2ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: : A IMPORTÂNCIA DA
ESCOLA COMO: LUGAR DE ACOLHIMENTO, CONHECIMENTO E AFETIVIDADE (Quais
emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins) |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: Artes
Visuais Ano: 6º Período: 28/03 a 08/04/2022 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes
contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário,
a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos
colegas, para alcançar sentidos plurais (EF15AR85BA) Analisar, classificar, debater,
distinguir e elaborar elementos constitutivos das artes visuais (ponto,
linha, forma, cor, espaço, movimento etc.), das obras estudadas, de objetos
culturais e de imagens do cotidiano escolar e das Artes Urbanas. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso
sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e
não convencionais. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos
das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão,
espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.). |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
5. Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. 4. Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8. Desenvolver a
autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas
artes. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS! Levantamento de conhecimento Prévio: Ø
Quais são as cores
primárias? Sugestões
de Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY https://www.youtube.com/watch?v=VccFfc68VHw Após
passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações
dos alunos sobre o mesmo. O professor pode escolher, se quer oralmente ou
escrito. Relembrando
Cores CORES QUARTENÁRIAS ·
Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas
emoções: ·
Vermelho- Amor, paixão, energia, violência. ·
Azul- ·
Verde- ·
Amarelo- ·
Laranja- ·
Rosa- ·
Cinza- ·
Branco- ·
Roxo- ·
Citrino- B-Desenhe o que está sentindo e escreva o motivo: 2ª AULA: LUCIANO MARTINS Luciano Martins (Porto Alegre, 5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se
tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis,
porém lúdicos. É um dos artistas
mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra
trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para
estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária. Criador de um
manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas
que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam
suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços
tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou
mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza
um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que
as crianças também se apaixonem pela arte. Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e
começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer
dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do
bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em
outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na
empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de
arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]
As cores nos causam sensações e
podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor. Agora é a sua vez: ·
Luciano
gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava de criar
histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das
3 obras acima. ·
Em
quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe
transmite? ·
Quais
as organizações que o artista Luciano Martins está a frente? ·
Quantas
exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou? ·
Luciano
Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as
crianças se apaixonem pela arte, você também é apaixonado pela arte? ·
Cite
algumas obras de Luciano Martins LUCIANO
MARTINS ·
Peça aos alunos
para assistir o vídeo -
Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017
Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA ·
Ao
assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção? ·
O que
ele falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira
de Luciano Martins. ·
Você
gosta de apreciar artes desse tipo? ·
Descreva
quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz. ·
Quais animais
estão presentes nas obras de Luciano Martins? ·
Escolha
uma das obras do artista Luciano Martins, desenhe e pinte usando as cores que
você gosta. CAPRICHE! 3ª AULA: Cores Vamos ajudar um amigo a organizar as suas emoções,
perguntando o que faz ele sentir? Em seguida desenhe e pinte o pote com a cor
referente as palavras Ø Escreva
uma frase com a palavra (Alegria) Ø Escreva
uma frase com a palavra (Medo) Ø MISTURANDO AS CORES 1-
Peça aos alunos para assistir o Vídeo
(Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias) Video das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k ·
QUAL É
A COR? Ø Com esse experimento quais foram as
cores encontradas? Ø Essas cores que foram encontradas
pertencem a qual grupo? Escreva os nomes das cores nas bexigas e em seguida
escreva as emoções que as cores transmitem. ·
Saõ cores primárias? ·
São cores secundárias? ·
São cores terciárias? 2-
Vamos
criar? Ø
Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei? Ø
Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei? Ø
Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei? 4ª Aula:
Atividade Ø Peça
aos alunos que criem uma história ilustrativa sobre as cores: Exemplo:
Obs:Professor
monte uma parte da história para apresentar aos alunos Ø Procure imagens que representem as
seguintes sensações, e cole-os nos espaços indicados Referências acessadas em
22/03/2022 https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi- https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias& https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA desenho da 4ª aula créditos a professora Susana
Britto https://soatividades.com/atividades-de-arte-com-cores-e-pintores-para-4o-ano/ O
Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da
minha vida; de quem me recearei? (
Salmos 27:1 ) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário