9ºano

 

7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Tragédia e Comédia

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Teatro        9ºAno            Período: 13/10/2020 a 31/10/2020                     Aulas: 06

HABILIDADES

(EF69AR024) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR025) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR035) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

-Professor segue em anexo o slide

1º Aula: TEATRO

 

1ª Etapa: Apresentação do projeto: Quem sabe canta, quem não sabe dança.

O professor deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

 METODOLOGIA DO PROJETO

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

     I.        Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

    II.        Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

  III.        A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

  IV.        O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

   V.        O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

  VI.        Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.        O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.        O período para a realização da etapa escolar será em 01/10 a 30/10/2020

  IX.        O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

   X.        Os professores de Arte deverão encaminhar em  02/10 a 06/11/2020 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

  XI.        Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a etapa final onde os alunos serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação e em seguida será divulgado os vencedores.

 

2ª Etapa:

Professor peça aos alunos para seguirem as instruções de como fazer as máscaras de papel, instruções em anexo.

Professor faça algumas máscaras e apresente a turma. Isso ajudará ao aluno a soltar a sua criatividade

Estimule todos a fazer as máscaras e expor nos grupos do zap. 

 

Definição de Teatro

Teatro

1.TEATRO

lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos.

1.    2.

POR METONÍMIATEATRO

o ofício ou a arte teatral.

Conceito de Teatro

O que é Teatro:

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

 

2º Aula

1 Professor nesse momento apresente aos alunos o objeto de conhecimento (TEATRO - Como, por que, para quem e onde se faz teatro ). Apresentação dos slides.

Antes da apresentação do slide converse com os alunos sobre o TEATRO fazendo os seguintes questionamentos:

·         Você sabe o que é Teatro?

·         Na sua cidade tem algum teatro?

·         Você já assistiu a uma peça teatral?

1ª Etapa: Apresente o slide (enviado no grupo do whatsap - Artistas)

Agora é hora de deixar os alunos se expressarem, faça questionamentos a respeito do slide, escute o que eles têm a dizer.

3ºAula

1ª Etapa: Começando por você (O TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA)

Boas vindas

Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente

Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 106 a 109 do livro didático e em seguida socialize e aplique a atividade em anexo.

 

4º Aula

1ª Etapa: Começando por você (O TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA - CONTINUAÇÃO)

Boas vindas

Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente

Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 110 a 111 do livro didático e em seguida socialize e aplique a atividade em anexo.

 

5ºAula

 

1ª Etapa: Começando por você (O TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA - CONTINUAÇÃO)

Boas vindas

Faça um levantamento prévio dos conteúdos trabalhados anteriormente

Dando continuidade a aula anterior, peça aos alunos, para fazerem uma leitura compartilhada nas páginas 112 a 113 do livro didático e em seguida socialize e aplique a atividade em anexo.

 

6ºAula

1ª Etapa – CONVERSA DE ARTISTA- GOTA D’ÁGUA, UMA TRASGÉDIA DA VIDA BRASILEIRA.

Professor faça a Leitura compartilhada e explanação do conteúdo. Páginas 114 a 116 do livro didático e em seguida socialize e aplique a atividade em anexo.

 

2ª Etapa

Atividade páginas 115

 

3ª ETAPA OU 7ª AULA ( EXTRA) – PENSAR COM A HISTÓRIA – (COMMEDIA DELL’ARTE)  E HORA DA TROCA (HUMOR E IMRPOVISO)

Professor faça a Leitura compartilhada e explanação do conteúdo. Páginas 117 a 119 do livro didático e em seguida socialize e aplique a atividade em anexo.

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

ANEXOS:

Fazendo uma máscara de teatro

1.Recorte uma folha de cartolina OU no papel que você tenha em formato de escudo. A partir dessas instruções será possível fazer uma máscara como aquelas que costumam simbolizar o conceito de teatro, de “comédia” e “tragédia”. Embora cada uma dessas máscaras apresente uma expressão distinta, o formato geral dessas máscaras é o mesmo – o de um escudo ou um brasão arredondado. Recorte a folha de cartolina nesse formato. O melhor é usar boa parte da superfície do papel para que ela seja grande o bastante e cubra o seu rosto.

https://www.wikihow.com/images/thumb/4/47/CutTragedyComedyMask-Step-2.jpg/v4-728px-CutTragedyComedyMask-Step-2.jpg

2. Faça o buraco dos olhos no formato de uma vírgula mais larga. Tanto a máscara da comédia, quanto a da tragédia usam o mesmo formato para os olhos: uma vírgula arredondada ou metade de uma lua crescente com um lado mais grosso e outro afinado. No entanto, de acordo com a máscara que estiver fazendo, a da comédia ou do drama, a posição dessas formas muda. Na máscara da comédia, a parte mais grossa da “vírgula” deve estar voltada para a parte de fora. A ideia é imitar a feições alegres de um rosto sorridente. Na máscara da tragédia, a parte mais grossa de vírgula deve estar voltada para dentro, imitando a sobrancelha enrugada de um rosto triste e desanimado.

· Em ambos os casos, recorte os olhos dobrando a máscara de modo que você possa cortar os espaços a partir do centro, sem ter que cortar pelo lado.

 

https://www.wikihow.com/images/thumb/e/ec/CutTragedyComedyMask-Step-3.jpg/v4-728px-CutTragedyComedyMask-Step-3.jpg

3. Recorte a boca com o formato de uma jujuba. Assim como com os olhos, o formato da boca das máscaras da comédia e da tragédia é o mesmo, o que muda é a sua posição. Na máscara da comédia, desenhe um sorriso no formato de uma jujuba curvada para cima. Na máscara da tragédia, vire a mesma jujuba de cabeça para baixo e terá um rosto triste.

· Mais uma vez, em ambos os casos, dobre o papel e faça um pequeno corte no meio para que possa recortar a boca sem ter que cortar pelo lado da máscara.

 

https://www.wikihow.com/images/thumb/8/8d/CutTragedyComedyMask-Step-4.jpg/v4-728px-CutTragedyComedyMask-Step-4.jpg

https://www.wikihow.com/images/thumb/9/9c/CutTragedyComedyMask-Step-5.jpg/v4-728px-CutTragedyComedyMask-Step-5.jpg

4. Cole um palito de picolé na máscara. As máscaras da tragédia e da comédia costumam mantidas por uma varinha, com a qual o ator/a atriz pode mantê-la sobre seu rosto. Você pode fazer algo semelhante com um palito de picolé – basta colá-lo embaixo ou ao lado da máscara para ter como segurá-la.

· Caso não tenha picolés no congelador, é possível encontrar palitinhos para vender em lojas de materiais para artesanato. Ou você pode simplesmente usar um bastão de madeira ou, em última instância, algum talher que não vá mais usar.

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

 

 

·         PARA A 3ª AULA – PÁGINAS 106 A 109

·         PARA A 4ª AULA – PÁGINAS 110 A 111

·         PARA A 5ª AULA – PÁGINAS 112 A 113

·         PARA A 6ª AULA – PÁGINAS 114 A 116

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA:___________________________________________________ DATA;___/___/2020

NOME: ___________________________________________________ ANO: ____________

PROFESSORA:______________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR ARTE/ 3ª AULA

ATIVIDADE REMOTA PÁGINAS 106 A 109

PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO CONSULTE AS PÁGINAS DO LIVRO (106 A 109).

 

1.       QUAL A IMAGEM SE TORNOU UMA DAS IMAGENS MAIS COMUNS PARA SIMBOLIZAR A ARTE DO TEATRO? A QUE ELA FAZ REFERÊNCIA?

 

2.       VOCÊ ACHA QUE O TEATRO PODE CUMPRIR UMA FUNÇÃO SOCIAL? QUAL SERIA ESSA FUNÇÃO?

 

 

3.       COMO NASCEU O TEATRO GREGO?

 

4.       NO QUE CONSISTIA A TRAGÉDIA ANTÍGONA?

 

 

GABARITO:

1.       A IMAGEM QUE SE TRONOU UMAS DAS MAIS COMUNS QUE SIMBOLIZA A ARTE DO TEATRO É DE DUAS MÁSCARAS COLOCADAS LADO A LADO (UMA ALEGRE, SORRINDO E A OUTRA TRISTE, COM EXPRESSÃO DE DESESPERO).

ESSA IMAGEM FAZ REFERÊNCIA A ORIGEM DO TEATRO DE MATRIZ EUROPÉIA, QUE SE INICIOU NA GRÉCIA ANTIGA, POR VOLTA DO SÉCULO V a. C.

2.       RESPOSTA PESSOAL.

3.       O TEATRO GREGO NASCEU DE RITUAIS FESTIVOS CHAMADOS DE DIONÍSIAS OU DIONISÍCAS, EM HOMENAGEM A DIONÍSO O DEUS DO VINHO E FERTILIDADE.

4.       ANTÍGONA É UMA DAS MAIS IMPORTANTESS PEÇAS DA TRAGÉDIA. ESSA PEÇA CONTA A HISTÓRIA DA PROTAGONISTA ANTÍGONA, QUE, ÀS PORTAS DA CIDADE DE TEBAS, VÊ SEUS DOIS IRMÃOS SE MATAREM EM UMA BATALHA: UM DEFENDENDO A CIDADE E O OUTRO A ATACANDO.

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA:___________________________________________________ DATA;___/___/2020

NOME: ___________________________________________________ ANO: ____________

PROFESSORA:______________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR ARTE / 4ª AULA

ATIVIDADE REMOTA PÁGINAS 110 E 111

LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES ABAIXO:

1.     GOTA D’ÁGUA FOI ESCRITA EM 1975 E É CONSIDERADO UM CLÁSSICO DA DRAMATURGIA NACIONAL. ESSA PEÇA FOI:

MARQUE A OPÇÃO CORRETA.

A)    CRIADA POR CHICO BUARQUE E PAULO PONTEA, TRATANDO-SE DE UMA ADAPTAÇÃO DE LADEIA, TRAGÉDIA DE EURÍPEDES DO SÉCULO V a. C.

B)    CRIADA POR CHICO BUARQUE E VINÍCIUS DE MORAES, ADAPTADA DE UMA TRAGÉDIA DE EURÍPEDES DE SÉCULO V a. C. CHAMADA  MEDEIA.

C)    DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES, TRATANDO-SE DE UMA ADAPTAÇÃO DE MEDEIA, TRAGÉDIA DE EURÍPEDES DO SÉCULO V a. C.

2.     ONDE SE PASSA A PEÇA GOTA D’ÁGUA? COMO FOI ESCRITA ESSA PEÇA?

3.     O QUE OCORREU QUANDO ESTREOU A PEÇA GORA D’ÁGUA?

 

 

 

 

ESCOLA:___________________________________________________ DATA;___/___/2020

NOME: ___________________________________________________ ANO: ____________

PROFESSORA:______________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR ARTE / 5ª AULA

ATIVIDADE REMOTA PÁGINAS 112 E 113

LEIA COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:

1.     QUANDO E PORQUEM FOI ESCRITA A COMÉDIA GREGA “AS AVES”?

2.     POR QUEM FOI DIRIGIDA A PEÇA “AS AVES”?

3.     A QUE AS COMÉDIAS FAZIAM REFERÊNCIAS?

4.     O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “FUMAÇA DOS SACRIFÍCIOS”, UTILIZADA NA COMÉDIA “AS AVES”?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA:___________________________________________________ DATA;___/___/2020

NOME: ___________________________________________________ ANO: ____________

PROFESSORA:______________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR ARTE / 6ª AULA

ATIVIDADE REMOTA PÁGINAS 114 E 116

LEIA COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO:

1.     O ESPETÁCULO INSPIRADO NA TRADIÇÃO DOS PALHAÇOS POPULARES É:

A)    PERRENGUE DA LUA;

B)    PERRENGUE DA LONA PRETA;

C)    PERRENGUE DA LONA AZUL.

2.     O ESPETÁCULO PERRENGUE DA LONA PRETA É UMA DRAMATURGIA COLETIVA DE:

A)    TRUPE DA LONA PRETA, FORMADA EM 2005;

B)    TRUPE DA LONA PRETA, FORMADA EM 2007;

C)    TRUPE DA LONA PRETA, FORMADA EM 2008.

3.     VÁRIAS EXPRESSÕES INFORMAIS (GÍRIAS) FORAM UTILIZADAS NA PEÇA PERRENGUE DA LONA PRETA. QUAIS SÃO ELAS EO QUE SIGINIFICAM?

 

4.     DANDO CONTINUIDADE A ATIVIDADE, COPIE AS QUESTÕES DA PÁGINA 115 E RESPONDA NO SEU CADERNO.

 

 

 

 

 

SLIDE

Arte Ensino Fundamental,  9° Ano

TEATRO 

Como, por que, para quem e onde se faz teatro

 

O surgimento do teatro

Segundo os estudiosos, os seres humanos tinham necessidade de representar, para expressar suas alegrias, tristezas e dúvidas, comunicando-se com os outros e com os deuses, em rituais e celebrações. http://historiadasartesvisuais.blogspot.com.br/2011/09/historia-do-teatro-no-mundo.html

.       Nessas ocasiões (como ocorre ainda hoje em algumas tribos indígenas), era comum as pessoas representarem os animais e seus movimentos, imitarem os fenômenos da natureza, como os sons do trovão, narrarem as dificuldades sofridas em uma viagem, lembrarem seus antepassados, para ensinar aos jovens. As palavras e os gestos das representações eram aprendidos e memorizados. Assim, era possível  preservá-los uma vez que eles desconheciam a escrita.

File:Brazil 16thc tupinamba.gif

Imagem: Pedro Aguiar / Tupinambá índios (Brasil), gravura do século 16. / public domain

Mas a origem do teatro está na Grécia antiga. Organizavam-se festivais para celebrar a fertilidade da Terra na primavera e os participantes vestiam peles de animais, dançavam e entoavam cânticos repetidos pelos demais. Foi lá que surgiu o teatro tal como o conhecemos hoje: representações com diferentes histórias escritas por autores, nas quais atores interpretam diferentes papéis diante de um público, em um local construído especialmente para isso.

As máscaras serviam para expressar as sensações da personagem no teatro grego.

File:TragicComicMasksHadriansVillamosaic.jpg

Imagem: Saperaud / Máscaras teatrais da tragédia e a comédia. Mosaico, arte romana, segundo século da era cristã. / public domain

Um dos festivais mais famosos da Grécia antiga era realizado em homenagem ao deus Dionísio. Durante seis dias, todos os habitantes da cidade se reuniam para julgar a qualidade dos textos encenados e de seus autores. Aplaudiam quando gostavam ou protestavam a ponto de interromper a representação, caso não gostassem.                      http://historiadasartesvisuais.blogspot.com.br/2011/09/historia-do-teatro-no-mundo.html

O Teatro de Dionísio em reconstituição do século XIX

 


File:DionysiusTheater.jpg      File:Michelangelo Caravaggio 007.jpg

 Imagem: Disponibilizado por Immanuel Giel                        Deus Dionísio  

/ Teatro romano de Atenas (Grécia)

  / Domínio público.                                                    

 

 Imagem: Michelangelo Merisi da     Caravaggio/ Baco /  1593-1594 /  O projeto de Yorck: 10,000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distribuído por Directmedia Publishing GmbH

Por que se faz teatro?

Por gosto, por diversão ou por prazer. Vimos que, na origem do teatro, a diversão estava ligada à expressão dos sentimentos mágicos e religiosos.

                No Brasil, no período colonial, os missionários católicos tentavam transmitir sua doutrina às pessoas simples ou aos indígenas por meio de peças de teatro.

File:Jesuit Missionary.jpg

Imagem: MGA73bot2 / Missionário jesuíta instruindo os índios, a partir de uma c. Gravura de 1885. Cortesia do Museu do Estado de Illinois, Springfield, IL  / United  State Public Domain

“O teatro foi o meio mais utilizado para atingir os objetivos dos Jesuítas, que eram moralizar os costumes dos brancos e catequizar os índios, combatendo, assim, a antropofagia, o politeísmo e a união sem o casamento legal.” Cláudia Artes, Literatura e Cultura.

De forma semelhante, em outros momentos da História, as pessoas fizeram teatro para criticar os costumes da sociedade do seu tempo, o que provocou, muitas vezes, a proibição de representações de peças de alguns autores.

                O teatro também costuma ser utilizado em quase todos os países, para ensinar, de forma divertida, a literatura e a história de um povo às crianças e aos jovens. Da mesma forma, o teatro pode servir para ajudar as pessoas a expressarem sua preocupação perante os outros e a resolverem dificuldades, por exemplo, a perda da timidez.

http://sigplanet.sytes.net/nova_plataforma/monografias../4397.pdf

O teatro ensina e diverte todos os públicos

Imagem: tetraktys / Auto de Natal,                           

 representação de teatro de rua em

Porto Alegre / GNU

 Free Documentation License

 

 

 
File:Auto de natal porto alegre.jpg

Imagem: Tetraktys / Cena da peça A Mulher que Comeu o Mundo, do grupo de teatro Usina do Trabalho do Ator, de Porto Alegre / GNU Free Documentation License

 

 
File:A mulher que comeu o mundo - teatro.jpg  

 

Imagem: Bonemer / Cena de "Camaradagem", do grupo Tapa, eleito melhor espetáculo de 2006 pela APCA/ Domínio

 

 

 
File:Camaradagem.jpg

Para quem se faz teatro?

O teatro é feito para agradar aos mais diferentes tipos de público, crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Essas pessoas são o elemento fundamental para que o teatro exista.

Os atores sabem que, sem o público, seu trabalho não tem sentido, por isso esforçam-se todos os dias para melhorar o seu desempenho e, com sua interpretação, atrair o espectador.

O teatro diverte plateias de diferentes faixas etárias

File:Audience Panorama Snark at NOMA.jpg

Imagem: Bart Everson / Teatro Cavalo de Pele apresenta "Caça do Snark" de Lewis Carroll no Sculpture Garden Besthoff, Parque da Cidade, Nova Orleans. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Onde se faz teatro?

O espaço cênico é o lugar ocupado pelos atores durante a representação diante do público. Ao longo do tempo, a forma desse espaço foi variando, apesar de seu aspecto básico permanecer retangular ou circular.

O circo é o espaço cênico mais simples e corresponde à origem do teatro. Ao redor desse círculo, construíram-se teatros imensos de pedra, nos quais milhares de espectadores ocupavam filas de assentos escalonados (arquibancadas), como na antiga Grécia.

Imagem: Flammingo / Reconstrução de um teatro grego / GNU Free Documentation License

 

 
File:GriechTheater2.PNG

Imagem: Radomil / Mileto, Teatro / GNU Free Documentation License

 

 
File:Milet amfiteatr RB.jpg

A outra forma básica de espaço cênico é a retangular ou frontal. Ela surge ao se levantar um tablado ou plataforma de madeira de forma retangular, no qual os artistas sobem para serem vistos pelo público durante a representação. O público, nesse caso, coloca-se na frente do palco. Atualmente, muitos teatros e cinemas têm essa forma. Os teatros construídos no século XX tentaram combinar o espaço cênico circular e retangular aproveitando as vantagens de cada um deles.

RETANGULAR                                                                                                                                               

 

Na Idade Média, as representações eram feitas nas igrejas: algumas realizadas nos seus átrios ou entradas; outras, no coro ou na parte central do templo. Naquela época, era frequente utilizar a carroça que funcionava como teatro ambulante. Sobre a carroça, colocava-se o cenário, e debaixo dele, fechado por uma cortininha, ficava o espaço onde os atores se vestiam.

Entre o final do século XVI e o princípio do XVII, na época de Shakespeare, os teatros ingleses, que estavam situados nos arredores das cidades, tinham uma plataforma que saía do palco e que era rodeada pelo público.

Imagem: possivelmente por Theodore Pista   / Snug na Galeria, a partir da série: Prazeres teatrais, Londres, c. 1820 Victoria and Albert Museum, em Londres, o número de Museu: S.2557-2009 / Public domain

 
http://www.unirio.br/cch/ppg-pmus/dissertacoes/Dissertacao_Luisa_Olinto_do_Valle_Silva.pdf

File:Theatrical Pleasures 3 Snug in the Gallery.jpg

Na Idade Média, as peças teatrais costumavam ser apresentadas no pátio das igrejas e dos mosteiros.

http://radar73.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html

ATIVIDADES

Releia o assunto e responda as questões a seguir.

1.       Segundo os estudiosos, que necessidade os seres humanos tinham desde os primórdios?

2.       Antes de conhecerem a escrita, como era comum as pessoas fazerem suas representações, ou seja, o que elas imitavam?

3.        Qual a origem do teatro tal qual conhecemos hoje?

4.       Para que serviam as máscaras?

5.        Um dos festivais mais famosos da Grécia antiga era realizado em homenagem ao deus Dionísio. Como eram esses festivais?

6.       Durante os festivais como se sabia se era aprovado ou não o que estava sendo encenado?

7.        Entre os indígenas, havia manifestações dramáticas que consistiam basicamente em canto, música instrumental e dança. Entretanto, o teatro propriamente dito nasceu, aqui no Brasil, com o Padre José de Anchieta, no período de colonização portuguesa. Com o objetivo de catequizar os índios, os jesuítas utilizaram o teatro como recurso para destruir a cultura deles e educá-los dentro dos preceitos da Igreja Católica e do povo europeu da época.

8.       Você conhece ou já ouviu falar de alguma forma de teatro religioso praticada no seu Estado? Qual?

9.       Já assistiu ao vivo ou pela TV a algum espetáculo teatral de natureza religiosa? Descreva:

10.   Você já assistiu ou participou de uma peça de teatro na escola?Sobre o quê ela falava?

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A 9ºano acessado em 05/10/2020              

                                                                                  

 

 

Período: OUTUBRO

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Arte.

LIVRO DE ARTE – 9º Ano

Temas:* PROJETO “QUAM SABE CANTA QUEM NÃO SABE DANÇA”;

* TEATRO – TRAGÉDIA E COMÉDIA (CAPÍTULO 5)

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas.                    * Processos de avaliação

Aprofundando no

Tema

Começando por você

   TEATRO

 

Começando por você (O TRÁGICO E O CÔMICO EM CENA)

CONVERSA DE ARTISTA- GOTA D’ÁGUA, UMA TRASGÉDIA DA VIDA BRASILEIRA.

 

PROJETO “QUEM SABE CANTA QUEM NÃO SABE DANÇA”,

 

1ª Etapa: LEIA AS INSTRUÇOES E PARTICIPE

 

XII.Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

XIII.Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

XIV.A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü    A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgadora que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü    A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

XV.O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

XVI.O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

XVII.Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

XVIII.O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

XIX.O período para a realização da etapa escolar será _______________________

XX.O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

XXI.Os professores de Arte deverão encaminhar à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XXII.Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

 

TEATRO

CONFECÇÃO DAS MÁSCARAS

SIGAM PASSO A PASSO DE COMO FAZER AS MÁSCARAS E MÃO AS OBRAS.

 

 

2ª aula

TEATRO- Como, por que, para quem e onde se faz teatro.

LEIA O CONTEXTO SOBRE O TEMA E RESPONDA AS ATIVIDADES

3 ª aula

Faça uma leitura nas páginas 106 a 109 do livro didático e em seguida copie e responda as atividades em anexo.

 

4ª aula

Faça uma leitura nas páginas 110 a 111 do livro didático e em seguida copie e responda as atividades em anexo

5ª aula

Faça uma leitura nas páginas 112 a 113 do livro didático e em seguida copie e responda as atividades em anexo.

 

6 ª aula

Faça uma leitura nas páginas 114 a 116 do livro didático e em seguida copie e responda as atividades em anexo.

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário