5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8ºANO

 

5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente

(O lugar teatral e espaço cênico, arquitetura teatral, teatro grego e teatro romano)

 

Tema Contemporâneo Integrador:

Diversidade cultural

Unidade Temática: Teatro               Ano:     Período: 08/07 a 19/07/2024          Aulas: 06

 

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

Aula1- O lugar teatral e espaço cênico, arquitetura teatral, teatro grego e teatro romano / Páginas 40 a 45

Objeto de conhecimento:                                 (Aula trabalhada antes do recesso)

Contextos e práticas

Metodologia:

1.       Leitura Dirigida:

2.       Utilização de Recursos Visuais:

3.       Atividade Prática:

Habilidade:

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Desenvolvimento:

1º Momento: Apresentar o tema teatro a turma

°Inicie a aula com uma pergunta direcionada aos estudantes sobre suas experiências e conhecimentos prévios relacionados a teatros, conectando o objeto de conhecimento novo ao que eles já sabem.

2º Momento: Realizar a leitura coletiva das páginas 40,41 e 45 com a turma

Leitura Dirigida: Conduza uma leitura das páginas 40 a 45 do livro "Superação", destacando os conceitos-chave.

Utilização de Recursos Visuais: Mostre imagens e vídeos que ilustram os diferentes tipos de teatros e espaços cênicos mencionados no livro para facilitar a compreensão visual dos estudantes

3ª Momento: Realizar as atividades das páginas 60,61,62 e 63

Atividade Prática:

·  Oriente os estudantes a desenharem ou criarem maquetes de um teatro, incorporando os elementos principais discutidos (palco, plateia, camarins, etc.).

·  Organize uma exposição das criações dos estudantes, onde eles podem explicar suas ideias e receber feedback dos colegas e do professor.

 

Aula 2: Figurinos                                      (Aula trabalhada antes do recesso)

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Aula expositiva dialógica. Iniciar a aula com uma discussão sobre o que os estudantes já sabem sobre figurino. Pergunte sobre suas experiências ao assistir filmes, peças teatrais, ou programas de TV e como o figurino contribuiu para a narrativa e a compreensão dos personagens.

Habilidade:

EF09AR02) Expressar-se por meio de imagens (desenho, pintura, colagem, escultura etc.) que demonstrem domínio de técnicas e materiais próprios das artes visuais, para comunicar ideias, sentimentos, emoções, observações, cenas, personagens, histórias, com base na observação, na memória, na imaginação, na sensibilidade e na reflexão.

(EF69AR05) Utilizar as técnicas do corpo e da voz, bem como recursos de linguagem cênica, para criar e interpretar personagens e compor cenas teatrais em contextos diversos (por exemplo, cenas do cotidiano, contos de fadas, fábulas, narrativas literárias).

Desenvolvimento:

1º Momento: Mostre exemplos de diferentes tipos de figurinos em várias mídias (filmes, séries, peças teatrais) e períodos históricos. Discuta as escolhas de figurino em relação à época, ao gênero, à personalidade dos personagens, etc.

Divida os estudantes em grupos e atribua a cada grupo um personagem de uma história conhecida (pode ser de um livro que tenham lido recentemente na escola). Peça a eles que analisem o personagem e criem um figurino que reflita sua personalidade, status social, época, etc. Eles devem justificar suas escolhas com base nas características do personagem.

Organize uma atividade prática onde os alunos terão a oportunidade de criar figurinos. Isso pode incluir desenhar figurinos em papel, criar colagens com imagens de revistas, ou até mesmo montar peças simples de roupas com materiais disponíveis (papel, tecido, acessórios).

Peça a cada grupo que apresente seu figurino, explicando as escolhas feitas e como elas refletem a personalidade do personagem. Incentive a discussão e o debate entre os grupos, incentivando-os a considerar diferentes perspectivas e pontos de vista.

2ºMomento:

Atividade em anexo

3ºMomento:

° Cada grupo apresenta seus figurinos

° Explicação do processo criativo

 

 

Aula 3: Espaços culturais ao alcance de todos – páginas 64 e 65

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

° Roda de conversa mostrando o que são espaços culturais e a importância desses espaços

° Leitura compartilhada

° Atividade em grupo pontuando se existe acessibilidade nos espaços culturais

Habilidade:

(EF69AR04) Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro, artes visuais e audiovisual, valorizando a diversidade cultural e étnico-racial.

(EF69AR05) Utilizar as técnicas do corpo e da voz, bem como recursos de linguagem cênica, para criar e interpretar personagens e compor cenas teatrais em contextos diversos.

 

Desenvolvimento:

1ºMomento: Inicie a aula em uma roda de conversa com uma discussão sobre o que são espaços culturais e quais os tipos de espaços existentes na comunidade dos alunos. Sobre o que são espaços culturais e por que são importantes para uma comunidade. Faça a leitura compartilhada do livro didático nas páginas 64e 65.

Discuta sobre a diversidade de espaços culturais, como museus, teatros, bibliotecas, entre outros.

2ºMomento: Atividade em grupo

Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um tipo de espaço cultural (por exemplo: museu, teatro, biblioteca). Peça aos grupos para pesquisarem sobre a acessibilidade desse tipo de espaço, identificando quais barreiras podem existir para diferentes grupos de pessoas.

3°Momento: Cada grupo apresenta o resultado da pesquisa

4ºMomento: Feedback construtivo para cada grupo

 

 

Aula 4: Manifestações religiosas teatrais

Objeto de conhecimento: Contextos e práticas

Metodologia:

·  Aula expositiva com uso de imagens ou vídeos

·  Discussão em grupo

·  Atividade prática (criação de um modelo de palco medieval)

Habilidade:

(EF69AR04) Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas, como teatro, valorizando a diversidade cultural e étnico-racial.

 

Desenvolvimento:

1° Momento:

  • Introdução e contextualização histórica:
    • Explicar o contexto do período medieval, destacando a influência da Igreja nas manifestações culturais, especialmente no teatro.
    • Apresentar imagens de palcos temporários usados na época, como o carrinho de madeira com rodas.

2° Momento:

  • Exposição sobre as encenações religiosas:
    • Falar sobre os principais temas das peças teatrais, com ênfase na morte e ressurreição de Jesus.
    • Mostrar imagens de encenações históricas e contemporâneas da Paixão de Cristo, incluindo uma imagem da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus.

3° Momento:

  • Atividade prática e discussão:
    • Dividir a turma em grupos e distribuir materiais para a criação de um modelo de palco medieval com carrinho de madeira.
    • Cada grupo deve apresentar seu modelo e explicar como ele seria utilizado em uma encenação.
    • Concluir com uma discussão sobre a importância dessas manifestações teatrais e seu legado cultural.
    • Responder as perguntas da página 47-1 e 2

Recursos necessários:

  • Imagens históricas de palcos temporários e encenações da Paixão de Cristo
  • Vídeo curto sobre a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
  • Materiais para construção de modelos (papelão, cola, tesoura, tinta, etc.)

Avaliação:

  • Participação na discussão e atividade prática
  • Criatividade e empenho na construção do modelo de palco
  • Clareza na apresentação e explicação do grupo

 

 

Aula 5 e 6: Commedia dell’arte / Páginas 48 e 49

Objeto de conhecimento: Elementos da Linguagem, Contextos e Práticas

Metodologia:

·  Análise e interpretação de obras de arte

·  Discussão em grupo

·  Apresentação e debate

·  Atividade prática

Habilidade:

(EF69AR24) Analisar e discutir produções teatrais, audiovisuais, musicais e visuais, relacionando-as com seus contextos históricos e culturais.

(EF69AR31) Identificar e valorizar a diversidade das formas de expressão cultural e artística, reconhecendo-as como patrimônio cultural.

(EF89AR22) Investigar e analisar os diferentes modos de fazer artístico em diversos contextos históricos e culturais.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Apresentação das Imagens

  • Mostrar a pintura de Balthasar Beschey e a gravura do cancioneiro Chansonnier de Zeghere Van Mole.
  • Mostrar a pintura a óleo de Jan Miel.

·  Discussão Guiada:

  • Explique o contexto histórico da Commedia dell'Arte: origem na Itália no século XV e desenvolvimento na França.
  • Discuta as características principais: cenários simples (cortina de fundo, plataforma elevada), apresentações nas ruas e em carroças.

·  Análise das Obras:

  • Peça aos estudantes que observem as imagens e identifiquem os elementos descritos.
  • Facilite uma discussão sobre o que essas representações visuais nos dizem sobre o teatro popular da época.

2º Momento: Atividade Prática e Reflexão

  • Atividade:
    1. Criação em Grupo:
      • Divida a turma em grupos.
      • Cada grupo deve criar uma cena curta inspirada na Commedia dell'Arte, utilizando cenários simples como uma cortina e uma plataforma improvisada.
    2. Apresentação:
      • Cada grupo apresenta sua cena para a turma.
    3. Debate:
      • Após as apresentações, conduza um debate sobre as dificuldades e facilidades encontradas na criação da cena, comparando com o contexto histórico.
      • Discuta a importância do teatro de rua e das apresentações populares como forma de expressão cultural.

Recursos

  • Imagens das obras mencionadas (impressas ou projetadas)
  • Materiais para criação de cenários simples (cortinas, tecidos, plataformas improvisadas)

Avaliação

  • Participação na discussão e nas atividades em grupo.
  • Qualidade e criatividade nas cenas apresentadas.
  • Reflexão crítica durante o debate.

Aula 6: Século de Ouro Espanhol, Teatro Elisabetano e Teatro no Renascimento/ Páginas 50 a 53

      • Divida a turma em grupos.
      • Cada grupo deve ficar responsável por um tema:

1>    Século de Ouro Espanhol

2>    Teatro elisabetano

3>    Teatro no Renascimento(no litro não tem a ficha para este tema, é só construir uma

4>    O Palco Italiano e a Caixa Cênica

Discussão em grupo

Cada grupo deve completar as fichas de resumo da página referente a cada tema

 

2ª Aula

1º Momento: Figurinos

                                      

Para realizar uma peça teatral, muitas pessoas trabalham com antecedência nos bastidores com o intuito de deixar tudo pronto para a hora da apresentação. Na aula de hoje, vamos conhecer um pouco sobre o figurino numa apresentação teatral. O figurino é definido como o traje usado por um personagem de uma produção artística. Ele serve à narrativa, ao ajudar a diferenciar ou a tornar semelhante os personagens de uma mesma história. Ele revela ao espectador as características físicas, psicológicas e sociais do personagem representado. Para elaborar um figurino, o figurinista deve conhecer bastante a história a ser executada no trabalho, a época em que se passa a trama, o físico dos atores e as orientações de luz e cor determinadas pelo diretor de arte. Desse modo, o figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e possibilidades de recursos financeiros. O figurinista ainda cria os croquis, pode reproduzir figurinos já existentes e coordena a equipe da produção. O figurino é muito importante para uma obra, pois ele é quem vai dizer para o público as características dos personagens de uma história, serve até como elemento para identificar o personagem e separá-lo do ator. É possível identificar em muitas produções artísticas modernas a extrema preocupação com o figurino, como Lady Gaga e Ivete Sangalo que muito exploram o figurino que costuma ter uma combinação com o estilo musical. Entretanto, o cenário e o figurino não podem ser vistos de forma independente de outros elementos de uma obra teatral, pois eles apenas somam, deixando a apresentação de fato um grande espetáculo.

                                                                                                         Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021

2º Momento: (Gabarito em anexo)

Atividade:

1)         Cada figurino e adereço pode identificar um determinado artista ou personagem. Observe a imagem e identifique a quem pertence o figurino e os adereços do chapéu coco e a bengala.

a) Paulo Gustavo.

b) Charles Chaplin

c) Oscarito.

d) Chapolin Colorado.

 

2)         Quais os elementos que compõem o figurino?

3)         O vestuário de uma pessoa mostra muito sobre ela, expressa suas características. Atualmente, existem jovens que utilizam estilos próprios, como os góticos.

4)  Quais as características utilizadas por este estilo?

a) Roupas coloridas e vibrantes.

b) Roupas regionalizadas.

c) Roupas pretas e adereços próprios.

d) Roupas esportivas.

 5)  Os chapéus, óculos e bengalas, quando compõem e complementam a roupa dos personagens em uma peça teatral, podem ser classificados como:

a) adereços de cenário b) adereços de figurino c) acessórios de indumentária  d) acessórios de vestimenta

3º Momento: Agora você é o artista, crie roupas recicladas para uma apresentação teatral nos manequins abaixo, e em seguida transfira um para um tamanho realista, siga o modelo

Tamanho Normal em Anexo

   

                                                                                          

ANEXO

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário