5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Intercurricular: Consumidor
consciente empreendedor eficiente (O lugar teatral e
espaço cênico, arquitetura teatral, teatro grego e teatro romano) |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Diversidade cultural |
Unidade
Temática: Teatro Ano: 8º Período:
08/07 a 19/07/2024
Aulas: 06 |
|
|
|
5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
Aula1- O lugar
teatral e espaço cênico, arquitetura teatral, teatro grego e teatro romano /
Páginas 40 a 45 |
Objeto de conhecimento: (Aula trabalhada antes do recesso) Contextos e práticas |
Metodologia: 1. Leitura
Dirigida: 2. Utilização
de Recursos Visuais: 3. Atividade Prática: |
Habilidade: (EF69AR24) Reconhecer e apreciar
artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas,
investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Apresentar o tema
teatro a turma °Inicie
a aula com uma pergunta direcionada aos estudantes sobre suas experiências e
conhecimentos prévios relacionados a teatros, conectando o objeto de
conhecimento novo ao que eles já sabem. 2º Momento: Realizar a leitura
coletiva das páginas 40,41 e 45 com a turma Leitura Dirigida: Conduza uma leitura das páginas 40 a 45 do
livro "Superação", destacando os conceitos-chave. Utilização de
Recursos Visuais: Mostre imagens e
vídeos que ilustram os diferentes tipos de teatros e espaços cênicos
mencionados no livro para facilitar a compreensão visual dos estudantes 3ª Momento: Realizar as atividades
das páginas 60,61,62 e 63 Atividade Prática: · Oriente
os estudantes a desenharem ou criarem maquetes de um teatro, incorporando os
elementos principais discutidos (palco, plateia, camarins, etc.). · Organize uma exposição das criações dos
estudantes, onde eles podem explicar suas ideias e receber feedback dos
colegas e do professor. |
Aula 2: Figurinos (Aula trabalhada antes do
recesso) |
Objeto de conhecimento Contextos e práticas |
Metodologia: Aula
expositiva dialógica. Iniciar a aula com uma
discussão sobre o que os estudantes já sabem sobre figurino. Pergunte sobre
suas experiências ao assistir filmes, peças teatrais, ou programas de TV e
como o figurino contribuiu para a narrativa e a compreensão dos personagens. |
Habilidade: EF09AR02) Expressar-se por meio de imagens
(desenho, pintura, colagem, escultura etc.) que demonstrem domínio de
técnicas e materiais próprios das artes visuais, para comunicar ideias,
sentimentos, emoções, observações, cenas, personagens, histórias, com base na
observação, na memória, na imaginação, na sensibilidade e na reflexão. (EF69AR05) Utilizar as técnicas do corpo e da voz, bem como recursos
de linguagem cênica, para criar e interpretar personagens e compor cenas
teatrais em contextos diversos (por exemplo, cenas do cotidiano, contos de
fadas, fábulas, narrativas literárias). |
Desenvolvimento: 1º Momento: Mostre exemplos de diferentes tipos
de figurinos em várias mídias (filmes, séries, peças teatrais) e períodos
históricos. Discuta as escolhas de figurino em relação à época, ao gênero, à
personalidade dos personagens, etc. Divida os estudantes em grupos e atribua a cada grupo um personagem de
uma história conhecida (pode ser de um livro que tenham lido recentemente na
escola). Peça a eles que analisem o personagem e criem um figurino que
reflita sua personalidade, status social, época, etc. Eles devem justificar
suas escolhas com base nas características do personagem. Organize uma atividade prática onde os alunos terão a oportunidade de
criar figurinos. Isso pode incluir desenhar figurinos em papel, criar
colagens com imagens de revistas, ou até mesmo montar peças simples de roupas
com materiais disponíveis (papel, tecido, acessórios). Peça a cada grupo que apresente seu figurino, explicando as escolhas
feitas e como elas refletem a personalidade do personagem. Incentive a
discussão e o debate entre os grupos, incentivando-os a considerar diferentes
perspectivas e pontos de vista. 2ºMomento: Atividade em anexo 3ºMomento: ° Cada grupo apresenta seus figurinos °
Explicação do processo criativo |
Aula 3:
Espaços culturais ao alcance de todos – páginas 64 e 65 |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia:
° Roda de
conversa mostrando o que são espaços culturais e a importância desses espaços ° Leitura compartilhada ° Atividade em grupo pontuando se existe
acessibilidade nos espaços culturais |
Habilidade:
(EF69AR04) Expressar-se por meio de
diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro, artes visuais e
audiovisual, valorizando a diversidade cultural e étnico-racial. (EF69AR05) Utilizar as técnicas do corpo e da
voz, bem como recursos de linguagem cênica, para criar e interpretar
personagens e compor cenas teatrais em contextos diversos. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Inicie a aula em uma roda de conversa com uma discussão sobre o que
são espaços culturais e quais os tipos de espaços existentes na comunidade
dos alunos. Sobre o que são espaços culturais e por que são importantes para
uma comunidade. Faça a leitura compartilhada do livro didático nas páginas 64e
65. Discuta sobre a diversidade de
espaços culturais, como museus, teatros, bibliotecas, entre outros. 2ºMomento: Atividade
em grupo Divida a turma em grupos e atribua
a cada grupo um tipo de espaço cultural (por exemplo: museu, teatro,
biblioteca). Peça aos grupos para pesquisarem sobre a acessibilidade desse
tipo de espaço, identificando quais barreiras podem existir para diferentes
grupos de pessoas. 3°Momento: Cada
grupo apresenta o resultado da pesquisa 4ºMomento: Feedback
construtivo para cada grupo |
Aula 4:
Manifestações religiosas teatrais |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia: · Aula
expositiva com uso de imagens ou vídeos · Discussão
em grupo · Atividade prática (criação de
um modelo de palco medieval) |
Habilidade:
(EF69AR04) Expressar-se por meio de
diferentes linguagens artísticas, como teatro, valorizando a diversidade
cultural e étnico-racial. |
Desenvolvimento: 1°
Momento:
2°
Momento:
3°
Momento:
Recursos necessários:
Avaliação:
|
Aula 5 e 6: Commedia dell’arte / Páginas 48 e 49 |
Objeto
de conhecimento: Elementos da Linguagem, Contextos e Práticas |
Metodologia: · Análise e
interpretação de obras de arte · Discussão
em grupo ·
Apresentação e debate · Atividade prática |
Habilidade:
(EF69AR24) Analisar e discutir produções teatrais,
audiovisuais, musicais e visuais, relacionando-as com seus contextos
históricos e culturais. (EF69AR31) Identificar e valorizar a diversidade das formas
de expressão cultural e artística, reconhecendo-as como patrimônio cultural. (EF89AR22) Investigar e analisar os diferentes modos de
fazer artístico em diversos contextos históricos e culturais. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Apresentação
das Imagens
· Discussão
Guiada:
· Análise
das Obras:
2º
Momento: Atividade Prática e Reflexão
Recursos
Avaliação
|
Aula 6:
Século
de Ouro Espanhol, Teatro Elisabetano e Teatro no Renascimento/ Páginas 50 a 53
1> Século de Ouro Espanhol 2> Teatro elisabetano 3> Teatro no Renascimento(no litro
não tem a ficha para este tema, é só construir uma 4> O Palco Italiano e a Caixa
Cênica Discussão
em grupo Cada grupo deve completar as fichas de resumo da
página referente a cada tema |
2ª Aula
1º
Momento: Figurinos
Para realizar uma peça teatral, muitas pessoas trabalham com
antecedência nos bastidores com o intuito de deixar tudo pronto para a hora da
apresentação. Na aula de hoje, vamos conhecer um pouco sobre o figurino numa
apresentação teatral. O figurino é definido como o traje usado por um
personagem de uma produção artística. Ele serve à narrativa, ao ajudar a diferenciar
ou a tornar semelhante os personagens de uma mesma história. Ele revela ao
espectador as características físicas, psicológicas e sociais do personagem
representado. Para elaborar um figurino, o figurinista deve conhecer bastante a
história a ser executada no trabalho, a época em que se passa a trama, o físico
dos atores e as orientações de luz e cor determinadas pelo diretor de arte.
Desse modo, o figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios
escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e
possibilidades de recursos financeiros. O figurinista ainda cria os croquis,
pode reproduzir figurinos já existentes e coordena a equipe da produção. O
figurino é muito importante para uma obra, pois ele é quem vai dizer para o público
as características dos personagens de uma história, serve até como elemento
para identificar o personagem e separá-lo do ator. É possível identificar em
muitas produções artísticas modernas a extrema preocupação com o figurino, como
Lady Gaga e Ivete Sangalo que muito exploram o figurino que costuma ter uma
combinação com o estilo musical. Entretanto, o
cenário e o figurino não podem ser vistos de forma independente de outros
elementos de uma obra teatral, pois eles apenas somam, deixando a apresentação
de fato um grande espetáculo.
Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021
2º
Momento: (Gabarito em anexo)
Atividade:
1)
Cada figurino e adereço pode identificar um determinado artista ou
personagem. Observe a imagem e identifique a quem pertence o figurino e os
adereços do chapéu coco e a bengala.
a) Paulo Gustavo.
b) Charles Chaplin
c) Oscarito.
d) Chapolin Colorado.
2)
Quais os elementos que compõem o figurino?
3)
O vestuário de uma pessoa mostra muito sobre ela, expressa suas características.
Atualmente, existem jovens que utilizam estilos próprios, como os góticos.
4) Quais as características utilizadas por este
estilo?
a) Roupas coloridas e vibrantes.
b) Roupas regionalizadas.
c) Roupas pretas e adereços próprios.
d) Roupas esportivas.
5) Os chapéus, óculos e bengalas, quando compõem
e complementam a roupa dos personagens em uma peça teatral, podem ser
classificados como:
a) adereços de cenário b) adereços de figurino c) acessórios de
indumentária d) acessórios de vestimenta
3º Momento: Agora você é o artista,
crie roupas recicladas para uma apresentação teatral nos manequins abaixo, e em
seguida transfira um para um tamanho realista, siga o modelo
Tamanho Normal em Anexo
ANEXO
Nenhum comentário:
Postar um comentário