9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Consciência Negra “Ancestralidade Preta; Diversidade,
Saberes e Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e
Protagonismo Afrobrasileiro”.(Acessórios de
origem africana) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Artes Visuais,
Artes Integradas Ano: 6º Período: 24/10 a 08/11/2024 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR32) Analisar e explorar, em
projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens
artísticas. (EF69AR34) Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial
a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulários e repertório
relativos ás diferentes linguagens artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula 1º
Momento: 1ª Momento: PROJETO
CONSCIÊNCIA NEGRA Apresentação
do projeto: “Ancestralidade
Preta: Saberes e Conhecimento na Construção da Autoafirmação da Identidade e
Protagonismo Afrobrasileiro”. Professor deverá explicar como acontecerá o projeto
detalhadamente e com calma, tentando gerar no aluno, vontade e desejo para a
participação, falando das etapas e oficinas que serão realizadas no decorrer
das aulas. 2ºMomento: 3ª Momento: O
professor dará as informações a respeito a um dos trabalhos que serão
realizados pelos alunos do 6º ano, com a participação dos familiares. Acessórios de Origem Africana Aula Prática Estilistas
e designers de moda da África chegam no Brasil A moda que abriga influências africanas ganha espaço nas
passarelas do mundo inteiro, assim como estilistas, modelos e artistas
africanos também ganham destaque. As cores, tecidos e texturas contam uma
história. Siga
o passo a passo do vídeo e crie peças lindas. https://www.youtube.com/watch?v=mjmZMRPoAZY (Como fazer BRINCOS e PULSEIRAS de tecido e garrafa PET-
Antpi Artes)
2ª Aula 1ºMomento: Continuação das
bijuterias Bijuterias de papel
(Segue o molde) Neste
projeto, vamos explorar a riqueza da cultura afro-brasileira através da
criação de bijuterias feitas com papel reciclado. Essa atividade não só
estimula a criatividade, mas também nos ajuda a refletir sobre a importância
de valorizar e preservar a herança cultural africana, que influencia diversos
aspectos do Brasil, como a moda, a música e as artes visuais. Passo
a Passo para a Confecção: 1.
Escolha do Papel: Separe
folhas de papel reciclado, como páginas de revistas, jornais ou até mesmo
embalagens. Escolha cores e padrões que remetam à cultura africana, como
cores vibrantes (vermelho, amarelo, verde) ou estampas geométricas. 2.
Corte do Papel: Utilize
os modelos indicados (triângulo, cilindro ou outros) para cortar o papel em
diferentes formatos. Esses cortes serão enrolados para formar miçangas de
papel. 3.
Modelagem das Miçangas: Enrole
os pedaços de papel firmemente, começando pela parte mais larga (no caso do
triângulo), até formar uma miçanga. Cole a ponta para fixar. Varie
os formatos das miçangas para criar efeitos diferentes, usando os modelos de
cilindro, triângulo e outros. 4.
Montagem do Colar ou Pulseira: Após
criar várias miçangas, passe um fio através dos orifícios para formar
colares, pulseiras ou brincos. Você pode intercalar com outros materiais,
como contas de madeira ou plástico, para enriquecer a peça. 5.
Finalização: Se
desejar, passe uma camada de verniz ou cola diluída em água para dar mais
brilho e durabilidade às miçangas. Reflexão:
Essa bijuteria não é apenas um adorno. Ela representa o poder de transformar
materiais simples em algo valioso e nos convida a pensar sobre como a cultura
africana influencia nossa vida cotidiana. Vamos refletir sobre o uso
consciente dos recursos e a valorização das raízes culturais presentes em
nossa sociedade.
3ª Aula 1ºMomento: Dando continuidade ao projeto, vamos falar um
pouquinho de História de Zumbi para nossos alunos: Professor
pode iniciar esse momento com os conhecimentos prévio. Fazendo os seguintes
questionamentos para os mesmos. 1)
Você sabe quem foi Zumbi dos Palmares? 2)
Sabe por que o dia da Consciência Negra é
comemorado em 20/11? 3)
Por que Zumbi dos Palmares ficou conhecido em
todo o território brasileiro? Após
esses questionamentos, professor faça a leitura compartilhada com os alunos
explicando a história de Zumbi dos Palmares para os mesmos e em seguida
aplicar a atividade. 2ºMomento: GABARITO
4ªAula 1ºMomento: crie colares com grafismo africano e depois coloque
expostos em uma africana. Obs: O
estudante irá precisar de uma cartolina preta Segue
em anexo 2ºMomento: 3ºMomento:
Atividade Fonte de Pesquisa: Apostila Printart – Fábio
M.Júnior https://br.pinterest.com/pin/1688918605406674/ ANEXO: |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (x ) Trabalho; (x ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário