SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Unidade Temática: Artes visuais
|
Objeto do conhecimento: Estudando as formas geométricas com Romero
Britto |
Ano:
7º Período: 30/06 e 07/10/2020 Nº de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01). – Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções
artísticas. Materialidades. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). Processos de criação. (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1.
(3) Pesquisar e conhecer distintas matrizes
estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas
culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. 2.
(4) Experienciar a ludicidade, a percepção, a
expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora
dela no âmbito da Arte. 3.
(6) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado
e consumo, compreendendo, de forma critica e problematizadora, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
3.Valorizar e
fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
OBS:
Professores para esse primeiro momento seria importante que a aula fosse ao
vivo para que o aluno sinta uma segurança maior ao assistir a aula, mas se
não conseguir faça uma gravação e passe para os alunos e explique que
qualquer dúvida pergunte no meio de comunicação do grupo formado pela escola
(WhatsApp, google class e meet) 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música ou um vídeo para recebê-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula) 2ºmomento OBS: Professor faça um comentário breve sobre o
artista Romero Britto (anexo) e as formas geométricas que ele usa em suas
obras. . Questionar: ·
Vocês já ouviram falar
sobre o artista Romero Britto? ·
Quais são as cores que
ele utiliza para pintar? ·
Vocês conhecem algumas
de suas obras? ·
Quais as formas
geométricas encontramos nos trabalhos dele? 3ºmomento . Apresentar um vídeo, um slid para os alunos: Romero Britto ( anexo na
sequência dos dias 18/06 e 25/06/2020) https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ . Após a leitura explicar o texto e questionar
aos alunos: . Explorar o tema com outras
questões, que julgar necessário. . Apresentar o slide (anexo) e fazer as devidas explicações . Pedir para resolver a atividade (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ 2ª aula 1º momento . Correção oral da atividade e momento para sanar
as dúvidas. Apresentar o conteúdo formas geométricas (TANGRAM) https://pt.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/caderno-5-geometria-parte-1-40809717 2ºmomento . - Quem viu o vídeo? - O que aprendeu que ainda não sabia? - O que achou interessante no vídeo? . Fazer as explicações necessárias . Averiguar se há dúvidas 3º momento Apresentar
o texto “HISTÓRIA DO TANGRAM”- (anexo) e fazer as devidas explicações |
RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X)
Textos Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
Secretaria
Municipal de Educação Ensino
Fundamental: Anos Finais Escola:______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma:_____ Professor (a): __________________________Componente Curricular:______________ Aluno (a):_________________________________________________________________ |
Objetos
de Conhecimento: ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 1ª ATIVIDADES
DA - 1ª AULA Transcreva
as imagens abaixo para o seu caderno e pinte as duas imagens, sendo uma com
as cores quentes e a outra com as cores frias Romero Britto Romero Britto é um pintor, escultor e serígrfo
brasileiro, nascido em Recife, Pernambuco, mas radicado nos Estados Unidos. Obras e características Presentes em inúmeras
galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são
influenciadas pelo movimento cubista e pela Art Pop. Do cubismo, percebemos a
deformação da anatomia humana ou animal. Da Arte Pop, vemos que suas peças se
aproximam da linguagem publicitária, com cores fortes e mensagens que podem
ser captadas pelo observador de maneira imediata. Pintura
Suas pinturas contam com
cores vibrantes e traços bem demarcados remetendo aos vitrais. Isto faz com
que o quadro esteja multifacetado através do desenho, mas também da pintura. Britto abusa das formas
geométricas para preencher a tela e não utiliza técnicas de profundidade para
suas composições. Assim, seus motivos estão sempre em primeiro plano. Outra característica
importante é que seus personagens, mesmo os animais, estão sempre sorrindo. O
próprio artista justifica esta escolha afirmando que deseja transmitir
alegria por meio de seus trabalhos. Títulos de
algumas obras de Romero Brito: L.A.
CAT 1995 Romero
Britto • 1995; Absolut BrittoRomerBritto • 1988; Absolute Romero Britto • 1992-1993; Britto GardenRomero Britto • 2000 Britto GardenRomero Britto • 2000; Night OutRomero Britto • 2004 Good girlRomero Britto • 2005;Flower Power IVRomero Britto • 2ª ATIVIDADE- Romero Brito é um artista que utiliza formas geométricas
em muitas de suas obras, como “a borboleta”. Faça você também um desenho com
algumas figuras geométricas que semelhantes as obras de Romero Brito https://www.pinturasdoauwe.com.br/2016/02/pinturas-de-romero-britto-para-colorir.html O que é Tangram? - O Tangram é
um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado
por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na
China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos
“testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China
antiga. Lenda do Tangram
“Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para
fazer uma grande viagem pelo mundo.
https://reforcandomatematica.blogspot.com/2013/08/tangram.html 3ª ATIVIDADE – Observe as imagens as instruções acima, construa peças
do tangran e monte no caderno 7 figuras de acordo ao modelo acima. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário