9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 6ºANO

 

9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Consciência Negra “Ancestralidade Preta; Diversidade, Saberes e Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro”.(Acessórios de origem africana)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas      Ano: 6º     Período: 24/10 a 08/11/2024     Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulários e repertório relativos ás diferentes linguagens artísticas.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                                                             1ª Aula

1º Momento:

 

1ª Momento: PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

                                 

Apresentação do projeto: “Ancestralidade Preta: Saberes e Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro”.

 

Professor deverá explicar como acontecerá o projeto detalhadamente e com calma, tentando gerar no aluno, vontade e desejo para a participação, falando das etapas e oficinas que serão realizadas no decorrer das aulas.

2ºMomento:

3ª Momento: O professor dará as informações a respeito a um dos trabalhos que serão realizados pelos alunos do 6º ano, com a participação dos familiares.

Acessórios de Origem Africana

Aula Prática

Estilistas e designers de moda da África chegam no Brasil

 

A moda que abriga influências africanas ganha espaço nas passarelas do mundo inteiro, assim como estilistas, modelos e artistas africanos também ganham destaque. As cores, tecidos e texturas contam uma história.

Siga o passo a passo do vídeo e crie peças lindas.

https://www.youtube.com/watch?v=mjmZMRPoAZY  (Como fazer BRINCOS e PULSEIRAS de tecido e garrafa PET- Antpi Artes)

                                                               

                                                                           2ª Aula          

1ºMomento: Continuação das bijuterias                          

Bijuterias de papel (Segue o molde)

 

Neste projeto, vamos explorar a riqueza da cultura afro-brasileira através da criação de bijuterias feitas com papel reciclado. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também nos ajuda a refletir sobre a importância de valorizar e preservar a herança cultural africana, que influencia diversos aspectos do Brasil, como a moda, a música e as artes visuais.

 

Passo a Passo para a Confecção:

1. Escolha do Papel:

Separe folhas de papel reciclado, como páginas de revistas, jornais ou até mesmo embalagens. Escolha cores e padrões que remetam à cultura africana, como cores vibrantes (vermelho, amarelo, verde) ou estampas geométricas.

2. Corte do Papel:

Utilize os modelos indicados (triângulo, cilindro ou outros) para cortar o papel em diferentes formatos. Esses cortes serão enrolados para formar miçangas de papel.

3. Modelagem das Miçangas:

Enrole os pedaços de papel firmemente, começando pela parte mais larga (no caso do triângulo), até formar uma miçanga. Cole a ponta para fixar.

Varie os formatos das miçangas para criar efeitos diferentes, usando os modelos de cilindro, triângulo e outros.

4. Montagem do Colar ou Pulseira:

Após criar várias miçangas, passe um fio através dos orifícios para formar colares, pulseiras ou brincos. Você pode intercalar com outros materiais, como contas de madeira ou plástico, para enriquecer a peça.

5. Finalização:

Se desejar, passe uma camada de verniz ou cola diluída em água para dar mais brilho e durabilidade às miçangas.

Reflexão: Essa bijuteria não é apenas um adorno. Ela representa o poder de transformar materiais simples em algo valioso e nos convida a pensar sobre como a cultura africana influencia nossa vida cotidiana. Vamos refletir sobre o uso consciente dos recursos e a valorização das raízes culturais presentes em nossa sociedade.

 

                                                                3ª Aula

1ºMomento: Dando continuidade ao projeto, vamos falar um pouquinho de História de Zumbi para nossos alunos:

Professor pode iniciar esse momento com os conhecimentos prévio. Fazendo os seguintes questionamentos para os mesmos.

 

1)    Você sabe quem foi Zumbi dos Palmares?

2)    Sabe por que o dia da Consciência Negra é comemorado em 20/11?

3)    Por que Zumbi dos Palmares ficou conhecido em todo o território brasileiro?

 

Após esses questionamentos, professor faça a leitura compartilhada com os alunos explicando a história de Zumbi dos Palmares para os mesmos e em seguida aplicar a atividade.

 

                                 

 

                      

2ºMomento:

 

GABARITO

 

 

                                                                      4ªAula

1ºMomento: crie colares com grafismo africano e depois coloque expostos em uma africana.

Obs: O estudante irá precisar de uma cartolina preta

Segue em anexo

 

2ºMomento:

3ºMomento:                                              Atividade

Fonte de Pesquisa:

Apostila Printart – Fábio M.Júnior

https://br.pinterest.com/pin/1688918605406674/

ANEXO:

          

                   

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (x ) Trabalho; (x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (  ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação;  

 

 

 

 

 

 

 

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