7º ano

7ºano 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Unidade Temática: Artes visuais

Objeto do conhecimento:   Estudando as formas geométricas com Romero Britto

Ano:                          Período: 30/06 e 07/10/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades.

 

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). Processos de criação.

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.      (3) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

2.      (4) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

3.      (6) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores para esse primeiro momento seria importante que a aula fosse ao vivo para que o aluno sinta uma segurança maior ao assistir a aula, mas se não conseguir faça uma gravação e passe para os alunos e explique que qualquer dúvida pergunte no meio de comunicação do grupo formado pela escola (WhatsApp, google class e meet)

 

1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música ou um vídeo para recebê-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

2ºmomento

 

OBS: Professor faça um comentário breve sobre o artista Romero Britto (anexo) e as formas geométricas que ele usa em suas obras.

. Questionar:

·         Vocês já ouviram falar sobre o artista Romero Britto?

·         Quais são as cores que ele utiliza para pintar?

·         Vocês conhecem algumas de suas obras?

·         Quais as formas geométricas encontramos nos trabalhos dele?

 

3ºmomento

 

. Apresentar um vídeo,  um slid  para os alunos: Romero Britto ( anexo na sequência dos dias 18/06 e 25/06/2020)                                           

 

https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ

 

. Após a leitura explicar o texto e questionar aos alunos:

. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

. Apresentar o slide (anexo) e fazer as devidas explicações

. Pedir para resolver a atividade (anexo) e ver o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ

 

2ª aula

1º momento

. Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM)

https://pt.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/caderno-5-geometria-parte-1-40809717

 

2ºmomento

. - Quem viu o vídeo?

- O que aprendeu que ainda não sabia?

- O que achou interessante no vídeo?

. Fazer as explicações necessárias

. Averiguar se há dúvidas

 

3º momento

Apresentar o texto  “HISTÓRIA DO TANGRAM”- (anexo) e fazer as devidas explicações

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

 

 

 

 

         Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

Escola:______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma:_____

Professor (a): __________________________Componente Curricular:______________

Aluno (a):_________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO

1ª ATIVIDADES DA - 1ª AULA

Transcreva as imagens abaixo para o seu caderno e pinte as duas imagens, sendo uma com as cores quentes e a outra com as cores frias

https://br.pinterest.com/pin/394839092314589767/?nic_v1=1au9VJvAABAtA7IC83%2FLm0TDS3DQjWFLto%2FoaARa4rw9oTp4dTrl2Q2%2FMiGPav0MNr (ACESSADO: 24/06/2020)

Romero Britto

Romero Britto é um pintor, escultor e serígrfo brasileiro, nascido em Recife, Pernambuco, mas radicado nos Estados Unidos.

Obras e características

Presentes em inúmeras galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são influenciadas pelo movimento cubista e pela Art Pop.

Do cubismo, percebemos a deformação da anatomia humana ou animal. Da Arte Pop, vemos que suas peças se aproximam da linguagem publicitária, com cores fortes e mensagens que podem ser captadas pelo observador de maneira imediata.

Pintura

Suas pinturas contam com cores vibrantes e traços bem demarcados remetendo aos vitrais. Isto faz com que o quadro esteja multifacetado através do desenho, mas também da pintura.

Britto abusa das formas geométricas para preencher a tela e não utiliza técnicas de profundidade para suas composições. Assim, seus motivos estão sempre em primeiro plano.

Outra característica importante é que seus personagens, mesmo os animais, estão sempre sorrindo. O próprio artista justifica esta escolha afirmando que deseja transmitir alegria por meio de seus trabalhos. Títulos de algumas obras de Romero Brito:

L.A. CAT 1995 Romero Britto •  1995; Absolut BrittoRomerBritto •  1988;

Absolute Romero Britto •  1992-1993; Britto GardenRomero Britto •  2000

Britto GardenRomero Britto •  2000; Night OutRomero Britto •  2004

Good girlRomero Britto •  2005;Flower Power IVRomero Britto •                                  

 2ª ATIVIDADE- Romero Brito é um artista que utiliza formas geométricas em muitas de suas obras, como “a borboleta”. Faça você também um desenho com algumas figuras geométricas que semelhantes as obras de Romero Brito                 

 

 

 

 

 

 

https://www.pinturasdoauwe.com.br/2016/02/pinturas-de-romero-britto-para-colorir.html

O que é Tangram? - Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.

Lenda do Tangram

“Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
– Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
– Mas mestre, como poderei mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças.
Então o mestre disse:
– Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem.”

                                                                                                                                                                                 

 

 

 

https://reforcandomatematica.blogspot.com/2013/08/tangram.html

3ª ATIVIDADE – Observe as imagens as instruções acima, construa peças do tangran e monte no caderno 7 figuras de acordo ao modelo acima.                    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário