2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO

 

2ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: : A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO: LUGAR DE ACOLHIMENTO, CONHECIMENTO E AFETIVIDADE   (Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins)

Objeto do conhecimento:   Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais         Ano: 6º         Período: 28/03 a 08/04/2022             Aulas: 04 

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais

(EF15AR85BA) Analisar, classificar, debater, distinguir e elaborar elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.), das obras estudadas, de objetos culturais e de imagens do cotidiano escolar e das Artes Urbanas.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

 

Levantamento de conhecimento Prévio:

Ø  Quais são as cores primárias?

 

 

Sugestões de Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY

https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw

 

Após passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou escrito.

 

Relembrando Cores

 

 

 

 

 

CORES QUARTENÁRIAS

 

·         Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas emoções:

·         Vermelho- Amor, paixão, energia, violência.

·         Azul-

·         Verde-

·         Amarelo-

·         Laranja-

·         Rosa-

·         Cinza-

·         Branco-

·         Roxo-

·         Citrino-

B-Desenhe o que está sentindo e escreva o motivo:

2ª AULA: LUCIANO MARTINS

Luciano Martins (Porto Alegre5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis, porém lúdicos.

É um dos artistas mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária.

Criador de um manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que as crianças também se apaixonem pela arte.

Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]

  • Releitura Frida Kahlo – 60cmx80cm  / Releitura Monalisa - 65cmx85cm / Minha Infância – 70cmx100cm
  • Minha Infância – 70cmx100cm
  • Gato Fatiado – 90cmx120cm
  • Além de várias outras releituras Luciano Martins é isso...dialoga com o universo infantil encantando crianças pela simplicidade de seu traço e riqueza de cores.

As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor.

Agora é a sua vez:

·         Luciano gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava de criar histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das 3 obras acima.

·         Em quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe transmite?

·         Quais as organizações que o artista Luciano Martins está a frente?

·         Quantas exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou?

·         Luciano Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as crianças se apaixonem pela arte, você também é apaixonado pela arte?

·         Cite algumas obras de Luciano Martins

 LUCIANO MARTINS

·         Peça aos alunos para assistir o vídeo - Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

 

·         Ao assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção?

·         O que ele falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira de Luciano Martins.

·         Você gosta de apreciar artes desse tipo?

·         Descreva quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz.

·         Quais animais estão presentes nas obras de Luciano Martins?

·         Escolha uma das obras do artista Luciano Martins, desenhe e pinte usando as cores que você gosta. CAPRICHE!

3ª AULA: Cores

Vamos ajudar um amigo a organizar as suas emoções, perguntando o que faz ele sentir?

Em seguida desenhe e pinte o pote com a cor referente as palavras

Ø  Escreva uma frase com a palavra (Alegria)

Ø  Escreva uma frase com a palavra (Medo)

 

Ø  MISTURANDO AS CORES

1-    Peça aos alunos para assistir o Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias)

Video das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k

 

·         QUAL É A COR?

 

Ø  Com esse experimento quais foram as cores encontradas?

Ø  Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo? Escreva os nomes das cores nas bexigas e em seguida escreva as emoções que as cores transmitem.

·         Saõ cores primárias?

·         São cores secundárias?

·         São cores terciárias?

 

2-    Vamos criar?

Ø  Se eu pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei?

Ø  Se eu pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei?

Ø  Se eu pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei?

 

4ª Aula:

                                                           Atividade

Ø  Peça aos alunos que criem uma história ilustrativa sobre as cores:

Exemplo:

 

 

                                             

Obs:Professor monte uma parte da história para apresentar aos alunos

 

Ø Procure imagens que representem as seguintes sensações, e cole-os nos espaços indicados

Referências acessadas em 22/03/2022

https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi-

https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA

https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias&

https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

desenho da 4ª aula créditos a professora Susana Britto

https://soatividades.com/atividades-de-arte-com-cores-e-pintores-para-4o-ano/

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 )  

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário