público, em um local construído especialmente
para isso.
As máscaras serviam
para expressar as sensações da personagem no teatro grego.
Imagem:
Saperaud / Máscaras teatrais da tragédia e a comédia. Mosaico, arte romana,
segundo século da era cristã. / public domain
Um dos festivais mais famosos da Grécia antiga era realizado
em homenagem ao deus Dionísio. Durante seis dias, todos os habitantes da cidade
se reuniam para julgar a qualidade dos textos encenados e de seus autores.
Aplaudiam quando gostavam ou protestavam a ponto de interromper a
representação, caso não gostassem. http://historiadasartesvisuais.blogspot.com.br/2011/09/historia-do-teatro-no-mundo.html
O Teatro de Dionísio em reconstituição do século XIX
Imagem: Disponibilizado por Immanuel Giel Deus Dionísio
/ Teatro romano de Atenas (Grécia)
/ Domínio público.
Imagem: Michelangelo
Merisi da Caravaggio/ Baco /
1593-1594 / O projeto de Yorck: 10,000 Meisterwerke der
Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distribuído por Directmedia Publishing
GmbH
Por que
se faz teatro?
Por gosto, por diversão ou por prazer. Vimos que, na origem
do teatro, a diversão estava ligada à expressão dos sentimentos mágicos e
religiosos.
No
Brasil, no período colonial, os missionários católicos tentavam transmitir sua
doutrina às pessoas simples ou aos indígenas por meio de peças de teatro.
Imagem: MGA73bot2 / Missionário jesuíta instruindo os índios, a partir de uma c. Gravura de
1885. Cortesia do Museu do Estado de Illinois, Springfield, IL / United
State Public Domain
“O teatro foi o meio mais utilizado para atingir os
objetivos dos Jesuítas, que eram moralizar os costumes dos brancos e catequizar
os índios, combatendo, assim, a antropofagia, o politeísmo e a união sem o
casamento legal.” Cláudia Artes, Literatura e Cultura.
De forma semelhante, em outros momentos da História, as
pessoas fizeram teatro para criticar os costumes da sociedade do seu tempo, o
que provocou, muitas vezes, a proibição de representações de peças de alguns
autores.
O
teatro também costuma ser utilizado em quase todos os países, para ensinar, de
forma divertida, a literatura e a história de um povo às crianças e aos jovens.
Da mesma forma, o teatro pode servir para ajudar as pessoas a expressarem sua
preocupação perante os outros e a resolverem dificuldades, por exemplo, a perda
da timidez.
http://sigplanet.sytes.net/nova_plataforma/monografias../4397.pdf
O
teatro ensina e diverte todos os públicos
Imagem: tetraktys / Auto de Natal, representação de
teatro de rua em Porto Alegre / GNU Free
Documentation License
Imagem:
Tetraktys / Cena da peça A Mulher que Comeu o Mundo, do grupo de
teatro Usina do Trabalho do Ator, de Porto Alegre / GNU Free Documentation License
Imagem: Bonemer / Cena de
"Camaradagem", do
grupo Tapa, eleito melhor
espetáculo de 2006
pela APCA/ Domínio
Para quem
se faz teatro?
O teatro é feito para agradar aos
mais diferentes tipos de público, crianças, adolescentes, jovens, adultos e
pessoas da terceira idade. Essas pessoas são o elemento fundamental para que o
teatro exista.
Os atores sabem que, sem o
público, seu trabalho não tem sentido, por isso esforçam-se todos os dias para
melhorar o seu desempenho e, com sua interpretação, atrair o espectador.
O teatro diverte
plateias de diferentes faixas etárias
Imagem: Bart Everson / Teatro Cavalo
de Pele apresenta "Caça do Snark" de Lewis Carroll no Sculpture
Garden Besthoff, Parque da Cidade, Nova Orleans. / Creative Commons Attribution
2.0 Generic
Onde
se faz teatro?
O espaço
cênico é o lugar ocupado pelos atores durante a representação diante do
público. Ao longo do tempo, a forma desse espaço foi variando, apesar de seu
aspecto básico permanecer retangular ou circular.
O circo é o
espaço cênico mais simples e corresponde à origem do teatro. Ao redor desse
círculo, construíram-se teatros imensos de pedra, nos quais milhares de
espectadores ocupavam filas de assentos escalonados (arquibancadas), como na
antiga Grécia.
Imagem: Flammingo / Reconstrução de um teatro grego /
GNU Free Documentation License
Imagem: Radomil / Mileto, Teatro / GNU Free Documentation License
A outra forma básica de espaço cênico é a retangular ou
frontal. Ela surge ao se levantar um tablado ou plataforma de madeira de forma
retangular, no qual os artistas sobem para serem vistos pelo público durante a
representação. O público, nesse caso, coloca-se na frente do palco. Atualmente,
muitos teatros e cinemas têm essa forma. Os teatros construídos no século XX
tentaram combinar o espaço cênico circular e retangular aproveitando as
vantagens de cada um deles.
RETANGULAR
Na Idade Média, as representações eram feitas nas igrejas:
algumas realizadas nos seus átrios ou entradas; outras, no coro ou na parte
central do templo. Naquela época, era frequente utilizar a carroça que
funcionava como teatro ambulante. Sobre a carroça, colocava-se o cenário, e
debaixo dele, fechado por uma cortininha, ficava o espaço onde os atores se
vestiam.
Entre o final do século XVI e o princípio do XVII, na época
de Shakespeare, os teatros ingleses, que estavam situados nos arredores das
cidades, tinham uma plataforma que saía do palco e que era rodeada pelo
público.
Imagem: possivelmente
por Theodore Pista / Snug na Galeria, a partir da série:
Prazeres teatrais, Londres, c. 1820 Victoria and Albert Museum, em Londres,
o número de Museu: S.2557-2009 / Public domain
http://www.unirio.br/cch/ppg-pmus/dissertacoes/Dissertacao_Luisa_Olinto_do_Valle_Silva.pdf
Na Idade Média, as peças teatrais
costumavam ser apresentadas no pátio das igrejas e dos mosteiros.
http://radar73.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html
ATIVIDADES
Releia o assunto e responda as
questões a seguir.
1. Segundo
os estudiosos, que necessidade os seres humanos tinham desde os primórdios?
2. Antes
de conhecerem a escrita, como era comum as pessoas fazerem suas representações,
ou seja, o que elas imitavam?
3. Qual a origem do teatro tal qual conhecemos
hoje?
4. Para
que serviam as máscaras?
5. Um dos festivais mais famosos da Grécia antiga
era realizado em homenagem ao deus Dionísio. Como eram esses festivais?
6. Durante
os festivais como se sabia se era aprovado ou não o que estava sendo encenado?
7. Entre os indígenas, havia manifestações
dramáticas que consistiam basicamente em canto, música instrumental e dança.
Entretanto, o teatro propriamente dito nasceu, aqui no Brasil, com o Padre José
de Anchieta, no período de colonização portuguesa. Com o objetivo de catequizar
os índios, os jesuítas utilizaram o teatro como recurso para destruir a cultura
deles e educá-los dentro dos preceitos da Igreja Católica e do povo europeu da
época.
8. Você
conhece ou já ouviu falar de alguma forma de teatro religioso praticada no seu
Estado? Qual?
9. Já
assistiu ao vivo ou pela TV a algum espetáculo teatral de natureza religiosa?
Descreva:
10. Você
já assistiu ou participou de uma peça de teatro na escola?Sobre o quê ela
falava?
https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A 9ºano acessado em 05/10/2020
Período:
OUTUBRO
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
no livro didático de Arte.
LIVRO
DE ARTE – 9º Ano |
||||
Temas:* PROJETO “QUAM SABE CANTA
QUEM NÃO SABE DANÇA”; * TEATRO – TRAGÉDIA E COMÉDIA (CAPÍTULO 5) Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas. * Processos de
avaliação |
||||
Aprofundando
no Tema |
Começando
por você |
TEATRO |
Começando por você (O
TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA) |
CONVERSA DE ARTISTA- GOTA
D’ÁGUA, UMA TRASGÉDIA DA VIDA BRASILEIRA. |
PROJETO
“QUEM SABE CANTA QUEM NÃO SABE DANÇA”, 1ª
Etapa: LEIA AS INSTRUÇOES E PARTICIPE XII.Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos
Finais da Sede e Campo poderão participar; XIII.Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os
alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano
com alunos do sétimo ano, e assim por diante; XIV.A classificação dar-se-á da seguinte forma: ü
A
primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma
comissão julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as
melhores indicadas pelos professores do componente curricular; ü
A
segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada
unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. XV.O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo
cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba,
gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) XVI.O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais
públicos; XVII.Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano
que cursa e a unidade escolar a que pertence; XVIII.O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme
da escola, no momento da gravação; XIX.O período para a realização da etapa escolar será
_______________________ XX.O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as
descrições deste regulamento; XXI.Os professores de Arte deverão encaminhar à Articulação
de área os vídeos que foram selecionados; XXII.Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após
autorização serão divulgados nas redes sociais. |
TEATRO CONFECÇÃO DAS MÁSCARAS SIGAM PASSO A PASSO DE COMO FAZER AS MÁSCARAS E MÃO AS OBRAS. |
2ª aula TEATRO- Como, por
que, para quem e onde se faz teatro. LEIA O
CONTEXTO SOBRE O TEMA E RESPONDA AS ATIVIDADES |
3 ª aula Faça uma
leitura nas páginas 106 a 109 do livro didático e em seguida copie e responda
as atividades em anexo. 4ª aula Faça
uma leitura nas páginas 110 a 111 do livro didático e em seguida copie e
responda as atividades em anexo |
5ª aula Faça uma
leitura nas páginas 112 a 113 do livro didático e em seguida copie e responda
as atividades em anexo. 6 ª aula Faça uma
leitura nas páginas 114 a 116 do livro didático e em seguida copie e responda
as atividades em anexo. |
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário